
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2022/209 (DR-I)  

 

 

Reclamação da Deliberação ERC/2022/52 (DR-I), de 9 de fevereiro 
de 2022 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
6 de julho de 2022



   

1 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2022/209 (DR-I) 

 

Assunto: Reclamação da Deliberação ERC/2022/52 (DR-I), de 9 de fevereiro de 2022 

 

I. Objeto da reclamação 

 

1. Em 7 de março de 2022, deu entrada na ERC – Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social uma reclamação subscrita por Pedro Alexandre de Almeida Vieira, 

Diretor da publicação “Página Um”, relativa à Deliberação ERC/2022/52 (DR-I), de 9 de 

fevereiro de 2022. 

 

2. Estava em causa o exercício do direito de resposta por parte do ora Reclamante 

relativamente à notícia "Dados clínicos de crianças internadas em cuidados intensivos 

com covid expostos nas redes sociais", publicada no sítio eletrónico do jornal Público às 

12h10m do dia 23 de dezembro de 2021. 

 

3. Na deliberação em questão o Conselho Regulador decidira pela «[i]mprocedência e 

arquivamento do recurso, por incumprimento dos requisitos impostos ao exercício do 

direito de resposta», porquanto «não pode razoavelmente interpretar-se o teor da 

notícia divulgada pelo Público, bem como a hiperligação nela embebida que remete 

para a notícia da CNN Portugal, no sentido de ser associada inequívoca e patentemente 

ao Recorrente ou ao jornal que dirige, não sendo a expressão “página de negacionistas 

anti-vacinas no Facebook” subsumível ao conceito de referência indireta suscetível de 

afetar a reputação e boa-fama de Pedro Almeida Vieira», concluindo-se que «a recusa 

pelo jornal “Público” da publicação do texto do Recorrente foi legítima». 

 

 



   

2 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

II. Argumentação do Reclamante 

 

4. A reclamação, que se dá por integralmente reproduzida para os devidos e legais efeitos, 

alega, em síntese, o seguinte: 

a) «Não se consegue, assim, entender nem compreender como pode a ERC, depois de 

longamente invocar Vital Moreira, concluir […] que "da leitura da notícia publicada pelo 

jornal Público, resulta que nem o Recorrente, nem a publicação que dirige são directa 

ou indirectamente visados quando o texto da notícia se refere a 'página de 

negacionistas antivacinas no Facebook'”» 

b) «[…] fica sim desde logo evidente nos comentários da notícia do Público, e jamais a 

ERC poderia tal ignorar (nem o Público e outros órgãos de comunicação social o 

poderiam), que a informação revelada – e classificada na notícia em causa como 

originada de uma "página de negacionistas anti-vacinas no Facebook" – era, sim, uma 

"cacha" do PAGINA UM […].» 

c) «[…] o Público, ao fazer hiperligação para a notícia da CNN Portugal, acabou por 

revelar […] junto dos seus leitores, mesmo se indirectamente, toda a informação que 

permitia identificar [o Reclamante], tanto mais que essa notícia da CNN Portugal – sobre 

a qual também [o Reclamante apresentou] queixa à ERC –, embora não cite o [seu] 

nome e o PÁGINA UM, termina da seguinte forma: "A página onde consta a publicação 

e feita por um jornalista com carteira profissional e pretende tornar-se num jornal 

digital sustentado por 'crowdfunding', donativos. Desde o início da pandemia, tem 

lançado críticas a vários investigadores que falam publicamente sobre a covid-19." […] a 

própria notícia da CNN não […] deixou qualquer dúvida [ao Reclamante], nem ao [seu] 

círculo de colaboradores ou de leitores, quem é o "jornalista […]", tanto mais que o 

autor da referida notícia […] escreveu também o seguinte: "Contactado, o 

administrador da página de Facebook, devidamente identificado, justifica que os dados 

foram anonimizados e as crianças não foram prejudicadas, por não estarem 

identificadas.”» 



