
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/188 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Sines contra a 
RTP, por alegada falta de rigor informativo da reportagem intitulada 
”Para Onde Foi o Dinheiro?”, transmitida no programa “Sexta às 9” de 

14 de julho de 2017, pela RTP1 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
30 de agosto de 2018



   

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/188 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Sines contra a RTP, por alegada falta de 

rigor informativo da reportagem intitulada ”Para Onde Foi o Dinheiro?”, transmitida no programa 

“Sexta às 9” de 14 de julho de 2017, pela RTP1 

 

I. Queixa 

1. Em 14 de agosto de 2017, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(ERC) uma queixa da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Sines (doravante, 

AHBVS) relativa ao programa “Sexta às 9”, de 14 de julho de 2017, transmitido no serviço de 

programas da RTP1, propriedade da RTP – Televisão Independente, S.A. 

2. A queixa reporta-se à transmissão de uma reportagem intitulada ”Para Onde Foi o 

Dinheiro?”, acerca do financiamento e aplicação das receitas das associações de 

bombeiros, que se centrou no alegado conflito entre a Presidência da Direção e o Comando 

da corporação Queixosa, naquele programa/serviço de programas e dia. A reportagem está 

disponível no sítio eletrónico da RTP – Televisão Independente, S.A., em 

https://www.rtp.pt/play/p3138/e298475/sexta-as-9. 

3. Os fundamentos da queixa são, em síntese, os seguintes. 

4. A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Sines contesta o procedimento da 

repórter do programa “Sexta às 9”, mediante a qual acedeu a dar uma entrevista, sendo o 

tema da reportagem respeitante ao «modelo de financiamento das Associações de 

Bombeiros, quais as suas dificuldades, a gestão de equipamentos e recursos humanos 

disponíveis» sustentando que a aceitação do pedido tinha por condição ser aquele o tema a 

tratar, e que teria «como únicos intervenientes o Presidente da Direção e o Comandante do 

Corpo de Bombeiros». 

5. Alega o Queixoso que «após emissão dos excertos relativos à reportagem» (concluindo-se 

que o mesmo se refere a uma versão curta da reportagem, transmitida no programa da 

semana anterior àquela em que foi exibida a que motiva a queixa, a que se refere a RTP na 

sua resposta) «a Direção, desde logo depreendeu que o objetivo da entrevista, não era o 

anunciado pela jornalista, bem como teriam entrevistado para além do Senhor Comandante 



   

2 

 

e Direção, outros intervenientes com interesses muito particulares», especificando adiante 

tratar-se de «bombeiros, ex-bombeiros e associados [...]», alegando que o objetivo seria 

«lançar e/ou acrescentar “polémica” [...] servindo assim unicamente os interesses 

sensacionalistas do jornalismo omitindo a verdade [...]». 

6. Acrescenta a Direção que se mobilizou para contactar o programa e «acrescentar factos e 

evidências que permitiriam alterar a imagem da associação perante o universo de 

telespectadores [...] porque os excertos emitidos apareciam totalmente 

descontextualizados, deturpando em absoluto o real conteúdo da entrevista dada [...]». 

7. Indica que a reportagem foi exibida «sem possibilidade da AHBVS exercer na íntegra o seu 

direito de re[s]posta relativa a todas as acusações formuladas contra a Direção [...]». 

8. Sobre a transmissão das frases em rodapé, simultânea à emissão da reportagem: 

«”’SOCORRO COMPROMETIDO’” — “DIREÇÃO E COMANDO DE BOMBEIROS EM SINES ESTÃO EM 

GUERRA ABERTA’”» é citada porque, segundo o Queixoso, «colocam em causa a imagem da 

Direção e Comando», acusando a RTP de sensacionalismo, e de falta de rigor informativo. 

