
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

1/OUT-TV/2012 

 

 

Infração das regras relativas ao anúncio da programação, no 
serviço de programas RTP1, do operador RTP – Rádio e 

Televisão de Portugal, S.A., referente ao mês de janeiro de 2012 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
22 de fevereiro de 2012



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/OUT-TV/2012 

 

Assunto: Infração das regras relativas ao anúncio da programação, no serviço de 

programas RTP1, do operador RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., 

referente ao mês de janeiro de 2012 

 

 

I. Factos 

 

1. No âmbito do acompanhamento da verificação do cumprimento do artigo 29.º da Lei 

n.º 27/2007, de 30 de julho, atualmente alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril 

(doravante, Lei da Televisão), os serviços da ERC – Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social apuraram que na emissão do serviço de programas RTP 1, no 

mês de janeiro de 2012, ocorreram irregularidades no cumprimento das obrigações 

previstas no referido normativo, tendo-se registado desvios relativamente aos 

horários previamente anunciados a esta Entidade, bem como alterações da 

programação. 

2. Confrontados os elementos remetidos pelo operador com a emissão, verificou-se a 

ocorrência de 11 (onze) situações no período em análise, 9 (nove) referentes a 

desvios superiores a 3 minutos relativamente ao horário previsto e 2 (duas) situações 

relativas a programas previstos e não emitidos, que se identificam no quadro infra: 

  

Dia Canal Designação do programa  
Início 

previsto 
Início de 
emissão 

Duração 
emissão 
(hh:mm) 

Desvio 
(hh:mm) 

2012-01-07 RTP1 HERMAN 2011  23:54  00:15 1:03 +21 
2012-01-08 RTP1 PERSEGUIÇÃO  00:49 previsto e não emitido 
2012-01-21 RTP1 TELEJORNAL  20:00 20:19 1:11 +19 
2012-01-21 RTP1 VOZ DO CIDADÃO  21:00 previsto e não emitido 
2012-01-21 RTP1 A VOZ DE PORTUGAL  21:21  21:37 2:12 +16 
2012-01-21 RTP1 HERMAN 2012  23:45 23:57 1:08 +12 
2012-01-22 RTP1 PERSEGUIÇÃO  00:54  01:05 0:40 +11 
2012-01-22 RTP1 PLANETA MÚSICA  01:39  01:50 0:39 +11 



 

2 

2012-01-22 RTP1 
JANELA INDISCRETA COM 
MÁRIO AUGUSTO 

 02:46  02:58 0:30 +12 

2012-01-22 RTP1 TELEVENDAS  03:17  03:29 2:30 +12 

2012-01-27 RTP1 
VIAGEM AO CENTRO DA 
MINHA TERRA 

21:00  21:04 0:43 +4 

 

II. Análise e Fundamentação 

 

3. A análise efetuada apenas contemplou programas com uma duração superior a cinco 

minutos e cuja alteração da hora de emissão, face à hora prevista e comunicada pelo 

operador, fosse superior a três minutos. 

4. Os factos em causa poderão constituir violação ao disposto no artigo 29.º, n.º 2, da 

Lei da Televisão que determina: “a programação anunciada, assim como a sua 

duração prevista e horário de emissão, apenas pode ser alterada pelo operador de 

televisão com uma antecedência superior a quarenta e oito horas”. 

5. Contudo, o n.º 3 do mesmo artigo prevê uma exceção àquela previsão, ao estipular 

que “a obrigação prevista no número anterior pode ser afastada quando a própria 

natureza dos acontecimentos transmitidos o justifique, por necessidade de cobertura 

informativa de ocorrências imprevistas ou em casos de força maior”. 

6. Consagrando o quadro normativo aplicável uma exceção ao artigo 29.º, n.º 2, da Lei 

da Televisão, cumpre determinar se, no caso concreto, ocorreu algum impedimento 

justificativo para a não emissão dos programas nos horários inicialmente previstos. 

