
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/246 (CONTJOR-TV)  

 

 

Participações contra a edição de 25 de março de 2023 do 
noticiário “3 às 19” transmitido na RTP3, a propósito de uma 

entrevista ao Ministro do Interior francês 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
27 de junho de 2023



   

1 

 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/246 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Participações contra a edição de 25 de março de 2023 do noticiário “3 às 19” 

transmitido na RTP3, a propósito de uma entrevista ao Ministro do Interior francês 

 

I. Participações 

1. Deram entrada na ERC, entre 28 de março e 29 de abril de 2023, 120 participações contra 

a edição de 25 de março de 2023 do noticiário “3 às 19” transmitido na RTP3, a propósito de 

uma entrevista ao Ministro do Interior francês. 

 

2. Nas participações alega-se que a tradução das declarações do ministro padeceu de rigor 

ao traduzir “gauche” (no original) por “direita” (nas legendas). 

 

3. Em resumo, as participações referem: 

i. «Numa entrevista ao Ministro do Interior francês acerca dos distúrbios com 

extrema violência registados em França, o Ministro explica que foi causada por 

elementos da extrema-esquerda. A RTP3 traduziu para “extrema-direita”. Não é 

possível tratar-se de lapso, pois a palavra “gauche” não deixa margem para 

dúvidas que ele se referia à esquerda, e não à direita (“droite”). (…) não é isento 

nem rigoroso»; 

ii. «(…) isto é uma clara manipulação de informação»; 

iii. «Gostava que o canal em questão repusesse a entrevista (…) com as legendas 

corretamente corrigidas ao mesmo tempo pedir desculpas aos telespectadores 

pelo erro.»; 

iv. «(…) é fácil de perceber que o erro foi introduzido propositadamente»; 



   

2 

 

 

v. «Isto muda radicalmente o significado». 

 

II. Posição do Denunciado 

4. Notificada a pronunciar-se, a RTP3 começa por dizer que «a Direção de Informação 

Televisão (DI TV), naturalmente, reconhece a existência de um erro do serviço de Tradução e 

Legendagem da RTP. Um erro, um lapso que não deve ter nenhuma outra leitura ou 

enquadramento que não essa. O que ocorreu foi aquilo que, em linguagem corrente, se pode 

designar como um ato falhado, pois qualquer tradutor sabe a diferença entre gauche e 

droite.» 

 

5. Acrescenta que a «DI TV detetou de imediato o erro e solicitou, também de imediato, a 

sua correção nesse momento. O que aconteceu. No entanto, nos tempos que correm, 

qualquer erro é suscetível de rapidamente viralizar, tendo promovido, internamente, todos 

os procedimentos necessários, designadamente reiterando e reforçando a absoluta 

necessidade de verificação para que erros como este não se repitam.» 

 

6. Conclui dizendo que, «não pondo em causa o impacto que um erro desta natureza pode 

causar, não podemos deixar de salientar que se trata disso mesmo, de um lapso». 

 

III. Análise e fundamentação 

7. Atente-se que a ERC é competente para apreciar a matéria em causa na presente 

participação, na medida definida nos seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, atendendo em particular à alínea d) do artigo 7.º, à alínea a) do artigo 8.º, e à alínea 

a) do n.º 3 do artigo 24.º. 



   

3 

 

 

8. Os factos alegados serão observados à luz do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º, 

e na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a pedido 

(LTSAP)1. 

 

9. O noticiário “3 às 19”, transmitido na RTP3 no dia 25 de março de 2023, teve início 

às 18h58 e término às 19h52.  

 

10. Aos 27m42s de emissão do noticiário é transmitida a peça jornalística com 

declarações do Ministro do Interior francês, visada nas participações, com uma duração 

de 48 segundos.  

 

11. Trata-se de declarações do ministro sobre a violência que caracterizou os protestos, 

em França, contra a construção de um reservatório de água (relatados na peça anterior). 