9. Informa o Queixoso que a preparação da entrevista foi feita para responder a perguntas 

sobre «gestão e equilíbrio financeiro», mas que «no decurso da entrevista a mesma foi 

conduzida pela Jornalista, colocando questões que pretendiam corroborar as ideias prévias 

[...] e que, por desconhecimento do seu prepósito [sic] não foram respondidas de forma 

clara e objetiva, levando em absoluto a omissões e imprecisões [...]». 

10. O Queixoso alega a impossibilidade de «cabal direito de resposta» às acusações das várias 

fontes de informação escolhidas pela jornalista da RTP1. Em concreto, dois antigos 

bombeiros, críticos da Direção da corporação, que terão estado ausentes no período 

recente, por motivos que, argumenta, a jornalista deveria ter questionado; e «o Senhor 

Comandante e a Senhora Isilda Silva» relativizando a denúncia destes da «falta de 

elementos para prestar socorro» e a promessa de aumentar 35 novos efetivos dos 

Bombeiros Voluntários de Sines, dada como incumprida na reportagem. Neste último caso, o 

Queixoso afirma que «tais factos foram questionados à Direção, no entanto sem referir em 

concreto a origem da pergunta», e que foi citado «o excerto da entrevista gravada, que 

responde de forma vaga à questão [...]», e o cruzamento de argumentos, pelas palavras da 

repórter: «a Direção afirma, que sempre que necessário e possível envia funcionários dos 

transportes, para socorrer as populações. O Comandante diz que isso acontece muito 



   

3 

 

raramente». Sustenta ainda que a jornalista deveria ter questionado «se a alegada 

promessa era verdadeira» e se o Queixoso teria condições financeiras para a suportar. 

11. A falta de rigor que identifica em toda a reportagem é por si destacada nas frases: «[...] a 

população de Sines, conta com uma corporação de Bombeiros literalmente dividida [...]», e 

na alegada «falta de socorro no País por parte das corporações de bombeiros». Sobre Sines, 

é dado como certo que há dois funcionários na unidade de socorro, mas a reportagem 

«omite [...] que existem ainda de serviço os Bombeiros Voluntários, cuja responsabilidade é 

do Senhor Comandante». 

12. Acrescenta o Queixoso que a reportagem deveria ter o cuidado de indicar as competências 

das entidades responsáveis pelo envio das equipas de socorro a emergências, que alega 

estarem legalmente determinadas, e não a citar as críticas de um «ex-bombeiro» sobre o 

facto de não serem os Voluntários de Sines a transportarem um doente para o hospital. 

13. A colocação de processos judiciais a bombeiros é enquadrada na reportagem por uma 

pergunta «onde questiona sob [sic] o valor gasto com os serviços jurídicos prestado [sic] 

pelo Advogado [...]». Segundo o Queixoso é exibido no oráculo: «GUERRAS EM TRIBUNAL – A 

DIREÇÃO PÔS PROCESSOS-CRIME A TODOS OS BOMBEIROS QUE DENUNCIARAM PROBLEMAS NO 

FACEBOOK». O Queixoso alega que «a denuncia [sic] incidiu bombeiros e outras pessoas, 

não por denuncia [sic] de problemas, mas sim por comentários ofensivos ao bom nome da 

Associação e respetivos órgãos da Direção, designadamente o Senhor Presidente.» 

14. Sobre esta questão, o Queixoso indica que, após ter visto excertos do programa exibidos, e 

por sua solicitação, foi possível, «através da vós [sic] da jornalista acrescentar que existem 

19 processo [sic] em tribunal, de índole disciplinar e criminal contra o Comandante do Corpo 

de Bombeiros.» Precisa à ERC que foram movidos processos disciplinares e «nenhum» 

criminal. 

15. A alegada falta de cedência do cartão bancário destinado ao pagamento de combustível 

para a viagem dos Bombeiros de Sines combaterem os incêndios de Pedrogão e de Góis, 

acusação acompanhada na reportagem pelo oráculo «DIREÇÃO RECUSA PAGAR – 

BOMBEIROS DE SINES PAGAM GASÓLEO PARA INCÊNDIO DE GOIS DO PRÓPRIO BOLSO», é 

contraposta pelo Queixoso a que «foi transmitido à Jornalista que o referido cartão nunca foi 

solicitado para esse fim», também através de documentos. 