   

3 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

d) Acrescenta o Reclamante que «não existem também quaisquer duvidas que o tal 

suposto "administrador da página de Facebook, devidamente identificado", referido na 

noticia da CNN e associada a noticia do Público» é o Reclamante, demonstrando que 

houve troca de e-mails entre si e o jornalista da CNN Portugal, o qual utilizou o seu 

endereço de correio eletrónico profissional do PAGINA UM que constava do site do seu 

jornal, onde está também a sua noticia sobre o internamento de crianças.  

 

5. Conclui o Reclamante requerendo a modificação da Deliberação ora impugnada e que o 

Público «seja intimado a publicar o direito de resposta que negou», bem como, que seja 

concedido ao reclamante o direito de audiência prévia, exceto se se configurar o 

previsto na alínea f) do artigo 124.º do Código do Procedimento Administrativo 

(doravante, CPA), ou seja, se os elementos constantes do procedimento conduzirem a 

uma decisão inteiramente favorável aos seus interesses. 

 

III. Notificação do Contrainteressado 

 

6. Pelo ofício SAI-ERC/2022/3723, de 28 de março de 2022, procedeu-se à notificação do 

Público, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 192.º do CPA, para, querendo, na 

qualidade contrainteressado, se pronunciar sobre o teor da reclamação, tendo, a 

instâncias do Público, através do ofício SAI-ERC/2022/3963, de 7 de abril, sido este 

notificado do teor da deliberação reclamada, nada mais tendo trazido ao processo. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

7. O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciação da reclamação, 

designadamente nos termos e ao abrigo do previsto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, 

n.º 3, alínea j), dos seus Estatutos, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, no artigo 27.º da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro (Lei de Imprensa), bem como 

nos artigos 169.º, 184.º, 190.º e 191.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA). 



   

4 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

8. Pretende o ora Reclamante a modificação da Deliberação ERC/2022/52 (DR-I), de 9 de 

fevereiro de 2022, pugnando basicamente pelo reconhecimento da sua legitimidade 

para o exercício do direito de resposta, naquele caso, porquanto, para ele, não restam 

dúvidas de que na notícia do jornal Público, publicada em 23 de dezembro de 2021, 

seria possível, pelo menos a um círculo de pessoas das suas relações profissionais e 

pessoais, e também a um conjunto de leitores habituais do seu jornal, identificarem a 

publicação Página Um, como a ali referida «página de negacionistas anti-vacinas no 

Facebook», responsável por alegadamente ter exposto nas redes sociais dados clínicos 

de crianças internadas com COVID, pois que, segundo o Reclamante, tal corresponderia 

a uma “cacha” que o Página Um publicara no dia 10 de dezembro desse ano. 

 

9. Entrando na análise da matéria substancial da reclamação, está em causa, 

exclusivamente, apurar se o ora Reclamante tinha legitimidade para lhe ser 

reconhecido, no caso, o exercício do direto de resposta contra o jornal Público. 

 

10. Recorde-se que o fundamento único da Deliberação reclamada para declarar a 

“improcedência do recurso” fora a circunstância de não poder «[r]azoavelmente 

interpretar-se o teor da notícia divulgada pelo Público, bem como a hiperligação nela 

embebida que remete para a notícia da CNN Portugal, no sentido de ser associada 

inequívoca e patentemente ao Recorrente ou ao jornal que dirige», concluindo-se por 

«não [ser] a expressão “página de negacionistas anti-vacinas no Facebook” subsumível 

ao conceito de referência indireta suscetível de afetar a reputação e boa-fama» do 

Recorrente. 

 

11. Poderemos desde já assentar, de forma pacífica, que a notícia não contém referências 

diretas ao ora Reclamante, pelo que subsiste a discussão apenas quanto à existência de 

referências indiretas.  

