Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicag¢ao Social

Deliberacao
5/CONT-TV /2012

Procedimento de averiguagdes a cobertura jornalistica
da detengiao do alegado “estripador de Lisboa”,

efetuada pelos servigos de programas televisivos TVI,
SIC e RTP1, no dia 1 de dezembro de 2011

Lisboa
22 de fevereiro de 2012



|®

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicacao Social

Deliberacao S/CONT-TV/2012

Assunto: Procedimento de averiguacdes a cobertura jornalistica da deten¢ao do alegado
“estripador de Lisboa”, efetuada pelos servicos de programas televisivos

TVI, SIC e RTP1, no dia 1 de dezembro de 2011

L Exposicao

1. No dia 13 de dezembro de 2011, e na sequéncia da cobertura jornalistica da
deten¢do do alegado “estripador de Lisboa”, efetuada, no dia 1 do mesmo més, pelo
servico de programas televisivo TVI, o Conselho Regulador da Entidade
Reguladora para a Comunicacdo Social (ERC) decidiu abrir um procedimento de
averiguacoes.

2. Posteriormente, e tendo-se verificado que a SIC e a RTP1 exibiram imagens
semelhantes nos seus servicos noticiosos, o Conselho Regulador deliberou, em 14
de janeiro de 2012, alargar o presente procedimento a estes servigos de programas.

3. Em causa estdo indicios de violagdo do artigo 27, n.°s 3 e 8 da Lei da Televisao,
determinando-se também a andlise do tratamento editorial no enquadramento do

rigor informativo.

IL Posicao das Denunciadas

4. Em 11 de janeiro de 2012, através do oficio n.° 116/ERC/2012, foi a TVI notificada
para se pronunciar acerca dos factos em causa, bem como para remeter copia dos
servicos noticiosos emitidos no dia 1 de dezembro de 2011.

5. Dada a auséncia de resposta, em 2 de fevereiro de 2012 foi enviado o oficio n.°

467/ERC/2012, a insistir no envio dos elementos solicitados.

6. Em 9 de fevereiro de 2012, a TVI esclareceu que:

1



10.

11.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

a) Dada a relevancia e atualidade jornalistica da deten¢do do alegado estripador de
Lisboa, “a informacao foi tratada, (...) quer na parte de imagem, quer de texto, a
uma linguagem sébria e contextualizada, protegendo os interesses dos publicos
mais vulnerdveis, quer através da edicdo dos conteddos emitidos, quer do alerta
sobre a natureza dos factos”.

b) “Pelo supra exposto e sem prejuizo de posteriores esclarecimentos, que podem
ser necessarios em fungdo da efectiva notificagdo do teor da queixa aludida no
oficio recepcionado, a TVI considera néo ter agido em forma a violar qualquer dos
direitos do eventual queixoso, ou que possa ser enquadrdvel nos diversos limites e
obrigacdes impostos pelo art.” 27.° da Lei da Televisao”.

A SIC, notificada através do oficio n.” 308/ERC/2012, de 30 de janeiro, optou por
ndo prestar quaisquer esclarecimentos, limitando-se a remeter os elementos pedidos
em 13 de Fevereiro.

A RTP, notificada através do oficio n.” 307/ERC/2012, de 30 de janeiro, até a data

nada disse.

II1. Descricao

Na edi¢do de 1 de dezembro dos servicos noticiosos da TVI, SIC e RTPI, foi
noticiada a detencdo pelas autoridades portuguesas do alegado “estripador de
Lisboa”.

O Jornal Sol realizou uma investigagcao jornalistica que culminou numa entrevista
gravada em video ao suspeito de uma série de assassinatos na década de 90
conhecido como “estripador de Lisboa”, a qual veio a ser publicada no seu sitio
eletrénico.

A cobertura noticiosa do caso pelos supra citados servigos de programas contempla
a exibi¢cdo de excertos do video do semandrio Sol e matérias complementares, tais
como imagens de arquivo — referentes aos homicidios do “estripador de Lisboa” em
92/93 —, entrevistas a especialistas forenses, vizinhos do suspeito, ex-investigadores
da PJ, etc. A TVI, em particular, exibe excertos de uma reportagem sua (Reporter

TVI), que fora exibida, na integra, no dia 18 de janeiro de 2010.



12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Os servicos de programas em apreco exibiram, em geral, os mesmos excertos do
video do semandrio Sol e que a seguir se descreve. Alguns servicos de programas
exibiram um maior ndmero de segmentos do referido video que outros, mas em
geral privilegiaram o mesmo tipo de contetidos, nomeadamente as declaragcdes do
suspeito sobre os referidos assassinatos.

A RTPI exibiu também os segmentos do video nos quais o suspeito fala sobre a sua
familia, a sua infincia e adolescéncia, incidindo os restantes excertos diretamente
sobre o tema dos assassinatos que o suspeito afirma ter perpetrado em Lisboa em
92/93.