16. A contenção de despesas que o Queixoso indica ser uma conclusão parcial da reportagem 

para prosseguir com as acusações à Direção dos Bombeiros Voluntários, desemboca no 



   

4 

 

questionamento pela «aquisição de três novas ambulâncias de transporte de doentes não 

urgentes e um desfibrilhador, melhor do que [sic] INEM, mas que não pode ser usado pelos 

bombeiros, apenas por médicos, no total foram investidos 200.000,00 na sede [...]». Sobre 

esta articulação, o Queixoso adverte que a RTP1 deveria ter procurado informar-se sobre a 

origem do financiamento e as possibilidades de utilização do equipamento por bombeiros e 

entidades hospitalares que o solicitem, e os fins para que poderão servir. 

17. Em resposta à alegada denúncia na reportagem sobre «”do outro lado o investimento [ser] 

escasso, a única viatura de combate a incêndios industriais está avariada com [a] 

justificação que a reparação é muito cara e o veículo muito velho, [h]á um barco que está 

inoperacional [h]á mais de um ano e que poderia ter ajudado nas buscas pela criança que 

morreu afogada em maio passado na praia de São Torpes” [...]», o Queixoso defende que os 

Bombeiros Voluntários de Sines têm uma viatura nova «para resposta a incêndios urbanos» 

e que «o salvamento marítimo [é] da competência exclusiva da Polícia Marítima [...]», mas 

que têm meios e mediante solicitação desta poderão intervir. Para o ilustrar cita o oráculo 

«SOCORRO COMPROMETIDO – Direção dos Bombeiros de Sines investiu 200 mil euros, mas 

não reparou barco de buscas e salvamento». 

18. As alegadas faltas de rigor informativo resultam, no entender do Queixoso, numa imagem 

negativa para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines «colocando em 

causa o seu bom nome e alarmando todos os Sineenses que assistiram e visualizaram a 

reportagem». 

19. Por último, contesta a afirmação no fim da reportagem: «o Comandante do Corpo de 

Bombeiros de Sines e Bombeiros encontram-se impedidos de entrar nas instalações do 

Edifício Sede o que é manifestamente falso [...]», refere que os conflitos entre o 

comandante e a direção foram «factos esclarecidos à Jornalista e omitidos na 

reportagem». 

20. Tudo considerado, o Queixoso alega que a reportagem prejudica os Bombeiros Voluntários 

de Sines por «violar o direito ao bom nome e imagem da Associação e demais órgãos d[a] 

Direção [...] pela forma como a jornalista articula factos (mesmo que alguns tenha na sua 

base a verdade) relacionando-os com ações da direção, sem permitir o cabal direito de 

resposta, por clara omissão [...]», nota a «reprodução repetida pelas mensagens escritas 

em rodapé ao longo da peça», e que a RTP «não acautelou com a devida diligência o 



   

5 

 

equilíbrio da informação e desrespeitou as obrigações referentes ao rigor informativo e 

audição das partes com interesses atendíveis[...]». 

 

II. A resposta do operador 

 

21. Notificada para se pronunciar, a RTP apresentou o seu direito à oposição. 

22. A RTP alegou que a reportagem foi transmitida no dia 14 de julho de 2017, e a queixa deu 

entrada na ERC em 14 de agosto de 2017. «Sabendo que a Direção da Associação estava 

informada da data da emissão e que dela tomou conhecimento nesse dia, a queixa entrou na 

ERC no 31.º dia após a emissão, ou seja, para lá do prazo legal concedido.» 

