
 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

11/CONT-I/2012 

 

 

Queixa da Câmara Municipal do Porto e do seu Presidente 
contra o Correio da Manhã 

 

 

 

Lisboa 

16 de maio de 2012



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 11/CONT-I/2012 

 

Assunto: Queixa da Câmara Municipal do Porto e do seu Presidente contra o Correio da 

Manhã 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 27 de dezembro de 2011, uma queixa subscrita pela 

Câmara Municipal do Porto (adiante, CMP) e pelo seu Presidente contra o Correio 

da Manhã, visando peças publicadas nas edições de 17 e 21 de dezembro de 2011. 

A peça principal do conjunto publicado no primeiro dia indicado apresentava o 

título “Rio abre caminho a filho de Lima”. 

2. Refere-se na queixa que a peça publicada no dia 17 de dezembro é objetivamente 

falsa e denunciadora “de uma intencionalidade jornalística intolerável, porquanto 

pretendem conduzir o leitor para uma associação de ideias em que o Presidente da 

Câmara do Porto aparece facilitador de negócios escuros em torno do processo do 

Aleixo.” Alegam os queixosos que “foi de tal ordem este despautério jornalístico” 

que entenderam “nem sequer dever exercer formalmente um direito de resposta”, 

optando antes por enviar ao jornal, através do Gabinete de Comunicação, “um 

esclarecimento que, no mínimo, estimulasse os responsáveis por aquele diário a 

assumir, por conta e risco próprio, um ‘mea culpa’, repondo toda a verdade e 

pedindo, inclusive, desculpa aos leitores e aos visados.” 

3. Defendem os queixosos que “o fundo imobiliário que ganhou o concurso 

internacional para o desenvolvimento de todo o processo de demolição e 

transformação do Bairro do Aleixo não tem, nem nunca teve, qualquer relação, 

direta ou indireta, com o filho de Duarte Lima, ou qualquer empresa participada por 

familiares daquele advogado. De facto, o referido fundo imobiliário tem como 



 

2 

 

participantes a Espart (empresa do Grupo BES), a Câmara Municipal do Porto e o 

empresário Vítor Raposo, a título individual. Não faz, pois, qualquer sentido 

associar os processos em que este último empresário está a ser investigado com o 

‘dossier’ do Bairro do Aleixo, porquanto não existe qualquer relação (…) com o 

processo de demolição do bairro e o reaproveitamento futuro dos respetivos 

terrenos.” 

4. Afirmam ainda que não existe “neste momento qualquer projeto imobiliário 

aprovado para o local”, sendo que a única orientação que “existe sobre o futuro 

daqueles terrenos é a definição da sua capacidade construtiva (0,8m2) à luz do atual 

PDM da cidade.” 

5. Face à notícia publicada pelo Correio da Manhã – que “não passa de uma grosseira 

manipulação destinada a conduzir os leitores para conclusões totalmente 

disparatadas e ofensivas” – a CMP enviou o esclarecimento ao jornal, que veio a 

ser publicado no dia 21 de dezembro, “sem cuidar de apresentar uma 

justificação/desculpa para o teor da sua publicação anterior ou sequer identificar o 

autor da mesma.” 

6. Alegam os queixosos que o jornal deu “um relevo reduzido a um esclarecimento 

que narra a verdade dos factos”, ignorou o título que encimava o texto e não 

respeitou “minimamente o princípio da igualdade do tratamento”, pelo que “não 

foram cumpridas as regras da boa prática jornalística.” 

7. Face ao exposto, os queixosos requerem que a ERC condene “as práticas 

jornalísticas” do Correio da Manhã, por serem “inaceitáveis num Estado de Direito 

Democrático”, e que adote “recomendações concretas destinadas a incentivar 

padrões de boas práticas na Imprensa em geral, e no jornal Correio da Manhã em 

especial, com carácter vinculativo para os jornalistas dessa publicação”. Requerem 

ainda “a aplicação das sanções legalmente enquadráveis.” 

 

II. Posição do Correio da Manhã 

 



 

3 

 

8. Notificado a pronunciar-se, o Correio da Manhã começa por defender que na peça 

publicada no dia 17 de dezembro “em momento algum se faz ou sugere que o 

Presidente da CMP tivesse beneficiado alguém ou praticado qualquer ilegalidade.” 

Defende que os jornalistas “contactaram inúmeras fontes, que consideraram 

fidedignas, tendo confrontado toda a informação recolhida, para atestar da sua 

veracidade”, atuando “com zelo e em total cumprimento das suas obrigações 

deontológicas.” 

