
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

10/PLU-TV/2007 
 

 
 
 

Queixa da Comissão Política do Bloco de Esquerda contra a RTP 
e a SIC 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

27 de Setembro de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 10/PLU-TV/2007 

 

Assunto: Queixa da Comissão Política do Bloco de Esquerda contra a RTP e a SIC 

 

 

1. Queixa 

 

1.1 No dia 8 de Junho de 2007, deu entrada na ERC uma queixa subscrita pela 

Comissão Política do Bloco de Esquerda contra a RTP e a SIC, por alegada falta de 

pluralismo na cobertura noticiosa da V Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, que 

decorreu em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Junho. 

 

1.2. Alega o queixoso que, “mesmo estando perante um congresso electivo, e de 

estarem várias listas a disputar a direcção do partido”, os denunciados ignoraram 

“ostensivamente, os deveres de pluralismo de informação que devem ser respeitados por 

todos os órgãos de comunicação social”. Relativamente à RTP, o queixoso relembra que 

são “redobrados [os] deveres de isenção e [o] respeito pelas diversas correntes de 

opinião a que está obrigada em virtude da missão de serviço público a que está obrigada 

pelo seu estatuto”. 

 

1.3. De acordo com a Comissão Política do Bloco de Esquerda, “não há nenhum critério 

jornalístico ou de relevância política que justifique a gritante discriminação” no relevo 

que a RTP e a SIC concederam à Convenção do Bloco se comparada, por exemplo, com 

o Congresso do Partido Popular, que teve lugar duas semanas antes da Convenção do 

Bloco, entre 18 e 20 de Maio, e, ao contrário desta, não teve qualquer finalidade 

electiva. Argumenta o queixoso que “[o]s dois partidos têm um peso eleitoral 

semelhante (…). Não pode ser, portanto, nenhuma diferença na representatividade dos 

dois partidos que justifica a disparidade de tratamento noticioso.” 



 

2 

 

1.4. A fundamentar esta asserção, a Comissão Política do Bloco de Esquerda traça um 

quadro comparativo (quantitativo e qualitativo) sobre a actuação dos dois operadores 

televisivos, destacando na sua observação aspectos como o número de peças, a duração 

e as modalidades de mediatização (representação gráfica, intervenções em directo e a 

presença de jornalistas no terreno) que se verificam em ambas as situações. 

 

1.5. No que respeita à actuação da RTP, o queixoso sublinha a diferença do tempo de 

cobertura dos dois acontecimentos nos seus serviços noticiosos (Jornal da Tarde, 

Telejornal e Jornal 2), referindo que “apresentou um total de 10 notícias sobre o 

Congresso do Partido Popular, perfazendo um total de 45 minutos e 47 segundos. A 

duração média de cada notícia foi de 4 minutos e 3 segundos. Nos mesmos espaços 

noticiosos, a RTP dedicou seis notícias à Convenção do Bloco de Esquerda, perfazendo 

o tempo total de 11 minutos e 31 segundos. A duração média de cada notícia foi de 1 

minuto e 55 segundos”.  

 

1.6. Relativamente à cobertura realizada pela SIC, a observação do queixoso prossegue 

no mesmo sentido, assinalando que, nos espaços noticiosos do seu canal generalista 

(Primeiro Jornal e Jornal da Noite), “dedicou à Convenção do Bloco três notícias 

perfazendo 2 minutos e 17 segundos, com duração média de 46 segundos. Nos mesmos 

espaços noticiosos, o Congresso do PP teve 4 notícias, num total de 19 minutos e 38 

segundos, com uma duração média de 4 minutos e 55 segundos.” 

