
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
6/2015 (SOND-I-PC) 

 
 
 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a ST & SF – Sociedade de 
Publicações, Lda. 

 
Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

…conómico por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo 
de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» 

 
 

Lisboa 
7 de janeiro de 2015



ERC/04/2013/365   

1 

CONSELHO REGULADOR DA ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 

Processo contraordenacional n.º ERC/04/2013/365 

 

Em processo de contraordenação instaurado por decisão do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, adotada em 13 de fevereiro de 2013, ao abrigo das 

competências cometidas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, 

ERC), designadamente as previstas nos artigos 24.º n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, conjugada com o artigo 

34.º, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, é notificada a ST & SF – Sociedade de 

Publicações, Lda., com sede em Rua Victor Cordon, 19-1.º, 1200-482 Lisboa, da 

 

Deliberação 6/2015 (SOND-I-PC) 

 

 

Conforme consta no processo, a ST & SF- Sociedade de Publicações, Lda., com sede na Rua 

Victor Cordon, 19-1.º, 1200-482, Lisboa, vem acusada da prática de contraordenação nos 

termos seguintes: 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 23 de abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro 

da Saúde contra o jornal Diário Económico por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 

de junho (doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os 

portugueses e a saúde». 

2. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo jornal Diário Económico, no dia 17 de abril de 2012, na sua edição 

impressa (sob o título «Um terço dos portugueses “chumba” desempenho de Paulo 

Macedo») e na sua edição online (sob o título «Um terço dos portugueses considera 

“mau” o desempenho de Paulo Macedo na saúde»). Segue-se a transcrição da divulgação 

da edição impressa: 



ERC/04/2013/365   

2 

«A avaliação que os portugueses fazem dos primeiros seis meses de mandato de Paulo 

Macedo à frente da pasta da saúde é negativa. De acordo com os dados do barómetro «os 

portugueses e a saúde», hoje apresentados, um terço dos portugueses classifica de 

«mau ou muito mau» o desempenho de Paulo Macedo e 43,5% considera «muito má» a 

gestão que o ministro faz do erário público. Só um quinto dos portugueses diz conhecer o 

nome do actual ministro da saúde».  

E também a transcrição da notícia divulgada online: 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre “Os 

Portugueses e a Saúde” classifica o ministro Paulo Macedo de «mau ou muito mau» e 

quase metade considera a sua gestão “muito má”. 

Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 

consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 

telefonicamente a 618 pessoas. 

De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 

portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o “mau ou muito 

mau”. 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada de forma 

ainda mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 

“muito má”. 

Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 

dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 

“má ou muito má”. 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 

ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 

público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 

cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 

em Portugal. 

O estudo apurou que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos do que os do 

público. 

Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 

apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 



ERC/04/2013/365   

3 

desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 

medicamentos e na promoção de acções de rastreio. 

Quase metade dos inquiridos considera que a marca do medicamento tem uma 

importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 

principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 

farmacêuticos».  

4. Considerando que se tratava de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no 

artigo 1º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7º da Lei das 

Sondagens, por omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do 

citado artigo. 

5. O jornal Diário Económico foi oficiado pela ERC, no dia 21 de maio de 2012, para o exercício 

do contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à arguida, entidade proprietária do Diário Económico, no 

dia 5 de dezembro de 2012, que corria termos neste Regulador o presente processo. 

7. Em missiva recebida pela ERC no dia 12 de junho de 2012, o jornal Diário Económico 

começou por alegar ser seu firme entendimento «[...] não ter falseado, deturpado ou, de 

alguma forma, desvirtuado o sentido e limites da sondagem de opinião realizada pela 

respetiva autora». 

8. Contudo, caso não seja esse o entendimento, considerou o jornal não poder deixar de 

salientar «[...] que não foi, de todo, essa a intenção da Denunciada, o que sempre deverá 

relevar para as finalidades da presente instrução». 

9. Alegou também que «[...] a relevância que a Sondagem em causa teve na publicação do 

Jornal Diário Económico foi muito diminuta». 

10. Considerou o Diário Económico que «[...] esta breve nota sobre a existência e resultado 

da sondagem deverá ser entendida como publicada ao abrigo do dispositivo do n.º 4 do 

art. 7.º da Lei de Sondagens e não ao abrigo do disposto no n.º 2 do mesmo normativo 

legal». 

11.  Continuou dizendo que « [...] a publicação em causa, e por manifesto lapso, [...] não 

procede à indicação de todos os elementos impostos no dispositivo legal acima citado, 

mormente, a indicação do local onde ocorreu a primeira publicação». 

12. «Contudo, crê que a sua omissão, no caso sub iudice não determina o falseamento ou 

deturpação assinalados no n.º 1 do art. 7.º da Lei das Sondagens». 



ERC/04/2013/365   

4 

13. Concluiu dizendo ser « [...] firme entendimento que, a existir uma lesão do bem jurídico 

protegido com a estipulação legal, essa mesma lesão é francamente diminuída, pelo que, 

caso se entenda que a Denunciada deverá ser punida no caso sub iudice, tal punição não 

deverá ser superior a uma admoestação, ao abrigo do disposto no art. 51.º do Decreto-Lei 

n.º 433/82, de 27 de outubro, sob pena de violação dos princípios da necessidade de 

prevenção geral e especial e, bem assim, da culpa». 

