
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/190 (CONTJOR)  

 

 

Queixa de Diogo Faria contra Correio da Manhã e CMTV, relativa à 
notícia "Viajou para Budapeste após ter divulgado mails", 

publicada no dia 09 de abril de 2019 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
27 de abril de 2023



   

1 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/190 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa de Diogo Faria contra Correio da Manhã e CMTV, relativa à notícia "Viajou 

para Budapeste após ter divulgado mails", publicada no dia 09 de abril de 2019 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, no dia 7 de maio 

de 2019, uma queixa de Diogo Faria contra a publicação periódica Correio da 

Manhã e o serviço de programas CMTV. 

2. A queixa incide sobre uma notícia publicada na edição impressa e no sítio 

eletrónico do jornal Correio da Manhã, no dia 9 de abril de 2019, intitulada “Viajou 

para Budapeste após ter divulgado mails” e dois sobre as edições do programa 

“Liga D’Ouro”, da CMTV, exibidas nos dias 9 e 10 de abril de 2019. 

3. O queixoso esclarece que «é técnico de informação e conteúdos da FCP-Media, SA, 

desempenhando funções na redação da newsletter diária “Dragões Diário” e da 

revista “Dragões”, assim como na preparação de conteúdos de programas 

transmitidos no canal “Porto”, sendo ainda comentador desportivo no programa 

“universo Porto na Bancada”». 

4. Considera o queixoso que os denunciados criaram um «enredo», no qual faltam à 

verdade, isenção e ao rigor informativo, pelo qual devem pautar a sua atividade. 

5. Alega que o Correio da Manhã teve acesso ao e-mail, colhido do processo em que 

era arguido, através do qual comunicou que se iria ausentar da sua residência, por 

motivo de gozo de férias, indicando as datas e os exatos locais (hotéis e moradas) 

em que se encontraria. 



   

2 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

6. Alega que, nas peças em apreço, quer de imprensa quer de televisão, não foi 

observado o dever de contraditório.  

7. «É aliás o próprio Correio da Manhã a referir que nem sequer se tentou obter o 

contraditório por parte do visado (Diogo Faria), optando-se por contactar Francisco 

J. Marques», em violação do dever de procurar ouvir as partes com interesses 

atendíveis nos casos de que se ocupam. «A este respeito, saliente-se também que 

Francisco J. Marques não é representante de Diogo Faria, pelo que – ainda que 

tivesse existido qualquer tentativa de contacto com este último, o que também não 

sucedeu – não se compreende, nem tão-pouco se pode admitir esta opção do 

jornal/da jornalista.» 

8. O queixoso alega que é igualmente revelador da falta de rigor e isenção o final da 

notícia publicada pelo Correio da Manhã, quando diz: «Diogo Faria protege a 

estrutura dirigente – também arguida – garantindo que ninguém no FC Porto 

conhecia o conteúdo das conversações. Uma revelação que chegou a merecer um 

comentário irónico do juiz: ou Diogo Faria mentiu ou os dirigentes portistas eram 

demasiado distraídos.» Afiança o queixoso que esta afirmação «não corresponde à 

verdade», não se eximindo o jornal «de falsear e alterar as palavras de Magistrados 

Judiciais em audiências de julgamento que são públicas e que se encontram 

gravadas.» 

9. O queixoso contesta ainda a legenda a sua fotografia ― «Diogo Faria é réu, mas foi 

chamado a testemunhar pelo FC Porto» ―, uma vez que não é réu no processo cível 

movido pelo SL Benfica. 

10. Quanto à CMTV, considera que também foram apresentados factos de forma 

incorreta, alterando a informação colhida de modo a criar suspeita e desconfiança 

sobre a deslocação do queixoso. 

11. O queixoso destaca que, no programa “Liga D’Ouro”, a jornalista Tânia Laranjo refere 

que o queixoso faltou a uma diligência judicial num processo onde é arguido, 

justificando a falta com a viagem a Viena e a Budapeste. O queixoso argui que «não 



   

3 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

faltou a qualquer diligência judicial, limitando-se a cumprir, pelos meios e nos termos 

adequados, com o dever a que está obrigado pelo Código de Processo Penal.» 

12. Considera ainda demonstrativo da falta de rigor e isenção o facto de se afirmar que 

ficou num hotel fora do centro de Budapeste («Era a zona mais improvável para 

alguém ir de férias com a namorada […] porque é claramente uma zona residencial. 

Não tem nada de turístico, não tem hotéis, não tem nenhuma zona noturna»). 

Assegura que ficou hospedado no hotel «Silver Hotel Budapeste City Center», no 

centro da cidade. 

