
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
45/2015 (SOND-I-PC) 

 
 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a Cofina Media, S.A. 
 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Correio da 

Manhã por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de 
opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» 

 
 
 
 

Lisboa 
18 de março de 2015



ERC/04/2013/351   

1 

CONSELHO REGULADOR DA ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 

Processo contraordenacional n.º ERC/04/2013/351 

 

Em processo de contraordenação instaurado pela deliberação do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, adotada em 13 de fevereiro de 2013, deliberação 62/2013 

(SOND-I), ao abrigo das competências cometidas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC), designadamente as previstas nos artigos 24.º n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos 

Estatutos da ERC (doravante, EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugada com o artigo 34.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, é notificada a Cofina 

Media, S.A. (doravante, Arguida), proprietária da publicação periódica Correio da Manhã, com sede 

na R. Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa, da 

 

Deliberação 45/2015 (SOND-I-PC) 

 

 

Conforme consta no processo, a Cofina Media, S.A., com sede na R. Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 

1549-023 Lisboa, sociedade que incorporou, por fusão, a Presselivre – Imprensa Livre, S.A., e à qual 

foram transmitidas todas as posições jurídicas desta, vem acusada da prática de contraordenação 

nos termos seguintes: 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 23 de abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da 

Saúde contra o jornal Correio da Manhã por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho 

(doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião “BOP Health – Os portugueses e a saúde”. 

2. O objeto do estudo versou sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do Ministro 

da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram divulgados 

no dia 17 de abril de 2012 pelo Correio da Manhã através de uma peça noticiosa publicada no 

seu portal eletrónico, sob o título «Paulo Macedo com nota negativa». Segue-se a transcrição da 

divulgação: 



ERC/04/2013/351   

2 

«Dados do Barómetro BOP Health revelam que a população tem uma má ideia do titular da 

pasta da Saúde, considerando o seu desempenho ‘mau ou muito mau’. 

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, não tem uma boa imagem junto dos portugueses. 

Segundo dados do barómetro bianual BOP Health – ‘Os Portugueses e a Saúde’, desenvolvido 

pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a consultora de comunicação 

Guess What PR, apresentado esta terça-feira em Lisboa, um terço dos portugueses ‘chumba’ 

o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito mau’. 

Além disso, o mesmo estudo revela que a forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do 

erário público é avaliada de forma ainda mais negativa. 43,5% dos portugueses considera que 

esta gestão é ‘muito má’, ‘o que se reflete no baixo nível de notoriedade de Paulo Macedo’. 

Junta-se ainda o facto de apenas 1/5 dos portugueses conhecer o nome do atual Ministro da 

Saúde e só 15% o referir de forma correta. 

Aliás, salienta o documento que ‘estes resultados indiciam a existência de um problema claro 

ao nível da comunicação entre o Governo e as populações» sendo que cerca de metade dos 

portugueses (48,3 %) defende mesmo que essa comunicação é ‘má ou muito má’. O 

barómetro BOP Health analisa ainda a relação dos portugueses com o Serviço Nacional de 

Saúde (SNS). 

Cerca de 20% aceita a ideia de um SNS pago, mas quando questionados sobre se preferiam 

descontar para o SNS ou ter um seguro de saúde privado, as opiniões dividem-se: 46,4% 

preferiam continuar a descontar para o sistema público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Relativamente às novas taxas moderadoras, cerca de metade dos portugueses (48,1 %) 

considera que nada contribuirão para melhorar a gestão da saúde em Portugal. 

Apoios 

A satisfação da população que recorre ao sector privado da saúde em Portugal é bastante 

superior à satisfação daqueles que utilizam o sector público. 

Já há cerca de 2 milhões de portugueses (23,8% da população adulta) com seguro de saúde 

privado, concentrando-se a maior parte na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Cerca de 7,5 milhões de Portugueses (86,9%) já tomaram, pelo menos por uma vez, um 

medicamento genérico». 

