
 
 

Conselho Regulador da 

 Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

35/DR-I/2010 
 

 
 
 
 

Recurso de Joaquim Ismael Vital Ferreira contra a 
revista Sábado 

 
 
 

Lisboa 
 

31 de Agosto de 2010 



 

1 

 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

Deliberação 35/DR-I/2010 

 

Assunto: Recurso de Joaquim Ismael Vital Ferreira contra a revista Sábado 

 

I. Identificação das partes 

Joaquim Ismael Vital Ferreira, Presidente da Comissão Política da Secção Oriental/ 

Lisboa do Partido Social-Democrata, como Recorrente, e revista Sábado, como 

Recorrida. 

 

II. Factos apurados 

1. Na edição de 17 de Setembro de 2009 da revista Sábado, de periodicidade semanal, 

vem publicada, entre as páginas 56 e 60, uma reportagem, da autoria de Vítor Matos, 

sob o título “O homem que abre portas”, tendo como antetítulo “PSD. Um voto numa 

eleição interna pode valer 25 euros” e o subtítulo “Angariação de militantes, compra de 

votos e promessas de emprego: acusações no PSD atingem António Preto e Helena 

Lopes da Costa, os protegidos de Manuela Ferreira Leite”. O assunto é igualmente 

objecto de referência de primeira página, no canto superior direito, com o título 

“Denúncias de militantes/ Votos comprados por 25 euros em eleições internas do PSD”.  

2. A peça começa por fazer uma breve descrição de “quem é quem” na organização do 

PSD em Lisboa. Depois, vem a denúncia: “António Preto e Helena Lopes da Costa são 

acusados por militantes ouvidos pela SÁBADO de darem cobertura a práticas pouco 

éticas e contrárias aos estatutos do PSD, tais como a inscrição massiva de militantes, o 

pagamento indiscriminado de quotas, a compra de votos a habitantes de bairros sociais 



 

2 

 

para votarem nas eleições internas e a distribuição de avenças e empregos em troca da 

inscrição de militantes” (p. 57). As referências expressas ao ora Recorrente surgem no 

âmbito da denúncia de alegadas situações de compra de votos, por uma militante ouvida 

pela Sábado, que afirma que à porta da secção H e da Oriental havia mesmo uma caixa 

de electricidade onde as pessoas iam receber o seu pagamento, entre os 25 e 30 euros, 

após votarem. Refere-se então que “Irene Lopes avança também com os nomes de quem 

alegadamente promove estas operações: (…) Ismael Ferreira, líder da secção Oriental, 

que inclui bairros sociais da zona de Chelas e do Parque das Nações.” (p. 58). Segundo 

um outro depoimento, “O senhor Ismael Ferreira [líder da secção oriental] angariava 

militantes para votarem nele e continua a ser ele a pagar as quotas. Há uns anos pagava 

às pessoas para votarem nele, num poste ao lado da secção.” (p. 59). Outro ex-militante 

“acusa Ismael Ferreira, presidente da secção oriental, de aliciar militantes no centro de 

inspecção automóvel onde trabalha e de mandar grupos de jovens ameaçar adversários.” 

e «estabelece uma ligação directa entre Ismael Ferreira e a deputada Helena Lopes da 

Costa, pois esta terá tentado convencê-lo, “num almoço em 2007, na Assembleia da 

República, a arranjar uma avença para Ismael Ferreira numa junta”» (p. 59). Na página 

60, é transcrita uma parte do depoimento de Helena Lopes da Costa, em defesa de 

Ismael Ferreira («admite que ouviu rumores sobre esse assunto e que confrontou o líder 

da secção oriental: “É mentira! Eu também acreditei na altura, e pensei:’Mas como é 

que o homem arranja o dinheiro? É licenciado em sociologia, mas vive do ordenado’. 

