
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2025/25 (DR-I)  

 

 

Recurso da Câmara Municipal da Tábua contra o jornal O 
Tabuense por alegado cumprimento deficiente de um direito de 
resposta relativo a uma peça publicada por este periódico na sua 

edição impressa de 27 de março de 2024 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
15 de janeiro de 2025



   

1 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2025/25 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso da Câmara Municipal da Tábua contra o jornal O Tabuense por alegado 

cumprimento deficiente de um direito de resposta relativo a uma peça publicada por este 

periódico na sua edição impressa de 27 de março de 2024 

 

 

I. Identificação das partes 

1. Ricardo Manuel Oliveira da Silva Cruz, Presidente da Câmara Municipal da Tábua, na 

qualidade de Recorrente, e a publicação periódica O Tabuense, na qualidade de 

Recorrido. 

 

II. Objeto do recurso 

2. O recurso tem por objeto o alegado cumprimento deficiente do direito de resposta 

relativo a uma peça subordinada ao título “Câmara ostraciza Palace Hotel de 

Midões”, divulgada em 27 de março de 2024 por aquela publicação periódica.  

 

III. Enquadramento 

3. O quinzenário O Tabuense publicou, na sua edição impressa de 27 de março de 2024, 

uma peça intitulada “Câmara ostraciza Palace Hotel de Midões”, a qual obteve 

chamada de primeira página nessa mesma edição, com o título “Câmara omite 

promoção institucional do Palace Hotel de Midões”. 



   

2 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

4. Na peça em referência, assinada por Nuno Tavares Pereira, é afirmado que a Câmara 

Municipal de Tábua ostraciza o Palace Hotel de Midões, ao continuar a deixar de fora 

da sua página de divulgação oficial este operador turístico, ao mesmo tempo que 

nela contempla outros estabelecimentos hoteleiros do concelho e as suas 

promoções e divulgações, gastando milhares de euros nessa política de marketing. 

Aí se afirmava igualmente que, numa reunião realizada em janeiro com vários 

operadores turísticos, o Vereador do Turismo solicitou a estes a remessa de toda a 

informação relevante para atualização e divulgação em certames turísticos e que, 

tendo embora o Palace Hotel Midões enviado abundante documentação nesse 

sentido, continuava sem figurar no site oficial do Município, não tendo essa 

documentação sido também objeto de divulgação em eventos e iniciativas 

subsequentes. Considerava-se, assim, este operador ostracizado pela Câmara, 

apontando ainda como outros sinais de dualidade de tratamento a inexistência de 

indicações do estabelecimento e de arranjos exteriores públicos. 

5. Em reação à referida peça, foi exercido um direito de resposta por parte de David 

Pinto, Vereador de Turismo da Câmara Municipal de Midões, refutando as acusações 

vertidas na peça supracitada, acusando o seu autor de manipular a verdade, e 

lamentando ainda a circunstância de a autarquia não ter sido previamente 

auscultada para efeitos do contraditório, «para evitar a publicação de uma notícia 

falsa – note-se que não se trata de opinião mas antes [de uma] notícia publicada na 

secção de Atualidade –[,] cuidado esse que seria tão mais de adotar, quanto é 

verdade que o jornal é de uma sociedade, cujo maior acionista (Fernando Tavares 

Pereira) é pai do representante da sociedade promotora e gestora do citado Palace 

Hotel de Midões (Nuno Tavares Pereira)». 

6. O referido direito de resposta veio a ser voluntariamente publicado na edição 

impressa de 29 de maio de 2024 d’O Tabuense. 



   

3 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

7. Em complemento à publicação do direito de resposta assinalado, foi igualmente 

divulgada, na mesma página, uma denominada “Nota do editor”, na qual se 

declarava que, «[f]ace ao estipulado na lei, a réplica do jornal “O Tabuense” a este 

Direito de Resposta da Câmara Municipal de Tábua será feita na nossa próxima 

edição. Sublinhe-se que apesar deste Direito de Resposta do Município nos parecer 

ter extrapolado os parâmetros do assunto em questão e da própria lei, excedendo, 

nesse âmbito, o número de palavras que a mesma estipula, veiculando factos que 

não foram objeto de referência no artigo em causa, "O Tabuense" publicou na 

íntegra o texto que nos foi enviado.». 

8. Nas páginas 10 e 11 da mesma edição de 29 de maio de 2024 d’O Tabuense foi ainda 

publicada uma entrevista ao autor da peça respondida (e objeto do direito de 

resposta assinalado), sob o título «Nuno Tavares Pereira, empresário do turismo, 

numa entrevista muito crítica sobre o panorama do setor em Tábua, não tem dúvidas 

em afirmar: “Somos perseguidos e discriminados”». 

