
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
148/2013 (PLU) 

 
 
 
 
 

Queixas do PCP contra os serviços de programas de televisão da RTP e 
Antena 1 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de maio de 2013



ERC/03/2013/197   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 148/2013 (PLU) 

 

Assunto: Queixas do PCP contra os serviços de programas de televisão da RTP e Antena 1 

 

 

1. Participação 

 

1. Foram submetidas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 

25 de fevereiro, duas queixas subscritas pelo PCP contra a RTP e a Antena 1, por 

alegadamente excluírem as posições assumidas pelo partido em intervenções ocorridas a 

23 de fevereiro. 

2. As queixas apresentadas separadamente são em tudo semelhantes, diferindo apenas em 

pormenores na sua redação. Assim, alega o queixoso que «a Antena 1 [e a RTP] optou por 

ocultar o PCP (suas posições e reações emitidas nesse dia) ao longo dos diversos 

noticiários do dia, ao contrário do que sucedeu relativamente a outros partidos 

nacionais». 

3. De acordo com o queixoso, quer a RTP, quer a Antena 1 registaram as reações do partido à 

acusação pelo Ministério Público sobre a alegada prevaricação pelos membros do Governo 

Regional da Madeira, emitidas nesse dia. Todavia, afirma, estas reações foram apenas 

emitidas nos serviços noticiosos da região autónoma, enquanto «nos noticiários do 

continente mereceu a sua total ausência». 

4. O queixoso afirma que a sua «indignação foi tanto maior quanto nos respetivos noticiários 

era mencionada a reação da oposição, limitando-se a reproduzir as posições do CDS e do 

PS». Relativamente à Antena 1, o queixoso afirma que contactou o serviço de programas 

radiofónico, «solicitando que a situação fosse corrigida, o que não veio a acontecer a não 

ser pela referência aos “dois partidos da oposição mais votados”». 

5. O queixoso refere ainda uma segunda situação que mereceu a ausência da RTP da Antena 

1. O PCP promovera no continente, no mesmo dia, uma conferência de imprensa sobre a 

7.ª avaliação da troika ao plano de ajuda financeira a Portugal e sobre as declarações de 

Vítor Gaspar sobre o assunto, «não merecendo, no entanto, a presença da RTP [e da 



ERC/03/2013/197   

2 

Antena 1], nem o recurso à gravação que a Lusa disponibilizou, ao contrário de iniciativas 

que quer o PS, quer o BE realizaram no mesmo dia e que, no caso do BE, o tema foi 

essencialmente o mesmo que motivou a conferência de imprensa do PCP». 

6. O queixoso entende que se trata «de uma clara e deliberada escolha para ocultar as suas 

posições, opção que não pode ser apoiada por quaisquer critérios jornalísticos ou 

editoriais». 

7. O PCP entende que «esta situação é tanto mais lamentável quando falamos de um órgão 

de comunicação social de serviço público, pesando sobre si maior responsabilidade na 

garantia de pluralismo e isenção».  

 

2. Posição das denunciadas 

 

§ RTP 

8. Notificada a pronunciar-se, a RTP começou por salientar que, «embora a posição do 

partido tenha obtido tratamento específico na RTP Madeira, não podemos ignorar que a 

oposição na Madeira é constituída por oito partidos (...)». Assim, «na impossibilidade de 

dar conta de todas as posições partidárias, a RTP resumiu numa frase a reação da 

“oposição madeirense”, que de maneira unânime considerou que “um governo sob 

suspeita, não tem condições para governar”». 

9. A RTP justifica que o destaque conferido às declarações do CDS-PP e do PS se justifica por 

serem os dois partidos da oposição com maior representatividade eleitoral, acrescendo 

ainda que o primeiro está coligado com o PSD no governo e o segundo anunciara uma 

moção de censura ao governo. Acrescenta ainda que a RTP-Madeira recolhera a posição do 

PTP, terceiro partido mais votado na Madeira (sendo o PCP o quarto), que também não foi 

emitida. 

10. No que respeita à conferência de imprensa sobre a avaliação da troika, a RTP informa não 

ter deslocado nenhuma equipa à conferência de imprensa do partido, uma vez que o 

assunto da execução orçamental tinha já sido tratado no dia anterior, a partir do debate 

parlamentar, tendo a RTP recolhido as reações dos partidos no local e, «apesar das 

tentativas do jornalista Tiago Contreiras junto da assessoria de imprensa do PCP, o partido 

não destacou nenhum deputado para a referida reação».  



ERC/03/2013/197   

3 

11. A RTP assegura ainda que «não elaborou nenhuma peça sobre a 7.ª avaliação da troika, ou 

a execução orçamental de janeiro que incluísse reações partidárias», no dia 23 de 

fevereiro. As peças que tiveram o PS e o BE como protagonistas noticiavam iniciativas 

partidárias dos respetivos líderes, um em Lisboa e outro em Barcelos. «O líder do PCP não 

teve nenhuma iniciativa no país, caso contrário, a RTP teria feito a cobertura, seguindo o 

mesmo critério: seguir regularmente a atividade dos líderes partidários». 

