
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/20 (CONTJOR-TV)  

 

 

Queixa do INEM contra a TVI relativa à reportagem “INEM gasta 
milhões em horas extra, ajudas de custo e viagens-fantasma”, 

durante a emissão do dia 16 de maio de 2019 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
11 de janeiro de 2023



   

1 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/20 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa do INEM contra a TVI relativa à reportagem “INEM gasta milhões em horas 

extra, ajudas de custo e viagens-fantasma”, durante a emissão do dia 16 de maio de 2019 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante ERC), no 

dia 14 de junho de 2019, uma queixa do INEM contra a TVI, relativa à reportagem intitulada 

“INEM gasta milhões em horas extra, ajudas de custo e viagens-fantasma”, transmitida no dia 

16 de maio de 2019. 

 

2. Diz o queixoso que, em 13 de maio de 2019, «o jornalista André Carvalho Ramos 

solicitou uma entrevista ao Presidente do INEM, sendo informado que “o INEM está 

naturalmente disponível para colaborar, respondendo por escrito a todas as questões que 

queiram ver esclarecida. Ficamos a aguardar o envio das mesmas.” Este pedido foi recusado 

porque “sendo uma reportagem televisiva uma resposta por escrito não se coaduna com o 

trabalho.”» 

 

3. Entende o queixoso que, na reportagem transmitida em 16 de maio de 2019, são 

«feitas alegações atentatórias do bom nome do Instituto, do seu Presidente, e de vários 

funcionários e colaboradores. A reportagem faz acusações de gestão danosa com base nos 

depoimentos de dois trabalhadores não identificados e de representantes de dois grupos de 

interesse (Ordem dos Enfermeiros e Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e 

Sociais do Norte). A tese de “gestão danosa” é suportada em alegadas provas documentais 

que nunca foram dadas a conhecer ao INEM. Com base nos documentos visualizados na 

reportagem, existem fundadas dúvidas sobre a sua validade, designadamente sobre a 

informação que contêm, o período temporal a que se reportam e se correspondem ao que é 



   

2 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

alegado, nomeadamente se refletem escalas de trabalho e pagamentos realizados. O 

jornalista não recolheu a posição de todas as partes, negando aos visados o direito ao 

contraditório e aos telespe[c]tadores a possibilidade de serem esclarecidos. Contrariamente 

ao reiteradamente referido pelo jornalista no debate que sucedeu a reportagem, emitido na 

TVI24, o INEM não impediu os seus trabalhadores de serem entrevistados, como é evidente 

na resposta em que refere que “se esses trabalhadores pretenderem, a título pessoal, aceder 

ao pedido de entrevista, o INEM não pode, nem quer, impedir tal decisão”.» 

 

4. Conclui o queixoso que «a reportagem afeta o bom nome e a honorabilidade do 

Instituto, tendo sido feita sem a isenção e o rigor a que os jornalistas se encontram legal e 

deontologicamente vinculados, nomeadamente por não terem respeitado: o princípio do 

contraditório; o dever de informarem com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo; o 

dever de se absterem de formular acusações sem validação prévia das provas que, 

alegadamente, as sustentam.» 

 

II. Oposição 

5. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC1, procedeu-se 

à notificação do diretor de informação da TVI. 

 

6. A TVI começa por salientar duas questões prévias relativas à tramitação do 

procedimento: 

a) O facto de o procedimento ter sido aberto por despacho do Presidente do Conselho 

Regulador, considerando a TVI que tal competência pertence, numa situação de 

normalidade administrativa, ao seu Conselho Regulador enquanto órgão colegial, e 

não a um dos seus membros. 

b) O facto de a queixa ser «apresentada por um cidadão que se identifica como Luís 

Alberto Rodrigues Alves Meira – e que a ERC sem se conhecer o motivo afirma ser do 

INEM – não se encontra[r] sequer assinada, nem documentalmente demonstrada a 

                                                      
1 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

3 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

regularidade e eficácia da legitimidade no seu apresentante.» Defende a TVI que os 

«autores das queixas ou participações devem ser devidamente identificados […]. De 

outro modo, a ERC corre o risco real de dar início a procedimentos administrativos 

promovidos em nome de pessoas que não existem […]. 

 

7. Passando à análise da queixa, a TVI alega que os factos relatados na reportagem foram 

investigados e confirmados por variadíssimas fontes de informação, documentais e pessoais, 

idóneas e com conhecimento circunstanciado e completo dos factos noticiados, tendo a TVI 

procurado obter o contraditório dos envolvidos, incluindo necessariamente do INEM. 