 

1.7. Alega ainda o queixoso que, do ponto de vista qualitativo, a diferença de tratamento 

dada aos dois partidos também foi “gritante”, tanto na RTP, como na SIC. Com efeito, o 

queixoso refere que “o Partido Popular teve direito a uma representação gráfica que 

identificava a entrada das notícias alusivas ao XXII Congresso, várias entradas em 

directo, nomeadamente com entrevistas aos principais intervenientes e o destacamento 

de vários jornalistas para fazerem a cobertura do encontro (…). Nada disso, à excepção 



 

3 

de um directo de pouco mais de 1 minuto aconteceu na Convenção do Bloco de 

Esquerda, que foi tratada como se de uma organização extra-parlamentar se tratasse.”  

 

1.8. O queixoso relembra que nunca apresentou uma queixa formal à ERC, uma vez que 

entende que “os critérios de relevância noticiosa são da competência das redacções.” 

Porém, considera que “estes critérios não podem justificar tudo”, nomeadamente a 

inobservância da al. b) do art. 10.º da Lei da Televisão então em vigor, que garante o 

“direito de informar e de ser informado, com rigor e independência, sem impedimentos 

e discriminações” e a al. d) do art. 30.º do mesmo diploma, que estabelece que “o rigor, 

a objectividade e a independência da informação” fazem parte das “obrigações gerais 

dos operadores de televisão”. No entender do Bloco de Esquerda, está-se perante um 

“silenciamento da ‘expressão e confronto das diversas correntes de opinião’ e a negação 

do “pluralismo cultural e a diversidade de expressão das várias correntes de 

pensamento”, cuja defesa e regulação fazem parte do objecto da Entidade Reguladora 

para a Comunicação Social.”  

 

2. Defesa dos denunciados  

 

2.1. A RTP e a SIC foram notificadas a pronunciar-se quanto ao teor da queixa acima 

descrita, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 56.º dos Estatutos da ERC, publicados 

em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante EstERC). 

 

2.2. Na sua resposta, a RTP refere que “[a] convenção do Bloco de Esquerda mereceu a 

atenção dos principais serviços informativos da RTP, tendo sido noticiados todos os 

actos considerados relevantes. (…) A Direcção de Informação da RTP entende que a 

cobertura da Convenção do Bloco de Esquerda foi a adequada, tendo em conta o 

interesse jornalístico do evento. (…) De facto, a reunião em causa foi coberta com os 

critérios definidos pela Direcção de Informação da RTP, tendo sido noticiados os 

aspectos considerados mais relevantes.”  



 

4 

Como tal, a RTP não aceita as acusações do Bloco de Esquerda e refere, por último, 

que, à semelhança do que aconteceu “com outros líderes políticos, depois da realização 

de congressos, também o líder do BE, Francisco Louçã, foi convidado para a Grande 

Entrevista, onde esteve no dia 14 de Junho.” 

 

2.3. A SIC, por seu turno, começa por referir que nunca pretendeu “omitir a cobertura à 

Convenção Nacional do Bloco de Esquerda ou ‘ignorar ostensivamente’ o evento (…)”. 

Com efeito, “[a]o longo do dia de sábado, a SIC agendou duas deslocações para a 

reportagem na Convenção do Bloco (…). Por razões que se prendem com o 

funcionamento normal de uma equipa de trabalho e por imperativos noticiosos que 

entretanto surgiram, foi impossível garantir as três [sic] deslocações previstas. Ainda 

assim, só para citar um exemplo, mesmo sem a possibilidade de estarmos presentes no 

momento dos discursos do encerramento, a SIC tentou antecipar essas palavras através 

de uma entrevista ao Dr. Francisco Louçã, facto que foi impossível realizar por parte da 

organização (…).” 

A SIC entende, por isso, que a sua cobertura da Convenção do Bloco foi correcta e que 

em momento algum privou os espectadores do mais relevante que ali se passou. 

Reconhece, todavia, que em condições ideais teria “assegurado uma cobertura mais 

extensa na SIC Notícias, o que não aconteceu por falta de meios técnicos e humanos.” 

