
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/PLU-TV/2007 
 

 
 
 

Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP, relativa 
ao tratamento noticioso da conferência de imprensa do Conselho 
Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” do dia 6 de Janeiro 

de 2007 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

24 de Abril de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/PLU-TV/2007 

 

Assunto: Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP, relativa ao 

tratamento noticioso da conferência de imprensa do Conselho Nacional do 

Partido Ecologista “Os Verdes” do dia 6 de Janeiro de 2007 

 

 

1. Factos 

 

1.1. Em 10 de Janeiro de 2007, deu entrada na ERC uma queixa subscrita pelo 

Partido Ecologista “Os Verdes” (doravante PEV) contra a RTP, por alegado tratamento 

discriminatório e falta de pluralismo quanto à cobertura noticiosa da conferência de 

imprensa do Conselho Nacional do PEV do dia 6 de Janeiro de 2007. 

Relata o queixoso que o Conselho Nacional do PEV reuniu no dia 6 de Janeiro de 

2007, conforme divulgado previamente à comunicação social, no sentido de analisar a 

situação política nacional, nomeadamente quanto ao referendo sobre a Interrupção 

Voluntária da Gravidez a realizar em Fevereiro de 2007. As conclusões daquela reunião 

foram divulgadas em conferência de imprensa após o encerramento dos trabalhos do 

Conselho Nacional daquele Partido. 

Verifica, contudo, que no Telejornal e no Jornal 2 não existiram quaisquer 

referências ao evento, afigurando-se tal facto criticável, em seu entender, na medida em 

que quando “órgãos similares de outros Partidos Políticos, com representação 

parlamentar, reúnem, lhes é dada a devida cobertura”. 

Nessa medida, considera o queixoso que a Direcção de Informação da RTP não 

transmitiu informação pluralista e isenta, tendo discriminado o PEV e “sonegando à 

opinião pública o conhecimento das opiniões e propostas de ‘Os Verdes’ sobre diversas 

questões consideradas de relevo para o País”. 

Assim, exige que seja corrigida a discriminação praticada. 



 

2 

 

1.2. Notificada a denunciada, RTP – Radiotelevisão Portuguesa, Serviço Público de 

Televisão, S.A. (doravante RTP), a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra 

descrita, respondeu em 2 de Fevereiro de 2007. 

Informa que a reunião do PEV foi acompanhada por uma equipa de reportagem da 

RTP, que realizou duas reportagens transmitidas nos serviços noticiosos da RTP-N. 

Considerando as especiais obrigações de serviço público que recaem sobre a RTP, 

reconhece que a não transmissão das reportagens nos serviços de programas RTP 1 e 2: 

foi um erro, tendo transmitido instruções aos coordenadores dos principais jornais para 

que a situação não torne a ocorrer. 

 

2. Análise 

 

2.1. O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente queixa ao 

abrigo dos arts. 6.º, al. c), 7.º, als. a) e d), 8.º, als. e) e j), 24.º, n.º 3, als. a) e t) e 55.º dos 

Estatutos da ERC, publicados em Anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro 

(doravante EstERC). 

 

2.2. A queixa do PEV foi tempestivamente apresentada. 

Notificada a denunciada a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra descrita, ao 

abrigo do disposto no n.º 1 do art. 56.º dos Estatutos da ERC apresentou a sua defesa 

dentro do prazo previsto no art. 56.º, n.º 2 daquele articulado. 

 

2.3. Está em causa o cumprimento do pluralismo em matéria política, isto é, a 

“possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião” (art. 38.º, n.º 

4, Constituição da República Portuguesa (doravante, CRP), e 23.º, n.º 1, da Lei da 

Televisão (Lei n.º 33/2003, de 22 de Agosto, doravante, LT). 

A garantia do pluralismo é, note-se, reforçada quando se refere aos meios de 

comunicação do sector público, como é a RTP (art. 38.º, n.º 6, CRP, arts. 10.º, 46.º e 



 

3 

47.º, n.ºs 1 e 2, LT, cláusulas 5.ª e 6.ª do Contrato de Concessão de Serviço Público de 

Televisão). 

Assim, cabe ao operador de serviço público de televisão fornecer uma informação 

política diversificada, acessível a todos os públicos e aberta aos diferentes protagonistas 

políticos. 

Contudo, esta exigência não significa, como afirmado na Deliberação 18-Q/2006, 

“uma obrigatoriedade de divulgação exaustiva de todas as posições partidárias, ou de 

transmissão sempre, e em todas as circunstâncias, do posicionamento de todos os 

partidos com assento parlamentar”, ou “que a RTP deva assegurar em todo e qualquer 

caso, segundo um principio de igualdade aritmético ou contabilístico, a representação de 

todos os grupos com assento parlamentar”. 

