
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/91 (PLU-TV) 

 

 

 
Queixas de José António Rajani Oliveira Dias, coordenador da 

Comissão Concelhia de Odivelas do JPP – Juntos Pelo Povo, contra a 
RTP1, relativamente à peça emitida em 15/09/2017, no «Telejornal», 

referente às eleições autárquicas em Odivelas 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
8 de maio de 2018



   

1 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/91 (PLU-TV) 

 

Assunto: Queixas de José António Rajani Oliveira Dias, coordenador da Comissão Concelhia de 

Odivelas do JPP – Juntos Pelo Povo, contra a RTP1, relativamente à peça emitida em 15/09/2017, no 

«Telejornal», referente às eleições autárquicas em Odivelas 

 

José António Rajani Oliveira Dias, assinando na qualidade de coordenador da comissão concelhia do 

JPP – Juntos Pelo Povo de Odivelas, relativamente à peça emitida pela RTP1, em 15/09/2017, no 

Telejornal, sobre as eleições autárquicas em Odivelas, apresentou: 

 

A - Recurso na ERC relativo a alegada denegação do exercício do direito de resposta; 

 

B - Queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE), relativa à alegada violação do princípio do 

pluralismo, posteriormente encaminhada pela CNE para a ERC, ao abrigo do disposto no n.º 3 do 

artigo 9.º da Lei 72-A/2015, de 23 de julho. 

 

A – DA ALEGADA DENEGAÇÃO DO DIREITO DE RESPOSTA 

 

I – Objeto do recurso  

 

Em 18/09/2017, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) uma queixa 

subscrita por José António Rajani Oliveira Dias, invocando a qualidade de coordenador da Comissão 

Concelhia de Odivelas do JPP (Juntos Pelo Povo), por não ter sido emitida a resposta remetida à 

RTP1, no âmbito do exercício do direito de resposta, à peça emitida em 15/09/2017, no «Telejornal», 

relativa às eleições autárquicas em Odivelas. Segundo alega, a RTP1 não respondeu, nem emitiu a 

sua resposta, conforme havia sido requerido. 

 

 

 

 



   

2 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

II – Da instrução e dos factos apurados 

 

Notificado o Queixoso para remeter à ERC o comprovativo do envio da resposta ao operador, em 

25/09/2017 o Queixoso reencaminhou para a ERC a resposta enviada ao operador em 17/09/2017, 

por correio eletrónico, com o seguinte teor: 

«Ontem, dia 15 de Setembro de 2017, na edição da noite do Telejornal Nacional (20.00), passaram a 

peça de reportagem dedicada às autárquicas de 2017, no caso com Odivelas como tema da peça, 

privilegiando 2 candidatos em detrimento de todos os restantes, incluso o candidato do JPP Juntos 

Pelo Povo, Oliveira Dias, o que nos motiva, ao abrigo da lei, o presente direito de resposta, para 

repudiar indeclinavelmente esta intolerável violação do direito da igualdade de tratamento, em 

benefício de uns sobre os outros, sem que se vislumbrem os critérios para esse beneficio, porquanto 

a circunstância de um dos beneficiados com esta generosidade da RTP1 ser comentador desportivo 

e o outro o presidente em exercício do executivo da autarquia, não poderem ter tratamento mais 

favorável por clara violação de preceitos Constitucionais. Mais se requer que este direito de resposta 

seja concretizado na edição do jornal da noite (20h) do dia 17 de Setembro de 2017”. 

O Recorrente invoca que nem a sua resposta foi emitida, nem a RTP1 respondeu à comunicação que 

enviou por correio eletrónico. 

Em 28/09/2017, a ERC notificou a RTP1 para se pronunciar sobre a queixa, não tendo obtido 

resposta. 