Então, pus-me a questão. Lá me explicou que estava numa esquina e que tinha pessoas 

combinadas que iam votar, que nem sabiam muito bem onde era a secção. Eram 

militantes relativamente recentes, ele tinha a listagem e estava a controlar se tinham ido 

votar e foi desse papel na mão que inventaram que ele estava a pagar”»). Seguidamente, 

foi ouvido o próprio Recorrente: «Ismael Ferreira, líder da secção oriental, explica à 

SÁBADO – num depoimento gravado que pode ouvir no site – que o aumento de 

militantes tem a ver com o facto de a sua área se ter expandido “com a Expo e outras 

urbanizações”. Mas como nem metade dos que têm as quotas pagas votam, Ismael 

Ferreira explica o fenómeno com a “abstenção” e por “as eleições não terem âmbito 

mediático”. Ismael Ferreira nega o pagamento de bónus a militantes no acto da votação, 



 

3 

 

mas conta história diferente da de Lopes da Costa: “Podem ter visto uma coisa 

pontualíssima de alguém que sai de um táxi a quem se prometeu um pagamento do 

transporte”. Em relação às acusações de angariar militantes no centro de inspecções em 

que trabalha, ameaça o denunciante com um processo e diz que “são pessoas 

ressabiadas com derrotas”».  

3. O Recorrente enviou ao director da revista Sábado um texto, com expressa menção 

ao direito de resposta, com vista à respectiva publicação, a qual não chegou a ser 

efectuada. Na réplica, o Recorrente refere que a peça, ao imputar-lhe condutas 

impróprias, como a “angariação de militantes e compra de votos”, lesam o seu bom 

nome e consideração. Refere ainda que “[a]quelas notícias foram elaboradas com base 

em depoimentos de idoneidade duvidosa”. 

4. Em 17 de Setembro de 2009, deu entrada na ERC uma participação do ora 

Recorrente, em que denuncia a prática, alegadamente seguida pelo jornalista autor da 

peça que viria a ser publicada na edição da Sábado desse próprio dia, de oferecer uma 

recompensa em dinheiro a habitantes de bairros sociais de Marvila em troca da 

formulação, por estes, de falso testemunho confirmando que Ismael Ferreira lhes havia 

oferecido dinheiro pelo seu voto. Em resposta, a ERC solicitou ao ora Recorrente que 

indicasse “se a peça baseada nas entrevistas em questão, contendo as graves acusações a 

que faz referência, foi efectivamente publicada na revista Sábado e em que dia”. Na 

sequência do ofício da ERC, o ora Recorrente interpôs recurso com fundamento na 

alegada denegação do direito de resposta.  

 

III. A argumentação do Recorrente 

Inconformado com a conduta do Recorrido, veio o Recorrente sujeitá-la ao escrutínio do 

Conselho Regulador, por recurso que deu entrada em 21 de Outubro de 2009, nos 

seguintes termos: 

i. O artigo em questão é ofensivo da honra e da reputação do Recorrente; 



 

4 

 

ii. O Recorrente enviou, oportunamente, à revista Sábado um texto de resposta. 

Todavia, o mesmo não foi objecto de publicação.  

O Requerente requer à ERC que determine a publicação do texto de resposta pela 

revista Sábado.  

 

IV. Argumentação da Recorrida 

 

Notificada, nos termos legais, para se pronunciar sobre o teor do recurso em apreço, a 

Recorrida, representada por advogados com procuração no processo, alega o seguinte: 

i. O texto de resposta do Recorrente não respeita o disposto no artigo 25.º, n.º 3, da 

Lei de Imprensa, na parte em que exige que a réplica seja entregue com a 

assinatura e a identificação do autor; 

ii. A “identificação” deve ser feita pela menção ao número e data de emissão do 

bilhete de identidade e pelo envio de cópia ou exibição do documento 

original. Nesse sentido milita o facto de, na anterior redacção da lei de 

imprensa, se exigir a “assinatura reconhecida” do respondente – naquela 

altura, nos termos do artigo único do Decreto-Lei n.º 21/87, de 12 de Janeiro, 

o reconhecimento da assinatura por semelhança tinha o mesmo valor legal 

que a exibição do bilhete de identidade. Com a entrada em vigor do Decreto-

Lei n.º 250/96, de 24 de Dezembro, passou a considerar-se identificação 

bastante a menção do número, data e entidade emitente do documento de 

identificação. Com a nova lei de imprensa, introduzida pelo Decreto-Lei n.º 

2/99, de 13 de Março, passou a exigir-se apenas “a assinatura” e a 

“identificação” do respondente. Ao prescindir do reconhecimento da 

assinatura, o legislador não pretendeu abdicar da segurança sobre a identidade 

do respondente, mas apenas agilizar o processo de exercício do direito de 

resposta. Assim, a identificação passou a ser feita pela menção do número, 

data e entidade emitente do bilhete de identidade ou documento equivalente; 



