
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/321 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa de Armando Acácio Gomes Leandro e da Associação 
Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família - CrescerSer 
contra o jornalista José Ramos e Ramos e o operador Rádio e 
Televisão de Portugal, S.A. (edição de 23/11/2017 do programa 

“Linha da 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 



   

2 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

20 de novembro de 2019



   

1 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/321 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa de Armando Acácio Gomes Leandro e da Associação Portuguesa para o Direito dos 

Menores e da Família - CrescerSer contra o jornalista José Ramos e Ramos e o operador 

Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (edição de 23/11/2017 do programa “Linha da Frente”) 

 

I. Enquadramento sumário do procedimento e identificação das partes 

1. O presente procedimento visa a apreciação, por parte da ERC, de uma queixa deduzida contra 

o jornalista José Ramos e Ramos e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (doravante, RTP), a propósito 

da reportagem intitulada «Quanto custa criar», transmitida pelo serviço de programas RTP1, a partir 

das 21h02m do dia 23 de novembro de 2017, no programa «Linha da Frente». 

2. A referida queixa foi desencadeada em 22 de dezembro de 2017 por Armando Acácio Gomes 

Leandro, a título pessoal e também em representação dos corpos gerentes da Associação 

Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – CrescerSer. 

3. Consoante resulta dos seus Estatutos, a CrescerSer é uma instituição particular, sob a forma 

de associação de solidariedade social, de âmbito nacional, e que tem como objetivos proceder ao 

estudo interdisciplinar das questões relativas à proteção judiciária e administrativa das crianças e 

da família, bem como promover, dinamizar e organizar serviços comunitários de apoio à criança, ao 

jovem, e à sociedade familiar1. 

4. À data da apresentação da queixa, Armando Leandro presidia à Direção da CrescerSer, cargo 

esse que continuou a desempenhar até à renovação dos corpos sociais desta associação para o 

período relativo ao quatriénio 2019-2022. A par disso, Armando Leandro assegurou durante doze 

anos, e até à data de 10 de novembro de 2017, a presidência da Comissão Nacional de Promoção 

dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), estrutura que funciona no âmbito do 

Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e que tem por missão contribuir para a 

planificação da intervenção do Estado e para a coordenação, acompanhamento e avaliação da ação 

                                                      
1 Artigos 1.º e 2.º dos Estatutos da CrescerSer: http://www.crescerser.org/Portals/0/Documentos/APDMF%20-
%20Estatutos.pdf. 



   

2 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

dos organismos públicos e da comunidade na promoção dos direitos e proteção das crianças e 

jovens2. 

5. A empresa RTP é demandada enquanto responsável pela exploração do serviço de programas 

generalista RTP 1, com cobertura de âmbito nacional e acesso não condicionado livre3. Por seu turno, 

José Ramos e Ramos, jornalista de profissão, é demandado enquanto colaborador do programa 

«Linha da Frente», que, à data, preenchia o horário nobre da programação das noites de 4.ª feira do 

serviço de programas RTP1. Uma e outro assumem a qualidade de Denunciados para os Queixosos, 

nos termos expostos, e na leitura que para estes resulta do regime aplicável aos procedimentos de 

queixa nos termos dos Estatutos da ERC4. 

 

II. Objeto e termos da queixa apresentada  

6. A queixa apresentada incide sobre a reportagem «Quanto custa criar», acima identificada 

(supra, n.º 1), e em cujo âmbito, e em síntese, foram exibidas imagens e proferidas afirmações que 

criariam e sustentariam a suspeita, sob a forma de insinuação, de a CrescerSer e o presidente da sua 

Direção estarem envolvidos em interesses refletidos num «negócio» relacionado com a 

institucionalização de crianças retiradas às suas famílias e com o recebimento das respetivas 

contribuições pagas pelo Estado, através da Segurança Social, para suporte dos encargos inerentes.  

7. Mais em concreto, e à semelhança de outras instituições similares, a CrescerSer promoveria a 

residencialização de crianças com o fito de receber do Estado Português contribuições da ordem dos 

mil euros mensais por cada criança acolhida, insinuando-se inclusive que essa contribuição seria 

determinante de acolhimentos desnecessários, injustos e até prejudiciais às próprias crianças e 

famílias. 

8. Mais sugeria a dita reportagem que essas medidas de acolhimento residencial de crianças, 

além de injustificadas, seriam facilitadas por Armando Leandro, mercê do exercício simultâneo, por 

este, dos cargos de Presidente da CNPDPCJ e de Presidente da Direção da CrescerSer (supra, n.º 4), 

situação esta que, na tese do programa, envolveria um conflito de interesses. 

9. Ademais, tais insinuações foram potenciadas pela afirmação, feita no termo da exibição da 

peça em apreço, de que «Armando Leandro deveria cessar funções [como Presidente da CNPDPCJ] 

                                                      
2 Cfr. a propósito os artigos 2.º, n.º 2, e 3.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 159/2015, de 10 de agosto, alterado pelo 
Decreto-Lei n.º 139/2017, de 10 de novembro. 
3 Cf. artigo 8.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido (doravante, Lei da Televisão), aprovada 
pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, e alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, pela Lei n.º 40/2014, de 9 de 
julho, e pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho. 
4 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e publicados em anexo a esta. 