 

8. Assim, defende que foram respeitadas todas as normas éticas e deontológicas 

aplicáveis, tendo os factos sido apresentados com rigor e isenção, ouvindo-se, sempre que 

possível e necessário, as partes em confronto e recorrendo-se a várias e diversas fontes de 

informação credíveis que foram avaliadas quanto à sua veracidade e credibilidade e 

devidamente cruzadas e verificadas. 

 

III. Audiência de conciliação 

9. As partes foram convocadas para a realização de uma audiência de conciliação, nos 

termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, que não se realizou, por indisponibilidade das 

partes. 

 

IV. Outras diligências 

10. Em termos de diligências adicionais, foi promovida a audição do jornalista André 

Carvalho Ramos, requerida pela Denunciada, que teve lugar nas instalações da ERC, no dia 7 

de janeiro de 2020. 

 

 

 

V. Análise e fundamentação 



   

4 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

a) Descrição da reportagem 

11. A reportagem foi transmitida no dia 16 de maio de 2019, pelas 20h 54m, com a 

duração de 26 minutos, no espaço de reportagem “Ana Leal”, transmitido pela TVI. 

 

12. A pivô lança a reportagem nos seguintes termos: 

«Boa noite. É uma investigação TVI sobre o INEM. Em causa poderão estar crimes de 

favorecimento pessoal, tráfico de influências, gestão danosa ou até mesmo corrupção. A TVI 

teve acesso a documentos internos, que mostram que estão a ser gastos milhões em horas 

extra, com escalas de 24 sobre 24 horas, dias consecutivos sem pausas em dois sítios ao 

mesmo tempo. Há também pagamentos e ajudas de custos para viagens fantasmas, podendo 

mesmo comprometer seriamente o socorro prestado pelo 112. Um verdadeiro esquema de 

favorecimento a amigos que põem em cheque o próprio presidente do INEM. A TVI sabe que 

o caso também está a ser investigado pelo Ministério Público.» 

 

13. A reportagem inicia-se com declarações de duas fontes filmadas de costas, com 

ocultação de identidade e voz distorcida, que acusam o INEM de corrupção, gestão danosa e 

práticas de compadrio. Estas fontes voltam a ser ouvidas ao longo da reportagem. 

 

14. Surgem ainda declarações da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que afirma que 

«o INEM é uma plataforma giratória de interesses»; de Cristina Cameira, funcionária do INEM, 

que põe em causa que as horas extra processadas foram efetivamente cumpridas; e de 

Orlando Gonçalves, do Sindicato Trabalhadores em Funções Públicas do Norte, que apresenta 

as suas dúvidas quanto ao facto de os funcionários fazerem efetivamente o número de horas 

registadas. 

 
 

15. Ao longo da reportagem, são exibidos os registos de presença dos funcionários, com 

várias horas extra de prestação de trabalho, e em alguns casos com picagens sucessivas em 

diferentes cidades, a vários quilómetros de distância. 



   

5 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

 

16. Na reportagem, Carla Cristino, da Comissão de Trabalhadores, é confrontada com esta 

situação. 

 

17. A reportagem faz ainda referência às alegadas relações familiares e de amizade dentro 

do INEM, que levarão a situações de favorecimento, o que, de acordo com a reportagem, se 

estende também aos representantes da Comissão de Trabalhadores. 

 

18. Finda a reportagem, a pivô em estúdio esclarece: 

«A TVI tentou ouvir com insistência o Presidente do INEM que nunca aceitou responder às 

perguntas da TVI, gravando uma entrevista. Foi também convidado para estar presente no 

debate que se seguirá na TVI24. Luís Meira nem sequer respondeu ao convite. Pedimos 

também entrevista a todos os visados neste esquema de favorecimentos. O INEM recusou 

todos os pedidos feitos. Também a Ministra da Saúde, que é quem tutela o INEM, recusou 

prestar declarações». 

 

b) Análise 

19. A título de questão prévia, sustenta a TVI que o Presidente do Conselho Regulador não 

tem competência para, por si só, iniciar um procedimento administrativo. 

 

20. A este respeito, esclarece-se que os n.os 4 e 5 do artigo 24.º do Regulamento Interno 

da ERC preveem que é ao Presidente do Conselho Regulador que compete a abertura de 

processos nesta Entidade. A abertura do procedimento por parte do Presidente da ERC é, 

assim, perfeitamente legítima, não tendo fundamento o alegado pela Denunciada. 