Tendo em conta o entendimento do Conselho Regulador quanto à avaliação do 

cumprimento das obrigações de pluralismo (cf., em especial, Deliberação 3-Q/2006, de 

12 de Junho), que deve ser feita num período de tempo razoável que “permita identificar 

com suficiente clareza e objectividade a prática e critérios seguidos pelo operador 

televisivo em causa”, ter-se-ia que sustentar, por regra, a insuficiência de dados que 

permitissem uma pronúncia consistente do Conselho Regulador. 

Porém, conforme clarificado na Deliberação 18-Q/2006, em certas circunstâncias 

será pertinente a ponderação do “histórico” de queixas apresentadas por um 

determinado Partido, aqui se incluindo, depois de apreciação, não só o que vem sendo 

construído pela ERC, como também o que resulta da actuação do Regulador que a 

antecedeu. 

O Conselho Nacional do PEV representa o momento em que aquele partido político, 

com assento parlamentar, expõe a sua análise da situação política, apresentando as suas 

propostas e exteriorizando as suas posições nas questões objecto de debate político 

actual. Goza, por isso, de interesse informativo, aliado, aliás, à iminente realização do 

referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. 

Sendo certo que o período de campanha para o referendo se iniciou a 30 de Janeiro 

de 2007 e terminou em 9 de Fevereiro de 2007, à data da conferência de imprensa não 

se aplicam as exigências adicionais de igualdade de tratamento dos partidos e grupos de 



 

4 

cidadãos eleitores intervenientes, previstas na Lei Orgânica do Referendo (Lei n.º 15-

A/98, de 3 de Abril, doravante LOR). Vale, por isso, a liberdade editorial do operador. 

Acresce que a RTP não ignorou, em termos noticiosos, a Conferência Nacional do 

PEV, tendo emitido na RTP-N duas reportagens sobre o assunto, centradas nas 

conclusões e nas posições do Partido sobre o referendo. O PEV beneficiou, assim, 

quanto a este ponto, da divulgação antecipada das suas posições. 

No entanto, o Conselho Regulador não pode deixar de assinalar que a ausência de 

cobertura noticiosa das posições políticas deste Partido num dos canais generalistas e de 

acesso livre do serviço público – RTP1 e RTP2 –, analisada em articulação com o 

“histórico” acima referido, evidencia um comportamento-padrão da RTP, como foi 

também mencionado na supracitada Deliberação 18-Q/2006. 

O Conselho Regulador considera, pois, que a RTP ficou aquém das obrigações que 

lhe incumbem nos termos dos arts. 10.º, n.º 1, als. a), b) e c), 23.º, n.º 1, 30.º, n.º 2, al. 

d), 46.º, 47.º, n.ºs 1 e 2, als. a), b) e c), LT.  

 

3. Deliberação 

 

Na sequência da apreciação da queixa apresentada pelo PEV contra a RTP, por 

tratamento discriminatório e falta de pluralismo quanto à cobertura noticiosa da 

conferência de imprensa do Conselho Nacional do PEV do dia 6 de Janeiro de 2007,  

 

Considerando que, ao não difundir as reportagens relativas à cobertura do Conselho 

Nacional do PEV nos serviços de programas RTP-1 e 2:, a RTP ficou aquém das 

obrigações que lhe incumbem em matéria de pluralismo político à luz do disposto no 

texto constitucional (art. 38.º, n.ºs 4 e 6, CRP), na Lei da Televisão (arts. 10.º n.º1, als. 

a), b), e c), 23.º, 30.º, n.º 2, al. d), 46.º e 47.º), no Contrato de Concessão e no Estatuto 

do Jornalista (art.º 14.º, al. a)); 

Considerando que se justifica, todavia, não obstante o histórico já referido, uma 

diminuição sensível no juízo de censura formulado, devido, por um lado, ao facto de a 



 

5 

transmissão das reportagens ter ocorrido na RTP-N e, por outro, à assunção do erro por 

parte da RTP. 

 

O Conselho Regulador chama a atenção de RTP para a obrigação de garantir um 

tratamento equilibrado das intervenções das diversas forças partidárias, em 

conformidade com os objectivos estipulados no Contrato de Concessão do Serviço 

Público e em cumprimento do dever de pluralismo a que está vinculada nos termos da 

Constituição e da Lei. 

 

Lisboa, 24 de Abril de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