14. Já a arguida, referiu que a notícia publicada pelo Diário Económico é uma reprodução da 

notícia veiculada pela Lusa, sendo que a peça noticiosa divulgada é objetiva, verdadeira e 

que não merece censura. 

15. Alegou também que na divulgação em causa não estamos perante uma sondagem, não 

sendo como tal aplicável o regime da Lei das Sondagens. 

16. No caso vertente, verificou-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1.º). Também não existiram dúvidas de que foi divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

17. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

18. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, 

as sondagens que tenham sido objecto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou 

difusão, bem como da indicação do responsável». 

19. Como o Conselho Regulador teve já oportunidade de se pronunciar, na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 

consideram-se “textos de carácter exclusivamente jornalístico”, orais ou escritas, nas 

quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto é, peças jornalísticas 

em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o seu enfoque central». 



ERC/04/2013/365   

5 

20. Assim, para que o n.º 4 do artigo 7.º seja aplicável é necessário que na peça jornalística 

visada a divulgação do resultado da sondagem não constitua o seu enfoque central e que 

previamente tenha existido a divulgação do resultado da sondagem num órgão de 

comunicação social. 

21. Ora, analisadas as peças jornalísticas em causa, verificou-se que o enfoque central das 

mesmas foi a divulgação dos resultados de uma sondagem pelo que, ao contrário do que 

sustenta o Denunciado, o caso em análise não é enquadrável no n.º 4 do artigo 7.º da LS. 

22. Assim, resultou inequívoco que o presente caso se enquadra no n.º 2 do artigo 7.º da LS, 

pelo que a divulgação da sondagem por parte do Diário Económico deveria ter sido 

acompanhada das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

23. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

24. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do jornal Diário Económico, edição 

online, verificou-se que não foram incluídas na notícia as seguintes informações 

obrigatórias previstas no n.º 2 do artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), 

identificação do universo alvo da sondagem (alínea d); repartição geográfica dos 

inquiridos (alínea e), indicação da taxa de resposta e de eventuais enviesamentos que os 

não respondentes possam introduzir (alínea f); indicação da percentagem de inquiridos 

cuja resposta “ns/nr” (alínea g); data em que ocorreram os trabalhos de recolha de 

informação (alínea i); método de amostragem utilizado (alínea j); indicação da margem 

de erro estatístico (alínea n). 

25. Quanto à edição impressa, não foram incluídas na notícia as seguintes informações 

obrigatórias previstas no n.º 2 do artigo 7.º da LS: indicação do cliente (alínea b); 

indicação do universo alvo da sondagem (alínea d); indicação do número de inquiridos e 

repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); indicação da taxa de resposta e de 

eventuais enviesamentos que os não respondentes possam introduzir (alínea f); 

indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi “ns/nr” (alínea g); data em que 

ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); método de amostragem 

utilizado (alínea j); indicação do método utilizado para a recolha de informação (alínea l); 

indicação da margem de erro máximo estatístico (alínea n).  



ERC/04/2013/365   

6 

26. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

jornal Diário Económico reproduziu conteúdos constantes no press release assinado pela 

Guess What PR. O jornal procurou, assim, ser rigoroso na elaboração da sua peça 

noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada. 

27. Tendo em conta o exposto, considera o Conselho Regulador que a divulgação do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde», por parte do Diário Económico viola o disposto 

no n.º 2 do artigo 7.º da LS, designadamente das sua alíneas b), d), e), f), g), i), j), l) e n). 

28. Dos factos apurados não resultaram indícios de que o comportamento da arguida tenha 

sido doloso, sendo o comportamento típico punível a título de negligência, revelada pela 

não observância do Diário Económico do dever legal de divulgar a sondagem de opinião 

acompanhada das informações de carácter obrigatório impostas pela Lei das Sondagens. 

29. Concluiu-se que, com a sua conduta, a arguida praticou, a título de negligência, a 

contraordenação prevista e punida na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das 

Sondagens estando consequentemente sujeita à aplicação de uma coima a determinar 

nos termos do disposto do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

30. Notificada dos termos da acusação que ficaram expostos supra e no exercício do direito 

que lhe assiste, a arguida veio apresentar defesa junto da ERC. De acordo com os 

elementos constantes da defesa escrita, recebida a 17 de outubro de 2014, a arguida 

aduziu os seguintes argumentos: 

31. «Notificada para o exercício do contraditório no processo identificado em epígrafe, bem 

como do ofício emitido por V. Exas. de 29 de novembro de 2012, a Arguida apresentou 

elementos que ora se reiteram e se dão por reproduzidos com todas as consequências 

legais e que devem ser relevados, aquando da decisão final e que obstam à aplicação de 

coima no presente processo». 

32. Mais disse que «a arguida apenas reproduziu uma notícia da agência Lusa sobre o estudo 

elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, e com expressa referência que 

era uma notícia da Lusa». 