Num dos excertos exibidos pelos vdrios servigos de programas, o entrevistado
confessa: “Ndo conseguia dormir sem pensar que estava a fazer aquilo para
conseguir fechar os olhos e dormir”. A entrevistadora questiona-o sobre a que se
refere, ao que este — simulando golpes perfurantes com o braco direito —, responde:
“Estripa-las, abri-las, esfaqued-las até a morte. Até elas sentirem”.

Noutro segmento do video, o entrevistado refere ter usado um gargalo de garrafa
para matar uma das vitimas. Quando a entrevistadora questiona se conseguiu ter
éxito, respondeu exemplificando com os bragos os golpes que desferira na vitima:
“Punha assim, punha o gargalo, enfiava para o fundo e puxava”.

Sobre outra vitima — noutro excerto do referido video —, revela como a abordou,
ilustrando também com as maos os movimentos que fizera: “Uma delas apanhei-lhe
pelos cabelos e meti-lhe as maos e espetei-lhe logo com a faca”.

Numa outra parte do video, o entrevistado esclarece o modus operandi dos crimes
que afirma ter cometido: “Nao, nunca cortei o pesco¢o a ninguém. Estrangulei,
estrangulei, mas nunca cortei. Ja disse. Daqui para baixo [colocando a mao a altura
do pescogo], foi. Daqui para cima, podia ter hematomas de pontapés, dados com o
pé e com a bota. Mas nunca cortei nada. Nunca desfigurei para cima”.

Num outro momento ainda, o suspeito afirma que lhe escorrera sangue para as
maos do gargalo que usara. Questionado pela jornalista sobre como reagiu nessas
situagdes, respondeu friamente: “Eu limpava as maos e vinha-me embora. Podia

limpar as maos as roupas delas e vinha-me embora”.



19.

20.

21.

22,

23.

24.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

A TVI, no Jornal da Uma, dedicou trés pecas sobre o caso do “estripador de
Lisboa”, tendo numa delas exibido alguns dos excertos supra descritos, como por
exemplo, o relatado no ponto 15 da presente Deliberacdo. A exibi¢do nao foi
acompanhada de qualquer aviso prévio sobre a natureza das respetivas declaracdes
do suspeito.

No Jornal das 8 foram também exibidos alguns dos referidos videos. Numa
primeira sequéncia de pecas, as mesmas foram transmitidas sem qualquer aviso
prévio. Mais adiante recupera-se o tema e ai o pivd adverte que “alguns dos
detalhes relatados podem chocar os publicos mais sensiveis”. Logo de seguida,
nova reexibicdo de alguns dos segmentos de video supra descritos, com o seguinte
aviso prévio: “A reportagem que tenta enquadrar o que aconteceu no inicio dos
anos 90 em Lisboa contém imagens que ndo devem ser vistas por publicos mais
sensiveis”.

A SIC abriu o Primeiro Jornal com uma peca sobre o caso do “estripador de
Lisboa”, que inclui a exibi¢do de alguns momentos supra descritos do video do
Semandrio Sol, mas sem som e legendas. Mais adiante na edi¢do é exibida uma
segunda peca informativa com parte dos conteddos supra descritos, sem qualquer
aviso prévio quanto a natureza das declaragdes.

O Jornal da Noite abriu também com o caso do “estripador de Lisboa”, tendo
exibido varias pecas noticiosas que incluem alguns dos excertos do video do
Semandrio Sol supra descritos, também sem qualquer adverténcia sobre a natureza
das declaragdes.

A RTP1 abriu o Jornal da Tarde com uma pecga sobre o caso do “estripador de
Lisboa”, com a exibi¢do de alguns dos blocos supra referidos, tendo o pivd emitido
um aviso quanto a natureza das declaragdes proferidas: “A reportagem que vai ver a
seguir podera chocar as pessoas mais sensiveis.”

O Telejornal inicia-se também com uma peca sobre o caso do ‘“estripador de
Lisboa”, contemplando a exibi¢do de alguns dos excertos do video do semandrio
Sol supra descritos, tendo igualmente fornecido um aviso prévio sobre o teor

potencialmente chocante das respetivas declaracdes.



25.

26.

27.

28.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

IVv. Normas Aplicaveis

Nos termos do artigo 6.°, alinea c), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.°
53/2005, de 8 de novembro, (EStERC), estdo sujeitos a supervisdo e regulacdao do
Conselho Regulador da ERC “os operadores de televisdo, relativamente aos
servicos de programas que difundam ou aos contetidos complementares que
fornecam, sob sua responsabilidade editorial, por qualquer meio, incluindo por via
electrénica”.