23. Contestou a acusação dos Queixosos «de que não puderam exercer convenientemente o 

seu “direito de resposta” antes de a emissão ir para o ar» porque «também não quiseram 

exercê-lo no tempo devido, isto é, após a emissão, nos 20 dias seguintes [...]» já que «não 

fizeram qualquer pedido de exercício de direito de resposta à RTP, de modo a apresentar a 

sua versão dos factos e contradizer o que foi denunciado na reportagem.» 

24. Sobre o conteúdo substancial da queixa argumenta que «não resulta qualquer violação de 

rigor informativo ou do dever de audição das partes, visto que na verdade as partes, a 

começar pelo comandante e pelo presidente da Direção dos Bombeiros, ora Queixoso, foram 

ouvidas, e os factos devidamente confirmados.» 

25. A propósito da versão abreviada da reportagem que motiva a queixa, transmitida na sexta-

feira anterior, a RTP afirma que a jornalista autora da reportagem «foi insistentemente 

contactada pelo presidente da Associação [...] e tudo o que enviou foi na verdade incluído, 

para que ficasse cabalmente assegurado o seu contraditório.» 

26. Conclui, alegando que «quer do ponto de vista formal quer material, a queixa não tem 

qualquer cabimento, pelo que se solicita o arquivamento do processo.» 

 

 

III. Audiência de Conciliação 

 

27. O procedimento de queixa segue o disposto no artigo 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, pelo que as partes foram convocadas 

para a realização de uma audiência de conciliação. 



   

6 

 

28. Contudo, a mesma não se realizou, tendo o denunciado referido que «vem a RTP informar, 

que nada mais tem a acrescentar ao que foi dito na n/ resposta, pelo que não irá comparecer 

na audiência de conciliação, aguardando a análise que for feita por essa Entidade». 

 

IV . Análise e fundamentação 

 

29. Cabe à ERC, ao abrigo das suas atribuições e competências, nos termos do disposto nos 

artigos 8.º, alíneas a) e d), e 24.º, n.º 3, alínea a) e artigo 55.º e seguintes (procedimento de 

queixa), todos dos Estatutos da ERC «fazer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais.» 

30. O artigo 35.º da Lei da Televisão e dos Servições Audiovisuais a Pedido (LTSAP)1 configura 

como uma obrigação geral dos operadores de televisão que explorem serviços de 

programas televisivos generalistas, de cobertura nacional « b) Assegurar a difusão de uma 

informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção», mencionando-se ainda o 

disposto no artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, com referência aos deveres de informar 

com rigor e isenção, rejeição do sensacionalismo e obrigação de demarcar claramente os 

factos da opinião, diversificação das fontes de informação e consulta das partes com 

interesses atendíveis [alíneas a) e e)]. 

31. O programa “Sexta às 9” define-se como «Jornalismo de investigação sobre alguns dos 

casos mais polémicos da sociedade portuguesa.»2 As reportagens seguem um formato de 

jornalismo de denúncia de situações que possam revestir interesse público. 

32. Tendo presente os elementos constantes do processo, o ponto controvertido central a 

analisar na reportagem consiste na alegada inobservância tanto do rigor informativo como 

do cumprimento do exercício do contraditório por parte da RTP1 em relação às suspeitas e à 

oportunidade de defesa das fontes de informação consultadas, ou de outros eventuais 

visados. 

33. Considerando o Relatório de análise do conteúdo que integra o presente parecer, confirma-

se que o operador transmite informações coerentes com o ângulo de abordagem da 

reportagem, não resultando uma distorção — entre os factos exibidos ao público, sobretudo 

                                                      
1 Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, com a última versão dada pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho. 
2 Cf. “Sexta às 9 – Sobre o programa” < http://www.rtp.pt/programa/tv/p28597 > 



   

7 

 

pelas acusações e pelos indícios de conflito declarados pela direção, comandante e os 

bombeiros de Sines, todas as fontes de informação consultadas —, que pudesse ser 

reconduzida a uma falta de rigor informativo. Infirma-se o que é sustentado pelo Queixoso 

no que respeita a essa obrigação do operador RTP1. 

