
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/259 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Exposição do PSD, subscrita pelo seu secretário-geral, pelo 
tratamento jornalístico dado pelo Expresso à direção do partido e ao 

seu líder durante o segundo semestre de 2018 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
18 de setembro de 2019



   

1 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/259 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Exposição do PSD, subscrita pelo seu secretário-geral, pelo tratamento jornalístico dado 

pelo Expresso à direção do partido e ao seu líder durante o segundo semestre de 2018 

 

I. Exposição 

1. A 9 de janeiro de 2019, deu entrada na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social uma exposição contra o Expresso subscrita pelo secretário-geral do PSD, em representação do 

partido, motivada pelo tratamento jornalístico conferido à liderança dos sociais-democratas durante 

o segundo semestre de 2018. 

2. O PSD argumenta que o Expresso assumiu como «missão própria, convertida numa 

verdadeira causa, minimizar, apoucar e descredibilizar a atual direção» do partido «e o seu líder em 

especial», o que acontece «fundamentalmente pela pena do jornalista Filipe Santos Costa [FSC], 

secundado cirurgicamente pelo editor de política, Vítor Matos».  

3. O semanário é acusado de «violação sistemática das regras ético-deontológicas e legais», 

sobretudo a partir do verão de 2018, naquilo que é tido como um desvio da atuação do jornal que 

coincide com uma mudança editorial na secção de Política. 

4. Segundo o PSD, as violações manifestam-se «quer na manipulação de conteúdos e títulos, 

quer na deturpação dos factos que respeitam aos dirigentes máximos do PSD, particularmente o seu 

líder e a direção nacional do partido, que, legítima e democraticamente, foram escolhidos pelos 

militantes do partido para o dirigirem.» 

5. O PSD sintetiza as formas «variadas e sofisticadas» que o tratamento jornalístico do 

Expresso terá assumido durante o período considerado, fazendo-se de seguida a transcrição 

integral das acusações:  

a) Citações indiretas; 

b) Notícias sempre negativas sobre o partido, com recurso a advérbios, adjetivos, a 

expressões que apoucam os seus dirigentes e, sobretudo, o seu líder, criando na opinião 

pública a ideia de que o PSD, enquanto partido de alternância do poder, se encontra sem rumo 

nem direção; 



   

2 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

c) Por outro lado, é público e notório que a campanha de deturpação da verdade, 

apoucamento e achincalhamento do PSD e da sua direção, particularmente do seu líder 

favorece, por contraponto, o partido do Governo, criando na opinião pública em geral, e nos 

leitores do Expresso em especial, a ideia generalizada de falta de alternativa à governação da 

denominada gerigonça. 

d) Recurso sistemático a fontes de informação anónimas ou não identificadas, 

recorrentemente atribuídas a dirigentes ou personalidades próximas do núcleo duro do 

partido, que também não se identificam – no dizer dos autores de tais notícias – com a atual 

liderança e direção nacional do partido;  

e) Ausência de contraditório e confrontação de posições, ou, quando estas existem, a 

distorção do seu sentido real, e, pior ainda, a grosseira manipulação das afirmações feitas 

pelo líder ou outros dirigentes nacionais, com o objetivo de reforçar as «interpretações de 

conveniência» pretendidas pelo jornalista autor; 

f) Falta de apuramento e averiguação das acusações feitas nas páginas do jornal, 

sem a mínima preocupação de validação das informações que alegadamente os autores 

destas notícias recolhem junto de «fontes próximas»; 

g) Mesmo quando é esboçado um simulacro de contraditório este é colocado, na 

construção da notícia, sempre de forma a reduzir o seu efeito perante a «verdade» que o 

jornal quer nitidamente impor ao leitor, sendo muitas vezes as posições oficiais do partido 

truncadas ou descontextualizadas, de forma a que se evidencie, para o leitor mais incauto, a 

linha de pensamento ou julgamento que o Expresso pretende tornar dominante; 

h) E ainda que o contraditório desminta comprovadamente as declarações iniciais, a 

notícia (a mentira) é, invariavelmente, sempre publicada;  

i) E quando os dirigentes do PSD são forçados a invocar o direito de resposta, ou a publicação 

é negada ou, quando publicado, é secundarizado, desrespeitando a letra e o espírito daquele 

instituto tal como preceitua a lei da imprensa. 

6. Além destas acusações, o PSD defende que os «títulos [são] baseados em declarações 

paginadas como verdades absolutas seja por meio da utilização abusiva de adjetivos ou advérbios 

que orientam a peça para o resultado final pretendido.»  

7. Também acusa o jornal de privilegiar sistematicamente a informação veiculada por fontes 

do PSD críticas da direção do partido ou por analistas e fontes anónimas, transformando as suas 

declarações nas «notícias do PSD (a verdade)», numa conjuntura que transforma o Expresso num 

mero «repositório das opiniões dos adversários internos e externos do PSD». 



   

3 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

8. Quanto às posições ou declarações dos dirigentes do PSD, o Expresso e o jornalista em 

causa são acusados de fazerem sistematicamente «tábua rasa dos esclarecimentos que lhe foram 

prestados pelos canais oficiais do partido, deturpando a verdade para construírem a sua “verdade”», 

acabando por ser «constrangedor para os responsáveis do PSD fazer qualquer declaração, ou 

prestar esclarecimentos àquele jornalista, sabido que é, de antemão, um exercício que, por efeito 

das técnicas de manipulação, na maioria dos casos apenas poderia servir para “credibilizar e 

legitimar” os objetivos manipuladores pretendidos.» 

9. Os textos noticiosos não são os únicos criticados pela direção do PSD, que também alude à 

publicação de dezenas de textos de opinião que «a coberto do direito constitucional da liberdade de 

opinião e expressão – pilar básico da essência da democracia – são objetivamente ofensivos para o 

PSD». Defende-se que essas opiniões «são construídas e desenvolvidas com base nas notícias que 

o próprio Expresso vai publicando, criando assim uma cadeia de opiniões negativas sobre a direção 

do PSD que, no fim da linha, resulta numa verdadeira campanha negra contra o partido e seus atuais 

dirigentes.»     

10. A exposição lista as peças das edições semanais do Expresso que merecem uma 

reprovação mais veemente da cúpula do PSD (vão de julho a dezembro de 2018) e a sua reprodução 

enviada em anexo. Também são remetidas cópias de peças publicadas online.  

11. «Como Rio lidera o PSD» titula, na primeira página da edição de 29 de setembro, uma das 

peças que é tida como particularmente reveladora das práticas acintosas do jornalista 

relativamente à liderança do partido, porquanto se «baseia, fundamentalmente, ou em fontes 

anónimas, ou dizendo respeito a “desabafos” privados que, de boa-fé, teriam sido confiados em 

circuito fechado ao próprio jornalista.» 

12. Para o PSD, a confirmação desta acusação está bem visível no «Twitter do jornalista Filipe 

Santos Costa, que, de uma forma obstinadamente doentia, alimenta naquele seu espaço, quase 

diariamente, uma campanha negra contra o PSD, e sobretudo contra o seu líder, Rui Rio, e o 

secretário-geral José Silvano.» 

13. A alegada «obstinação» com a liderança do PSD «levou aquele jornalista a “assaltar” um 

grupo fechado de militantes que partilham opiniões na rede WhatsApp, violando o sagrado princípio 

constitucional da proteção da correspondência, consagrado no artigo 34.º da CRP [Constituição da 

República Portuguesa], para escrever um texto execrável que tentou legitimar arrastando para a lide 

o vice-presidente do PSD criador e administrador do referido grupo fechado.» O PSD rejeita a posição 



   

4 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

do jornal quando este defende que um grupo deixa de ser fechado a partir do momento em que 

passa a ter um número elevado de participantes. 

14. Tudo exposto, a direção do PSD entende que o Expresso violou a alínea a) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista, o número 1 do Código Deontológico dos Jornalistas e o artigo 3.º da 

Lei de Imprensa.  

15. Defende que a liberdade de expressão do pensamento pela imprensa não é «um direito 

absoluto, encontrando-se circunscrita por outros valores, também eles constitucionalmente 

protegidos, nomeadamente os designados “direitos de personalidade”, consagrados no artigo 26.º 

da CRP.» Ou seja, aquela liberdade está condicionada pelo «justo equilíbrio de ponderação entre 

outros direitos e valores de não menos dignidade». 

16. A isto tudo, o PSD acrescenta o desrespeito pelas orientações do próprio jornal, 

argumentando que a «desigualdade e a parcialidade com que o aqui lesado foi, e é tratado pelo 

“Expresso”, e, sobretudo, pelo jornalista FSC, estão para além do que é razoável ou eticamente 

aceitável, nomeadamente à luz do próprio Estatuto Editorial». 

17. A intervenção da ERC é pedida no âmbito das alíneas e) e j) do artigo 8.º dos seus estatutos, 

aprovados pela Lei n.º 55/2005, de 8 de novembro, e, perante o cenário traçado, o PSD requer «a 

adoção de recomendações concretas destinadas a incentivar padrões de boas práticas no sector da 

comunicação social, e que os jornalistas responsáveis por práticas ilegítimas devem aceitar, 

respeitar e se submeter», ao abrigo dos artigos 63.º e 64.º do mesmo diploma. 

 

II. Outras diligências  

18. Com o intuito de clarificar o tipo de procedimento requerido à ERC, a direção do PSD foi 

convidada a esclarecer se a pretensão era apresentar uma queixa, de acordo com os requisitos e a 

tramitação do artigo 55.º dos Estatutos da ERC, ou fazer uma participação/denúncia que 

desencadeasse um procedimento oficioso com vista à adoção de recomendações concretas 

incentivando padrões de boas práticas no sector da comunicação social em geral.  

19. Na sua resposta o PSD cingiu-se a pedir que a ERC analisasse as práticas jornalísticas do 

Expresso, fazendo recomendações concretas incentivadoras de boas práticas a este jornal 

específico e aos jornalistas autores dos textos denunciados, nos termos do previsto no n.º 2 do 

artigo 63.º dos Estatutos da ERC.  



