
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2025/138 (DR-I)  

 

 

Recurso de Marco Belo Galinha, contra o jornal Expresso, por 
alegada denegação ilícita do direito de resposta e de retificação, 
relativamente à peça jornalística com o título «Álvaro Sobrinho 

está por detrás do fundo que comprou “DN”, “JN” e TSF em 
2023», publicada no primeiro caderno de dia 31 de janeiro de 

2025 
 
 
 

Lisboa 
23 de abril de 2025



   

1 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2025/138 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso de Marco Belo Galinha, contra o jornal Expresso, por alegada denegação 

ilícita do direito de resposta e de retificação, relativamente à peça jornalística com o título 

«Álvaro Sobrinho está por detrás do fundo que comprou “DN”, “JN” e TSF em 2023», 

publicada no primeiro caderno de dia 31 de janeiro de 2025 

 

I. Identificação das partes 

1. Marco Belo Galinha, na qualidade de Recorrente, e jornal Expresso, propriedade da 

Impresa - SGPS, S.A., na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do recurso 

2. O recurso tem por objeto a alegada denegação ilícita do direito de resposta e de 

retificação, por parte do Recorrido, relativamente à peça jornalística com o título 

«Álvaro Sobrinho está por detrás do fundo que comprou “DN”, “JN” e TSF em 2023», 

publicada no primeiro caderno de dia 31 de janeiro de 2025. 

 

III. Argumentação do Recorrente 

3. Em recurso enviado à ERC, no dia 19 de fevereiro de 2025, alega o Recorrente que o 

Recorrido «(…) publicou, no primeiro caderno do jornal “Expresso”, de 31 de janeiro 

de 2025, sob o título «Álvaro Sobrinho está por detrás do fundo que comprou “DN”, 

“JN” e TSF em 2023», uma peça jornalística na qual se tenta estabelecer uma relação 

entre o [Recorrente] e o empresário Álvaro Sobrinho no âmbito do negócio de venda 



   

2 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

das participações sociais da sociedade acionista da Global Notícias – Media Group, 

S.A. ao fundo World Opportunity Fund». 

4. Entende «(…) toda esta “reportagem” fantasiosa e falaciosa, que reputa de ofensiva 

da reputação, crédito e boa fama de que é credor, encontrando-se eivada de 

insinuações e afirmações erróneas e distorcidas sobre os factos, e que afetam o seu 

bom nome e credibilidade». 

5. Alega ter entregue, em mão, ao Recorrido, o seu direito de resposta e de retificação, 

do dia 3 de fevereiro de 2025, juntando cópia de documento comprovativo como 

documento n.º 2. 

6. Mais disse que o Recorrido «(…) recusou a publicação do texto enviado pelo 

[Recorrente], através de carta, com a pretensa justificação em “manifestas faltas de 

fundamento e relação direta e útil com as peças jornalísticas visadas”, porquanto, no 

seu entender: [junta cópia como documento n.º 3] 

“a) [O Recorrente] recusou expressamente um pedido de entrevista prévio, feito em 

nome do Expresso e da SIC, em 8 de janeiro de 2025 (…), com vista a que esclarecesse 

vários aspetos da investigação jornalística então em curso, o que mais não pode 

deixar de ser entendido como causa prejudicial para o exercício dos direitos agora 

invocados, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 24.º, n.º 4, da Lei de 

Imprensa (2.ª parte);”» 

         (…) 

          «“c) Por sua vez, a informação em causa não refere que [o Recorrente] negociou 

com Álvaro Sobrinho, sendo que o contacto que terá tido com o mesmo é narrado 

on the record, em entrevista, pelo banqueiro e de sua exclusiva responsabilidade. 

Esta versão dos factos só pode ser atribuída a quem a formulou, portanto; 

       d) A informação visada também não aborda os contornos formais do negócio de 

venda das participações [do Recorrente] na Global Media Group ao World 



   

3 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

Opportunity Fund. É descrito sim, pelo empresário José Paulo Fafe como 

representante desse fundo em Portugal, papel assumido pelo próprio, também 

durante o procedimento administrativo iniciado na Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, em termos de supervisão (em que João Paulo Fafe surge, 

formalmente, como procurador do World Opportunity Fund); 

        e) Ainda, a investigação veiculada pela SIC e pelo Expresso demonstra a evidente 

contradição [do Recorrente] ao, por um lado, invocar que a sua equipa fez uma due 

diligence extensa e rigorosa ao World Opportunity Fund (e isso está incluído de 

forma clara na informação por nós publicada/transmitida), mas, por outro, ao alegar 

desconhecer, apesar de toda essa due diligence, que o fundo não poderia ter 

milhares subscritores. De qualquer modo, a versão dos factos que [o Recorrente] 

apresentou durante a sua audição no Parlamento está refletida no artigo publicado; 

        f) Por fim, a restante matéria invocada [pelo Recorrente], na carta dirigida à SIC não 

se refere a aspetos abordados na investigação jornalística visada, em qualquer uma 

das formas que lhe foi conferida, faltando-lhe a relação direta e útil”». 