4. Considerando que se tratava de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsumia no artigo 1.º 

da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, por omissão 

de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

5. O jornal Correio da Manhã foi oficiado pela ERC, no dia 21 de maio de 2012, para o exercício do 

contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à arguida, no dia 5 de dezembro de 2012, que corria termos 

neste Regulador o presente processo. 

7. Em missiva recebida pela ERC no dia 4 de junho de 2012, o jornal Correio da Manhã começa por 

referir ser importante saber se «[...] o caso vertente configura uma divulgação de sondagem ou 



ERC/04/2013/351   

3 

uma mera referência a sondagens publicadas ou divulgadas em outros órgãos de comunicação 

social». 

8. Mais disse que «[...] analisada a peça jornalística publicada pelo jornal ‘Correio da Manhã’, é de 

perfilhar que estamos perante uma divulgação de sondagem, já que o jornal apenas fez 

referência aos resultados daquele estudo de opinião, aplicando-se indubitavelmente o quadro 

legal previsto no n.º 4 do artigo 7.º da LS». 

9. Continua dizendo que «[p]ara além da menção feita aos resultados, o jornal «Correio da Manhã» 

indicou ainda os responsáveis pelas sondagens aos quais fez referência no segundo parágrafo 

do texto jornalístico em crise [...]». 

10. Refere também que «[o] Jornal ‘Correio da Manhã’ indicou ainda o local e data em que ocorreu a 

primeira publicação, em conformidade com os pressupostos legalmente exigíveis pelo artigo 

7.º, n.º 4, da LS [...]». 

11. Afirma ainda o jornal que «[...] o ‘Correio da Manhã’ apenas forneceu aos seus leitores os dados 

necessários do resultado do estudo de opinião, designado por ‘Quarta vaga do barómetro BOP 

Health – Os Portugueses e a saúde’, desenvolvido pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada, 

em parceria com a consultora de comunicação Guess What PR, de modo a que os leitores 

pudessem compreender o seu sentido e limites [...]». 

12. Entende, pois, que «[...] o jornal ‘Correio da Manhã’, apenas replicou a informação fornecida na 

press release da BOP Health – Os Portugueses e a Saúde». 

13. Conclui dizendo que «[...] pela análise detalhada do texto jornalístico publicado, aqui em apreço, 

sempre haverá a concluir que a referência feita ao estudo de opinião constitui o enfoque central 

da notícia, ou seja, que o objetivo da peça jornalística foi efetivamente a divulgação dos 

resultados do referido estudo de opinião». 

14. Já a Presselivre – Imprensa Livre, S.A., atual Cofina Media, S.A., pronunciou-se através de 

missiva recebida pela ERC no dia 10 de dezembro de 2013, dizendo, em síntese, não lhe ser 

possível colaborar uma vez que o jornal Correio da Manhã «tem total liberdade editorial para 

publicar qualquer tema que entenda ser relevante, com enfoque noticioso, sem que para tal 

necessite de informar a sociedade detentora do título». Como tal, não se pronunciou sobre o 

objeto do presente processo. 

15. No caso vertente, verificou-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente relacionado 

com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara a sua submissão 

no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu artigo 1.º). Também não 



ERC/04/2013/351   

4 

existiram dúvidas de que foi divulgada uma sondagem de opinião nos termos das alíneas b) e c) 

do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utilizou uma amostra, construída através de técnicas 

estatísticas, de um determinado universo alvo. 

16. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os elementos 

mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação de sondagens. O 

propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e interpretação técnica dos 

dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de forma a não falsearem ou 

deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

17. Já no n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, às 

sondagens que tenham sido objeto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou difusão, bem 

como da indicação do responsável». 

18. Como o Conselho Regulador teve já oportunidade de se pronunciar, na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 

consideram-se ‘textos de carácter exclusivamente jornalístico’, as peças jornalísticas, orais ou 

escritas, nas quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto é, peças 

jornalísticas em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o seu enfoque 

central». 