 
 

21. Quanto à alegação da TVI de que os autores das queixas ou participações devem ser 

devidamente identificados, entende-se que, ao longo no procedimento, nomeadamente, no 



   

6 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

momento da marcação da audiência de conciliação, ficaram adequadamente comprovadas a 

identidade e a legitimidade do queixoso. 

 

22. Feitos estes esclarecimentos iniciais, cabe relembrar que a liberdade de expressão e 

informação e a liberdade de imprensa, que decorrem dos artigos 37.º e 38.º da Constituição 

da República Portuguesa, são essenciais nas sociedades democráticas e pluralistas. 

 

23. O controlo democrático a que naturalmente estão sujeitas as instituições públicas 

legitima um escrutínio por parte da comunicação social, em questões de interesse geral. 

 

24. O queixoso não põe em causa o interesse público da reportagem, antes criticando o 

facto de a tese de “gestão danosa” ser suportada «nos depoimentos de dois trabalhadores 

não identificados e de representantes de dois grupos de interesse (Ordem dos Enfermeiros e 

Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Socais do Norte)» e «em alegadas provas 

documentais que nunca foram dadas a conhecer ao INEM […]. O jornalista não recolheu a 

posição de todas as partes, negando aos visados o direito ao contraditório e aos 

telespe[c]tadores a possibilidade de serem esclarecidos.» 

 

25. Quanto às fontes de informação que sustentam a reportagem, cumpre relembrar que, 

de forma a garantir o rigor e a credibilidade da informação, o jornalista deve «procurar a 

diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos 

casos de que se ocupem», e «identificar, como regra, as suas fontes de informação», 

atribuindo «as opiniões recolhidas aos respectivos autores» (cf. alíneas e) e f) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista). 

 
 

26. A análise efetuada permitiu verificar que a reportagem controvertida identificou um 

conjunto variado de fontes de informação, que contribuíram para construir uma mesma tese, 



   

7 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

segundo a qual haverá indícios no INEM de crimes de favorecimento pessoal, tráfico de 

influências, gestão danosa e até mesmo corrupção. 

 

27. O equilíbrio e a isenção da peça impunham uma preocupação acrescida em garantir o 

contraditório, que permitisse ao INEM apresentar a sua versão dos factos. 

 

28. A pivô, no final da reportagem, afiança que «o Presidente do INEM que nunca aceitou 

responder às perguntas da TVI, gravando uma entrevista.» 

 

29. Esta tese foi secundada pelo jornalista André Carvalho Ramos, na audição requerida 

pela ERC, que defendeu o seguinte:  

a) «Fiz vários convites, em vários dias. Em nome do INEM pedimos uma entrevista ao Dr. 

Luís Meira. Pedimos a presença em debate na TVI24. Pedimos inúmeras vezes […] e 

explicávamos que uma reportagem televisiva não se coaduna com 3 linhas por e-

mail.» 

b) «Expliquei quais eram os temas, quais iam ser as questões sem as dizer taxativamente 

porque eu não faço isso, não digo taxativamente que vou perguntar 1, 2, 3, 4, 5. […] 

Fizemos pedido de entrevista e de participação no debate a todos intervenientes […].» 

c) Questionado sobre a possibilidade de colocar as questões por escrito, uma vez que o 

INEM manifestou a disponibilidade de dar resposta por escrito, defendeu: «A nós não 

nos fizeram chegar nenhum esclarecimento. Eu não vou colocar as questões 

concretas quando as quero fazer e quando estou até ao último dia, até ao dia de 

emissão da reportagem, à espera que o INEM aceite participar, eventualmente, no 

debate. […] Não sei o que leva alguém a não querer dar uma entrevista, alguém que 

representa um Instituto Público, que tem o dever de transparência […]. O INEM não 

nos fez chegar nada. […] O INEM diz que esteve sempre disponível para colaborar por 

escrito. Nunca colaborou, nunca nos enviou nada.» 

d) Sobre o facto de o INEM ter afirmado, num e-mail, que ficaria a aguardar o envio das 

questões por escrito, afirma: «sendo uma reportagem televisiva, uma resposta por 



   

8 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

escrito não se coaduna com o trabalho. Mantivemos o convite para uma entrevista 

gravada. […] Fiquei à espera que me respondessem, até ao último minuto, ao convite 

para estar no debate. Foram dadas todas as oportunidades ao INEM para fazer o 

contraditório.» 

e) Reitera que o INEM sabia concretamente o objeto da reportagem: «a única coisa que 

eu não faço é mandar perguntas. Isso nenhum jornalista deve fazê-lo, no meu 

entender.» Defende que o INEM, por sua iniciativa, poderia ter enviado 

esclarecimentos. «Se eu trabalho na televisão, obviamente tenho de dar primazia ao 

vídeo […]. Eu como jornalista tenho de fazer perguntas. Neste caso não nos chegou 

nada.» 