7. Considera o Recorrente que as razões invocadas pelas Recorridas não constituem 

fundamento válido de recusa do direito de resposta, nos termos dos artigos 24.º, 

n.ºs 1 e 2, e 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa. 

8. Aduz que, em relação ao argumento de que recusaram a transmissão da resposta 

pelo facto de o Recorrente «(…) ter recusado conceder uma entrevista “com vista a 

que esclarecesse vários aspetos da investigação jornalística então em curso”», 

considera «(…) inadmissível a ideia de que o visado de uma peça jornalística não pode 

exercer o seu direito de resposta, caso se sinta ofendido pela mesma, por se ter 

recusado a dar uma entrevista, exclusiva, ao OCS em causa». 

9. Defende que «[o] facto de o [Recorrente] não ter prestado declarações a pedido 

d[o]s [Recorridos] não pode ser interpretado como uma renúncia ao direito de, 



   

4 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

posteriormente, exercer o seu direito de contraditório quanto ao teor dessa mesma 

reportagem». 

10. Acrescentando que «[n]em o exercício desse direito por parte do [Recorrente] pode 

ficar limitado, unicamente, à realização de uma entrevista, em moldes a definir 

exclusivamente pel[o]s [Recorridos], como pretendem (..)». 

11. Quanto à alegação de que «(…) a menção ao contacto havido com o Dr. Álvaro 

Sobrinho foi feita por este último, em entrevista, sendo da sua exclusiva 

responsabilidade», defende que (…) tal não corresponde à verdade, pois o artigo 

menciona que, após a conclusão da venda ao fundo, o [Recorrente] se teria 

encontrado com o Dr. Álvaro Sobrinho para lhe agradecer “o papel que teve no 

negócio”». 

12. Refere que «[t]al narração foi feita pelo jornalista, e não constitui uma transcrição do 

que tenha sido declarado pelo Dr. Álvaro Sobrinho». 

13. Não obstante, considera que «(…) ainda que assim não fosse, o direito de resposta 

não se resume às afirmações que sejam da responsabilidade do OCS que as publica». 

14. Defende ser «(…) indiferente que essas referências que fundamentam o direito de 

resposta sejam da responsabilidade do OCS ou de terceiros, o que interessa é que as 

referências tenham sido publicadas nesse OCS». 

15. Entende que as Recorridas foram o «(…) meio pelo qual as afirmações inverídicas 

foram divulgadas, pelo que serão sempre, também, o meio pelo qual o direito de 

resposta deve ser divulgado (…)». 

16. Quanto à alegação de que o direito de resposta não é devido, uma vez que as 

declarações prestadas pelo Recorrente, na audição no Parlamento, são 

contraditórias, considera que «[t]ais comentários apenas reforçam o direito de 

resposta (…)». 



   

5 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

17. Não obstante, entende que «(…) os fundamentos para a recusa do direito de 

resposta devem ser objetivos e não se compadece com considerações subjetivas 

acerca do [Recorrente] e das posições que tenha manifestado em qualquer 

momento». 

18. Sobre a alegada falta de relação direta e útil, sustenta que não foi concretizada pelas 

Recorridas e que «(…) é referido no artigo que, após a conclusão da venda ao fundo, 

o [Recorrente] se teria encontrado com o Dr. Álvaro Sobrinho para lhe agradecer “o 

papel que teve no negócio”». 

19. Aduz que «(…) todos os pontos do direito de resposta enviado visam refutar aquela 

ideia, explicando como decorreu o processo de venda das participações ao WOF, 

que nunca envolveu o Dr. Álvaro Sobrinho, procurando, ao mesmo tempo, repor o 

bom nome do [Recorrente]». 

20. Acresce que «(…) considerando que a peça jornalística versa extensamente sobre o 

negócio do fundo com o [Recorrente] em relação à GMG, o texto de resposta explica 

toda a relação entre o [Recorrente] e o WOF, desde o seu início até ao seu término». 

21. É, por isso, «(…) manifesta a relação direta e útil do texto de resposta com o teor da 

reportagem, na parte que se refere ao [Recorrente]». 