Quanto à comparação feita pelo queixoso da cobertura noticiosa da Convenção do 

Bloco e do Congresso do CDS-PP, a SIC alega que este Congresso “tinha motivos de 

interesse noticioso mais relevantes. Tratou-se, em primeiro lugar, do regresso ao partido 

de um dirigente recém-eleito, depois de dois anos de uma ausência alimentada sempre 

por grande polémica partidária. Para além disso, o Congresso centrista tinha ainda de 

responder às dúvidas dos jornalistas sobre o nome do candidato à Câmara de Lisboa, 

factor mantido em segredo até ao último minuto.” 

A SIC considera ainda que o factor “peso eleitoral” não deve determinar a cobertura 

editorial de um determinado tema, sob pena de, no reverso da medalha, terem de “dar 

mais atenção às acções de partidos com mais ‘peso eleitoral’ do que o CDS-PP ou o 

próprio Bloco de Esquerda.”  



 

5 

Conclui a SIC que, lamentando que o Bloco se tenha sentido discriminado pela 

cobertura noticiosa da sua Convenção Nacional, fará como sempre: “o planeamento de 

uma cobertura jornalística pautada em critérios de interesse editorial, sujeita aos acertos 

que a própria actualidade do dia ditar.” 

 

3. Normas aplicáveis e competência da ERC 

 

3.1. Atendendo ao princípio geral de que a lei só dispõe para o futuro (cfr. art. 12.º do 

Código Civil) e que a cobertura televisiva da Convenção do Bloco de Esquerda 

decorreu nos dias 2 e 3 de Junho, aplica-se a Lei da Televisão então em vigor, aprovada 

pela Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto.  

Dado que a queixa da Comissão Política do Bloco de Esquerda suscita questões 

relacionadas com o cumprimento do pluralismo em matéria política, é aplicável o art. 

10.º, n.º 1 do mesmo diploma, que prevê como um dos fins dos serviços de programas 

televisivos generalistas “favorecer a criação de hábitos de convivência cívica própria de 

um Estado democrático e contribuir para o pluralismo político, social e cultural”.  

Também a nova Lei da Televisão (Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho), que entrou em vigor 

no passado dia 4 de Agosto, consagra o dever de respeitar o pluralismo, estabelecendo, 

no art. 9.º, n.º 1, al. c), que “[c]onstituem fins da actividade de televisão, consoante a 

natureza, a temática e área de cobertura dos serviços televisivos disponibilizados 

[p]romover a cidadania e a participação democrática e respeitar o pluralismo político, 

social e cultural”. No mesmo sentido, o art. 34.º, n.º 2, al. b), determina, como uma das 

obrigações gerais dos operadores de televisão que explorem serviços de programas 

televisivos generalistas, “[a]ssegurar a difusão de uma informação que respeite o 

pluralismo, o rigor e a isenção.”  

Face ao exposto, os dois denunciados estão legalmente obrigados a assegurar o 

pluralismo informativo. 

Todavia, a RTP, enquanto concessionária do Serviço Público de Televisão, está 

vinculada a um dever qualificado de respeito do pluralismo em matéria política, por 

força do art. 38.º, n.º 6 da Constituição da República Portuguesa, e dos arts. 46.º e 47.º, 



 

6 

n.º 2, als a) e b), ambos da Lei da Televisão em vigor aquando da cobertura noticiosa da 

Convenção do Bloco de Esquerda.  

Atente-se, por outro lado, ad latere, que a nova Lei da Televisão impõe deveres 

semelhantes à concessionária de Serviço Público de Televisão, determinando no art. 

51.º, n.º 2, al. c) que “[à] concessionária incumbe, designadamente, [p]roporcionar uma 

informação isenta, rigorosa, plural (…).” 

Têm ainda aplicação as als. a) e b) do n.º 2 da cláusula 5.ª e a al. k) do n.º 1 da cláusula 

6.ª, ambas do contrato de concessão geral de serviço público de televisão, que 

concretizam, contratualmente, o dever legal da RTP de assegurar uma informação 

plural. 

