
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/285 (CONTJOR-TV)  

 

 

Participações contra as edições de 15 de fevereiro de 2023 dos 
noticiários de horário nobre da RTP1, SIC e TVI, a propósito da 

cobertura jornalística do parecer da Procuradoria-Geral da 
República sobre as greves de professores 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
26 de julho de 2023



   

1 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/285 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Participações contra as edições de 15 de fevereiro de 2023 dos noticiários de horário 

nobre da RTP1, SIC e TVI, a propósito da cobertura jornalística do parecer da Procuradoria-

Geral da República sobre as greves de professores 

 

I. Participações 

1. Deram entrada na ERC, entre 16 e 18 de fevereiro de 2023, 11 participações contra 

as edições de 15 de fevereiro de 2023 dos noticiários de horário nobre da RTP1, SIC 

e TVI, a propósito da cobertura jornalística do parecer da Procuradoria-Geral da 

República sobre as greves de professores. 

2. Os noticiários denunciados são: “Telejornal” da RTP1, “Jornal da Noite” da SIC e 

“Jornal das 8” da TVI. 

3. Os Participantes alegam o seguinte: 

i. Aqueles noticiários «divulgaram informações discordantes com o parecer da 

Procuradoria Geral da República relativo às greves promovidas por alguns 

sindicatos»; 

ii. «Os diversos órgãos de comunicação social têm a obrigação, no mínimo, de prestar 

uma informação credível, transparente e baseada em factos reais, não podendo nem 

devendo basear as suas notícias numa única fonte. Relativamente ao parecer 

emitido pela PGR, este foi comunicado pelo Ministério da Educação aos órgãos de 

comunicação social sem que estes confirmassem a informação com o documento 

original, como deveria ter acontecido»; 



   

2 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

iii. A greve, não só «não foi considerada ilegal como cumpre todos os pressupostos 

legais na marcação de greves. O que o parecer diz é que poderá haver, mas mesmo 

assim não é possível aferir essa situação, alguma ilegalidade no cumprimento da 

greve por parte dos professores»; 

iv. «Os canais televisivos referidos, noticiaram que o parecer da PGR considerou a greve 

dos professores ilegal. Esta informação não tem respaldo no parecer, mas apenas na 

nota à comunicação social divulgada pelo ME. O dever jornalístico de noticiar com 

rigor não foi respeitado e contribuiu para se formar, na opinião pública, uma ideia 

falsa sobre o conteúdo do parecer». 

 

II. Posição das Denunciadas 

a) RTP1 

4. Notificada a pronunciar-se, a RTP1 defende que a notícia «foi feita tendo por base, 

num primeiro momento, o comunicado do Ministério da Educação (ME) e, logo 

depois, a partir do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A notícia foi 

tratada em off (pequeno texto lido pelo pivot, com as imagens) durante o final de 

tarde do dia 15 e depois em peça». 

5. A RTP1 considera que «as notícias estiveram sempre corretas – o comunicado do ME 

é elaborado com base no parecer da PGR, ao qual a RTP teve acesso pouco depois, 

e as considerações coincidem com as conclusões do parecer. O parecer da PGR é a 

base da notícia (…). É citado e mostrado em grafismo, com sublinhado do mais 

importante. Não corresponde, de todo, à verdade que tenhamos feito a notícia 

apenas com base no comunicado do ME.» 

b) SIC 



   

3 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

6. Na sua pronúncia, a SIC começa por alegar que «é ostensivamente falso que a notícia 

(…) tenha mencionado que a greve dos professores era ilegal.» 

7. Explica que na notícia «consta ínsita a crítica que a PGR formulou relativamente a um 

específico modo de exercício do direito à greve em causa, ou, por outras palavras, 

ao modo de participação na mesma, e não, com[o] parecem os participantes 

pretender fazer crer, que a greve em causa não poderia ocorrer, por ter sido 

considerada ilegal.» 

