
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/248 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixas do Douro Azul e Mário Nuno dos Santos Ferreira contra o 
jornal Público, por artigo publicado a 08 Set. 2017 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
14 de dezembro de 2018



   

1 

500.10.01/2017/302 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/248 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixas do Douro Azul — Sociedade Marítimo-Turística, SA e Mário Nuno dos Santos Ferreira 

contra o jornal Público, pela publicação de um artigo intitulado: «Denúncia de medo e 

escravatura nos barcos do Douro sai à rua», na edição de 8 de setembro de 2017, por 

alegada impossibilidade de exercer o contraditório, ofensa ao bom nome e falta de rigor 

informativo. 

 

I. Queixas 

1. Deram entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), em 12 de 

setembro de 2017, duas queixas subscritas pela Douro Azul — Sociedade Marítimo-Turística, SA 

e pelo seu presidente, Mário Nuno dos Santos Ferreira contra o jornal Público, propriedade de 

Público, Comunicação Social, SA., pela publicação do artigo «Denúncia de medo e escravatura 

nos barcos do Douro sai à rua», na sua edição de sexta-feira, 8 de setembro de 2017 (versões 

em papel e eletrónica), por alegadas impossibilidade de exercer o contraditório, ofensa ao bom 

nome e falta de rigor informativo. 

2. A Douro Azul e Mário Nuno dos Santos Ferreira vêm referir, havendo uma «acusação de 

“escravatura” que é imputada a determinados operadores marítimo-turísticos do Douro, que 

pressupõe a existência de alguém privado da sua liberdade e submetido a um poder absoluto e 

subjugante, não seja feita a verificação da notícia, para que a notícia possa ser séria, rigorosa, 

isenta e imparcial [...]» [destaque do Queixoso]. Adiante, acrescenta: «a introdução das aspas 

não retiram a gravidade do termo utilizado — escravatura (nos barcos do Douro).» 

3. As queixas reconstituem que, aquando da preparação do artigo do Público, «não foram os 

participantes contactados para se pronunciarem sobre o conteúdo da notícia, sendo-lhes 

vedado o exercício do direito do contraditório [...] não tendo havido qualquer verificação da 

veracidade dos factos».  

4. Os Queixosos criticam no artigo do jornal Público, os «laivos de sensacionalismo, já que se 

empregam termos como “medo” e escravatura” nos barcos do Douro [...], o que se afigura como 

uma manifesta falta de ética profissional, rigor e isenção (...)». 



   

2 

500.10.01/2017/302 

5. Ao fim da manhã em que foi publicado o artigo, a Douro Azul foi contactada, nomeadamente o 

coordenador de Marketing e Comunicação, «na ausência do Dr. Mário Ferreira» e foi solicitado 

que «lhe fosse remetido um questionário por escrito para que a empresa se pudesse 

pronunciar, o que a jornalista veio a fazer». 

6. Não obstante esse prenúncio de contraditório, alegam os Queixosos que «pelas 13:02 (Doc. 1), 

poucos minutos depois de ter enviado as perguntas por escrito, nada foi corrigido, no sentido 

de explicar e ter recebido a informação de que o indivíduo entrevistado na notícia, Gonçalo 

Gomes, não foi jamais trabalhador da Douro Azul, tampouco foram alteradas a imagem utilizada 

na notícia, em que se exibe um navio-hotel operado pela Douro Azul, induzindo em erro todo e 

qualquer leitor da notícia, pelo que as imputações e acusações graves que faz não se podem 

referir a empresas onde não trabalhou». 

7. Além disso, acrescentam os Queixosos, o alegado funcionário e autor das acusações «nunca foi 

trabalhador de Navios-hotel, pelo que, com mais razão, a fotografia exibida e republicada vezes 

sem conta (Doc. 3), do navio-hotel operado pela Douro Azul, induz claramente em erro o público 

leitor, com a lesão [d]o bom nome e imagem dos Participantes». 