   

5 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

20. Porquanto o PSD não requereu explicitamente a abertura de um procedimento de queixa, 

prosseguiu-se a análise no quadro dos procedimentos oficiosos de averiguação, conforme parecer 

jurídico integrante do presente procedimento. 

 

III. Posição do Denunciado 

21. Notificado para se pronunciar sobre as acusações que lhe foram dirigidas, o Expresso 

apresentou a sua oposição em resposta datada de 31 de janeiro de 2019. 

22. O semanário começa por afirmar a sua identidade editorial e independência jornalística, 

consubstanciadas na aplicação de «princípios de autoexigência editorial e deontológica, de acordo 

com o seu Estatuto Editorial, o Código Deontológico, o Estatuto do Jornalista e a própria Lei de 

Imprensa.» 

23. Relativamente às acusações de que é alvo, o Expresso «refuta veementemente (...) a visão 

conspirativa» que o PSD defende existir da parte jornal e dos seus profissionais, sustentando que foi 

a direção do partido que fechou o canal de comunicação existente, impondo e consumando «um 

verdadeiro cenário de “lei da rolha” aos seus membros, no que concerne às relações com o 

Expresso».  

24. Defende que o PSD atacou «ad hominem jornalistas específicos do Expresso», da editoria 

de Política. Uma situação sobre a qual a direção do Expresso diz que se recusa a isolar jornalistas e 

que responde pelo trabalho de todos, acrescentando que, se a investida do PSD visa o afastamento 

de um determinado jornalista, «o intuito é falhado à partida» na medida em que é à direção que cabe 

selecionar os seus profissionais, nunca os partidos políticos. 

25. Informa que o jornalista em causa acompanha atualmente o PSD e que já o fazia desde a 

liderança de Pedro Passos Coelho, sendo por isso que é ele quem «mais regulamente escreve sobre 

este partido, embora o seu trabalho não se circunscreva ao PSD, nem seja ele o único a escrever» 

sobre o PSD. 

26. O Expresso também esclarece que a editoria de Política registou mudanças em abril de 

2018, com a saída da responsável de então para outro órgão de comunicação social. Ora, é à entrada 

do novo editor de Política que o PSD faz corresponder uma mudança editorial na cobertura dada ao 

partido, sobretudo a partir do verão de 2018.  

27. A acusação é inteiramente refutada pelo jornal, que afiança que o «tratamento editorial 

dado pelo Expresso ao PSD não mudou nem com alteração da estrutura da editora, nem com a 

substituição da liderança do PSD». Também não mudou a intensidade noticiosa nem os «métodos 



   

6 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

jornalísticos aplicados ao tratamento da informação relativa a este partido político, que cumpriram e 

cumprem escrupulosamente o Estatuto Editorial do Expresso e as regras ético-deontológicas». 

28. Para demonstrar que os critérios editoriais do Expresso ou dos seus jornalistas não 

mudaram no verão de 2018, são listadas 104 peças do primeiro semestre do ano sobre o PSD e o 

seu líder, assinadas por diferentes jornalistas, muitas delas com posições oficiais do partido em 

primeira mão ou com factos que iam dando conta das dificuldades crescentes na liderança de Rui 

Rio. 

29. De julho a dezembro o jornal arrola 79 notícias sobre o PSD, relativas a questões internas e 

posições políticas dos dirigentes e representantes. Na autoria ou coautoria destas notícias 

estiveram envolvidos dez jornalistas, com o jornalista visado pelo PSD a assinar cerca de metade 

(42), sete em coautoria e 30 desenvolvidas por outros jornalistas.     

30. Para o Expresso nada mudou na sua prática editorial. O que mudou foi a atitude dos 

dirigentes do PSD relativamente ao jornal, na sequência de uma peça publicada na edição de 14 de 

julho de 2018 intitulada: «Rio levou empresários amigos para fazerem negócios na Guiné», da 

autoria do jornalista contestado pelo PSD.  

31. A partir dessa notícia «Rui Rio deixou de falar com o jornalista do Expresso» com quem 

mantinha contactos regulares desde 2016, aquando da preparação e da sua candidatura à liderança 

do PSD, numa relação até aí tida como «normal entre um líder partidário e um jornalista» que 

acompanha a atividade de um partido. 

32. O Expresso e o presidente do PSD reuniram-se para tentar restabelecer a comunicação, mas 

«Rui Rio diria a membros da direção do jornal que só responderia a perguntas que não fossem 

colocadas por aquele jornalista específico». 

33. Sem cedência da parte do Expresso, o líder do PSD manteve o corte de relações com o 

jornalista e, segundo o jornal, «enviou uma mensagem escrita aos membros da respetiva Comissão 

Permanente dando indicações para que também eles deixassem de falar com o jornalista em causa, 

imputando-lhe, por causa desse artigo e das perguntas que considerou ofensivas, objetivos 

persecutórios (...) envolvendo também, nessa conspiração, a editoria de Política do Expresso». 

Posteriormente a indicação foi alargada a outros dirigentes do PSD. 

34. O Expresso teve conhecimento da situação através de dirigentes do PSD que receberam a 

indicação diretamente de Rui Rio ou de elementos do seu círculo próximo, que passaram a falar «sob 

condição de anonimato». Ou seja, na sequência da imposição interna do líder do PSD, vários 

responsáveis da direção nacional do partido mantiveram o contacto com o jornalista, «que 



   

7 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

conhecem e em quem confiam», mas passaram a falar ao abrigo do princípio da proteção da fonte 

para não contrariarem abertamente a liderança. 

35. Diz o jornal que «essa é, aliás, uma das razões ponderosas – e deontologicamente 

protegidas na atividade jornalística – para que tantas pessoas do PSD falem com o Expresso em off: 

foram proibidas pelo presidente da direção de falar em on, mas o Expresso não abdicou das suas 

fontes, nem as suas fontes abdicaram de ter vontade própria, nem a confiança entre o jornal e as 

suas fontes de informação foi abalada.» 

36. O jornal recorda que o off e a proteção da fonte é um último recurso ao dispor dos jornalistas, 

mas que a sua utilização não é ilícita, não está proibida nem é incomum no jornalismo político 

português, por, em muitos casos, ser a única forma de viabilizar o acesso a informação que de outro 

modo lhes seria barrada. E, nestas situações, o Expresso garante obedecer a todas as regras. Isto é, 

faz a verificação da informação veiculada em off, sujeita-a a dupla ou a tripla confirmação, ausculta 

fontes oponentes e faz o cruzamento final de todo o material recolhido. 

37. Ainda que não sejam identificadas quaisquer situações de facto ou as normas legais que 

possam ter sido quebradas quando o PSD acusa o jornal de recorrer a «citações indiretas», o 

Expresso crê que a alegação deve ser enquadrada no contexto da proteção das fontes de 

informação.  

38. Por outro lado, apesar do cenário de «lei da rolha», o Expresso garante que nunca deixou de 

colocar perguntas a Rui Rio, e à sua direção, fazendo várias tentativas para solicitar esclarecimentos 

ou a posição da oficial sobre os temas abordados, ou dirigindo convites para entrevistas.  

39. O jornal diz ter o registo de muitas das tentativas de contacto efetuadas por via telefónica, 

por mensagens escritas ou correio eletrónico. Porém, «salvo muitas raras exceções, o PSD não deu 

sequer resposta», seja através da assessoria de comunicação, do líder, de vice-presidentes ou 

outros dirigentes nacionais.  

40. Assim, o Expresso rebate que entre julho e dezembro de 2018 não tenha tentado ouvir o 

PSD ou os dirigentes visados nas notícias, exemplificando com a edição de 15 de dezembro e a peça 

«Delação premiada proposta por engano». Acrescenta que «houve ainda artigos que, por ausência 

de resposta do PSD, o Expresso decidiu não publicar ou adiar a sua publicação.» 

41. O Expresso argumenta que a conjuntura ficou marcada por convulsões internas no PSD. Ou 

seja, defende que no verão de 2018 começaram a perfilar-se vários focos de crítica e de contestação 

à liderança de Rui Rio, num processo que atingiu o seu pico já em janeiro de 2019, quando Luís 

Montenegro desafiou publicamente o líder para eleições diretas. As declarações públicas de Miguel 



   

8 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

Pinto Luz, Pedro Duarte, Miguel Morgado, José Pedro Aguiar-Branco e Nuno Morais Sarmento, ou a 

saída de Pedro Santana Lopes para formar um novo partido são elementos que o semanário usa 

para reforçar a sua posição de que as mudanças mais significativas ocorreram dentro do PSD e não 

no Expresso. 

42. O jornal entende que não poderia deixar de noticiar o desenrolar dos acontecimentos, 

fazendo a revelação de muitas situações em primeira mão ou publicando entrevistas com 

personalidades que assumiriam publicamente críticas à liderança de Rui Rio.  

43. Para o Expresso a sua atuação foi impoluta, não fazendo mais do que o seu trabalho, ou seja, 

«noticiou, revelou, analisou uma realidade que se confirmaria à saciedade». E ainda que tenha 

tentado fazer o contraditório e ouvir as partes com interesses atendíveis, foi o boicote do PSD que 

acabou por criar a «desproporção de cobertura» de que o próprio se vem queixar. Deste modo, a 

liderança do PSD poderia ter tido mais espaço para se manifestar, mas ficando «quase sempre sem 

resposta» o jornal teve que «se socorrer de informações em off para compensar este tipo de 

bloqueio de acesso à informação.»  

44. Todavia, sustenta que, «a não ser em casos em que o exercício de contraditório torne 

evidente que a informação inicial era objetivamente falsa, fazer o contraditório não significa nunca 

assumir como verdade o eventual produto do mesmo, sendo que o papel do jornalista, em muitos 

destes casos, perante versões ou entendimentos diferentes de uma mesma realidade, deve ser o de 

apenas apresentar os factos dando conta das divergências detetadas.» 

