
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/346 (DR-I)  

 

 

Recurso da Federação Portuguesa de Padel contra o jornal Público 
por alegada denegação do exercício do direito de resposta 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
20 de setembro de 2023



   

1 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/346 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso da Federação Portuguesa de Padel contra o jornal Público por alegada 

denegação do exercício do direito de resposta 

 

I. Identificação das Partes 

  

Federação Portuguesa de Padel, devidamente representada por Advogado, na qualidade de 

Recorrente, e jornal Público, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do recurso 

 

O recurso tem por objeto a alegada denegação do exercício do direito de resposta por parte 

do Recorrido, relativamente a um artigo publicado a 10 de março de 2023 pelo jornal Público, 

com o título “Federação de Padel terá firmado contratos com presidente e vogal”.  

 

III. Factos apurados 

 

1. No dia 10 de março de 2023, o jornal Público publicou uma notícia com o título 

“Federação de Padel terá firmado contratos com presidente e vogal”, da autoria do 

jornalista David Andrade. 

 

2. A Recorrente exerceu o seu direito de resposta junto do jornal, conforme documentos 

juntos ao processo1. 

  

                                                      
1 Entrada ENT-ERC/2023/2940. 



   

2 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

IV. Argumentação da Recorrente 

 

3. Alega a Recorrente que o artigo viola de forma grave «todos os mais básicos princípios do 

jornalismo, promovendo uma denúncia sob a cobertura do anonimato, e apresentando 

como “factos” absolutas inverdades que o simples recurso às entidades competentes 

teria desmentido». 

 

4. Acrescenta que «nem o jornalista nem o “Público deram conta das suas intenções, 

promoveram qualquer tentativa de verdadeiro contraditório, ou consultaram 

documentos de acesso público”. 

 

5. O jornal sustenta que a Federação Portuguesa de Padel teria entregue, em 2017, a 

organização do Europeu à empresa “Smashin Padel” que, segundo o denunciante, «tinha 

como sócios Inês Marques da Gama Simões de Almeida Plantier (cônjuge de Pedro 

Arbués Moreira Plantier Martins, vogal da FPP e atual diretor técnico da FPP) e Ricardo 

Jorge Jaco da Silva Oliveira, presidente da FPP». 

 

6. A notícia adianta ainda que Ricardo Oliveira foi sócio da “Smashin Padel” até ao 

encerramento da atividade da empresa, apesar da resposta da Federação Portuguesa de 

Padel garantir o contrário. 

 

7. Alega a Recorrente que esta informação é «cabalmente falsa e apenas por profunda 

incompetência, incúria ou pura má-fé é possível conceber a sua formulação, mais grave 

ainda, desmentindo, sem fundamento, a informação fornecida pela FPP», pois, caso o 

jornalista David Andrade e o “Público” «tivessem substituído a pesquisa no Google pela 

consulta da certidão do registo comercial, como era sua obrigação deontológica e 

profissional», concluiriam que Ricardo Oliveira «alienou a sua participação de 2%, 

correspondente a 20€ (vinte euros!), no capital social da “Smashin Padel” a 25 de 



   

3 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

Outubro de 2017, antes da realização do Campeonato da Europa de Padel e da sua 

organização ter sido atribuída à “Smashin Padel”». 

 

8. Em vez de consultar a certidão permanente, «o mínimo exigível para o cumprimento das 

obrigações a que o jornalista está sujeito», o jornalista David Andrade «enviou um e-mail 

com duas perguntas desprovidas de contexto, dando à FPP o generoso prazo de duas 

horas para responder». 

 

9. A notícia refere que, depois do encerramento da “Smashin Padel” em 2018, surgiu em 

2019 a empresa RGB Events «que passou a ter o monopólio das competições com a 

chancela da FPP», citando a denúncia, ignorando o facto de que a RGB apenas foi 

contratada, juntamente com outra empresa, a Marca Valor, «uma única vez, em catorze 

eventos internacionais organizados em Portugal nos últimos 10 anos, nomeadamente o 

campeonato da Europa de 2019, prova co-organizada pela FPP e pela FEPA, que teve 

lugar em Lisboa». 