8. Os Queixosos juntam também documentos para indicar que «os comentários do Dr. Mário 

Ferreira no “Facebook do Jornal Público foram todos tratados como “spam”, o que impedia a 

visualização por parte dos demais comentadores e leitores», e que, depois de o ter 

«denunciado» na edição eletrónica do Público, «passaram a ser visíveis somente através do 

seu “Facebook”, mas não para os demais leitores [...]». 

9. Antes de invocarem o enquadramento em que inscrevem as suas Queixas, informam que 

optaram por não exercer «o direito de resposta, consagrado na Lei, porque tampouco 

pretendem proporcionar mais momentos de sensacionalismo a um jornalismo que se pretende 

isento e rigoroso [...]». 

10. Os Queixosos invocam o «artigo 14.º da Lei 64/2007, de 6 de Novembro» que estabelece os 

deveres de «informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião», a que estão submetidos os órgãos de comunicação social 

nos conteúdos jornalísticos assinados por jornalistas. Em prol do «respeito e não violação dos 

direitos[s] liberdade[s] e garantias dos cidadãos [...]» e, novamente, à luz da «liberdade de 

imprensa [que] tem como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a 

salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à 



   

3 

500.10.01/2017/302 

reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o 

interesse público e a ordem democrática”». 

11. Tudo considerado, pelo enquadramento jurídico invocado, os Queixosos, alegam que o 

entrevistado «tem processos judiciais por difamação a correr nos Tribunais, interpostos pelos 

aqui participantes». Acrescenta que «o evento/manifestação que se noticiava a 8 de setembro 

(Doc. 1) não teve adesão [...]», mas «ao invés, no domingo, 10 de setembro de 2017, veio 

republicar a notíci[a] sem qualquer referência a como decorreu [...]» 

12. Em suma, requerem os Queixosos «a retificação das incorreções que continuadamente não 

fora[m] corrigidas [...]». 

 

II. Defesa do denunciado 

13. A direção do jornal Público e a entidade proprietária da publicação foram notificados para se 

pronunciar ao abrigo do disposto no artigo 56.º dos Estatutos da ERC. 

14. O diretor do jornal começa por rejeitar o fundamento das Queixas por afirmar que «não assiste 

nenhuma razão ao queixosos que mais não pretende do que condicionar o direito à informação 

sobre matéria de evidente interesse público». 

15. Logo no segundo ponto, as acusações implicadas nas palavras «alegadamente 

sensacionalistas a que a Douro Azul se refere (“medo” e “escravatura”)» são refutadas pelo 

jornal Público, por serem atribuídas como «citações do entrevistado Gonçalo Gomes» e porque 

«em nenhum momento a jornalista [...] os utiliza sem ser nesse contexto.» 

16. O Público acrescenta no ponto seguinte que tais declarações foram corroboradas por outras 

fontes de informação «que, não estando disponíveis para aparecer na notícia, mesmo em off, 

aceitaram explicar o que se passava nos locais de trabalho deles». 

17. No quarto ponto afirma que «a notícia do PÚBLICO é uma antecipação de uma manifestação» e, 

no quinto ponto, que «por os visados/acusados serem muitos – e a acusação ser feita ao 

sector em geral mais do que a uma empresa em particular –, entendeu que não seria viável 

ouvi-los a todos.» 

18. Alega no sexto ponto, «ainda assim, no dia seguinte, a jornalista fez o seguimento da notícia. 

Por vários motivos. 1.º: Por entender que se devia fazer nova peça para sair na edição do dia 

seguinte, fazendo o follow up do tema. 2.º: Pelo impacto que a notícia estava a ter online era 

necessário ir actualizando a notícia, dar mais aos leitores ao longo do dia. 3.º: Pelo facto de o 

empresário Mário Ferreira se ter manifestado publicamente na sua página no Facebook.» 



   

4 

500.10.01/2017/302 

19. No sétimo ponto, a direção do jornal Público acrescenta que «a ideia não era apenas actualizar 

a notícia online mas fazer um seguimento do assunto na edição do dia seguinte (o que viria a 

acontecer, ainda que o título da notícia não aponte para isso uma vez que a jornalista averiguou 

que o dirigente da UGT tinha uma empresa que fazia recrutamento no Douro e isso era 

jornalisticamente mais relevante).» 