45. Relativamente à acusação de que apenas foram editadas notícias «negativas», 

«desfavoráveis» ou «incómodas» à liderança do PSD, e em particular a Rui Rio, o Expresso sustenta 

que não pondera aqueles fatores aquando da seleção noticiosa. O seu compromisso é com os 

leitores e o critério de seleção é a relevância editorial.  

46. O semanário escora a sua defesa no facto de durante a liderança de Pedro Passos Coelho 

nunca ter deixado de cobrir as movimentações de Rui Rio quando este preparava uma candidatura 

alternativa, nem depois de se ter assumido como candidato à liderança. Deste prisma, «na produção 

dessas notícias foi sempre irrelevante a ponderação sobre se essa era uma notícia “positiva” ou 

“negativa”, fosse para Rui Rio, fosse para Passos Coelho.» 

47. No que concerne às acusações de «violação sistemática das regras ético-deontológicas», 

de «manipulação» e de «campanha de deturpação da verdade, apoucamento e achincalhamento 

do PSD e da sua direção, particularmente do seu líder», o jornal considera-as «demasiado graves 

para não serem justificadas.» Conforme o jornal constata, as acusações são «mais enunciadas e 



   

9 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

valorativas do que factualmente concretizadas» pelo PSD, resultando difícil ao Expresso 

compreender o seu alcance e rebatê-las. 

48. Para o jornal, a exposição também é omissa na especificação de casos de ausência de 

contraditório, de «simulacro de contraditório» ou de descontextualização/distorção das posições 

oficiais comunicadas pelo partido, o que impossibilita fazer prova do contrário. 

49. Ainda assim, realça que o PSD criticou o facto de as «presenças-fantasma do secretário-

geral do partido, José Silvano, na Assembleia da República» terem sido objeto de notícia. Mas o caso 

envolvendo o PSD não foi o único: numa investigação anterior em tudo semelhante o Expresso 

revelara o «pagamento duplicado de viagens de Carlos César, presidente do Partido Socialista». 

50. Referindo-se às acusações sobre o exercício do direito de resposta, o Expresso diz ter 

recebido três pedidos. Um foi recusado com base no entendimento de que não cumpria os 

pressupostos legais. Sobre os dois textos que foram publicados: um não desmentia qualquer facto 

noticiado e mesmo assim foi aceite; o outro teve maior destaque do que a notícia que contestava, 

pelo que não concorda com a posição do PSD nesta matéria. 

51. O Expresso finaliza a sua pronúncia requerendo que o pedido seja julgado improcedente, por 

falta de verificação de qualquer um dos pressupostos legais de suporte da pretensão do PSD.  

52. Sintetiza que a atuação do jornal «não merece qualquer tipo de censura, quer de um ponto 

de vista dos limites impostos à liberdade de imprensa, quer tendo em consideração os deveres 

fundamentais» da atividade jornalística. A informação publicada é rigorosa, exata e isenta. Não 

apresenta qualquer traço sensacionalista, antes «assenta numa interpretação séria, honesta e de 

boa-fé quanto à veracidade, confirmação ou convicção dos factos relatados». Faz a demarcação 

entre factos e opiniões e um esforço objetivo de diversificação de fontes de informação e do 

cumprimento do dever de auscultação das partes com interesses atendíveis. Como regra, as fontes 

de informação são identificadas, com a atribuição das opiniões recolhidas aos respetivos autores. A 

prática jornalística garante os «direitos ao bom-nome, à imagem e à palavra dos cidadãos, 

defendendo, em suma, o interesse público e a ordem democrática». 

 

IV. Análise e fundamentação 

a) Questões preliminares 

53. A participação contra o Expresso abarca um período de seis meses de tratamento 

jornalístico conferido ao PSD – julho a dezembro de 2018. Estando em causa um comportamento 

alegadamente continuado no tempo, optou-se por focar a análise no último mês de 2018, por ser 



   

10 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

ilustrativo dos moldes com que a atividade e os acontecimentos ligados à liderança do PSD foram 

tratados pelo Expresso. Ainda assim, será feita uma breve contextualização dos temas tratados 

durante o período mencionado, nas peças que o PSD referenciou na sua exposição. 

54. Para a opção de deter o olhar nas edições de dezembro de 2018 também pesou o facto de o 

PSD não ter concretizado os aspetos contestados em cada uma das peças/edições inventariadas na 

exposição. Ou seja, depois de uma condenação geral à atuação do semanário e de um jornalista 

específico da editoria de Política, a exposição limita-se a arrolar uma série de peças sem lhes 

associar um motivo concreto de reprovação.    

55. A peça «Como Rio lidera o PSD» (título da chamada de primeira página), de 29 de setembro, 

é a exceção, na medida em que é a única, ao longo de toda a exposição, sobre a qual o PSD concretiza 

as suas críticas (cf. ponto 11). Por esta razão, também será objeto de análise específica. 

56. Acrescenta-se que os editoriais e os vários espaços e artigos de opinião assinados por 

diretores, jornalistas ou cronistas do Expresso estão devidamente balizados pelas regras do 

jornalismo e da comunicação social. Observado o imperativo da separação entre os espaços 

destinados à opinião e os de informação – o que acontece nas peças que o PSD aponta –, vigora a 

liberdade de expressão, cuja natureza dos desvios devem, no caso concreto, ser apreciados pela via 

judicial e não regulatória. 

57. Como a ERC já teve oportunidade de referir, por exemplo, na Deliberação 15/CONT-I/2012, de 

10 de julho, a entidade reguladora não se pronuncia, salvo raras exceções, sobre artigos de opinião, 

os quais são publicados ao abrigo da liberdade de expressão (artigo 37.º da CRP).  

58. Acresce que as funções desempenhadas pelo regulador dos media visam sobretudo 

garantir o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa, conforme 

consubstanciado no artigo 8.º, alínea a) dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro.  

59. No que concerne às acusações especificamente dirigidas à atuação do jornalista, incluindo 

o uso da rede social Twitter, assinala-se que aquelas não se enquadram nos limites de intervenção 

da ERC. Ou seja, cabe à entidade supervisionar a forma como os órgãos de comunicação social 

desempenham a sua atividade e não a conduta dos jornalistas ou de outros intervenientes nos 

media (cronistas, comentadores, etc.) (cf. artigo 6.º dos Estatutos da ERC). 

60. As questões individualizadas de ordem profissional ou disciplinares inerentes à praxis 

jornalística estão sob a alçada da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), sendo a 

esta entidade que deverão ser endereçadas para apreciação. 



   

11 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

61. Assinala-se que o Expresso refere ter começado a desenvolver, em parceria com o Conselho 

de Redação, um manual de conduta específico para o uso privado das redes sociais pelos jornalistas, 

com recomendações que não lesem a liberdade de expressão daqueles. 

 

b) O tratamento jornalístico de julho a novembro de 2018  

62. Passando para a análise propriamente dita dos conteúdos noticiosos que o PSD colocou ao 

escrutínio da ERC, afere-se que, ao longo do segundo semestre de 2018, o Expresso deu cobertura a 

vários temas relacionados com atividades e tomadas de posição do PSD, quer da sua liderança quer 

de outros elementos do partido.  

63. Conforme referido, embora tenha sido opção da ERC apreciar em maior detalhe o tratamento 

jornalístico que o Expresso conferiu ao partido durante o mês de dezembro de 2018, faz-se uma 

súmula das matérias tratadas anteriormente nas peças que o PSD indica na sua exposição, ainda 

que o faça sem objetivar o problema que cada uma delas alegadamente encerra.  

64. Em julho, o jornal abordou a questão da reforma da Justiça, com a nova liderança do PSD a 

defender alterações às medidas implementadas pela governação de Pedro Passos Coelho (FSC e 

RG1). Neste período é publicada a peça sobre a viagem de Rui Rio à Guiné (FSC; FSC e SF), que o 

Expresso defende ter sido o motivo da rutura na comunicação entre as partes. Também noticia a 

hesitação de Assunção Cristas relativamente a uma possível coligação sugerida pela liderança do 

PSD (MLC). O facto de o Conselheiro Nacional do PSD ser visado numa investigação da Polícia 

Judiciária também faz notícia (FSC), tal como o assumir, por parte de Luís Montenegro, de 

divergências com Rui Rio, embora recuse o cenário de congresso antecipado do PSD (FSC).  

65. Em agosto, Pedro Duarte surge nas páginas do Expresso como o primeiro militante do PSD a 

desafiar a liderança de Rui Rio (uma peça sem autoria e uma entrevista de FSC), seguindo-se Luís 

Montenegro e Pinto Luz, que poderão avançar contra Rui Rio em 2019 (MSC). O mês também traz a 

possibilidade de Pedro Santana Lopes deixar o PSD para formar um novo partido (MSC) e a reação de 

Assunção Cristas à criação desse partido (MLC). Rui Rio, a gozar férias, é criticado dentro do PSD pelo 

silêncio relativamente às movimentações internas (AS e MSC). 

66. Em setembro, mês de rentrée política, as páginas do Expresso ficam marcadas pelos 

seguintes temas: o avanço de Santana Lopes para a criação do novo partido (AS); o lançamento da 

                                                      
1 Entre parênteses é dada a indicação dos jornalistas que foram autores e coautores das diferentes peças e das 
temáticas abordadas. 
São eles: AS - Ângela Silva; FSC - Filipe Santos Costa; HF - Hugo Franco; HO - Helder Oliveira; IP - Isabel Paulo; LM - 
Luísa Meireles; MLC - Mariana Lima Cunha; MSC - Miguel Santos Carrapatoso; RG - Rui Gustavo; VM - Vítor Matos. 



   

12 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

plataforma digital «Manifesto X», de Pedro Duarte, um mês depois de se ter apresentado como 

alternativa (VM); a proposta sigilosa de Rui Rio de um acordo interpartidário para a reforma da 

Justiça (MLC e LM); a reação de um antigo Ministro do governo de Pedro Passos Coelho à proposta 

estratégica de Rui Rio para a Saúde, dizendo não ver diferença entre uma liderança e a outra (MSC); a 

contestação de Aguiar Branco, durante um evento partidário, a um discurso de Rui Rio (FSC); a 

liderança de Rui Rio (FSC); os desentendimentos entre a direção do PSD e o grupo parlamentar (sem 

a autoria); a saída de mais um militante do PSD para se juntar a Santana Lopes (sem a autoria). 