12. A RTP garante «ter consciência das suas obrigações de serviço público», mas «essa 

obrigação de serviço público não pode ser confundida com “obrigação” de transmitir todas 

as iniciativas partidárias». 

13. Assim, «no dia 23 de fevereiro, a RTP fez escolhas pautadas por critérios editoriais claros, 

sem ter em mente prejudicar ou beneficiar qualquer partido e sem pretender ocultar 

deliberadamente nenhuma força política».  

14. Por fim, a denunciada considera que «o seu trabalho não pode ser avaliado positiva ou 

negativamente, com base na cobertura de um único dia», e exemplifica que, no dia 7 de 

março, Jerónimo de Sousa foi o único líder partidário da oposição a aparecer no Telejornal. 

 

§ Antena 1 

15. A Antena 1, por sua vez, veio admitir que, de facto, não foram apresentados os 

argumentos do partido relativamente às suspeitas de prevaricação levantadas pelo 

Ministério Público sobre os elementos do Governo Regional da Madeira, uma vez que tais 

declarações, embora solicitadas à RDP-Madeira, não foram entregues em tempo útil. «A 

Antena 1 solicitou efetivamente à RDP-Madeira, através do editor da manhã, todas as 

reações da oposição disponíveis sobre o assunto em causa, tendo recebido apenas as do 

CDS e do PS, as quais mereceram o adequado tratamento noticioso a nível nacional». 

16. Informa, assim, que, «no momento em que foi satisfeito o pedido da Antena 1, pelas 

11h59m, a RDP Madeira não tinha disponíveis essas reações». 

17. A Antena 1 admite ainda que não acompanhou a conferência de imprensa do PCP de 23 de 

fevereiro, já que «os meios disponíveis para cobertura noticiosa da atualidade não são 

infinitos, [pelo que] a RDP tem que, no momento da sua afetação, assumir posições 

editoriais». Assim, «cerca de 30 minutos antes da conferência de imprensa do PCP, que 

não contou com o líder do partido, decorreu uma conferência de imprensa convocada pelo 



ERC/03/2013/197   

4 

BE, com o respetivo líder». Foi esta circunstância que, «atenta a diversidade do peso 

institucional dos intervenientes, determinou naturalmente a escolha da Antena 1». 

18. A Antena 1 afasta que tenha descurado as suas obrigações de serviço público. Defende, 

assim, que «o pluralismo político-partidário não pode deixar de ser aferido num horizonte 

temporal suficientemente confortável, de modo a permitir acomodar a autonomia editorial 

dos operadores de comunicação social e permitir calibrar a perceção da relevância da 

intervenção partidária na esfera pública». 

 

3. Análise e fundamentação 

 

19. Nas suas duas queixas, o PCP alega uma violação, por partes dos operadores de serviço 

público de rádio e de televisão, do dever de garantir uma informação plural e isenta. 

20. O princípio do pluralismo encontra-se expresso na Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido, que estabelece, no artigo 9.º, n.º 1, al. c), que «[c]onstituem fins da 

atividade de televisão, consoante a natureza, a temática e área de cobertura dos serviços 

televisivos disponibilizados, [p]romover a cidadania e a participação democrática e 

respeitar o pluralismo político, social e cultural». No mesmo sentido, o artigo 34.º, n.º 2, al. 

b), daquele diploma estabelece, como uma das obrigações gerais dos operadores de 

televisão que explorem serviços de programas televisivos generalistas, o dever de 

«[a]ssegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção.» 

21. Também no que respeita à rádio, estão previstas obrigações transversais a todos os 

serviços de programas radiofónicos no sentido de garantir uma informação plural (cfr. 

artigo 32.º da Lei da Rádio), tendo a concessionária do serviço público obrigações 

específicas quanto ao dever de garantir a cobertura noticiosa dos principais 

acontecimentos nacionais e internacionais (cfr. artigo 49.º da Lei da Rádio).  

22. Porém, este dever de garantir o pluralismo informativo deve ser harmonizado com a 

liberdade editorial que assiste aos operadores de televisão e de rádio e aos jornalistas. A 

ERC tem entendido que todos os operadores, e o próprio serviço público de televisão e de 

rádio (este, em menor medida), gozam de plena autonomia editorial. «Se assim não fosse, 

pouco os diferenciaria de uma caixa-de-ressonância aritmética e mecânica da atividade 

político-partidária, com uma informação que haveria de ser praticamente idêntica 



ERC/03/2013/197   

5 

qualquer que fosse o operador televisivo que estivesse em causa» (cf. Deliberação 

10/PLU-TV/2007 e Deliberação 3-Q/2006). 