13. «Aliás, ao longo dos programas televisivos transmitidos pelo canal CMTV a 09-04-

2019 e 10-09-2019 são várias as acusações sem quaisquer provas de que o aqui 

queixoso terá encontrado e contacto com o alegado pirata informático Rui Pinto em 

Budapeste.» Destaca os seguintes oráculos: «Enviado do Porto vizinho do pirata»; 

«Novas provas explosivas»; «Pirata e amigo em Budapeste.» 

14. «Tudo o que já havia sido rejeitado pelo próprio queixoso numa intervenção em 

programa televisivo transmitido pela CMTV e pelos esclarecimentos que prestou na 

rede social Twitter. Como é bom de ver, a Denunciada sobrevaloriza e amplifica 

informações falsas, sublinhando-as através da utilização de oráculos e, como tal, 

contribuindo para a veiculação de um discurso especulativo.» 

 

II. Oposição 

15. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC1, procedeu-

se à notificação do diretor do jornal Correio da Manhã e do diretor de informação da 

CMTV, tendo sido apresentada a seguinte defesa: 

a) «Tanto a notícia impressa como a reportagem transmitida no serviço de programas 

CMTV descreve factualmente a alegada intervenção do queixoso no caso da 

divulgação do emails sobre o Sport Lisboa e Benfica, a coincidência de o mesmo ter 

                                                      
1 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

4 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

sido colega de faculdade do hacker Rui Pinto e de aquele ter viajado para Budapeste 

logo depois de ter sido revelada publicamente a identidade do pirata informático. A 

jornalista, autora da notícia em causa, tomou conhecimento de que o queixoso se 

encontraria em Budapeste de 15 a 18 de novembro de 2018. Informação, essa, que 

foi prestada pelo próprio queixoso ao processo-crime […].» 

b) No que toca à alegação do queixoso de que nunca foi exercido o contraditório, os 

denunciados afiançam que foram feitas várias tentativas de contacto para o próprio 

queixoso e para o Francisco J. Marques, mas os mesmos lograram-se infrutíferos, 

«sendo assim de considerar que foi cumprido por parte da jornalista o direito ao 

contraditório.» 

c) Quanto à alegação do queixoso de que a afirmação do juiz, que consta da notícia 

publicada no Correio da Manhã, não corresponde à verdade, os denunciados 

esclarecem que a afirmação não se encontra entre aspas e «mais não é do que uma 

interpretação da jornalista após ouvir a sessão do julgamento prestada no âmbito do 

referido processo.» 

d) «Ao contrário do que o queixoso pretende fazer crer, as notícias em causa não 

tiveram como intuito criar no público a suspeita e desconfiança sobre a deslocação 

a Budapeste. Mas sim veicular que coincidentemente aquele viajou para Budapeste 

depois de ter sido tornada pública a identidade do principal suspeito de ser o pirata 

informático no caso dos emails do Benfica. E a coincidência de o mesmo ter ficado 

hospedado num hotel que se encontrava a apenas 450 metros de casa onde se 

encontrava Rui Pinto.» 

 

III. Audiência de conciliação 

16. No âmbito do procedimento de queixa, as partes foram convocadas para uma 

audiência de conciliação, que se realizou a 18 de junho de 2019, não tendo sido 



   

5 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

alcançado um acordo que sanasse o conflito, pelo que o processo prosseguiu os seus 

termos. 

 

IV. Análise e fundamentação 

17. Tendo em conta os factos alegados na queixa, e contraditados na oposição, cumpre 

aferir o cumprimento de princípios e deveres aplicáveis à atividade de comunicação 

social, designadamente os deveres de isenção e rigor informativo, de rejeição de 

sensacionalismo e de demarcação entre factos e opinião, e o dever de auscultação 

das partes com interesses atendíveis. 

18. O rigor informativo é um princípio orientador de toda a prática jornalística, exigindo-

se a publicação de conteúdos devidamente ajustados à realidade, com um reduzido 

grau de indeterminação ou imprecisão, a fim de garantir a qualidade e credibilidade 

da informação veiculada. 

19. Assim, constitui obrigação geral de todos os operadores de televisão que explorem 

serviços de programas televisivos generalistas, de cobertura nacional, «[a]ssegurar a 

difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção (cf. artigo 

34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão Serviços Audiovisuais a Pedido2). Por seu 

turno, a Lei de Imprensa3 determina que «[a] liberdade de imprensa tem como 

únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o 

rigor e a objectividade da informação […].» 

20. No mesmo sentido, a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista4 

(doravante, EJ) determina aos jornalistas que informem «com rigor e isenção, 

rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião». 

