
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/196 (DR-I) 

 

 

Recurso de Ana Rita Pedroso Cavaco contra o Jornal de 
Notícias, propriedade da Global Notícias Media Group, SA, 
por denegação ilícita do exercício do direito de resposta 

relativamente à notícia com o título «Bastonária 
aumenta os salários à socapa», publicada na edição de 

dia 17 de agosto de 2018. 
 
 
 
 
 

Lisboa 
20 de setembro de 2018



   

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/196 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso de Ana Rita Pedroso Cavaco contra o Jornal de Notícias, propriedade da Global 

Notícias Media Group, SA, por denegação ilícita do exercício do direito de resposta relativamente à 

notícia com o título «Bastonária aumenta os salários à socapa», publicada na edição de dia 17 de 

agosto de 2018. 

 

 

I. Enquadramento 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

27 de agosto de 2018 um recurso de Ana Rita Pedroso Cavaco (doravante, Recorrente) 

contra o Jornal de Notícias (doravante, Recorrido), por denegação ilícita do exercício do 

direito de resposta relativamente à notícia com o título «Bastonária aumenta os salários à 

socapa», publicada na edição de dia 17 de agosto de 2018. 

2. Afirma a Recorrente que «no passado dia 17.08.2018, a ora Recorrente foi confrontada 

com o teor de uma notícia com a manchete “Bastonária aumenta salários à socapa”, com 

referência ao longo da notícia desse aumento ter sido aprovado com efeitos retroactivos». 

3. Mais disse que «uma vez que a referida notícia se encontrava redigida com uso e abuso de 

sensacionalismo, desvirtuação dos factos e afirmações falsas, tudo com vista a afectar a 

reputação e boa fama da ora Recorrente, esta apresentou a sua Resposta, ao abrigo do 

disposto no artigo 24.º da Lei de Imprensa». 

4. Continua dizendo que «tal resposta foi remetida no passado dia 20.08.2018, ou seja, 

dentro do prazo de 30 dias estabelecido para o efeito, nos termos do artigo 25.º, n.º 1, da 

Lei de Imprensa, através de carta registada com aviso de recepção». 

5. Esclarece também que «no passado dia 23.08.2018, foi a ora Recorrente notificada do 

Ofício remetido pelo Director Executivo do Jornal de Notícias a informar que, tendo 

recebido e analisado o conteúdo da Resposta remetida pela ora Recorrente, «foi, porém, 

nossa decisão não publicar o mesmo», e «isto porque não posso aceitar a publicação de 

uma carta que a final refere, expressamente, que a notícia em causa “serve apenas para 



   

2 

 

manchar a probidade da visada, deturpando os seus esclarecimentos, violando-se 

grosseiramente o dever de zelo e rigor que devem imperar”, na medida em que “trata-se, 

como há-de concordar, de uma forma de atacar o jornal e a jornalista que fez a peça, o que 

se me afigura, além do mais, totalmente gratuito e sem justificação possível”». 

6. A este respeito, sustenta a Recorrente que a manchete da notícia à qual se responde 

«apenas poderá ter sido redigida com uma intenção concreta e deliberada de ofender a 

honra da visada». 

7. Alega também que «tendo o documento em causa sido aprovado numa Assembleia Geral 

que é constituída por todos os membros efectivos da Ordem com cédula profissional 

válida e no pleno gozo e exercício dos seus direitos, que, pelo facto de estarmos no 3.º ano 

de mandato se tinha obrigatoriamente de realizar no dia internacional do enfermeiro – 12 

de Maio – e cuja convocação foi feita, com 30 dias de antecedência, através de publicação 

no sítio oficial da Internet da Ordem, só com intenção concreta e deliberada de ofender a 

honra da visada se pode fazer publicar uma manchete “Bastonária aumenta salários à 

socapa”». 

8. Defende ainda que «só com a intenção concreta e deliberada de ofender a honra da visada 

se pode fazer publicar uma notícia com a manchete “Bastonária aumenta salário à socapa, 

com efeitos retroativos”, depois de terem obtido os devidos esclarecimentos por parte da 

visada que explicava que não tinha havido qualquer aumento de salário e que o 

documento em causa apenas adequava a Ordem dos Enfermeiros à Lei das Associações 

Públicas». 

9. Entende a Recorrente que «apenas com a intenção concreta e deliberada de ofender a 

honra da visada se pode publicar uma notícia com a manchete “Bastonária aumenta 

salários à socapa”, mais de três meses depois do respectivo documento ter sido aprovado 

em Assembleia Geral, de ter sido publicado no sitio electrónico da Ordem dos Enfermeiros, 

e durante uma semana de Greve dos Enfermeiros». 

