
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

19/CONT-I/2008 
 

 
 
 
 

Queixa do Bastonário da Ordem dos Advogados contra o jornal 
“Diário de Notícias” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

17 de Dezembro de 2008



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 19/CONT-I/2008 

 

Assunto: Queixa do Bastonário da Ordem dos Advogados contra o jornal “Diário de 

Notícias” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

O Bastonário da Ordem dos Advogados, como Queixoso, e o “Diário de Notícias”, com 

sede no concelho de Lisboa, na qualidade de Denunciado. 

 

II. Objecto da Queixa 

 

A queixa tem por objecto a alegada preterição, pelo Denunciado, do dever de rigor, no 

tocante a um artigo publicado na edição de 29 de Junho de 2008 do “Diário de Notícias”  

 

III. Factos apurados 

 

1. O Diário de Notícias, na edição de 29 de Junho de 2008, publicou, na secção Portugal 

(página 12), uma peça jornalística, assinada por Filipa Ambrósio de Sousa, sobre o 

vencimento e outras compensações auferidas pelo Bastonário da Ordem dos Advogados 

desde o início do mandato, em contrapartida pela sua dedicação ao exercício do cargo em 

regime de exclusividade. O artigo, de página inteira, é constituído por uma peça principal, 

intitulada “Marinho recebe 40 mil euros em 2011” e tendo como pós-título “Acta do 

Conselho Geral datada de 18 de Janeiro de 2008”, e ainda por três caixas de texto, a 

primeira explorando detalhes da acta do Conselho Geral da Ordem dos Advogados de 18 

de Janeiro (“O que diz a acta?”), a segunda centrada em intervenções polémicas de 

Marinho e Pinto (“Um advogado que acusa juízes e governantes”), e uma terceira 

reproduzindo, em discurso directo, comentários de Rogério Alves, José Miguel Júdice, 



 

2 

 

Magalhães e Silva e João Correia, personalidades ligadas à Ordem dos Advogados 

(“Opinião de ex-bastonários e candidatos”). Uma fotografia do Bastonário compõe 

visualmente o conjunto.   

 

2. Este assunto constitui o destaque principal de primeira página (manchete) desta edição, 

com o título “Bastonário dos Advogados recebe seis ordenados ao deixar o cargo”. No 

texto que acompanha o título de 1.ª página são proeminentes os pós-títulos “Marinho e 

Pinto aprovou a verba dez dias depois de eleito, para ajudar ‘reintegração’ profissional” e 

“Decidiu também ser o primeiro bastonário remunerado em 80 anos: ganha seis mil euros / 

mês”.   

 

3. Privilegia-se, na abordagem jornalística do tema, o facto de o Bastonário receber seis 

ordenados de uma só vez quando cessar o exercício de funções, em 2011, somados a uma 

remuneração mensal de 6.000 euros, equivalente à do Procurador-Geral da República, por 

dedicação exclusiva ao cargo. Estas foram deliberações aprovadas em 18 de Janeiro de 

2008, na primeira reunião do Conselho Geral da Ordem dos Advogados após a tomada de 

posse dos seus novos titulares, sendo a notícia baseada na respectiva acta. Sublinha-se que 

os conselhos distritais da Ordem dos Advogados não foram previamente consultados, 

tendo sido informados apenas a posteriori.  

Adicionalmente, o artigo integra as reacções de outros Bastonários e de candidatos a este 

cargo e recupera informação de background relativa à candidatura de António Marinho e 

Pinto, ao resultado das eleições de Novembro de 2007 e à demissão deste da Comissão dos 

Direitos Humanos da Ordem dos Advogados pelo Bastonário José Miguel Júdice. 

 

4. A propósito do mesmo artigo, o Queixoso submetera já ao Conselho Regulador o pedido 

de reconhecimento da titularidade do direito de resposta, o que foi consignado na 

Deliberação n.º 88/DR-I/2008, de 28 de Outubro de 2008 (in www.erc.pt). 

 

 

 

 



 

3 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

Inconformado com a conduta do Denunciado, o Queixoso vem agora sujeitar o 

alegado incumprimento do dever de rigor ao escrutínio do Conselho Regulador da ERC, 

mediante queixa, formulada nos termos legais, que deu entrada em 14 de Julho de 2008. 

