
 
 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

13/CONT-I/2011 

 

 

Requerimento referente à Deliberação 8/CONT-I/2001, que 

apreciou queixa de Edite Estrela contra Correio da Manhã e 

Diário de Notícias 

 

 

 
Lisboa 

20 de Julho de 2011 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 13/CONT-I/2011 

 

Assunto: Requerimento referente à Deliberação 8/CONT-I/2001, que apreciou queixa 

de Edite Estrela contra Correio da Manhã e Diário de Notícias 

 

 

I. Requerimento 

 

1. Por requerimento entrado na ERC no dia 30 de Maio de 2011, o Correio da Manhã 

apresentou “recurso hierárquico da Deliberação 8/CONT-I/2011.” 

2. Começa o Correio da Manhã por alegar que a decisão deveria conter os elementos 

constantes do artigo 68.º do Código do Procedimento Administrativo, 

nomeadamente, prazo para eventual reclamação ou recurso contra o acto e a 

entidade a que estes devem ser dirigidos. 

3. Defende, num segundo momento, que a Deliberação 8/CONT-I/2011 “não espelha 

mais do que o entendimento subjectivo do Conselho Regulador” e “não reflecte 

uma posição imparcial como deveria.” 

4. O Correio da Manhã salienta que o Conselho Deontológico do Sindicato dos 

Jornalistas, apreciando a mesma queixa apresentada por Edite Estrela, conclui que 

“a publicação das referidas conversas se justifica tendo em conta o interesse 

político da relatada incompatibilidade entre figuras proeminentes do partido 

Socialista (…).” Entende, por isso, o jornal que a referida notícia “integra o 

conceito de interesse público.” 

5.  O Correio da Manhã destaca o facto de a queixosa, na sua defesa, ter afirmado que 

“não sabe sequer se corresponde à verdade que a referida conversa consta dos autos 

do denominado processo ‘Face Oculta’ e não tem sequer memória da mesma.” Diz 

o jornal que se a queixosa não assume o conteúdo e autoria da conversa “não pode, 

por maioria de razão, entender que qualquer direito seu foi violado, nomeadamente 

os que se referem à sua vida íntima privada.” 



 

2 
 

6. Além disso, as conversas transcritas na notícia não comportam “condutas e 

procedimentos característicos da vida familiar, do âmbito fechado a estranhos (…)”, 

não se reportando “a matérias ‘sensíveis’ da intimidade das pessoas, da sua saúde, 

finanças, relações familiares, filhos e quejandos.” Adianta que “é quase ociosa a 

demonstração de que não só os eleitores do PS, bem como os Portugueses, têm 

direito a saber o que os seus eleitos pensam uns dos outros, como se relacionam, de 

que forma se aliam e como exercem os seus mandatos. (…). Acresce que o 

tratamento da matéria e das transcrições deve ser, e foi, feito de forma 

absolutamente proporcional, objectiva e isenta de juízos de valor.” 

7. Citando doutrina e jurisprudência portuguesa e do Tribunal Europeu dos Direitos 

do Homem, o Correio da Manhã defende que “aqueles que exercem cargos com 

relevância e expressão pública têm um qualificado dever de suportar as críticas 

inerentes à sua actividade. Em democracia, a tutela da honra pessoal, reputação e 

limites e alcance do que se cinge à reserva da vida privada é menos intensa que a 

dos cidadãos em geral.” Entende o jornal que a ERC “parece pender na defesa do 

que considera como valores supremos, desconsiderando o papel da Imprensa em 

detrimento do direito à intimidade da vida privada de membros do partido político 

responsável pelo Governo de Portugal”. Diz o Correio da Manhã que o Conselho 

Regulador “trata a questão ignorando o facto de que os visados na notícia não são o 

comum cidadão, mas antes duas figuras centrais do partido socialista. (…). Para 

além disso, a conversa telefónica tida entre a Queixosa e Armando Vara não só 

tinha carácter e conteúdo político como foi efectuada do telemóvel profissional da 

Queixosa e não do seu número privado.” 

8. Refere ainda que “toda a informação transcrita é de cariz exclusivamente político e 

tem manifesto interesse público. Indignou-se a Queixosa com o facto de ter sido 

ouvida a falar sobre os seus colegas de partido, em termos que, para alguns, seriam 

considerados pouco próprios. Ou até mesmo eventualmente ofensivos. No entanto, 

a verdade é que todas aquelas expressões foram utilizadas pela Queixosa. Ora, não 

poderá ser esquecido que a Queixosa chefiava a delegação de eurodeputados 

socialistas que se deslocaram para Bruxelas. No seu sítio da Internet a Queixosa 

publicou o trabalho da Delegação Socialista, incluindo uma fotografia de grupo, 



 

3 
 

onde aquela aparece sorridente ao lado dos seus companheiros de partido. Contudo, 

e em simultâneo, a Queixosa proferiu comentários sobre os seus colegas, colocou 

em causa as próprias escolhas da Direcção do Partido e questionou a capacidade 

profissional dos seus colegas.” 