20. No oitavo ponto, a direção do jornal informa que «nesse dia, a Douro Azul foi contactada por via 

telefónica para o número geral e por email e ainda para o contacto directo (telemóvel) do 

empresário Mário Ferreira que nunca esteve disponível para falar com o PÚBLICO». 

21.  No nono ponto é rejeitado que se tivesse de corrigir que a fonte de informação Gonçalo Gomes 

nunca fora trabalhador da Douro Azul «porque em nenhum momento se referia tal coisa». 

22. Ainda sobre a ilustração do artigo por uma fotografia em plano picado do rio Douro e de um 

barco turístico, o Público defende que «foi escolhida uma fotografia (tanto na edição em papel 

como on-line) em que o barco aparece ao longe não sendo identificável a empresa 

proprietária», admitindo que «só alguém do meio e que conheça muito bem os barcos que 

andam no Douro poderá eventualmente identificar o barco como pertencendo à Douro Azul.» 

23. A defesa rejeita o que lhe é atribuído como a eliminação dos comentários de Mário Ferreira 

«pelo gestor de redes sociais do PÚBLICO, nem por qualquer outro membro da redacção, pelo 

que se terá tratado de uma acção automática dos filtros de SPAM do Facebook, que ocultam 

comentários repetidos em várias publicações, escritos em letra maiúscula, que contenham 

links, que contenham linguagem imprópria ou que sejam denunciados por vários utilizadores 

da rede social, entre outras situações», alegando que «o comentário foi de facto publicado uma 

vez e o Facebook terá automaticamente marcado com SPAM as restantes repetições do 

mesmo.» 

24. A pronúncia da direção do PÚBLICO termina com a transcrição do post atribuído ao Queixoso 

Mário Ferreira, com a data e hora de publicação — 8 de setembro; 11h14m, intitulado: «Mário 

Ferreira JORNAL PÚBLICO APOIA TERRORISTAS» em que o empresário acusa: «[...] O Jornal 

Público menciona o meu nome e o nome de vários operadores insinuando práticas não 

existentes, acreditem que nenhum operador foi chamado ao direito do contraditório.[...]», e em 

que rejeita que Gonçalo Gomes tenha sido colaborador da Douro Azul. 

 

III. Audiência de Conciliação 



   

5 

500.10.01/2017/302 

25. Ao abrigo do disposto no artigo 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC, as partes foram 

convocadas para uma audiência de conciliação, não tendo contudo sido possível garantir «a 

vontade necessária para a [sua] realização», pelo que foi determinado pela ERC que «deverá 

esta diligência ser dispensada e o processo prosseguir a sua tramitação». Assim, o processo 

segue o estabelecido para estes procedimentos, ao abrigo dos artigos 57.º e 58.º dos 

Estatutos da ERC. 

 

IV. Análise e fundamentação 

26. O artigo a que os Queixosos se referem foi identificado pela ERC na versão impressa (páginas 16 

e 17) e na eletrónica do jornal Público de 8 de setembro de 2017, em ambas na secção “Local” 

da edição Porto. É composto por uma reportagem intitulada «Denúncia de “medo” e 

“escravatura” nos barcos do Douro sai à rua» (aquelas expressões apenas publicadas com 

aspas na versão eletrónica) que ocupa a página 16 e três colunas da 17, ilustrada por um plano 

geral a cores das margens do Douro na cidade do Porto, que mostra um barco de cruzeiros no rio, 

sendo invisível algum nome ou marca distintiva da empresa promotora dos cruzeiros. 

27. Na página 17 é publicado um depoimento intitulado «“O que se passa nos barcos do Douro é um 

escândalo”», atribuído a um antigo colaborador de cruzeiros no Douro, a partir de uma 

entrevista. Nele afirma ter trabalhado quatro meses antes de desistir, acusando os seus 

empregadores de falta de condições e exploração laboral. É acompanhado de uma fotografia, 

com o rosto visível, da fonte de informação identificado no primeiro parágrafo «B. Costa não dá a 

cara mas quer denunciar o que se passa: “Para que outros não passem pelo que passei.”». 