Alega o seguinte, em súmula:  

i. Todo o trabalho jornalístico foi construído de modo a fazer crer aos leitores que 

o Queixoso decidiu sozinho essa medida; 

ii. A notícia baseou-se numa acta de uma reunião do Conselho Geral, realizada em 

18 de Janeiro de 2008, a qual se encontra acessível ao público, através do sítio na internet 

da Ordem dos Advogados, desde esse mês; 

iii.  O “Diário de Notícias” distorceu alguns factos constantes dessa acta e omitiu 

outros, de modo a manipular a história e levar os leitores a acreditar em falsidades; 

iv. As medidas aprovadas nessa reunião haviam já sido propostas pelo Queixoso, 

aquando da campanha eleitoral para o cargo de Bastonário. A classe, ao eleger o Queixoso, 

acolheu, evidentemente, o seu programa eleitoral.  

v. O artigo constitui, em suma, uma fraude jornalística, dado que apresenta factos 

que são públicos e notórios como se de grandes descobertas se tratassem; 

vi. O artigo contém inclusivamente afirmações que são falsas, como aquela segundo 

a qual o Queixoso teria votado a deliberação em causa no Conselho Geral, sendo certo que, 

conforme consta da acta, o Queixoso se ausentou da sala antes do início da discussão desse 

ponto da ordem de trabalhos. Para provar esta alegação, envia em anexo cópia da acta da 

reunião de 18 de Janeiro de 2008, onde se dá conta que, antes da discussão deste ponto da 

agenda, o Bastonário se retirou “a fim de receber, em audiência, a Senhora Ministra da 

Justiça de Timor Leste”; 

vii. Evidencia também como desonestidade subjacente à redacção da peça 

noticiosa o facto de terem sido ouvidos quatro advogados que, com excepção do Dr. 

Rogério Alves, são, justamente, inimigos declarados do Queixoso, além de opositores da 

ideia do exercício remunerado do cargo de Bastonário, conforme é do conhecimento geral; 

viii. Por outro lado, as insistências da jornalista no sentido de entrar em 

contacto com o Queixoso foram empreendidas num sábado, o único dia da semana em que 



 

4 

 

o Queixoso não se encontra em Lisboa, mas em Coimbra, onde tem a sua residência 

pessoal. Tendo em conta a antiguidade dos factos relatados, a notícia não assumia uma 

urgência tal que a respectiva publicação não pudesse aguardar alguns dias, de modo a que 

o Queixoso pudesse ser ouvido previamente;  

ix. O artigo foi publicado sem que o Queixoso tenha sido ouvido, o que fere 

gravemente a sua honorabilidade.  

O Queixoso requer a intervenção da ERC no tocante às alegadas ilegalidades 

cometidas pelo Denunciado. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Denunciado, 

representado por advogado, alega o seguinte, em síntese: 

i. Quanto à acusação de “fraude jornalística”, uma tal imputação, a verificar-se, 

implicaria duas conclusões prévias: que a direcção do jornal teria pretendido o “assassínio 

público” do recorrente e que, para o efeito, teria concebido e levado à prática uma “acção 

de publicação de fraude jornalística”. Não existem, todavia, quaisquer provas que apontem 

nesse sentido; 

ii. A notícia limita-se a noticiar factos verdadeiros, fazendo-o de acordo com as 

leges artis jornalísticas e “narra os factos de forma objectiva e verdadeira, através de um 

registo contido e factual, apoiado em documentos e testemunhos, sendo que em matéria de 

rigor jornalístico não há nada a apontar”; 

iii. O “interesse jornalístico” e a “pertinência” do tema são evidentes, não sendo 

prejudicados pelo facto de ter ocorrido em Janeiro a reunião do Conselho Geral que fixou 

os montantes, não obstante a notícia datar de Junho. Com efeito, os factos são narrados 

com precisão cronológica; 

iv. Não existe, da parte do Denunciado, qualquer tentativa de publicar um facto 

antigo apresentando-o como inédito e recente, como se pode facilmente concluir, uma vez 

que a data da reunião do Conselho Geral a que corresponde a acta é indicada na peça. Da 

mesma forma, é referido que essa medida havia constado do programa eleitoral do 

Queixoso, aquando da sua candidatura ao cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados;   



 