9. Conclui o Correio da Manhã que “os factos relatados eram do interesse público e, 

como tal, tinham obrigatoriamente de ser relatados pelo jornal”, pelo que defende a 

revogação da Deliberação 8/CONT-I/2011, “por manifesta falta de fundamentação 

e por estar em evidente oposição com a lei e com os princípios gerais do direito 

acima invocados.” 

 

II. Análise e fundamentação 

 

10. Apesar de o Correio da Manhã invocar que pretende recorrer hierarquicamente da 

Deliberação 8/CONT-I/2011, de 27 de Abril, o seu requerimento será analisado 

como uma reclamação, que será tramitada nos termos dos artigos 161.º e seguintes 

do Código do Procedimento Administrativo. Das deliberações da ERC não cabe 

recurso hierárquico (próprio ou impróprio), uma vez que o Conselho Regulador não 

está sujeito aos poderes hierárquicos ou de supervisão de qualquer outro órgão. 

Assim, terá o jornal Correio da Manhã pretendido reclamar da mencionada 

Deliberação. 

11. Porém, pode ainda discutir-se a própria admissibilidade da reclamação que tem o 

seu regime jurídico consagrado no artigo 161.º e seguintes do CPA, e que constitui 

uma modalidade de impugnação dos actos administrativos com fundamento na 

ilegalidade dos mesmos ou na inconveniência do acto administrativo impugnado 

(artigos 158.º e 159.º do CPA). Com efeito, não é pacífico que a Deliberação ora 

contestada constitua um verdadeiro acto administrativo, na acepção do artigo 120.º 

do CPA, no sentido de ser susceptível de produzir efeitos jurídicos numa situação 

individual e concreta.  

12. De qualquer modo, e conforme tem sido a prática seguida por esta Entidade (cfr., 

nomeadamente, Deliberação 4/OUT-I/2010), entende o Conselho Regulador afastar 



 

4 
 

qualquer obstáculo de natureza formal que prejudique a apreciação do pedido do 

Correio da Manhã. 

13. O Correio da Manhã começa por alegar que a decisão não contém os elementos 

constantes do artigo 68.º do Código do Procedimento Administrativo, relativo à 

notificação dos actos administrativos. Atente-se que o jornal, na pessoa do seu 

director e dos seus mandatários, foi notificado do texto integral da Deliberação, no 

qual vinha claramente identificado o procedimento (no caso, tratava-se de um 

procedimento de queixa, previsto no artigo 55.º dos Estatutos da ERC), o autor do 

acto – Conselho Regulador da ERC – e a data de aprovação. Quanto à referência ao 

órgão competente para apreciar a impugnação do acto e o prazo para o efeito – 

exigência constante da alínea c) do n.º 1 do citado preceito do Código do 

Procedimento Administrativo –, dever-se-á ter em conta que a ausência de tal 

elemento apenas poderia pôr em causa a eficácia da Deliberação, e não a sua 

validade, sendo certo, porém, que o Correio da Manhã, apresentando o 

requerimento que ora se aprecia, evidencia que bem conhece os meios de 

impugnação de que dispõe para contestar uma decisão da ERC.  

14. Analisados os restantes argumentos deduzidos pelo Correio da Manhã, o Conselho 

Regulador da ERC reafirma a Deliberação contestada, pelos motivos que se passam 

a expor. 

15. Comece-se por salientar que a Deliberação contestada apresenta uma análise e 

fundamentação exaustivas, seguindo de perto a doutrina anteriormente expressa 

pelo Conselho Regulador da ERC (cfr., nomeadamente, Deliberações 27/CONT-

I/2010, de 15 de Setembro, e 3/CONT-TV/2011, de 19 de Janeiro). 

16. Alega o Correio da Manhã que a Deliberação 8/CONT-I/2011 “não espelha mais do 

que o entendimento subjectivo do Conselho Regulador” e que “não reflecte uma 

posição imparcial como deveria.” O entendimento da ERC, ao invés de ser 

subjectivo ou parcial, é resultado de uma interpretação rigorosa e leal do quadro 

legal que regula a divulgação jornalística de escutas telefónicas. Entende o 

legislador – e, por essa via, o regulador dos media – que sempre que são publicados 

excertos de escutas ultrapassa-se a barreira de confiança, importante para a vida em 

sociedade, de que as comunicações bilaterais são sigilosas, não são escutadas e que, 



 

5 
 

sendo-o, não são expostas num órgão de comunicação social. Veja-se, em particular, 

o n.º 4 do artigo 88.º do Código de Processo Penal, que estabelece que “não é 

permitida, sob pena de desobediência simples, a publicação, por qualquer meio, de 

conversações ou comunicações interceptadas no âmbito de um processo, salvo se 

não estiveram sujeitas a segredo de justiça e os intervenientes expressamente 

consentirem.”  