7. Relativamente às situações assinaladas pela ERC, o operador apresentou as seguintes 

justificações, as quais serão analisadas à luz do normativo aplicável: 

7.1. Dia 7 de janeiro de 2012 – No que se refere ao programa Herman 2011: o 

melhor do humor, o operador informou que “[a] maior duração da transmissão, 

em direto, do programa Voz de Portugal determinou um atraso na emissão do 

programa seguinte, bem como a necessidade de anular outro”. Refere que “as 

características deste género de transmissão impedem que se faça uma previsão 

rigorosa da respetiva duração” e que “as intervenções dos concorrentes e dos 

respetivos mentores são, em regra, mais extensas do que o previsto sendo 

praticamente impossível impedir essa circunstância”. Acrescenta que, “tendo 



 

3 

em vista causar o menor impacto possível na restante emissão, optou-se por 

anular um programa, permitindo o cumprimento dos horários subsequentes”.  

Informa ainda que “os espetadores foram informados dos novos horários via 

rodapé”. 

A alteração da programação ocorrida no dia 7 de janeiro de 2012 ficou a dever-se à 

maior duração do programa Voz de Portugal que provocou um atraso de 21 minutos no 

programa Herman 2011: o melhor do humor e a anulação de outro.  

Visionada a emissão, comprovou-se que entre a transmissão dos programas, Voz de 

Portugal e Herman 2011, não houve intervalo, tendo sido difundidos somente um 

cartão de agradecimentos, de 30 segundos, e o patrocínio do programa de 2 segundos. 

O programa Perseguição foi retirado da emissão “para permitir o cumprimento dos 

horários dos restantes programas”, não se tendo verificado mais nenhuma alteração. 

Ainda que se compreendam as dificuldades por parte do operador de controlo das 

intervenções de convidados em programas em direto, facto resta que o atraso registado 

foi de tal forma significativo que implicou a anulação de um programa e acresce que o 

programa em causa não se reveste de particular relevância ou interesse informativo. 

Assim, estas alterações na emissão não se enquadram no tipo de ocorrências previstas 

no n.º 3 do artigo 29º. da Lei da Televisão.  

7.2. Dia 21 de janeiro de 2012 – O operador informou que, “a transmissão, em 

direto, da Cerimónia de Abertura de Guimarães Capital Europeia da Cultura -

2012, teve uma duração superior ao previsto pelo que a restante programação 

sofreu um atraso relativamente ao previamente anunciado. (…) a RTP limitou-

se a transmitir a cerimónia, bem como o Concerto de Abertura não tendo 

qualquer responsabilidade na produção da referida transmissão. Por outro lado, 

e com o intuito de o Telejornal cobrir parte das iniciativas culturais que se 

realizaram na cidade de Guimarães após a abertura oficial, não permitiu reduzir 

o Telejornal para fazer face ao atraso verificado, pelo que para minimizar esse 

mesmo atraso foi retirado o programa Voz do Cidadão e não foi exibido o 

bloco publicitário previsto para o intervalo do Telejornal, sendo que, ainda, 

assim, a atraso se refletiu na programação subsequente”.  



 

4 

Informa que “os espetadores foram informados das alterações e dos novos 

horários via inserção de frase em antena”. 

A transmissão, em direto, da Cerimónia de Abertura de Guimarães Capital Europeia da 

Cultura - 2012, teve uma duração superior ao previsto, o que provocou alteração da 

programação anunciada.  

Analisada e visionada a emissão, confirmou-se que o operador envidou esforços no 

sentido de reduzir os atrasos verificados, retirando um programa da emissão e não 

difundindo o bloco de publicidade previsto para o intervalo do Telejornal, bem como 

difundiu somente algumas autopromoções ao longo da emissão, que oscilaram de 

duração, entre 6 segundos e 1 minuto e 40 segundos. 

O Telejornal que, habitualmente, tem cerca de 55m, neste dia teve uma duração 

superior, cerca de 1h11m, pois fez a cobertura das iniciativas culturais realizadas na 

cidade de Guimarães. 