9. Ulteriormente, na sua edição de 20 de junho de 2024, o jornal O Tabuense publicou 

uma nova peça dedicada a esta matéria, sob o título «“Câmara ostraciza Palace Hotel 

de Midões” – Resposta ao Direito de Resposta da Câmara Municipal da Tábua “A 

manipulação da verdade pelo Palace Hotel de Midões”». 

10. Entretanto, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) 

uma exposição que, na sua substância, configurava um recurso de Ricardo Manuel 

Oliveira da Silva Cruz, Presidente da Câmara Municipal da Tábua, contra a publicação 

periódica O Tabuense por alegado cumprimento deficiente do direito de resposta 

relativo à supracitada peça divulgada em 27 de março de 2024 por aquela publicação 

periódica.  

11. O referido recurso invocava a publicação irregular do direito de resposta 

identificado, com base em «indícios bastantes da infração reiterada e deliberada do 

disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa (…), quer aquando da publicação 



   

4 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

do direito de resposta – por via do anúncio de posterior resposta à resposta – 

confessada – como igualmente por via de entrevista onde coloca a responder à 

resposta o próprio autor da notícia, além da resposta em número ulterior, vir lavra[r] 

nova resposta1, em contravenção ao estabelecido na lei». 

12. Procurou a ERC assegurar a oportuna notificação do presente recurso junto do 

periódico recorrido, para efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 59.º dos seus 

Estatutos, tendo concretizado esse desiderato apenas à segunda tentativa, após um 

primeiro ofício ter sido devolvido a esta entidade, por não ter sido entregue na 

morada indicada nem reclamado no ponto de entrega para o efeito indicado pelos 

CTT. 

13. Na pronúncia entretanto levada a cabo pelo periódico, em 3 de setembro de 2024, 

através de mandatário para o efeito constituído, veio este, em síntese, arguir (i) a 

falta de legitimidade do recorrente, (ii) a falta de pressupostos para o exercício do 

direito de resposta em causa, e (iii) a não violação do disposto no n.º 6 do artigo 26.º 

da Lei de Imprensa. 

14. Ulteriormente, foram objeto de remessa ao processo uma procuração cuja junção 

fora protestada, bem como cópia das edições impressas supra referidas, após 

solicitação renovada nesse sentido pela ERC. 

 

IV. Análise e fundamentação 

15. O Conselho Regulador da ERC é competente para a apreciação do presente recurso, 

em face do disposto nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º, n.º 1, alínea g), da Constituição da 

República Portuguesa2, nos artigos 2.º, n.º 2, alínea c), e 24.º e seguintes da Lei de 

                                                      
1 Reporta-se o aqui recorrente à peça identificada supra, n.º 7. 
2 Aprovada em 2 de abril de 1976 e revista pela última vez pela Lei Constitucional n.º 1/2005, de 12 de 
agosto. 



   

5 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

Imprensa3, em conjugação com os artigos 8.º, alínea f), 24.º, n.º 3, alínea j), 59.º e 

60.º, dos Estatutos da ERC4.  

16. A questão central do presente recurso reside em saber se a publicação do direito de 

resposta voluntariamente levada a cabo pela publicação periódica O Tabuense 

respeitou as exigências vertidas no artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa. 

17. Essa é, efetivamente, a questão verdadeiramente decisiva do presente recurso, 

ainda que, acessoriamente, e como já assinalado (supra, n.º 11), o periódico aqui 

denunciado tenha invocado a ilegitimidade do respondente5, bem como a falta de 

pressupostos para o exercício do direito de resposta em referência. 

(i) Alegada ilegitimidade do respondente 

18. Alega o periódico recorrido que «não foi o Município da Tábua que solicitou o direito 

de resposta, mas sim o Vereador da Câmara Municipal da Tábua, David Pinto», o 

qual, e «que se saiba (…) não representa por si, o Município de Tábua, 

desconhecendo-se, de resto, qualquer delegação de poderes nesse sentido». 

19. Ora, «sendo o Município de Tábua o órgão visado pela notícia de março, seria ao 

Município de Tábua que cabia o exercício de tal direito [de resposta], como lhe 

coube, agora, de reclamar». 

20. A publicação (voluntária) da resposta teve lugar «apenas por uma questão de 

cortesia e de cumprir com o dever de transparência e informação aos leitores». 

21. Esta argumentação não procede.  

                                                      
3 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, e alterada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de junho, pela Lei n.º 
19/2012, de 8 de maio, e pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho. 
4 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e publicados em anexo a esta. 
5 Que o periódico denunciado identifica como “reclamante”, querendo com esta designação referir-se ao 
autor da resposta.  



