
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2025/110 (CONTJOR)  

 

 

Queixa de Ana Raquel Santos, Presidente do Conselho de 
Administração da ULSBM, contra o jornal Correio da Manhã, 

relativa à notícia com o título «Doentes sem tratamento devido a 
greve da função pública no Hospital Distrital da Figueira da Foz» 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
19 de março de 2025



   

1 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2025/110 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa de Ana Raquel Santos, Presidente do Conselho de Administração da ULSBM, 

contra o jornal Correio da Manhã, relativa à notícia com o título «Doentes sem tratamento 

devido a greve da função pública no Hospital Distrital da Figueira da Foz» 

 

I. Da Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), 

uma queixa de Ana Raquel Santos (doravante, Queixosa), na qualidade de Presidente 

do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego, contra 

o jornal Correio da Manhã (doravante, Denunciado), por alegada violação do dever 

de rigor informativo na notícia com o título «Doentes oncológicos sem tratamento 

devido a greve da função pública no Hospital Distrital da Figueira da Foz», publicada 

na sua edição impressa e online de dia 8 de dezembro de 2024. 

2. Alega a Queixosa que a notícia identificada, publicada pelo Denunciado, «(…) é falsa 

(…)». 

3. Refere que a Unidade de Saúde em causa «(…) foi contactada para se pronunciar 

sobre a veracidade desta notícia, tendo referido que se tratava de uma mentira 

ignóbil, pois todos os doentes foram atendidos, quer doentes oncológicos, quer 

doentes não oncológicos (…)». 

4. Considera que este tipo de notícias «(…) contribui para a degradação da confiança 

da população no serviço público, bem como para o descrédito na nossa 

democracia». 



   

2 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

5. Remete, assim, para a análise da ERC «(…) e eventual atuação nos termos da 

legislação aplicável». 

6. Em anexo à queixa, foi junta cópia dos e-mails trocados entre o autor da peça e uma 

representante da Unidade de Saúde do Baixo Mondego. Nos e-mails consta o pedido 

de contraditório do Denunciado, de dia 7 de dezembro de 2024, bem como a 

resposta da representante da Unidade Queixosa, no mesmo dia, cerca de uma hora 

depois. É também junta cópia do e-mail no qual o jornalista do jornal Denunciado 

refere não ter conseguido colocar na notícia, entretanto publicada, a posição da 

Queixosa acrescentando que essa posição será dada na edição do dia seguinte.  

 

II. Oposição 

7. Notificado para se pronunciar sobre a queixa em apreço, no dia 24 de janeiro, o 

Denunciado, em oposição recebida no dia 3 de fevereiro, alega que «(…) conforme 

é expressamente referido na Queixa, importa verificar que foi procurado o 

contraditório (…) junto da ULSBM (…) no sentido de obter a versão desta entidade 

sobre os factos em causa». 

8. Defende que «[e]m momento algum o CM ou qualquer dos seus jornalistas teve 

como intuito omitir a posição da ULSBM nem tão pouco publicar qualquer notícia 

falsa ou não correspondente com a realidade». 

9. Refere que «(…) o motivo pelo qual não foi possível incluir desde logo a versão da 

ULSBM na notícia publicada (…) ter-se-á devido a meros constrangimentos 

informativos, designadamente relacionados com o fluxo e volume noticioso 

existente». 



   

3 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

10. Mais disse que «(…) a versão da ULSBM foi efetivamente publicada logo na edição 

imediatamente seguinte do CM, de dia 09/12/2024, na mesma secção do Jornal 

(…)», juntando cópia como documento n.º 2. 

11. Adicionalmente, «(…) foi igualmente publicado pelo CM, inclusive nas suas redes 

sociais, um direito de resposta do Conselho de Administração da Unidade de Saúde 

Local de Saúde do Baixo Mondego sobre o tema de dia 10 de dezembro de 2024 

onde, mais uma vez, ficou patente a sua versão dos factos (…)», juntando também 

cópia da publicação como documento 3. 

12. Considera ficar evidente «(…) a boa-fé do CM e o intuito de cumprimento de todas 

as normas legais em vigor por parte desta publicação». 

13. Alega que notícia «(…) foi publicada de forma rigorosa, de acordo com os factos 

apurados e fontes jornalísticas, inclusive identificadas na notícia». 

14. Entende que «(…) o rigor informativo não ficou, de modo algum, comprometido na 

presente situação, tendo sido cumpridas as normas legais em vigor e tendo sido 

difundida informação de forma absolutamente isenta e objetiva, sem qualquer tipo 

de sensacionalismo». 

15. Conclui dizendo que a notícia foi elaborada em cumprimento do plasmado no artigo 

3.º da Lei de Imprensa, pelo que o presente processo deve ser arquivado. 

 

III. Audiência de Conciliação 

16. Nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, realizou-se, no dia 11 de fevereiro, 

a audiência de conciliação, não tendo sido possível, contudo, obter um acordo entre 

as partes que pusesse fim ao processo. 

 



   

4 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

IV. Análise e Fundamentação 

a) Descrição da peça 

17. A peça visada na queixa trata-se de uma pequena notícia, publicada na secção 

sociedade, no final da página 20, da edição de 8 de dezembro do jornal denunciado, 

com o antetítulo «Hospital Figueira da Foz» e o título «Doentes sem tratamento». 

Foi também publicada na sua edição online com o título «Doentes oncológicos sem 

tratamento devido a greve na função pública no hospital da Figueira da Foz»1. 