8. Sustenta que a notícia se encontra «suportada não só no próprio “Parecer da PGR – 

Greve nacional trabalhadores docentes”», mas também «no próprio comunicado 

enviado às redações nesse mesmo dia 15 de fevereiro de 2023, pelo Ministério da 

Educação». 

9. A SIC conclui defendendo que «promoveu corretamente o exercício do direito de 

informar, de se informar e de ser informado, com rigor e independência». 

c) TVI 

10. Em sede de pronúncia, vem a TVI asseverar que a notícia «é inteiramente fiel às 

conclusões apresentadas no referido parecer, sendo claro que a informação 

divulgada não foi a de que a greve era ilegal, sendo aliás referido que a convocatória 

da greve tinha sido considerada legal, mas que a forma como estava a ser executada 

e aconselhada por alguns sindicatos, a chamada greve self-service, não à jornada, 

mas apenas a algumas horas do princípio da manhã, era desconforme com a lei e 

não respeitava os pré-avisos entregues pelos sindicatos. O que afetava sobretudo a 

forma como um dos sindicatos estava a organizar a greve dos professores e a gestão 

das suas reivindicações junto do Ministério da Educação, tendo-lhe por isso sido 

dada a oportunidade de se pronunciarem sobre esta nova circunstância e a sua 

influência nas negociações que ainda decorriam no Ministério.» 



   

4 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

11. Considera, por fim, que «o assunto era de manifesto e relevante interesse público e 

a TVI e os seus jornalistas fizeram o seu trabalho de forma isenta e independente, 

tendo relatado o teor das conclusões do parecer da PGR sobre a forma de 

convocação e a execução da greve dos professores e não qualquer comunicado do 

Ministério da Educação, que desconhecem.» 

 

III. Análise e fundamentação 

12. Atente-se que a ERC é competente para apreciar a matéria em causa na presente 

participação, na medida definida nos seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, 

de 8 de novembro, atendendo em particular à alínea d) do artigo 7.º, e à alínea a) do 

n.º 3 do artigo 24.º. 

13. Os factos alegados serão observados à luz do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 

9.º, e no n.º 1 e na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e Serviços 

Audiovisuais da Pedido (LTSAP)1.  

14. Nas participações em apreço alega-se que os noticiários da RTP1, SIC e TVI 

«divulgaram informações discordantes com o parecer da Procuradoria-Geral da 

República» e que «noticiaram que o parecer da PGR considerou a greve dos 

professores ilegal», sendo que «esta informação não tem respaldo no parecer». 

15. A cobertura jornalística conferida pelos três serviços de programas sobre esta 

matéria foi semelhante. A RTP1 exibiu uma peça com uma duração de 4 minutos e 

14 segundos, que incluiu uma ligação em direto. A SIC transmitiu uma peça com 4 

minutos e 49 segundos, que também incluiu uma ligação em direto. A peça exibida 

pela TVI teve uma duração de 3 minutos e 34 segundos e que incluiu, igualmente, 

uma ligação em direto. 

                                                      
1 Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, alterada pela Lei n.º 74/2020, de 19 de novembro. 



   

5 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

16. As conclusões do referido parecer da Procuradoria-Geral da República são assim 

apresentadas pelos pivôs dos três noticiários: 

- «A Procuradoria-Geral da República diz que a greve dos professores convocada pelo STOP 

é ilegal. Segundo o parecer jurídico pedido pelo Governo, há uma divergência entre 

os pré-avisos de greve e a informação transmitida aos professores.» (RTP1) 

- «A Procuradoria-Geral da República considera que as greves dos professores convocadas 

pelo STOP nos últimos meses violam a lei. O anúncio foi feito pelo Ministro da 

Educação numa nova ronda negocial com os sindicatos, que decorreu durante toda 

a tarde.» (SIC) 

- «A Procuradoria-Geral da República diz que é ilegal a forma como algumas greves estão 

a ser executadas pelos professores com paralisações apenas a algumas horas, o que 

não respeita os pré-avisos entregues pelos sindicatos.» (TVI) 

