
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação
93/2015 (DR

Recurso apresentado pelos titulares cessantes dos órgãos sociais do 
Instituto Maria da Paz Varzim 

alegada d

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 
 
 
 

Deliberação 
93/2015 (DR-I) 

 
 
 
 
 
 

Recurso apresentado pelos titulares cessantes dos órgãos sociais do 
Instituto Maria da Paz Varzim – (IMPV) contra o jornal Voz da Póvoa

alegada denegação do direito de resposta
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
26 de maio de 2015

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 

Recurso apresentado pelos titulares cessantes dos órgãos sociais do 
jornal Voz da Póvoa, por 

enegação do direito de resposta 



ERC/04/2015/462         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 93/2015 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso apresentado pelos titulares cessantes dos órgãos sociais do Instituto 

Maria da Paz Varzim – (IMPV) contra o jornal Voz da Póvoa, por alegada denegação 

do direito de resposta 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Deu entrada na Entidade Reguladora para Comunicação Social-ERC, um recurso apresentado 

por Deolinda Odete Fernandes da Silva Costa, José Manuel Gomes Soares Pessoa, José Maria 

Carvalho Furtado, António Joaquim Nova Araújo, João Paulo Tavares Moreira, Jorge Manuel 

Macedo Barbosa, Fernando Nelson Leite Moreira e Horácio Soares Carvalho – na qualidade de 

titulares cessantes dos órgãos sociais do Instituto Maria da Paz Varzim – adiante IMPV 

(doravante, Recorrentes), contra o jornal A Voz da Póvoa, propriedade de A Voz da Póvoa - 

Comunicação Social, S.A., com sede na Av. Vasco da Gama, 523,Galerias Recife, Lj 13, 4490-

410, Póvoa do Varzim (doravante, Recorrido). 

 

II. Objeto do recurso 

 

O recurso tem por objeto a alegada denegação do direito de resposta, por parte do Recorrido, 

com referência à publicação da notícia com o título «O Instituto Maria da Paz Varzim 

apresentou prejuízo», na edição do jornal A Voz da Póvoa, no dia 1 de abril de 2015. 

 

III. Argumentação do Recorrente 

 

1. Os Recorrentes apresentaram um recurso na ERC-Entidade Reguladora para Comunicação 

Social, em 24 de abril de 2015, referente à alegada denegação de direito de resposta, por 

parte do jornal A Voz da Póvoa, fazendo referência aos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



ERC/04/2015/462         

2 

2. Referem os Recorrentes que aquele jornal publicou, no dia 1 de abril de 2015, uma notícia 

com o título «O Instituto Maria da Paz Varzim apresentou prejuízo». 

3. Segundo os mesmos, na referida notícia «são feitas referências de facto inverídicas ou 

erróneas que lhes dizem respeito, pelo que afectam necessariamente a sua reputação e 

boa fama e, além disso, poderão induzir em erro os leitores em geral e os associados do 

Instituto Maria da Paz Varzim (IMPV) em particular». 

4. Os recorrentes indicam que entregaram naquele jornal, no dia 13 de abril de 2015 

(segunda-feira), um texto para publicação, ao abrigo do direito de resposta, fazendo 

alusão ao artigo 24.º e seguintes da Lei de Imprensa (cópia anexa ao recurso apresentado 

na ERC). 

5.  Segundo os mesmos, o referido texto de direito de resposta não foi publicado em 

nenhuma das edições que se seguiram.  

6. Acrescentam ainda que o jornal não lhes comunicou que não iria publicar o texto. 

  

IV. Argumentação do Recorrido 

 

7. O diretor do jornal foi contactado para se pronunciar sobre os factos alegados (conforme 

ofícios em anexo). 

8. Na sua resposta, o jornal confirma a publicação da referida notícia, remetendo cópia da 

mesma. Envia, ainda, cópia de um documento (parecer do conselho fiscal do referido 

Instituto).  

9. Em resposta, o jornal apresenta os seguintes argumentos: 

10. Na notícia publicada na referida data, o «jornalista limitou-se a transcrever a informação 

que lhe foi dada que constava do parecer do Conselho Fiscal e das declarações de 

Deolinda Nogueira, Presidente do Instituto Maria Paz Varzim, verificando-se que o 

conteúdo da mensagem encontra-se entre aspas». 

