
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2025/62 (CONTJOR)  

 

 

Queixa da CNA - Confederação Nacional da Agricultura contra o 
Jornal de Notícias, o Correio da Manhã e a RTP1 sobre notícias 

relativas ao protesto de agricultores promovido pela CNA 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
19 de fevereiro de 2025



   

1 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2025/62 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa da CNA - Confederação Nacional da Agricultura contra o Jornal de Notícias, o 

Correio da Manhã e a RTP1 sobre notícias relativas ao protesto de agricultores 

promovido pela CNA 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no 

dia 16 de fevereiro de 2024, uma queixa apresentada pela Confederação Nacional da 

Agricultura (doravante, CNA) contra o Jornal de Notícias relativa à notícia «Agricultores 

mantêm pressão e voltam a atrapalhar trânsito», contra o Correio da Manhã relativa 

à notícia «Agricultores em protesto», ambas publicadas no dia 8 de fevereiro, e contra 

a RTP1 relativa à notícia «Protesto de Agricultores», transmitida no Telejornal de 7 de 

fevereiro. 

2. De acordo com a Queixosa, verifica-se, por um lado, a omissão da informação de que 

o protesto foi uma iniciativa organizada pela CNA, com o apoio das suas organizações 

filiadas em Trás-os-Montes, ou sem mesmo fazer qualquer referência à CNA. Por outro 

lado, sustenta a Queixosa, é dado muito maior destaque à Confederação dos 

Agricultores de Portugal (doravante, CAP), o que revela que são usados dois pesos e 

duas medidas na identificação do “quem?”.  

3. Assim, entende que a cobertura informativa em questão desconsidera a CNA «que, 

com a organização deste protesto – dos mais participados das últimas semanas – deu 

voz às preocupações e reclamações dos agricultores que estiveram na manifestação 

em Vila Real e dos milhares de agricultores e agricultoras que representa, bem como 

em nada favorece a clareza da informação a que os telespectadores têm direito, para 

a sua participação democrática esclarecida». 



   

2 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

4. Concretamente, em relação ao Jornal de Notícias, é referido pela Queixosa que não 

existe qualquer referência à CNA, ausência que, «aliada à disposição gráfica (com 

ambas informações debaixo do título “Agricultores mantêm pressão e voltam a 

atrapalhar o trânsito”), pode induzir à percepção de que o protesto foi promovido pela 

CAP». 

5. No que toca à notícia publicada no Correio da Manhã, que também não faz qualquer 

referência à CNA no texto, o Queixoso contesta «a fotografia que ilustra a notícia, [que 

omite a CNA] apesar das muitas bandeiras e faixas com o símbolo da CNA que 

coloriram a marcha lenta, a pé (à frente) e nos tractores (que se seguiam aos 

agricultores a pé)», bem como a inserção de uma «citação de um dirigente de outra 

Confederação, a CAP (devidamente citada), sobre a situação da Agricultura». 

6. Relativamente à cobertura feita pela RTP11, a CNA veio «manifestar o seu veemente 

protesto relativamente à forma deturpada e inaceitável como foi noticiada» a 

manifestação, considerando que, «no noticiário emitido em prime time, a RTP1 faz 

uma apresentação e montagem da peça que deturpa a verdade dos factos, desvaloriza 

o papel da CNA, das suas filiadas e das centenas de agricultores que participaram na 

manifestação, bem como manipula o telespectador na percepção da informação», 

listando os pontos em que tal acontece:  

 «A peça é introduzida pela pivot, durante 15 segundos, com metade do 

ecrã a ser preenchido por uma imagem promocional de outra 

Confederação, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, que 

mais parece um painel publicitário»;  

 «Durante parte desse tempo, as palavras da pivot são acompanhadas por 

um rodapé onde se lê “Protesto de Agricultores – Profissionais queixam-se 

da falta de apoios”, o que, associado à imagem, veicula a ideia errada desse 

protesto ter sido promovido pela CAP»;  

 «Durante toda a peça nunca é referido que a manifestação – a mais 

participada das manifestações a que temos assistido nas últimas semanas 

                                                      
1 https://www.rtp.pt/play/p12646/e746585/telejornal), às 20h22m. 

https://www.rtp.pt/play/p12646/e746585/telejornal


   

3 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

– foi organizada pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura, com o 

apoio das suas organizações Filiadas em Trás-os-Montes (BALADI, APT, 

SBTMAD, AGRITAD)»;  

 «No decorrer da peça, as declarações do Dirigente da CNA, Pedro Santos, 

aparecem durante 7 segundos, sendo de imediato seguidas pelo off do 

jornalista a anunciar que “a Confederação dos Agricultores de Portugal 

não se junta aos protestos dos últimos dias, mas diz que está solidária com 

as iniciativas”, seguindo-se as declarações em vivo do Presidente da CAP 

durante sensivelmente 11 segundos, ou seja, bem mais tempo do que a 

organização promotora da iniciativa»; 

 «Nestas circunstâncias, a RTP dá mais “tempo de antena” às declarações 

de quem optou – e assim o afirma – por não participar nas manifestações 

do que a quem promoveu e está a participar na manifestação, no caso a 

CNA». 

