
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

23/CONT-TV/2010 
 

 
 
 

Queixa de Eduardo António Correia de Azevedo contra a TVI 24 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

16 de Junho de 2010



 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 23/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Queixa de Eduardo António Correia de Azevedo contra a TVI 24 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

1. Eduardo António Correia de Azevedo, na qualidade de Queixoso, e a TVI 24, na 

qualidade de Denunciada. 

 

II. Objecto da Queixa 

 

2. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante 

designada “ERC”), a 21 de Dezembro de 2009, uma queixa subscrita por Eduardo 

António Correia de Azevedo contra a TVI 24. 

3. A referida queixa tem por objecto a alegada falta de rigor informativo e o uso de 

sensacionalismo num directo realizado pela Denunciada, às 18 horas e 8 minutos 

do dia 20 de Dezembro de 2009, junto à porta da unidade hoteleira na qual se 

encontrava a estagiar a equipa de futebol profissional do Futebol Clube do Porto, 

momentos antes da deslocação da equipa para o Estádio da Luz, onde realizaria 

um jogo contra o Sport Lisboa e Benfica. 

 

III. Descrição 

 

4. Às 18 horas e 8 minutos do dia 20 de Dezembro de 2009, no decurso da emissão 

regular da TVI 24, foi feito um directo junto à porta de acesso ao hotel no qual se 

encontrava a estagiar, no âmbito da preparação para um encontro contra o Sport 

Lisboa e Benfica, a equipa de futebol profissional do Futebol Clube do Porto. 



 

2 
 

5. Estava presente no local uma equipa de reportagem da Denunciada incumbida de 

relatar a partida da comitiva do Futebol Clube do Porto rumo ao Estádio da Luz. 

6. No momento em que o Presidente da Direcção do Futebol Clube do Porto sai do 

referido hotel em direcção ao autocarro do clube, passando pelos vários jornalistas 

e adeptos presentes, é visível um indivíduo a aproximar-se de Jorge Nuno Pinto da 

Costa, proferindo as seguintes palavras: “Tanta gente boa e tu não morres, 

caralho”. 

7. O referido indivíduo não chega a agredir fisicamente o Presidente do Futebol 

Clube do Porto, sendo prontamente afastado deste por elementos da Polícia de 

Segurança Pública destacados no local. 

8. De seguida, as imagens revelam que o dito agressor integrava um reduzido grupo 

de jovens (5 a 6 elementos, de acordo com a descrição do jornalista) que, junto ao 

hotel, proferiam insultos e palavras de ordem contra a equipa do Futebol Clube do 

Porto e o respectivo presidente. 

9. Perante os acontecimentos supra descritos, o jornalista destacado pela TVI 24 

relata que “são adeptos do Benfica que agrediram Pinto da Costa”, rematando de 

forma peremptória que “Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, 

foi agredido”. 

10. A notícia foi posteriormente emitida em diversos blocos informativos do serviço 

de programas. A título de exemplo, verificou-se que os acontecimentos descritos 

constituíram a notícia de abertura do jornal das 21 horas, tendo a pivot destacado 

que “Pinto da Costa foi alvo de uma tentativa de agressão à saída do hotel onde 

estava a equipa do Futebol Clube do Porto. A tentativa de agressão ao presidente 

foi um incidente que aconteceu por volta das seis horas da tarde”. 

11. O relato dos acontecimentos feito na peça difere ligeiramente do relato feito horas 

antes, em directo: “18 horas, 8 minutos, Pinto da Costa sai do hotel, não fala com 

os jornalistas e é abordado por um jovem que o tenta agredir”, sendo que “a 

pronta intervenção da Polícia de Segurança Pública impediu que a agressão se 

consumasse. Este indivíduo fazia parte de um pequeno grupo de jovens que, junto 

ao hotel onde estagiava o Futebol Clube do Porto, gritava palavras contra a 



 

3 
 

equipa azul e branca”. De seguida, são transmitidas as imagens do directo 

descrito supra.   

12. Considera o Queixoso que o relato feito pelo repórter da TVI 24 foi 

sensacionalista e pecou por falta de rigor e objectividade jornalísticos, sendo 

facilmente perceptível, através da observação das imagens, que “nunca ocorreu 

qualquer agressão, nem sequer, tão pouco, tentativa de agressão. Poderia, isso 

sim, admitir-se uma abordagem não urbana, indesejada e indesejável, e nada 

mais.” 

13. Questiona ainda o Queixoso por que razão a notícia, desde o directo até à 

cobertura dos incidentes feita nos posteriores serviços informativos, “foi 

passando, por qualquer passe de mágica, de agressão para tentativa de agressão, 

de vários elementos para um […]”. 

14. Considerando ainda que a referida abordagem se correlaciona com “o futuro 

envolvimento das claques e do jogo”, pelo que “só por má fé, inconsciência ou 

por mera lerdice, se poderá aceitar a versão dos (pretensos) acontecimentos que, 

como se reitera, foi falsa, sensacionalista e ignorante, de quem a dá e de quem a 

veicula, ao arrepio dos princípios que obviamente devem nortear a informação e 

ao arrepio dos deveres deontológicos daqueles que devem informar”. 