11.  Refere que «por se tratar de uma notícia cuja informação tinha sido transmitida por 

terceiros, pensava o signatário que não haveria lugar a direito de resposta, pois os factos 

não eram inverídicos ou erróneos e o Relatório de Contas de 2014 tinha sido aprovado por 

unanimidade na Assembleia Geral convocada para a sua apreciação e votação». 



ERC/04/2015/462         

3 

12.  Indica ainda que, na sequência da receção do pedido de publicação do direito de resposta, 

foi solicitado ao jornalista que fez a cobertura da assembleia do IMPV, pelo diretor do 

jornal, que contactasse os recorrentes, com vista à marcação de uma entrevista no jornal. 

13.  Acrescenta que o jornalista Tomás Postiga sugeriu a António Joaquim Nova Araújo (um 

dos Recorrentes) que fosse realizado o contraditório, através de uma entrevista, que 

considera «um acto com relevância superior a um mero direito de resposta, onde 

poderiam esclarecer toda a situação com maior amplitude». 

14.  O diretor do jornal indica que o mesmo indicou que teria de falar com os restantes 

interessados mas que nunca chegou a responder ao jornal, pelo que, ficou surpreendido 

com a apresentação do recurso em causa. 

15.  Refere ainda que «(...) é prática deste jornal dar oportunidade a todas as pessoas de 

expor o seu ponto de vista, quer como artigos de opinião, quer em entrevista, quer, ainda, 

em direito no exercício do direito de resposta(...)»; que o jornal nunca teve qualquer 

problema do género; que sempre cumpriu os seus deveres deontológicos e demais 

obrigações legais; vive com dificuldade de edição e pagamento de salários e demais 

encargos; e que a aplicação de uma coima «colocará em risco a sobrevivência do jornal e 

dos postos de trabalho dos seus colaboradores». 

 

V. Factos Apurados 

 

16. O jornal A Voz da Póvoa publicou no dia 1 de abril de 2015, uma notícia com o título «O 

Instituto Maria da Paz Varzim apresentou prejuízo». 

17. Da referida notícia, destaca-se:  

17.1.  «Cerca de três dezenas de associados do Instituto Maria da Paz Varzim (IMPV) 

aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2014, que apresentou um 

prejuízo de cerca de 13.400 euros. Da responsabilidade da direção anterior, 

presidida por Odete Costa, o documento «traduz dificuldades, no desempenho da 

sua atividade» refere o parecer do Conselho Fiscal (...)». 

17.2. O texto inclui ainda uma citação de Deolinda Nogueira, eleita presidente daquele 

Instituto em janeiro de 2015: «disseram que íamos herdar uma situação financeira 

invejável. Mas deixaram-nos apenas dois depósitos a prazo, no valor de 10 mil 

euros cada, e pouco mais de 3.200 euros à ordem. No primeiro mês de gestão, 



ERC/04/2015/462         

4 

tivemos alguns problemas de tesouraria, mas conseguimos honrar os nossos 

compromissos».  

17.3. A notícia contém ainda uma referência ao facto de a Presidente do IMPV pretender 

candidatar esta instituição ao Projeto Arrisca, acrescentando que uma das suas 

prioridades é o equilíbrio das contas e que iria ter lugar uma assembleia-geral 

extraordinária para «debater a situação actual do Instituto e tentar encontrar 

soluções para as dificuldades financeiras que enfrentamos».  

18.  Os Recorrentes entregaram, no referido jornal, no dia 13 de abril de 2015, um texto por 

eles assinado (documento anexo e que contém o carimbo do referido jornal), ao abrigo do 

direito de resposta (fazendo alusão ao artigo 24.º e seguintes da Lei de Imprensa), 

solicitando a sua publicação nos termos da referida legislação. 