Com relevância para a apreciação do Recurso, verifica-se que: 

a) O Recorrente apresenta-se na qualidade de coordenador concelhio do JPP de Odivelas, 

comunicando com a ERC e com o Recorrido através de uma conta de correio eletrónico 

identificada como “Paixão por Odivelas – paixao.por.odivelas@gmail.com”. 

b) Em 17/09/2017, o Recorrente remeteu uma mensagem de correio eletrónico para o endereço 

agenda.informacao@rtp.pt, apondo no campo do assunto “Direito de Resposta”, invocando, no 

texto, o seu direito de resposta, e, em síntese, repudiando a alegada “violação do direito de 

igualdade de tratamento” na emissão de reportagem sobre as eleições autárquicas de 

Odivelas, no Telejornal da RTP1, em15/09/2017. 

c) No recurso apresentado junto da ERC, o Recorrente alega que a sua resposta não foi emitida, 

nem recebeu qualquer resposta da RTP. 

 

 



   

3 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

III - Do Direito 

 

Compete ao Conselho Regulador da ERC apreciar queixas e recursos relativos ao direito de resposta 

(artigo 8.º, alínea f), do artigo 24.º, n.º 3, alínea j), e do artigo 59.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro). 

O direito de resposta é um direito fundamental, consignado no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da 

República Portuguesa. O direito de resposta na televisão está regulado pela Lei n.º 27/2007, de 30 

de julho (Lei da Televisão), segundo a qual tem direito de resposta nos serviços de programas 

televisivos qualquer pessoa singular ou coletiva que neles tiver sido objeto de referências, ainda que 

indiretas, que possam afetar a sua reputação ou bom nome (artigo 65.º, n.º 1). O direito de resposta 

deve ser exercido pelo próprio titular ou pelo seu representante legal, no prazo de 20 dias seguintes 

à emissão (artigo 67.º, n.º 1), devendo o texto da resposta ser entregue ao operador com assinatura 

e identificação do autor, através de procedimento que comprove a sua receção, invocando 

expressamente o direito de resposta ou as competentes disposições legais (artigo 67.º, n.º 3). 

Nos termos do artigo 68.º, n.º 1, do referido diploma, o operador de televisão pode, nas situações ali 

enumeradas, recusar a emissão da resposta informando o interessado, por escrito, acerca da recusa 

e da sua fundamentação, nas vinte e quatro horas seguintes à receção da resposta. 

 

IV – Análise e conclusões 

 

Analisados o conteúdo e a forma de envio da resposta remetida pelo Recorrente à RTP1, verifica-se 

que a mesma não se encontra assinada pelo Recorrente, não identifica a entidade à qual é dirigida, e 

não evidencia, como lhe compete, ter sido usado um procedimento que comprove a sua receção 

pelo operador, conforme exige o artigo 67.º, n.º 3, da Lei da Televisão. 

O Recorrente não demonstrou, conforme ónus que sobre si impendia, que usou, no envio da sua 

resposta à RTP1, procedimento que comprove a respetiva receção pelo operador, pelo que o 

exercício do alegado direito de resposta não respeitou as exigências de forma legais. 

Em consequência, conclui-se pela improcedência do presente recurso. 

 

 

 

 



   

4 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

B – QUEIXA REENCAMINHADA PELA CNE POR ALEGADO TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO 

 

I – Da queixa e do despacho de reencaminhamento da CNE 

 

Em 26/09/2017, a CNE remeteu à ERC a queixa que, em 16/09/2017, lhe havia sido apresentada por 

JPP - Juntos Pelo Povo contra a RTP1, por alegado tratamento discriminatório na peça transmitida 

pelo Telejornal das 20h, de 15 de setembro de 2017. 

A queixa do JPP assenta no alegado “tratamento noticioso parcial em favor do candidato Fernando 

Seara (...) e do candidato e presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (...)”, que 

foram acompanhados em ações de campanha durante alguns minutos, tendo a RTP1 dedicado “aos 

restantes candidatos, designadamente ao candidato do JPP – Juntos pelo Povo, Oliveira Dias, 

escassos segundos, exibindo apenas uma foto do mesmo, em jeito de nota de rodapé”. Conclui pela 

violação do artigo 2.º e 13.º da Constituição. 