 

3.2. O Conselho Regulador é competente para apreciar a presente queixa, ao abrigo dos 

art. 6.º, da al. c), art. 7.º als a) e d), art. 8.º, als. e) e j), art. 24.º, n.º 3, als. a) e t) e art. 

55.º dos seus Estatutos. 

 

4. A cobertura jornalística da Convenção do Bloco de Esquerda e do 

Congresso do CDS-PP 

 

4.1. Sem prejuízo de considerar, como afirmado nas deliberações Deliberação 3-

Q/2006, 18-Q/2006 e 3/PLU-TV/2007, que a análise do pluralismo político deve ser 

feita num período de tempo razoável que permita identificar com suficiente clareza e 

objectividade a prática e critérios seguidos, ponderando um conjunto de factores 

contextuais de natureza qualitativa e quantitativa, a ERC analisou os dados fornecidos 

pela Comissão Política do Bloco de Esquerda (cfr. pontos 1.4 a 1.8 supra), tendo 

estendido a análise à TVI, apesar de esta não ter sido mencionada na queixa, uma vez 

que se trata de um operador de televisão com obrigações idênticas às do seu congénere 

privado, SIC. 

Na verdade, reafirmando o princípio segundo o qual o cumprimento de obrigações dos 

operadores televisivos em matéria de pluralismo político só permite uma avaliação justa 

e ponderada num espaço temporal relativamente alargado, o Conselho, da mesma sorte, 



 

7 

considera que, em circunstâncias contadas e flagrantes, pode justificar-se uma avaliação 

daquela natureza circunscrita no tempo. Cfr., em demonstração, Deliberação 15-Q/2006, 

Queixa do Partido Social Democrata contra a RTP-N relativa à cobertura da 

Assembleia Municipal do Porto de 26 de Junho de 2006, 3 de Outubro de 2006. 

 

4.2. Assente este ponto, nos dados acima referidos, a Comissão Política do Bloco de 

Esquerda assinala, como principal indicador da alegada discrepância de tratamento dos 

dois acontecimentos na RTP e na SIC, o número de notícias e a respectiva duração. A 

ERC confirma que existe, de facto, uma diferença significativa no que respeita ao 

número e à duração das peças emitidas sobre cada um dos acontecimentos, não apenas 

pelos dois operadores citados na queixa, mas também pela TVI. (cfr. fig. 1)  

 

Fig. 1 Peças e duração da cobertura jornalística da V Convenção do BE e do XXII 

Congresso CDS/PP em serviços noticiosos dos canais generalistas (RTP, SIC e 

TVI) 

 V Convenção BE XXII Congresso CDS/PP 

 RTP SIC TVI RTP SIC TVI 

Nº de peças 7 3 3 11 4 6 

Duração 0:11:50 0:02:17 0:04:44 0:45:21 0:19:44 0:40:17 

 

Os dados mostram, também, que a RTP foi, de entre os três operadores, aquele que 

dedicou mais tempo de cobertura à Convenção do Bloco de Esquerda (11 minutos e 50 

segundos), embora com valores significativamente inferiores aos conferidos à cobertura 

do Congresso do CDS/PP (46 minutos e 08 segundos). 

 

Mesmo excluindo do resultado final o Jornal 2 (2 minutos e 28 segundos), de forma a 

obter um termo de comparação mais preciso em relação aos outros dois canais 

generalistas (uma vez que, no caso, apenas foram considerados 2 serviços noticiosos, 

por oposição aos 3 dos canais da RTP referidos pelo queixoso), verifica-se que a 



 

8 

Convenção do Bloco de Esquerda nos serviços noticiosos da RTP contou com uma 

cobertura significativamente mais expressiva do que nos restantes operadores. 

 

Por outro lado, considerando apenas os serviços noticiosos do seu canal generalista, a 

SIC foi o operador que dedicou menos tempo, tanto à Convenção do Bloco de Esquerda 

(2 minutos e 17 segundos) como ao Congresso do CDS/PP (19 minutos e 44 segundos), 

tendo, contudo, a cobertura deste último tido uma duração muito superior à do primeiro.  