 

10. Continuando a citar a mencionada denúncia, o Público acrescenta que Pedro Arbués 

Moreira Plantier Martins, «vogal da FPP, acumula com o cargo remunerado de diretor 

técnico da FPP, violando o ponto 1 do artigo 18º dos estatutos da FPP», referindo a 

Recorrente que, em vez de verificar essa informação, o jornalista preferiu basear-se numa 

denúncia não identificada, quando, na verdade, Pedro Plantier Martins «exerce as 

funções de Diretor Técnico e tem o pelouro das Seleções Nacionais na Direção, sem que, 

para esses efeitos, ou nessas qualidades receba ou tenha alguma vez recebido qualquer 

remuneração». 

 

11. A Recorrente refere que, «na sequência das notícias caluniosas e persecutórias da autoria 

do jornalista David Andrade», apresentou «as devidas ações, participações e reclamações 

junto das entidades competentes (tribunais, Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social e Comissão da Carteira Profissional de Jornalista), sendo que as duas decisões já 



   

4 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

conhecidas, ambas da ERC, condenam os métodos utilizados pelo “Público” para procurar 

atingir a idoneidade da FPP e dos seus dirigentes». 

 

12. Daí que tenha decidido exercer o seu direito de resposta, o qual foi recebido pelo Público 

no dia 5 de abril de 2023, «mas que este ignorou por completo, não tendo procedido à 

sua publicação dentro do prazo que a lei lhe impõe». 

 

13. Pelo que requer que o Conselho Regulador da ERC intime o jornal Público a proceder a 

essa publicação, acompanhada da menção de que essa publicação é efetuada por 

deliberação da ERC. 

 

V. Posição do Recorrido 

 

14. Devidamente notificado, o Diretor do Público, Manuel Carvalho, respondeu2, 

confirmando ter recebido o pedido de publicação da resposta por parte da Federação 

Portuguesa de Padel. 

 

15. Esclarece, todavia, que, por um lapso de que assume a inteira responsabilidade, não foi 

enviada à Recorrente a resposta do jornal a recusar a publicação requerida. 

 

16. Tal recusa baseava-se na alegada excessiva dimensão do texto de resposta face à notícia 

respondenda e ainda no facto de conter expressões desproporcionadamente 

desprimorosas. 

 

17. Quanto ao tamanho da resposta, convidava-se a Recorrente a encurtar o respetivo texto 

ou, em alternativa, a pagar o excesso, correspondendo a meia página de publicidade na 

secção Economia, ao preço de 3 250 euros mais IVA à taxa legal de 23%. 

 

                                                      
2 Entrada ENT-ERC/2023/3311. 



   

5 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

18. Cabia-lhe a aprovação final da proposta de resposta e do seu envio à Recorrente, o que 

não fez «por sobrecarga de trabalho e manifesto lapso (esquecimento)». 

 

19. Solicita que «seja relevada tal falta e dado andamento ao pedido, com o envio, agora, da 

projetada resposta para que o titular do direito de resposta possa decidir o que pretende 

fazer». 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

20. A ERC é competente para apreciação do recurso, nos termos e ao abrigo do previsto nos 

artigos 59.º e 60.º dos seus Estatutos3, e do artigo 27.º, n.º 1, da Lei de Imprensa4.  

 

21. Estabelece o artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa que «[t]em direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, serviço ou 

organismo público (...) que tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que 

possam afectar a sua reputação e boa fama», estatuindo o n.º 2 do mesmo artigo que 

«[a]s entidades referidas no número anterior têm direito de rectificação nas publicações 

periódicas sempre que tenham sido feitas referências inverídicas ou erróneas que lhes 

digam respeito».  

 

22. Determinam os n.ºs 1 e 3 do artigo 25.º do mesmo diploma que o exercício do direito de 

resposta deverá ter lugar no prazo de 30 dias se se tratar de diário ou semanário, devendo 

ser entregue ao diretor da publicação em causa com assinatura e identificação do autor, 

através de procedimento que comprove a sua receção, invocando expressamente o 

direito de resposta ou as competentes disposições legais, sujeito aos limites decorrentes 

do números 4 do mesmo artigo.  

 

                                                      
3 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 
4 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 



   

6 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

23. Prevê o número 7 do artigo 26.º da Lei de Imprensa a faculdade de o diretor do periódico 

recusar a publicação «[q]uando a reposta ou rectificação forem intempestivas, provierem 

de pessoa sem legitimidade, carecerem manifestamente de todo e qualquer fundamento 

ou contrariarem o disposto nos n.º 4 do artigo anterior (...)», devendo a recusa ser 

comunicada, por escrito, ao interessado, nos 3 dias seguintes tratando-se de publicações 

diárias. 