34. Em relação à eventual falta de contraditório, verifica-se, pela exibição das acusações e 

respostas cruzadas entre os bombeiros voluntários, o Presidente da Direção da Associação 

Humanitária e o Comandante, e outros participantes da reportagem, como descrito nos 

pontos 42 a 47, que a reportagem cumpre integralmente a exigência de contraditório a que 

se obrigam os jornalistas, e de isenção, que compete aos operadores televisivos. Tal 

acontece pela exposição de acusações sobre a falta de socorro a utentes, quando a repórter 

ouve as duas partes, representa o lado oposto numa delas através da pergunta que faz ao 

Presidente da Direção e regressa ao acusado dando-lhe oportunidade de veicular a sua 

posição (pontos 45 e 46). No ponto 47 descreve-se que a repórter indica ao Comandante 

dos Bombeiros de Sines que uma chamada telefónica para o seu telemóvel — uma recusa a 

um pedido de socorro —, tinha sido gravada, e o programa transmite a sua defesa. 

35. Assim, conclui-se que, na reportagem transmitida em 14 de julho de 2017 pelo “Sexta às 9”, 

a RTP1 cumpriu o contraditório; pela exibição das críticas e acusações, e pela oportunidade 

de resposta a cada uma delas por aqueles a quem eram dirigidas. 

36. O Queixoso aponta ainda um tratamento sensacionalista e explorador da polémica. E de 

facto, alguns aspetos formais da reportagem; as frases que introduzem e encadeiam as 

acusações, os oráculos através dos quais a RTP1 reforça o horizonte semântico da 

«guerra», do conflito, da «desunião», dos «processos-crime e disciplinares», de conflito 

«GUERRAS EM TRIBUNAL» (ponto 44) e do risco para as populações «SOCORRO 

COMPROMETIDO» (pontos 43 e 46) e «CHAMADA DE SOCORRO RECUSADA» (ponto 47); a 

divergência entre o título global do programa (“Onde Pára o Dinheiro?) — sobre os incêndios 

de Góis e de Pedrogão Grande e a falta de entrega dos donativos às vítimas —, e o da 

reportagem “Socorro comprometido”; o lançamento e o fecho pela pivô em estúdio (pontos 

41 e 50) e o tipo de edição das imagens “paralela alternada”, que intercala os planos de 

imagem correspondentes a posições opostas, favorecem a promoção da polémica e o apelo 

à sensação no telespectador. 

37. Com efeito, recupere-se o descrito no ponto 43; em que as frases da repórter sobre o 

financiamento do novo quartel e as declarações das fontes de informação sobre a aplicação 



   

8 

 

do orçamento da Associação Humanitária têm referentes relativamente distintos; no ponto 

44, a ligação entre a crítica de um antigo bombeiro e o facto de ter um processo por 

comentários no Facebook, seguido da resposta do Presidente da Associação à rubrica do 

orçamento destinada ao apoio jurídico; no ponto 46, a introdução da compra de 

equipamentos: «toda esta ginástica orçamental permitiu no ano passado a aquisição de 

[...]» e no ponto 49, em que uma fonte oculta e outra não identificada, respetivamente, 

falam da relação sentimental e das reivindicações inerentes a ser bombeiro. 

38. Verifica-se, por outro lado, que os oráculos indicados pelo Queixoso são exibidos na 

reportagem, mas que apenas a primeira expressão é em maiúsculas, o que se conclui ter 

um significado mais sóbrio do que o que o Queixoso alega na acusação de sensacionalismo. 

39. Conclui-se, assim, que a reportagem feita pela RTP1 se encontra conforme aos padrões de 

rigor informativo, isenção e cumprimento do contraditório. Contudo, o encadeamento das 

acusações, os oráculos, a diferença do título global do programa e o da reportagem, o 

lançamento e o fecho pela pivô em estúdio e o tipo de edição das imagens, podem, de algum 

modo, favorecer a promoção da polémica e o apelo à sensação no telespectador; o que, de 

acordo com o já referido, deve ser evitado pelos operadores de televisão, no cumprimento 

do direito à informação. 