18. Na breve notícia, dá-se nota que a greve da função pública, que teria ocorrido na 

sexta-feira, teve como consequência a falta de atendimento de doentes oncológicos, 

por não terem sido marcados serviços mínimos para assistentes técnicos o que, 

segundo a notícia, deveria ter sido tratado pelo hospital. 

19. A fonte da notícia é atribuída ao Sindicato dos Profissionais Administrativos de 

Saúde. 

20. No dia seguinte, na mesma secção, o Denunciado publica uma nova notícia breve, 

na qual se diz que a Queixosa negou que doentes oncológicos tenham ficado sem 

tratamento por falta de marcação de serviços mínimos, tal como tinha sido avançado 

pelo Sindicato dos Administrativos. Também na edição online este esclarecimento 

está disponível logo a seguir à notícia. 

 

b) Do Rigor Informativo 

21. A queixa em análise tem como objeto uma notícia publicada pelo jornal Correio da 

Manhã, no dia 8 de dezembro de 2024, com o título «Doentes sem tratamento». 

                                                      
1 Disponível em https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/doentes-oncologicos-sem-tratamento-
devido-a-greve-da-funcao-publica-no-hospital-da-figueira-da-foz  

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/doentes-oncologicos-sem-tratamento-devido-a-greve-da-funcao-publica-no-hospital-da-figueira-da-foz
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/doentes-oncologicos-sem-tratamento-devido-a-greve-da-funcao-publica-no-hospital-da-figueira-da-foz


   

5 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

Alega a Queixosa que os factos noticiados não são verdadeiros e que o contraditório 

que foi prestado não constou da peça publicada. 

22. O artigo 3.º da Lei de Imprensa2 estabelece que «[a] liberdade de imprensa tem 

como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a 

salvaguardar o rigor e a objetividade de informação (…)». Importa assim apurar se, 

na peça em apreço, o Denunciado observou os requisitos intrínsecos do exercício da 

prática jornalística. 

23. A notícia centra-se na exposição de uma situação em que doentes oncológicos 

teriam ficado sem tratamento no Hospital da Figueira da Foz, na sequência de uma 

greve da função pública e em consequência do hospital não ter marcado serviços 

mínimos. 

24. A notícia reveste, assim, interesse jornalístico, reconhecendo-se a relevância do 

escrutínio do modo como é feita a gestão de uma instituição de saúde no contexto 

de greve na função pública, e qual a resposta que foi dada aos doentes. 

25. A versão apresentada na notícia é a de que doentes oncológicos teriam ficado sem 

tratamento no dia da greve. Tal versão é suportada em fonte identificada na peça, e 

que é atribuída ao Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde. 

26. A Queixosa, contudo, apresenta uma versão diferente dos factos, sustentando que 

todos os doentes foram atendidos, quer fossem doentes oncológicos ou não. 

27. Está-se, assim, perante versões diferentes sobre os factos ocorridos pelo que, tendo 

em conta a relevância da posição de cada uma das partes - sindicato e hospital - para 

a compreensão da notícia, a auscultação de ambas era essencial, em consonância 

com o estabelecido no artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista3, que 

                                                      
2 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, na sua redação atual. 
3 Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro na sua redação atual. 



   

6 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

estabelece o dever do jornalista procurar a diversificação das suas fontes de 

informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem. 

28. Alega o Denunciado que procurou o contraditório junto da Queixosa. Esta versão é 

corroborada e comprovada documentalmente pela Queixosa, que acrescentou ter 

prontamente respondido (cerca de uma hora após a receção do e-mail), mas que a 

sua versão dos factos não foi publicada.  

29. Assim, assinala-se negativamente o facto de o Denunciado ter procedido à 

publicação da notícia original sem se ter certificado, de forma diligente, se a Queixosa 

tinha respondido ao pedido de contraditório enviado – o que revela que não foi 

escrupulosamente cumprido o dever de auscultação das partes com interesses 

atendíveis, que é um elemento essencial para o cumprimento do dever de rigor 

informativo, nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

 

V. Deliberação 

Tendo analisado a queixa Ana Raquel Santos, na qualidade de Presidente do Conselho de 

Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego, contra o jornal Correio da 

Manhã, por alegada violação do dever de rigor informativo na notícia com o título «Doentes 

sem tratamento devido a greve da função pública no Hospital Distrital da Figueira da Foz», 

publicada na sua edição impressa e online de dia 8 de dezembro de 2024, o Conselho 

Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, 

respetivamente, na alínea d) do artigo 7.º, nas alíneas a) e j) do artigo 8.º, e na alínea a) do n.º 

3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

1. Considerar a queixa procedente, dando-se por verificado o incumprimento do dever 

de rigor informativo, nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa, uma vez que não 

foi incluído na peça o contraditório prontamente apresentado pela Queixosa, o que 



   

7 

 

EDOC/2024/9786 
500.10.01/2024/474 

seria essencial para a compreensão da notícia e como impõe o rigoroso 

cumprimento do dever de auscultação das partes com interesses atendíveis; 

2. Em consequência, sensibilizar o jornal Correio da Manhã para o cumprimento do 

dever de ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupe, 

designadamente, sendo diligente em confirmar a receção de resposta aos seus 

pedidos de contraditório junto das partes com interesses atendíveis na matéria 

noticiada, respeitando dessa forma os limites à liberdade de imprensa que decorrem 

do artigo 3.º da Lei da Imprensa. 

Lisboa, 19 de março de 2025 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 
 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Carla Martins 
 