23. Acresce que é entendimento assente da ERC de que a avaliação do cumprimento dos 

deveres de garantia e promoção do pluralismo político não pode, em princípio, ser 

reduzida à apreciação casuística de situações isoladas. Deve, antes, ser feita num período 

de tempo razoável que permita identificar a prática e critérios seguidos pelo órgão de 

comunicação social em causa, uma vez que as avaliações casuísticas carecem de rigor, 

não conduzindo a qualquer solução minimamente justa. Só com uma análise sistemática 

se poderá afirmar que determinado órgão de comunicação social beneficia, ou prejudica, 

um determinado partido. 

24. Indo ao encontro desta conceção, foi criado, em maio de 2007, um plano de avaliação do 

pluralismo político-partidário no serviço público de televisão, com vista a responder de 

forma consistente e fundamentada às queixas oriundas de partidos políticos e dos 

cidadãos, que alegavam quebra do pluralismo no tratamento mediático de atividades 

partidárias e governamentais. 

25. Desde a publicação do primeiro Relatório do pluralismo político-partidário, em março de 

2008, a ERC assumiu o compromisso de apresentar anualmente o referido relatório à 

Assembleia da República, sendo o mesmo apreciado pela atual Comissão para a Ética, a 

Cidadania e a Comunicação. 

26. Mais recentemente, através da Deliberação 2/PLU-TV/2012, de 18 de abril, a ERC aprovou 

as novas regras em que assenta o modelo de acompanhamento da observância do 

princípio do pluralismo político em todos os serviços de programas generalistas da 

televisão portuguesa. Os seus resultados serão apresentados anualmente nos Relatórios 

da ERC.  

27. Em suma, a ERC procede à avaliação anual do pluralismo na televisão, não produzindo 

avaliações casuísticas a este nível. É certo, porém, que esta é uma regra que admite 

exceção, uma vez que poderá verificar-se um caso concreto em que o tratamento dado 

pelo operador televisivo a um determinado partido seja tão discrepante que se justifique 

um juízo de censura por violação do princípio do pluralismo ou da isenção. 

28. Embora a ERC não produza relatórios anuais de avaliação do pluralismo nos serviços de 

programas radiofónicos, entende-se que, também em relação à rádio, a avaliação do 



ERC/03/2013/197   

6 

pluralismo não deve ficar cingida à avaliação de casos concretos, que podem não refletir a 

prática e critérios seguidos pelo serviço de programas radiofónico em causa.  

29. No caso em apreço, deverá valorar-se a necessidade de harmonizar o dever de garantir o 

pluralismo informativo com a liberdade de programação e a autonomia editorial. Certo é 

que nenhum órgão de comunicação social é obrigado a assegurar a cobertura noticiosa de 

todos os acontecimentos promovidos por um partido político, nem a conferir-lhes o 

enquadramento (ou protagonismo) pretendido por quem os promove. A decisão de 

noticiar determinado acontecimento – inserido numa a realidade complexa, que comporta 

inúmeros eventos que, em abstrato, poderiam ser objeto de uma notícia – depende, não 

só do seu valor de noticiabilidade, como dos condicionalismos que desafiam o exercício da 

profissão, sejam eles de tempo ou de escassez de meios humanos e materiais. Todas 

estas decisões condicionam a imagem do mundo que todos os dias é construída a partir 

das notícias e, por esta razão, torna-se fundamental que tais decisões sejam tomadas 

com independência e respeitando os critérios de noticiabilidade que cada órgão de 

comunicação social elege para comandar a sua linha editorial.  

30. Face aos dados trazidos ao processo em análise, não se crê que se possa emitir um juízo 

negativo sobre o tratamento dado pela RTP e pela Antena 1 ao PCP, já que estão em causa 

situações específicas, ocorridas numa única data. Os operadores, nas suas respostas à 

ERC, aduziram critérios editoriais (sobre cuja adequação ou relevância a ERC não se 

pronuncia) e constrangimentos relacionados com a escassez de meios que podem 

justificar a ausência de cobertura noticiosa das iniciativas e posições do PCP. 

31. Não se vislumbra, pois, que a conduta da RTP ou da Antena 1 possa colidir com os deveres 

que vinculam jornalistas e órgãos de comunicação social.   

 

4. Deliberação 

 

Tendo analisado duas queixas do PCP contra a RTP e a Antena 1 pela ausência de 

cobertura em duas iniciativas levadas a efeito pelo partido, a 23 de fevereiro; 

Considerando que a liberdade editorial é inerente ao exercício do jornalismo; 

Salvaguardando que são os critérios editoriais e também a gestão dos constrangimentos 

de tempo, espaço e de meios, prosseguida de acordo com a orientação editorial do órgão de 

comunicação social, que devem orientar a seleção de acontecimentos que originam notícias; 



ERC/03/2013/197   

7 

Salientando que, por regra, a ERC não produz avaliações casuísticas sobre o cumprimento 

do dever de pluralismo dos órgãos de comunicação social, 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes 

dos artigos 7.º, alínea c), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera não dar seguimento às queixas. 

 

Lisboa, 29 de maio de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno (voto contra) 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


