
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5-Q/2006 

 

ASSUNTO: Queixa de Paulo Trancoso, Presidente do Partido da Terra, contra uma 

notícia do jornal “Expresso”, publicada na edição de 18/3/2006, relativa à 

aceitação pelos portugueses das centrais nucleares, com o título “Nuclear 

sim, obrigado!”. 

 

Factos 
 

O presidente do Partido da Terra, através de e-mail, apresentou queixa à ERC por falta 

de rigor da notícia do jornal “Expresso” identificada em epígrafe. A queixa baseia-se no 

facto de, segundo afirma, não existirem estudos que sustentem a notícia.  

 

Com a queixa não foi remetida a notícia em causa. 

 

A ERC obteve oficiosamente a notícia publicada na 1ª página do jornal “Expresso” do 

dia 18/3/06, que divulga e noticia os resultados de uma sondagem 

Expresso/Eurosondagem, na qual, entre outras questões de diversa natureza, era 

perguntado como votariam os portugueses num hipotético referendo sobre a construção 

de uma central nuclear em Portugal. 

 

Os dados noticiados correspondem aos resultados da sondagem regularmente depositada 

na ERC, nos 15 dias anteriores à sua divulgação.  

 

O título que retrata as conclusões deste estudo de opinião – e que mereceu considerável 

destaque na página de abertura do jornal – afirma “Nuclear sim, obrigado”. É 

antecedido, por seu turno, dos seguintes dizeres: 

“Estudo Expresso/Eurosondagem revela que maioria dos portugueses quer 

construção de sondagem”.  



 

 
 2

 

Na revista Única, para o qual a manchete da 1ª página remete, é publicado um extenso 

dossier relativo à energia nuclear, no qual são expressas as diversas correntes de opinião 

sobre a matéria, sem que o leitor seja induzido a perfilhar uma ou outra posição. 

 

Análise 

 

1. Da leitura da notícia controvertida resulta que os dados divulgados constam de um 

estudo/sondagem devidamente identificado, de cujo questionário também constavam 

perguntas sobre o sentido de voto num eventual referendo sobre a construção de centrais 

nucleares no nosso país. 

 

O queixoso não aduziu qualquer dado quantitativo ou qualitativo hábil para infirmação 

daqueles dados, nem fez acompanhar a sua queixa de informação que pudesse pôr em 

causa os resultados da sondagem divulgada. 

 

Importa observar, por outro lado, que os elementos publicados na edição do “Expresso” 

de 18 de Março, especialmente no suplemento “Única”, facultam ao leitor a informação 

necessária ao conhecimento das questões controvertidas e à formação de uma opinião 

esclarecida sobre o recurso à energia nuclear. 

 

Não está, assim, em causa o trabalho jornalístico que rodeou a investigação produzida 

pelo semanário, no seu conjunto. 

 

O mesmo não poderá, todavia, dizer-se da forma como a matéria foi apresentada na 

primeira página do “Expresso”, uma vez que a formulação do título - “Nuclear sim, 

obrigado” - e ante-título - “Estudo Expresso/Eurosondagem revela que maioria dos 

portugueses quer construção de central” - contém uma margem menos rigorosa de 

extrapolação do inquérito levado a cabo. 

 



 

 
 3

Onde o estudo de opinião inquiria os cidadãos sobre a sua resposta num (eventual) 

referendo sobre a (não menos eventual) construção de centrais nucleares em Portugal, 

veio o periódico atribuir à “maioria dos portugueses” a vontade de construção de tais 

infra-estruturas energéticas. O que introduz, na informação publicada, um elemento 

volitivo estranho à neutralidade do inquérito. 

 

Quer-se com isto dizer que a titulação chamada à primeira página veio dar pro-

actividade àquilo que, no contexto do questionário, era uma simples reacção a uma 

consulta referendária; assim se fazendo passar a tese – não consentida pelo questionário 

da Eurosondagem – de que os portugueses apoiariam a iniciativa de construção de 

centrais nucleares. 

 

Saliente-se ainda que a antinomia criada com um slogan já clássico – “nuclear não, 

obrigado” – só vem ampliar o efeito útil da manchete escolhida pelo “Expresso”, com 

acrescido prejuízo para o rigor informativo exigível ao jornal. 

 

2. Nos termos do artigo 7º, nº 2, da Lei nº 10/2000, de 21 de Junho (Lei das Sondagens) 

a publicação de sondagens de opinião em órgãos de comunicação social é sempre 

acompanhada de diversas informações, enunciadas nas sucessivas alíneas do mesmo 

preceito, que constituem a sua ficha técnica. Estamos perante uma injunção que não 

pode, obviamente, deixar de abranger toda e qualquer primeira divulgação de resultados 

assentes nestes estudos de opinião, independentemente de outros dados fornecidos pela 

mesma sondagem já terem sido publicados anteriormente, com a referida ficha técnica. 

 

Ou seja: o facto de os resultados de uma sondagem terem sido parcialmente divulgados 

numa dada edição, acompanhados da publicação da sua ficha técnica, não desobriga o 

órgão de comunicação social de publicar a mesma ficha sempre que, noutra edição, 

proceda à primeira divulgação de outros resultados constantes da mesma sondagem. 

 



 

 
 4

Assim sendo, não fica cumprida a lei com a mera remissão para a edição em que 

anteriormente se divulgaram os elementos da ficha técnica, a propósito de outras ilações 

extraídas do mesmo estudo de opinião. 

 

É esta a interpretação mais conforme à norma preceptiva inscrita no nº 2 do artigo 7º da 

Lei nº 10/2000, tal como ao desiderato nela subjacente: dar a conhecer aos 

consumidores da informação os elementos necessários à contextualização dos resultados 

saídos a público, seja no tocante à formulação do questionário utilizado, seja no que se 

prende com a amostra escolhida e o período de recolha das opiniões dos inquiridos. 

 

A não publicação da ficha técnica correspondente à sondagem invocada pelo Expresso 

sujeita-o à aplicação da coima prevista no artigo 17º da lei atrás citada, sendo que a 

ERC sucedeu à Alta Autoridade para a Comunicação Social no exercício da 

competência punitiva ali estabelecida (alínea g do nº 2).  

 

Conclusão 

 

O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social, 

 

Tendo analisado a queixa apresentada pelo presidente do Partido da Terra, Paulo 

Trancoso, por falta de rigor informativo do jornal “Expresso”, na manchete da sua 

edição de 18/3/06, titulada “Nuclear sim, obrigado!”, segundo a qual, em referendo, a 

posição dos portugueses seria maioritariamente favorável à construção de centrais 

nucleares no país; 

 

Verificando embora a profundidade e procura de equilíbrio de que se rodeou o 

tratamento dado pelo jornal à matéria noticiada; 

 



 

 
 5

Atenta a circunstância de o semanário visado não ter acompanhado a revelação dos 

resultados da sondagem com a publicação da respectiva ficha técnica, 

 

Delibera: 

 

1. Considerar que a titulação e o destaque dados, em primeira página, às conclusões da 

sondagem de opinião subjacente não reflectem fielmente o sentido da questão nela 

colocada, pelo que enfermam de falta de rigor jornalístico e traduzem uma prática que 

deve ser, de futuro, evitada. 

2. Instaurar, contra o jornal “Expresso”, o processo de contra-ordenação inerente à 

violação do dever legal de divulgação da ficha técnica da sondagem invocada, nos 

termos do artigo 17º, n.º 1, al. e), da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho. 

 

 

Lisboa, 20 de Julho de 2006 

 
O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 

 