7. Por último, a Queixosa acrescenta que, «[a]lém da gravidade da situação em si, foram 

vários os telefonemas de descontentamento e perplexidade recebidos pela CNA a 

alertar para a notícia, feitos por pessoas que participaram na manifestação, que se 

veem representadas na CNA (que deu voz às suas preocupações e reclamações) e que 

se sentem, assim, desrespeitadas». 

 

II. Posição da Denunciada 

8. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC2, procedeu-se 

à notificação dos diretores das Denunciadas. 

9. O Jornal de Notícias admite que na notícia publicada na edição impressa poderia ter-

se referido que a organização era da CNA, mas que tal omissão não constitui uma 

violação do dever de rigor e objetividade. Efetivamente, «o objecto central da notícia 

era a iniciativa ela mesma. E essa foi narrada. É descrito em que consistiu a marcha 

                                                      
2 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

4 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

lenta, o local, bem como o “caderno reivindicativo”», sendo que «a preocupação 

predominante do jornalista [foi] a de dar destaque às preocupações principais dos 

agricultores. E em voz própria», «publicando as suas declarações e citando os 

mesmos». 

10. Informou ainda que, na peça publicada na edição online3, a CNA é referida por diversas 

vezes, ficando claro que:  

  «A marcha lenta foi convocada pela Confederação Nacional da Agricultura 

(CNA)»;  

 «A CNA reuniu com a ministra da Agricultura e, no final, emitiu um 

comunicado»; 

 «Que tal comunicado refere que as “manobras de diversão do Governo são 

inaceitáveis e só reforçam a necessidade de lutar por outras e melhores 

políticas agrorrurais”». 

 «E que a CNA ainda produziu outras declarações sobre o Imposto sobre 

Produtos Petrolíferos do gasóleo agrícola, e compensação dos cortes nas 

candidaturas aos ecorregimes “Agricultura Biológica” e “Produção 

Integrada”». 

11. Entende que «[o] facto de ter-se publicado na edição online a autoria da iniciativa 

(CNA), bem como o teor do que a Participante exprimiu publicamente, referindo o seu 

nome 3 vezes, mostra bem que não foi intenção do JN privar os leitores de informação, 

ou desconsiderar a CNA».  

12. Conclui, sustentando que «[o] dever do rigor jornalístico não implica que o jornalista 

não possa trabalhar a forma como opta por veicular a notícia, apropriando-se do seu 

conteúdo na medida do razoável e devolvendo-a aos leitores como um produto 

trabalhado, verdadeiro, factual, apelativo, que suscite interesse e ao mesmo tempo 

possa ser um elemento distintivo desse meio de comunicação face aos demais 

existentes». «Defender que o dever de rigor jornalístico só será cumprido se for 

                                                      
3 https://www.jn.pt/591834231/marcha-lenta-em-vila-real-pela-sobrevivencia-da-agricultura-familiar/ 
publicada no dia anterior à versão impressão (07/02/2024).  

https://www.jn.pt/591834231/marcha-lenta-em-vila-real-pela-sobrevivencia-da-agricultura-familiar/


   

5 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

castrador ao ponto de impor ao jornalista que devolva a informação tal como outros 

a pretendem, será o equivalente a pedir-lhe que abdique da sua capacidade de análise 

crítica, da sua obrigação de filtrar informação e até de lhe dar um cunho pessoal, sob 

pena de, a pretexto de querer preservar-se o dever de rigor jornalístico, acabar por 

violar-se o princípio constitucional da liberdade de expressão e criação e, ainda, o 

princípio profissional de tornar a informação inteligível». 

13. Por sua vez o Correio da Manhã nota que se trata de uma notícia publicada na secção 

“Sociedade” na parte dedicada às notícias de última hora “A FECHAR”, sendo que 

«esta parte do Correio da Manhã é precisamente caracterizada por ser composta de 

notícias curtas, sintéticas e sucintas, porém sempre rigorosas», tendo sido publicadas 

outras três notícias no mesmo formato.  