                                                      
2 Aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual. 
3 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, na sua redação atual. 
4 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, na sua redação atual. 



   

6 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

21. Destaque-se ainda o ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista5, o qual dispõe 

que «[o] jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com 

honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses 

atendíveis no caso.» 

22. A peça publicada dia 9 de abril de 2019 no jornal Correio da Manhã apresenta 

irregularidades em matéria de isenção e rigor no tratamento dos factos, tendo 

conta os elementos que o queixoso fez chegar à ERC e a pronúncia dos 

denunciados. 

23. Veja-se o seguinte excerto da peça em que se diz que «[a] informação de que 

estava na Hungria foi dada noutro processo no qual era arguido. Diogo Faria 

justificou ter faltado, alegando que de 12 a 15 de novembro estava em Viena e 

seguia depois para Budapeste. Ficou na capital húngara pelo menos até dia 18.» 

24. Na edição de dia 9 de abril do programa emitido na CMTV, a jornalista volta a 

referir que Diogo Faria «faltou a uma diligência, ele teve de explicar porquê e, ao 

explicar, disse que estava na Hungria», afirmação que repete minutos mais tarde 

na mesma emissão. 

25. Relativamente a esses factos, o queixoso afiança jamais ter faltado a qualquer 

diligência judicial, tendo esclarecido a jornalista, na conversa de chat que consta 

do documento 5 anexo à queixa, que a informação que deu ao tribunal 

correspondeu ao seu dever de, enquanto arguido, informar o tribunal de 

ausências do país superiores a seis dias. 

26. É possível constatar, na mesma conversa, que a jornalista responde «se está 

incorreta a falta corrijo». No entanto, não se identificou nenhuma tentativa de 

cumprimento do dever de retificação, imposta pela alínea b) do n.º 2 do artigo 

                                                      
5 Aprovado no 4.º Congresso dos Jornalistas, a 15 de janeiro de 2017, e confirmado em Referendo realizado 
a 26, 27 e 28 de outubro de 2017. 



   

7 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

14.º do EJ, fosse na edição seguinte do jornal ou nas reportagens televisivas em 

apreço. 

27. A peça publicada no jornal Correio da Manhã apresenta igualmente debilidades 

na demarcação entre factos e opinião, em violação da alínea a) do n.º 1 do artigo 

14.º do EJ, como se pode verificar nos seguintes exemplos: «Diogo Faria protege a 

estrutura dirigente ― também arguida ― garan�ndo que ninguém do FC Porto 

conhecia o conteúdo das conversações.» Ora, a afirmação de que o visado 

protege a estrutura dirigente do FC Porto constitui um juízo de valor, que é 

apresentado como se de um facto se tratasse. 

28. O mesmo sucede com o seguinte excerto da mesma peça: «Uma revelação que 

chegou a merecer um comentário irónico do juiz: ou Diogo Faria mentia ou os 

dirigentes portistas eram demasiado distraídos.» O queixoso contesta a 

veracidade daquele enunciado, juntando à queixa, como elemento de prova, 

gravação da sessão de julgamento em que depôs como testemunha. 

29. Os denunciados esclarecem que, caso aquelas palavras tivessem sido «proferidas 

pelo Exmo. Juiz, a afirmação encontrar-se-ia entre aspas, o que não sucede no 

presente caso.» Assim, é alegado que «[n]a realidade, tal afirmação não é mais do 

que uma interpretação da jornalista após ouvir a sessão de julgamento prestada 

no âmbito do referido processo.» 

30. Independentemente da distorção que possa ter ocorrido face às efetivas palavras 

proferidas pelo juiz, em momento algum da peça se esclarece que está em causa 

uma interpretação da jornalista. Pelo contrário, o texto aparece aos olhos dos 

leitores como discurso indireto (que dispensa o uso de aspas), o que induz a 

conclusão de que o comentário foi da autoria do juiz. 

31. Não é exigido que as notícias sejam um relato neutro e acrítico dos factos 

noticiados, uma vez que podem integrar uma componente analítica e 

interpretativa. Porém, no caso em apreço, não fica claro de que se trata de uma 

interpretação ou análise da jornalista sobre o ocorrido na sessão do julgamento, 



   

8 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

antes parecendo que se trata da reprodução, em discurso indireto, do que foi dito 

pelo juiz. 

32. Relativamente à edição de 9 de abril do programa “Liga D’Ouro”, verifica-se 

também que não foi observado o dever de demarcação entre factos e opinião, 

designadamente quando a jornalista afirma aquela que é a tese principal das 

várias peças em análise: «parece que afinal Diogo Faria teria essa localização.» 

