
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

6/PUB-TV/2008 
 

 
 
 
 
 

Patrocínio do programa “As escolhas de Marcelo” 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

9 de Julho de 2008



 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 6/PUB-TV/2008 

 

Assunto: Patrocínio do programa “As escolhas de Marcelo” 

 

 

1. Os antecedentes 

 

1.1. Factos 

 
Os serviços da ERC identificaram a inserção de patrocínios no programa semanal “As 

Escolhas de Marcelo”, da RTP1, concretamente nos programas transmitidos durante o 

ano de 2008, com início na edição transmitida no dia 30 de Março de 2008, mantendo-

se durante todo o período analisado, ou seja, até 6 de Julho de 2008, com uma excepção 

relativa à transmissão de dia 20 de Abril, que não identificou patrocinador, totalizando 

13 programas. 

 

Os programas identificados no período em referência contêm, no seu início e final1, a 

referência “Este programa é patrocinado por Generis”, conforme suportes de gravação 

e relatórios de publicidade que constam juntos ao processo. 

 

1.2. Esclarecimentos do operador 

 

Em 14 de Maio do corrente ano a ERC notificou a RTP solicitando esclarecimentos 

relativamente ao programa «As escolhas de Marcelo», tendo em conta a necessidade de 

reavaliação da matéria dos patrocínios dos programas de actualidades face à Directiva 

2007/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de Dezembro de 2007, que 

altera a Directiva 89/552/CEE, de 3 de Outubro de 1989 (Televisão Sem Fronteiras). 

                                                
1 Embora verificando-se a colocação de separador de publicidade entre o programa e a referência ao 
patrocínio, cujo efeito é anulado por essa mesma referência a identificar o patrocínio. 



 

2 
 

 

Respondendo ao teor da notificação, a RTP defende, em síntese, que «de acordo com o 

regime jurídico em vigor, a inserção de patrocínios nos programas de actualidades em 

apreço não consubstancia uma situação de inobservância da proibição consagrada pela 

Directiva 2007/65/CE, não sendo esta susceptível de criar, por si só, direitos ou 

obrigações para os particulares». 

 

2. A questão 

 

2.1. De acordo com a jurisprudência dominante dos tribunais comunitários, «uma 

directiva não transposta “não pode, só por si, criar obrigações para um particular” 

(acórdão Faccini Dori), não podendo contra eles (particulares) ser invocada, dado que o 

efeito directo apenas “existe a favor dos particulares e relativamente aos ‘Estados 

membros destinatários”»2, sendo relativamente excepcional a hipótese do efeito directo 

horizontal das directivas comunitárias. 

 

Este princípio flui da própria natureza jurídica das directivas, que tem como 

destinatários directos os Estados membros, vinculando-os a uma obrigação de resultado. 

Resta assim aos Estados a possibilidade de escolherem a forma e os meios de atingirem 

esse resultado. 

 

Deste modo, se em determinadas circunstâncias é possível aos particulares invocarem 

um direito que resulta directamente de uma directiva, ainda antes de se operar a sua 

transposição, já o Estado, na sua acepção mais ampla, não poderá impor aos particulares 

o cumprimento de uma obrigação criada por efeito de uma directiva ainda não 

transposta para a ordem jurídica interna. 

 

Esta é, em suma, a tese que a RTP defende para rejeitar a aplicação directa do nº 3 do 

artigo 14º da Directiva 2007/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de 

Dezembro de 2007, que altera a Directiva 89/552/CEE, de 3 de Outubro de 1989 

                                                
2 MIGUEL GORJÃO-HENRIQUES, Direito Comunitário, 3ª ed., Almedina, p. 278  



 

3 
 

(Televisão Sem Fronteiras), que interdita o patrocínio dos serviços noticiosos e dos 

programas de actualidade informativa. 

 

2.2. Vista a questão desta forma elementar, poder-se-ia concluir que os argumentos da 

RTP são irrefutáveis, porquanto o programa em causa pode reconduzir-se, sem qualquer 

dificuldade, à tipologia de programas de actualidade informativa. Tanto mais que a 

Directiva 89/552/CEE, que aquela última veio alterar, proíbe o patrocínio nos 

«telejornais» e nos «programas de informação política», sendo esta a redacção 

acolhida no nº 3 do artigo 24º do Código da Publicidade em vigor. 

