
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação
199/2015 (DR

Recurso de Miguel Soares de Oliveira contra o jornal 
propriedade da Cofina Media, S.A., por cumprimento deficiente do 
direito de resposta relativo às notícias com o título «Sócrates 

pressionou a direção do INEM» e «Tribunal trava 3,5 milhões em 
contratos», de 21 e 22 de março de 2015

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 
 
 

 

Deliberação 
199/2015 (DR-I) 

 
 
 
 
 
 

Recurso de Miguel Soares de Oliveira contra o jornal Correio da Manhã

propriedade da Cofina Media, S.A., por cumprimento deficiente do 
sposta relativo às notícias com o título «Sócrates 

pressionou a direção do INEM» e «Tribunal trava 3,5 milhões em 
contratos», de 21 e 22 de março de 2015

 
 
 
 

Lisboa 
29 de outubro de 2015

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 

Correio da Manhã, 
propriedade da Cofina Media, S.A., por cumprimento deficiente do 

sposta relativo às notícias com o título «Sócrates 
pressionou a direção do INEM» e «Tribunal trava 3,5 milhões em 

contratos», de 21 e 22 de março de 2015 



ERC/04/2015/367   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 199/2015 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso de Miguel Soares de Oliveira contra o jornal Correio da Manhã, propriedade 

da Cofina Media, S.A., por cumprimento deficiente do direito de resposta relativo às 

notícias com o título «Sócrates pressionou a direção do INEM» e «Tribunal trava 3,5 

milhões em contratos», de 21 e 22 de março de 2015 

 

 

I. Do Recurso 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

27 de março de 2015, um recurso apresentado por Miguel Soares de Oliveira (doravante, 

Recorrente) contra o jornal Correio da Manhã (doravante, Recorrido) por cumprimento 

deficiente do direito de resposta relativo às notícias com o título «Sócrates pressionou a 

direção do INEM» e «Tribunal trava 3,5 milhões em contratos», de 21 e 22 de março de 

2015. 

2. Alega o Recorrente que nas duas notícias referidas a publicação do direito de resposta 

«foi atrasada face às notícias iniciais prejudicando de forma irreparável a propagação das 

calúnias e difamações (...)». 

 

II. Defesa do Recorrido 

 

3. Alega o Recorrido que o «texto de resposta referente ao artigo publicado no jornal “Correio 

da Manhã”, no dia 21 de março de 2015, com o título “Sócrates pressionou direcção do 

INEM”, foi publicado no dia 29 de Março de 2015». 

4. Afirma também que «o texto de resposta referente ao artigo publicado no jornal “Correio 

da Manhã”, no dia 22 de Março de 2015, com o título “Tribunal trava 3,5 milhões em 

contratos”, foi publicado no dia 2 de Abril de 2015». 



ERC/04/2015/367   

2 

5. Mais disse que «conforme se verifica pela cópia dos e-mails enviados pelo Recorrente 

para o exercício do direito de resposta, o mesmo enviou, no dia 24 de Março (...) um e-mail 

para ritagoncalves@cmjornal.pt ». 

6. Continua dizendo que «o e-mail em causa, não foi enviado para o Director do Jornal 

“Correio da Manhã” mas sim para uma das secretárias da redacção, Rita Frazão 

Gonçalves». 

7. Acresce que «o e-mail (...) não chegou ao conhecimento da Direcção, uma vez que não foi 

reencaminhado nem para o Director nem para os Directores Adjuntos». 

8. Informa o Recorrido que «apenas no dia 27 de Março de 2015, após o envio, pelo 

Recorrente, do e-mail com a indicação de “insistência” é que os mesmos chegaram ao 

conhecimento da Direcção através do chefe de redacção Paulo Santos que se encontrava 

presente na altura na redacção do jornal». 

9. Esclarece, assim, que «apenas no dia 27 de Março é que a Direcção do jornal “Correio da 

Manhã” tomou conhecimento da existência dos direitos de resposta do Recorrente». 

10. Afirma o Recorrido que o texto de resposta relativo à notícia de 21 de março, com o título 

«Sócrates pressionou a direcção do INEM», foi publicado no dia 29 de março. 

11. Pelo que «o direito de resposta do Recorrente, referente ao artigo publicado no dia 21 de 

Março, foi publicado dentro dos dois dias a contar da recepção, pela direcção do Jornal, 

nos termos previstos na alínea a) do n.º 2 do artigo 26.º da Lei de Imprensa». 

12. Mais disse que «relativamente ao direito de resposta referente ao artigo publicado no dia 

22 de Março de 2015, com o título “Tribunal Trava 3,5 milhões em contratos”, foi 

considerado que o mesmo não cumpria os requisitos previstos na lei de imprensa». 

13. Refere também que «para que não fosse feita uma recusa imediata de publicação, foi o 

Recorrente informado da posição do Jornal e convidado o mesmo a reduzir o texto então 

enviado». 

14. Diz ainda que «o Recorrente acedeu ao convite apresentado pelo Correio da Manhã, tendo 

remetido, no dia 31 de Março de 2015, às 19h03, um e-mail pelo qual enviou um novo 

texto de direito de resposta referente ao artigo publicado no dia 2 de Abril de 2015». 

15. Sendo que «o texto veio a ser publicado no dia 2 de Abril de 2015 (...) ou seja, dentro dos 

dois dias a contar da sua recepção, nos termos do previsto na alínea a) do n.º do artigo 

26.º da Lei de Imprensa». 