 

5 

 

iii. Outro argumento no sentido da orientação exposta resulta do disposto no artigo 

42.º da Lei n.º 33/99, de 18 de Maio (alterada pelo Decreto-lei n.º 323/2007, 

de 17 de Dezembro, e pelo Decreto-lei n.º 194/2003, de 23 de Agosto): “a 

conferência de identidade que se mostre necessária a qualquer entidade, 

pública ou privada, efectua-se no momento da exibição do bilhete de 

identidade, o qual é imediatamente restituído após a conferência”. Com 

efeito, se a lei estabelece que a “identificação” de alguém é feita pelo 

respectivo bilhete de identidade, a interpretação a dar ao artigo 25.º, n.º 3, da 

Lei de Imprensa não poderá deixar de ter em conta esta norma: não 

estabelecendo a Lei de Imprensa a forma como deve ser feita a identificação, 

o intérprete tem obrigatoriamente de recorrer ao diploma legal que regula a 

identificação civil; 

iv. Ademais, não podem existir dúvidas quanto à autoria de um texto de resposta, 

não podendo uma publicação periódica publicar uma réplica, atribuindo-o a 

uma determinada pessoa, sem que este seja acompanhado de quaisquer 

elementos mínimos de identificação do seu alegado autor. A lei, ao exigir a 

identificação do autor, visa evitar situações de burla e de usurpação de 

identidade; 

v. Além disso, entende a Recorrida que o texto de resposta não exibe relação 

directa e útil com o texto respondido, na medida em que não responde a 

qualquer imputação que haja sido feita ao respondente. O respondente limita-

se a qualificar de duvidosa a idoneidade dos depoentes ouvidos pelo 

jornalista, a alegar que o jornalista terá pago quantias em dinheiro para que 

fossem proferidas determinadas declarações e a anunciar que havia 

apresentado queixa junto da ERC. O texto de resposta não toma qualquer 

posição sobre os factos noticiados nem propõe qualquer versão alternativa. 

Como entende a ERC, o direito de resposta deve contribuir para o 

esclarecimento, modificação ou para contestar a impressão causada pela 

notícia, sendo que a réplica, no caso vertente, não possui esse desiderato; 



 

6 

 

vi. Por outro lado, entende a Recorrida que o texto de resposta contém expressões 

desproporcionadamente desprimorosas face ao texto respondido, em 

particular aquelas que visam o jornalista autor da peça. A acusação de que o 

jornalista terá oferecido dinheiro a residentes de bairros sociais para que 

afirmassem que o Recorrente os havia subornado é falsa e lança suspeitas 

graves acerca da conduta do profissional em questão;  

vii. Por carta registada com aviso de recepção, a direcção da Sábado enviou ao 

Recorrente uma recusa formal de publicação, na qual explicou os respectivos 

motivos. Todavia, a carta veio devolvida, não tendo sido reclamada nos 

correios. 

A Recorrida requer o arquivamento do presente recurso.  

 

 

V. Normas aplicáveis 

 

Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 

24.º, n.º 1, 25.º, n.ºs 3 e 4, e 27.º, n.º 3, da Lei de Imprensa (doravante, LI), aprovada 

pela Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de 

Junho, em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alínea f), e artigo 24.º, n.º 3, alínea 

j), dos Estatutos da ERC (doravante, EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro. 

 

VI. Análise e fundamentação  

1. A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram respeitados os prazos legais.  

2. Refira-se, em primeiro lugar, que as graves acusações que o Recorrente formula 

relativamente à conduta do jornalista que elaborou a peça em crise constituem 

matéria que extravasa as atribuições da ERC, devendo o Recorrente, querendo – 



 

7 

 

conforme teve a ERC oportunidade de lhe comunicar, no decurso do procedimento – 

participar esses factos à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. 

3. Entrando na matéria do presente recurso, parece manifesto que o Recorrente goza, no 

presente caso, de um direito de resposta, na medida que as imputações que lhe são 

feitas na peça jornalística – o Recorrente é acusado, recorde-se, de oferecer dinheiro 

a militantes do PSD oriundos de meios humildes em troca de votos nas listas que 

apoia – são susceptíveis de afectar a sua reputação e boa fama, nos termos do artigo 

24.º, n.º 1, da LI.  