De acordo com a deliberação da CNE de 25/09/2017, a remessa da queixa à ERC, nos termos do n.º 3 

do artigo 9.º da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de junho, é fundamentada no argumento de que “os factos 

constantes da participação enquadram-se na matéria da cobertura jornalística e são suscetíveis de 

se subsumirem à norma do artigo 6.º”. A CNE sustenta ainda que, sem prejuízo das competências da 

ERC, o regime traçado pela Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho, deve ser articulado com o princípio da 

neutralidade e imparcialidade previsto na Lei n.º 1/2001, de 14 de agosto (Lei Eleitoral dos Órgãos 

das Autarquias Locais - LEOAL). 

 

II – Da pronúncia da RTP 

 

Em 27/09/2017, a ERC notificou a RTP1 para se pronunciar, tendo, em 11/10/2017, vindo dizer, em 

síntese, o seguinte: 

Não vislumbra em que medida violou a Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho. Tem perfeita consciência 

das suas obrigações em matéria da articulação dos princípios de equilíbrio, representatividade e 

equidade, e os princípios da liberdade editorial e de autonomia de programação, tendo em conta o 

disposto nos respetivos artigos 6.º e 7.º; 

A reportagem realizada em Odivelas “inseriu-se num conjunto de reportagens, feitas em vários 

concelhos, antes do início do período da campanha oficial, sendo que, em nenhum desses 

concelhos foram entrevistados todos os candidatos às respetivas Câmaras Municipais. (...) a 



   

5 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

escolha dos candidatos a entrevistar, nos diversos concelhos, seguiu um critério editorial e não teve 

em conta o grau de representação na Câmara Municipal. A RTP não avalia as possibilidades de 

sucesso de nenhuma candidatura e, com as escolhas editoriais que faz, também não pretende 

favorecer deliberadamente qualquer candidatura. Ainda assim, na reportagem foram referidos todos 

os candidatos à Câmara Municipal, sem excluir nenhum.” 

 

III – Da reportagem visada na queixa 

 

Na edição de 15/09/2017, do Telejornal da RTP1, pelas 20h35m, foi emitida uma peça de cerca de 3 

minutos, dedicada às eleições autárquicas no concelho de Odivelas. O pivot faz a introdução à 

reportagem, referindo que o atual autarca socialista vai a votos pela primeira vez, tendo herdado 

uma maioria e que a desfiá-lo está o social-democrata Fernando Seara. Diz, ainda, que, nestas 

eleições, há um total de 10 candidatos. A reportagem abre com depoimento do candidato Fernando 

Seara, captado em Odivelas, revelando a sua intenção de mudar a imagem da cidade. Segue-se o 

candidato Hugo Martins, cumprimentando habitantes locais. O jornalista em voz off refere que o 

candidato goza da vantagem de ter obra feita em Odivelas, tendo sucedido a Susana Armador, após a 

sua saída para o Parlamento. São colhidas declarações do candidato que salienta haver muito 

trabalho para realizar e muitos projetos para concretizar. A reportagem regressa ao candidato 

Fernando Seara o qual, junto a uma conduta danificada, afirma ter gasto 10 milhões para reparar 

condutas. O jornalista refere em voz off que o candidato traz como trunfo a experiência em 3 

maiorias absolutas em Sintra, mas a candidatura a Lisboa nas últimas autárquicas pode passar a 

imagem de “candidato paraquedistas”. Novamente com imagens captadas no terreno, o jornalista 

pergunta ao candidato se o incomoda estar associado ao candidato-paraquedista, ao que este 

responde não se incomodar nada, referindo jornalistas que saltaram de uma empresa para outra 

que nunca considerou jornalistas-paraquedistas. De novo imagens do candidato Hugo Martins, 

cumprimentando uma cidadã, sendo referido que o facto de que tendo chegado à presidência sem 

ser pela eleição pode dar a ideia de que recebeu o poder de mão beijada. O candidato nega, 

afirmando que “aqui não há dinastias, nem há reinos. Aqui existe um trabalho de uma equipa, de um 

programa eleitoral de um partido, de um compromisso com a população do partido socialista de que 

neste momento a face principal é o Hugo Martins”.  