Na TVI, verifica-se um comportamento similar no que respeita à diferença entre o 

tempo dedicado à Convenção do Bloco de Esquerda (4 minutos e 44 segundos) e ao 

Congresso do CDS/PP (40 minutos e 17 segundos). Em comparação com a SIC, a TVI, 

apesar de ter emitido o mesmo número de peças sobre a Convenção do Bloco de 

Esquerda, concedeu o dobro da duração a este acontecimento.  

   

4.3. Numa primeira leitura, pode concluir-se que a Convenção do Bloco de Esquerda 

obtive, em termos de duração e número de peças, visibilidade significativamente 

diferente, face ao Congresso do CDS/PP, nos canais generalistas dos três operadores.  

Relativamente a outros indicadores de valorização editorial, nomeadamente a existência 

ou não de “directos”, a que também se refere a queixa, verifica-se que também aí a 

Convenção do Bloco de Esquerda mereceu um tratamento editorial significativamente 

distinto do concedido ao Congresso do CDS/PP (cfr. fig. 2). 

  

Fig. 2 – Modalidades de mediatização da cobertura jornalística da V Convenção do 

BE e do XXII Congresso CDS/PP em serviços noticiosos dos canais generalistas 

(RTP, SIC e TVI) 

 V Convenção BE XXII Congresso CDS/PP 

 RTP SIC TVI RTP SIC TVI 

 n h:m:s n h:m:s n h:m:s n h:m:s n h:m:s n h:m:s 

Directo 2 0:04:33 0 0:00:00 0 0:00:00 6 0:37:17 4 0:19:44 4 0:37:04 

Peça editada  5 0:07:17 3 0:02:17 3 0:04:44 5 0:08:51 0 0:00:00 2 0:03:13 

Totais 7 0:11:50 3 0:02:17 3 0:04:44 11 0:46:08 4 0:19:44 6 0:40:17 



 

9 

  

Os dados da figura 2 mostram que a Convenção do Bloco de Esquerda contou com 

transmissões em directo em dois dos blocos informativos da RTP, não tendo merecido 

qualquer ligação em directo na SIC e na TVI.  

Quanto à cobertura do Congresso do CDS/PP, na RTP obteve maior número de peças 

com ligações em directo e com maior duração do que a Convenção do Bloco de 

Esquerda. Nos dois operadores privados, o Congresso do CDS/PP mereceu transmissões 

em directo, ao contrário da Convenção do Bloco de Esquerda.  

As opções dos três operadores foram, pois, idênticas, no que se refere a uma maior 

valorização editorial do Congresso do CDS/PP face à Convenção do Bloco de Esquerda, 

considerando a extensão da cobertura e a inclusão de directos.  

  

5. Análise  

 

5.1. Os elementos apurados na análise comparativa da cobertura dos dois 

acontecimentos nos principais blocos informativos dos três canais generalistas permitem 

verificar que a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda obteve, nos três canais, uma 

cobertura que pode considerar-se como “de rotina”, sem nada que a distinguisse, 

significativamente, dos demais assuntos noticiados. Diferentemente, os três canais 

atribuíram ao XXII Congresso Nacional do CDS/PP maior “valor noticioso”, 

conferindo-lhe, por isso, maior visibilidade em termos quantitativos e qualitativos. A 

RTP, a SIC e a TVI coincidiram, pois, nas opções editoriais relativamente aos dois 

acontecimentos, fazendo prevalecer critérios jornalísticos sobre critérios, por exemplo, 

de representatividade eleitoral dos partidos promotores de cada um dos acontecimentos.  