28. A reportagem é antecedida pela entrada: «Medo, precariedade, escravatura laboral. O que se 

esconde por detrás dos negócios de milhões dos barcos do Douro? Plataforma Laboral e Popular 

organiza uma manifestação amanhã./este sábado nos cais de Gaia e Porto», respetivamente, 

na edição impressa e primeira publicação online e na atualização às 13h02m. 

29. O início do texto da reportagem contextualiza o setor como sendo de exploração e de 

precariedade. «O cenário é traçado pela Plataforma Laboral e Popular (PLP) - e corroborado por 

vários trabalhadores e ex-trabalhadores dos barcos turísticos do Douro, ainda que sob 

anonimato.» 

30. As empresas são identificadas no terceiro parágrafo: «Há várias operadoras a actuar nas águas 

durienses. Além da líder Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, há outras como a Tomaz 

Douro, a Douro Acima, a Manos do Douro, a Rota do Douro, a Três Séculos, a Croisi Europe, a 



   

6 

500.10.01/2017/302 

Viking Cruise, a Barcadouro, a Feeldouro. Neste ano devem alcançar um milhão de passageiros, 

estima a Administração dos Portos de Douro e Leixões (APDL), que revela que são 61 os 

operadores turísticos no rio, com 143 embarcações, 20 delas navios-hotel.» 

31. A fonte de informação identificada como antigo trabalhador, e em torno da qual gravita a 

reportagem é «Gonçalo Gomes, porta-voz da PLP e ex-trabalhador de três empresas de 

passeios fluviais». A ausência de protestos organizados e de greves com impacto no setor, a 

par da anunciada fraca presença na manifestação agendada para o dia seguinte ao da 

publicação do artigo e da preferência pelo anonimato por parte dos outros trabalhadores que o 

Público indica ter consultado para a reportagem são justificadas pelo «medo de represálias e 

das portas do turismo fechadas para sempre» (no meio do primeiro parágrafo). 

32. A referência explícita à Douro Azul cinge-se à que é feita pela seguinte fonte de informação na 

segunda metade do nono parágrafo: «Francisco Figueiredo, da Federação dos Sindicatos de 

Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), pertencente à 

CGTP, “aplica-se o Contrato Colectivo de Trabalho da hotelaria e alojamento”. Ou, pelo menos, 

assim deveria acontecer: “Muitas empresas não estão a aplicar, incluindo a Douro Azul que 

assinou um Acordo Colectivo de Trabalho com outras organizações”. Por isso, justifica, “tem 

sido difícil organizar estes trabalhadores”. Diagnóstico anotado: “Há muita precariedade, quase 

100%.”». 

33. No décimo parágrafo, Gonçalo Gomes indica que «era a Federação dos Sindicatos dos 

Trabalhadores do Mar (FESMAR), afecta à UGT, quem estava nos barcos por onde Gonçalo 

Gomes passou. A sindicalização, conta, é até incentivada. Mas não pelos melhores motivos. 

“Estão alinhados com os patrões e a prova disso foi o que se passou em 2016”». E no 11.º 

parágrafo: «Foi o ano da primeira luta laboral no Douro. Ou tentativa dela. Gonçalo Gomes 

estava então na Tomaz Douro e, entre os 24 trabalhadores, nove quebraram o silêncio e o 

medo». 

34. Resulta assim implícito que, tendo a Douro Azul assinado «”um Acordo Colectivo de Trabalho 

com outras organizações”» e dizendo Gonçalo Gomes que era a FESMAR («afecta à UGT») a 

estrutura sindical representada nos barcos onde trabalhou, se aquela terá sido uma das 

empresas que acusa de exploração laboral. Registe-se que, no fim do quinto parágrafo lê-se 

que «O discurso mais extremado carrega, no caso de Gonçalo Gomes, nove anos de 

“exploração” no rio. Passou por três empresas diferentes, mas a diferença entre elas não era 

grande. “Estive sempre precário. Vi coisas que julguei impossíveis. O Douro é ouro para estas 



   

7 

500.10.01/2017/302 

empresas, mas não para quem trabalha nelas.”». Esta última frase é destacada no centro da 

página 16 da reportagem. 

