
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/342 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa da Lusiaves contra a RTP por violação do direito à imagem e ao 
bom nome na reportagem emitida no «Jornal da Tarde», de dia 26 de 

fevereiro de 2019 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
18 de dezembro de 2019



   

1 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/342 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa da Lusiaves contra a RTP por violação do direito à imagem e ao bom nome na 

reportagem emitida no «Jornal da Tarde», de dia 26 de fevereiro de 2019 

 

I. Processo 

 

1. Deu entrada na ERC, em 1 de março de 2019, uma queixa, ao abrigo do artigo 55.º e seguintes 

dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, da Lusiaves – 

Indústria e Comércio Agro-Alimentar, S.A., contra a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., pela 

alegada divulgação de notícias atentatórias da imagem e do bom nome da Queixosa.  

 

2. Notificada a Diretora de Informação do serviço de programas RTP1, apresentou esta a sua 

oposição, por missiva de 10 de abril de 2019.  

 

3. Nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, realizou-se a audiência de conciliação, a qual, 

apesar de ter sido determinada a sua suspensão para potencial acordo entre as partes, veio a 

revelar-se infrutífera.  

 

II. Argumentação do Queixoso 

 

4. Refere a Queixosa que, no dia 26 de fevereiro, no «Jornal da Tarde» do serviço de programas 

RTP1 foi emitida uma reportagem sobre a insolvência da empresa Avilafões – Aviários de 

Lafões, Lda.  

 

5. Todavia, a reportagem para além de «inúmeros erros», «apresentava como título “Insolvência 

da Lusiaves”, imputando a uma empresa conceituada no mercada uma falsa consideração de 

situação financeira débil ou em falência».  

 



   

2 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

6. Acrescenta que «o facto de o Presidente da Campoaves (um dos sócios da empresa Avilafões) 

ser Presidente da empresa Lusiaves nunca poderá justificar a confusão feita (...)». 

 

7. Tendo informado o serviço de programas da existência dos erros, a Queixosa solicitou a sua 

correção, porém o serviço de programas «voltou a emitir uma reportagem sobre o assunto, 

desta vez com o título “Acusação contra Lusiaves”, mais uma vez procurando envolver o nome 

da empresa Lusiaves numa situação que em nada lhe diz respeito».  

 

8. Mais acrescentou que as notícias se encontravam disponíveis em, pelo menos, três links para o 

site da RTP, «com sério prejuízo da empresa Lusiaves». 

 

9. Sublinhou que «[a] repetição desta mensagem errónea e abusiva, associando o nome da 

Lusiaves a um processo que em nada lhe diz respeito, constitui mais um acto lesivo da 

imagem, crédito e bom-nome [da] empresa (...)».  

 

III. Argumentação da Denunciada 

 

10. Notificada a Diretora de Informação, veio esta reconhecer o «erro no título da reportagem que 

foi emitida no Jornal da Tarde (...), lamentando profundamente todo o inconveniente que tal 

circunstância causou».  

 

11. Mais informou que, não obstante ter recebido a comunicação da Queixosa, «por lapso de 

operacionalidade interna, que mais uma vez se lamenta, infelizmente não se conseguiu, em 

tempo útil, evitar que novamente fosse emitida a peça».  

 

12. Referiu ainda que «as peças em causa já não estão disponíveis no site de notícias da RTP, 

acrescendo que o Jornal da Tarde e o Portugal em Direto, desse dia, que continham as peças, já 

não estão igualmente disponíveis on demand através da plataforma RTP Play».  

 

 

 

 



   

3 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

IV. Análise e Fundamentação 

 

13. O artigo 7.º, alínea d), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

estabelece, no âmbito dos objetivos da regulação, a competência de assegurar «que a 

informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza editorial se pauta por critérios 

de exigência e rigor jornalísticos, efetivando a responsabilidade editorial perante o público em 

geral dos que se encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e 

regras legais aplicáveis».  

 

14. A alínea d) do artigo 8.º dos referidos Estatutos estabelece como atribuição da ERC a de garantir 

«o respeito pelos direitos, liberdades e garantias».  

 

15. O artigo 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC incumbe o Conselho Regular, «no exercício 

de funções de regulação e supervisão», de fazer «respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais».  

 

16. A Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido no seu artigo 27.º, n.º 1, impõe que «[a] 

programação dos serviços de programas televisivos (...) deve respeitar (...) os direitos, 

liberdades e garantias fundamentais». 

 

17. No artigo 34.º, n.º 2, alínea b), do mesmo diploma estabelece-se que faz parte das obrigações 

gerais de todos os operadores de televisão que explorem serviços de programas televisivos 

generalistas, de cobertura nacional, assegurar a «difusão de uma informação que respeite o 

pluralismo, o rigor e a isenção».  

 

18. Os artigos 50.º e seguintes da Lei da Televisão estatuem os princípios e obrigações 

especificamente aplicáveis à Concessionário do Serviço Público, em complemento do previsto 

no Contrato de Concessão de Serviço Público de Rádio e Televisão, assinado a 6 de março de 

2015. 

 



   

4 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

19. A reportagem é introduzida no alinhamento do Jornal da Tarde, pela pivot, com o título 

«Insolvência da Lusiaves», centrando o seu teor sobre uma alegada insolvência danosa da 

empresa Avilafões, perpetrada por um ou mais dos seus administradores, os quais terão 

alegadamente levado a cabo uma estratégia para diminuir a capacidade produtiva da empresa 

e retira-lhe todos os ativos, impedindo os credores de verem pagos os seus créditos.  