10. Conclui dizendo que o presente recurso deve ser considerado procedente e a Recorrida 

condenada a proceder à publicação do texto de resposta. 

11. Notificado para se pronunciar sobre os termos do recurso, alega o Recorrido que «não se 

compreende o presente procedimento, mormente quando não foi recusada tout court a 

publicação do texto enviado pela Requerente». 



   

3 

 

12. Esclarece o Recorrido que «conforme teve o JN oportunidade de informar a Requerente, 

por carta com data de 22.08.2018 (...) aquilo que o Jornal entendeu foi a de que o referido 

direito de resposta não reunia condições imediatas de publicação». 

13. Considera o Recorrido que o texto de resposta enviado continha expressões 

desproporcionadamente desprimorosas face ao teor do publicado. 

14. Alega o Recorrido que «o título da notícia publicado foi o seguinte: «Bastonária aumenta 

salários “à socapa”». 

15. Defende o Recorrido que se trata «de um título publicado especificamente com uma 

expressão – “à socapa” – entre aspas, o que impõe que seja cotejado com o sub – título e, 

de resto, com o corpo da notícia». 

16. Esclarece o Recorrido que o que «o título da notícia (...) visava transmitir (..) [era que] 

segundo as fontes contactadas, [tinha] sido convocada uma assembleia-geral onde a 

esmagadora [maioria] dos profissionais não poderia deslocar-se e votar. 

Com recurso a uma expressão, propositadamente entre aspas, que pretendia significar a 

forma escolhida para o fazer». 

“À socapa” porque à revelia de 97% dos profissionais do sector». 

17. Mais disse que «(...) a peça noticiosa do JN não imputa ela própria quaisquer actos 

censuráveis à Requerente. 

O que diz é o que anteriores Bastonários quiseram transmitir». 

18. Convidou por isso a Recorrente a reformular o texto de resposta, expurgando-o da 

expressão «serve apenas para manchar a probidade da visada, deturpando os seus 

esclarecimentos, violando-se grosseiramente o dever de zelo e rigor que devem imperar». 

19. No entender do Recorrido a Recorrente não podia afirmar que «o JN ou a sua jornalista 

tinham a intenção de manchar a probidade da mesma. 

A Requerente poderia dizer que tais vozes discordantes poderiam pretender fazer isso. 

Não podia era dizer que a notícia só servia para isso mesmo». 

20. Segundo o Recorrido, a notícia pretendia transmitir «(...) ao público o que vozes contrárias 

à da Bastonária entendiam sobre a matéria. 

Chama-se a isto contraditório». 

21. Considera o Recorrido que no título publicado «não classifica os actos da Requerente, 

coisa que a mesma faz sobre o jornalismo do JN». 

22. Sustenta por isso o Recorrido ser «manifestamente abusivo da parte da Requerente 

afirmar que a notícia do JN “serve apenas para manchar a probidade da visada” já que 



   

4 

 

ultrapassa o que a lei permite a este título, pois que pretende dizer que o JN teria tido uma 

intenção concreta e deliberada de ofender a honra da mesma, o que não podia estar mais 

longe da verdade». 

23. Afirma o Recorrido não se ter pronunciado «sobre a qualidade da acção da Requerente ou 

sobre a sua conduta. São as fontes que o dizem. 

24. Pelos motivos expostos entende o Recorrido que existe «uma evidente desproporção 

entre as expressões assinaladas e o texto da notícia. 

25. Conclui requerendo o arquivamento do presente recurso. 

 

 

II. Análise 

 

26. No caso em análise, o Recorrido negou o exercício do direito de resposta à Recorrente por 

considerar que a resposta continha uma expressão desproporcionadamente 

desprimorosa em relação ao texto a que se responde. 

27. Considera o Recorrido que a expressão «serve apenas para manchar a probidade da 

visada, deturpando os seus esclarecimentos, violando-se grosseiramente o dever de zelo 

e rigor que devem imperar», contida na resposta, é ofensiva da honra da jornalista e do 

jornal Recorrido, impedindo a publicação do texto de resposta. 

28. De acordo com o consignado no artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, «o conteúdo da 

resposta (...) [não pode conter] expressões desproporcionadamente desprimorosas 

(...)». 

29. No ponto 5.2. da Diretiva 2/2008, do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, sobre a publicação de textos de resposta e de retificação na 

imprensa, de 12 de novembro de 2008, considera-se que «a lei impede o uso, pelo 

respondente, de expressões desproporcionadamente desprimorosas, pelo que fica 

consentido àquele o recurso a um grau de contundência proporcional ao do texto 

respondido. Mas este tom deve, por sua vez, ser dirigido apenas àqueles a quem sejam 

imputáveis as expressões iniciais. Em particular, caso o artigo original seja qualificado 

como artigo de opinião, o respondente deverá visar as referências constantes do mesmo 

e, eventualmente o autor do artigo, excluindo o jornal». 