ERC/04/2015/367   

3 

16. Sustenta o Recorrido que «o Recorrente, ao enviar os textos de resposta para um e-mail 

que sabia não pertencer ao Director do Correio da Manhã, não o dirigiu ao Director do 

jornal, nem assegurou a recepção pelo mesmo ou por qualquer um dos directores 

adjuntos». 

17. Defende ainda que «o Recorrente tinha à sua disposição, porque tais dados constam do 

site do jornal, quer o e-mail da redacção, quer o fax, quer a morada do periódico, tendo 

optado por enviar os textos de direito de resposta para alguém que sabia não ser, nem 

Director, nem Director Adjunto do jornal». 

18. Acresce que «a Direcção do Jornal, ao ter tomado conhecimento dos direitos de resposta 

enviados pelo Recorrente, procedeu nos termos da lei à publicação dos mesmos». 

19. Refere também que «o procedimento previsto nos artigos 59.º e seguintes dos Estatutos 

da ERC visam obter do Conselho Regulador da ERC uma decisão com vista à publicação 

coerciva dos direitos de resposta». 

20. Considera, por isso, que «tendo os textos sido já publicados não faz qualquer sentido a 

manutenção dos presentes autos». 

21. Conclui dizendo que «não existiu qualquer publicação deficiente do direito de resposta, 

devendo o processo ser arquivado». 

 

• Prova testemunhal 

22. O Recorrido apresentou prova testemunhal, tendo as testemunhas sido ouvidas na ERC, 

no dia 15 de setembro de 2015. 

23. Aos autos, a testemunha Eduardo Dâmaso, Diretor adjunto do jornal Correio da Manhã, 

referiu não se recordar «ter existido algum entrave na publicação do texto de resposta em 

causa». Afirmou ter ideia que «o Respondente terá enviado um texto muito grande» 

tendo sido solicitado que reduzisse a resposta, ao que anuiu. Esclareceu ainda que «a 

regra do Correio da Manhã é publicar o direito de resposta», não tendo existido no caso 

concreto «qualquer intenção em atrasar a publicação da resposta». 

24. Já a testemunha Paulo Santos, chefe de redação do Correio da Manhã, afirmou «não ter 

problemas em publicar direitos de resposta». Mais disse que «o direito de resposta em 

causa foi publicado». Acrescentou ainda que «logo que o e-mail a solicitar o direito de 

resposta foi recebido por si, o texto foi publicado». 

 



ERC/04/2015/367   

4 

III. Análise e Fundamentação 

 

25. Alega o Recorrente que os textos de resposta em análise não foram publicados no prazo 

legalmente admissível para o efeito e, como tal, o direito de resposta foi deficientemente 

cumprido por parte do Recorrido. 

26. Nos termos do artigo 26.º, n.º 2, da Lei de Imprensa, «a resposta ou a retificação devem 

ser publicadas: a) Dentro de 2 dias a contar da receção, se a publicação for diária». 

27. As respostas às peças que originaram o direito de resposta foram enviadas pelo 

Recorrente, por e-mail, no dia 24 de março de 2015, tendo os textos de resposta sido 

publicados nos dias 29 de março e 2 de abril respetivamente. 

28. Alega o Recorrido que o atraso na publicação deveu-se ao facto de o e-mail enviado pelo 

Recorrente, no dia 24 de março, não ter sido enviado para o diretor do jornal mas para uma 

das secretárias da redação, pelo que, só após a insistência de publicação dos textos de 

resposta por parte do Recorrente é que o e-mail terá sido encaminhado para o chefe de 

redação que dele deu conhecimento à Direção, no dia 27 de março de 2015.  

29. Uma vez recebidos os textos de resposta pela Direção do jornal, o Recorrido procedeu à 

publicação de um dos textos, no dia 29 de março, respeitando assim o prazo legal 

estabelecido pela Lei de Imprensa. Esta versão dos factos foi corroborada pelo 

testemunho do chefe de redação, Paulo Santos. 

30. Em relação ao segundo direito de resposta, sustenta o Recorrido que foi pedido ao 

Recorrente que reduzisse a resposta. Após a receção da resposta reformulada, no dia 31 

de março de 2015, o Recorrido procedeu à publicação do segundo texto de resposta, no 

dia 2 de abril de 2015, também dentro do prazo legalmente admissível para o efeito. 

31. Tendo em conta o sustentado pelo Recorrido, designadamente o facto de ter feito de 

prova de que o e-mail que requereu a publicação do texto de resposta não foi enviado ao 

diretor do jornal, tendo sido rececionado pela Direção apenas no dia 27 de março e a 

resposta reformulada no dia 31 de março, e tendo a publicação das respostas ocorrido 

nos dias 29 de março e 2 de abril, respetivamente, considera o Conselho Regulador que 

foram cumpridos os prazos legalmente previstos para a publicação dos textos de 

resposta. 

32. Tendo em conta o exposto, proceder-se-á ao arquivamento do presente processo. 

 



ERC/04/2015/367   

5 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado o recurso apresentado por Miguel Soares de Oliveira, contra o jornal Correio da 

Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., por cumprimento deficiente do direito de resposta 

motivado pelas notícias com o título «Sócrates pressionou a direção do INEM» e «Tribunal 

trava 3,5 milhões em contratos», publicadas nas edições de 21 e 22 de março, o Conselho 

Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), 

dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, negar provimento ao 

recurso e, em consequência, ordenar o arquivamento do presente procedimento. 

 

Sem encargos administrativos atenta a natureza não condenatória da deliberação (artigo 11.º 

do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, na 

redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março). 

 

Lisboa, 29 de outubro de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Alberto Arons de Carvalho 
Luísa Roseira 

Rui Gomes 