 



   

5 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

12. No entanto, reitera o Reclamante junto da ERC que a notícia visada «[d]eu pistas 

suficientes para muitas pessoas» o identificarem, sendo essas pistas «tão claras que 

permitiram a identificação por leitores do próprio Público, que escreveram 

comentários». Alega que «[f]oi também claro em outros órgãos de comunicação social 

– como por exemplo se pode verificar na caixa de comentários da notícia do 

Observador, que também foi alvo de queixa na ERC» (Cf. ponto XXVII e XXVIII da 

reclamação). 

 

13. Está, portanto, aqui em causa a densificação do conceito de “referência indirecta”, de 

modo a aferir, no caso, da legitimidade do Reclamante para o exercício do direito de 

resposta junto do jornal Público perante uma notícia que supostamente lhe seria 

dirigida e perante a qual se sentiu atingido na sua “reputação e boa fama”, condições de 

que o n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa faz depender o reconhecimento do direito 

em questão. 

 

14. Na doutrina e, em especial, no texto de referência de Vital Moreira sobre o instituto do 

direito de resposta e de retificação, tem sido entendido que «[p]ara haver direito de 

resposta não se torna necessário que a pessoa visada seja expressamente nomeada. 

Basta que ela esteja implicitamente ou indiretamente mencionada. É suficiente que ela 

possa ser reconhecida […] [por um] elemento caracterizador suficientemente preciso […] 

Em boa verdade, é suficiente que o interessado seja identificado pelo círculo de pessoas 

do seu relacionamento profissional ou pessoal. Nem sequer é necessário que o autor da 

notícia o tenha tido em mente. É bastante que o texto a isso conduza».1 

 

15. Também a ERC, nas suas deliberações, tem seguido tendencialmente essa doutrina, 

como o demonstram casos recentes quanto à precisão dos “elementos caraterizadores” 

que permitam a identificação por via indireta.  

                                                      
1
 Vital Moreira, O Direito de Resposta em Portugal, Coimbra Editora, 1994, p. 94. Sublinhado nosso. 



   

6 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

16. Recorde-se o recurso de Rosário Poidimani por alegada denegação de direito de 

resposta pela revista Sábado (Deliberação ERC/2021/225 (DR-I), de 28 de julho de 

2021), na qual o Conselho Regulador considerou que a simples referência à atribuição 

do título de “chefe da casa real” a Duarte Pio, legitimava Rosário Poidimani a exercer 

direito de resposta, uma vez que seria público e notório que este reclama igualmente 

tal título. 

 

17. Junte-se a este o recurso por recusa injustificada do exercício do direito de retificação 

interposto pela sociedade OLX Portugal, S.A., contra o Observador (Deliberação 

ERC/2021/185 (DR-NET), de 16 de junho de 2021), no qual estava em causa uma 

referência indireta a “líder de mercado”. 

 

18. Este reiterado posicionamento da ERC ainda foi mais longe e mereceu registo na 

publicação “Direitos de Resposta e de Retificação – Perguntas Frequentes”, ponto 3.7., 

nos termos seguintes: «[…] nos casos em que o visado não é claramente identificado, 

pode acontecer que outras(s) pessoa(s) possa(m) rever-se nesse texto […] e que possam 

ser confundidas com o efetivo visado. Nessas situações, desde que a suscetibilidade de 

confusão se apresente de forma provável e evidente, ou seja, se segundo padrões de 

razoabilidade for expectável, […] que terceiros (ainda que na sua esfera privada) 

associem ao escrito […] um determinado indivíduo que não é o efetivo visado, pode 

concluir-se que esse indivíduo também tem legitimidade para requerer a publicação de 

direito de resposta ou de retificação». 

