
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/DF-TV/2007 
 

 
 
 

Queixa de Lourenço Leitão contra a RTP, SIC e TVI 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

2 de Agosto de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/DF-TV/2007 

 

Assunto: Queixa de Lourenço Leitão contra a RTP, SIC e TVI  

 

 

I. Queixa 
 

A 18 de Junho de 2007, deu entrada na ERC uma queixa subscrita por Lourenço 

Martins Esteves Leitão contra a RTP, a SIC e a TVI, pelos seguintes motivos: 

 

a) O queixoso refere que, em 9 de Agosto de 2005, deu em Coimbra uma 

conferência de imprensa a apresentar o seu trabalho artístico digital. A mesma 

foi anunciada à agência Lusa e a diversos órgãos de comunicação social, como 

seja a RTP. Contudo, apenas dois jornais, o “Diário de Coimbra” e “O Primeiro 

de Janeiro”, estiverem presentes e escreveram sobre a mesma. 

b) Em Janeiro de 2007, o queixoso tentou interpor uma providência cautelar contra 

a demolição de parte da Baixa de Coimbra para a construção do Metro 

Mondego. Relata o queixoso que se dirigiu à RTP em Coimbra e, recorrendo aos 

termos da queixa, “a resposta foi o desprezo”. O assunto foi apenas noticiado no 

“Jornal de Notícias” e no “Diário de Coimbra”. Além disso, alega o queixoso, a 

RTP deu tempo de antena ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra sobre 

o mesmo assunto, não tendo, por isso, respeitado o princípio do contraditório. 

c) No dia 4 de Junho de 2007, o queixoso apresentou na FNAC Coimbra a sua base 

de dados de artes visuais, tendo convidado diversos órgãos de comunicação 

social, entre eles a RTP, a SIC e a TVI. Porém, o evento mereceu apenas 

pequenos anúncios no “Diário de Coimbra” e no jornal “As Beiras”. Alega ainda 

o queixoso que a RTP anunciou várias bases de dados, em diferentes domínios 

que não as artes visuais, no Telejornal e no Jornal da Tarde, nos últimos seis 

meses. Há, por isso, uma dualidade de critérios, o que “inibe o desenvolvimento 



 

2 

do projecto respectivo” e indicia “possíveis situações de difamação, 

estigmatização ou tráfico de influências”. 

 

II. Análise e fundamentação 

 

2.1. A ERC é competente, atentas as atribuições e competências constantes, 

respectivamente, da al. d) do art. 8.° e da al. a) do n.º 3 do art. 24.º, ambos dos Estatutos 

da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, 

EstERC).  

 

2.2. Realizada uma análise das questões levantadas na queixa, é de recordar antes do 

mais que, nos termos do art. 55.º EstERC, “qualquer interessado pode apresentar queixa 

relativa a comportamento susceptível de configurar violação de direitos, liberdades e 

garantias ou de quaisquer normas legais e regulamentares aplicáveis às actividades de 

comunicação social desde que o faça no prazo máximo de 30 dias a contar do 

conhecimento dos factos” (itálico acrescentado no texto). Dado que as duas primeiras 

situações descritas na queixa ocorreram, respectivamente, em Agosto de 2005 e em 

Janeiro de 2007 e que o queixoso apenas entendeu recorreu à ERC a 18 de Junho de 

2007, conclui-se que não foi, manifestamente, respeitado o prazo de 30 dias exigido 

pela disposição atrás referida.  

 

2.3. Quanto à última situação descrita na queixa, cumpre depois assinalar que, nos 

termos do n.º 1 do art. 38.º da Constituição da República Portuguesa, “é garantida a 

liberdade de imprensa”, o que pressupõe a garantia da liberdade de expressão e criação 

dos jornalistas e da liberdade de programação dos operadores televisivos. Nesse sentido, 

a Lei da Televisão (Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto) dispõe, no n.º 2 do art. 23.º, que 

“o exercício da actividade de televisão assenta na liberdade de programação, não 

podendo a Administração Pública ou qualquer órgão de soberania, com excepção dos 

tribunais, impedir, condicionar ou impor a difusão de quaisquer programas”. Ora, a 

RTP, a SIC e a TVI têm autonomia para estabelecer os critérios jornalísticos que 

determinam a cobertura de um determinado evento. Nenhum órgão de comunicação 



 

3 

social é obrigado a assegurar a cobertura noticiosa de todos os lançamentos de marcas, 

de bases de dados ou de invenções. A referida liberdade de programação legitima que 

um operador televisivo noticie um determinado acontecimento social, cultural ou 

empresarial, em detrimento de outro – desde que, naturalmente sem caracter 

discriminatório. Cabe ao queixoso, enquanto interessado numa cobertura mediática que 

promova os seus projectos, convidar os órgãos de comunicação para os eventos de 

divulgação, não podendo, todavia, esperar que tal signifique uma necessária 

comparência dos jornalistas e a cobertura noticiosa que pretende. 

 

2.4. Por último, cabe relembrar que a ERC é uma entidade administrativa independente, 

não uma entidade judiciária, pelo que é, evidentemente, incompetente para apreciar 

alegados indícios de situações de difamação ou de tráfico de influências.  

 

III. Deliberação 

 

Tendo analisado uma queixa subscrita por Lourenço Martins Esteves Leitão contra a 

RTP, a SIC e a TVI, o Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social delibera, atentas as atribuições e competências constantes, 

respectivamente, da al. d) do art. 8.° e da al. a) do n.º 3 do art. 24.º, ambos do Estatutos 

da ERC, arquivar a queixa, por ter sido ultrapassado o prazo de apresentação 

estabelecido do art. 55.º dos referidos Estatutos e, ainda que assim não fosse, por a 

liberdade de programação consagrada no art. 23.º da Lei de Televisão legitimar a opção 

de os operadores televisivos não realizarem a cobertura noticiosa de um determinado 

evento social, cultural ou empresarial.  

 

Lisboa, 2 de Agosto de 2007 

 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Rui Assis Ferreira 