 

IV. Oposição da Denunciada 

 

15. Notificada, nos termos do disposto no artigo 56.º, n.º 2, dos Estatutos da ERC, 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, para se pronunciar, a Direcção de 

Informação da Denunciada não apresentou oposição e não se pronunciou sobre a 

presente queixa. 

16. A Denunciada não disponibilizou igualmente as imagens do referido directo, 

apesar de tal ter sido solicitado pela ERC, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 

43.º da Lei da Televisão, por meio de ofício datado de 8 de Janeiro e recebido pela 

Denunciada a 12 de Janeiro de 2010. 



 

4 
 

17. Refira-se que o incumprimento pela Denunciada da obrigação para si decorrente 

do citado artigo 43.º, n.º 2, da Lei da Televisão, configura a prática da contra-

ordenação p.p. pelo artigo 76.º, n.º 1, al. a), do mesmo diploma. 

 

V. Normas Aplicáveis 

 

18. Constitui um dos objectivos da regulação a prosseguir pela ERC “assegurar que a 

informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza editorial se pauta 

por critérios de exigência e rigor jornalísticos” (cfr. artigo 7.º, al. d), dos 

Estatutos). Nesse sentido, compete ao Conselho Regulador “fazer respeitar os 

princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, designadamente em matéria de 

rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e garantias pessoais” (cfr. 

artigo 24.º, n.º 3, al. a), dos EstERC). 

19. No que respeita à Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de 

Junho, importa considerar, em particular, o disposto no artigo 9.º, n.º 1, al. b), que 

estabelece como fins da actividade de televisão, “consoante a natureza, a temática 

e a área de cobertura dos serviços televisivos disponibilizados”, a promoção do 

“exercício do direito de informar e de ser informado, com rigor e independência, 

sem impedimentos nem discriminações”, e no artigo 34.º, n.º 2, al. b), que prevê a 

obrigação de “todos os operadores de televisão que explorem serviços de 

programas televisivos generalistas, de cobertura nacional” de “[a]ssegurar a 

difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção”. 

20. Aplica-se, de igual modo, o disposto no Estatuto do Jornalista (aprovado pela Lei 

n.º 1/99, de 13 de Janeiro, na redacção dada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de 

Novembro), sendo de destacar os “deveres fundamentais dos jornalistas” referidos 

no artigo 14.º deste diploma, entre os quais se encontram os deveres de 

“[i]nformar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião” (cfr. artigo 14.º, n.º 1, al. a), do Estatuto do 

Jornalista).  

 



 

5 
 

VI. Análise e Fundamentação 

 

21. A queixa em análise tem por objecto a alegada falta de rigor informativo e o 

recurso ao sensacionalismo na cobertura jornalística dos eventos ocorridos no dia 

20 de Dezembro de 2009 à saída da equipa do Futebol Clube do Porto, e em 

particular do seu Presidente, do hotel no qual se encontrava a realizar o estágio de 

preparação para um encontro contra o Sport Lisboa e Benfica, no Estádio da Luz. 

22. A título de ponto prévio, cumpre esclarecer que não compete à ERC pronunciar-se 

sobre a conformidade da actividade dos jornalistas com as normas éticas ou 

deontológicas da profissão, salvo em situações em que o comportamento dos 

jornalistas resulte, nos termos legais, num comportamento imputável ao órgão de 

comunicação social (cfr. artigo 6.º EstERC, a contrario). 

23. Conforme tem sido afirmado pelo Conselho Regulador da ERC em diversas 

ocasiões, tal competência pertence, em exclusivo, a outras instâncias, 

nomeadamente à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e ao Conselho 

Deontológico, independentemente do recurso aos tribunais. 

24. Deste modo, a presente deliberação não versará sobre a conformidade da 

intervenção do repórter da TVI 24 com as normas éticas e deontológicas da 

profissão, mas antes sobre a conformidade da cobertura mediática dos 

acontecimentos feita pela Denunciada com as obrigações de rigor e objectividade 

que para esta decorrem do quadro normativo delimitado no Ponto V. 

25. Como supra referido, o jornalista destacado para as imediações do hotel foi o 

primeiro a relatar os factos mediáticos, em directo para um dos serviços 

informativos da TVI 24, por volta das 18 horas e 10 minutos. 

26. A narração dos acontecimentos pelo referido jornalista afigura-se, em face das 

imagens analisadas, pouco rigorosa. Com efeito, ao contrário do que foi por ele 

relatado, não resulta das imagens que tenha sido perpetrada uma agressão física ao 

Presidente do Futebol do Porto. Não fica igualmente demonstrado que a intenção 

do indivíduo que ofendeu verbalmente Pinto Costa, ou a de qualquer dos 

indivíduos que o acompanhavam, fosse a de o agredir fisicamente. 