9. No que respeita à publicação do esclarecimento da CMP, o jornal alega que, “não 

tendo sido invocado ou sequer exercido qualquer direito de resposta”, não estava 

obrigado a publicar o referido texto. Defende que o que os queixosos invocam 

“como ‘ilícitos’ na publicação do referido esclarecimento são as exigências que o 

artigo 26.º da Lei de Imprensa impõe, única e exclusivamente, para a publicação 

dos textos de resposta e retificação”. Os pedidos dos queixosos à ERC não têm, por 

isso, “qualquer sustento legal ou fundamento.” 

 

III. Outras Diligências 

 

10. Realizou-se a 22 de fevereiro uma audiência de conciliação entre os litigantes, nos 

termos do disposto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro. 

11. As partes, representadas pelos seus mandatários, reafirmaram na audiência os 

termos dos documentos dirigidos à ERC por escrito, não alcançando entendimento 

que extinguisse o processo. 

 

IV. Descrição 

 

12. O objeto central da queixa prende-se com várias peças publicadas na edição de 17 

de dezembro de 2012 do Correio da Manhã, nas páginas 22 e 23. 

13. Estas peças são destacadas com chamada de primeira página, sob o título “Implosão 

abre negócio a filho de Duarte Lima”, que remete para as páginas referidas acima, 



 

4 

 

sob a indicação de que “Filho e sócio do advogado preso querem casas de luxo no 

Aleixo.” 

14. Na página 22, surgem várias fotografias da implosão das torres do Aleixo e dos 

respetivos destroços. Sob o título “Rio abre caminho a filho de Lima”, a peça 

principal do conjunto das duas páginas noticia que “o filho de Duarte Lima e Vítor 

Raposo, amigo do ex-deputado do PSD, estão mais perto de conseguir construir os 

condomínios de luxo no Porto com vista para o Douro.” 

15. Em conjunto com o título, o primeiro parágrafo da notícia reforça que “o filho de 

Duarte Lima e Vítor Raposo, amigo do ex-deputado do PSD, estão mais perto de 

conseguir construir condomínios de luxo no Porto, com vista para o Douro”. 

Prossegue, na frase seguinte, com referência à garantia dada pelo autarca Rui Rio 

de que “o fim do problemático bairro de venda de droga não tem retrocesso”. 

16. Os parágrafos seguintes referem-se exclusivamente à forma como decorreu a 

implosão de duas das torres do bairro e às reações exaltadas dos cidadãos presentes, 

que “reagiram com gritos e insultos à polícia que foi forçada a usar gás-pimenta”.  

17. Na página 23, surge um breve texto que inclui uma declaração de Rui Rio, 

intitulada “Câmara quer bairro demolido até 2013”, é referido que “ainda não há 

data para a próxima demolição do bairro, mas é quase certo que as restantes quatro 

torres serão destruídas até 2013, no final do mandato do presidente da câmara 

municipal, Rui Rio. O bairro vai dar origem a condomínios de luxo, mas o autarca 

não fala do assunto. ‘O projeto completamente concluído nem sequer será no meu 

tempo. No meu tempo pode ser, e espero que seja, a demolição integral do bairro e 

o realojamento das pessoas’, disse o autarca. (…).” 

18. Noutras quatro caixas surgem os depoimentos de moradores e numa outra a 

referência a estragos provocados pela implosão nas torres vizinhas. 

19. Na edição de 21 de dezembro, o Correio da Manhã publicou o “esclarecimento” da 

ora queixosa, na página 29, numa caixa que ocupa cerca de ¼ na página e que se 

situa no canto inferior esquerdo. Sob o título “Investidores no Aleixo”, e, fazendo 

referência à edição do dia 17, é transcrito o esclarecimento da Câmara. 

 



 

5 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

20. O presente caso levanta duas questões principais: em primeiro lugar, cabe analisar o 

rigor informativo das peças contestadas pelos queixosos; num segundo momento, 

analisar-se-á a publicação do esclarecimento enviado pelo Gabinete de 

Comunicação da CMP ao Correio da Manhã. 

21. Observadas as peças publicadas, pelo Correio da Manhã, na edição do dia 17 de 

dezembro de 2011 relativas ao Bairro do Aleixo, conclui-se que as mesmas se 

debruçam sobretudo sobre a implosão de duas torres, descrevendo as questões 

técnicas subjacentes à implosão e o desenrolar dos acontecimentos. Surgem ainda 

referências às reações dos cidadãos que assistiam à demolição e a declarações de 

Rui Rio. As fotografias que ilustram as páginas 22 e 23 retratam os momentos da 

implosão, moradores do bairro e o Presidente da CMP. 

22. A peça principal é encimada pelo título “Rio abre caminho a filho de Lima”, 

afirmação que não é desenvolvida ou densificada no corpo da notícia ou nas 

restantes peças publicadas no dia 17 de dezembro.  