Aos 2 minutos e 30 segundos da reportagem, o jornalista em voz off dedica cerca de 15 segundos a 

informar que concorrem também à Câmara Painho Ferreira, pela CDU, Paulo Sousa, pelo Bloco de 

Esquerda, Ana Cristina Barradas, pelo PDR, Ana Fernandes, pelo PAN, Hugo Rebelo, pelo PNR, Oliveira 



   

6 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

Dias, pelo JPP, Maria Palma Matos, pelo PCTP-MRPP, e Florbela Baião, pelo PTP, o que é ilustrado com 

fotografias dos candidatos e num caso com o logotipo da candidatura. Os 15 segundos finais são 

dedicados ao fecho da reportagem com informações genéricas sobre as eleições autárquicas em 

Odivelas. 

 

IV – Do Direito 

 

É relevante na apreciação da presente queixa a Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho, que estabelece o 

regime jurídico da cobertura jornalística em período eleitoral, a qual se aplica às eleições para os 

órgãos das autarquias locais (artigo 2.º, n.º 2). 

Nos termos do diploma, o período eleitoral compreende a pré-campanha e a campanha eleitoral 

(artigo 3.º), períodos que são definidos, nos termos do artigo 3.º, n.º 2, da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de 

julho, e do artigo 47.º LEOAL, em função do Decreto n.º 15/2017, de 12 de maio, que marcou as 

eleições para 1 de outubro, determinando, nessa data (12 de maio) o início da pré-campanha, e de 

19 a 29 de setembro, o período da campanha eleitoral. 

Os princípios orientadores da cobertura jornalística no período eleitoral estão definidos no artigo 4.º 

da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho, que dispõe que os órgãos de comunicação social gozam de 

liberdade editorial e de autonomia de programação nos termos gerais, sem prejuízo do disposto nos 

artigos 5.º (regras jornalísticas), 6.º (igualdade de oportunidades de tratamento das diversas 

candidaturas), 7.º (debates entre candidaturas), e 8.º (tempo de antena). 

O artigo 9.º da referida lei estabelece que a ERC, mediante parecer da CNE, aprecia as queixas 

apresentadas, no âmbito das suas competências, remetendo, deste modo, para as atribuições em 

matéria de promoção e respeito pelo pluralismo, equilíbrio e igualdade no tratamento das diversas 

correntes de opinião (artigo 7.º, alíneas a) e d), artigo 8.º, alínea e), dos Estatutos da ERC). 

 

V – Análise 

 

Verifica-se que o conteúdo da queixa se relaciona com a cobertura jornalística dada à candidatura do 

JPP à presidência da Câmara Municipal de Odivelas. Uma vez que a emissão objeto de queixa data de 

15/09/2017, insere-se em período eleitoral, designadamente, em período de pré-campanha, sendo-

lhe aplicáveis as regras vigentes para a cobertura jornalística nesse período. 



   

7 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

O queixoso considera que a candidatura do JPP foi objeto de tratamento discriminatório, mediante 

um tratamento parcial a favor das candidaturas de Fernando Seara e Hugo Martins, os quais foram 

acompanhados, durante alguns minutos, em ações de campanha, tendo dedicado ao candidato do 

JPP escassos segundos. 

Da análise da reportagem resulta que, dos cerca de 3 minutos de duração da reportagem, 2 minutos 

e 30 segundos tiveram por objeto os candidatos Fernando Seara e Hugo Martins, representados em 

contacto com o eleitorado e respondendo a questões do jornalista. Dos últimos 30 segundos da 

reportagem, 15 segundos foram dedicados a elencar os restantes oito candidatos, através da 

exibição das fotografias dos candidatos, e os restantes 15 segundos, ao fecho da reportagem com 

informações gerais relativas às eleições em Odivelas. 

A RTP1 vem dizer que a peça se inseriu num conjunto de reportagens, feitas em vários concelhos, 

antes do início do período da campanha oficial, em nenhuma das quais tendo entrevistado todos os 

candidatos. Refere ter seguido um critério editorial na escolha dos candidatos a entrevistar nos 

diversos concelhos, não tendo em conta o grau de representação na Câmara Municipal, e não 

pretendendo favorecer qualquer candidatura, ainda assim tendo referido todos os candidatos à 

Câmara Municipal, sem excluir nenhum. 