 

20. No programa «Portugal em Direto», a pivot apresenta a reportagem com o título «Acusação a 

Lusiaves», referindo que «o Ministério Público acusa o Administrador da Lusiaves (...). Em 

causa está a insolvência deliberada da Avilafões», seguindo-se a reportagem com teor similar à 

exibida no «Jornal da Tarde».  

 

21. De acordo com as informações contidas na reportagem, nada se refere quanto à envolvência da 

empresa Lusiaves na questão retratada, senão por via indireta, na medida em que um dos seus 

administradores, da empresa mas também do grupo que esta integra, ter sido constituído 

como Arguido no processo.  

 

22. Sustenta a Queixosa que a identificação errada da empresa, dado nem sequer estar envolvida 

no processo, pôs em causa o seu direito à imagem e bom nome.  

 

23. Efetivamente e como a própria Denunciada reconhece, houve uma incorreção na identificação 

da empresa, quer a que está insolvente (no «Jornal da Tarde»), quer da que está acusada (no 

«Portugal em Direto»), que não era a Lusiaves, ora Queixosa, incorreção essa que se repetiu 

em, pelo menos, dois serviços informativos do operador, «Jornal da Tarde» e «Portugal em 

Direto», e esteve disponível em três links para o site do serviço de programas RTP.  

 

24. A obrigação de rigor informativo imposta pelo artigo 34.º, n.º 2, alínea b) da Lei da Televisão e 

dos Serviços Audiovisuais a Pedido1 (doravante, LTSAP), é, no caso da Concessionária de 

serviço público de televisão, ora Denunciada, reforçada pelos princípios e obrigações 

específicas pelos quais o operador se deve pautar, designadamente do previsto nos artigos 

50.º, n.º 2, e 51.º, n.º 2, alínea c), da LTSAP, respaldada também no Contrato de Concessão do 

Serviço Público de Rádio e Televisão, nas suas Cláusulas 4.ª, n.os 1 e 2, alínea g), 5.ª, alínea e), 

                                                      
1 Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, alterada pelas Leis n.º 8/2011, de 11 de abril, n.º 40/2014, de 9 de julho, e n.º 
78/2015, de 29 de julho 



   

5 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

6.ª, n.º 2, alínea c), impondo ainda a Cláusula 9.ª, n.º 5, que os serviços noticiosos da 

Concessionária se pautem por «critérios jornalísticos exigentes».  

 

25. São, portanto, muito reforçadas as exigências de rigor informativo que impendem sobre a 

Concessionária do serviço público de televisão, as quais não se circunscrevem aos conteúdos 

emitidos, mas também aos títulos que os acompanham, que constituem o chamariz para o 

conteúdo que se lhes segue. Exigências essas que, no caso, não foram asseguradas, uma vez 

que não se verifica qualquer alusão nas duas reportagens que permita corroborar os títulos 

apresentados.   

 

26. Não se ignora que, no caso, a própria Diretora de Informação reconheceu e lamentou o lapso, 

imputando a uma falha operacional a ulterior repetição após a comunicação da Queixosa, e 

acrescentando que os conteúdos disponibilizados no site já haviam sido removidos.  

 

27. Foi confirmada a remoção dos conteúdos2, os quais já não se encontram disponíveis em 

nenhum dos três links identificados pela Queixosa, porém não se pode ignorar que os títulos 

apresentados são suscetíveis de causar um impacto muito significativo e negativo na vida de 

uma empresa, pondo em causa o seu bom nome e reputação. 

 

28. É de concluir, por conseguinte, que o incumprimento do dever de rigor e cuidado por parte da 

Concessionária do serviço público de televisão, sobre a qual, conforme supra explanado, 

impendem especiais e reforçadas obrigações nesta matéria, é suscetível de conduzir à violação 

de direitos da entidade visada, desrespeitando assim o disposto no artigo 27.º, n.º 1, da LTSAP. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa da Lusiaves – Indústria e Comércio Agro-Alimentar, S.A., contra a RTP – 

Rádio e Televisão de Portugal, S.A., pela alegada divulgação de notícias atentatórias da imagem e do 

bom nome da Queixosa, no dia 26 de fevereiro, no «Jornal da Tarde» e no «Portugal em Direto», do 

serviço de programas RTP1, relativamente à reportagem sobre a insolvência da empresa Avilafões – 

Aviários de Lafões, Lda., ao abrigo das atribuições e competências constantes dos artigos 7.º, alínea 

                                                      
2 Consulta efetuada a 10 de dezembro de 2019 



   

6 

500.10.01/2019/88 
EDOC/2019/2659 

d), 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro, e atendendo aos deveres dos operadores televisivos consagrados nos artigos 27.º, n.º 

1, 34.º, n.º 2, alínea b), e, no caso da Concessionário do serviço público, nos artigos 50.º, n.º 2, e 51.º, 

n.º 2, alínea c), da Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, e com a última 

redação dada pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho, bem como o previsto nas Cláusulas 4.ª, n.os 1 e 2, 

alínea g), 5.ª, alínea e), 6.ª, n.º 2, alínea c), e 9.ª, n.º 5, do Contrato de Concessão do Serviço Público de 

Rádio e Televisão, de 6 de março de 2015, o Conselho Regulador delibera:  

1. Considerar que se verificou um incumprimento do dever de rigor informativo, do qual 

resultou a violação do direito à identidade; 

2. Instar o operador RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A. a respeitar escrupulosamente os 

deveres de rigor informativo a que está obrigado, acautelando o rigor na correspondência 

entre os factos noticiados e os títulos que os anunciam. 

 

Lisboa, 18 de dezembro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