 

12. A pivô do noticiário introduz a peça: «No protesto ficaram gravemente feridos um 

agente da polícia e também um manifestante. O Ministro do Interior francês condenou 

estes confrontos.» 

 

13. A peça é composta apenas por declarações de Gerald Darmanin, Ministro do Interior 

francês, que são legendadas em português. 

 

14. Nas legendas pode ler-se: «(…) milhares de pessoas deslocaram-se ao local, mais de 

1 milhar das quais extremamente radicalizadas, extremamente violentas; entre as quais 

do movimento Black Bloc, membros da extrema-direita, da ultradireita, que atacam 

                                                      
1 Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua versão atual. 



   

4 

 

 

fisicamente os polícias. E hoje, perante as imagens de extrema violência que sofrem os 

agentes policiais da república, quero, evidentemente, transmitir-lhes o meu apoio total e 

absoluto, dizer-lhes que estamos do seu lado e que esta demonstração de violência é 

absolutamente indesculpável, organizada claramente, como disse, por grupo de extrema-

direita.» 

 

15. Na tradução para português plasmada nas legendas, há três referências a que 

cumpre atentar: «extrema-direita» (por duas vezes) e «ultradireita». 

 

16. Nas declarações do ministro Gerald Darmanin, no original em francês, pode ouvir-se: 

«extrême gauche» (por duas vezes) e «ultra-gauche». 

 

17. Ora, é evidente que a tradução legendada não reflete as declarações do ministro. Ao 

invés, identifica um espectro político e ideológico exatamente oposto. 

 

18. Em sede de pronúncia, a própria RTP3 admite o erro, caracterizando-o como «um 

ato falhado». 

 

19. Não existem elementos disponíveis que sustentem as alegações presentes em 

algumas das participações de que o erro terá sido intencional e com o propósito de 

manipular a opinião pública. 

 

20. Pelo que, ainda que padecendo de rigor, a ERC não dispõe de evidências que 

contrariem a justificação da RTP3. 



   

5 

 

 

21. No entanto, importa atentar à pronúncia do Denunciado quando afirma que a «DI 

TV detetou de imediato o erro e solicitou, também de imediato, a sua correção nesse 

momento. O que aconteceu.» 

 

22. Nesta sede, e apesar do afirmado, a RTP3 não logrou indicar de que forma corrigiu a 

informação em causa. 

 

23. O mesmo serviço noticioso onde foram transmitidas as declarações do Ministro do 

Interior francês encontra-se disponível na plataforma digital RTP Play do serviço público 

de televisão2. 

 

24. Nesta plataforma, e à semelhança do que aconteceu na emissão linear da RTP3, as 

legendas que traduzem as declarações do ministro permanecem incorretas, traduzindo 

«extrême gauche» por «extrema-direita» e «ultra-gauche» por «ultradireita». 

 

25. Por outro lado, até ao fim da emissão do noticiário «3 às 19» daquele dia, não foi 

identificada a correção do erro, fosse pela pivô, fosse em peça editada. 

 

26. Tal atuação colide, sem margem para dúvidas, com o dever profissional constante da 

alínea b) do n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista (EJ)3, que dispõe ser dever dos 

jornalistas «proceder à retificação das incorreções ou imprecisões que lhes sejam 

imputáveis». 

 

 

                                                      
2 Disponível em: https://www.rtp.pt/play/p11155/e681016/3-as-19. Pesquisa realizada a 21/06/2023. 
3 Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro, na sua versão atual. 



   

6 

 

 

27. A retificação dos erros constitui um importante mecanismo de autorregulação à 

disposição dos órgãos de comunicação social e uma meritória prática jornalística em prol 

do dever de informar o público «com rigor e isenção» (alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do 

EJ). 

 

28. Adicionalmente, foi possível identificar no noticiário da RTP3 “24 Horas”, do mesmo 

dia, disponível na plataforma digital RTP Play, a mesma peça jornalística com as 

declarações do ministro francês já corrigidas4, onde se traduz «extrême-gauche» por 

«extrema-esquerda» e «ultragauche» por «ultraesquerda». 