 

24. Não há que averiguar, aqui, as condições para o reconhecimento do direito de resposta 

da Recorrente, uma vez que o próprio Recorrido, na sua resposta à ERC, reconhece 

expressamente ter a Federação Portuguesa de Padel o direito de responder à peça 

jornalística em questão. 

 

25. O invocado desacordo reside, apenas, no texto que a Recorrente pretende ver publicado 

pelo jornal Público, que este entende ter dimensão excessiva e conter expressões 

desproporcionadamente desprimorosas. 

 

26. Só que, como decorre literal e substantivamente do n.º 7, do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa acima transcrito, a recusa do jornal é uma simples faculdade, não um dever, 

faculdade essa que o Recorrido pode, ou não, exercer, conforme a decisão que tomar 

caso a caso, atendendo às respetivas circunstâncias. 

 

27. O jornal, se essa for a sua decisão, pode perfeitamente publicar um texto maior que a 

notícia respondida, e pode igualmente publicar um texto que contenha expressões 

desproporcionadamente desprimorosas. 

 

28. Não o querendo fazer, porém, está obrigado a informar o Recorrente da recusa e dos 

seus fundamentos, tendo que enviar a resposta nos 3 (três) dias seguintes à receção do 

pedido de publicação do direito de resposta. 

 



   

7 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

29. O não cumprimento desse prazo de 3 (três) dias tem como consequência a caducidade 

do direito de se opor ao exercício do direito, ficando obrigado à publicação da resposta. 

 

30. No presente caso, o Diretor do Público nem sequer chegou, alguma vez, a informar a 

Recorrida dos motivos por que entendia poder recusar a publicação do texto, apenas o 

tendo feito perante a ERC, em resposta à competente notificação que lhe foi enviada. 

 

31. Ora, a caducidade, efeito jurídico da passagem do tempo nos direitos subjetivos, não é 

suscetível de suspensão, ou interrupção, como a prescrição, nem suscetível de ser 

«relevada», como solicitado, muito menos quando a única justificação para o não envio 

da recusa foi a negligência, ainda que causada por excesso de trabalho e esquecimento. 

 

32. Os direitos subjetivos têm como característica só poderem ser exercidos pelos respetivos 

titulares, sob pena de falta de legitimidade. 

 

33. Cabendo exclusivamente ao Recorrido o envio tempestivo da recusa em publicar a 

resposta, e não o tendo feito por negligência, caducou irremediavelmente o direito de se 

opor à publicação da resposta, e a caducidade tem como efeito a extinção do direito; 

ficou, assim, o jornal obrigado a publicá-la nos termos solicitados pela Recorrente. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo sido analisado um recurso por alegada denegação do exercício do direito de resposta 

apresentado pela Federação Portuguesa de Padel contra o jornal Público, relativamente ao 

artigo publicado na edição de 10 de março de 2023, com o título “Federação de Padel terá 

firmado contratos com presidente e vogal”, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas 

competências e atribuições previstas no artigo 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, tendo em conta não ter 



   

8 

 

500.10.01/2023/156 
EDOC/2023/3710 

sido enviada à Recorrente qualquer recusa em publicar o texto por parte do Recorrido após 

ter recebido o respetivo pedido de publicação, delibera: 

 

1. Considerar procedente o presente recurso, reconhecendo a titularidade do 

direito de resposta à Recorrente; 

2. Determinar ao jornal Público a publicação gratuita do texto de resposta da 

Recorrente, no prazo de dois dias após a receção da notificação da presente 

deliberação, devendo essa publicação ocorrer na mesma secção, com o mesmo 

relevo e apresentação da notícia original, sem interpolações nem interrupções, 

em conformidade com o disposto no artigo 26.º, n. 2, alínea a) e n.º 3, da Lei de 

Imprensa, e ser acompanhada da menção de que a mesma decorre de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, em conformidade com o n.º 4 do artigo 27.º do mesmo 

diploma legal; 

3. Advertir o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento 

da publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista 

no artigo 72.º dos Estatutos da ERC; 

4. Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar à ERC comprovativo da publicação 

do direito de resposta. 

 

Lisboa, 20 de setembro de 2023 

 
O Conselho Regulador, 

 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 

Fátima Resende 
 
 

João Pedro Figueiredo 