14. Acrescenta que «a identificação do “quem” se encontra plenamente satisfeita, isto é, 

a notícia identifica claramente que respeita aos Agricultores que tinham percorrido as 

ruas de Vila Real no dia anterior, em protesto», além de, «apesar de sintética, 

explana[r] e clarifica[r] o “quando”, “onde” e “como”, isto é, sobre a data, o local e 

forma como decorreu o protesto e ainda os motivos que estiveram na origem dos 

protestos e as reivindicações dos Agricultores».  

15. Conclui que «[t]odos os factos publicadas na notícia em apreço foram divulgados com 

rigor, verdade, objectividade, independência e probidade», «no âmbito da liberdade 

editorial da publicação periódica» e «no estrito cumprimento das normas legais e 

deontológicas», incluindo, «com respeito pelo valor do pluralismo, sem quaisquer 

interesses particulares associados e apenas com o propósito de informar sobre uma 

ocorrência de notório interesse público».  

16. Apesar de devidamente notificada para o efeito4, nos termos e para os efeitos do 

disposto no artigo 56.º dos Estatutos da ERC, a RTP1 não apresentou oposição.  

  

                                                      
4 Ofício SAI-ERC/2024/1739, de 18 de março, rececionado a 19 de março de 2024.  



   

6 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

III. Audiência de conciliação 

17. A audiência de conciliação foi agendada para 24 de abril de 2024 com o Jornal de 

Notícias e o Correio da Manhã, não tendo tido lugar por indisponibilidade da Queixosa. 

18. Não foi a agendada audiência de conciliação relativamente à RTP1, uma vez que, nos 

termos do n.º 2 do artigo 58.º dos Estatutos citados, «[a] falta de apresentação de 

oposição implica a confissão dos factos alegados pelo queixoso, com consequente 

proferimento de decisão sumária pelo conselho regulador, sem prévia realização de 

audiência de conciliação». 

 

IV. Análise e fundamentação 

19. A ERC é competente para apreciar a matéria em causa na presente queixa, na medida 

definida nos seus Estatutos, atendendo em particular às alíneas d) e f) do artigo 7.º; às 

alíneas a), d) e j) do artigo 8.º e à alínea a), do n.º 3 do artigo 24.º.  

20. Os factos alegados serão observados à luz do disposto no artigo 3.º da Lei de 

Imprensa5 quanto às publicações periódicas.  

21. É indiscutível o valor informativo da circunstância de o protesto ter sido organizado 

pela CNA.  

22. Nem o Jornal de Notícias nem o Correio da Manhã veiculam expressamente a 

informação de que o protesto foi organizado pela CAP, pelo que a questão se situa em 

perceber se a omissão da referência à CNA é suscetível de, em si mesma, constituir 

violação do dever de rigor.  

23. Podendo argumentar-se que a informação noticiada estaria mais completa se fosse 

feita referência expressa à organização do protesto pela CNA, ambas as publicações 

argumentaram que o enfoque das notícias em causa não era o organizador, mas as 

revindicações dos agricultores, encontrando-se tal opção coberta pelo exercício da 

liberdade editorial.  

                                                      
5 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, na sua versão atual. 



   

7 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

24. Efetivamente, ao jornalista não está vedado um enquadramento e interpretação dos 

factos. «Caso o jornalista não tivesse a possibilidade de interpretar, analisar, relacionar 

e contextualizar informação oriunda de fontes documentais ou de outra natureza, o 

jornalismo transformar-se-ia num reprodutor de fontes, com prejuízo, isso sim, da 

liberdade de imprensa» (cfr. Deliberação ERC 16/RG-I/2007, de 12 de setembro).  

25. Tudo ponderado, entende-se que as peças jornalísticas objeto de queixa publicadas 

no Jornal de Notícias e no Correio da Manhã, genericamente consideradas, não violam 

os limites à liberdade de imprensa tal como previstos no artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

26. No que toca à RTP1, os factos alegados podem, eventualmente, colocar em causa as 

obrigações gerais dos operadores, nomeadamente, de assegurar a difusão de uma 

informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção, tal como previsto na alínea 

b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido6. 

27. Visionada a peça, verifica-se que efetivamente a reportagem inicia com a imagem da 

pivô e uma imagem da CAP, que preenche a metade direita do ecrã. A peça segue com 

imagens das manifestações, são entrevistadas duas profissionais do setor, um 

representante da Associação de Agricultores de Vila Real (Jorge Maio), o Diretor da 

CNA (Pedro Santos) e o Presidente da CAP (Álvaro Mendonça Moura).  