O artigo 7.°, alineas c) e d), dos EstERC consagra como objetivo a prosseguir por
esta Entidade “assegurar a protec¢do dos publicos mais sensiveis, tais como
menores, relativamente a conteidos e servicos susceptiveis de prejudicar o
respectivo desenvolvimento, oferecidos ao publico através das entidades que
prosseguem actividades de comunicacdo social sujeitos a sua regulacdo”, bem
como “assegurar que a informacdo fornecida pelos prestadores de servigos de
natureza editorial se pauta por critérios de exigéncia e rigor jornalisticos,
efectivando a responsabilidade editorial perante o publico em geral dos que se
encontram sujeitos a sua jurisdi¢do, caso se mostrem violados os principios e regas
legais aplicaveis”.

Constituem atribuicdes desta Entidade “garantir os direitos, liberdades e garantias”,
assim como ‘“fazer respeitar os principios e os limites legais aos contetdos
difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicagdo social,
designadamente em matéria de rigor informativo e de protec¢do dos direitos,
liberdades e garantias™ (artigos 7.°, alinea d), e 24.°, n.° 3, alinea a), dos EstERC).

A conduta dos operadores deverd ser enquadrada a luz do artigo 26.°, conjugado
com o artigo 27.° da Lei da Televisdo: estabelece o artigo 26.°, n.° 2, que “salvo os
casos previstos na presente lei, o exercicio da actividade de televisdo e dos servicos
audiovisuais a pedido assenta na liberdade de programacdo, ndao podendo a
Administracdo Publica ou qualquer 6rgao de soberania, com excepcao dos tribunais,

impedir, condicionar ou impor a difusdo de quaisquer programas”.



29.

30.

31.

32.

33.

34.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Por sua vez, o artigo 27.°, n.° 1, prevé que “a programacdo dos servigos de
programas televisivos e dos servicos audiovisuais a pedido deve respeitar a
dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais”.

O n.° 4 do mesmo artigo determina que a emissdo de quaisquer programas
“susceptiveis de influirem de modo negativo na formacdo da personalidade de
criancas e adolescentes deve ser acompanhada da difusdo permanente de um
identificativo visual apropriado e sé pode ter lugar entre as 22 horas e 30 minutos e
as 6 horas”.

Por fim, o n.° 8 deste artigo refere que “os elementos de programacdo com as
caracteristicas a que se referem os n.°s 3 e 4 podem ser transmitidos em quaisquer
servicos noticiosos quando, revestindo importancia jornalistica, sejam apresentados
com respeito pelas normas éticas da profissdo e antecedidos de uma adverténcia

sobre a sua natureza’.

V. Analise e Fundamentacao

Antes de se proceder a apreciacdo da conduta dos diferentes servigos de programas
e da sua conformidade com os normativos legais aplicdveis, cumpre esclarecer que
nio se compreende o teor da afirmacdo proferida pela TVI quando refere “sem
prejuizo de posteriores esclarecimentos que podem ser necessdrios em funcdo da
efectiva notificagdo do teor da queixa aludida no oficio recepcionado, a TVI
considera nao ter agido de forma a violar (...)".

Na realidade, e conforme decorre da leitura do oficio remetido, o Conselho
Regulador da ERC deliberou, por sua iniciativa, abrir um processo de averiguacoes
a fim de determinar se a cobertura jornalistica dada, pelos diferentes servicos de
programas, a detencdo do alegado estripador de Lisboa obedecera ao disposto na
Lei da Televisao.

Na origem deste procedimento nao esteve qualquer queixa, antes sim uma decisdo
do préprio Conselho Regulador em determinar, ao abrigo das competéncias que lhe
foram atribuidas por lei, se a transmissao das noticias relacionadas com o alegado

estripador de Lisboa ndo pusera em causa direitos legalmente protegidos.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

35. Trata-se de competéncias legalmente previstas, sendo certo que préprio Cédigo de
Procedimento Administrativo admite que o impulso inicial do procedimento seja
oficioso (artigo 54.°), determinando ainda o artigo 110.°, n.° 2, que a desisténcia ou
a renuncia dos interessados ndo prejudique a continuagdo do procedimento, se a
Administracdo entender que o interesse publico assim o exige.

36. Feitos estes esclarecimentos, procede-se a apreciacdo da matéria em causa.

37. O presente caso remete para a apreciacdo dos limites a liberdade de programacao
consignados na Lei da Televisdo e para avaliagdo do cumprimento ou ndo do dever
de rigor informativo. Em particular, cumpre verificar se o tratamento noticioso do
acontecimento, com especial destaque para a exibi¢ao do video do semanario SOL
viola quaisquer normas ético-legais que regulam a pratica jornalistica.

38. Importa, desde logo, referir que o acontecimento possui uma relevancia histdrica e
social, pelo que, entende-se, a sua cobertura encerra interesse publico.

