
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/302 (DR-I) 

 

 

 

Recurso por denegação do exercício de direito de resposta 
apresentado por Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, contra o 
jornal Correio da Manhã, relativamente à notícia publicada a 16 de 

julho de 2019, na secção «Televisão&Media» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
6 de novembro de 2019



   

1 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/302 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso por denegação do exercício de direito de resposta apresentado por Alexandra 

Cristina Guerreiro Palma Borges, contra o jornal Correio da Manhã, relativamente à notícia 

publicada a 16 de julho de 2019, na secção «Televisão&Media», com o título «Mãe 

biológica diz que foi enganada pela TVI» 

 

I. Identificação das Partes 

Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, na qualidade de Recorrente, e jornal Correio da Manhã na 

qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do recurso 

O recurso tem por objeto a alegada denegação do exercício do direito de resposta por parte do 

Recorrido, relativamente à notícia publicada a 16 de julho de 2019 pelo jornal Correio da Manhã com 

o título «Mãe biológica diz que foi enganada pela TVI».  

 

III. Factos apurados 

1. No dia 16 de julho de 2019, o jornal Correio da Manhã, na secção «Televisão&Media», 

publicou uma notícia com o título «Mãe biológica diz que foi enganada pela TVI». 

2. O assunto, a propósito das supostas adoções ilegais efetuadas pela IURD, eram as 

declarações de uma das mães biológicas de que havia alegadamente sido enganada pela TVI e pela 

jornalista Alexandra Borges, tendo-lhe designadamente sido solicitado que afirmasse nunca ter 

dado autorização para os filhos serem adotados.  

3. A Recorrente exerceu o seu direito de resposta junto do jornal, conforme documentos juntos 

ao processo1. 

4. O Recorrido, em resposta à ERC, recusou a emissão do direito de resposta nos termos 

requeridos pela Recorrente, também conforme documentos juntos ao processo2. 

                                                      
1 Págs. 1 a 23 da Entrada ENT-ERC/2019/6970 (via email) e 1 a 22 da ENT-ERC/2019/7008 (via ctt). 
2 Págs. 1 a 38 da Entrada ENT-ERC/2019/7260 (por ctt). 



   

2 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

5. Alega a Recorrente que o tema da referida notícia eram as declarações de M. F., uma das 

mães biológicas das crianças adotadas por intermédio da IURD, sendo a jornalista acusada de lhe 

solicitar que declarasse nunca ter dado autorização para que os filhos fossem adotados. 

6. É aí referido que o Correio da Manhã havia contactado a jornalista Alexandra Borges mas que 

esta não teria querido fazer comentários. 

7. Assim, e por entender que a mencionada notícia punha em causa o seu bom-nome e 

reputação, a Recorrente exerceu o seu direito de resposta junto do referido órgão de comunicação 

social, primeiro em 29 de julho de 2019 por mensagem de email, e posteriormente em 1 de agosto 

de 2019 por carta registada com A/R, endereçada ao Diretor do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro. 

8. Carta essa assinada pela própria Queixosa e remetida para a morada constante do site do 

jornal e da base de dados da ERC, tendo o “Correio da Manhã” recebido a mesma em 2 de agosto de 

2019 e tendo respondido à ora Recorrente por carta datada de 5 de agosto de 2019. 

9. Nesta resposta a Direção Editorial do Correio da Manhã recusou a publicação do direito de 

resposta pelo facto de ser muito extenso e conter expressões desproporcionadamente 

desprimorosas. 

10. A Recorrente entendeu reformular o texto de resposta, restringindo-o a 300 palavras, e em 

12 de agosto de 2019 remeteu ao jornal, para publicação, o seguinte texto: 



   

3 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

 
 

11. Em 14 de Agosto de 2019 afirma ter sido surpreendida por uma publicação, na secção 

«Televisão&Media», não do direito de resposta que havia remetido «mas uma espécie de notícia 

que cita frases retiradas do direito de resposta» enviado ao Diretor do Correio da Manhã. 