 

5.2. Os operadores RTP e SIC (os únicos mencionados na queixa) justificam, aliás, estas 

diferenças invocando o interesse jornalístico de cada um dos acontecimentos em 

questão (cfr. supra pontos 2.2 e 2.3). A SIC alega que o Congresso do CDS/PP “tinha 

motivos de interesse noticioso mais relevantes”, uma vez que estava em causa o 

“regresso ao partido de um dirigente recém-eleito” e a expectativa “sobre o nome do 



 

10 

candidato [do CDS/PP] à Câmara Municipal de Lisboa, factor mantido em segredo até 

ao último minuto.” Por seu turno, a Direcção de Informação da RTP refere apenas que a 

“cobertura da Convenção do Bloco de Esquerda foi a adequada, tendo em conta o 

interesse jornalístico do evento”, sem acrescentar qualquer explicitação dos critérios 

seguidos.  

 

5.3. Tendo presente o princípio da liberdade editorial que assiste aos operadores, estes 

não se encontram obrigados a uma representação equitativa de iniciativas promovidas 

por forças político-partidárias – independentemente destas terem ou não assento 

parlamentar –, cabendo-lhes decidir sobre os acontecimentos a noticiar e as suas formas 

de mediatização, de acordo com critérios jornalísticos por eles definidos.  

 

5.4. O facto de a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda e do Congresso do 

CDS/PP se configurarem como “reuniões magnas” das respectivas organizações 

partidárias não impõe portanto, ao contrário do que é sugerido na argumentação do 

queixoso, a obrigatoriedade de um tratamento mediático simétrico, indiferente a outros 

critérios de noticiabilidade.  

 

5.5. A cobertura da V Convenção do Bloco de Esquerda realizada pelo operador público 

e pelos dois operadores privados (embora, como referido, a queixa exclua a TVI), se 

avaliada por si só, não é censurável, uma vez que o acontecimento não foi ignorado nos 

principais blocos informativos dos três operadores, inscrevendo-se as opções tomadas 

quanto à sua cobertura nos limites do exercício da autonomia editorial dos operadores.  

 

5.6. Acresce que, conforme plasmado em Deliberações da ERC, “qualquer operador de 

televisão e o próprio serviço público de televisão (este, em menor medida) beneficiam 

(…) deste ‘privilégio’ de autonomia, uma vez que, se assim não fosse, pouco os 

diferenciaria de uma caixa de ressonância aritmética e mecânica da actividade político-

partidária, com uma informação que haveria de ser praticamente idêntica qualquer que 



 

11 

fosse o operador televisivo que estivesse em causa” (cfr. Deliberação 3-Q/2006, Queixa 

do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata contra a RTP, citada supra). 

 

5.7. Por outro lado, relativamente à obrigatoriedade do operador de serviço público de 

televisão, de fornecer uma informação política diversificada, acessível a todos os 

públicos e aberta aos diferentes protagonistas políticos, ela não significa, como 

afirmado nas Deliberações 18-Q/2006 e 3/PLU-TV/2007, “que a RTP deva assegurar 

em todo e qualquer caso, segundo um principio de igualdade aritmético ou 

contabilístico, a representação de todos os grupos com assento parlamentar”. De facto, 

tendo em conta o entendimento do Conselho Regulador quanto à avaliação do 

cumprimento das obrigações de pluralismo (vidé ponto 4.1., supra), a mesma deve ser 

feita num período de tempo razoável que permita identificar com suficiente clareza e 

objectividade a prática e critérios seguidos pelo operador televisivo em causa. Neste 

sentido, aqui reiterado, cfr., nomeadamente, o exposto no documento Avaliação do 

Pluralismo Político-Partidário na Televisão Pública, de 9 de Maio de 2007, no qual se 

definem as regras a adoptar nessa avaliação, o Conselho Regulador considera adequado 

à avaliação “um período entre três a seis meses”, “[s]em prejuízo da flexibilidade 

necessária à avaliação de eventuais repercussões de um determinado tema de 

actualidade no período seguinte”. 