A ERC, no exercício das suas em matéria de respeito pelo pluralismo, equilíbrio e igualdade no 

tratamento das diversas correntes de opinião, não ignora que a observância dos princípios do 

pluralismo e da não discriminação não se assegura mediante uma representação aritmética e 

absolutamente proporcional de todas as atividades e de todas as intervenções do universo dos 

atores políticos. Designadamente, em período eleitoral autárquico, não será exequível que os órgãos 

de comunicação social de âmbito nacional cubram de forma absolutamente proporcional todas as 

candidaturas a todos os órgãos em todos os concelhos. Por essa razão, a Lei n.º 72-A/2015, de 23 de 

julho, faz valer, em período de pré-campanha, o princípio geral da liberdade editorial e de autonomia 

de programação, reforçando que o tratamento editorial das várias candidaturas deve respeitar os 

direitos e os deveres consagrados na regulamentação da respetiva atividade. 

De facto, relativamente à cobertura jornalística em período de pré-campanha, à luz do disposto no 

artigo 4.º e n.º 1 do artigo 5.º da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho, vigora o princípio geral da liberdade 

editorial e de autonomia de programação, devendo o tratamento editorial das várias candidaturas 

respeitar os direitos e os deveres consagrados na legislação que regula a atividade dos jornalistas e 

dos órgãos de comunicação social, bem como os respetivos estatutos e códigos de conduta. No 

caso do serviço público de televisão, estas disposições remetem diretamente para o previsto no 

artigo 50.º da Lei da Televisão e no respetivo contrato de concessão [cfr. cláusula 4.ª, n.º 1, e n.º 2, 



   

8 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

alínea f)], devendo o serviço público de televisão prestar o seu serviço na estrita observância do 

pluralismo e do rigor, assegurando a possibilidade de expressão das diversas correntes de opinião, 

designadamente, de natureza política. 

Assim, deverá ser com base em critérios editoriais, na estrita observância do princípio do pluralismo 

e da possibilidade de expressão das diversas correntes de opinião política, que em período de pré-

campanha, a RTP1 decidirá quais as candidaturas que são objeto de cobertura (e, por exclusão, 

quais não são). 

No entanto, in casu, a resposta da RTP1 refere que “a escolha dos candidatos a entrevistar, nos 

diversos concelhos, seguiu um critério editorial”, mas não esclarece qual o seu conteúdo, ou de que 

forma assegurou a possibilidade de expressão das diversas correntes de opinião política. 

Assim, a ERC não pode deixar de assinalar que a RTP1, atentas as especiais obrigações que sobre ela 

impendem, designadamente em matéria de pluralismo e de possibilidade de expressão das diversas 

correntes de opinião política, deveria ter adotado um critério editorial enunciável e apto a assegurar 

os referidos princípios. 

 

Deliberação 

 

Tendo analisado as queixas de José António Rajani Oliveira Dias, representante da comissão 

concelhia do JPP – Juntos Pelo Povo de Odivelas, relativamente a uma peça jornalística emitida pela 

RTP1, em 15/09/2017, no Telejornal, sobre as eleições autárquicas em Odivelas, o Conselho 

Regulador deliberou: 

1. Determinar o arquivamento do recurso por alegada denegação de exercício de direito de 

resposta;  

2. Considerar que a RTP1, no exercício da sua liberdade editorial e autonomia de programação, 

deveria ter adotado um critério editorial enunciável e de conteúdo apto a assegurar os deveres 

consagrados na Lei da Televisão e no Contrato de Concessão em matéria de pluralismo e de 

possibilidade de expressão das diversas correntes de opinião política. 

 

Lisboa, 8 de maio de 2018 

 

 
 
 



   

9 

EDOC/2017/8002 
500.10.01/2017/314 

 
O Conselho Regulador, 

 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