 

Ou seja, para a RTP estaremos a falar de realidades distintas conforme um programa é 

classificado de actualidade informativa ou de informação política. E como o programa 

sob escrutínio se pode classificar como de actualidade informativa e não de informação 

política, a aceitação de patrocínios não constitui qualquer inobservância, porquanto as 

normas em vigor - a Directiva 2007/65/CE ainda não foi transposta para a ordem 

jurídica portuguesa - não proíbem o patrocínio daquela tipologia de programas mas sim 

dos programas de informação política. 

 

3. A ratio da norma proibitiva 

 

3.1. Colocada a questão desta forma, que não deixa de ser objectiva, a tese da RTP 

começa a revelar algumas debilidades. A primeira delas reside na circunstância de não 

se interpelar sobre a natureza da norma e os objectivos que prossegue. Esta vertente é de 

fundamental importância para se compreender o seu alcance, exercício que faremos de 

seguida. 

 

3.2. O nº 4 do artigo 17º da Directiva 89/552/CEE, de 3 de Outubro de 1989, refere 

expressamente que os telejornais e os programas de informação política não podem 

ser patrocinados. A este propósito, num dos seus numerosos considerandos, a Directiva 

apenas justifica, de forma muito genérica, que convém estabelecer normas adequadas a 

respeito do patrocínio, dada a sua importância crescente no financiamento dos 



 

4 
 

programas. Todavia, como elemento mais importante para a interpretação da norma, 

diz-se, ainda no preâmbulo da Directiva, que foi considerada a circunstância de o 

Conselho da Europa ter adoptado a Convenção Europeia sobre a Televisão 

Transfronteiras. Conjugando esta referência justificativa com o teor do nº 3 do artigo 

18º da Convenção, não teremos dúvidas quanto à fonte da norma em análise. Este artigo 

estipula o seguinte: 

 

3 – É interdito o patrocínio dos serviços noticiosos e dos programas de actualidade 

informativa. (Sublinhado nosso). 

 

Apesar de na Convenção se falar em «serviços noticiosos» e na Directiva em 

«telejornais», será pacífico reconhecer que ambos os documentos se referem a um 

mesmo conceito, talvez adoptado com maior felicidade terminológica na Convenção. 

Na realidade, um telejornal é um serviço noticioso, não tendo a expressão um sentido 

redutor. São sinónimos porque classificam exactamente o mesmo tipo clássico de 

programa constituído por um alinhamento noticioso de actualidade diária, obedecendo a 

critérios editoriais e jornalísticos. 

 

3.3. E que será que diferencia um programa de informação política de um programa de 

actualidade informativa? Estamos em presença de conceitos não definidos tanto na 

Directiva como na Convenção, pelo que haverá que buscar a sua densificação na 

finalidade da norma.  

 

Parece claro que tanto a Convenção como a Directiva, nesta matéria, atenderam a 

valores que procuram salvaguardar a independência editorial e a liberdade de informar 

de qualquer possível influência do poder económico. Não quer com isto dizer-se que o 

simples facto de um programa ser patrocinado o coloca automaticamente sob a alçada 

dessa influência, de modo a poder condicionar o seu conteúdo para satisfação do 

interesse do patrocinador. O que se procura afastar é a mínima dúvida que o patrocínio 

possa suscitar junto do público quanto à independência editorial do programa. E, neste 

domínio, não está em causa aquilo que no senso comum se delimita como pertencendo à 



 

5 
 

esfera da política, dando de barato que o seu alcance e preponderância tocam toda a 

actividade humana. Um serviço noticioso, ou telejornal, trata dos mais variados temas, 

que passam inevitavelmente pela actividade política, no sentido do seu clássico 

exercício de poder, mas também pelo desporto, pelos fait divers e pela moda. Portanto, 

o facto de os serviços noticiosos não se ocuparem exclusivamente da política não 

dispensou a preocupação de proibir em absoluto o seu patrocínio. O mesmo se passa em 

relação aos programas de actualidade informativa e, por maioria de razão, aos 

programas de actualidade informativa que contenham actualidade política.  