28. A informação sobre a organização não é expressamente indicada ao longo da peça, 

sendo, no entanto, deduzível da mesma. De facto, são transmitidas imagens do 

protesto onde se exibem bandeiras e faixas da CNA, as declarações do Diretor da CNA 

esclarecem os motivos de realização dos protestos, sendo que durante estas 

declarações é visível uma faixa com o logótipo da CNA onde se pode ler «Por uma PAC 

que respeite a nossa Soberania Alimentar! Melhores Preços à Produção e Ajudas 

melhor atribuídas».  

29. Não obstante, é razoável admitir que a seleção da imagem inicial pode conduzir o 

espectador à associação da organização do protesto à CAP, sendo, nessa medida, uma 

escolha pouco cuidada por parte do operador. 

                                                      
6 Aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho na sua versão atualmente em vigor.  



   

8 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

30. Refere a Queixosa que não é expressamente referido que a CNA teve o apoio das suas 

organizações filiadas em Trás-Os-Montes (BALADI, APT, SBTMAD e AGRITAD). Verifica-

se que essa informação não é transmitida, embora seja entrevistado um 

representante de uma organização regional (Associação de Agricultores de Vila Real). 

31. A este propósito, cumpre reiterar que a seleção dos aspetos relevantes para a peça 

cabe ao jornalista e que a inclusão, ou não, dessa informação se encontra na esfera de 

liberdade de informação, não sendo exigível a identificação de todos os elementos da 

organização. Mesmo no caso em que o operador dispusesse de um comunicado de 

imprensa fornecido pela organização, do qual constasse toda essa informação, não 

seria exigível que a mesma fosse reproduzida na íntegra.  

32. De modo idêntico, a opção de transmitir declarações do Presidente da CAP, tanto mais 

que é esclarecido que esta organização não participou dos protestos embora esteja 

solidária com as iniciativas, encontra-se justificada pela temática abordada, sendo 

enquadrável na esfera de liberdade de escolha das fontes de informação para a 

construção da notícia. 

33. Tal como se encontra protegida pela liberdade editorial a opção de conceder mais 

tempo às declarações do Presidente da CAP do que ao Diretor da CNA, não sendo 

razoável sustentar que os 4 segundos adicionais atribuídos à CAP revelem falta de 

isenção na construção da peça.  

34. Tudo ponderado, entende-se que a peça jornalística transmitida pela RTP1, 

genericamente considerada, não coloca em causa a obrigações geral dos operadores 

de assegurar a difusão de uma informação que respeite o rigor e a isenção, tal como 

previsto na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido. Nota-se, porém, que a introdução da peça pela pivot, durante 

15 segundos, surge com metade do ecrã a ser preenchido por uma imagem de cariz 

promocional à CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, que não é 

organizadora do protesto. Considera-se que essa opção editorial não é rigorosa 

relativamente à realidade que se pretende ali noticiar, nem adequada pelo pendor 

promocional que apresenta. 



   

9 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

 

V. Deliberação 

Apreciada uma queixa apresentada pela Confederação Nacional da Agricultura contra o 

Jornal de Notícias relativa à notícia «Agricultores mantêm pressão e voltam a atrapalhar 

trânsito», contra o Correio da Manhã relativa à notícia «Agricultores em protesto», ambas 

publicadas no dia 8 de fevereiro, e contra a RTP1 relativa à notícia «Protesto de 

Agricultores», transmitida no Telejornal de 7 de fevereiro, o Conselho Regulador da ERC, 

no exercício das atribuições e competências de regulação previstas nas alíneas d) e f) do 

artigo 7.º, nas alíneas a), d) e j) do artigo 8.º, e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

1. Verificar que as peças jornalísticas objeto de queixa publicadas no Jornal de Notícias 

e no Correio da Manhã, genericamente consideradas, não violam os limites à 

liberdade de imprensa tal como previstos no artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

2. Verificar que a peça jornalística transmitida pela RTP1, genericamente considerada, 

não coloca em causa a obrigação geral dos operadores de assegurar a difusão de 

uma informação que respeite o rigor e a isenção, tal como previsto na alínea b) do 

n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, notando-

se, porém, que na introdução da peça no noticiário o operador deveria ter 

selecionado uma imagem que identificasse de modo mais rigoroso a realidade que 

pretendia noticiar, evitando a utilização de uma imagem de cariz promocional de 

uma associação que, na situação em concreto, não constava como uma das 

organizadoras do protesto em causa. 

Lisboa, 19 de fevereiro de 2025 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 



   

10 

 

500.10.01/2024/110 
EDOC/2024/1399 

 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Carla Martins 
 
 
 

Rita Rola 
 


	Deliberação ERC/2025/62 (CONTJOR)