35. Os restantes parágrafos da reportagem centram-se nas acusações de discriminação e 

proteção dos empregadores pelos sindicatos do setor, de acordo com Gonçalo Gomes, no 

oitavo parágrafo: «“A escravatura laboral é clara e aberta.” E, acusa a PLP, ninguém faz nada 

por isso. Dedo apontado às estruturas sindicais: “Os sindicatos afectos à UGT e à CGTP 

fornecem as respostas do costume aos problemas de sempre”, lamentam num dos panfletos 

que têm andado a distribuir. Gonçalo Gomes não é de meias palavras: “Não tenho qualquer 

dúvida de que há conluios com o patronato.”» 

36. O jornal explicita na reportagem a tentativa de dar contraditório à UGT, no fim do 12.º parágrafo: 

«O PÚBLICO tentou ouvir o sindicato afecto à UGT, mas não obteve resposta em tempo útil.» 

37. Outros responsáveis pela fiscalização das condições de trabalho e da qualidade da prestação 

dos serviços são também acusados de defenderem abusivamente as empresas: «Nos quase 

dez anos no Douro, o portuense viu passar pelos barcos as finanças, a segurança social, a 

Autoridade para as Condições de Trabalho. “De todas as vezes soube antecipadamente que 

eles iam visitar o barco”, lamenta, descrente no sistema. “Se era a ASAE deitava-se a carne 

borda fora, se era a ACT havia que fazer outras diligências”». 

38. O depoimento publicado na página 17 (e já identificado no ponto 27 deste parecer) relata a 

experiência de um antigo colaborador de cruzeiros fluviais que diz ter trabalhado «”num barco 

no Douro”» que partia do Pinhão – sem referir a Douro Azul nem Mário Ferreira. 

39. Está em causa uma peça publicada no jornal Público composta por dois artigos, sendo que na 

reportagem é feita referência aos Queixosos («Denúncia de medo e escravatura nos barcos do 

Douro sai à rua», na sua edição de sexta-feira, 8 de setembro de 2017 (versões em papel e 

eletrónica). 

40. Nas Queixas, alega-se falta de contraditório e de rigor informativo daí decorrente, bem como o 

recurso ao sensacionalismo no tratamento da situação laboral nos cruzeiros do Douro pelo 

artigo do Público. 

41. O artigo 3.º da Lei de Imprensa1 prevê a liberdade de imprensa, estabelecendo que a mesma 

se encontra sujeita a limites que visam assegurar «o rigor e a objetividade da informação, a 

garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à 

palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática». O artigo 3.º da 

                                                      
1 Lei de Imprensa – Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, alterada pela Lei n.º 18/2004, de 11 de junho. 



   

8 

500.10.01/2017/302 

Lei de Imprensa impõe desse modo a observância do rigor da informação. Note-se ainda que a 

liberdade de imprensa, não sendo absoluta, encontra limites nos direitos acima 

referenciados. 

42. «O rigor da informação pressupõe a apresentação clara e objectiva dos factos, a sua 

verificação, o que impõe, nomeadamente, a audição das partes com interesses atendíveis. O 

rigor tem ainda como pressuposto a separação de factos e opiniões, a identificação, como 

regra, das fontes de informação e a atribuição das opiniões recolhidas aos respetivos 

autores)»2. 

43. Salienta-se ainda, que se impõe como regra deontológica fundamental do jornalismo, a 

confrontação de versões e opiniões sobre as matérias tratadas, exigindo-se o apuramento da 

sua veracidade, com recurso a fontes idóneas, diversificadas e controladas (Cf. artigo 14.º, n.º 

1, alínea e) do Estatuto do Jornalista3 e ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas). 