22. Considera que «[a] explicação do processo de venda das participações, bem como 

dos factos subsequentes até à recompra das participações não é, de todo, alheia ao 

tema tratado na reportagem». 

23. Conclui requerendo a publicação do direito de resposta e de retificação, nos termos 

legalmente previstos, requerendo também a abertura do correspondente 

procedimento contraordenacional, nos termos da Lei de Imprensa. 

 

 



   

6 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

IV. Oposição 

24. Notificada para se pronunciar sobre o recurso em apreço, o mandatário do Recorrido 

respondeu, no dia 6 de março, dizendo, a título de questão prévia, que «(…) sofreu, 

entre os dias 3 e 5 de março de 2025, de uma situação de doença súbita e 

inesperada, que implicou que ficasse impedido de cumprir os seus deveres 

profissionais entre o referido período (…)», tendo juntado documento comprovativo 

que atesta a situação de doença invocada. 

25. Mais disse que tal situação «[o] impediu de cumprir o prazo de 3 (três) dias úteis para 

apresentar as respostas (…)» no recurso em análise, configurando assim um «(…) 

justo impedimento não imputável à parte nem aos seus representantes ou 

mandatários (…) nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 140.º, n.º 1, do 

Código de Processo Civil». 

26. Assim, tendo a incapacidade profissional cessado no dia 5 de março, o mandatário 

das Recorridas entregou, no dia 6 de março, a resposta ao recurso, pelo que requer 

a admissão da resposta ao recurso fora do prazo. 

27. Também a título de questão prévia, o Recorrido refere que o «(…) recurso mostra-

se interposto contra o “Expresso”», referindo, a este propósito, que «(…) a indicação 

de meros nomes do título da publicação (…) não possui a virtualidade de trazer à 

presente instância a empresa jornalística proprietária do jornal em causa». 

28. Defende que o Expresso não detém capacidade jurídica, pelo que não existe 

legitimidade passiva por parte do Recorrido e, como tal, «(…) o Recorrido Diretor de 

Informação (…) deverá ser absolvido da respetiva instância». 

29. Para além da questão prévia invocada, e quanto ao conteúdo do recurso 

propriamente dito, alega que «(…) as referências de facto sobre a pessoa do 

Recorrente, insertas na peça jornalística dos autos, não são nem capazes de afetar a 

sua reputação e boa fama, ou inverídicas ou erróneas». 



   

7 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

30. Entende que tal conclusão se alcança «(…) da mera leitura das seguintes referências 

insertas na peça jornalística em causa nos autos: 

Primeira referência: 

“Questionado num processo de averiguação aberto pela ERC devido à ausência de 

dados básicos sobre os beneficiários efetivos do WOF, Fafe fez o mesmo tinha feito 

no parlamento: recusou-se a fornecer essa informação. O regulador decidiu então, 

em março do ano passado, aplicar a suspensão de direitos de participação do fundo 

na gestão do GMG, empurrando-o para a venda da sua posição e levando à 

recompra dessa quota por parte do antigo maior acionista, Marco Galinha, e à 

separação do grupo em dois, tendo a TSF e o JN sido adquiridos por um grupo de 

empresários distribuidores de tabaco e jornais”. 

Segunda referência 

 “Sobrinho admite ter sido ele a indicar o fundo a José Paulo Fafe, quando este 

empresário da comunicação, então dono do jornal Tal & Qual, foi ter consigo em 

2022 para o desafiar a comprar ele próprio uma posição dominante no GMG ao 

empresário Marco Galinha. ‘O José Paulo Fafe perguntou se eu estava interessado 

no Global Media Group. Eu não estava’, conta Sobrinho. ‘Depois perguntou-me se 

havia investidores interessados. Eu disse que, de facto, conhecia pessoas (…) Pediu-

me o contacto e eu dei-lhe’”. 

Terceira referência 

 “Oficialmente, Luís Bernardo passou a estar envolvido com o GMG apenas após a 

entrada do WOF no grupo. De acordo com um curto esclarecimento que Marco 

Galinha deu ao Expresso e à SIC, o consultor limitou-se a trabalhar pontualmente no 

passado como assessor para o grupo Bel, embora o próprio Luís Bernardo tenha dito 

ao jornal Público que aconselhou o empresário do processo de compra do GMG em 

2020, ainda que ‘como amigo’ e ‘a título informal’”. 



