
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

4/RG-I/2007 
 

 
 
 
 

Queixa de Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves, referente à notícia 
“Submarinos: Severiano desautoriza Amado” publicada no jornal 

Semanário 
 
 
 

 
 

Lisboa 
 

22 de Fevereiro de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 4/RG-I/2007 

 

 

ASSUNTO:  Queixa de Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves, referente à notícia 

“Submarinos: Severiano desautoriza Amado” publicada no jornal 

Semanário  

 

 

I. FACTOS 

 

I.1. Em 14 de Novembro de 2006 deu entrada na ERC uma queixa de Rui 

Manuel Ramalho Ortigão Neves contra o jornal Semanário, referente a um 

texto publicado por este jornal, em 3 de Novembro de 2006, sob o título 

“Marinha prepara-se para ir às compras – Submarinos: Severiano 

desautoriza Amado – Depois de comprar duas fragatas holandesas o 

Ministério da Defesa prepara-se para comprar um navio logístico 

multiusos”. 

 

 Alega o queixoso que o jornal Semanário publicou em primeira página 

uma afirmação “de manifesto mau gosto” - «Marinha prepara-se para ir às 

compras [...] Depois de comprar duas fragatas holandesas o Ministério da 

Defesa prepara-se para comprar um navio logístico multiusos» -, repetindo 

a páginas 4 e 5 - «Militares querem voltar às compras». 

 

 Acrescenta, por referência ao texto - «E, sem perder tempo, adjudicou duas 

fragatas aos holandeses e prepara-se para anunciar a compra de um navio 

logístico, algo que ninguém sabe o que é, muito menos sabe para que serve 



 

2 

...» - que, com tal afirmação, o jornal Semanário não informa com verdade, 

nem com objectividade, em respeito dos princípios deontológicos do 

jornalismo. De facto, entende que no Ministério da Defesa Nacional, no 

Estado Maior da Armada e noutras fontes seria possível saber o que é e 

para que serve o navio logístico multiusos, sendo certo que o jornal tão 

pouco o esclareceu. 

 

 Entende o queixoso que a utilização da expressões «ir às compras», «voltar 

às compras», «sem perder tempo», «prepara-se para anunciar» e a pergunta 

“Ou será que a Marinha quer ir de novo às compras”, resultam de uma 

intenção dolosa, porque insinuam “leviandade, oportunismo e 

descaramento”, lançando a suspeição de “um, se não intencional, pelo 

menos irresponsável e manifesto crime de Lesa Pátria”, sem que o jornal 

tenha tentado obter o conhecimento dos factos. 

 

Nestes termos, requer a “punição” do jornal Semanário “face à manifesta 

desinformação e intoxicação da Opinião Pública”. 

  

I.2. Notificado o denunciado a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra 

descrita, informou que se trata de um jornal “pequeno, é um jornal credível 

e de opinião, o que se traduz também numa linguagem clara, incisiva e 

conclusiva”. 

 

 Refere que, tendo sido aprovada há menos de dois anos a Lei da 

Programação Militar, “o Semanário comprovou, junto de antigos 

assessores do ministro Paulo Portas, o facto da Marinha ter colocado de 

lado o navio multiusos”. Do mesmo modo, o ex-Ministro da Defesa, Luís 

Amado, validou a Lei de Programação Militar. Contudo, o novo Ministro 



 

3 

da Defesa, menos de 60 dias após a tomada de posse, “adjudicou a compra 

de duas fragatas e anunciou a revisão da referida Lei de Programação 

Militar, no sentido de comprar um navio multiusos”. 

 

 Deste modo, adianta que “o facto de um ministro recém-empossado 

começar, logo, por anunciar que vai comprar um novo navio para a 

Marinha, significa que o Governo do PS e, concretamente, a Marinha 

querem “voltar às compras” de armamento, “sem perder tempo”” e que 

“[s]e nenhum ministro anterior achou conveniente adquirir o referido navio 

multiusos e, tendo-se agravado as exigências de consolidação orçamental, 

é normal que um jornal sério se pergunte o que mudou ao fim de 90 dias de 

exercício do novo ministro”. 

 

 Alega ainda a falta de competência e de legitimidade do queixoso, 

sustentando igualmente a ausência de factos que contestem a notícia e o 

seu enquadramento, considerando “um acto gratuito a queixa apresentada”. 

 

II. ANÁLISE 

 

II.1.  A ERC é competente para apreciar a presente queixa, ao abrigo dos art.ºs 

24.º, n.º 3, alínea t), e 55.º dos seus Estatutos, publicados em  Anexo à Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC). 

 

II.2. A queixa subscrita por Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves foi 

tempestivamente apresentada. 