33. «Dando conta que, nos termos noticiados pela Agência Lusa, que a empresa Spirituc 

Investigação Aplicada tinha elaborado um “barómetro” e que naquele estudo os inquiridos 

tinham manifestado aquelas opiniões». 



ERC/04/2013/365   

7 

34. Defende também que «a notícia divulgada é objectiva, verdadeira e não merece qualquer 

censura». 

35. «Não falseia, não deturpa nem desvirtua os resultados, sentido e limites dos estudos 

realizados». 

36. Alega também que «a arguida agiu sem consciência da ilicitude do facto que praticou». 

37. «Limitando-se a noticiar a reproduzir as informações noticiadas pela Agência Lusa 

“respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada”». 

38. Sustenta, assim, que «a Arguida agiu sem culpa e o erro cometido não lhe pode ser 

censurável». 

39. Pelo que considera deverem «ser arquivados os autos por ausência de culpa, com os 

fundamentos e nos termos dos supra citados normativos legais». 

40. Não obstante, alega a arguida que a coima, a ser aplicada, deverá ser especialmente 

atenuada nos termos do n.º 2 do artigo 9.º do RGCO. 

41. «Sendo aplicada coima pelo montante mínimo reduzido para metade, nos termos do 

artigo 18.º, n.º 3, do RGCO». 

42. Continua dizendo que, tendo em conta a gravidade diminuta da infração e, não tendo a 

publicação dos dados obtidos falseado ou deturpado o seu resultado, sentido e limites, 

«entende-se que as finalidades de repressão do ilícito em causa serão acauteladas sem o 

recurso a aplicação de qualquer coima, devendo ser aplicada admoestação nos termos do 

artigo 51.º do RGCO». 

43. Refere ainda que, «caso não se entenda que a admoestação servirá adequadamente a 

finalidade da punição (...) deverá ser relevado o erro nos termos do n.º 2 do artigo 9.º e em 

consequência ser aplicada coima especialmente atenuada pelo montante mínimo 

reduzido para metade, nos termos do artigo 18.º, n.º 3, ambos do RGCO». 

44. Relativamente à defesa apresentada pela arguida, uma vez que alguns dos argumentos 

que refere se reconduzem aos argumentos apresentados em sede de contraditório da 

queixa que deu origem ao presente processo, não tendo sido apresentados factos novos 

que permitam contraditar o que foi dado por provado, sobre esta matéria reitera-se a 

argumentação aduzida na acusação, exposta nos pontos 16 a 27 da presente decisão. 

45. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

jornal Diário de Económico reproduziu conteúdos constantes na notícia divulgada pela 



ERC/04/2013/365   

8 

agência Lusa. Comparando a peça noticiosa do jornal Diário Económico com o conteúdo 

da notícia veiculada pela Lusa, conclui-se que assiste razão à arguida quando alega ter 

procurado ser rigorosa na elaboração da sua peça noticiosa respeitando e confiando nas 

informações e na interpretação técnica que lhe foi facultada. 

46. Contudo, não obstante o argumento de que a notícia publicada online é uma reprodução 

da notícia da LUSA, considera-se que a decisão do jornal de replicar os dados constantes 

nessa notícia correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor do Diário 

Económico. A partir do momento em que esta decisão é tomada há uma apropriação por 

parte do periódico do conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, a arguida deveria 

ter dado cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no 

artigo 7.º, n.º 2, da LS. 

47. Assim, o Conselho Regulador considera provado que a divulgação do estudo «BOP Health 

– Os portugueses e a saúde», por parte do Diário Económico viola o disposto no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, designadamente das suas alíneas b), d), e), f), g), i), j), l) e n). 

48. Em relação à pena a ser aplicada, sustenta a arguida que agiu sem consciência da 

ilicitude do facto que praticou. Defende, por isso, que os presentes autos devem ser 

arquivados ou «ser aplicada sanção correspondente à admoestação, em face da 

gravidade diminuta da infracção, conduta da Arguida, por assegurar a finalidade da 

punição». Sustenta ainda que, caso assim não se entenda, deve «ser relevado o erro nos 

termos do artigo 9.º, n.º 2, e em consequência ser aplicada coima no montante mínimo 

reduzido para metade». 

49. Por se admitir que a presente decisão poderá ter um efeito dissuasor e pedagógico, 

entende o Conselho Regulador que, neste momento, em relação às contraordenações 

identificadas, é adequado e suficiente para prevenir a prática de futuros ilícitos 

contraordenacionais da mesma natureza a aplicação de uma sanção de admoestação. 

50. Pelo exposto, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências fixadas pelo 

artigo 15.º, n.º1, da Lei das Sondagens e no artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos seus 

Estatutos, decide admoestar a arguida, nos termos do artigo 51.º do Decreto-Lei n.º 

433/82, de 27 de outubro, sendo formalmente advertida da obrigatoriedade de cumprir 

a Lei das Sondagens, em especial, o n.º 2 do artigo 7.º. 

 

 



ERC/04/2013/365   

9 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46.º e 47.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

 

Lisboa, 7 de janeiro de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