   

8 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

Quarta referência 

 “Noutra latitude e antes desses acontecimentos, os problemas de má imagem 

pública de Sobrinho tinham feito com que, segundo o próprio conta, o banqueiro 

procurasse os serviços daquele consultor. Uma coisa terá levado a outra. Numa 

conversa de preparação com o Expresso e a SIC, dias antes da entrevista filmada que 

concedeu, o banqueiro angolano explicou que Marco Galinha andava, a dada altura, 

à procura de financiamento para o GMG e os bancos não estavam dispostos a 

emprestar dinheiro. E foi então que contou: ‘Há uma coisa que eu sei: o Luís 

[Bernardo] contactou e os dois, ele e o Fafe, vieram ter comigo e perguntaram se eu 

não estava interessado em investir nos jornais. Eu respondi-lhes: estão doidos. Mas 

disse-lhes que há sociedades gestoras propensas a esse tipo de riscos’”. 

Quinta referência 

 “Já durante a entrevista filmada, Sobrinho reformulou o que tinha dito antes, 

dizendo que fizera confusão: ‘Foi com o Fafe que falei primeiro, só mais tarde 

apareceu o Luís Bernardo e tivemos reuniões’. O banqueiro conta, nesta sua nova 

versão, que já após a entrada do WOF no GMG, encontrou-se com um deles e com 

Marco Galinha em Cascais, no Farol Hotel (propriedade do sogro de Mário Galinha), 

para eles lhe ‘agradecerem’ o papel que teve no negócio”. 

Sexta referência 

 “Na sua audição no parlamento sobre a crise no GMG, Galinha assegurou aos 

deputados que ‘durante vários meses foi levado a cabo um rigoroso trabalho de 

compliance para a verificação da idoneidade e da capacidade financeira do fundo, 

como é prática neste tipo de operações, e foi igualmente realizado um extenso 

trabalho de ‘due diligence’ com resultados positivos para a concretização do 

negócio”. 

 



   

9 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

Sétima referência 

 “Meses mais tarde, em agosto de 2024, contrariando a versão inicial dos ‘milhares 

de acionistas’, Galinha admitiria numa entrevista ao Expresso: ’Ouvi vários nomes 

que estariam por detrás do fundo, mas acredito seriamente que são empresários do 

Brasil e de Angola que criaram este projeto de um grupo de media de língua 

portuguesa’. E acrescentou: ‘Se os conheci pessoalmente? Não”». 

31. Considera que a primeira, segunda e terceira referências citadas não são «(…) 

capazes de afetar a reputação e boa fama do Recorrente, ou, por outro lado, 

inverídicas ou erróneas». 

32. Em relação à quarta referência defende que «(…) resulta do entendimento que 

Álvaro Sobrinho tem do contexto que Luís Bernardo e José Paulo Fafe procuraram-

no para ver se ele estaria interessado em investir no Global Media Group». 

33. Alega, em relação à quinta referência, que «(…) resulta do relato que Álvaro Sobrinho 

faz, na entrevista que deu ao Expresso e à SIC sobre o encontro que, segundo ele, 

teve com Marco Galinha». 

34. Já a sexta referência «(…) resulta do facto de, na audição parlamentar aí mencionada, 

o dono do grupo Bel ter afirmado desconhecer qualquer pessoa ligada ao WOF, 

sugerindo a dada altura tratar-se de um fundo ‘com 100 mil subscritores’». Dizendo 

a este respeito que «(…) os estatutos do WOF – um dos documentos básicos e mais 

relevantes numa fase inicial de qualquer processo de ‘due diligence’ – dizem que o 

fundo ‘tem no máximo 50 acionistas’». 

35. Sustenta que «(…) o Expresso escreveu dois factos verdadeiros imputados a 

declarações públicas de Marco Galinha proferidas no parlamento: 

a) Marco Galinha disse no parlamento que a sua equipa fez “um extenso trabalho de 

‘due diligence’” sobre o fundo; 



   

10 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

b) Também disse tratar-se de um fundo “com 100 mil subscritores” quando, na 

realidade, só pode ter no máximo 50». 

36. Considera que «(…) o Expresso não cometeu nenhum erro aqui, nem disse nenhuma 

mentira – não se trata de uma interpretação ou invenção dos jornalistas. O relato 

desse encontro é atribuído a Álvaro Sobrinho». 

37. Acresce que «(…) a versão dos factos que o Recorrente apresentou durante a sua 

audição no Parlamento está refletida no artigo publicado, pelo que não caberá, uma 

vez mais, repetir num texto de resposta o que já vem mencionado na peça 

jornalística visada a este respeito». 

38. Em relação à sétima referência, «(…) o Expresso reproduz as declarações de Marco 

Galinha numa entrevista ao jornal meses depois da sua ida ao parlamento para 

poder concluir que o que conta nessa entrevista entra em contradição com a ideia 

de um fundo “com 100 mil subscritores”». 