 

Notificado o denunciado a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra 

descrita, ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 56.º dos Estatutos da ERC, 

apresentou defesa em 29 de Julho de 2006, nos termos atrás mencionados. 



 

4 

 

II.3. A questão a que se pretende dar resposta prende-se com a alegada falta de 

rigor e objectividade da informação constante do texto publicado pelo 

jornal Semanário, em 3 de Novembro de 2006. 

 

O dever de respeito pelo rigor informativo encontra-se previsto no art.º 3.º 

da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa, doravante LI), no art. 

14.º do Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro), e  no ponto 1 

do Código Deontológico do Jornalista. 

 

II.4. É fundamento da queixa a utilização das expressões, no antetítulo da 

notícia, em primeira página (“Marinha prepara-se para ir às compras”) e 

na página 4 (“Militares querem voltar às compras”), em que o jornal lança 

a questão da “ida às compras”, também repetida  na página 5, tanto em 

caixa como no final da peça, que levanta, no entender do queixoso, uma 

suspeição de “leviandade, oportunismo e descaramento”.  

 

II.5. Importa, em primeiro lugar, analisar o género jornalístico do texto em 

apreciação, isto é, saber se se trata de um texto noticioso, de uma peça de 

análise e comentário ou de um texto de opinião assinado. Em segundo 

lugar, verificar a sua adequação ao estatuto editorial do jornal, tendo em 

conta, nomeadamente,  a alegação do director de que o jornal que dirige é 

“um jornal de opinião”.   

 

II.6. Uma primeira constatação é a de que a peça em análise se insere numa 

rubrica/secção do jornal intitulada “Acontecimento” que, em geral, ocupa 

uma a três páginas, na qual é analisado um tema a propósito do qual o seu 

autor reúne factos, interpretando-os e relacionando-os com outros, cita 

fontes, tece comentários e extrai conclusões. Trata-se, no caso deste, como 

noutros publicados em anteriores edições do mesmo jornal, de textos não 



 

5 

enquadráveis nos macro-géneros jornalísticos clássicos, informação e 

opinião. São textos híbridos, semelhantes a outros publicados em jornais 

diários e semanários, aos quais a investigação da área tem chamado 

“notícia comentada” ou “análise”. Centram-se em temas de actualidade e 

caracterizam-se pela ausência de delimitação entre informação, 

interpretação, análise e comentário. 

 

II.7. O Conselho Regulador pronunciou-se na Deliberação 1-I206 sobre géneros 

jornalísticos, tendo então afirmado que a investigação tem tentado superar 

as limitações da concepção dicotómica dos géneros em informação e 

opinião através da existência de três campos: informação, interpretação e 

opinião, identificados pelas diferentes funções que prosseguem: por um 

lado, os relatos com um cariz mais ou menos interpretativo dos factos 

(géneros informativos e géneros interpretativos) e, por outro, os 

comentários dedicados à exposição de ideias (géneros de opinião). O 

Conselho reconhece na citada Deliberação que permanece, no entanto, a 

necessidade de definir o que separa os registos interpretativos dos registos 

de opinião. 

 

II.8. O caso ora em análise suscita essa questão de fundo, que consiste em saber 

como conciliar a evolução dos géneros informativos tradicionais, para 

géneros intermédios, os quais não sendo estritamente noticiosos não são 

também géneros de opinião. Construídos em torno de factos noticiosos 

integram uma forte componente analítica e interpretativa, necessariamente 

subjectiva. Seria, aliás, absurdo não reconhecer ao jornalista capacidade 

para analisar e interpretar factos.  

 

II.9. No texto em análise, impõe-se, desde logo, afastar a sua caracterização 

como texto de opinião, uma vez que não apenas a rubrica/secção em que 

está inserido remete o leitor para um conteúdo com uma dimensão de 



 

6 

factualidade que não se coaduna com o género opinião, como a sua forma 

discursiva, nomeadamente a invocação e citação de fontes, o situa 

claramente como um texto de caracter informativo, embora distinto da 

notícia, entendida esta como relato factual de acontecimentos. Acresce que 

esse texto não está assinado, o que significa que a responsabilidade do seu 

conteúdo pertence à direcção editorial e não a um autor em especial, 

interno ou externo ao jornal.  

 

II.10. Afirma o director que o Semanário é um “jornal de opinião”. De facto, a 

análise do seu conteúdo mostra que possui uma forte componente analítica 

e de opinião, embora a sua estrutura interna seja idêntica à de outros 

jornais de informação geral no que respeita à arrumação dos temas nas 

secções tradicionais – Política, Sociedade, Economia, Desporto.  