Realça-se, ainda, que o tempo de desvio verificado não é equivalente ao de um 

programa, pelo que a exclusão de qualquer outro programa para acerto da emissão, com 

claro prejuízo para as expectativas do telespectador, apenas conduziria a outra infração.  

Tratando-se de um programa em direto, cuja produção não é da responsabilidade do 

operador, mas dado o interesse da transmissão, o esforço do operador em minimizar os 

atrasos e estes terem sido sucessivamente reduzidos, a alteração da programação poderá 

ser justificada ao abrigo do n.º 3 do art.º 29.º da Ltv. 

7.3. Dia 27 de janeiro de 2012 – Relativamente ao desvio registado no programa 

Viagens ao centro da minha terra, o operador informou que “o Telejornal teve 

uma duração ligeiramente superior à prevista que se deveu ao fluxo 

informativo desse dia, designadamente à reportagem, em direto, relativa à 

concentração espontânea de trabalhadores da TAP junto ao edifício da 

administração protestando contra os cortes salariais e benefícios e também à 

notícia, de última hora, em que se deu conta de várias promoções de 

funcionários na Caixa Geral de Depósitos para fazer face aos cortes salariais”.  

O operador acrescenta que “embora tratando-se de uma situação que não se 

enquadra, em termos formais, na previsão do n.º 3, do artigo 29.º da Ltv, mas 

considerando que se tratou de uma situação excecional e tendo em conta a 



 

5 

alteração diminuta verificada poderá ser incluída no âmbito de aplicação da 

referida norma”. 

Tendo em atenção que estão em causa duas situações de última hora, e atendendo à 

natureza das ocorrências e sua relevância jornalística e ao tempo reduzido do desvio, 

esta situação, embora não se enquadre, em termos formais, no tipo de ocorrências 

previstas no n.º 3 do art.º 29.º da Ltv, considera-se que poderá ser relevada. 

8. Assim, analisados os argumentos aduzidos pelo operador e confrontados com os 

dados disponíveis na ERC, designadamente por análise da emissão, entende-se que 

são justificáveis, ao abrigo do previsto no n.º 3 do artigo 29.º da Lei da Televisão, as 

situações ocorridas, no dia 21 do mês de janeiro de 2012, com os fundamentos supra 

enunciados. 

9. Conclui-se pelo exposto que se têm por não justificadas 2 (três) das 11 (onze) 

situações de alteração da programação registadas no mês de janeiro de 2012, por se 

considerar que não reúnem os requisitos exigidos no n.º 3 do artigo 29.º da Lei da 

Televisão: 

- 07.01.2012 – Herman 2011: o melhor do humor (+21m); 

  – Perseguição (previsto e não emitido).       

10. Em conclusão, no que se refere às obrigações de cumprimento de anúncio da 

programação, considera-se que o serviço de programas RTP1 violou o disposto no 

artigo 29.º, n.º 2, da Lei da Televisão, nas situações assinaladas no ponto 9 supra, 

afigurando-se que as justificações apresentadas pelo operador não são enquadráveis 

nas exceções previstas no n.º 3 do referido preceito. 

 

III.  Deliberação 

 

Tendo analisado o cumprimento do disposto no artigo 29.º da Lei da Televisão 

(Anúncio da programação), durante o período referente ao mês de janeiro de 2012, por 

parte do serviço de programas RTP1, o Conselho Regulador da ERC delibera, no 

exercício da competência prevista no artigo 93.º, n.º 1 e 2, da Lei da Televisão e no 

artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro, instaurar procedimento contraordenacional, ao abrigo do disposto nos 



 

6 

artigos 29.º, n.º 2, e 75.º, n.º 1, alínea a), da Lei da Televisão, contra o operador RTP – 

Rádio e Televisão de Portugal, S.A., com fundamento no incumprimento do horário de 

programação, no dia 7 de janeiro de 2012. 

 

Lisboa, 22 de fevereiro de 2012 

 
O Conselho Regulador, 

 
Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 
Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes 

 
 

 

 

 
 

 
 

 