19.  Do referido texto, entregue no jornal (para exercício do direito de resposta) destaca-se: 

«(...) entendendo que o seu conteúdo poderá induzir em erro os leitores em geral e os 

sócios do IMPV cujo mandato cessou me janeiro do corrente ano, solicitar a publicação do 

seguinte texto, ao abrigo do direito de resposta(...).Em noticia publicada neste mesmo 

jornal de 01/04/2015, sob o título “O Instituto Maria da Paz Varzim Apresentou Prejuízo”, 

pode ler-se que o Relatório e Contas do exercício de 2014 apresentou um prejuízo de 

cerca de 13.400 euros e que o documento, conforme parecer do Conselho Fiscal,  “ traduz 

dificuldades no desempenho da sua atividade”.(...)O resultado negativo do exercício 

apresentado terá que ser corretamente interpretado(...).Manda a verdade que se diga 

que em 31/12/2014, o saldo de tesouraria era de 43.318.26 € (...).E, à data da tomada de 

posse dos novos Órgãos Sociais, em 19 de janeiro, o Saldo de Tesouraria era de 

37.755,76€(...)Com este esclarecimento publico, pretende-se desfazer equívocos e 

encerrar em definitivo este assunto(...)reservam-se os subscritores o direito de ir até às 

ultimas consequências, utilizando todos os instrumentos legais ao dispor, na defesa da 

sua Honra e do Bom Nome». 

20. Posteriormente, em 24 de abril de 2015, Deolinda Odete Fernandes da Silva Costa, José 

Manuel Gomes Soares Pessoa, José Maria Carvalho Furtado, António Joaquim Nova Araújo, 

João Paulo Tavares Moreira, Jorge Manuel Macedo Barbosa, Fernando Nelson Leite 

Moreira e Horácio Soares Carvalho, titulares dos órgãos sociais do Instituto Maria da Paz 

Varzim, apresentaram um recurso na ERC-Entidade Reguladora para Comunicação Social, 

alegando a denegação de direito de resposta, por parte do jornal A Voz da Póvoa, fazendo 



ERC/04/2015/462         

5 

referência aos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, afirmando «que em tal notícia são 

feitas referências de facto inverídicas ou erróneas que lhes dizem respeito, pelo que 

afectam necessariamente a sua reputação e boa fama e, além disso, poderão induzir em 

erro os leitores em geral e os associados do Instituto». 

21.  O texto não foi publicado no jornal, nas edições que se seguiram (publicação de 

periodicidade semanal) nem foi apresentada resposta por escrito aos respondentes 

(Recorrentes). 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

22. O disposto nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º da C.R.P, bem como nos artigos 24.º e seguintes 

da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro). 

23. A ERC é competente nos termos do disposto na alínea f) do artigo 8.º, alínea j) do n.º 3 do 

artigo 24.º e artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, tendo ainda aplicação o disposto na alínea c) do n.º 2 do 

artigo 2.º e artigo 24.º e seguintes da Lei de Imprensa.  

24. Releva igualmente a Diretiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

retificação na Imprensa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de novembro de 

2008. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

25. O direito de resposta encontra-se consagrado na Constituição da Republica Portuguesa 

(artigo 37.º n.º 4 e artigo 39.º) e, estando em causa uma notícia publicada num jornal, tem 

ainda aplicação o disposto no artigo 24.º e seguintes, da Lei da Imprensa. 

26. Nos termos do n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa «tem direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, serviço ou 

organismo público, bem como o titular de qualquer órgão ou responsável por 

estabelecimento público, que tiver sido objeto de referências, ainda que indiretas, que 

possam afetar a sua reputação e boa fama». 

27. Na situação em apreço, foi divulgada uma notícia e solicitada a publicação de direito de 

resposta relativo à mesma.  



ERC/04/2015/462         

6 

28. Não foi apresentada resposta ou comunicada a sua recusa. 

29.  Estabelece o artigo 59.º dos Estatutos da ERC que pode ser apresentado recurso na ERC 

«em caso de denegação ou de cumprimento defeituoso de direito de resposta». Na 

presente situação, e atento o exposto - na ausência de publicação ou comunicação de 

recusa – os recorrentes apresentaram legitimamente recurso, dentro do prazo previsto na 

lei - nos termos do disposto no artigo 27.º, n.º1, da Lei de Imprensa, em conjugação com o 

artigo 59.º dos Estatutos da ERC - isto é, dentro dos 30 dias seguintes à data da recusa da 

expiração do prazo legal para satisfação do direito (considerando que o recurso foi 

apresentado na ERC, no dia 24 de abril de 2015, e que o prazo legal para satisfação 

daquele direito pelo jornal - não tendo sido comunicada a recusa da sua publicação - por 

aplicação do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 26.º da Lei da Imprensa, por se tratar 

de publicação semanal, terminou no dia 22 de abril de 20151).  