 

19. Mais recentemente, através da Deliberação ERC/2022/78 (DR-TV), de 9 de março de 

2022, na situação justamente envolvendo o ora Reclamante e o artigo na origem 

também deste caso, divulgado pela CNN Portugal e intitulado “Covid-19: dados 

confidenciais de crianças internadas em UCI partilhados em página negacionista”, o 

Conselho Regulador deixou expressas as considerações que se transcrevem, e que 

aproveitam de igual modo à apreciação da presente reclamação: 



   

7 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

«20. Verifica-se que o título da notícia visada na resposta refere “Covid-19: dados 

confidenciais de crianças internas em UCI partilhados em página negacionista”. É 

noticiada a queixa à CNPD [Comissão Nacional de Proteção de Dados] apresentada pela 

Ordem dos Médicos contra «uma página anti-vacinas no Facebook». É afirmado que 

«em causa está um documento com dados relativos a onze crianças, dos 5 aos 11 anos, 

que estiveram internadas nos UCI entre abril de 2020 e março de 2021. Nesta 

publicação, estão descritos os dias de internamento, a data precisa da alta, a idade, o 

sexo, o hospital em que as crianças ficaram internadas e, ainda, as doenças de que cada 

uma padecia.» A notícia acrescenta que a «CNN Portugal consultou a página de 

Facebook em causa, aqui não a identificando para não reproduzir a exposição dos dados 

das crianças. […] 

21. Ora, sendo noticiada uma queixa concreta da Ordem dos Médicos, existirão 

necessariamente partes identificáveis […]. 

[…] 

23. O Recorrente trouxe ao processo prova de que:  

a) Publicou no jornal online que dirige, em 10 de dezembro de 2021, um artigo intitulado 

“Covid-19 em crianças: zero mortes, 0,5% de hospitalizações e 0,03% de internamentos 

em cuidados intensivos”, enviando o link para a publicação, identificando que foi 

também editado na página do Facebook do jornal, juntando o respetivo link;  

b) Essa notícia divulga de forma anonimizada casos de crianças internadas em Unidades de 

Cuidados Intensivos de abril de 2020 a março de 2021, a idade e sexo da criança, o 

hospital, o período de internamento, a data da alta, e principais comorbilidades; 

c) […] 

24. Assim, analisada a notícia publicada pela CNN Portugal, analisada a notícia publicada 

pelo Recorrente no jornal online, e na respetiva página no Facebook, e analisados os 

demais elementos probatórios trazidos ao processo pelo Recorrente, dúvidas não 

existem de que era ao Recorrente e ao jornal Página Um que a CNN Portugal se referia 

na notícia publicada em 23 de dezembro de 2021, sendo, assim, o Recorrente e o jornal 



   

8 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

que dirige suscetíveis de serem identificados e reconhecidos pelo círculo de pessoas do 

relacionamento pessoal e profissional do Recorrente. 

25. Acresce que a referência a «página de negacionistas», a «página anti-vacinas no 

Facebook», associada à imputação da revelação de dados pessoais sigilosos de crianças 

na internet, é manifestamente suscetível de afetar a reputação e o bom nome do 

Recorrente, tanto mais que se trata de um jornalista com carteira profissional, 

responsável por um órgão de comunicação social online, sujeito a regras legais e éticas 

de conduta profissional, que lhe impõem a isenção e a imparcialidade no desempenho 

da sua atividade, facto que, como se viu, era conhecido pela CNN Portugal. 

26. Pelo que não pode deixar de se concluir pela existência do invocado direito de 

resposta relativamente à notícia da CNN Portugal […].» 

 

20. Para o caso em análise, interessa aprofundar a questão de saber em que medida é que 

as circunstâncias da publicação contida do Público se poderão equivaler às da 

publicação da CNN Portugal, permitindo a um leitor de entendimento médio, ainda que 

integrante do círculo de pessoas conhecidas do Reclamante, a identificação deste como 

destinatário da notícia. 