 

29. Refira-se, em primeiro lugar, que, apesar de o noticiário “24 Horas” apresentar já a 

legendagem correta das declarações do ministro – ao contrário do que foi feito no bloco 

informativo «3 às 19» -, não existiu, em momento algum, uma admissão do erro por parte 

da RTP3 perante o seu público. 

 

30. Em segundo lugar, cumpre sublinhar que o serviço RTP Play não se constitui, nem 

assim deve ser visto, como um mero arquivo audiovisual. 

 

31. A RTP Play está registada na ERC como um operador de serviço audiovisual a pedido, 

com o número de registo 800013, que se define, de acordo com o disposto na alínea s) 

do n.º 1 do artigo 2.º da LTSAP, como «a oferta ao público em geral de um catálogo de 

programas e dos conteúdos em texto que os acompanham, designadamente legendagem 

e guias eletrónicos de programação, selecionados e organizados sob responsabilidade de 

um operador de serviços audiovisuais a pedido, para visionamento de um utilizador, a 

                                                      
4 Disponível em: https://www.rtp.pt/play/p11153/e681037/24-horas. Pesquisa realizada a 21/06/2023. 



   

7 

 

 

pedido individual e num momento por este escolhido, por meio de redes de 

comunicações eletrónicas, na aceção da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro». 

 

32. Nesta medida, qualquer utilizador que, ainda nesta data, aceda à edição de 25 de 

março de 2023 do noticiário «3 às 19» disponível na plataforma RTP Play, irá contactar 

com um conteúdo incorreto e que padece de rigor informativo. 

 

33. Pelo que, dotada de autonomia editorial, caberia nesta sede (RTP Play) a cabal 

retificação do erro inicial. 

 

34. Pelo exposto, considera-se que a RTP3 não fez uso do mecanismo de autorregulação 

à sua disposição, no sentido de corrigir e, sobretudo, admitir perante o público, um erro 

evidente que, no caso em apreço, induzia a uma leitura desajustada e errónea pelos 

telespectadores.  

 

35. Assim, a RTP3 insistiu na manutenção do erro, não observando o dever de informar com 

rigor e isenção, nem o dever de retificação (alínea b), n.º 2, artigo 14.º, e alínea a), n.º 1, artigo 

14.º, ambos do EJ). 

 

IV. Deliberação 

Apreciadas 120 participações contra a edição de 25 de março de 2023 do noticiário “3 às 

19” transmitido na RTP3, a propósito das legendas de uma entrevista ao Ministro do 

Interior francês, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e 

competências de regulação constantes, respetivamente, na alínea d) do artigo 7.º, na 

alínea a) do artigo 8.º, e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.ºdos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 



   

8 

 

 

1. Considerar que a legenda em português utilizada pela RTP3 não reflete as 

declarações do Ministro do Interior francês; 

2. Verificar que, apesar de as legendas terem sido alteradas para o seu significado 

correto em noticiário posterior do mesmo dia, a RTP3 nunca admitiu o erro 

perante os telespectadores; 

3. Notar que os mesmos conteúdos, com a legendagem incorreta, permanecem na 

plataforma digital RTP Play, um operador de serviços audiovisuais a pedido; 

4. Considerar que a RTP3 insistiu na manutenção do erro, não observando o dever de 

informar com rigor e isenção, nem o dever de retificação (alínea b), n.º 2, artigo 14.º, 

e alínea a), n.º 1, artigo 14.º, ambos do EJ); 

5. Instar a RTP a proceder à correção da notícia, que ainda se encontra na Plataforma 

digital RTP Play; 

6. Instar a RTP3 ao escrupuloso respeito pelas exigências de rigor informativo e pelos 

deveres deontológicos da profissão, bem como à utilização dos mecanismos de 

autorregulação ao seu dispor, no sentido de corrigir e admitir os erros perante os 

telespectadores, promovendo a transparência junto dos seus públicos. 

 

Lisboa, 27 de junho de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 



   

9 

 

 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