   

6 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

22. Os direitos de resposta e/ou de retificação são direitos eminentemente pessoais, 

cujo exercício, por princípio, incumbe ao próprio titular, ao seu representante legal 

ou aos seus herdeiros (artigo 25.º, n.º 1, da Lei de Imprensa).  

23. Isto dito, observa-se que o direito de resposta em exame foi objeto de publicação 

voluntária por parte d’O Tabuense, sem que, na ocasião, este periódico tenha 

questionado a circunstância de tal resposta ser assinada por David Pinto, na mesma 

identificado como Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Tábua.  

24. Acresce que o direito de resposta pretendia espelhar a posição do próprio município 

a respeito do texto publicado. E isso mesmo foi percecionado pelo periódico 

recorrido, ao imputar ao Município de Tábua o exercício do direito de resposta em 

questão (conforme resulta inequivocamente quer da publicação do texto na edição 

de 29 de maio de 2024, quer ainda do teor da nota introdutória ao mesmo e da 

própria “nota do editor” publicada no remate daquele mesmo texto).  

25. A tudo isto acresce que, na interposição do presente recurso, o Município da Tábua 

de modo algum se demarca ou desvincula do teor da resposta em causa, antes a 

assume inteiramente como sua. 

(ii) Alegada falta de pressupostos para o exercício do direito de resposta 

26. Invoca também o periódico recorrido a falta de pressupostos para o exercício do 

direito de resposta em causa, a pretexto de que no texto respondido apenas se 

elencam factos «inteiramente coincidentes com a verdade» e que O Tabuense «não 

teve razões para considerar inexatas as afirmações factuais inseridas no mesmo 

texto, não obstante ser um artigo de opinião assinado», pelo que «o texto publicado 

não teria de ser respondido, visto não conter “referências de facto inverídicas ou 

erróneas que lhes digam respeito”».  

27. Ora, e desde logo, esta argumentação deveria ter sido aduzida em momento 

próprio, isto é, aquando da receção do texto de resposta recebido e no prazo legal 



   

7 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

para o efeito previsto (artigo 26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa), e não em momento 

posterior à publicação voluntária do referido texto. 

28. Ao exposto acresce que, tal argumentação é contrária aos mais elementares 

contornos que enformam o instituto do direito de resposta e de retificação, 

porquanto a sua denegação (legítima) não pode ter lugar a pretexto de, «segundo o 

sujeito passivo [i.e., periódico], serem verdadeiras as referências contestadas, ou não 

serem verdadeiras as alegações da resposta (salvo o caso limite de as primeiras 

serem de toda a evidência insuscetíveis de contestação e de as segundas serem de 

todo em todo inverosímeis»6. 

(iii) Alegada não violação do disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa 

29. Considera o periódico recorrido que a resposta publicada «nem sequer (…) se 

pronunciou em concreto sobre o texto que originou a discórdia», pelo que «mal se 

compreende que venha o reclamante defender que foi feita uma “resposta à 

resposta”» (supra, n.º 9). 

30. Defende ainda que «alegada “resposta à resposta”», publicada na edição de 29 de 

maio de 2024, mais não era do que «uma reflexão problemática sobre o setor do 

turismo no concelho e sobre a inoperância da edilidade neste particular», não 

versando, portanto, «sobre um desmentido ou resposta ao pretenso direito de 

resposta do Município, pois este é circunscrito e visa o autor do texto respondido». 

31. Assim, defende o periódico que não se verificou qualquer violação ao disposto no n.º 

6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 

                                                      
6 Vital Moreira, O Direito de Resposta na Comunicação Social, Coimbra Editora, 1994, p. 125, espelhando 
entendimento partilhado na doutrina (p. ex., Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de 
Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, Coimbra Editora/Volters Klüwer, 2011, pp. 99-100) e reiteradamente 
acompanhado pela ERC (v. p. ex., e a propósito, Direitos de Resposta e de Retificação - Perguntas 
frequentes, 2017, pontos 8.1. e 8.2., pp. 54-55). 



   

8 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

32. Não tem razão o periódico recorrido, pelos motivos que se passam a referir. 

33. Para tanto, convirá recordar o exato teor do preceito do n.º 6 do artigo 26.º da Lei 

de Imprensa: «No mesmo número em que for publicada a resposta ou a retificação 

só é permitido à direção do periódico fazer inserir uma breve anotação à mesma, da 

sua autoria, com o estrito fim de apontar qualquer inexatidão ou erro de facto 

contidos na resposta ou na retificação, a qual pode originar nova resposta ou 

retificação, nos termos dos n.ºs 1 e 2 do artigo 24.º».  

34. Esta determinação legislativa deve ser complementada com o disposto nas 

sucessivas alíneas que integram o ponto 4.1. da Diretiva da ERC n.º 2/2008 sobre a 

publicação de textos de resposta e de retificação na Imprensa, de 12 de novembro 

de 2008. 