23. Relembre-se que o título das notícias deve refletir a ideia central do texto a que se 

reporta. É certo que, para além da sua função informativa, o título possui também 

uma função apelativa e estimuladora da leitura. Porém, a conciliação entre o desejo 

legítimo de atrair leitores e o rigor exigido à informação não deve sacrificar o rigor 

informativo. 

24. No caso em apreço, o Correio da Manhã concebeu um título e uma chamada de 

primeira página que não são sustentados pelo corpo das peças publicadas na edição 

de 17 de dezembro e que permitem a leitura de que o Presidente da CMP pretende 

beneficiar o filho de Duarte Lima. Trata-se de títulos sem qualquer suporte no 

texto, o que colide com o dever de rigor a que o jornal está vinculado. O título e a 

chamada de primeira página são especulativos, e até sensacionalistas, uma vez que 

visarão apenas atrair a atenção dos leitores, lançando uma suspeição que não é 

fundamentada no corpo da notícia. 



 

6 

 

25. Também o lead da notícia incorre em falhas semelhantes, referindo que o filho de 

Duarte Lima está mais perto de construir condomínios de luxo no Porto devido à 

demolição de torres do Bairro do Aleixo, sem no entanto explicitar como se ligam 

os dois factos.  

26. Relembre-se que o rigor informativo é um dos princípios que historicamente 

orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de 

conteúdo ajustado à realidade e com reduzido grau de indeterminação. O rigor está 

estritamente ligado à qualidade e credibilidade da informação, no sentido de quanto 

mais rigorosa for a informação, mais credível e fiável ela será, e é um dever que se 

impõe a jornalistas e órgãos de comunicação social - cfr. artigo 14.º, n.º 1, alínea a), 

do Estatuto do Jornalista, e artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

27. Em suma, o título utilizado pelo Correio da Manhã e a chamada de primeira página 

não têm qualquer apoio nas peças publicadas e são manifestamente indeterminados 

e vagos, permitindo diferentes leituras que, no caso, são lesivas do bom nome do 

Presidente da CMP e que comprometem o rigor informativo. Também o lead é 

pouco rigoroso e especulativo, uma vez que avança com dados que não são 

explicitados ao longo da notícia. 

28. No que respeita à publicação pelo Correio da Manhã do esclarecimento remetido 

pelo Gabinete de Comunicação da CMP, cabe notar que, não tendo a Câmara, ou o 

seu Presidente, exercido, nos termos da lei, o direito de resposta, não podem exigir, 

a posteriori, que o seu esclarecimento seja publicado de acordo com as regras 

previstas no artigo 26.º da Lei de Imprensa. Perante um esclarecimento, o jornal 

beneficia de autonomia editorial para determinar se, e em que moldes, dá 

conhecimento do teor do esclarecimento aos seus leitores. 

 

VI. Deliberação 

 

Tomando em consideração uma queixa apresentada pela Câmara Municipal do Porto e 

pelo seu Presidente contra o Correio da Manhã, por o jornal ter posto em causa a 

idoneidade do autarca, através da publicação, na edição do dia 17 de dezembro de 2011, 



 

7 

 

de peças acerca de um alegado favorecimento do filho de Duarte Lima no processo de 

demolição do Bairro do Aleixo e posterior urbanização dos terrenos; 

 

Tendo verificado que a chamada de primeira página relativa ao assunto, o título e o lead 

da peça principal revelam-se desfasados do conteúdo das peças publicadas naquela 

edição, o que demonstra uma falha de rigor informativo; 

Concluindo que a construção da chamada de primeira página e do título teve como 

principal função exercer um apelo aos leitores, lançando suspeições que não são 

fundamentadas nas peças que compõem as duas páginas dedicadas ao assunto: 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1. Condenar o Correio da Manhã por incumprimento do dever de rigor informativo, 

previsto no artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista, e no artigo 3.º da 

Lei de Imprensa, ao utilizar uma chamada de primeira página, um título e um lead 

que não têm qualquer apoio nas peças publicadas, que são manifestamente vagos e 

especulativos, permitindo diferentes leituras que, no caso, são lesivas do bom nome 

do Presidente da CMP; 

2. Instar o Correio da Manhã a zelar pelo rigor informativo e a rejeitar o 

sensacionalismo. 

 

É devido o pagamento de encargos administrativos, nos termos do disposto na alínea a) 

do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas da ERC, aprovado pelo Decreto-lei n.º 

70/2009, de 31 de março, e na verba 28 do Anexo V do mesmo diploma legal, no valor 

de 4,5 Unidades de Conta. 

 

Lisboa, 16 de maio de 2012 
 



 

8 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


