
 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

24/CONT-I/2011 

 

 

Participação de Pedro Ferreira contra o “Jornal de Notícias”, 

pela publicação da notícia com o título “Vitor Gaspar despede 

68 mil funcionários públicos” 

 

Lisboa 

19 de Outubro de 2011



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 24/CONT-I/2011 

 

Assunto: Participação de Pedro Ferreira contra o “Jornal de Notícias”, pela publicação 

da notícia com o título “Vitor Gaspar despede 68 mil funcionários públicos” 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, a 25 de Junho de 2011, uma participação subscrita por Pedro 

Ferreira contra a edição desse dia do “Jornal de Notícias”, por alegada falta de rigor 

informativo na notícia com o título “Governo despede 68 mil funcionários 

públicos”. 

2. Argumenta o Participante que “o título apresentado é falso e desmentido pelo corpo 

da própria notícia”, em que se refere “que o governo só admitirá 17 mil novos 

funcionários apesar de saírem para a reforma 85 mil. Daí os 68 mil ‘despedidos’”. 

 

II. Descrição 

 

3. A edição do “Jornal de Notícias” de 25 de Junho destaca, na primeira página, o 

título “Vítor Gaspar despede 68 mil funcionários públicos”. O destaque é 

complementado por uma fotografia do Ministro das Finanças.  

4. O assunto é desenvolvido nas páginas 8 e 9 da edição, que correspondem à abertura 

da secção de “Nacional”. A notícia tem como título “PSD quer tirar 68 mil pessoas 

da Administração Central e subtítulo “Regra cinco por um provocará um 

emagrecimento de 13,2%. Sindicatos apontam rupturas de serviços”.    

5. Na abertura da peça noticiosa, contextualiza-se: “O PSD quer reduzir em 68 mil o 

número de funcionários na Administração Central. O programa eleitoral é claro na 



 

2 

 

aplicação da regra de contratação de uma só pessoa por cada cinco que saiam. Em 

quatro anos, a medida terá emagrecido a Função Pública em 13,2%”. 

6. No parágrafo seguinte, explica-se o apuramento do número em causa: “No final do 

ano passado, a Administração Central tinha cerca de 512 mil funcionários. Nos 

últimos doze meses saíram 21 mil para a reforma. Caso este ritmo de saídas se 

mantenha durante os quatro anos de duração da nova legislatura, significa que 

perto de 85 mil trabalhadores irão para a reforma. A aplicação da proposta do 

PSD permitiria contratar apenas 17 mil pessoas durante esse período de tempo, o 

que resultaria num saldo negativo de 68 mil funcionários públicos”.  

 

III. Defesa do “Jornal de Notícias” 

 

7. Notificado para o exercício de contraditório, veio o “Jornal de Notícias” reconhecer 

que se verificou “um erro” na percepção do corpo da notícia publicada na página 8 

da edição em apreço. Assegura o Denunciado que, se a notícia e o respectivo título 

estão correctos, “[o] título da primeira página é que, desafortunadamente, não 

corresponde com o teor do noticiado, do que o jornal se penitencia. É inexacto”. 

8. Garante que não se tratou de um facto intencional – visando colocar em cheque o 

Governo ou polemizar – mas que aquele terá ocorrido, “porventura, em razão da 

voracidade do tempo, da voracidade noticiosa, até do facto de estarmos a falar de 

números de diversa grandeza”. 

9. Sustenta que, ponderado o problema no plano jurídico, “a questão colocada pelo 

Participante se reconduz a uma simples questão de validade do erro. Parece-nos que 

no Jornalismo, como no Direito, como na medicina, há lugar ao erro”.   

10. Adianta que “nesta sede fará tanto sentido discutir a problemática do erro, como em 

sede do direito criminal, onde este encontra total acolhimento. Só nos interessa os 

casos em que o erro é relevante, já que exclui (nos termos da lei penal) o dolo do 

agente. Parece-nos que o erro in casu é relevante, já que é um erro sobre um estado 

de coisas que a existir retirava ilicitude ao acto e a culpa do agente”. Explicita que 

“a leitura que foi feita da notícia e do título da pág. 8 – ‘PSD quer tirar 68 mil 



 

3 

 

pessoas da Administração Central’ – foi a de que esta vontade do partido do 

Governo em reduzir o número de funcionários públicos, se traduziria em 

despedimento. Foi isso que foi lido pelos autores da primeira página. Foi essa a sua 

interpretação. ‘Quer tirar’, como quer mandar embora, como despedir. E o título da 

notícia na pág. 8 induz, de facto, em erro”.  

11. Conclui o Denunciado que “agiu sem culpa pois actuou sem consciência da 

‘ilicitude’ do facto”, pelo que, “fazendo um exercício paralelo e socorrendo-nos do 

disposto a este título na lei penal (art.º 17.º do CP), temos para nós que o erro é 

desculpável e não censurável, porque induzido pela leitura que se fez do título da 

pág. 8”.      