 

VI. Deliberação 

Tendo recebido uma queixa apresentada pela Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de 

Sines contra a RTP, pela reportagem intitulada ”Para Onde Foi o Dinheiro?”, transmitida no programa 

“Sexta às 9” de 14 de julho de 2017, pela RTP1, propriedade da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, 

S.A., pela alegada falta de rigor informativo e incumprimento do direito de contraditório das partes 

com interesses atendíveis, o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes das alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus 

Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera arquivar o procedimento 

iniciado contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A, visto que não foi violado o dever de informar com 

rigor e isenção; recordando porém que os elementos sensacionalistas devem ser evitados pelos 

operadores de televisão, no cumprimento do direito à informação. 

 



   

9 

 

 

Lisboa, 30 de agosto de 2018 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

 
  



   

10 

 

Relatório de Visionamento e Análise de Conteúdo referente ao Processo 500.10.01/2017/267 e 

que é dele parte integrante.  

 

40. A ERC visionou a reportagem transmitida pelo “Sexta às 9” de 14 de julho de 2017, que 

motiva a queixa, e verificou que ela foi exibida num conjunto intitulado ”Para Onde Foi o 

Dinheiro?”, numa parte sobre alegados conflitos entre os comandos de bombeiros e as 

direções das corporações. Entre uma corporação da região Norte e outra do Centro de 

Portugal, é exposto o funcionamento dos Bombeiros Voluntários de Sines. O programa 

afirma que os problemas se generalizaram em Portugal desde o início do ano. A reportagem 

maior é transmitida entre as 21 horas e as 21 horas e 53 minutos, e a sobre os bombeiros 

de Sines, dos 12 aos 22 minutos. 

41. O lançamento do programa pela pivô é o seguinte: «Esta noite, mostramos o caos em que 

mergulhou o socorro em Portugal. Falta de formação e guerras entre comandos e direções 

comprometem a ajuda em vários municípios do país» (dos zero aos oito segundos do 

programa). E sobre a reportagem em causa, é feita uma ligação com o incêndio de Pedrogão 

Grande: «Duas semanas antes da fatalidade já o “Sexta às 9” registava denúncias entre 

bombeiros que faziam prever a tragédia. De Norte a Sul, desde o início do ano, 

intensificaram-se guerras abertas entre comandos e direções de bombeiros que 

comprometem gravemente o socorro no país» (do primeiro minuto e seis segundos, ao 

minuto e 20 segundos). 

42. Verificou-se que o ângulo de abordagem da peça jornalística é a alegada oposição desta 

corporação de bombeiros, nomeadamente a Presidência da Direção da Associação 

Humanitária e o Comandante dos Voluntários. A repórter contextualiza, na entrada da 

reportagem, que «Sines tem dez indústrias com elevado grau de perigosidade. Com mais de 

13 mil habitantes, conta com uma corporação de bombeiros literalmente dividida». Segue-

se o primeiro excerto da fonte de informação «Claudio Duarte/Bombeiro Profissional de 

Sines» que descreve um ambiente «desolador, não há união. Direção e Comando estão 

numa guerra constante». 

43. A repórter intercala que o novo quartel de bombeiros é de 2013, e foi financiado por fundos 

europeus «e algum investimento da Associação» acrescentando que «no antigo, ficou a 

Presidência da Direção e algumas ambulâncias». As imagens e declarações seguintes têm 

referentes relativamente distintos; o Presidente da Direção da Associação de Bombeiros 



   

11 

 

Voluntários de Sines explica que metade do orçamento é aplicado no transporte de doentes 

não urgentes; o Comandante de Bombeiros descreve que também têm de responder aos 

pedidos de transporte do CODU — Centros de Orientação de Doentes Urgentes, quando o 

INEM não está disponível. A repórter indica o número de operacionais em cada turno; «dois» 

indiciando, pelas declarações seguintes, atribuídas à fonte, que serão em menor número do 

que as solicitações exigiriam. «Isilda Silva, Ex-membro Direção Assoc. Humanitária B. V. 