33. Com efeito, a tese de que Diogo Faria conhecia o paradeiro de Rui Pinto antes de 

este ter sido localizado pelas autoridades assenta no facto de se considerar que a 

escolha de Budapeste como destino de viagem seria uma coincidência digna de 

suspeita, por ser a cidade onde estaria Rui Pinto. Ora, não existindo qualquer 

outro indício que possa sustentá-la, aquela tese carece de sustentação factual. 

34. Mais se verifica que os oráculos exibidos na edição de dia 9 de abril na CMTV 

enfatizam aquela tese: «Enviado do Porto vizinho do pirata»; «Novas provas 

explosivas»; e ainda «Pirata e amigo em Budapeste». 

35. Assim, as peças em apreço podem reforçar no leitor e no espectador uma perceção 

de que a viagem de Diogo Faria a Budapeste, em novembro de 2018, constitui forte 

indício de que este teria conhecimento do paradeiro de Rui Pinto e que poderia 

mesmo ter-se encontrado com ele, perceção essa que, do ponto de vista jornalístico, 

não tem suficiente sustentação. 

36. Refira-se ainda que o dever de informar com rigor e isenção pressupõe o recurso ao 

contraditório, com vista a obter o ponto de vista dos envolvidos em determinado 

acontecimento, tal como decorre da alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do EJ. A garantia 

do exercício do contraditório concorre para o rigor da matéria noticiada, 

legitimando-a, e é um dos pilares do exercício da profissão. 

37. Na versão impressa, é exibida uma caixa de texto no canto superior direito, acima do 

título da peça, onde se lê: «O Correio da Manhã tentou ontem contactar Diogo Faria, 

através do diretor de Comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, mas tal não 



   

9 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

foi possível até ao fecho desta edição. O coautor do livro ‘Polvo Encarnado’ colabora 

com o Porto Canal desde a temporada 2016/2017.» 

38. Na sua pronúncia, os denunciados confirmam que «a tentativa de contacto foi 

feita através do diretor de comunicação Francisco J. Marques.» 

39. Mais afirmam que foi tentado contacto «durante várias horas para o próprio 

Queixoso e para Francisco J. Marques», que se lograram infrutíferas. 

40. Por outro lado, cumpre realçar que, no documento 5 anexo à queixa, que exibe 

uma conversa de chat entre o queixoso e a jornalista que assina as peças, esta 

justifica que «Foi um colega que tentou o contacto durante horas. Até pelo 

Francisco. Não fui eu porque não tinha o seu contacto e porque não falo com o 

FJM.» 

41. Ao contrário do que dizem os denunciados em sede de pronúncia, este 

documento não atesta eventuais tentativas de contacto com o visado, uma vez 

que reproduz uma conversa entre o visado e a jornalista que ocorreu no dia da 

publicação, ou seja, após o fecho da edição, e por iniciativa do primeiro. 

42. Assim, examinadas as peças jornalísticas e os elementos fornecidos pelas partes, o 

Regulador forma a convicção de que não foi efetivamente ouvido o queixoso, 

diretamente visado na notícia do Correio da Manhã e nas reportagens da CMTV, e 

que não houve tentativas exaustivas de o ouvir. 

 

V. Deliberação 

Apreciada uma queixa de Diogo Faria contra a publicação periódica Correio da Manhã e o 

serviço de programas CMTV, sobre uma notícia publicada na edição impressa e no sítio 

eletrónico do jornal Correio da Manhã, no dia 9 de abril de 2019, intitulada “Viajou para 

Budapeste após ter divulgado mails” e sobre as edições do programa “Liga D’Ouro” da 

CMTV, exibidas nos dias 9 e 10 de abril de 2019, o Conselho Regulador da ERC, no exercício 



   

10 

 

EDOC/2019/4548 
500.10.01/2019/155 

das atribuições e competências de regulação constantes na alínea na d) do artigo 7.º, na alínea 

j) do artigo 8.º) e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º da Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

delibera: 

a) Verificar, nas peças analisadas, irregularidades relativas ao dever de informar com 

isenção e rigor, na medida que as peças reforçam no leitor e no espectador uma 

perceção de que a viagem de Diogo Faria a Budapeste, em novembro de 2018, 

constitui indício de que este teria conhecimento do paradeiro de Rui Pinto e que 

poderia mesmo ter-se encontrado com ele, perceção essa que, do ponto de vista 

jornalístico, não tem suficiente sustentação; 

b) Instar a publicação Correio da Manhã e o serviço de programas CMTV a respeitar o 

dever de informar com rigor e isenção, em cumprimento do disposto no artigo 3.º 

da Lei de Imprensa e do artigo 34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido. 

Lisboa, 27 de abril de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