39. Defende que a reportagem «(…) também não aborda os contornos formais do 

negócio de venda das participações do Recorrente no Global Media Group ao World 

Opportunity Fund». 

40. O que é descrito é o papel assumido por José Paulo Fafe, na qualidade de 

representante desse fundo em Portugal. 

41. Considera que «(…) a restante matéria invocada pelo Recorrente na carta dirigida ao 

Expresso não se refere a aspetos abordados na investigação jornalística visada, em 

qualquer uma das formas que lhe foi conferida, faltando-lhe relação direta e útil». 

42. Entende que «(…) um texto das dimensões daquele que pretendeu apresentar, por 

estar apenas eventualmente em causa, salvo melhor entendimento, a afirmação do 

Recorrente de que nunca terá negociado ou contratado Álvaro Sobrinho durante o 

processo de aquisição narrado pelo artigo do Expresso em causa. 

43. Conclui-se requerendo que o presente recurso seja julgado improcedente. 



   

11 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

V. Análise e Fundamentação 

a) Questões Prévias 

i) Do Justo Impedimento 

44. Refere o mandatário do Recorrido ter sofrido de uma situação de doença súbita e 

inesperada que o impediu de remeter à ERC a resposta ao recurso apresentado 

dentro do prazo legal de 3 (três) dias.  

45. A este respeito, verificou-se que o Recorrido foi notificado do ofício da ERC para 

apresentar oposição, no dia 26 de fevereiro de 2025, pelo que o prazo de resposta 

terminaria no dia 4 de março. A oposição ao recurso foi enviada no dia 6 de março. 

46. Foi junta prova do alegado através de um atestado médico que comprova o estado 

de incapacidade profissional do mandatário do Recorrido, no período entre 

3/3/2025 e 5/3/2025. 

47. Tendo em conta o exposto, aceita-se a oposição enviada fora do prazo legalmente 

previsto, com fundamento no justo impedimento invocado, nos termos do artigo 

140.º, n.º 1, do Código de Processo Civil. 

ii) Da falta de legitimidade passiva do Expresso 

48. Alega o Recorrido que o recurso foi interposto contra o Expresso, sendo que o jornal 

não detém capacidade jurídica nem têm «(…) a virtualidade de trazer à presente 

instância a empresa jornalística proprietária do jornal em causa». 

49. Analisado o recurso do Recorrente, verifica-se que é interposto contra o jornal 

Expresso, na pessoa do seu Diretor. 



   

12 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

50. Do artigo 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei de Imprensa1, resulta de forma clara a 

responsabilidade do Diretor de orientar, superintender e determinar o conteúdo da 

publicação. 

51. Acresce que, nos termos do disposto na alínea e) do citado artigo, compete ao 

diretor «[r]epresentar o periódico perante quaisquer autoridades em tudo quanto 

diga respeito à matéria da sua competência e às funções inerentes ao seu cargo», 

tendo ainda presente o 38.º da Constituição da República Portuguesa (CRP), onde se 

consagra o direito fundamental de liberdade e autonomia inerente ao exercício de 

funções nos órgãos de comunicação social face ao poder económico. 

52. Ora, tal significa que a publicação periódica, mercê da legalmente exigida autonomia 

dos cargos de direção, apenas pode ser representada perante o Regulador pelo 

respetivo Diretor, ainda que a eventual responsabilidade contraordenacional recaia 

sobre a empresa proprietária do jornal. 

53. Pelo que, tendo o presente procedimento por objeto um recurso por denegação 

ilícita do direito de resposta e de retificação contra o jornal Expresso, pela publicação 

da peça jornalística «Álvaro Sobrinho está por detrás do fundo que comprou “DN”, 

“JN” e TSF em 2023», apenas ao Diretor, e não à empresa proprietária, compete a 

pronúncia sobre a matéria em causa, ao abrigo da responsabilidade e autonomia 

editorial ditada por lei. 

54. Neste sentido, e em procedimento com aquela natureza, encontra-se totalmente 

vedada a pronúncia da empresa proprietária relativamente às decisões editoriais 

sobre os conteúdos informativos publicados. 

 

b) Da oposição ao recurso  

                                                      
1 Lei n. º2/99, na sua versão redação atual. 



   

13 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

55. O Conselho Regulador da ERC é competente para a apreciação do presente recurso, 

ao abrigo do disposto nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º, n.º 1, alínea g), da Constituição 

da República Portuguesa2, nos artigos 24.º e seguintes da Lei de Imprensa, e nos 

artigos 8.º, alínea f), 24.º, n.º 3, alínea j), 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC3. Releva 

igualmente a Diretiva n.º 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

retificação na imprensa, adotada pelo Conselho Regulador da ERC, em 12 de 

novembro de 2008. 