   

4 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

12. Considerando inqualificável essa atitude do Correio da Manhã, a Recorrente solicita, nos 

termos dos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, a publicação na íntegra do texto de resposta 

enviado em 12 de agosto de 2019. 

 

IV.  Argumentação do Recorrido 

13. Notificado o diretor do Correio da Manhã, veio3, em comunicação enviada via postal, 

manifestar a sua total oposição à queixa formulada. 

14. Confirma ter recebido o primeiro texto de resposta da jornalista Alexandra Borges, em 29 de 

julho de 2019 por email e em 2 de agosto de 2019 por via postal. 

15. Em 1 de agosto por email, e em 5 de agosto por via postal, a Direção Editorial do Correio da 

Manhã recusou a publicação do texto de resposta, com fundamento no disposto no artigo 25.º, n.º 4, 

da Lei da Imprensa, quanto à sua extensão, e no artigo 24.º, n.º 5, da mesma Lei, por «conter 

expressões desproporcionadamente desprimorosas ou que envolvam responsabilidade criminal». 

16. Confirma igualmente ter recebido em 14 de agosto de 2019 o novo texto de resposta da 

Recorrente. 

17. Todavia, a Direção do Correio da Manhã entendeu que também esse texto «não cumpria 

ainda na totalidade com os requisitos legalmente previstos na Lei da Imprensa tendo em vista a sua 

publicação». 

18. Pois continuava a «apresentar várias frases e expressões desproporcionadamente 

desprimorosas, dirigidas à jornalista Débora Carvalho e ao próprio CM». 

19. Além de que «não se encontrava em grande parte presente no texto uma relação directa e 

útil com o texto de origem». 

20. Assim, a alegada falta desses requisitos foi comunicada à Recorrente, em 16 de agosto de 

2016 por email e em 19 de agosto por via postal, de que remeteu cópias, aí se identificando quais as 

expressões consideradas desproporcionadamente desprimorosas. 

21. Conforme expressamente referido nas comunicações enviada à Recorrente, «nunca foi 

intenção da direcção do Correio da Manhã negar a publicação do direito de resposta», deixando 

«sempre em aberto a possibilidade de reformulação por parte da aqui Recorrente». 

22. Conclui que a Cofina Media e a direção do Correio da Manhã «cumpriram escrupulosamente 

em todos os trâmites da presente situação com todos os deveres a que estão adstritos nos termos 

legais, devendo, por consequência os presentes autos ser arquivados». 

                                                      
3 ENT-ERC/2019/7260 atrás mencionada. 



   

5 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

 

VI. Análise e fundamentação 

23. A ERC é competente para apreciação do recurso, nos termos e ao abrigo do previsto nos 

artigos 59.º e 60.º dos seus Estatutos4, e do artigo 27.º, n.º 1, da Lei da Imprensa5.   

24. Estabelece o artigo 24.º, n.º 1, da Lei da Imprensa que «[t]em direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, serviço ou organismo 

público (...) que tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua 

reputação e boa fama», estatuindo o n.º 2 do mesmo artigo que «[a]s entidades referidas no 

número anterior têm direito de rectificação nas publicações periódicas sempre que tenham sido 

feitas referências inverídicas ou erróneas que lhes digam respeito».  

25. Determinam os n.ºs 1 e 3 do artigo 25.º do mesmo diploma que o exercício do direito de 

resposta deverá ter lugar no prazo de 30 dias se se tratar de diário ou semanário, devendo ser 

entregue ao diretor da publicação em causa com assinatura e identificação do autor, através de 

procedimento que comprove a sua receção, invocando expressamente o direito de resposta ou as 

competentes disposições legais, sujeito aos limites decorrentes do número 4 do mesmo artigo.  

26. Prevê o número 7 do artigo 26.º da Lei da Imprensa a faculdade de o diretor do periódico 

recusar a publicação «[q]uando a reposta ou rectificação forem intempestivas, provierem de 

pessoa sem legitimidade, carecerem manifestamente de todo e qualquer fundamento ou 

contrariarem o disposto nos n.º 4 do artigo anterior (...)», devendo a recusa ser comunicada, por 

escrito, ao interessado, nos 3 dias seguintes tratando-se de publicações diárias. 