17. Após as introduções, o tema é desenvolvido nas peças editadas. Veja-se: 

- «O problema não está na greve, está na forma. O parecer do Conselho Consultivo da 

Procuradoria-Geral da República concluiu que os pré-avisos de greve não batem 

certo com as informações dadas aos professores. Ou seja, dizem que o STOP (…) deu 

a entender que os docentes podiam escolher as horas e a duração da paralisação, 

quando os pré-avisos eram para a jornada completa.» (RTP1) 

- «Foram detetadas ilegalidades nas greves deste sindicato, porque o que anunciaram não 

foi o que cumpriram. Os pré-avisos antecipavam paralisações para o dia todo, mas 

acabaram por durar apenas umas horas. (…) Agora, um mês depois, na conclusão 

das 83 páginas, a PGR sublinha que as greves não podem assentar na caótica 

desorganização de uma greve self-service ou a la carte.» (SIC) 

- «Para a PGR, não há greves self-service. Os professores não podem escolher fazer greves 

só às primeiras horas da manhã, mas sim o dia todo. (…) O Sindicato de Todos os 



   

6 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

Profissionais de Educação tinha avançado com um pré-aviso para o dia inteiro, mas 

no site o STOP informa que os professores podem escolher fazer greve só ao início 

do dia e é isto que a PGR considera ilegal, porque não respeita o pré-aviso que foi 

entregue.» (TVI) 

18. As fontes convocadas pelos três serviços de programas para sustentar a informação 

relatadas são: parecer da Procuradoria-Geral da República; página eletrónica do 

STOP; Nuno Cerejeira Namora, advogado; comunicado do Ministério da Educação; 

Luís Gonçalves da Silva, professor Faculdade Direito Univ. Lisboa (RTP1); parecer da 

Procuradoria-Geral da República; Mário Nogueira, FENPROF; André Pestana, STOP 

(SIC); parecer da Procuradoria-Geral da República; André Pestana, STOP; Governo 

(TVI). 

19. Ora, as informações relatadas são atribuídas a fontes de informação oficiais 

devidamente identificadas. Para além disso, observa-se uma diversificação das 

fontes de informação, incluindo, nomeadamente, os próprios sindicatos do setor. 

20. No que se refere à devida identificação das fontes de informação como garante do 

rigor informativo, considera-se que a RTP1, a SIC e a TVI atuaram em cumprimento 

do disposto nas alíneas a), e) e f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista 

(EJ)2. 

21. Sobre as alegações concretas das participações, cumpre dizer que todas as peças 

jornalísticas visadas explicam e contextualizam os aspetos das greves de professores 

que, de acordo com o parecer da Procuradoria-Geral da República, são considerados 

desconformes: a greve não é ilegal, mas verificou-se uma dissonância entre os pré-

avisos de greve e as informações fornecidas por alguns sindicatos quanto à forma 

como os professores poderiam realizar as paralisações.  

                                                      
2 Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro. 



   

7 

 

EDOC/2023/1997 
500.10.01/2023/76 

22. Não se verificam, nas peças, elementos que contrariem as conclusões do parecer da 

Procuradoria-Geral da República e, por conseguinte, que constituam saltos 

interpretativos abusivos sobre os factos relatados.  

23. Pelo exposto, não se evidenciam indícios de comprometimento das exigências de 

rigor informativo. 

 

IV. Deliberação 

Apreciadas várias participações contra as edições de 15 de fevereiro de 2023 dos 

noticiários de horário nobre da RTP1, SIC e TVI, a propósito da cobertura jornalística do 

parecer da Procuradoria-Geral da República sobre as greves de professores, o Conselho 

Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de regulação previstas na 

alínea d) do artigo 7.º, e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera arquivar o processo, por não 

terem sido identificados elementos de falta de rigor informativo. 

 

Lisboa, 26 de julho de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