67. Outubro arranca com uma entrevista a Miguel Morgado, deputado do PSD, que lançou um 

movimento alternativo para repensar o país (FSC). São também focadas as seguintes questões: a 

posição de Luís Montenegro sobre Rui Rio disputar as legislativas ao invés de ser substituído 

internamente (sem a autoria); a proposta de acordo sobre a Justiça entregue aos partidos e ao 

Presidente da República (FSC); a contração para a equipa de comunicação de um ex-autarca do PSD 

condenado por agressão (FSC); as críticas à atuação de Rui Rio proferidas na assembleia distrital de 

Lisboa do PSD (FSC); a reação negativa das corporações da Justiça à proposta de reforma para esta 

área (RG) e as reações dos deputados do PSD que desconheciam a proposta (FSC); a posição de Rui 

Rio sobre uma eventual audição de António Costa relativamente a Tancos (sem a autoria) e a reação 

interna do partido à sua recusa da necessidade dessa diligência (FSC).         

68. Em novembro destaca-se o “caso” do registo de presenças (AR) do deputado e secretário-

geral do PSD, José Silvano, na Assembleia da República (FSC); aborda-se a posição da liderança do 

PSD sobre o assunto e as explicações da deputada que assinou as presenças (FSC, MLC e HF) e a 

reação do presidente da AR (FSC); o nome de José Silvano também surge associado a 

irregularidades em conta da distrital do PSD (IP e VM). Também se aborda a intervenção de Rui Rio 

numa reunião com militantes sobre o impacto da “guerra interna” nas eleições que se avizinham e o 

“risco” de o partido ficar abaixo dos 20% (FSC); são analisados os resultados de uma sondagem 

eleitoral (FSC), sobre a qual se ausculta a posição do PS (MSC); e relata-se que Rui Rio resiste em 

contratar agência de comunicação (FSC). 

69. De julho a novembro há, portanto, nas páginas do Expresso, uma quantidade variada de 

temas e de peças relacionadas com a atividade e questões político-partidárias associadas ao PSD, 

em textos que são assinados por diferentes jornalistas. 

 

c) A peça de 29 de setembro de 2018  



   

13 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

70. Antes de o olhar se deter no tratamento jornalístico dado ao PSD em dezembro de 2018 

analisa-se a peça «Ele é igual a si próprio. Só não tem comparação», de 29 de setembro, com a 

chamada de primeira página: «Como Rio lidera o PSD». 

71. No âmbito do procedimento oficioso em curso, esclareceu-se anteriormente que esta seria 

a exceção à opção de balizar a análise ao mês de dezembro. Tal sucede porque a peça de 29 de 

setembro foi a única sobre a qual o PSD apresentou argumentos concretos relativamente à sua 

construção, acusando o jornal e o jornalista de recorrerem a «fontes anónimas» e de utilizarem 

indevidamente informação transmitida como «desabafos privados», que de «boa-fé» foram 

«confiados em circuito fechado ao próprio jornalista.» 

72. O Expresso sinaliza a peça como uma “investigação” do jornalista FSC.  

73. Editada nas páginas 20 e 21, com uma fotografia de grande dimensão de Rui Rio ao centro, 

a entrada do texto principal sintetiza: «Evita Lisboa, esconde informação dos seus vices, desconfia 

da direção. Acredita em si e nuns poucos amigos. Não gosta da maioria dos seus deputados nem de 

jornalistas. Retrato de como Rui Rio lidera».  

74. Além do texto principal são editados dois textos de menor dimensão sobre situações 

específicas da “investigação”, cujos títulos são: «Pressão para endurecer tom» e «Deputados para 

canhão». O primeiro versa sobre a postura de Rui Rio relativamente ao governo e a António Costa; o 

segundo sobre a sua posição relativamente ao grupo parlamentar do PSD e os “interesses 

instalados”.   

75. No seu conjunto, o trabalho jornalístico menciona vários eventos e tomadas de posição do 

líder do PSD, recorrendo a citações que lhe são atribuídas em diferentes momentos e registos.  

76. A campanha para a liderança do partido, as jornadas parlamentares de junho do PSD, a 

reunião da Comissão Permanente, do dia seguinte, e um Conselho Nacional são os eventos 

mencionados. Como fontes documentais de informação, o Expresso refere um comunicado interno 

de Rui Rio, em que este refuta a alegada divisão intrapartidária, e a conta do PSD no Twitter. 

Declarações de uma «fonte da direção» do PSD à Lusa e de Rui Rio à TSF também são indicadas 

como manancial de informação. 

77. Além das fontes identificadas – embora o Expresso não esclareça por que via acedeu a 

documentos internos ou a declarações em eventos fechados do PSD –, a peça inclui uma 

multiplicidade de citações e de opiniões atribuídas a Rui Rio que não terão sido prestadas em on ou a 

que o Expresso teve acesso por interposta pessoa. Note-se que, na sua exposição, o PSD alega que 

determinados desabafos foram confiados de boa-fé ao jornalista, em privado ou em circuito fechado, 



   

14 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

em conversas com Rui Rio e, como acrescenta o Expresso, «com boa parte dos seus colaboradores 

mais próximos». 

78. Escreve-se, por exemplo, que Rui Rio «desabafou em privado» que achava inconcebível que 

o grupo parlamentar votasse favoravelmente a uma proposta do CDS-PP, e que a sua posição sobre o 

assunto era conhecida de todos (quando o jornal é acusado de recorrer a “citações indiretas”, 

presume-se que esta seja uma dessas situações). Noutro ponto, acrescenta-se que, «em privado, 

Rui Rio queixa-se muitas vezes de uma “dessintonia total” com a cultura dominante na lógica 

parlamentar.» Noutro ainda, diz-se: «em privado não poupa elogios. O líder do PSD não esconde a 

admiração que sente em relação à capacidade política e preparação de [António] Costa – o que 

parece condicionar a forma como o poupa a ataques.» 

79. Na sua “investigação”, o Expresso ouviu elementos do partido que nunca são nomeados e 

que atribuem várias atitudes, ideias e posições a Rui Rio: «no seu círculo mais próximo há quem 

garanta que, depois disto tudo, a tendência do líder será para fechar ainda mais o jogo»; «há quem 

fale em “caça às bruxas”»; «teve uma fúria com os seus deputados. “Precisam mesmo é de ser 

mandados!”, ouviram-no explodir»; «apesar de o pensar nunca fez esse debate na direção nem 

transmitiu essa ideia»; «a ideia de Rui Rio é...» ou «tem a teoria de...»; «Rio arrependeu-se...».   

80. São ainda feitas referências genéricas como: «fontes ouvidas pelo Expresso»; «ao que o 

Expresso sabe»; «há quem note», etc. 

81. Ou seja, a peça que resulta da “investigação” jornalística do Expresso é publicada sem 

qualquer identificação das fontes ouvidas na sua construção, verificando-se que são atribuídos a Rui 

Rio comportamentos, ideias e reações críticas, passando por avaliações de carácter e estados de 

espírito, sem qualquer marca da origem. 

82. Como consubstanciado na alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, 

constitui dever fundamental do jornalista «[i]dentificar, como regra, as suas fontes de informação, e 

atribuir as opiniões recolhidas aos respetivos autores». Assinale-se ainda o ponto 6 do Código 

Deontológico do Jornalista, em que se afirma que «[o] jornalista deve usar como critério 

fundamental a identificação das fontes». 

83. Verifica-se que na peça não é referido qualquer compromisso de sigilo assumido e a 

necessidade de o respeitar, concretizando-se, por exemplo, para conhecimento do leitor que a fonte 

pediu anonimato.  

84. Refira-se ainda que o recurso à fonte anónima deve ser a exceção e não a regra. O próprio 

“Código de Conduta dos Jornalistas do Expresso” assim o diz:  



   

15 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

«A citação anónima deve ser evitada. O rumor tem de ser banido. Uma informação deve 

ser atribuída à fonte de origem, que deve ser identificada com a maior precisão possível. A 

identificação da fonte reforça a autoridade e a credibilidade da informação. 

O anonimato deve ser uma exceção e só se aplica para proteger a integridade da fonte ou 

para relatar factos que não sejam acessíveis de outro modo. Uma fonte anónima jamais 

tem opinião.» 

85. Na sua oposição, o Expresso escuda-se na proteção das fontes para manter reserva sobre a 

sua identidade, alegando que de outro modo não teria acesso a informação privilegiada o que faria 

perigar o direito de informar e de ser informado, nuclear nas sociedades democráticas.  

86. Apesar de ser uma possibilidade aberta à comunicação social e, reitera-se, que muitas 

vezes é a única via para obter e tornar pública determinada informação, não há qualquer menção 

desse facto ao longo de toda a peça. Efetivamente, o Expresso não dá nenhuma justificação, por 

mais genérica que esta pudesse ser, para não identificar as fontes ouvidas na sua “investigação”. 

87. Num outro plano, não resulta da peça que o Expresso, durante a “investigação” que levou a 

cabo”, tenha confrontado Rui Rio com a informação recolhida junto das diferentes fontes não 

identificadas. Ou, pelo menos, não é dada qualquer indicação nesse sentido ao leitor, tão-pouco de 

uma eventual tentativa de contacto. 

88. Tratando-se de um trabalho jornalístico baseado em juízos críticos e em que a 

confidencialidade das fontes é plenamente assegurada pelo Expresso, em conformidade com as 

regras da profissão, entende-se que o jornal, seguindo a mesma linha de atuação, deveria ter dado 

oportunidade ao visado de se defender – outro dos deveres jornalísticos. 

89. Resta acrescentar que a direção do PSD quis exercer o direito de resposta relativamente à 

peça em questão. O Expresso recusou essa pretensão pelo facto de o texto que lhes chegou ser 

assinado pelo secretário-geral do PSD e não pelo presidente do partido, o protagonista e único visado 

na peça de 29 de setembro. O jornal também informa que o texto era ofensivo e injurioso, 

contradizendo as regras daquele procedimento.  