27. A avaliação da suscetibilidade de afetação da reputação e boa fama, acompanhando-se, 

neste domínio, a Diretiva n.º 2/2008 da ERC, que auxilia na interpretação de tais conceitos, deverá 

ser efetuada, cfr. §1.2, «segundo uma perspectiva  prevalecentemente subjectiva, de acordo com a 

óptica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade». 

28. O Correio da Manhã entende serem desproporcionadamente desprimorosas as seguintes 

expressões do segundo texto de resposta: 

- «Mais grave que um entrevistado alterar o seu depoimento, é a manipulação flagrante feita 

pela jornalista Débora Carvalho da resposta que lhe enviei a13/07/2019»; 

- “(...) À pergunta se eu tinha algum comentário a fazer, decidiu ignorar a resposta que enviei e 

inventar outra que nunca dei, violando todas as regras éticas do jornalismo»; 

                                                      
4 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro 
5 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 



   

6 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

- «Qualquer semelhança entre o que respondi e aquilo que o CM publicou é pura coincidência»; 

- «A jornalista não só ignorou a resposta, como se atreveu a inventar aquilo que mais lhe 

convinha. Por ser lamentável, perigoso e eticamente reprovável, já enviei o caso e as provas ao 

Conselho Deontológico dos jornalistas». 

29. E entende que tais afirmações são «manifestamente falsas e ofensivas do bom nome e 

reputação de todos aqueles que diariamente dedicam o seu esforço e empenho ao projecto Correio 

da Manhã». 

30. A verdade é que na notícia a Recorrente é diretamente acusada de levar a aludida M. F., mãe 

biológica de algumas das crianças adotadas, a proferir declarações falsas, nomeadamente por 

nunca ter dado autorização para os filhos serem adotados, em troca da promessa de um contacto 

com eles, e ainda de ter emprestado o cartão de cidadão à jornalista e de ter sido levada a assinar 

diversos papéis em branco, tendo mais tarde percebido que haviam sido feitos requerimentos no 

processo em seu nome. 

31. Ora, atendendo à gravidade destas referências feitas na notícia, que se dirigem diretamente 

à Recorrente e que colocam irremediavelmente em causa a sua ética e deontologia profissionais, 

imputando-lhe condutas suscetíveis de responsabilidade criminal, não podem, de todo, ser 

consideradas desproporcionadamente desprimorosas as atrás citadas afirmações que integram o 

segundo texto de resposta, nem se vislumbra que as mesmas possam envolver responsabilidade 

civil ou criminal para o jornal ou o seu diretor. 

32. Por último, todo o texto de resposta se refere ao conteúdo da notícia, tendo uma relação 

direta e útil com os factos aí relatados.  

 

VIII.  Deliberação 

Tendo sido analisado um recurso por alegada denegação do exercício do direito de resposta 

apresentado por Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, contra o jornal Correio da Manhã, 

relativamente à notícia publicada a 16 de julho de 2019, na secção «Televisão&Media», com o título 

«Mãe biológica diz que foi enganada pela TVI», o Conselho Regulador delibera:  

1. Reconhecer a titularidade do direito de resposta da Recorrente; 

2. Determinar ao jornal Correio da Manhã a publicação gratuita do texto de resposta da 

Recorrente, no prazo de dois dias a contar de receção da notificação da presente 

deliberação, devendo essa publicação ocorrer na mesma secção, com o mesmo relevo e 

apresentação da notícia original, sem interpolações nem interrupções, em conformidade 



   

7 

500.10.01/2019/276 
EDOC/2019/7435 

com o disposto no artigo 26.º, n. 2, alínea a) e n.º 3, da Lei da Imprensa, e ser acompanhada 

da menção de que a mesma decorre de deliberação do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, em conformidade com o n.º 4 do artigo 27.º do 

mesmo diploma legal; 

3. Advertir o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 72.º 

dos Estatutos da ERC; 

4. Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar à ERC comprovativo da publicação do direito de 

resposta. 

 

Lisboa, 6 de novembro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