 

Em suma, é patente que a intenção que presidiu à aprovação das normas em debate, 

quer da Convenção quer da Directiva, é dirigida para os programas situados no domínio 

da informação que abordem factos não apenas directamente relacionados com a política, 

e tal acontece nos serviços noticiosos e nos genericamente designados programas de 

actualidades.3 

 

Simplesmente, a Directiva 89/552/CEE, ao ir buscar à sua fonte – a Convenção – um 

conjunto de normas, proclamando no seu preâmbulo a influência daquele texto e 

procurando respeitar os princípios norteadores que daí derivam, fê-lo de forma algo 

descuidada. Assim, embora procurando dizer exactamente a mesma coisa, em vez de 

«serviços noticiosos» adoptou a expressão «telejornais». E em lugar de «programas de 

actualidade informativa» consagrou «programas de informação política», mantendo 

presente o elemento comum caracterizador: informativa /informação. E não o fez só 

nestes casos. De forma mais inócua, ao invés de «programas para crianças» (no texto da 

Convenção) preferiu «programas infantis».4  

                                                
3 V. §243 do relatório explicativo que acompanha a Convenção Europeia de 5 de Maio de 1989 sobre a 
Televisão Transfronteiras: «Par “magazines d’actualités”, on entend les magazines strictement consacrés 
à des événements d’actualité tels que les commentaires sur l’actualité, l’analyse des développements et les 
prises de positions politiques sur les événements d’actualité. Dans son Avis nº 4 (1995) relatif à certaines 
dispositions concernant la publicité et le parrainage, le Comité permanent a conclu que, bien qu’il s’agisse 
d’une définition stricto sensu, il peut y avoir des cas où il est difficile de dire si l’on est en présence d’un 
magazine d’actualités au sens de cette définition. Il faut alors garder à l’esprit que le but clairement 
vise par cette disposition est d’éviter une confusion entre “information” et “promotion”. 
(Sublinhado nosso)  
4 Cotejar o nº 5 do artigo 14º da Convenção com o nº 5 do artigo 11º da Directiva 89/552/CEE, de 3 de 
Outubro de 1989.  



 

6 
 

 

Em favor da tese deste evidente menor rigor5, repare-se que no nº 5 do artigo 11º da 

Directiva6 manteve-se a referência a «programas de actualidade informativa», 

exactamente como no nº 5 do artigo 14º da Convenção, a par de «telejornais» em vez de 

«serviços noticiosos». O que faz todo o sentido, porque se procura garantir uma especial 

protecção contra interrupções abusivas para intervalos de publicidade, em favor de 

programas aos quais se atribui uma especial dignidade, entre os quais os que temos 

vindo a debater. O que não faria sentido era deixar de fora dessa protecção os 

«programas de informação política», conferindo-lhes menos importância que aos 

demais, o que seria o resultado do entendimento que os distingue dos «programas de 

actualidade informativa». 

 

A recente Directiva 2007/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de 

Dezembro de 2007, não vinculando para já, uma vez que se aguarda a sua transposição 

para a ordem jurídica interna, surge como precioso auxiliar de interpretação. Nada 

mudando nesta matéria em termos de princípios e finalidades, como se comprova pela 

circunstância de não se considerar a necessidade de inserir no seu preâmbulo qualquer 

considerando de natureza justificativa, o nº 4 do artigo 3º-F aproxima-se da redacção da 

Convenção: «Os noticiários e programas de actualidades não devem ser 

patrocinados». (Sublinhado nosso). 

 

3.4. Esta argumentação é válida para a interpretação do nº 3 do artigo 24º do Código da 

Publicidade, que seguiu a redacção da Directiva 89/552/CEE, por efeitos da sua 

transposição directa. Sendo esta a norma que cria na esfera jurídica dos operadores de 

televisão a obrigatoriedade de adoptarem a conduta que os inibe de aceitarem 

patrocínios para os programas em causa, deverão na sua aplicação ter em conta o 

alcance que dela resulta 

                                                
5 De resto, bem patente se considerarmos as versões em inglês da Convenção e da Directiva. 
«Sponsorship of news and current affairs programmes shall not be allowed», tal como consta no nº 3 
do artigo 18º da Convenção, tem a seguinte correspondente redacção no nº 4 do artigo 17º da Directiva: 
«News and current affairs programmes may not be sponsored». 
6 Em que se procura preservar determinados programas dos intervalos para publicidade, quando a sua 
duração programada seja inferior a 30 minutos. 



 

7 
 

 

3.5. Há pois que concluir que a proibição de patrocínio abrange os serviços noticiosos, 

também designados telejornais, bem como os programas de actualidade informativa, 

incluindo os que poderão ter uma vertente mais acentuada de 

informação/actualidade/debate e comentário político, ainda que ela coexista com 

vertentes de outra natureza, em nome de princípios que visam preservar a independência 

editorial dos órgãos de comunicação social e a liberdade de informar, bem como a sua 

imagem de isenção junto do público.  