19. Assim, para que o número 4 do artigo 7.º seja aplicável é necessário que na peça jornalística 

visada a divulgação do resultado da sondagem não constitua o seu enfoque central e que 

previamente tenha existido a divulgação do resultado da sondagem num órgão de comunicação 

social. 

20. Ora, analisada a peça jornalística em causa, verificou-se que o enfoque central da mesma é a 

divulgação dos resultados de uma sondagem pelo que, ao contrário do que sustenta o 

Denunciado, o caso em análise não é enquadrável no número 4 do artigo 7.º da LS. 

21. Por outro lado, para que o caso vertente fosse enquadrável no número 4 do artigo referido, não 

bastaria que tivesse havido uma divulgação pública. Seria também necessário que a divulgação 

tivesse sido feita num órgão de comunicação social. A divulgação pública com base num press 

release não preenche, pois, outro dos requisitos exigidos para a aplicação do artigo 7.º, n.º 4, da 

LS, ou seja, de que divulgação deve ser feita em órgão de comunicação social. 



ERC/04/2013/351   

5 

22. Resultou, pois, inequívoco, que o presente caso se enquadrava no n.º 2 do artigo 7.º da LS, pelo 

que a divulgação da sondagem por parte do Correio da Manhã deveria ter sido acompanhada 

das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

23. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma violação ao 

disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 do referido 

preceito legal. 

24. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do jornal Correio da Manhã, verificou-se que 

não foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS: identificação do universo alvo da sondagem (alínea d); o número de pessoas 

inquiridas e sua repartição geográfica (alínea e); a taxa de resposta (alínea f); a indicação da 

percentagem de inquiridos cuja resposta foi “não sabe/não responde” (alínea g); data em que 

ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); o método de amostragem utilizado 

(alínea j); o método utilizado para a recolha de informação, qualquer que seja a sua natureza 

(alínea l); a margem de erro estatístico (alínea n).  

25. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o jornal 

Correio da Manhã reproduziu conteúdos constantes no press release assinado pela Guess What 

PR. Comparando a notícia do jornal Correio da Manhã com o conteúdo do press release, 

concluiu-se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua peça noticiosa respeitando 

e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi facultada. 

26. Tendo em conta o exposto, o Conselho Regulador considerou que a divulgação do estudo «BOP 

Health – Os portugueses e a saúde», por parte do jornal Correio da Manhã violou o disposto no 

n.º 2 do artigo 7.º da LS, alíneas d); e); f); g); i); j); l) e n). 

27. Dos factos apurados não resultaram indícios de que o comportamento da Arguida tenha sido 

doloso, sendo o comportamento típico punível a título de negligência, revelada pela não 

observância do jornal Correio da Manhã do dever legal de divulgar a sondagem de opinião 

acompanhada das informações de carácter obrigatório impostas pela Lei das Sondagens. 

28. O Conselho Regulador concluiu assim que a Arguida praticou, a título de negligência, a 

contraordenação prevista e punida na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das 

Sondagens estando consequentemente sujeita à aplicação de uma coima a determinar nos 

termos do disposto do artigo 19º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro. 



ERC/04/2013/351   

6 

29. Notificada dos termos da acusação que ficaram expostos supra, no dia 1 de outubro de 2014, a 

Arguida apresentou defesa apresentando os seguintes argumentos: 

30. Alega a Arguida não ter praticado nem incorrer «na prática da contraordenação da qual se vê 

acusada nestes autos, motivo pelo qual não lhe deverá ser aplicada a coima prevista naquela 

norma». 