 

21. Há nesta notícia do Público um fator que se afigura relevante para suscitar a 

possibilidade de identificação do Reclamante junto dos seus leitores e que não foi 

suficientemente avaliado na Deliberação de que ora se reclama. Na verdade, a notícia 

do Público, embora em si mesma se refira genericamente a «dados clínicos de crianças 

[…] expostos nas redes sociais» e a uma «página de negacionistas anti-vacinas no 

Facebook», num universo aberto e inidentificável, contém uma hiperligação para a 

notícia da CNN, notícia esta que a ERC considerou conter elementos suficientemente 

precisos para permitir, ao menos no respetivo círculo de conhecidos, a identificação do 

Reclamante, constituindo referências indiretas passíveis de direito de resposta. 

 



   

9 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

22. Assim, o Público não se limita a aludir, nos termos genéricos e imprecisos em que o fez, 

a uma notícia da CNN sobre matéria controvertida. Acrescentou uma hiperligação para 

essa notícia, na qual são aduzidos elementos que reforçam a identificabilidade do 

Reclamante: «um jornalista com carteira profissional […]»; pretende tornar-se num 

jornal digital sustentado por "crowdfunding", donativos. Desde o início da pandemia, 

tem lançado críticas a vários investigadores que falam publicamente sobre a covid-19». 

 

23. Deste modo, o Público contribuiu ativamente para que pelo menos alguns dos seus 

leitores, “clicando” na hiperligação, acedessem à notícia da CNN e ficassem em posse 

de elementos suscetíveis de identificar o ora Reclamante, tanto bastando para que se 

lhe reconhecesse o direito de resposta. 

 

24. Não poderia ignorar o Público, sendo um órgão de comunicação social redigido 

essencialmente por jornalistas, o conteúdo da notícia para a qual estabeleceu essa 

ligação direta. 

 

25. Daí que não possa o jornal invocar que se limitou a referir genericamente uma notícia 

publicada nas redes sociais, pretendendo afastar a sua responsabilidade, senão pelo 

texto publicado, pela hiperligação que facultou aos seus leitores, de modo a permitir-

lhes o acesso àquela notícia mais detalhada e potencialmente reveladora da publicação 

pejorativamente invocada e do respetivo autor. 

 

26. Verificando-se a responsabilidade do jornal pela inclusão de hiperligação para uma 

notícia que aduz elementos passíveis de permitir a identificação do ora reclamante, e 

sentindo-se este atingido na sua reputação e boa fama por tal notícia, tanto basta para 

que lhe seja reconhecido o direito de resposta perante o texto do Público. 

 

27. Por essa razão, o Conselho Regulador dá razão ao Reclamante, no sentido de considerar 

que a hiperligação para uma notícia que, permitindo, através de referências indiretas, 



   

10 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/1934 

identificá-lo, contém elementos passíveis de por em causa o seu bom-nome e 

consideração, é suscetível de gerar direito de resposta. 

 

V. Deliberação 

 

Nestes termos e dado o exposto, tendo em conta o disposto nos artigos 165.º, n.º 2, 169.º, 

171.º, 184.º e seguintes e no artigo 191.º, todos do CPA, o Conselho Regulador delibera: 

1. Reconhecer a legitimidade do ora Reclamante para exercer direito de resposta 

relativamente à notícia "Dados clínicos de crianças internadas em cuidados 

intensivos com covid expostos nas redes sociais", publicada no sítio eletrónico do 

jornal Público às 12h10m do dia 23 de dezembro de 2021, pelo que é anulada, por 

contrariar o disposto no n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa, a Deliberação 

ERC/2022/52 (DR-I), de 9 de fevereiro de 2022. 

2. Determinar que sejam apreciados, pelo Departamento Jurídico, os demais requisitos 

legais para o exercício do direito de resposta na situação em apreço. 

3. Tendo em conta que o Reclamante dirige ainda à ERC, nos pontos X, XI e XII da sua 

Reclamação, um pedido de apreciação da conduta do Público, por manter em linha 

comentários de leitores de natureza difamatória, determinar a abertura de 

procedimento oficioso.  

 

Lisboa, 6 de julho de 2022 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
Francisco Azevedo e Silva 

Fátima Resende 
João Pedro Figueiredo 