4. Argumenta a Recorrida que um dos fundamentos que justificam a legitimidade da 

sua recusa de publicação do texto de resposta consiste na deficiente identificação do 

seu autor. Um dos fundamentos de recusa que a lei admite, no artigo 26.º, n.º 7, 

consiste na falta de legitimidade do respondente. Ora, um texto não identificado não 

permite sequer a verificação, pela direcção da publicação periódica, da legitimidade 

do seu autor, razão pela qual, num semelhante caso, a rejeição será legítima.  

5. Contudo, no caso sub judice, a invocação de tais argumentos formais não pode 

proceder. E isto porque, tendo em conta que o fim último da norma do n.º 3 do 

artigo 25.º da Lei da Televisão é, manifestamente, o de eliminar quaisquer dúvidas 

respeitantes quanto à identidade de quem invoca o exercício do direito e quanto à 

efectiva recepção do texto. Ora, no caso vertente, nenhum destes aspectos foi sequer 

implicitamente questionado pelo director do jornal recorrido. De outro modo, 

nenhum sentido faria a remessa, pela revista Sábado, de carta especificamente 

dirigida à pessoa do ora Recorrente, comunicando-lhe as razões da recusa de 

publicação do seu texto de resposta (supra, IV.vii, e infra, 12). E tanto basta para 

considerar preenchidos os requisitos do artigo 25.º, n.º 3. 

6. Uma vez que, no presente caso, a alegada deficiente identificação do respondente 

não constitui, conforme se viu, um fundamento de legítima recusa, importa 

averiguar se o texto de resposta possui relação directa e útil com o escrito 



 

8 

 

respondido e se aquele contém referências desproporcionadamente desprimorosas 

face ao teor deste último. 

7. Quanto à primeira questão, a ERC teve oportunidade de explicar, na Directiva 

2/2008, de 12 de Novembro de 2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

rectificação na Imprensa (www.erc.pt) o que entende por “relação directa e útil”, nos 

seguintes termos: «Tal “relação directa e útil” só não existe quando a resposta ou 

rectificação seja de todo alheia ao tema em discussão e se mostre irrelevante para 

desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pelo texto visado, devendo 

este requisito ser considerado em relação à globalidade do texto da resposta ou da 

rectificação e não a uma ou mais passagens isoladas. O limite referente à relação 

directa e útil prende-se, por isso, com a proibição de resposta a outros textos ou de 

escolha de tema diverso do versado no texto original.» (ponto 5.1.) 

8. Ora, não só a resposta se prende com o tema em discussão – pois que o respondente 

se refere às imputações que lhe são feitas, na peça, relativas à alegada compra de 

votos –, como ela mesma visa modificar a impressão causada pelo texto noticioso. 

Verifica-se, deste modo, uma conexão lógico-temática entre os dois textos 

correspondente à “relação directa e útil”, exigida pelo artigo 25.º, n.º 4, da LI, e que 

não implica, como é sabido, qualquer posição acerca da verdade factual. Em suma, 

também este argumento, esgrimido pela Recorrida, deverá forçosamente ter-se por 

improcedente.  

9. Importa, por fim, saber se o texto de resposta contém referências 

desproporcionadamente desprimorosas face àquelas que constam do texto 

respondido. Conforme tem entendido a ERC, o grau de desprimor das referências 

não só deve ser proporcional à daquelas que motivaram a réplica, como “este tom 

deve, por sua vez, ser dirigido apenas àqueles a quem sejam imputáveis as 

expressões iniciais” (cfr. o ponto 5.2. da já citada Directiva). No presente caso, as 

imputações dirigidas ao Recorrente são feitas por terceiros, entrevistados no âmbito 

da peça, não pelo próprio jornalista. Se tivermos em conta apenas a reportagem em 

si, dificilmente poderia acusar-se o autor da peça de qualquer falha ao nível do rigor 



 