 

30. Analisados os e-mails entre o INEM e o jornalista que foram juntos ao processo, 

verifica-se que a coordenadora do Gabinete de Comunicação do INEM expressamente refere 

que aquele Instituto está «inteiramente disponível e interessado em esclarecer por escrito 

todas as dúvidas e questões que a TVI entenda necessárias.» 

 

31. Em resposta, o jornalista reafirma a disponibilidade «para uma entrevista gravada com 

o Sr. Presidente do INEM», fazendo ainda o convite para estar presente no debate na TVI24 

sobre o tema. 

 

32. O INEM, em duas comunicações anteriores, tinha já manifestado a indisponibilidade 

do seu Presidente para uma entrevista gravada, expressando a disponibilidade para colaborar 

e responder por escrito, aguardando para tal o envio das questões. 

33. O jornalista, alegando que, «sendo uma reportagem televisiva uma resposta por 

escrito não se coaduna com o trabalho», reiterou por seu turno «o convite para uma 

entrevista gravada (vídeo).» 

 

34. Ponderados os elementos que constam do processo, entende-se que não foi 

garantido ao INEM o exercício do contraditório. Este Instituto manifestou, em diferentes 



   

9 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

ocasiões, a indisponibilidade do seu Presidente em dar uma entrevista, disponibilizando-se, 

todavia, para responder por escrito às questões que viessem a ser colocadas. 

 

35. Na sua inquirição na ERC, o jornalista manifesta a sua surpresa por o Presidente do 

INEM não querer dar uma entrevista, atento o dever de transparência. 

 

36. Entende o Regulador que, estando em causa a obtenção de informações ou 

declarações através da realização de uma entrevista, esta pode ser sempre legitimamente 

recusada por parte do potencial entrevistado, independentemente do status pessoal ou 

profissional deste e da natureza da matéria inquirida. A ninguém pode ser imposta a prestação 

de entrevistas contra a sua vontade. 

 

37. Esta recusa não equivale a uma renúncia ao direito ao contraditório, para mais num 

caso em que é manifestada, mais do que uma vez, a disponibilidade para responder por 

escrito às questões que viessem ser colocadas. 

 

38. A TVI, perante a informação de que o Presidente do INEM não tinha disponibilidade 

para ser entrevistado, deveria ter garantido o respeito pelo dever de «ouvir as partes com 

interesses atendíveis nos casos de que se ocupem», remetendo para o INEM as perguntas que 

permitiriam que aquele Instituto apresentasse a sua versão dos factos. 

 
 

39. Ainda que em televisão se dê primazia ao conteúdo audiovisual, não é atendível o 

argumento de que uma reportagem televisiva não se coaduna com uma resposta escrita. Se 

a parte com interesses atendíveis apenas se mostra disponível para se pronunciar por escrito, 

deverá o serviço de programas televisivo procurar obter estes esclarecimentos, refletindo-os 

no trabalho jornalístico. 

 



   

10 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

40. Atente-se que o exercício do contraditório, ainda que por escrito, permitiria à TVI 

ponderar o ponto de vista do INEM e confrontá-lo com as demais fontes de informação, 

tornando o tratamento que fez dos factos mais credível e equilibrado. 

 

41. Assim, entende-se que a TVI, ao optar por não dirigir perguntas por escrito ao INEM, 

por considerar que apenas uma entrevista gravada ou a presença em estúdio do Presidente 

daquele Instituto se coadunavam com o objeto da reportagem, não respeitou o dever de 

«ouvir as partes com interesses atendíveis», fragilizando o rigor e equilíbrio e a isenção da 

reportagem televisiva. 

 

VI. Deliberação 

Tendo sido analisada uma queixa do INEM, contra a TVI, relativa à reportagem intitulada 

“INEM gasta milhões em horas extra, ajudas de custo e viagens-fantasma”, transmitida no dia 

16 de maio de 2019, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das atribuições e competências 

de regulação constantes da alínea d) do artigo 7.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera dar provimento 

à queixa, por considerar que a TVI, ao optar por não dirigir perguntas por escrito ao INEM, não 

respeitou o dever de «ouvir as partes com interesses atendíveis», fragilizando o rigor e o 

equilíbrio e a isenção da reportagem televisiva. 

 

 

 

 

 

 

Lisboa, 11 de janeiro de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 



   

11 

 

500.10.01/2019/220 
EDOC/2019/5926 

 
Sebastião Póvoas 

 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