44. Deste modo, estes profissionais obrigam-se a verificar a veracidade e credibilidade da matéria 

que publicam, e com superior afinco, nos casos em que não obtenham o contraditório por 

parte dos visados com vista a equilibrar as versões apresentadas. 

45. A reportagem atribui as acusações de práticas laborais lesivas dos trabalhadores das 

empresas dos cruzeiros fluviais do Douro, e as suspeitas de conluio das estruturas sindicais 

com os empregadores, a fontes de informação (ex-trabalhadores e federação de sindicatos), 

algumas delas sob a proteção do anonimato, e que se corroboram mutuamente. 

46. Neste caso, impunha-se a necessidade de contraditório pelos visados, o que manifestamente 

não é garantido a nenhuma empresa ou representante deste setor. Pelo contrário, há a 

explicitação de que um sindicato visado por uma das fontes foi contactado pelo Público, mas 

«não obteve resposta.» A direção do Público informa na sua pronúncia à ERC ter contactado a 

Douro Azul após o lançamento do artigo, na versão impressa e na digital. 

47. O cumprimento do rigor informativo, neste caso em que há acusações particularizadas, está 

parcialmente dependente da garantia de contraditório, dado que as fontes de informação, 

algumas delas sob anonimato, representam uma perspetiva unívoca, que resulta parcial e 

incompleta. 

48. Não colhe o argumento do Público de que não pudesse contactar as 61 empresas operadoras 

nos cruzeiros do Douro – a Douro Azul foi expressamente visada na peça, sendo identificada 

                                                      
2 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pág.22, Coimbra 
Editora. 
3 Lei n.º 1/99, de 01 de Janeiro, na versão dada pela Rect. n.º 114/2007, de 20 de dezembro. 



   

9 

500.10.01/2017/302 

como «líder» do segmento, bem como o seu responsável, que foi identificado pelo nome, pelo 

que o seu contacto era adequado com vista ao cumprimento das regras jornalísticas já 

identificadas. 

49. A tentativa de garantir o contraditório, pelas razões indicadas no ponto 18 deste parecer, 

agrava o impacto dessa opção. 

50. Não é percetível na pronúncia do Público, citado no ponto 20 deste parecer, se o contacto com 

o empresário Mário Ferreira e com a empresa Douro Azul, «nesse dia», sendo dito que foi 

impossível alcançar a resposta, ocorreu antes ou depois da publicação. De qualquer modo, o 

jornal não publicou tal dificuldade de contraditório em relação a estes, ao contrário do que faz 

sobre a tentativa gorada com a FESMAR, sindicato afecto à UGT, também visado. 

51. Deste modo, o Público diz nunca ter colocado a questão de desmentir que Gonçalo Gomes 

tivesse sido funcionário da Douro Azul porque também não o afirmara, o que se verifica 

parcialmente, dada a abstração das críticas que esta fonte dirige a todas as empresas do 

setor, sendo certo que também implica a Douro Azul, como já descrito. 

52. Posto isto, conclui-se que o jornal Público fragilizou o rigor informativo ao noticiar uma 

denúncia relacionada com um problema laboral no setor dos barcos turísticos do Douro, pela 

falta de garantia de contraditório aos visados, nomeadamente os ora Queixosos. Isto não 

obstante ter entretanto considerado que a alegada existência de um dirigente sindical que 

também «fazia recrutamento no Douro [...] era jornalisticamente mais relevante». 

53. Por outro lado, acolhe-se o argumento do jornal, de que a fotografia do barco de cruzeiros não o 

identifica como sendo da Douro Azul. 

54. Em relação ao sensacionalismo, este fica apenas parcialmente comprovado pela ERC, 

porquanto as acusações de «medo, precariedade, escravatura laboral» são atribuídas à fonte 

de informação ex-trabalhador, no corpo da reportagem. Contrapõe-se ainda que, na versão 

impressa, as acusações são transcritas sem a utilização de aspas, no título e na entrada da 

reportagem, o que prejudica o rigor, agravado pela função de destaque e de primeira leitura. 