17. O jornal vem alegar que a referida notícia “integra o conceito de interesse público”, 

pelo que se justificaria a divulgação das escutas. Como foi claramente explanado na 

Deliberação contestada, o Conselho Regulador entende que não há qualquer 

interesse público na divulgação da escuta da conversa telefónica que tem Edite 

Estrela como interveniente, uma vez que em tal conversa assiste-se, tão-somente, a 

manifestações de opiniões pessoais, que não revelam quaisquer factos que mereçam 

ser conhecidos pelo público.  

18. Alega o jornal que o Conselho Regulador “trata a questão ignorando o facto de que 

os visados na notícia não são o comum cidadão, mas antes duas figuras centrais do 

partido socialista. (…). Para além disso, a conversa telefónica tida entre a Queixosa 

e Armando Vara não só tinha carácter e conteúdo político, como foi efectuada do 

telemóvel profissional da Queixosa e não do seu número privado.” 

19. O Conselho Regulador reafirma que a conversa contém apenas opiniões tecidas 

numa esfera privada. É totalmente irrelevante a alegada circunstância de a conversa 

ter sido efectuada através do telemóvel profissional de Edite Estrela, uma vez que 

tal facto não é apto a modificar a natureza intrínseca daquela conversa. Além disso, 

dificilmente se pode atribuir às opiniões constantes da conversa transcrita, 

expressas por Edite Estrela num enquadramento de informalidade, significados 

políticos. Como referido na Deliberação contestada, a conversa foi divulgada um 

ano e quatro meses após a sua gravação e, nesse período de tempo, não foi tornado 

público qualquer evento que revelasse alguma “anormalidade” ou “desvio” na 

forma como os eurodeputados do PS se relacionam, aliam ou vêem a “coisa 

pública”. A conversa telefónica divulgada pelo Correio da Manhã não indicia 

quaisquer factos concretos – coisa bem diferente de opiniões – que tenham 

significado político.  



 

6 
 

20. Alega o jornal que o Conselho Regulador “trata a questão ignorando o facto de que 

os visados na notícia não são o comum cidadão, mas antes duas figuras centrais do 

partido socialista.” O jornal parte de uma premissa errada: a de que as “pessoas da 

história do seu tempo”, por o serem, não merecem qualquer protecção ao sigilo de 

conversas telefónicas e à reserva da vida privada. Diz ainda o jornal que aqueles 

que exercem cargos com relevância e expressão pública têm um qualificado dever 

de suportar as críticas inerentes à sua actividade. Certo é, porém, que a peça 

jornalística em crise não comporta críticas à actividade de Edite Estrela, mas antes 

uma devassa de uma conversa privada, conversa essa que não revela quaisquer 

dados sobre a forma como a eurodeputada desenvolve a sua actividade. 

21. Finalmente, quanto à alegação do jornal de que a queixosa, na sua defesa, não 

assume o conteúdo e autoria da conversa, pelo que não pode “entender que 

qualquer direito seu foi violado, nomeadamente os que se referem à sua vida íntima 

privada”, cabe salientar que a reserva da intimidade da vida privada não fica 

prejudicada por um possível desconhecimento do teor da conversa telefónica, ou até 

por uma falsidade do conteúdo transcrito para a peça jornalística, uma vez que a 

devassa da intimidade da vida privada é independente da veracidade dos factos 

noticiados. Como bem realça Paulo Mota Pinto, o direito à reserva da intimidade da 

vida privada é também lesado com afirmações falsas, sempre que a falsidade não 

for manifesta ou evidente ou se for apenas parcial (cfr. “O Direito à reserva sobre a 

intimidade da vida privada”, in Boletim da Faculdade de Direito, Coimbra, 1993, p. 

543).  

 

III. Deliberação 

 

Tendo apreciado um requerimento subscrito pelo Correio da Manhã, solicitando a 

revogação da Deliberação 8/CONT-I/2011, de 27 de Abril, o Conselho Regulador, ao 

abrigo do artigo 165.º do Código de Procedimento Administrativo, delibera: 

 

1.  Considerar que a Deliberação 8/CONT-I/2011, de 27 de Abril, não enferma 

dos vícios invocados pelo jornal; 



 

7 
 

2. Confirmar o teor da Deliberação 8/CONT-I/2011, de 27 de Abril. 

 

Lisboa, 20 de Julho de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira (voto contra) 


	Microsoft Word - capaDeliberação13-CONT-I-2011 reclamação Del
	Microsoft Word - Deliberação 13-CONT-I-2011 reclamação Del