90. Quanto a esta situação, destaca-se que não foi endereçada à ERC nenhuma reclamação por 

denegação do direito de resposta. 

 

d) O tratamento jornalístico de dezembro de 2018  

91. O foco da análise converge agora para as peças/edições de dezembro de 2018. 



   

16 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

92. Na sua exposição contra o Expresso, o PSD lista 13 peças informativas no total das quatro 

edições impressas de dezembro. À lista acrescenta a cópia de outras tantas peças de edições em 

papel e da versão online. 

93. Reitera-se que não são concretizados os motivos porque cada uma delas conflitua, 

especificamente, com as normas da atividade jornalística e da comunicação social.  

94. Da edição impressa de 1 de dezembro são referenciadas para análise cinco peças 

informativas, quatro das quais não merecem reparo. (i) Uma é assinada por Filipe Santos Costa 

(FSC); (ii) noutra peça partilha a coautoria com a jornalista Mariana Lima Cunha (MLC); (iii) a terceira 

peça é assinada por Isabel Paulo (IP); (iv) a quarta peça tem FSC como autor.  

95. A peça (i) «Presidente da CIP colabora em programa alternativo a Rui Rio», editada na 

página 12, tem chamada de primeira página – «António Saraiva, da CIP, colabora no programa de 

Pedro Duarte». Reporta a associação de António Saraiva, na área da Economia e Indústria, ao 

movimento organizado por Pedro Duarte, assumido candidato a disputar a liderança do PSD, 

destinado a refletir sobre o futuro do país em vários setores de atividade e elaborar um programa 

para Portugal denominado “Manifesto X”, juntando-se a outras personalidades responsáveis por 

outras áreas.  

96. Nos dois parágrafos finais alude-se à situação de outro membro social-democrata, o 

deputado Miguel Morgado, que também anunciou a constituição de um grupo de reflexão. 

97. A peça (ii) «Partidos disponíveis para mudar registo de presenças» (p. 10) gira em torno da 

convocação do Presidente da AR para uma reunião extraordinária de líderes parlamentares, na 

sequência de casos que assolaram a credibilidade da instituição. O PSD, o BE, o CDS-PP e o PCP são 

ouvidos sobre o assunto.   

98.  (iii) «Ex-dirigente do PSD era sócio da empresa beneficiada» (p. 17) titula uma peça sobre o 

processo de viabilização de construção no Parque da Cidade no Porto. Rui Rio, ex-autarca na cidade, 

foi ouvido e citado pelo Expresso.  

99. A peça intitulada (iv) «Moedas: “PSD pode contar comigo”» (p.12) aborda uma eventual 

recondução do mandato de Comissário Europeu. Verifica-se que as fontes se encontram 

devidamente identificadas. No que respeita ao contraditório, não se encontra motivo para que o 

mesmo fosse necessário.  

100. Assim, nas peças supra referidas as fontes encontram-se devidamente identificadas, não 

existindo matéria que justifique a recolha de contraditório ou posição de partes atendíveis.  



   

17 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

101. Da mesma edição assinala-se a peça «Troca de e-mails entre juristas compromete Rio na 

Arrábida» (p. 16), da autoria da jornalista que acompanha o “caso Selminho” (IP).  

102. Segundo se descreve, a informação provém de mensagens eletrónicas trocadas entre 

juristas da Câmara Municipal do Porto (CMP) e um consultor externo da autarquia, a que o Expresso 

teve acesso. Os documentos estão na posse e a «ser avaliados pela Comissão Eventual de Inquérito 

– aprovada pela Assembleia Municipal do Porto para escrutinar a legalidade de um empreendimento 

de habitação junto à Ponte da Arrábida, com vista para o Douro – [e] conspiram a favor da tese de 

que Rui Rio cedeu na escarpa para baixar as pesadas indemnizações devidas aos expropriados 

lesados.» 

103. Não se refere como o Expresso acedeu aos e-mails e mencionam-se fontes sem as 

especificar: «fonte da autarquia»; «segundo documentos a que o Expresso teve acesso»; «apurou 

o Expresso»; «segundo descrições ao Expresso da reunião à porta fechada». Ou seja, o jornal 

socorre-se de expressões demasiado vagas para poderem elucidar o leitor quanto às fontes de 

informação (Vide pontos 82 a 84). 

104. Nunca é providenciada a razão para a sua não nomeação, na medida em que nunca é 

referido, por exemplo, que a fonte pediu anonimato, ou tão-somente que se trata de uma fonte 

“anónima/não identificada”, apesar de essa poder ser uma das interpretações possíveis por parte do 

leitor, mediante a escassa informação prestada pelo Expresso sobre a qualidade da fonte.  

105. No entanto, tem que se realçar que Rui Rio foi questionado sobre a informação veiculada. A 

peça dá conta da defesa do ex-autarca relativamente ao alegado «acordo secreto», com este a 

negar qualquer conhecimento das comunicações eletrónicas a que o Expresso teve acesso. Da peça 

também consta a defesa de dois ex-vereadores do urbanismo envolvidos.  

106. Importa assinalar que Rui Rio também exerceu o direito de resposta relativamente a esta 

peça na edição impressa seguinte, a de 8 de dezembro.  

107. Na quarta-feira, dia 5 de dezembro, o Expresso publicou, na edição online, a peça: «Rio: 

“Podemos perder à primeira, à segunda, à terceira, à quarta, à quinta... mas vem um dia em que 

perceberão”» (às 11h33m). A peça refere as intervenções de Rui Rio no Conselho Nacional (CN) do 

PSD e as declarações de Nuno Morais Sarmento aos jornalistas na sequência desse evento. As 

fontes estão devidamente identificadas e, dado o conteúdo da peça, não se justificava a recolha de 

contraditório. 

108. Da edição impressa de 8 de dezembro de 2018, o PSD destaca três peças informativas, uma 

assinada por FSC, duas por IP. 



   

18 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

109. Na página 13, o Expresso edita a peça «“Porque não diz aqui o que diz lá fora?”» (FSC), 

sobre as reações à entrevista do deputado Miguel Morgado ao Observador, cuja publicação ocorreu 

no mesmo dia em que se realizou a reunião do CN do PSD. O título citação corresponde à interpelação 

de um dos dirigentes do PSD, durante aquele encontro partidário, ao deputado entrevistado. Embora 

a reunião tivesse decorrido à porta fechada, o Expresso recolheu declarações de André Coelho Lima 

(autor da interpelação) e de Nuno Morais Sarmento sobre a entrevista em causa e o desenrolar da 

reunião, assim como procurou a reação de Miguel Morgado ao que se passou durante o CN. Recolheu 

ainda as posições de Paula Teixeira da Cruz, Carlos Carreiras, Carlos Abreu Amorim e Hugo Soares 

sobre a razão de não terem comparecido no evento. 

110. As partes ouvidas estão devidamente identificadas na peça e não se justificava qualquer 

recolha de contraditório.  

111. Da mesma edição (p.16), o PSD também arrola a peça «Rio quer “esta pouca-vergonha” na 

Justiça». Assinada pela jornalista IP, remete para uma afirmação de Rui Rio no texto de direito de 

resposta que fez publicar nessa mesma edição relativamente à notícia de 1 de dezembro (cf. ponto 

101).  

112. Além de abordar a posição de Rui Rio sobre o conteúdo da notícia sobre a escarpa da 

Arrábida, no âmbito do “caso Selminho”, o Expresso refere ter tido acesso, sem fornecer mais 

detalhes, a uma carta que Rui Rio enviou ao presidente da Comissão Eventual de Inquérito 

encarregue de analisar o caso, assim como a uma nota deste dando conta da recusa de Rui Rio em 

comparecer perante essa comissão. Verifica-se, assim, que o Expresso se baseia em fontes 

documentais mas sem indicar como chegou ao seu conhecimento. 

113. Envolvido no processo, o Expresso procurou obter a reação de Rui Moreira, sem sucesso. 

114. A outra peça sobre o caso tem o título: «Família Moreira arrisca perder caso Selminho» 

(p.16) e é assinada pela mesma jornalista. Não é identificada uma «fonte próxima do processo» 

cível em que se pede a nulidade da escritura, por usucapião, dos terrenos em causa. Uma vez mais o 

Expresso é vago na elucidação do leitor relativamente à origem da informação tratada, não 

identificando as fontes (Vide Pontos 82 a 84). 

115. Terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, o Expresso publicou, na sua edição online, uma 

peça intitulada «PSD propõe delação premiada contra opinião de vice-presidente e de porta-voz do 

partido» (assinada por FSC), sobre uma proposta do Conselho Estratégico Nacional do PSD no 

âmbito da Justiça. As fontes encontram-se devidamente identificadas e o contraditório foi cumprido.  



   

19 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

116. Da edição semanal de 15 de dezembro de 2018 são indicadas quatro peças informativas. 

FSC assina duas sozinho e uma terceira com o jornalista Miguel Santos Carrapatoso (MSC), IP é 

responsável por outra. 

117. «Costa deu gás ao “pacto” de Rio, Van Dunem esvaziou» (p.16), assinada por FSC e MSC, é 

uma peça sobre a posição da ministra da Justiça relativamente à proposta da direção do PSD que 

alterava a composição do Conselho Superior do Ministério Público. A peça relata várias reações, 

desde a de António Costa e de deputados do PSD e do PS, passando pela do presidente do Sindicato 

dos Magistrados do Ministério Público e do presidente da República. 

118. «Delação premiada proposta por engano» (p.16) é outras das peças indicadas na 

exposição do PSD. FSC assina-a. Acompanhando a atualidade da semana, o Expresso auscultou a 

vice-presidente do PSD sobre a questão, tendo também dirigido perguntas ao presidente do partido, 

através da assessora de imprensa, sem conseguir resposta até ao fecho da edição. Ou seja, o jornal 

procurou ouvir as partes com interesses atendíveis na construção desta peça. 