55. No que respeita ao direito ao bom nome dos Queixosos, cuja violação também é alegada nas 

queixas, cabe referir: «O bom nome respeita à imagem pública de alguém, «ao apreço social 

do indivíduo que pode ser violado (...) quando se promovem juízos que levantem suspeitas, 

interrogações lesivas ou manifestações de desprezo sobre o visado”4»  

                                                      
4
 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pág.25. 



   

10 

500.10.01/2017/302 

56. Especificamente, sobre as referências aos Queixosos, a ERC verifica que a Douro Azul e o seu 

fundador, Mário Ferreira são implicados nas afirmações sobre exploração laboral dirigidas ao 

setor. O empresário Mário Ferreira é o único identificado como responsável por uma operadora 

de cruzeiros no Douro. 

57. Tais afirmações são ainda dirigidas genericamente a outras empresas, sendo também a 

Tomaz Douro especificada, mas, neste caso, sem personalização de algum dirigente. 

58. O interesse público em divulgar determinado conteúdo noticioso pode efetivamente 

determinar o sacrifício de alguns direitos de personalidade, como seja o direito ao bom-nome, 

honra e reserva da vida privada. 

59. E, sublinhe-se, desde já, que o facto de alguém se sentir atingido por determinada publicação 

não implica que se possa concluir, automaticamente, que o seu direito ao bom-nome e 

reputação foram lesados, na medida em que o autor da notícia se tenha cingido ao 

cumprimento do dever de informar. 

60. Face ao exposto, torna-se desse modo necessário articular a liberdade de imprensa com a 

proteção do bom nome e honra dos visados na peça (Queixosos). 

61. Na presente situação, perante a gravidade das afirmações proferidas, era dever do jornal 

procurar o equilíbrio da informação antes de proceder à publicação da notícia. Ou seja, 

estando em causa matéria que notoriamente poderia reverter em prejuízo de direitos 

fundamentais – direito ao bom-nome e reputação – dos Queixosos, o jornal deveria evitar a 

publicação de reportagem elaborada apenas a partir da perspetiva dos (ex-) trabalhadores 

entrevistados. 

62. Nessa medida, julga-se que as referências a Mário Ferreira e à Douro Azul, incluídas na 

reportagem do Público, conforme o acima descrito, são passíveis de prejudicar o bom nome 

dos mesmos. 

63. Postas as considerações supra, entende-se que o jornal Público, na forma como expôs a 

matéria, não acautelou, com a devida diligência, o equilíbrio da informação e desrespeitou as 

obrigações referentes ao rigor informativo e exercício do contraditório, revertendo tudo isto 

em suscetibilidade de ofensa do bom-nome dos Queixosos. 

 

VI. Deliberação 

Tendo analisado as queixas subscritas pela Douro Azul — Sociedade Marítimo-Turística, SA e pelo 

seu presidente, Mário Nuno dos Santos Ferreira, contra o jornal Público, propriedade de Público, 



   

11 

500.10.01/2017/302 

Comunicação Social, SA., pela publicação do artigo «Denúncia de medo e escravatura nos barcos do 

Douro sai à rua», na sua edição de 8 de setembro de 2017, por alegada falta de rigor informativo, 

impossibilidade de exercer o contraditório, e ainda ofensa do bom nome dos Queixosos; 

Verificando-se a publicação de acusações e suspeitas implicando os Queixosos, sem que o jornal 

tenha tentado ouvir a posição dos mesmos, em violação da obrigação de exercício do contraditório; 

Considerando que a generalização das acusações é suscetível de afetar o bom-nome dos Queixosos; 

Entende-se que o jornal Público, na forma como expôs a matéria, não acautelou, com a devida 

diligência, o equilíbrio da informação e desrespeitou as obrigações referentes ao rigor informativo e 

exercício do contraditório, revertendo tudo isto em suscetibilidade de ofensa do bom-nome dos 

Queixosos, em violação do disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 14 de Dezembro de 20180 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