5 

 

v. O Denunciado indica, porém, que o acesso à acta da reunião de 18 de Janeiro, 

em que se baseia a notícia, permitiu revelar dados novos sobre o caso, nomeadamente, o 

valor da compensação para efeitos de reintegração profissional do Bastonário, assim como 

o período de tempo, após a cessação do mandato, durante o qual se manteria a 

remuneração compensatória; 

vi.  Foram apresentadas as posições de fontes diversificadas e entrevistadas pessoas 

insuspeitas sobre esta matéria, tendo sido, num primeiro momento, contactados vários 

bastonários (Júlio Castro Caldas e António Pires de Lima) e, perante a indisponibilidade 

destes, “a jornalista decidiu contactar os advogados que foram candidatos a Bastonário nas 

últimas eleições de 2004 e 2007”; 

vii. Embora reconhecendo que poderia ter sido explicitada a ausência do Bastonário 

aquando da votação, tal facto é “jornalisticamente irrelevante”, uma vez que é o Queixoso 

o proponente da medida e seu “autor moral”; 

viii. Teria sido “fundamental uma reacção do visado aos factos publicados”, 

tendo sido, sem sucesso, efectuadas, pela jornalista, múltiplas tentativas no sentido de 

contactar o Queixoso, durante todo o dia 28 de Junho, data em que a jornalista escreveu a 

peça. No entanto, nenhuma das afirmações da notícia é susceptível de afectar a honra e 

bom nome do Queixoso, denegrir a sua imagem pública ou a sua honorabilidade pessoal. 

Consequentemente, o Denunciado requer o arquivamento do recurso.  

 

VI. Outras diligências 

 

Pelas 15 horas do dia 10 de Setembro de 2008, realizou-se uma audiência de conciliação 

entre o Queixoso e o Denunciado, sem que as partes tenham logrado atingir um 

entendimento que colocasse termo ao litígio. 

O processo n.º ERC/JUL/08/DR-I/52 foi cindido em dois procedimentos autónomos, em 

virtude da maior necessidade de celeridade no tocante à decisão relativa ao direito de 

resposta (v. a Deliberação n.º 88/DR-I/2008, de 28 de Outubro de 2008, in www.erc.pt), 

assim como de modo a permitir à ERC a realização de uma análise mais aprofundada no 

tocante aos argumentos, invocados pelas partes, atinentes ao rigor, os quais são apreciados 

na presente deliberação. 



 

6 

 

VII. Normas aplicáveis 

 

As normas aplicáveis ao caso vertente são as constantes do artigo 37.º, n.º 1, da 

Constituição da República Portuguesa (doravante, “CRP”), do artigo 3.º, da Lei de 

Imprensa (doravante, LI), aprovada pela Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada 

pela Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, do artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), do Estatuto do 

Jornalista (doravante, EstJor), constante da Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, alterada pela Lei 

n.º 64/2007, de 6 de Novembro, em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alíneas a), d) 

e j), e artigo 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC (doravante, “EstERC”), aprovados 

pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VIII. Análise e fundamentação 

 

1. Dos requisitos procedimentais 

 

A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram cumpridos os prazos legais. Não há 

questões prévias a conhecer. 

 

2. Fundamentação 

 

1. Na presente deliberação, como referido supra, o mesmo artigo sobre o qual se debruçou 

a Deliberação n.º 88/DR-I/2008, de 28 de Outubro de 2008 (in www.erc.pt) é analisado 

da perspectiva do respeito pelas exigências de rigor que impendem sobre a actividade 

jornalística, no caso vertente observando-se os argumentos explanados na queixa de 

que a notícia contém elementos incorrectos, de que não constitui novidade e de que o 

Queixoso não teve oportunidade de apresentar o seu ponto de vista sobre a questão.  

 

2. Relativamente ao rigor, o Queixoso considera que a notícia não se reveste de qualquer 

novidade uma vez que se baseia em factos de carácter “público e notório”. Entende que o 

jornal cometeu uma fraude jornalística ao apresentar um facto publicamente conhecido 

como se fosse algo “inédito”, uma verdadeira “descoberta”, uma “cacha”. 