119. Das duas peças citadas não transparecem quaisquer indícios de transgressão das regras 

que regem a atividade jornalística. As fontes estão devidamente identificadas e os interesses 

atendíveis foram considerados ou houve tentativa de os obter. 

120. Na esfera temática das anteriores, a peça «Teixeira da Cruz: “PSD está a ser útil ao PS”» 

(p.16; assinada por FSC) incide na posição crítica da ex-ministra da Justiça, do PSD, em declarações 

ao Expresso. Em lead afirma-se que «Ex-ministra arrasa proposta do PSD para recomposição do 

Conselho Superior do MP: “Há uma conjugação de interesses”». O presidente do PSD é mencionado, 

com a citação de uma declaração que terá proferido numa reunião com o grupo parlamentar.  

121. O «caso Selminho» volta às páginas do Expresso, na página 19, com a peça «Porto 

reivindica terreno da polémica» (assinada por IP). O semanário cita a Administração dos Portos do 

Douro e Leixões, que reivindica ter direitos sobre a escarpa da Arrábida, um deputado municipal do 

BE e uma fonte do executivo de Rui Moreira.  

122. A peça também aflora as saídas do PS e do BE da comissão de inquérito da Assembleia 

Municipal do Porto, por desacordo com as conclusões preliminares e a sua divulgação antecipada. 

Atribui-se a Rui Rio o desconhecimento de qualquer “contrapartida secreta” entre os processos da 

Arrábida e do Parque da Cidade e que, contrariamente ao PS, o BE discordava que Rui Rio não 

soubesse. 

123. Da semana de 16 a 21 de dezembro de 2018, o PSD anexa cópia de um conjunto alargado de 

peças da edição online do Expresso. 



   

20 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

124. No dia 16 de dezembro, domingo, da sua versão online consta a peça: «“Nas propostas para 

controlar a Justiça Sócrates e Rio são irmãos siamenses”, diz Marques Mendes» (às 22h09m), que 

aborda a reação do comentador à proposta do PSD de alteração da composição do Conselho Superior 

do Ministério Público (assinada por MLC). 

125. No dia seguinte, segunda-feira, dia 17, é editada a peça: «Acontecimentos e figuras de 

2018. Na votação online em curso, Tancos e Pedro Santana Lopes lideram escolha dos leitores» 

(sem indicação de autoria) (12h37m). Debruça-se sobre a opinião dos leitores relativamente a 

2018, uma espécie de Vox Pop que é descrita nos seguintes moldes: «Seguindo uma prática iniciada 

em 2014, o Expresso desafia os seus leitores a votarem os factos e as personalidades do ano. O 

caso de Tancos e Pedro Santana Lopes, e o reforço dos populismos e João Lourenço, recolhem até 

agora a preferência dos votantes». Entre os vários assuntos referidos na peça, faz-se um apanhado 

das várias notícias sobre o PSD e o seu líder em 2018. O nome Rui Rio surge como uma das 

hipóteses de resposta à questão «Qual é a figura nacional do ano?». 

126. Não se vislumbra, assim, nas peças supra descritas quaisquer indícios de transposição das 

regras da atividade jornalística. 

127. No dia 18 de dezembro, terça-feira, o Expresso online faz o follow up das reações às 

propostas do PSD para a Justiça, através da publicação da peça, assinada por FSC e RG: «Rio quer 

garantir que juízes nunca tenham maioria no Conselho Superior de Magistratura». A peça dá conta 

das reações de Lucília Gago à proposta de Rui Rio (e, por sua vez, a resposta deste à reação de 

Lucília Gago) bem como das posições de Mário Morgado (vice-presidente do CSM). 

128. As fontes estão devidamente identificadas e são ouvidas as várias partes com interesses 

atendíveis.  

129. Ainda da edição online dessa terça-feira, o PSD remete cópia da peça: «Paula Teixeira da 

Cruz para Rui Rio: “Se não sabe, não fale”» (13h54m), assinada por FSC, com declarações críticas da 

ex-ministra da Justiça ao Expresso sobre a mesma proposta. Esta peça não revela indícios de 

quebra das normas jornalísticas. 

130. Da versão online de quinta-feira, dia 20 de dezembro, o PSD recorta a peça, assinada por 

FSC: «Rio lembra vitórias de 2001 como inspiração» (0h10m). Esta dá conta das declarações de Rui 

Rio num jantar de Natal, em particular as referências que fez às vitórias de Santana Lopes, em 

Lisboa, de Durão Barroso, nas legislativas, e à sua, no Porto. O jornal faz o fact checking das suas 

declarações e conclui que «[a] memória de Rio, porém, traiu-o».  



   

21 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

131. A mesma peça menciona outras partes do seu discurso, nomeadamente «uma novidade: o 

anúncio de que o partido terá uma proposta própria para a revisão da Lei de Bases da Saúde» e um 

«balanço “sintético” de 2018» e outro para 2019. Trata-se, portanto, de uma peça informativa sobre 

um discurso de Rui Rio, devidamente identificado. Não se vislumbrando razão para, dado o objeto da 

notícia, exigir qualquer contraditório. 

132. Da edição semanal em papel de 22 de dezembro, o PSD releva a peça «“Só ao estalo!”, diz 

vice-presidente» (p. 14), assinada por FSC, cuja chamada de primeira página é: «Malheiro monta 

rede do PSD no WhatsApp». 

133. A entrada do texto indica que «Salvador Malheiro criou grupos fechados no WhatsApp para 

lançar uma rede que leve a mensagem de Rio até às bases. O Expresso esteve num desses grupos. 

Esta semana, a moda foi atacar Marques Mendes». 

134. São reproduzidas várias críticas a Luís Marques Mendes, na sequência da comparação que 

fez entre Rui Rio e José Sócrates, no seu espaço de comentário televisivo (cf. ponto 124). 

135. Graficamente, o jornal edita balões de texto com mensagens de Isabel Meireles (são suas as 

palavras que titulam a peça) e de Salvador Malheiro, vice-presidentes do PSD, de Feliciano Barreiras 

Duarte, ex-secretário-geral, e de Alberto Machado, líder da distrital do Porto. 

136. Salvador Malheiro foi ouvido pelo Expresso relativamente à criação do grupo, mas a maioria 

das suas citações decorrem de mensagens de que o jornal teve conhecimento através do acesso ao 

grupo de WhatsApp e ao seu histórico de publicações. 

137. Sobre outros temas aí discutidos, o Expresso destaca a opinião do grupo relativamente à 

comunicação social, que é enaltecida quando apresenta a posição dos opositores à liderança do 

PSD, sejam internos, de outros partidos, do Governo ou o PR, e desacreditada quando os membros 

do grupo entendem que as notícias e posições veiculadas pelos órgãos de comunicação social ou os 

seus comentadores lesam os seus interesses partidários. 

138. Do que o jornal escreve, fica a saber-se que lhe foi possível entrar e consultar o histórico do 

primeiro de quatro grupos do WhatsApp («Rui Rio I») criados e administrados por Salvador Malheiro 

«a título pessoal» e para os quais «convidou os seus “contactos pessoais”». 

139. Qualquer um dos grupos desta rede dirige-se a militantes do PSD, da cúpula às bases, e os 

conteúdos centram-se no presidente do partido.   

140. Conforme o Expresso informa, o grupo “Rui Rio I” é a fonte da informação que reproduziu na 

peça de 22 de dezembro. Não informa é quem ou como conseguiu ter acesso a uma rede restrita ao 

PSD. 



   

22 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

141. Na quinta-feira seguinte, dia 27 de dezembro, no online saiu a peça: «Estalos, fake news e 

insultos a Mendes. Por dentro de um WhatsApp do PSD» (20h15m), de FSC. É uma versão mais curta 

de «“Só ao estalo!”, diz vice-presidente», do mesmo jornalista da peça de 22 de dezembro (cf. ponto 

132). 

142. Relativamente às duas peças, o jornal é acusado de ter entrado num grupo «fechado de 

militantes» e usar a informação aí recolhida para fazer notícia. Para o PSD houve violação do 

princípio constitucional da proteção da correspondência privada.  

143. Por seu turno, o Expresso não tem dúvidas de que a criação deste tipo de grupos tem 

«relevância política» e que há «interesse em noticiar a existência desta novidade na política 

portuguesa, [e] de dar conta dos seus conteúdos», alegando que «os responsáveis do PSD não só 

não impõem qualquer tipo de privacidade, como, pelo contrário, convidam à maior difusão possível». 

144. De acordo com o parecer jurídico integrante do presente procedimento, embora não exista 

doutrina ou jurisprudência consolidada que corrobore esta orientação, parece ser defensável que o 

ordenamento jurídico nacional garante uma proteção da confidencialidade de mensagens como 

aquela em análise, em termos formais, tanto na perspetiva do seu acesso como da sua divulgação.  

145. Não recaindo a apreciação da ilicitude criminal no âmbito dos poderes regulatórios da ERC, 

relevam para a apreciação da eventual violação do artigo 3.º, da Lei de Imprensa, as seguintes 

considerações tecidas sobre a proteção constitucional, criminal e deontológica do sigilo ou 

privacidade das “comunicações”.  

146. Em termos da proteção da correspondência privada prevista na CRP (artigo 34.º, n.º 1), 

importa sinalizar que as mensagens do grupo WhatsApp em questão não tinham por vocação ser 

difundidas à generalidade dos cidadãos, destinando-se, conforme se refere na própria notícia, 

apenas a “contactos pessoais” do seu criador/administrador.  

147. Mas ainda que destinadas a um circuito relativamente delimitado de pessoas, tal circuito 

não se encontrava (pelo menos não se encontrava necessariamente) previamente determinado, 

conceito operativo que a doutrina2 utiliza para definir a natureza privada das comunicações. 

148. Isto atendendo à natureza intrinsecamente dinâmica dos grupos de WhatsApp quer porque 

os seus destinatários podem ir variando ao longo do tempo quer porque, ao contrário da 

comunicação tradicional, não é (pelo menos não é sempre) fácil determinar o início e o fim da 

comunicação.  