 

4. A natureza dos programas 

 

4.1. A jurisprudência do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias tem entendido 

que o relatório explicativo que acompanha a Convenção Europeia de 5 de Maio de 1989 

sobre a Televisão Transfronteiras é igualmente válido como instrumento de 

interpretação da Directiva 89/552/CEE, no que respeita às disposições cujo conteúdo é 

idêntico.7 

 

Parecendo-nos demonstrada a identidade das normas pertinentes da Convenção e da 

Directiva 89/552/CEE, concretamente em matéria de proibição de patrocínios a serviços 

noticiosos/telejornais e programas de actualidade informativa/programas de informação 

política, importa agora indagar da qualidade do programa em concreto na origem desta 

discussão, socorrendo-nos, para o efeito, do referido relatório explicativo. 

 

No parágrafo 292 do relatório pode ler-se: «Par “magazines d’actualités”, on entend 

les magazines strictement consacrés à des événements d’actualité tels que les 

commentaires sur l’actualité, l’analyse des développements et les prises de positions 

politiques sur les événements d’actualité”.  

 

                                                
7 V. Acórdão do Tribunal (Sexta Secção) de 12 de Dezembro de 1996. – Reti Televisive Italiane ApA 
(RTI) e outros contra Ministero dello Poste e Telecomunicazione. 



 

8 
 

Portanto, nesta categoria de programas podemos incluir os que tenham por objecto os 

acontecimentos da actualidade, análise dos seus desenvolvimentos, comentário e 

tomadas de posição política sobre factos da actualidade. Sublinhando-se a componente 

política que integra igualmente o conceito de programa de actualidade informativa e 

reforçando-se a ideia de que, no quadro de referência dos normativos em análise e em 

face da sua génese, apesar de uma diferente formulação, as duas normas se confundem 

em absoluto. Na prática, este posicionamento acaba por ganhar todo o sentido quando se 

torna necessário proceder à qualificação dos programas. 

 

4.2. Atente-se na classificação e descrição do programa «As escolhas de Marcelo». A 

própria RTP classifica-o como de «informação – actualidades», «dedicado aos assuntos 

da actualidade política, cultural e desportiva» e de «análise política nacional». 

 

Na análise realizada pela ERC ao programa «As escolhas de Marcelo», incluindo 

também o programa «Notas Soltas» de António Vitorino, para efeitos de avaliação do 

cumprimento do pluralismo político-partidário por parte da RTP, como consta do 

Relatório publicado em Março do ano corrente e disponível no sítio da ERC, se constata 

que os citados programas «se constituem como referência e orientação da opinião dos 

públicos através das opiniões, juízos e teses sobre a actualidade política (e outras) 

nacional e internacional dos seus protagonistas, [sendo os seus autores] apresentados 

pelo operador público como «vozes qualificadas» [e] as opiniões que proferem por 

vezes retomadas nos espaços de informação diária.» 

 

Ora, a análise realizada pela ERC ao citado programa dificulta sobremaneira a defesa da 

tese que pretenderá separar os programas de actualidade informativa dos programas de 

informação política. Poderíamos mesmo alegar, ignorando agora tudo o que atrás se 

disse e como mero exercício de demonstração, que o referido programa se enquadra 

perfeitamente no objecto da proibição contida no nº 3 do artigo 24º do Código da 

Publicidade, integrando-o no conceito restritivo de «programa televisivo de informação 

política». E isto seria válido independentemente da variação temática de cada 



 

9 
 

edição do programa em causa, porque o que conta é a sua natureza genérica, elemento 

estável que serve para classificar um determinado programa. 

 

5. Deliberação 

 

Tendo apreciado o enquadramento do programa «As escolhas de Marcelo», cuja 

tipologia integra o género comentário político, considerando os factos apurados que 

indiciam a aceitação de patrocínios naquele programa da RTP1, em face da interdição 

de patrocínios prevista no nº 3 do artigo 24º do Código da Publicidade e tendo presentes 

o nº 4 do artigo 17º da Directiva 89/552/CEE, de 3 de Outubro de 1989 (Televisão Sem 

Fronteiras), e o teor do nº 3 do artigo 18º da Convenção Europeia de 5 de Maio de 1989 

sobre a Televisão Transfronteiras, 

 

o Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto no nº 2 do artigo 

40º do Código da Publicidade e nos termos da alínea a) do nº 1 do artigo 34º e do 

artigo 36º do mesmo diploma legal, instaurar procedimento contra-ordenacional 

contra o operador Rádio e Televisão de Portugal, SA., bem como contra o 

patrocinador Generis Farmacêutica, S.A. e a agência de publicidade 

eventualmente envolvida. 

 

Lisboa, 9 de Julho de 2008 

 

O Conselho Regulador  
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