56. No âmbito da Lei de Imprensa, os motivos pelos quais pode ser recusada a 

publicação de um direito de resposta encontram-se taxativamente enunciados no 

artigo 26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa: intempestividade da resposta; ilegitimidade 

dos respondentes; a resposta carecer manifestamente de todo e qualquer 

fundamento; falta de relação direta e útil com o texto a que se responde; extensão 

excessiva da resposta; e utilização de expressões desproporcionadamente 

desprimorosas ou que envolvam responsabilidade civil ou criminal. 

57. Defende o Recorrido que na peça jornalística visada no recurso não foram feitas 

referências suscetíveis de afetar a reputação e boa fama do Recorrente, nem as 

referências são inverídicas ou erróneas. 

58. Nos termos do artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, «[t]em direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa (…) que tiver sido objeto de referências, 

ainda que indiretas, que possam afetar a sua reputação e boa fama». 

59. Esclarece a Diretiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de novembro de 2008, no ponto 1.1 

que «[o] direito de resposta exerce-se contra quaisquer textos (ou imagens) que, 

inseridos em publicações periódicas, preencham o pressuposto básico de conterem 

referências, ainda que indiretas, suscetíveis de afetar a reputação e boa fama do 

visado (…)»; e no ponto 1.2 que «[a] apreciação do que possa afetar a reputação e 

                                                      
2 Aprovada em 2 de abril de 1976 e revista pela última vez pela Lei Constitucional n.º 1/2005, de 12 de 
agosto.  
3 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

14 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

boa fama deve ser efetuada segundo uma perspetiva prevalecentemente subjetiva, 

de acordo com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade». 

60. A peça jornalística em análise é um trabalho de investigação jornalístico que 

pretende demonstrar que Álvaro Sobrinho é um dos acionistas do World 

Opportunity Fund, que comprou, em 2023, a posição do Recorrente, no Global 

Media Group, sociedade proprietária do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. 

61. Toda a peça centra-se, assim, em expor a titularidade do fundo que adquiriu a 

maioria das participações na Global Media Group, identificando que quem estaria 

«por detrás» desse fundo era Álvaro Sobrinho. Na notícia refere-se que Álvaro 

Sobrinho está a ser investigado em Portugal há cerca de uma década e meia por 

lavagem de dinheiro e está acusado, desde 2022, por crimes de abuso de confiança 

e burla qualificada. 

62. O Recorrente era o proprietário da maioria das participações da Global Media Group, 

referindo-se, a dada altura do texto jornalístico, e com base no relato de Álvaro 

Sobrinho que, após a venda, o Recorrente se tinha encontrado com Álvaro Sobrinho 

para lhe agradecer o papel que teve no negócio.  

63. Tendo em conta que a Global Media Group é um dos principais grupos de media em 

Portugal, é objetivamente lesivo da honra e reputação do Recorrente sugerir-se na 

peça que este vendeu a sua participação no grupo sem ter acautelado devidamente 

a idoneidade do seu comprador. Sendo que a peça tem como contexto a forma 

como decorreu o negócio entre o fundo e a Global Media Group, o conteúdo da peça 

noticiosa é uma referência direta, mas também indireta ao modo como o Recorrente 

geriu o processo de venda da sua posição e como foi avaliada a idoneidade do fundo 

comprador. 

64. Quanto à alegação de que não são feitas referências inverídicas ou erróneas na peça 

jornalística, esclarece-se que no direito de resposta e de retificação, considera-se 

suficiente que o próprio titular do direito, no texto de resposta, esclareça, corrija ou 



   

15 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

contradiga os factos constantes do conteúdo que se pretende responder. Neste 

sentido, escreve Vital Moreira «(…) a resposta não pode ser recusada a pretexto de 

ela não ser verídica. A resposta é a versão alternativa do respondente, é a sua 

verdade. Fora o caso de total inverosimilhança ou de patente falsidade, o sujeito 

passivo do direito de resposta não pode controlar o conteúdo desta, nem ela é em 

princípio sindicável no contencioso do direito de resposta»4. 

65. Importa a este respeito sinalizar também que o instituto do direito de resposta não 

tem por escopo um juízo de censura ou reprovação sobre um dado trabalho 

jornalístico, antes é animado do propósito de assegurar um equilíbrio de forças «no 

contexto de uma relação vertical essencialmente desigualitária»5, porque marcada 

por uma profunda disparidade de forças – e de meios – entre os sujeitos nela 

envolvidos, e garantir a existência de «uma equivalência comunicacional entre a 

resposta e a informação ou opinião que a motiva»6.  