31. Mais disse que «no seguimento do recebimento do press release relativo aos resultados de um 

estudo de opinião designado por “Quarta vaga do barómetro BOP Health-os Portugueses e a 

saúde”, desenvolvido pela empresa “Spirituc-Investigação Aplicada”, em parceria com a 

consultora de comunicação “Guess What PR, o qual foi tornado público, a Arguida procedeu à 

divulgação de um artigo jornalístico no qual referiu a divulgação daqueles resultados». 

32. Sustenta também que a Arguida «o fez em total obediência com os pressupostos consagrados 

no número 4, do artigo 7.º, o qual regula a situação jurídica subjacente aos autos». 

33. Defende a Arguida ser «incorreta a apreciação que foi fornecida pelo Conselho regulador ao vir 

considerar a norma que é aplicável ao caso corresponde ao n.º 2 daquele mesmo artigo». 

34. Afirma que «aquilo que o jornal “Correio da Manhã” se limitou a fazer foi criar um texto no qual 

reproduziu aquela informação, previamente tornada pública». 

35. Considera a Arguida que «o cumprimento dos elementos mínimos que vêm consagrados no 

número 2 do artigo 7.º deve ser observado na divulgação dos resultados do estudo de opinião 

propriamente dito (a qual foi publicada naquele press release)». 

36. Assim, entende a Arguida que «a imposição da verificação desse cumprimento não deverá ser 

relativa a toda e qualquer divulgação que não aquela que em primeiro lugar seja tornada 

pública». 

37. Sendo que «tal é precisamente o que sucede no caso de uma divulgação que se limite a dar 

conhecimento de uma divulgação prévia daquela primeira». 

38. Mais disse que «a divulgação posterior que se limite a dar conhecimento de uma divulgação de 

resultados de um estudo de opinião/sondagem publicados previamente deverá, outrossim, 

mencionar devidamente os aspetos que permitam ao leitor a sua perfeita identificação para que 

estes acedam à mesma por forma a compreender o seu sentido e limites». 

39. Sustenta a Arguida que «a incorrer nalgum tipo de infração, a Arguida só poderia ter violado o 

disposto no n.º 4 do artigo 7.º, jamais o seu n.º 2, o qual deverá ser aferido em relação à primeira 

divulgação». 



ERC/04/2013/351   

7 

40. Mais disse que «a i) referência à divulgação dos resultados por via do press release bem como 

ii) a referência às sobreditas menções, vêm impossibilitar qualquer forma de se poder falsear ou 

deturpar resultados, ou mesmo impedir os leitores de compreenderem o seu sentido e alcance 

– motivo pelo qual nunca poderia estar em causa o número 2 do artigo 7.º da LS». 

41. Sobre a não aplicação do n.º 4 do artigo 7.º da LS a este caso, sustentada pelo Conselho 

Regulador na acusação, considera a Arguida que «aquilo de que o regime jurídico da Lei de 

Sondagens se ocupa, não passa pela verificação do resultado da sondagem constituir ou não o 

enfoque central de uma notícia». 

42. Considera a Arguida que «aquilo que a lei se limita a referir (sem permitir qualquer tipo de 

interpretação extensiva), é que, numa primeira publicação através de órgãos de comunicação 

social, tal divulgação tem de respeitar os requisitos plasmados no n.º 2 do artigo 7.º, nada 

mais». 

43. Diz também que «o facto de se estar a fazer referência a estudos de opinião, ou sondagens não 

retira – de modo algum – o caracter jornalístico, intrínseco ao texto». 

44. Entende a Arguida que a lei «ao referir “texto de caráter exclusivamente jornalístico”, não 

pretende oferecer à norma um conceito indeterminado, o qual não vem definido em parte 

alguma e o qual é, naturalmente, de difícil delimitação». 

45. Considera a Arguida que «o entendimento de que um texto é de carácter exclusivamente 

jornalístico nunca poderia fazer qualquer tipo de referência a sondagens que tenham sido 

objeto de publicação ou difusão pública» é contraditório com o que diz a letra da lei. 