 

II.11. Analisando o seu estatuto editorial publicado na edição de 26 de 

Novembro de 1983, encontram-se expostos nele um conjunto de princípios  

sobre a “Pátria”, o “Estado”, a “Nação”, a defesa de que “o processo 

económico deve ser movido pela iniciativa privada”, a negação da 

“economia do regime” e um apelo  “ao reencontro de um sentido espiritual 

como forma de ter fé na vida”. Trata-se de um conjunto de afirmações de 

natureza claramente ideológica que culminam com a frase:   

 

 Nestes princípios e com estas intenções o SEMANÁRIO  vai publicar a 

informação que seja o resultado do rigor no profissionalismo e a opinião 

que seja livre e tenha mérito.  

 

II.12. Nos termos em que se encontra formulado, afigura-se ao Conselho 

Regulador que o estatuto editorial do Semanário não satisfaz 

suficientemente as exigências contidas n.º 1 do art.º 17.º da Lei de Imprensa: 

“as publicações periódicas informativas devem adoptar um estatuto editorial 



 

7 

que defina claramente a sua orientação e os seus objectivos e inclua o 

compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela 

ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores”.   

 

 

II.13. Por outro lado, o art.10.º da mesma Lei não prevê a categoria “jornal de 

opinião” reivindicada pelo director do Semanário. Ora, não existindo essa 

classificação de jornal de opinião e não tendo o jornal solicitado a 

classificação como “doutrinário”, nem a ERC ou o anterior órgão 

regulador tomado a iniciativa de o fazer, o Semanário é, à luz da Lei de 

Imprensa, uma “publicação informativa”. Acresce que o n.º 1 do art.13.º da 

Lei de Imprensa define como “publicações doutrinárias aquelas que, pelo 

conteúdo ou perspectiva de abordagem, visem, predominantemente 

divulgar qualquer ideologia ou credo religioso.  

 

 Em rigor, essa definição não se aplica ao actual perfil do jornal. Contudo, o 

Conselho Regulador não ignora que são várias as referências na 

bibliografia da especialidade que caracterizam o Semanário, desde a sua 

fundação, como um jornal de tendência comprometido com a defesa dos 

princípios enunciados no já citado estatuto editorial.  

 

II.14. Trata-se, pois, de saber, em primeiro lugar, se para efeitos de avaliação do 

rigor informativo o jornal deve ser encarado á luz dos deveres de rigor que 

impendem sobre um jornal informativo. Em segundo lugar, se ao texto em 

questão - uma peça analítica e interpretativa - deverão ser aplicados os 

critérios de avaliação do rigor exigidos a peças noticiosas.  

 

II.15. Relativamente à primeira questão, como já referido, a legislação em vigor 

não contempla a classificação de jornal de opinião que o director do 

Semanário reivindica, pelo que deverá o mesmo ser avaliado como jornal 



 

8 

informativo ao qual se deverão aplicar as normas em vigor para esse tipo 

de imprensa.  

 

II.16. Relativamente à peça em análise, tratando-se, como atrás referido, de um 

texto analítico-interpretativo, o Conselho Regulador considera que o 

jornalista dispõe, nesse formato, de uma maior liberdade e criatividade 

para o enquadramento e interpretação dos factos e, bem assim, para o  uso 

de expressões menos formais, do género das que motivaram a presente 

queixa, as quais, num texto noticioso não poderiam deixar de merecer 

reprovação. Contudo, a natureza de jornal informativo obrigava o 

Semanário a separar claramente os textos noticiosos dos textos de análise e 

comentário e dos textos de opinião, respeitando assim o nº 1 do Código 

Deontológico dos Jornalistas. 

 

III. DELIBERAÇÃO 

 

Na sequência da apreciação da queixa apresentada por Rui Manuel Ramalho 

Ortigão Neves contra o jornal Semanário, referente a um texto publicado por 

este jornal em 3 de Novembro de 2006, sob o título “Marinha prepara-se para ir 

às compras – Submarinos: Severiano desautoriza Amado – Depois de comprar 

duas fragatas holandesas o Ministério da Defesa prepara-se para comprar um 

navio logístico multiusos”, o Conselho Regulador da ERC – Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social: 

 

1. Considera que assiste ao Semanário a faculdade de privilegiar nas suas 

páginas a análise e interpretação de factos e acontecimentos, desde que 

claramente identificadas como tal;   

 

2. Tendo, no entanto, verificado que o Estatuto Editorial do jornal não respeita 

integralmente o n.º 1 do art.º 17.º da Lei de Imprensa, notifica-o para que 



 

9 

proceda aos ajustamentos exigíveis, definindo claramente a sua orientação e os 

seus objectivos, incluindo o compromisso de assegurar o respeito pelos 

princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, em respeito 

pela Lei de Imprensa (art.º. 17.º, n.º 1, conjugado com o art.º 35.º, n.º 1, al. c). 

 

Lisboa, 22 de Fevereiro de 2007 

 
 

O Conselho Regulador da ERC 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 