Sines» acusa o Presidente da Direção de ter garantido, numa Assembleia, que iriam entrar 

mais 35 efetivos, o que nunca ocorreu, e o Presidente da Direção responde que essa não é 

uma obrigação sua, mas sim do Comandante, ao que a jornalista contrapõe «de contratá-los 

tem que ser do Presidente da Associação», e ele responde que não é fácil fazê-lo depois de 

terem sido despedidos bombeiros, e de haver o ambiente criado pelo Comandante. No 

oráculo da reportagem é transmitido desde o lançamento do pivô e até este momento: 

«SOCORRO COMPROMETIDO» e «Direção e Comando de Bombeiros de Sines estão em guerra 

aberta». Aos 14 minutos e 50 segundos, a repórter afirma: «E mesmo não tendo cumprido 

aquilo que prometeu, a Presidência da Direção afirma que sempre que necessário e possível 

envia funcionários dos transportes, para socorrer as populações. O Comandante diz que 

isso acontece “muito raramente”». 

44. O próximo segmento da reportagem começa com o comentário de «António Mestre/Ex-

Bombeiro, sobre a incapacidade dos Bombeiros de Sines para atenderem a emergências 

mais rapidamente que o INEM, vindo do hospital a 20 quilómetros. É identificado como 

tendo um processo movido contra si pela Direção «por comentários no Facebook». A partir 

dos 15 minutos e 35 segundos, a reportagem transmite a resposta do Presidente da 

Direção sobre os gastos com advogados, a indicação de não serem apenas processos a 

antigos bombeiros, mas também que prestam apoio jurídico à Direção, e a precisão de que 

os 20 ou 30 mil euros ditos na entrevista são 12 mil euros. Confirma-se que a repórter diz 

que a retificação deste dado foi solicitada pelo Queixoso, após a transmissão de um excerto 

da reportagem num programa “Sexta às 11”. É dito que «só o Comandante conta com 19 

processos, entre disciplinares propostos pela própria Associação, e outros, de índole 

criminal, a decorrer no Ministério Público». No oráculo é exibido: «GUERRAS EM 

TRIBUNAL/Direção pôs processos-crime a todos os bombeiros que denunciaram problemas 

no facebook» [sic]. 

45. A partir dos 16 minutos e 37 segundos, a reportagem centra-se na alegada falta de cedência 

do cartão bancário para abastecimento de combustível destinado à viagem para acorrer aos 



   

12 

 

incêndios de Pedrogão Grande e de Góis, pela recusa da Direção da Associação, e de que o 

dinheiro acabou por ser recolhido entre os operacionais, segundo depoimentos de 

«CLAUDIO DUARTE/Bombeiro Profissional de Sines» e de «VÍTOR PEREIRA/Comandante de 

Bombeiros de Sines». O Presidente da Direção da Associação rejeita que soubesse do 

pedido. Conclui que terá havido uma deficiente comunicação entre o bombeiro que lhe 

telefonou a pedir o cartão e ele próprio que lhe transmitiu o procedimento a adotar. E que 

nem fez a ligação entre «Góis» de que falava o bombeiro e algum incêndio, porque não tinha 

visto televisão à hora do almoço. No oráculo: «DIREÇÃO RECUSA PAGAR/Bombeiros de Sines 

pagaram gasóleo para o incêndio de Góis do próprio bolso». 