66. Do conteúdo do texto de resposta verifica-se que se pretende não só contraditar a 

alegada relação entre o Recorrente e Álvaro Sobrinho – nos pontos 1, 2 e 3 da 

resposta -, mas também esclarecer o modo como, na versão do Recorrente, 

aconteceu o processo de venda da sua posição ao World Opportunity Fund e 

posterior recompra das participações anteriormente vendidas (pontos 4 a 9 da 

resposta), pelo que não assiste razão ao Recorrido nesta matéria. 

67. Sustenta ainda o Recorrido que uma parte da informação que se pretende responder 

e que diz respeito a um alegado encontro entre Álvaro Sobrinho e o Recorrente, 

resulta de um relato feito por Álvaro Sobrinho, sendo da sua exclusiva 

responsabilidade. 

68. O facto de parte das informações refutadas na resposta resultarem do relato de 

um dos intervenientes na peça jornalística não constitui fundamento legal de 

                                                      
4 Vital Moreira, O Direito de Resposta na Comunicação Social, Coimbra, Coimbra Editora, 1994, página 122. 
5 Vital Moreira, Ibidem, página 180 
6 Gomes Canotilho e Vital Moreira, Constituição da República Portuguesa Anotada, Vol. I, Coimbra Editora, 
4ª ed., p. 576 



   

16 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

recusa do direito de resposta e de retificação. É irrelevante que os factos 

veiculados tenham sido resultado de conclusões jornalísticas ou da 

responsabilidade de um dos interlocutores. O que releva, outrossim, é a 

existência na peça de factos objetivamente lesivos da honra e reputação, tal 

como são invocados pelo Recorrente. 

69. Sobre o argumento de que consta da peça a versão dos factos que o Recorrente 

apresentou durante a sua audição no Parlamento e que essas declarações se 

mostram contraditórias com o que é dito no direito de resposta e retificação, tal 

também não constitui fundamento legal de recusa. Ademais, a alegada 

contradição é uma avaliação feita pelo Recorrido sobre o conteúdo do texto de 

resposta que, contudo, não encontra respaldo na lei enquanto fundamento de 

recusa para a sua publicação.  

70. Quanto à alegada falta de relação direta e útil, sustenta o Recorrido que a 

reportagem não aborda os contornos formais da venda das participações do 

Recorrente no Global Media Group ao World Opportunity Fund, sendo apenas 

descrito o papel assumido por José Paulo Fafe, na qualidade de representante 

desse fundo em Portugal, pelo que as considerações vertidas nos pontos 

referidos não deveriam constar da resposta. 

71. A reportagem em análise centra-se, como já se disse, numa investigação 

jornalística feita pelo Recorrido, na qual é revelado que Álvaro Sobrinho estava 

ligado ao fundo que comprou o Global Media Group, que era controlado pelo 

ora Recorrente. 

72. Sobre a falta de relação direta e útil, o ponto 5.1. da Diretiva da ERC n.º 2/2008, de 

12 de novembro de 2008, sobre a publicação de textos de resposta e de retificação 

na imprensa, esclarece-se que «”[t]al relação direta e útil” só não existe quando a 

resposta ou retificação seja de todo alheia ao tema em discussão e se mostre 

irrelevante para desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pelo texto 



   

17 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

visado, devendo este requisito ser considerado em relação à globalidade do texto de 

resposta ou da retificação e não a uma ou mais passagens isoladas». 

73. Sustenta-se ainda que «[o] limite referente à relação direta e útil prende-se, por isso, 

com a proibição da resposta a outros textos ou de escolha de tema diverso do 

versado no texto original». 

74. Nos pontos 4, 5 e 6 da resposta, o Recorrente refere que foi feita ao negócio 

uma rigorosa investigação e uma avaliação do risco ao nível do compliance com 

resultados positivos e, por esse motivo, procedeu à venda. Salienta que, caso 

existisse alguma ilegalidade em relação ao fundo, este estaria impedido de 

operar na União Europeia, o que não se veio a verificar. Esclarece também que 

a venda apenas foi tratada com os representantes do fundo em Portugal e na 

Suíça e seus advogados. Com estes pontos, o Recorrente pretende, pois, refutar 

matérias que constam da peça jornalística relacionadas com o fundo que 

comprou as participações da Global Media Group e esclarecer quem foram os 

representantes do fundo no negócio. 

75. Nos pontos 7 e 8, o Recorrente explica as condições em que terá acontecido a 

recompra ao fundo das participações anteriormente vendidas, matéria que é 

abordada na peça jornalística. 