12. Nestes termos, entende que o procedimento deve ser arquivado pela ERC. 

 

IV. Normas aplicáveis 

 

13. A ERC é competente para se pronunciar acerca da participação em causa ao abrigo 

do artigo 6º, alínea b), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de Novembro (EstERC). 

14. De acordo com o artigo 7º, alínea d), deste diploma, constitui objectivo deste 

Entidade, entre outros, “assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de 

serviços de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, 

efectivando a responsabilidade editorial perante o púbico em geral dos que se 

encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras 

legais aplicáveis”. 

15. Também o artigo 24º, n.º 3, alínea a), dos EstERC confere competências ao 

Conselho Regulador da ERRC para “fazer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação 

social, designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, 

liberdades e garantias”. 

16. Enquanto publicação periódica, o Denunciado deverá ter em conta o artigo 3º da Lei 

de Imprensa, o qual estabelece que “a liberdade de imprensa tem como únicos 



 

4 

 

limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objectividade da informação (…)”. 

17. Atente-se ainda ao disposto no artigo 14º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista 

que consagra como dever fundamental do jornalista “informar com rigor e isenção, 

rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião”, bem 

como ao ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista que determina que “o 

jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com 

honestidade”. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

18. A participação em análise assinala a eventual falta de rigor informativo num título 

de primeira página relativo à notícia publicada nas páginas 8 e 9 da edição de 25 de 

Junho do “Jornal de Notícias”, descrita supra (cfr. ponto II). 

19. A apreciação torna inequívoca a não concordância entre o destaque de primeira 

página – “Vítor Gaspar despede 68 mil funcionários públicos” – e a notícia 

publicada no interior do jornal, com o título “PSD quer tirar 68 mil pessoas da 

Administração Central”. No corpo da notícia explica-se que o número 68 mil é 

apurado a partir da aplicação da “regra cinco por um”, inscrita no programa eleitoral 

do PSD, a uma estimativa de funcionários públicos que se aposentarão no decurso 

do mandato do Governo então recentemente eleito. 

20. Sendo que aposentação e despedimento são duas realidades que não se equivalem ou 

confundem, verificou-se uma falha de rigor informativo no tratamento deste assunto 

pelo “Jornal de Notícias”. O próprio Denunciado reconhece, na sua defesa, que o 

título inserido na primeira página é inexacto e se baseou numa percepção errónea do 

título e notícia publicados na página 8. 

21. Porém, vem também o “Jornal de Notícias” entender que este erro é “desculpável” e 

“não censurável”, pois que não foi consciente ou intencional. O erro terá sido 

induzido pela leitura do título da notícia publicada na página 8 (a interpretação de 

“quer tirar” como “quer mandar embora”, “despedir”). 



 

5 

 

22. Antes de mais, ainda que evocada a título de comparabilidade e analogia, à primeira 

vista a argumentação jurídica em torno do erro afigura-se deslocada, porquanto o 

caso em apreço não é apreciável em sede do direito penal. Por outro lado, deverá 

notar-se que os conteúdos informativos publicados ou difundidos resultam sempre 

de um trabalho colectivo, sendo admissível que, na pressão do quotidiano, possam 

ocorrer falhas na articulação entre os vários profissionais envolvidos no produto 

informativo final.  

23. Como refere o Denunciado, há lugar ao erro no jornalismo, como noutros domínios, 

ainda que seja de reprovar a declinação da responsabilidade pelo mesmo. No caso 

em apreço, a responsabilidade editorial existe, ainda que o erro possa ter sido 

causado por razões atendíveis, de que não se excluem os efeitos da “voracidade 

noticiosa” no trabalho diário das redacções.  

24. Tudo visto, considera-se procedente a participação, tendo sido verificado que, na sua 

edição de 25 de Junho de 2011, o “Jornal de Notícias” incorreu numa falha de rigor 

informativo no título de primeira página “Vítor Gaspar despede 68 mil funcionários 

públicos”, que não encontra correspondência na notícia em que se desenvolve o 

assunto no interior da publicação.  

 

V. Deliberação 

 

Tendo sido apreciada uma participação de Pedro Ferreira contra o “Jornal de Notícias” 

por, na edição de 25 de Junho de 2011, na primeira página, ter publicado a afirmação 

“Vítor Gaspar despede 68 mil funcionários públicos”, a qual não correspondia à notícia 

desenvolvida nas páginas interiores, o Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo 

dos artigos ao abrigo dos artigos 6º, alínea b), 7º, alínea d), 24º, n.º 3, alínea a), e 64º, n.º 

1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Considerar a queixa procedente, dada a manifesta desconformidade entre 

aquele título da 1ª página e o tratamento noticioso da matéria no interior da 

publicação; 



 

6 

 

2. Instar o “Jornal de Notícias” ao cumprimento escrupuloso dos deveres ético-

legais do jornalismo, designadamente, a salvaguardar o princípio do rigor 

informativo. 

 

São devidos encargos administrativos nos termos do artigo 11º, n.º 1, alínea a), do 

Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, no montante de 4,5 Unidades de Conta (v. 

Anexo V do referido diploma legal). 

 

Lisboa, 19 de Outubro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