30. Refira-se, como nota prévia, que o âmbito de intervenção da ERC na presente situação, 

nos termos do artigo 59.º dos Estatutos, se circunscreve à verificação dos termos em que 

ocorreu a recusa ou a publicação deficiente de direito de resposta, e não à apreciação da 

veracidade ou falsidade dos factos alegados, salientando-se ainda que a lei consagra a 

possibilidade de recurso aos tribunais, nos termos do previsto no n.º 1 do artigo 27.º da 

Lei de Imprensa. É ainda de referir que a apreciação por parte da ERC é independente de 

procedimento criminal, nos termos do n.º 5 do artigo 24.º da mesma lei. 

31. Importa, desse modo, começar por verificar a existência de direito de resposta e, em caso 

afirmativo, se foram observados os procedimentos previstos na lei, para o seu exercício, 

bem como se o jornal, infringiu as citadas disposições legais. 

32. A notícia identificada pelos Recorrentes contém referências diretas aos mesmos, 

enquanto titulares dos órgãos sociais daquele Instituto durante o ano de 2014, sendo 

referido, expressamente, o nome de um dos Recorrentes (Odete Costa, referindo que a 

mesma presidia a anterior direção), associando-os a resultados negativos daquele 

mesmo Instituto. As referências que são feitas naquela notícia permitem estabelecer uma 

                                                           
1
 A referida publicação é semanal, a notícia foi publicada a uma quarta-feira (edição de dia 1 de abril), e o texto de 
direito de resposta foi entregue nas instalações do jornal no dia 13 de abril (segunda-feira).Por aplicação do 
disposto na referida disposição legal (e não tendo sido comunicada recusa no prazo de três dias após a receção 
do texto de direito de resposta), sendo o jornal semanal e publicado às quartas-feiras, a publicação deveria ter 
ocorrido na edição da semana de 20 a 24 de abril (nos termos do artigo 26.º  da Lei de Imprensa«(...)2 - A 
resposta ou a rectificação devem ser publicadas (...) b) No primeiro número impresso após o segundo dia 
posterior à recepção, tratando-se de publicação semanal»).  



ERC/04/2015/462         

7 

ligação entre a situação financeira do IMPV retratada na notícia e a atividade desenvolvida 

pelos responsáveis pela mesma, onde se incluem os seus órgãos sociais.  

33. O artigo 24.º da Lei de Imprensa estabelece que, para que haja lugar ao exercício de direito 

de resposta, em conformidade com o disposto no artigo 37.º, n.º 4, da C.R.P., as 

referências contidas na mesma devem configurar uma ofensa ao bom nome e reputação 

do respondente, aplicando-se quer às pessoas singulares, quer as pessoas coletivas. Para 

se aferir a suscetibilidade de uma notícia afetar tais valores, deve ser tomada em conta a 

perspectiva daquele que é referenciado na mesma.  

34. Os recorrentes referem que a publicação de tal notícia coloca em causa o seu bom nome e 

honra, para além de conter factos inverídicos que podem induzir em erro os leitores e 

associados daquele Instituto.  

35. Descritas as referências feitas naquela notícia, na qual se faz alusão à existência de 

«prejuízos» relativos ao ano de 2014, considera-se que as mesmas são suscetíveis de 

afetar a honra e o bom nome de quem detinha, durante esse período de tempo, 

responsabilidades naquela instituição (sendo essa a situação dos recorrentes). Realça-se 

que a notícia se refere expressamente a uma das Recorrentes, Odete Costa, enquanto 

responsável pela aprovação de um documento, indicando que o mesmo «da 

responsabilidade da direção anterior, presidida por Odete Costa, o documento «traduz 

dificuldades, no desempenho da sua actividade». Pelo que, em conclusão, se considera 

que o teor desta notícia, sendo suscetível de ser entendido pelos Recorrentes (que 

ocupavam cargos nos órgãos sociais da IMPV durante o referido ano) como lesivo do seu 

bom nome e reputação, e de conter indicações erróneas, legitima o exercício do direito de 

resposta (em conformidade com o n.º 1 do artigo 24.º da Lei da Imprensa). 