76. Por último, o ponto 9 da resposta esclarece ter sido encontrado um novo 

investidor, que considera ter um projeto sustentável para a Global Notícias – 

Media Group, S.A.. 

77. Deste modo, constata-se que a parte da resposta assinalada pelo Recorrido não 

é de todo alheia ao assunto tratado na reportagem, pretendendo-se com a 

resposta contestar um conjunto de matérias que foram efetivamente tratadas 

na investigação feita pelo Recorrido e que constam da peça jornalística. 

78. Não existe, pois, fundamento para a falta de relação direta e útil da resposta 

como defendido pelo Recorrido. 



   

18 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

79. Finalmente, alega o Recorrido que a dimensão do texto de resposta excede o 

conteúdo que lhe deu origem. 

80. Nos termos do artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, a extensão do texto de 

resposta não pode exceder «(…) as 300 palavras ou a parte do escrito que a 

provocou (…)». 

81. A reportagem em análise ocupa duas páginas inteiras do suplemento primeiro 

caderno do jornal Expresso, e tem por objeto o negócio da venda das 

participações da Global Media Group, controlada pelo Recorrente, ao World 

Opportunity Fund, centrando-se, em particular, em perceber quem estava por 

detrás do fundo.  

82. Considerando que o Recorrente detinha a maioria das participações da Global 

Media Group, é incontroverso que a peça jornalística tem sempre subjacente, 

de forma direta ou indireta, a sua atuação enquanto um dos intervenientes 

principais no negócio, e não apenas pretender refutar o alegado facto de ter 

negociado com Álvaro Sobrinho. 

83. Constatando que o texto de resposta, dividido em 9 pontos, tem uma dimensão 

significativamente inferior à do texto que lhe dá origem, conclui-se que a sua 

extensão não se mostra de forma alguma excessiva relativamente ao escrito 

original. 

84. Tudo ponderado, conclui-se que o direito de resposta foi indevidamente negado 

ao Recorrente, uma vez que não se verificou a existência de um fundamento 

legal atendível que obstasse à sua publicação. 

85. Por último, reitera-se que o direito de resposta é o instituto pelo qual a 

Constituição e a lei dão ao visado numa notícia a oportunidade de apresentar a 

sua versão dos factos, tendo subjacente um princípio de equilíbrio entre a 

liberdade de expressão e a proteção do direito fundamental da honra e 

reputação. A presente análise não reflete, por isso, qualquer tipo de avaliação 



   

19 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

crítica negativa relativamente à investigação jornalística que foi objeto de direito 

de resposta. 

 

VI. Deliberação 

Tendo apreciado um recurso de Marco Belo Galinha, contra o jornal Expresso, propriedade da 

Impresa - SGPS, S.A., por alegada denegação ilícita do direito de resposta e de retificação, 

relativamente à peça jornalística com o título «Álvaro Sobrinho está por detrás do fundo que 

comprou “DN”, “JN” e TSF em 2023», publicada no primeiro caderno de dia 31 de janeiro de 

2025, o Conselho Regulador da ERC que, com a fundamentação supra, e ao abrigo do disposto 

nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da ERC, delibera no sentido de: 

1. Considerar procedente o recurso interposto pelo Recorrente; 

2. Em consequência, determinar ao jornal Expresso a publicação gratuita, no primeiro 

número impresso, após 48 horas da receção da presente Deliberação, nos termos 

do artigo 60.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC; 

3. O texto de resposta e de retificação do Recorrente deverá ser publicado com o 

mesmo relevo e apresentação do texto original, sem interpolações nem 

interrupções, em conformidade com o disposto no artigo 26.º, n.º 3, da Lei da 

Imprensa, e acompanhada da menção de que a mesma decorre de deliberação do 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em 

conformidade com o n.º 4 do artigo 27.º do mesmo diploma; 

4. O texto de resposta e de retificação deverá também, no mesmo prazo, ser publicado 

na página principal da edição online do jornal Expresso e a sua permanência, em 

destaque, nesse local, por um período de 1 (um) dia. Deverá ainda constar, junto da 

peça jornalística visada, uma informação aos leitores de que esta foi objeto de direito 

de resposta, disponibilizando-se uma hiperligação que direcione para o texto de 

resposta e de retificação exercido pelo Recorrente; 



   

20 

 

EDOC/2025/1462 
500.10.01/2025/77 

5. Advertir o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC; 

6. Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar à ERC, no prazo de 10 dias, 

comprovativo da publicação do texto de resposta, nos termos aqui determinados. 

 

Lisboa, 23 de abril de 2025 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 
 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Rita Rola 
 