 

7 

 

3. O acto de publicar uma notícia radica, antes de mais, na autonomia e liberdade editorial 

do meio de comunicação social, trate-se ou não de um acontecimento de actualidade 

imediata. O artigo situa a informação num contexto temporal e faz remissão para os 

antecedentes do caso. Adicionalmente, contém a revelação de dados novos sobre o 

assunto que se revestem de interesse jornalístico.  

 

4. Situação diferente é a omissão na peça da não participação do Queixoso na discussão e 

votação do ponto onde se decidiu a atribuição de uma remuneração. O próprio 

Denunciado reconhece que a notícia poderia ter referido explicitamente esse dado.  

 

5. De facto, em momento algum o texto jornalístico refere esta ausência, além de tender a 

centrar a deliberação na figura de António Marinho e Pinto, o que é visível em 

expressões, relativas ao Bastonário, tais como “deliberou”, “votou”, “aprovou a verba 

dez dias depois de eleito”.  

 

6. É certo que há um envolvimento do Bastonário nesta matéria, uma vez que, como é 

evidenciado pelo próprio, a deliberação do Conselho Geral da Ordem dos Advogados 

radica no seu programa eleitoral. Porém, a peça dá por certa a efectiva presença do 

Queixoso na reunião aquando da discussão deste ponto. Neste particular, assinala-lhe 

evidente falha de rigor.   

 

7. Quanto à questão controvertida do exercício do contraditório, Queixoso e Denunciado 

concordam que teria sido fundamental efectivar este princípio a propósito do tema do 

artigo, o que não sucedeu apesar das tentativas da jornalista para contactar o 

Bastonário. 

 

8. Este cuidado teria sido tanto mais premente atendendo ao facto de na notícia serem 

expressos juízos de valor negativos relativos ao comportamento do Bastonário. Essa 

valoração emerge da utilização de mecanismos retóricos como a ênfase no carácter 

inédito da deliberação, em 80 anos de história da Ordem dos Advogados, e da ideia de 

que se tratou de uma medida a que o Bastonário deu prioridade, bem como do contraste 



 

8 

 

entre a atribuição desta remuneração e a situação económica e social depauperada de 

uma parcela significativa da classe.  

 

9. A análise revela, assim, desequilíbrio na elaboração da peça noticiosa, resultante, em 

última instância, da circunstância de o Bastonário não ter sido previamente ouvido. O 

Queixoso reclama precisamente que o artigo, ao ser publicado sem que lhe tivesse sido 

dada a oportunidade de apresentar a sua defesa, foi susceptível de afectar o seu bom 

nome e honorabilidade, o que foi reconhecido na Deliberação n.º 88/DR-I/2008, de 28 

de Outubro de 2008 (in www.erc.pt).  

 

10. Sublinhe-se que a obrigação de ouvir todas as partes com interesses atendíveis é 

imposta pelo artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do EstJor, abrangendo o dever de empreender, 

de boa fé, todos os esforços razoavelmente exigíveis com vista a esse fim. Ora o  

Queixoso não teve, neste caso, a oportunidade de expender a sua versão dos factos.  

 

11. Considera-se, em suma, que os esforços do “Diário de Notícias” no sentido de 

assegurar o exercício do contraditório antes da publicação deveriam ter sido acrescidos, 

sendo insuficientes, do ponto de vista da garantia do rigor informativo e dos direitos do 

Queixoso, as justificações para o insucesso nos contactos efectuados com esse fim. 

 

IX. Deliberação  

 

Tendo apreciado uma queixa do Bastonário da Ordem dos Advogados, com fundamento no 

alegado incumprimento das exigências de rigor jornalístico num artigo publicado na edição 

do “Diário de Notícias” de 29 de Junho de 2008. 

 

Considerando que a peça jornalística em causa contém imprecisões, e é passível 

de afectar o bom nome e honorabilidade do Queixoso; 

 

Atendendo a que na referida peça não é apresentada a perspectiva do Queixoso, 

não tendo, por conseguinte, sido respeitado o princípio do contraditório; 



 

9 

 

O Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alíneas a), d) e j), 

e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Considerar procedente a queixa apresentada, com fundamento na violação pelo 

“Diário de Notícias” de deveres ético-legais que lhe incumbiam; 

 

Em consequência, 

 

2. Insta o DN a cumprir o rigor informativo, ouvindo todas as partes com interesses 

atendíveis nos factos relatados. 

 

Lisboa, 17 de Dezembro de 2008 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