39. A andlise as imagens do video disponibilizado pelo semandrio Sol e exibidas pelos
varios operadores permitiu verificar que estas nao incluem quaisquer contetidos que
se possam considerar suscetiveis de prejudicar séria e gravemente a livre formacao
de criancas e adolescentes, tais como pornografia ou violéncia gratuita, razdo pela
qual nao se aplica ao presente caso o disposto no artigo 27.°, n.° 3, da Lei da
Televisdo.

40. Nao obstante, entende o Conselho Regulador que o teor das declaracdes do alegado
“estripador de Lisboa” sobre o0 momento dos assassinatos, nomeadamente quando
este os descreve de modo que transparece frieza e insensibilidade, justificaria, em
rigoroso respeito pelas normas ético-legais da profissdo, que a sua exibicdo fosse
antecedida de uma adverténcia sobre a sua natureza. — Na verdade, e “apesar de o
n.° 8 do artigo 27.° excepcionar os servigos noticiosos das proibi¢des constantes dos
n.”* 3 e 4 do mesmo artigo, nem por isso se deve ter como legitima a exibigdo,
nesses espacos, de todo o tipo de imagens e relatos™, sendo necessdrio distinguir a
relevancia informativa de um determinado assunto da exibi¢do de determinadas

imagens ou conteudos.

! Deliberagio 19/CONT-TV/2011, de 5 de julho, que aprova as Linhas de Orientacdo da ERC, nas suas
intervencdes em matéria de limites a liberdade de programacio, no periodo entre 2006 e 2010, pag. 33

7



41.

42.

43.

44.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

N

A andlise a cobertura noticiosa dos vdrios servicos de programas em apreco,
permitiu verificar que somente a RTP1 emitiu, nos dois blocos informativos (Jornal
da Tarde e Telejornal), um aviso sobre a natureza das declaragdes contidas nas
imagens exibidas do video do semandrio Sol, concluindo-se que respeitou o artigo
27.°,n.° 8, da Lei da Televisao.

Ja a SIC nao exibiu nos seus servicos noticiosos qualquer adverténcia sobre a
natureza do contetido das declaragdes exibidas, concluindo-se pelo desrespeito pelo
artigo supra referido.

A TVI, por sua vez, exibiu no Jornal da Uma excertos do video do semandrio Sol
sem qualquer adverténcia sobre a natureza das declaragdes ai proferidas, como seria
exigivel pela Lei da Televisao. No Jornal das 8 foi, num primeiro momento, exibido
0 mesmo tipo de contetidos sem qualquer adverténcia sobre a natureza das imagens
exibidas. Contudo, perto do final do citado servigo noticioso, retoma-se o tema com
a exibicdo de alguns segmentos do referido video, desta feita com a devida
adverténcia.

Conclui-se, face ao exposto, que apenas a RTP1 teve a diligéncia de preparar os
telespectadores para os contetidos violentos que iria transmitir, dando cumprimento
as exigéncias previstas na Lei da Televisao, enquanto a TVI apenas no Jornal das 8
teve tal cuidado e a SIC nada fez, em clara violagdo do artigo 27.°, n.° 8, do referido

diploma legal.

VL Deliberacao

Tendo analisado a cobertura jornalistica da detencao do alegado “estripador de Lisboa”,

efetuada pelos servicos de programas televisivos RTP1, SIC e TVI no dia 1 de

dezembro de 2011,

Considerando que alguns excertos das declaracdes exibidas contém descricoes de atos

de violéncia que justificariam adverténcia prévia,

Verificando que apenas um dos operadores, nomeadamente a RTP1, fez acompanhar a

exibicdo das referidas declaracdes por uma adverténcia prévia sobre a natureza dos

conteudos exibidos,



|®

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Constatando que quer a SIC quer a TVI ndo advertiram os telespectadores para a
natureza das declara¢des produzidas,

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo dos artigos 7.°, alinea c) e d), 8.°, alinea d), e
24.°, n.° 3, alinea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.° 53/2005, de 8 de

novembro, delibera:

1. Arquivar o procedimento contra a RTP1, uma vez que a mesma exibiu a emissao
em conformidade com o artigo 27.°, n.° 8, da Lei da Televisao.

2. Instaurar processo contra-ordenacional contra a SIC e a TVI por violagdo do artigo
27.°,n.° 8, da Lei da Televisdo, por, no dia 1 de dezembro de 2011, terem exibido,
nos seus servicos noticiosos, imagens do video do Semandrio Sol a propdsito do
alegado estripador de Lisboa, sem que o mesmo fosse acompanhado de adverténcia

prévia sobre o seu conteudo particularmente violento.

Lisboa, 22 de fevereiro de 2012

O Conselho Regulador da ERC,

Carlos Magno
Alberto Arons de Carvalho
Luisa Roseira
Raquel Alexandra Castro
Rui Gomes