9 

 

ou da imparcialidade: limita-se a descrever alegadas situações e a citar 

entrevistados, sem tecer quaisquer comentários, teve o cuidado de ouvir a 

perspectiva do ora Recorrente e citou, inclusivamente, um depoimento, de Helena 

Lopes da Costa, em abono da inocência do visado. Por último, há que frisar que, 

embora o ora Recorrente acuse o jornalista de ter tentado aliciar militantes no 

sentido de o acusar de lhes ter oferecido dinheiro em troca de votos, inexiste, ao 

longo de toda a reportagem, qualquer depoimento deste tipo. Assim, abrem-se duas 

hipóteses: ou semelhante aliciamento nunca teve lugar ou, tendo-se verificado, não 

foi bem sucedido. Caso se verificasse esta última hipótese (é, no fundo, o que afirma 

o Recorrente), a acusação que o Recorrente dirige ao jornalista, embora útil, da sua 

perspectiva, na medida em que permite abalar fatalmente a credibilidade da peça, 

não é apta a impugnar, directamente, quaisquer factos nem o testemunho acusatório 

de qualquer militante beneficiário dos tais pagamentos – que, como vimos, não se 

encontra presente na peça. 

10. Em suma, os graves factos que o Recorrente imputa ao jornalista devem ser 

averiguados em sede própria. Contudo, na medida em que constituem uma acusação 

gravíssima contra uma pessoa que, apesar de ter transcrito diversas referências 

desprimorosas de terceiros, pessoalmente não efectuou nenhuma, e que, ademais, tal 

alegado aliciamento levado a cabo pelo jornalista não se reflectiu no conteúdo do 

texto, entende o Conselho Regulador ser patente uma marcada desproporção entre as 

acusações formuladas pelo Recorrente e o teor do texto respondido. Recorde-se que 

a exigência de proporcionalidade afere-se com base nos dois textos – não entram 

aqui quaisquer outras considerações ou factos do conhecimento pessoal do 

respondente. Assim, há que concluir que semelhante referência é inadmissível e que 

a recusa pelo director da Sábado foi legítima, não só pela desproporção entre os 

termos usados, mas pelo facto de essa acusação, pura e simplesmente, preencher o 

tipo de crime de difamação (nos termos do artigo 180.º, n.º 1, do Código Penal: 

“dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um 

facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração” – 



 

10 

 

cfr. também o artigo 183.º, n.º 2). Nos termos do artigo 25.º, n.º 4, da LI, o texto de 

resposta não pode conter expressões que envolvam responsabilidade criminal.  

11. É claro que também as acusações dirigidas contra o Recorrente poderão, em 

abstracto, preencher o mesmo tipo. Não compete, porém, ao Conselho Regulador 

investigar a verdade material subjacente a cada uma delas.  

12. Ao exposto acresce ainda a circunstância de a desproporcionalidade existente entre 

as referências constantes do texto de resposta e o texto respondido ter sido 

devidamente assinalada pela Recorrida em carta registada com aviso de recepção, 

datada de 28 de Setembro de 2009, e endereçada ao Recorrente, ou seja, no respeito 

pelos requisitos legais para a comunicação da recusa de publicação (artigo 26.º, n.º 

7, do artigo 26.º da Lei da Imprensa). Ora, não podem assacar-se à revista Sábado 

responsabilidades pelo facto de tal carta lhe ter sido devolvida, por não ter sido 

reclamada pelo Recorrente nos serviços de correios (supra, IV.vii), nem pelo facto 

de este ter assim ficado impedido de, em tempo útil, e querendo, reformular o seu 

texto de resposta em conformidade com os reparos a este apontados. 

13. Em suma, deve negar-se provimento ao presente recurso. 

 

VII. Deliberação 

Tendo apreciado o recurso de Joaquim Ismael Vital Ferreira contra a revista Sábado, 

por alegada denegação, por esta, do direito de resposta relativamente a uma reportagem 

publicada na edição de 17 de Setembro de 2009, o Conselho Regulador da ERC, ao 

abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos anexos 

à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera negar provimento ao recurso.  

 

Lisboa, 31 de Agosto de 2010 

 

O Conselho Regulador 



 

11 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Rui Assis Ferreira 


	Microsoft Word - capa DELIBERAÇÃO 35DRi
	Microsoft Word - DELIBERAÇÃO 35-DR-I-2010 Recurso Joaquim Ismael VS Revista Sábado com logo