46. Alega, por isso, que este entendimento não deve prevalecer, «devendo ser objeto de 

harmonização o texto legal e a ratio legis que lhe está subjacente». 

47. Por outro lado, argumenta a Arguida que «o Correio da Manhã não foi o primeiro órgão de 

comunicação social a fazer referência à sondagem em questão, pelo que, não merece 

procedência a afirmação de que a divulgação não foi feita em momento anterior noutro meio de 

comunicação social. 

48. Refere também que, tratando-se de um texto exclusivamente jornalístico e tendo a Arguida, 

como se reconheceu na acusação da ERC, procurado ser rigorosa «na elaboração da sua peça 

noticiosa, respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada», considera «ter agido sem culpa uma vez que, atentas as circunstâncias descritas, 

não era exigível que actuasse de forma diferente». 



ERC/04/2013/351   

8 

49. Sustenta por isso a Arguida não ter tido «uma conduta que possa ser considerada culposa, 

ainda que a título negligente». 

50. Conclui requerendo o arquivamento dos autos. 

51. No âmbito do presente processo foi também ouvido Eduardo Campos Dâmaso, diretor adjunto 

do jornal Correio da Manhã, testemunha que foi indicada pela Arguida. 

52. Aos autos disse que «estamos perante uma notícia que tem por base um barómetro». 

53. Mais disse que «no Correio da Manhã têm uma rotina de cumprimento da legalidade em matéria 

de sondagens». No caso, não foi aplicada a lei das sondagens uma vez que se tratava de uma 

notícia e não da divulgação de uma sondagem. 

54. Concluiu dizendo que relativamente aos «takes da Lusa há uma maior confiança relativamente 

à informação prestada. (...) nestes casos não retiram o essencial da informação nem trabalham 

muito a notícia». 

55. Analisados os argumentos da Arguida, e uma vez que os argumentos aduzidos se reconduzem 

aos que foram apresentados em sede de contraditório da queixa que deu origem ao presente 

processo, não tendo sido apresentados factos novos que permitam contraditar o que foi dado 

por provado, sobre esta matéria reitera-se a argumentação aduzida na acusação, vertida nos 

pontos 16; 17; 18; 19; 20; 21; 22; 23; 24; 26; 27 e 28 da presente decisão. 

56. Tendo em conta o exposto, dão-se como provados os factos constantes da acusação 

considerando-se que a Arguida violou o disposto no n.º 2 do artigo 7.º da LS, designadamente as 

suas alíneas d), e), f), g), i), j), l) e n). 

57. Não obstante, por se admitir que no caso em análise a presente decisão poderá ter um efeito 

dissuasor e pedagógico, entende o Conselho Regulador que, neste momento, em relação às 

contraordenações identificadas, é adequado e suficiente para prevenir a prática de futuros 

ilícitos contraordenacionais da mesma natureza a aplicação de uma sanção de admoestação. 

58. Pelo exposto, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências fixadas pelo artigo 

15.º, n.º 1, da Lei das Sondagens e no artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos seus Estatutos, decide 

admoestar a Arguida, nos termos do artigo 51.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, 

sendo formalmente advertida da obrigatoriedade de cumprir a Lei das Sondagens, em 

especial, o n.º 2 do artigo 7.º. 

 

Mais se adverte a Arguida, em cumprimento do disposto no RGCO, de que a presente decisão torna-se 

efetiva 20 dias úteis após a sua notificação, se não for, nesse prazo, impugnada judicialmente, nos 



ERC/04/2013/351   

9 

termos do artigo 59.º do RGCO, considerando-se a notificação efetuada no terceiro dia útil posterior 

ao envio da carta registada. Em caso de impugnação judicial, o tribunal pode decidir mediante 

audiência ou, caso a Arguida e o Ministério Público não se oponham, mediante simples despacho. 

 

Notifique-se nos termos do disposto nos artigos 46.º e 47.º do RGCO. 

 

Lisboa, 18 de março de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