36. Verificada a legitimidade dos Recorrentes, torna-se ainda necessário verificar a 

observância de um conjunto de requisitos, a cargo dos mesmos, mais precisamente, nos 

termos do disposto no artigo 25.º da Lei da Imprensa. 

37.  Antes de se proceder à análise desses requisitos, começa por se analisar o argumento 

apresentado pelo jornal na sua pronúncia, respeitante ao alegado contacto do jornal com 

os Recorrentes, com vista à realização de uma entrevista, de forma a permitir aos 

Recorrentes a apresentação do seu ponto de vista sobre a notícia publicada.  

38. De facto, estabelece o artigo 24.º, n.º 4, da Lei da Imprensa que o «direito de resposta e o 

de rectificação ficam prejudicados se, com a concordância do interessado, o periódico 



ERC/04/2015/462         

8 

tiver corrigido ou esclarecido o texto ou imagem em causa ou lhe tiver facultado outro 

meio de expos a sua posição.»  

39. Efetivamente, os titulares do direito de resposta podem apresentar a sua posição sobre 

uma notícia divulgada, por outros meios, facultados pelo órgão de comunicação em causa, 

como por exemplo, através de um pedido de desculpas. Verifica-se que na situação em 

apreço, o meio indicado pelo jornal (entrevista), na sua resposta, é idóneo à realização 

daquele objetivo. No entanto, para que seja afastada a obrigatoriedade acima referida, 

com base neste fundamento, é necessário que exista a concordância dos titulares de 

direito de resposta, no sentido de prescindirem do exercício do mesmo, nos termos 

definidos na lei (publicação em jornal de texto de direito de resposta). E, note-se, que a 

prova da concordância do mesmo cabe ao órgão de comunicação social, «não sendo 

suficiente a alegação desse facto», conforme se refere na anotação ao artigo 25.º da Lei 

de Imprensa (Comentário à Lei da Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, de Maria Manuel 

Bastos e Neuza Lopes, Coimbra Editora, agosto de 2011, pág. 84).Pelo que, tendo em 

conta os elementos disponibilizados, verifica-se que o jornal não apresenta prova dos 

contactos estabelecidos nesse sentido, nem da existência de acordo nesse sentido, não 

procedendo, desse modo, o seu argumento.  

40.  No que respeita ao requisitos a ter em conta, para verificação do regular exercício de 

direito de reposta por parte dos Recorrentes, é de referir que o direito de resposta tem que 

ser exercido pelo próprio titular, por escrito, e neste caso, dirigido ao jornal, dentro do 

prazo previsto na lei (30 dias). 

41.  Cabe ao órgão de comunicação social, mediante a receção de texto para direito de 

resposta, verificar o cumprimento dos requisitos previstos na lei. Conforme se refere na 

obra citada, na página 102, «[o] Conselho regulador da ERC tem ainda frisado que a não 

publicação de um direito de resposta impõe o dever, por parte do diretor do periódico, de 

informar o interessado, por escrito, acerca da sua recusa e fundamento». Compete desse 

modo ao jornal, após a receção de um texto para cumprimento do direito de resposta, 

publicar o referido texto, nos prazos e termos indicados no artigo 26.º de Imprensa, ou 

comunicar a sua intenção de não proceder à referida publicação, com indicação dos 

fundamentos dessa mesma recusa, no prazo de três dias. 

42. Na situação em análise, os Recorrentes contactaram o jornal por escrito (conforme 

documento em anexo) descrevendo a situação ocorrida e solicitando, a publicação de 



ERC/04/2015/462         

9 

direito de resposta, no dia 13 de abril, isto é, 12 dias após a publicação da notícia em 

causa, pelo que foi respeitado o prazo previsto na lei. 

43.  O texto de direito de resposta deve ainda respeitar requisitos de extensão e teor previstos 

no n.º 4 do artigo 25.º da Lei da Imprensa. 