46. A reportagem aborda a compra de viaturas e equipamentos, a partir dos 18 minutos e 40 

segundos. A passagem é feita pela frase da repórter: «Toda esta ginástica orçamental 

permitiu no ano passado a aquisição de (...]» seguida da enumeração das ambulâncias e 

meios técnicos no valor de 200 mil euros, pagos pela Associação de Bombeiros Voluntários 

de Sines (pontos 16 e 17). A RTP1 contrapõe que há equipamentos avariados, parados, e 

poderiam ser úteis a salvamentos de pessoas, enquanto foram comprados carros e outros 

meios novos. Seguem-se as declarações do Comandante, que explica que também recebem 

doações de empresas, e do Presidente da Direção que contra-argumenta que o poder para a 

angariação de donativos lhe pertence. Por esta razão, confirma a jornalista com o 

Presidente da Direção, alguns equipamentos ficaram retidos durante dois anos, ainda que 

ele garanta que, se tivessem sido necessários, teriam sido cedidos. No oráculo: «SOCORRO 

COMPROMETIDO/Direção dos Bombeiros de Sines investiu 200 mil euros, mas não reparou 

barco de buscas e salvamento». 

47. Os penúltimos dois minutos da reportagem são preenchidos com a transmissão de uma 

chamada telefónica que a repórter indica ter sido enviada para o programa pelo Presidente 

da Direção. Nela ouve-se uma chamada telefónica do INEM em que é solicitado um bombeiro 

de Sines para «fazer um CODU», e socorrer um residente em Sines, depois encaminhada ao 

Comandante de Bombeiros dos Voluntários de Sines, Vítor Pereira. Este questiona os 

operacionais na sala e ouve-se as suas vozes a negarem a saída. Confrontado com esta 

recusa pela repórter, o Comandante responde por via telefónica: que «o serviço acabou por 

ser feito com normalidade» e que estranha que uma chamada para o seu telemóvel tenha 

sido gravada. Recorda que os bombeiros estavam cansados por várias situações, alguns 

queriam demitir-se e por isso reuniu com eles. Conclui que «isto mais parece uma caça às 

bruxas». É dito, como sendo consequência destas «guerras», que o comandante e os 



   

13 

 

bombeiros do segundo quartel deixaram de poder entrar na sede da Associação, e que o 

Presidente da Direção alega que tem de saber o motivo para o autorizar. No oráculo: 

«CHAMADA DE SOCORRO RECUSADA» e «CHAMADA DE SOCORRO RECUSADA/Comandante diz 

que serviço foi feito e garante que está a ser vítima de “uma caça às bruxas”». 

48. Os dois últimos depoimentos correspondem às posições dos presidentes das associações 

portuguesas; dos Comandos de Bombeiros e da Liga dos Bombeiros, respetivamente, Carlos 

Jaime, que afirma que «quem é prejudicado é o socorro, são as pessoas [...]» e Jaime Marta 

Soares, que contrapõe: «eu não concordo com isso. O socorro em Portugal não está 

comprometido, naquilo que respeita aos bombeiros». A repórter afirma que «são situações 

que têm vindo a desmotivar toda uma classe. E se olharmos para os dados, na última 

década, Portugal perdeu mais 10 mil bombeiros». 

49. As frases que fecham a reportagem correspondem a uma fonte de informação oculta 

(filmada com a imagem desfocada e a voz distorcida) que afirma que entrou para os 

bombeiros muito novo e (sem explicitar a que se refere) «sinto como te tivesse perdido 

uma pessoa da família». Outra voz não identificada afirma, sobre a imagem de bombeiros 

deitados no chão a descansar no rescaldo de um incêndio: «o 25 de Abril não chegou aos 

bombeiros!» e «eu estou cheio que me tratem como herói, eu preciso que me tratem como 

gente!!!». 

50. A pivô encerra a exibição desta reportagem aos 22 minutos e 45 segundos: «Caos no 

socorro», e de imediato prossegue para a seguinte peça; «e uma pergunta que se impõe: 

quatro semanas depois da tragédia em Pedrogão Grande; afinal onde param os mais de 13 

milhões de euros angariados em donativos?...». Na imagem atrás da pivô lê-se: «Onde pára 

o dinheiro?». 

 