 

6 
 

27. O empolamento dos factos feito pelo jornalista no seu discurso poderá justificar-

se pela circunstância de o relato ter sido feito em directo, sendo admissível que o 

repórter não tenha tido imediata noção da dimensão real do ocorrido. Tal verifica-

se, nomeadamente, quando refere que “são adeptos do Benfica que agrediram 

Pinto da Costa”, ou quando afirma que “Pinto da Costa, Presidente do Futebol 

Clube do Porto, foi agredido”. 

28. A notícia acabou, no entanto, por ser replicada noutros serviços informativos do 

canal, tendo merecido, inclusivamente, destaque na respectiva abertura, conforme 

sucedeu, a título de exemplo, no telejornal das 21 horas. 

29. Verifica-se que o teor das peças noticiosas emitidas nos serviços informativos 

subsequentes é ligeiramente diferente do relato feito em directo, sendo 

designadamente mencionado que ocorreu uma tentativa de agressão e não, como 

salientado no directo, uma agressão efectiva ao Presidente do Futebol Clube do 

Porto. 

30. O evento mediático foi igualmente noticiado noutros serviços de programas, 

destacando-se o directo realizado pela SIC Notícias às 18 horas e 12 minutos do 

mesmo dia 20 de Dezembro de 2009, no qual o repórter confessa que não viu 

“qualquer tentativa de agressão, houve apenas bocas desse jovem em relação ao 

Presidente do Futebol Clube do Porto, a uma curta distância, mas, de repente, os 

polícias que estavam aqui, quer os spotters que acompanham de perto as claques, 

quer os agentes da PSP, perceberam que podia gerar-se ali um problema grave e 

afastaram esses adeptos”. Mais à frente, o repórter repete que não se apercebeu 

”de qualquer agressão ao Presidente do Futebol Clube do Porto, apenas uma 

agressão verbal, como é óbvio, houve palavras feias dirigidas por esse grupo de 

jovens em direcção a Pinto da Costa, mas a pronta intervenção dos agentes da 

Polícia de Segurança Pública que estão aqui em frente ao hotel portista evitou 

que a tensão se transformasse em maiores problemas”. 

31. A diferença de registos na cobertura mediática feita dos mesmos eventos pelos 

dois serviços de programas temáticos informativos é, portanto, bastante 

significativa, tornando mais evidente o desfasamento entre a cobertura mediática 

da TVI 24 e a realidade dos factos.  



 

7 
 

32. Com efeito, não obstante ser duvidosa, e mesmo indeterminável, a real motivação 

e os propósitos do grupo de indivíduos em questão, a descrição dos 

acontecimentos feita pela Denunciada, quer no directo do repórter, quer na peça 

transmitida nos subsequentes serviços informativos da TVI 24, afigura-se, atento o 

acima exposto, sensacionalista e pouco rigorosa, o que poderá, eventualmente, ter 

sido estimulado pelo ambiente emotivo que geralmente rodeia os encontros entre 

o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. 

33. Deste modo, entende o Conselho Regulador que a cobertura informativa dos 

acontecimentos relatados pela Denunciada não observou cabalmente os princípios 

do rigor e da objectividade que devem pautar a actividade jornalística, conforme 

previsto, nomeadamente, no artigo 34.º, n.º 2, al. b), da Lei da Televisão, e no 

artigo 14.º, n.º 1, al. a), do Estatuto do Jornalista. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo o Conselho Regulador da ERC apreciado uma queixa apresentada por António 

Correia de Azevedo contra a TVI 24, por alegados sensacionalismo e falta de rigor 

informativo na cobertura noticiosa dos factos ocorridos no dia 20 de Dezembro de 2009, 

por volta das 18 horas, junto à porta do hotel no qual se encontrava a estagiar a equipa 

de futebol profissional do Futebol Clube do Porto, momentos antes da deslocação para 

um jogo contra o Sport Lisboa e Benfica; 

Verificando que, no presente caso, a cobertura jornalística feita dos incidentes ocorridos 

à saída do Presidente do Futebol Clube do Porto do referido hotel afigura-se, 

genericamente, sensacionalista e pouco rigorosa; 

Entendendo o Conselho Regulador que, pelas razões supra expostas, a cobertura 

informativa dos eventos pela Denunciada não observou os princípios do rigor e da 

objectividade que devem pautar a actividade jornalística, conforme previsto, 

nomeadamente, no artigo 34.º, n.º 2, al. b), da Lei da Televisão, e no artigo 14.º, n.º 1, 

al. a), do Estatuto do Jornalista; 



 

8 
 

Considerando, por último, que o não envio pela Denunciada das imagens relevantes 

para a análise da queixa, conforme prontamente requerido pela ERC, configura a prática 

da contra-ordenação p.p. nos artigos 43.º e 76.º, n.º 1, al. a), da Lei da Televisão; 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das suas atribuições e competências legais, 

delibera: 

 

(1) Instar a TVI 24 a promover a integral observância das normas ético-

legais em matéria de rigor informativo; 

(2) Instaurar procedimento contra-ordenacional contra a TVI 24, ao abrigo 

do disposto nos artigos 43.º e 76.º, n.º 1, al. a), da Lei da Televisão. 

 

Lisboa, 16 de Junho de 2010 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