30. O artigo visado no recurso tem o título «Bastonária aumenta salários “à socapa”». 



   

5 

 

31. Na notícia em causa refere-se que foi aprovado «no limite da legalidade» «a criação de um 

subsídio de função para os membros dos órgãos nacionais e regionais» da Ordem dos 

Enfermeiros. 

32. Refere-se também que a aprovação desse subsídio terá sido ainda mais polémica uma vez 

que foi aprovado numa assembleia–geral realizada no Funchal onde, dos 72 mil 

enfermeiros, estiveram presentes 100.  

33. Estas acusações são feitas por dois ex-bastonários da Ordem dos Enfermeiros, cujas 

declarações são citadas na notícia. A peça também cita as declarações de Ana Rita Cavaco, 

atual Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, em que se defende das críticas de que é alvo. 

34. Considera a Recorrente que o direito de resposta foi recusado ilegitimamente uma vez que 

a expressão visada pelo Recorrido não é desproporcionadamente desprimorosa com o 

artigo publicado, dado que a notícia, no seu entender, foi publicada «com a intenção 

concreta e deliberada de ofender a honra da visada» na medida em que a peça é titulada 

com a expressão «à socapa». 

35. Defende-se o Recorrido alegando que o título usado na notícia não teve a intenção de 

ofender a honra da Recorrente mas apenas refletir as imputações feitas pelos ex-

bastonários da Ordem dos Enfermeiros à atuação da Recorrente na última assembleia-

geral. 

36. A peça em análise tem, como já se referiu, o título «Bastonária aumenta salários “à 

socapa”». 

37. A expressão “à socapa” aparece geralmente associada à prática de um ato dissimulado, 

escondido. 

38. Assim, o título escolhido para a peça, ao integrar a expressão popular “à socapa”, cria no 

leitor a ideia de que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros aumentou os salários de 

forma pouco transparente. 

39. Ao longo da peça percebe-se que o aumento dos salários foi aprovado em assembleia-

geral, com a presença de cem dos setenta e dois mil enfermeiros. Os aumentos foram 

assim aprovados de forma pública através, ao que parece, do mecanismo estatutário 

adequado para o efeito, ou seja, em assembleia-geral. 

40.  Por outro lado, os críticos da Recorrente acusam a Bastonária de ter aprovado os 

aumentos “no limite da legalidade” sem, contudo, se poder inferir destas declarações que 

o aumento foi feito de forma dissimulada ou escondida.  



   

6 

 

41. Pelo exposto, considera-se que o título escolhido, ao contrário do que alega o Recorrido, 

não encontra suporte nas imputações feitas na notícia pelos ex-bastonários da Ordem dos 

Enfermeiros, mas antes apresenta características opinativas, lesivas da honra da 

Recorrente, na medida em que associa o seu nome à prática de atos pouco transparentes. 

42. Observa Vital Moreira que «a questão deve ver-se caso a caso, de acordo com um princípio 

de “paralelismo de termos” entre a resposta e o texto respondido, ou seja, de 

“proporcionalidade entre os termos da resposta e os do artigo que o provocou”, tendo 

como único limite a proibição de termos ou expressões injuriosas. Um texto ofensivo 

legitima uma resposta aguerrida; “um ataque violento justifica uma resposta violenta”, “é 

normal que um texto polémico suscite uma resposta agressiva”» (Moreira, Vital 

(1994:117), O Direito de Resposta na Comunicação Social Coimbra, Coimbra Editora). 

43. Nessa medida, entende-se que a expressão posta em crise pelo Recorrido no texto de 

resposta da Recorrente encontra paralelo, em termos de desprimor, no texto a que se 

responde, designadamente no título. 

44. Tendo em conta o exposto, conclui-se que a recusa de publicação do texto de resposta por 

parte do Recorrido foi infundada, devendo proceder-se à publicação do direito de resposta 

da Recorrente. 

 

 

III. Deliberação 

 

Tendo analisado um recurso Ana Rita Pedroso Cavaco contra o Jornal de Notícias, propriedade 

da Global Notícias Media Group, SA, por denegação ilícita do exercício do direito de resposta 

relativamente à notícia com o título «Bastonária aumenta os salários à socapa», publicada na 

edição de dia 17 de agosto de 2018, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas 

competências e atribuições previstas nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos 

Estatutos da ERC, considera procedente o presente recurso e delibera:  

Determinar a publicação do direito de resposta, em conformidade com o artigo 26.ºda Lei de 

Imprensa, 2 (dois) dias após a receção da Deliberação do Conselho Regulador da ERC. 

 

Lisboa, 20 de setembro de 2018 

 

 



   

7 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