                                                      
2 J.J. Gomes Canotilho e Vital Moreira (2007), in Constituição da República Portuguesa anotada, Volume I, 4.ª 
edição revista, Coimbra Editora, Coimbra, pág. 544. 



   

23 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

149. Restando apurar se essa “determinação prévia” implica identificar nominalmente cada uma 

das pessoas envolvidas, se equivale a identificar um grupo de pessoas com determinadas 

características/propósitos ou se se pode reconduzir à ideia de um “grupo fechado” de “contactos 

pessoais”, como parece ser o nosso caso.  

150. Sem prejuízo de todas as dúvidas que a questão suscita, o ponto que parece destacar-se 

como aquele em que poderá ancorar uma qualificação desta comunicação como “privada” à luz da 

Constituição é a circunstância de apenas ser possível aceder ao grupo de WhatsApp através de 

convite do administrador do grupo.  

151. Dos factos apresentados não se retira com certeza se o jornalista fazia parte do referido 

grupo de WhatsApp ou se terá tido acesso à conversa através de outro membro do referido grupo.  

152. Não obstante, releva para aqui a doutrina de que «[o] direito ao sigilo da correspondência e 

restantes comunicações implica não apenas o direito de que ninguém as viole ou as devasse, mas 

também o direito de que terceiros que a elas tenham acesso não as divulguem» 3. 

153. Para enquadrar o conceito de comunicação privada também se vai beber à área do direito 

penal, embora não caiba à ERC fazer avaliações de ilícitos criminais, cujo julgamento está reservado 

aos tribunais.        

154. Uma vez mais, não resulta claro do que é exposto pelas partes de que forma terá sido obtida 

a informação em questão, parecendo, no entanto, que o jornalista do Expresso não fazia parte do 

grupo WhatsApp em questão. 

155. Ainda assim, importa realçar que também aqui não só a tomada de conhecimento ou acesso 

não consentidos são censuráveis como o é a própria divulgação de “comunicações privadas”, logo, 

independentemente da circunstância do acesso às mesmas ser lícito ou ilícito (cf. artigo 194.º, n.º 3, 

do Código Penal). Noutras palavras, mesmo que o jornalista fizesse parte do referido grupo e não se 

colocasse o problema da obtenção da informação, ainda assim poderia colocar-se a questão da 

ilicitude da divulgação. 

156. Por outro lado, neste delito é irrelevante o conteúdo das mensagens, não se exigindo que se 

reporte a matéria privada ou íntima. No fundo, “[o] que aqui se pune é a mera ultrapassagem duma 

barreira física ou simbólica representada pela inviolabilidade do domicílio, da correspondência ou 

das comunicações” 4.   

                                                      
3 Ibidem. 
4 Manuel da Costa Andrade (2012) in Comentário Conimbricense do Código Penal – Parte Especial, Tomo I, 2.ª 
edição, Coimbra Editora, Coimbra, pág. 1044.  



   

24 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

157. Por último, uma nota para destacar que está em causa um “direito iminentemente pessoal”, 

logo, não extensível às pessoas coletivas (que também têm proteção constitucional, mas por outras 

vias), o que equivale a dizer, no nosso caso, que não é o PSD o titular do direito à proteção das 

comunicações privadas, mas sim os seus intervenientes.  

158. Contudo, esta circunstância não impede a ERC de apreciar e pronunciar-se sobre a questão 

a título oficioso na medida em que considere adequado tomar posição sobre a conduta adotada à luz 

das suas atribuições5.  

159. Antes de avançar para a chave da resolução do caso – relativa ao exercício de harmonização 

dos direitos em análise – parece pertinente chamar à colação alguns dos deveres dos jornalistas, 

que também podem ser eles próprios perspetivados como mecanismos de proteção impostos pelo 

legislador no artigo 26.º, n.º 2, da CRP, que, recorde-se, prevê que «[a] lei estabelecerá garantias 

efectivas contra a obtenção e utilização abusivas, ou contrárias à dignidade humana, de 

informações relativas às pessoas e família». 

160. Por um lado, na ótica da proteção da privacidade em termos materiais, destaca-se o artigo 

14.º, n.º 2, al. h) do Estatuto do Jornalista6, que prevê que é dever do jornalista «[p]reservar, salvo 

razões de incontestável interesse público, a reserva da intimidade, bem como respeitar a 

privacidade de acordo com a natureza do caso e a condição das pessoas». 

161. No mesmo sentido, o ponto 9, primeira parte, do Código Deontológico do Jornalista prevê 

que «[o] jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos exceto quando estiver em causa o 

interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que 

publicamente defende».  

162. Por outro lado, e numa perspetiva com maior afinidade com a ótica da proteção da 

comunicação na referida dimensão formal, importa convocar alguns deveres dos jornalistas 

relativos às condições de recolha de declarações/sons e imagens. 

163. O artigo 14.º, n.º 2, al. f) do Estatuto do Jornalista, prevê que é dever do jornalista «[n]ão 

recolher imagens e sons com o recurso a meios não autorizados a não ser que se verifique um 

estado de necessidade para a segurança das pessoas envolvidas e o interesse público o justifique». 

164. Embora vocacionado para a recolha de sons e imagens (e sendo certo que a imagem e a 

palavra têm direito a proteção própria enquanto tal) este dever não deixa de encerrar uma ideia 

transversal que deve pautar a atividade dos jornalistas, de que o uso de meios “desleais”, embora 
                                                      
5 Em especial de assegurar o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa e de garantir o 
respeito pelos direitos, liberdades e garantias, previstos, respetivamente, no artigo 8.º, al. a) e d), dos Estatutos 
da ERC.  
6 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro, na sua versão atual.  



   

25 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

admitido atento o interesse público que possa estar em causa na divulgação da informação em 

questão, deve ser o «último recurso de um jornalista para obter informação (...) quando todos os 

meios tradicionais tiverem sido esgotados»7. 

165. Ideia que sai corroborada se atentarmos à formulação mais abrangente usada no Código 

Deontológico do Jornalista, que prevê que «[o] jornalista deve utilizar meios leais para obter 

informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja» 

(ponto 4, primeira parte). 

166. Por último, é importante recordar o dever dos jornalistas de rejeitar o sensacionalismo, 

previsto no artigo 14.º, n.º 1, al. a), do Estatuto do Jornalista e no ponto 2 do Código Deontológico do 

Jornalista. Sendo o sensacionalismo habitualmente associado à exacerbação dos elementos 

dramáticos ele também se pode manifestar através do especial destaque dado a elementos 

passíveis de, por exemplo, ridicularizar os visados, retirando o foco da notícia principal.  

167. Pelo que, uma vez que a ERC só tem competência para apreciar a conduta do órgão de 

comunicação social8, se entende que deve ser dado conhecimento da exposição à Comissão da 

Carteira Profissional de Jornalista9. 

168. Posto isto, sendo possível concluir com alguma segurança que a conduta do órgão de 

comunicação social é violadora da privacidade dos envolvidos em termos formais, resta perceber se, 

ainda assim, é justificável. 

169. No fundo, importa apreciar em que medida deve um e outro – liberdade de imprensa e 

reserva da intimidade da vida privada – ceder no caso concreto.   

170. Sabendo-se de antemão que a compatibilização ou harmonização de direitos é uma 

operação que deve ser sempre feita perante as circunstâncias de cada caso, também é certo que a 

jurisprudência já oferece algumas balizas para essa operação: «[n]o confronto entre os direitos à 

liberdade de expressão e informação, exercidos através da imprensa, e outros direitos 

constitucionalmente consagrados, maxime o direito à integridade pessoal e o direito ao bom nome e 

reputação, não pode deixar de refletir-se na verdadeira dimensão do exercício desses direitos – se 

há um qualquer interesse público a prosseguir, haverá eventualmente que privilegiar o direito à 

informação e a liberdade de expressão em detrimento de outros direitos individuais; se o interesse 

de quem informa se situa no puro domínio do privado, sem qualquer dimensão pública, o direito à 

                                                      
7 Conferir, neste sentido, a Deliberação ERC 6-Q/2006, de 27 de julho a propósito do uso de câmaras ocultas. 
8 À luz do disposto no artigo 6.º, dos Estatutos da ERC.  
9 A questão podia ainda ser analisada à luz da obrigação do jornalista identificar-se como tal, prevista no artigo 
14.º, n.º 2, al. i), do Estatuto do Jornalista, e na parte final do ponto 4 do Código Deontológico do Jornalista, caso 
se chegasse à conclusão de que o jornalista fazia parte do referido grupo de WhatsApp.   



   

26 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

integridade pessoal e ao bom nome e reputação não pode ser sacrificado para salvaguarda de uma 

egoística liberdade de expressão e de informação”10. 

171. Reconhecendo que o caso presente não se encontra em nenhum daqueles extremos, 

releva, ainda assim, a ideia de que o interesse público dos factos noticiados é a chave na operação 

de compatibilização entre a liberdade de imprensa e outros direitos ou valores constitucionalmente 

consagrados. 

172. Sendo essa apreciação que ditará a admissibilidade (ou não) da conduta do órgão de 

comunicação social de publicar os excertos da conversa privada em questão.  

173. Tanto a divulgação da criação do(s) grupo(s) de WhatsApp como a publicação de trechos 

das conversas podem, como se viu, ser merecedores de proteção à luz da inviolabilidade das 

comunicações. No entanto, o interesse público na divulgação de uns e outros (e isto sem prejuízo de 

poder concluir-se que existe em ambos ou não existe em nenhum) parece ser manifestamente 

diferente.  

174. Assim, assumindo-se que no presente caso a confidencialidade das mensagens (ou a 

privacidade em termos formais) é merecedora de tutela, a chave de apreciação das notícias está na 

avaliação da (in)existência de um interesse público na divulgação da criação do(s) grupo(s) de 

WhatsApp em questão e das mensagens aí trocadas que possa justificar a sua divulgação. 