44.  Mais precisamente, o artigo 25.º da Lei da Imprensa estabelece, no seu n.º 4, limites 

quantitativos para o texto de direito de resposta: «o conteúdo da resposta (...) não 

podendo a sua extensão exceder 300 palavras ou a parte do escrito que a provocou, se for 

superior, descontando a identificação, a assinatura e as fórmulas de estilo (...)». 

45. Analisado o texto de direito de resposta apresentado pelos respondentes (Recorrentes) 

verifica-se que o mesmo excede o referido limite (300 palavras), tendo em consideração 

que o texto a que se visa responder apresenta extensão inferior a esse limite.  

46. Contudo, na situação em apreço, o jornal não apresentou qualquer resposta aos 

respondentes, comunicando que o referido texto deveria ser reduzido, ou publicado com 

excesso de palavras, mediante pagamento, nos termos do previsto no n.º 1 do artigo 26.º 

da Lei de Imprensa, nem procedeu à publicação do referido texto. Note-se que apesar do 

texto remetido ao jornal para publicação como direito de resposta não cumprir o requisito 

referido à sua extensão, tal não isenta o denunciado de cumprir o seu dever de 

informação, de comunicação da recusa da publicação, com os fundamentos previstos no 

n.º 7 do artigo 26.º da Lei da Imprensa.  

 

VIII. Deliberação 

 

O Conselho Regulador da ERC tendo analisado o recurso interposto pelos titulares cessantes 

dos órgãos sociais do Instituto Maria da Paz Varzim – (IMPV) contra o jornal Voz da Póvoa, por 

falta de cumprimento das regras aplicáveis à publicação de direito de resposta, no exercício 

das suas competências, f) do artigo 8.º, alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º e artigo 59.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera:  

 

1.  Reconhecer a titularidade do direito de reposta dos Recorrentes, relativamente à 

notícia divulgada no jornal A Voz da Póvoa, com o título «O Instituto Maria da Paz 

Varzim apresentou prejuízo», na edição de dia 1 de abril de 2015. 



ERC/04/2015/462         

10 

2. Verificar que o texto de direito de resposta enviado ao jornal A Voz da Póvoa 

apresenta extensão superior ao limite previsto na lei (300 palavras) pelo que deve o 

respondente reduzir o texto de direito de resposta até ao limite de 300 palavras, ou 

proceder ao pagamento do excesso, no prazo de 3 dias após a receção desta 

deliberação (com referência ao n.º 7 do artigo 26.º da Lei da Imprensa).  

3. Verificar a inobservância, pelo jornal A Voz da Póvoa, propriedade de A Voz da Póvoa- 

Comunicação Social, S.A., do dever de comunicação da recusa da publicação, previsto 

no n.º 7 do artigo 26.º da Lei da Imprensa. 

4. Determinar ao jornal “A Voz da Póvoa” que proceda à publicação, na sua edição 

impressa do direito de resposta dos Recorrentes, em estrita conformidade com as 

exigências plasmadas no artigo 26.º da Lei de Imprensa, e nos prazos nele previstos, 

após o cumprimento do estabelecido no número 2 da presente deliberação e receção 

da resposta dos Recorrentes. A publicação do texto de direito de resposta deve ainda 

referir que decorre de determinação da ERC, nos termos do artigo 27.º, n.º 4, do 

mesmo diploma legal.  

5. Advertir o ora Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro; 

6.  Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar para a ERC um exemplar da edição onde 

conste a publicação do texto de resposta. 

 

Dado tratar-se de uma decisão condenatória (cfr. alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime 

das Taxas da ERC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado pelo 

Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 

36/2009, de 28 de maio), é devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 

unidades de conta, nos termos do disposto na verba 27 do Anexo V que incide sobre A Voz da 

Póvoa- Comunicação Social, S.A., a qual, para efeitos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 

21.º do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição prévia, a ser exercido no prazo 

de 10 (dez) dias contados da data de notificação da presente deliberação.  

 

 

 



ERC/04/2015/462         

11 

Lisboa, 26 de maio de 2015 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro (abstenção com declaração) 

Rui Gomes 