 

5.8. O acima exposto não invalida, contudo, a verificação do diferente tratamento 

editorial conferido pelos três canais generalistas à Convenção do Bloco de Esquerda e 

ao Congresso do CDS/PP, embora o Conselho considere que, para uma avaliação ser 

rigorosa, se impõe um enquadramento no horizonte temporal acima referido, o qual 

permitirá identificar a existência ou não de “tratamento discriminatório” do Bloco de 

Esquerda relativamente a outras formações partidárias, em especial, por parte do 

operador concessionário do serviço público de televisão. 

 

5.9. Com efeito, e em conclusão, seria abusivo, e contrário ao valor fundamental da 

liberdade editorial dos operadores televisivos, fossem eles o serviço público de televisão 



 

12 

ou os operadores privados, que o Conselho impusesse uma cobertura televisiva assente, 

como aparentemente defendido pelo queixoso, num princípio de não-discriminação de 

forças político-partidárias medido em cada instante, ou pela comparação que viesse a 

ser estabelecida à luz, por exemplo, da relativa simultaneidade de iniciativas como 

aquelas que aqui foram reportadas. No limite, aliás, e se estivesse em causa, de forma 

objectiva, o valor-notícia, a cobertura televisiva de uma actividade político-partidária de 

um partido não representado no Parlamento poderia justificar, no caso concreto, uma 

maior atenção do que a que viesse a ser dada a uma iniciativa de uma força político-

partidária com representação parlamentar. 

 

5.10. Da mesma sorte, e quanto ao serviço público de televisão e aos operadores 

privados (no caso, e objecto da queixa, a SIC), o Conselho, para lá das conclusões já 

expendidas, recorda que a avaliação do pluralismo político (tomando como referência 

importante o conjunto dos partidos com assento ou representação parlamentar) assenta, 

quanto ao serviço público de televisão, em critérios mais exigentes do que os aplicáveis 

aos operadores privados. Mas, mesmo segundo este crivo particular, não detecta, no 

caso, qualquer violação de obrigações que, nesta matéria, impendam sobre a RTP. 

 

6. Deliberação 

 

Na sequência da apreciação da queixa apresentada pela Comissão Política do Bloco de 

Esquerda contra a RTP e a SIC, por falta de pluralismo na cobertura noticiosa da V 

Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, que decorreu em Lisboa, nos dias 2 e 3 de 

Junho. 

 

Considerando que a apreciação do cumprimento dos deveres legais de garantia e 

promoção do pluralismo político não pode por regra assentar, apenas, na avaliação de 

uma situação isolada, necessitando, antes, de uma análise sistemática da prática e dos 

critérios seguidos num período razoavelmente longo e consistente, tendo em conta a 

ponderação de factores qualitativos e quantitativos; 



 

13 

 

Considerando que o Conselho Regulador aprovou e divulgou junto dos partidos 

políticos com representação parlamentar e do operador público as regras nas quais 

baseia a sua avaliação do pluralismo político-partidário no serviço público de televisão;  

 

Notando que as opções da RTP e da SIC se situaram, no caso vertente, dentro dos 

limites da sua autonomia e liberdade editoriais e que, não obstante ter existido 

tratamento diferenciado entre os acontecimentos identificados na queixa, não se registou 

inobservância do dever de garantir o pluralismo da informação, consagrado no n.º 6 do 

artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa e nos arts. 46.º 47.º, n.º 2, als. a) e 

b), ambos da Lei da Televisão em vigor aquando da cobertura televisiva dos dois 

acontecimentos político-partidários, 

 

1. O Conselho Regulador delibera, pelos motivos expostos, não dar seguimento à queixa 

formulada pela Comissão Política do Bloco de Esquerda; 

 

2. Reserva a avaliação do pluralismo político-partidário na RTP, pelas razões expostas, 

para o relatório trimestral a publicar em Dezembro de 2007. 

 

Lisboa, 27 de Setembro de 2007 

 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira (abstenção) 

 

 