175. Ora, analisadas as peças sobre a rede criada, a título pessoal, por um dos vice-presidentes 

do PSD como forma de comunicação da cúpula até às bases, com militantes pré-selecionados nos 

seus contactos pessoais, não se descortina o interesse público que subjaz à publicação de trechos 

das conversas aí mantidas.  

176. Considera-se, neste caso, que a peça não evidencia elementos relevantes que justifiquem a 

quebra do sigilo das comunicações privadas. 

177. Da edição impressa de 29 de dezembro, a última de 2018, a exposição do PSD aponta a 

entrevista de Luís Campos Ferreira ao Expresso, da autoria de FSC. 

178. «“Se Rio for autenticamente azelha não pode ser candidato a PM”» (p. 10) é o título citação 

das palavras do deputado ao Expresso, aquando da sua decisão de renunciar à atividade 

parlamentar. A dois dias de abandonar o cargo, Luís Campos Ferreira assume a sua desilusão com a 

liderança de Rui Rio, que havia apoiado anteriormente, assumindo-se agora mais próximo de outro 

membro do partido. Também fala da relação do PSD com a comunicação social e com as redes 

sociais, criticando algumas das opções seguidas. 

                                                      
10 Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 14 de janeiro de 2010 (Proc. N.º 1869/06.0 TVPRT.S1). 



   

27 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

179. De modo idêntico a outras peças/edições, a exposição do PSD não concretiza quaisquer 

problemas de ordem jornalística relativamente a esta entrevista, e da sua análise não se vislumbra 

qualquer violação do dever de rigor informativo ou de outro princípio norteador da atividade 

jornalística e de comunicação social.  

180. O PSD anexa a cópia de mais uma peça da última edição, em papel, de 2018, intitulada: 

«100 perguntas para 2019 e mais 10 que não couberam» (páginas 31 a 37). Trata-se de uma peça 

informativa (assinada por Helder Oliveira), de carácter interpretativo, que perante factos de 2018 

traça cenários possíveis para o novo ano. Entre eles, diz-se que é improvável que Rui Rio seja 

reconduzido na liderança do PSD, embora tal dependa dos resultados eleitorais e falte saber quem 

serão os seus adversários políticos. 

181. Ainda de 29 de dezembro, o PSD envia duas peças publicadas apenas na edição online do 

Expresso. São ambas sobre um post de Salvador Malheiro no Twitter de reação à entrevista de Luís 

Campos Ferreira. 

182. A primeira peça, intitulada «Malheiro insinua que Campos Ferreira não diz verdadeiras 

razões para sair de deputado» (assinada por VM), foi publicada às 18h40. O jornal declara que 

contactou Salvador Malheiro mas que «não obteve ainda qualquer explicação em relação à sua 

publicação naquela rede social». A peça identifica as fontes de informação e dá conta da tentativa 

de auscultação. 

183. Pelas 22h02, é publicada a peça «Líder do PSD/Setúbal responde a Malheiro. “Ou se retrata 

ou deixa de ser vice do PSD”» (também assinada por VM), que reporta as respostas que o post 

motivou «dentro do próprio partido», referindo-se em particular a reação de Bruno Vitorino na rede 

social Facebook. Conforme a peça anterior, é identificada a origem da informação. Entende-se não 

haver espaço à auscultação de interesses atendíveis pois a peça limita-se a tratar das 

movimentações e reações dos referidos intervenientes nas redes sociais.  

 

V. Considerações finais  

184. Em suma, percorrido o conjunto das peças do segundo semestre de 2018 que foram 

remetidas à ERC para avaliação do tratamento jornalístico do Expresso relativamente ao PSD e ao 

seu núcleo dirigente, reiteram-se alguns pontos tratados anteriormente. 

185. Começa por sublinhar-se que a ERC avalia as peças informativas na perspetiva de aferir se 

estas cumprem as normas que regem a atividade jornalística e a comunicação social, como é o caso 



   

28 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

do dever de rigor informativo na exposição dos factos, da identificação das fontes, da audição dos 

interesses atendíveis, da separação entre informação e opinião, entre outras. 

186. Importa ressaltar que muitas das peças listadas são de opinião, incluindo editoriais e 

crónicas assinadas por jornalistas ou por outros intervenientes em espaços regulares nas páginas 

do Expresso. Ora, não cabe a esta Entidade a apreciação de peças de cariz opinativo – na medida em 

que se encontram ao abrigo da liberdade de expressão (artigo 37.º da CRP), sindicável pela via 

judicial.  

187. Neste campo, a ERC confere se não foram aplicados mecanismos de separação entre os 

conteúdos opinativos e os informativos reconhecíveis na ótica do leitor, e se não foram 

ultrapassados limites que colidam com outros direitos constitucionais, o que não se verificou nos 

artigos reportados. 

188. Embora não seja responsável por todas as peças informativas indicadas, o denunciado 

coloca a ênfase no trabalho do jornalista Filipe Santos Costa. Como salientado, a ERC não aprecia a 

prestação e desempenho profissional dos jornalistas, circunscrevendo a sua ação ao produto final 

do trabalho jornalístico conforme ele é apresentado ao(s) público(s) nas páginas ou ecrãs dos 

órgãos de comunicação social. As questões de ordem profissional devem ser dirimidas pela 

Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas.  

189. Por outro lado, é dentro dos órgãos de comunicação social, e não externamente, que são 

tomadas as decisões editoriais sobre que matérias cabem aos diferentes profissionais tratar. 

190. Também é importante reforçar que o participante falha em discriminar, para quase todas as 

peças, as situações em concreto em que entende terem sido violadas as leis que regem a atividade 

jornalística. 

191. Ainda assim, a análise das peças permite detetar a existência de algumas situações de 

défice de rigor informativo. Isto é, situações em que não foi realizada a devida identificação das 

fontes de informação, ou ainda, como no caso da peça «Ele é igual a si próprio. Só não tem 

comparação», não foi cumprido o dever do contraditório, nomeadamente de Rui Rio, o líder do PSD.  

192. É certo que os jornalistas devem proteger a confidencialidade das fontes de informação, 

exceto se os tentarem usar para obter benefícios ilegítimos ou para veicular informações falsas, 

assim como ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem.  

193. Refira-se, contudo, que o Expresso afirma que Rui Rio se recusa a falar com o jornalista que é 

autor de algumas das peças nestas condições e que terá dado indicações para que os membros da 

direção e outros elementos do partido também não lhe prestassem quaisquer declarações. Foi esta 



   

29 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

situação de «lei da rolha», nas palavras do Expresso, que dificultou ou impossibilitou a recolha das 

posições das partes atendíveis e criou condições para que as opiniões e as declarações internas do 

PSD, inclusivamente da sua direção, passassem a ocorrer sob a condição de não identificação dos 

seus autores. 

194. Pese embora estas consequências, é dever dos jornalistas envidar todos os esforços no 

sentido de obter as posições das pessoas com interesses atendíveis e quando, apesar dos esforços, 

não foi possível a obtenção dessas posições deve ficar claro para os leitores que tal ausência não 

depende do jornal.  

195. Do mesmo modo, entende-se que a condição de anonimato da fonte também deve ser 

devidamente expressa. Deve ser claro para o leitor que a não nomeação dos autores de determinada 

informação se deve à exigida confidencialidade assumida entre o jornalista e as suas fontes. É que 

também existe um compromisso de rigor e de transparência para com o público, com a credibilidade 

da informação a resultar da observância e da conjugação dos vários fatores. 

196. Refere ainda o PSD que o Expresso publicou falsidades ou que muitas das peças em que a 

liderança social-democrata faz o contraditório primam pela deturpação das informações prestadas. 

Ora, a ERC não tem forma de aferir a veracidade dos factos, nem a fidelidade entre as declarações 

recolhidas e o que é publicado.  

197. Poderia o participante, nos casos em que entendia que as declarações prestadas em sede 

de contraditório (ou noutra situação) não foram devidamente reproduzidas, solicitar o direito de 

resposta e, na eventualidade de ser denegado pelo Expresso, recorrer à intervenção da ERC. Tal não 

aconteceu durante o período considerado e na exposição em apreço não foram apresentados 

elementos que sustentassem essa denúncia.  

198. Assim, o vasto conjunto das situações analisadas não permite tecer a conclusão de que o 

Expresso adotou como «missão própria, convertida numa verdadeira causa, minimizar, apoucar e 

descredibilizar a atual direção» do partido «e o seu líder em especial», nem constatar uma 

«violação sistemática das regras ético-deontológicas e legais». 

199. Ao invés, a análise permitiu verificar que algumas peças, analisadas individualmente (e não 

apenas de um jornalista), revelam algum défice de rigor na sua construção. No entanto, apesar de 

alguns desequilíbrios, não se vislumbra uma continuidade, um propósito ou uma tendência que 

revele uma «campanha» consistente e intencional contra a liderança do PSD. Trata-se, antes, do 

acompanhamento noticioso da vida do partido, o maior da oposição parlamentar. 

 



   

30 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

VI. Deliberação 

Apreciada a exposição do PSD contra o Expresso, o Conselho Regulador, no exercício das 

atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, nos artigos 7.º, alínea 

d), 8.º, alínea j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera:  

1. Não dar como comprovada, durante o período em análise, a existência de um propósito 

ou de uma tendência que revelasse uma «campanha» consistente e intencional do 

Expresso contra a liderança do PSD; 

2. Verificar que, nalgumas peças analisadas no mesmo período, devidamente 

identificadas na parte expositiva da presente deliberação, não ficou claro para os 

leitores que o Expresso tenha omitido a identificação das suas fontes de informação 

para lhes conferir proteção de confidencialidade ou que tenha efetivamente 

auscultado todas as partes com interesses atendíveis no caso; 

3. Em consequência, instar o Expresso a assegurar o cumprimento contínuo das 

obrigações que lhe incumbem em matéria de rigor informativo; 

4. No que respeita às matérias cuja avaliação não faz parte do leque de competências da 

ERC, dar conhecimento à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. 

 

Lisboa, 18 de setembro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 



   

31 

500.10.01/2019/13 
EDOC/2019/298 

 
 

João Pedro Figueiredo 