35. É manifesto que os normativos ora referidos não foram respeitados pela nota 

inserida no remate do direito de resposta publicado na edição de 29 de maio de 2024 

d’O Tabuense. 

36. Desde logo, e quanto à autoria da referida nota, a mesma não provém da direção de 

periódico, mas de um seu editor (não identificado), o que contraria o disposto no 

artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa, e no ponto 4.1., alínea a), da Diretiva 2/2008. 

37. Ademais, a nota publicada não visa apontar qualquer inexatidão ou erro de facto 

contido na resposta, mas antes anunciar a publicação na próxima edição do jornal 

de uma réplica ao direito de resposta publicado7, bem como, por outro lado, insinuar 

que a resposta foi publicada apesar de a mesma ter alegadamente desrespeitado 

algumas das exigências relativas ao seu exercício, o que, mais uma vez, lesa o 

disposto no artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa, assim como o ponto 4.1., alíneas 

c), e) e f), da Diretiva 2/2008. 

                                                      
7 E suscetível de ser interpretado – ao menos pelo recorrente – como visando abalar a credibilidade do seu 
texto de resposta. 



   

9 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

38. Acresce que na mesma edição foi também publicada uma entrevista ao autor do 

texto respondido, a qual, pelo seu teor e contexto, não pode razoavelmente deixar 

de ser entendida como uma contra-argumentação ou desqualificação da resposta 

publicada e, assim, uma evidente contravenção dos ditames aplicáveis nesta matéria 

– cfr., novamente, artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa, e ponto 4.1., alínea g), da 

Diretiva 2/2008. 

Esclarece-se que O Tabuense não se encontrava impedido de noticiar qualquer facto 

novo relacionado com a notícia respondida, apenas lhe era legalmente vedado 

extravasar a faculdade prevista no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, o qual, 

recorde-se, apenas admite a inserção de uma breve anotação à resposta, da autoria 

da direção do periódico com o estrito fim de apontar qualquer inexatidão ou erro de 

facto contidos na resposta ou na retificação. Assim, a nota do editor ao texto de 

resposta e a entrevista publicadas na sua edição de 29 de maio de 2024 contrariam 

o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, o que constitui uma 

contraordenação, punível com coima, e pela qual deve responder a entidade 

proprietária da publicação recorrida (cf. artigo 35.º, n.ºs 1, alínea b), e 4, do mesmo 

diploma legal).  

39. Incumbe à ERC assegurar o processamento e punição das contraordenações 

previstas na Lei de Imprensa (cf. artigos 24.º, n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos 

Estatutos da ERC, e o artigo 36.º, n.ºs 1 e 2, da Lei de Imprensa).  

 

V. Deliberação  

Tendo apreciado um recurso do Presidente da Câmara Municipal da Tábua contra a 

publicação periódica O Tabuense, por alegado cumprimento deficiente do direito de resposta 

relativo a uma peça subordinada ao título “Câmara ostraciza Palace Hotel de Midões”, 

divulgada em 27 de março de 2024 por aquela publicação periódica; 



   

10 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

Considerando que a nota inserida no remate do direito de resposta publicado na edição de 29 

de maio de 2024 d’O Tabuense não respeita o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa, uma vez que não é assinada pela direção do periódico e não visa apontar qualquer 

inexatidão ou erro de facto contido na resposta;  

Considerando que a entrevista ao autor do texto respondido, publicada na mesma edição, não 

pode razoavelmente deixar de ser entendida como uma contra-argumentação ou 

desqualificação da resposta publicada e, assim, uma contravenção do n.º 6 do artigo 26.º, n.º 

6, da Lei de Imprensa; 

O Conselho Regulador, ao abrigo das competências estabelecidas na alínea ac) do n.º 3 do 

artigo 24.º e n.º 1 do artigo 67.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro, e no artigo 36.º da Lei de Imprensa, delibera pela instauração de  processo de 

contraordenação contra a Egicos – Comércio e Serviços, Lda., proprietária da publicação 

periódica O Tabuense, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa, por 

violação do disposto no artigo 26.º, n.º 6, do mesmo diploma legal. 

 

Lisboa, 15 de janeiro de 2025 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 
 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 



   

11 

 

EDOC//2024/6455 
500.10.01/2024/319 

 
 

Carla Martins 
 
 
 

Rita Rola 
 


	Deliberação ERC/2025/25 (DR-I)
	Assunto: Recurso da Câmara Municipal da Tábua contra o jornal O Tabuense por alegado cumprimento deficiente de um direito de resposta relativo a uma peça publicada por este periódico na sua edição impressa de 27 de março de 2024
	Lisboa, 15 de janeiro de 2025