   

3 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

em 2019, seis dias após a entrevista ao Linha da Frente foi substituído», pretendendo, deste modo, 

fazer crer que o termo do cargo de Armando Leandro à frente da CNPDPCJ tinha sido um efeito da 

realização da reportagem, e que esta teria sido tomada em conta como critério relevante, ou mesmo 

determinante, da cessação de funções deste. 

10. As acusações e insinuações identificadas foram categoricamente rejeitadas pelos 

Queixosos, porquanto, e desde logo, assentariam numa confusão intencionalmente criada entre a 

CNPDPCJ e as mais de três centenas de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) 

existentes, bem como quanto ao papel em concreto desempenhado pela Segurança Social nas 

decisões de residencialização de crianças e sua efetivação. 

11. Esclarecem os Queixosos que ao Presidente e demais órgãos da CNPDPCJ é vedada qualquer 

possibilidade de interferir nas decisões relativas às medidas de acolhimento residencial (as quais 

são da exclusiva e autónoma competência dos Tribunais e das CPCJ), bem como de determinar as 

instituições onde tal acolhimento se deverá concretizar (competência essa que é exclusiva da 

Segurança Social). 

12. O que se deixa afirmado decorreria de uma simples leitura da legislação aplicável à CNPDPCJ 

e às CPCJ5, o que o jornalista autor da reportagem não poderia ignorar, o mesmo se podendo afirmar 

quanto aos pressupostos legais que enquadram a competência das CPCJ em sede de promoção e 

proteção de menores e às possibilidades de fiscalização e de intervenções judiciárias a que a sua 

atuação está sujeita, mormente no tocante à apreciação da legalidade e adequação das suas 

decisões. 

13. As insinuações relativas à existência de um «negócio» neste contexto teriam, pois, sido 

veiculadas com omissão e desconsideração propositadas pela legislação aplicável, pelo papel 

desempenhado pela CrescerSer e outras instituições de acolhimento e pelos encargos inerentes ao 

funcionamento permanente dos serviços indispensáveis à efetiva promoção e proteção das 

crianças que lhes são confiadas. 

14. Quanto aos invocados conflito de interesses e incompatibilidade do exercício conjunto de 

funções por parte de Armando Leandro, não apenas tal incompatibilidade nunca se teria verificado 

em concreto como ela não seria sequer viável em abstrato, por força do quadro jurídico aplicável, da 

natureza das funções cívicas e públicas prosseguidas pelas instituições em causa e da escrupulosa 

atuação dos seus responsáveis.  
                                                      
5 Cf. a propósito os artigos 3.º, 7.º a 11.º do já supracitado Decreto-Lei n.º 159/2015, de 10 de agosto (alterado 
pelo Decreto-Lei n.º 139/2017, de 10 de novembro), e os artigos 12.°, 30.° a 38.°, 91.° e 92.° da Lei n.º 147/99, de 1 
de setembro (com as alterações introduzidas pela Lei n.º 31/2003, de 22 de agosto, pela Lei n.º 142/2015, de 8 
de setembro, pela Lei n.º 23/2017, de 23 de maio, e pela Lei n.º 26/2018, de 5 deJulho). 



   

4 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

15. Aliás, a reportagem transmitida não indicava qualquer facto concreto suscetível de 

sustentar as suspeitas insinuadas, nomeadamente as relativas à existência do dito «negócio». 

Além disso, numa entrevista com mais de uma hora de duração, nada foi expressa e explicitamente 

perguntado a Armando Leandro a este específico respeito, inviabilizando assim qualquer reação que 

lhe permitisse desmentir as falsidades veiculadas na peça. 

16. Insurgem-se também os Queixosos contra a reprodução de declarações e imagens relativas 

a «casos» que se afirma corresponderem à retirada injustificada de crianças, proferidas sem 

nenhum indício de indagação sobre a sua veracidade e sem contraditório, e a respeito do destaque 

conferido a dois casos em que não existiu qualquer acolhimento residencial de menores nem 

qualquer intervenção da CrescerSer ou do seu Presidente, diversamente do inculcado na peça 

transmitida. 

17. Afiançam ainda os Queixosos ser conscientemente contrária à verdade a insinuação 

veiculada a propósito da suposta «influência» da realização da reportagem na cessação do cargo de 

Armando Leandro à frente da CNPDPCJ (supra, n.º 9), até por ser do conhecimento do autor da peça 

que Armando Leandro, por razões meramente pessoais, há muito que pedira a cessação do seu 

mandato. Além disso, a sua substituição no cargo apenas poderia ocorrer com normalidade após a 

publicação do Decreto-Lei n.º 139/2017, o que apenas sucedeu em 10 de novembro desse ano 

(supra, nota 5). 

18. Concluindo, a reportagem exibida enfermaria na sua composição de insinuações 

inadmissíveis nos planos ético, deontológico, cívico e jurídico, configurando violação dos deveres 

jornalísticos que impõem uma informação rigorosa e isenta, a rejeição do sensacionalismo e uma 

clara demarcação entre factos e opinião, bem como a não encenação ou falsificação de situações 

com o intuito de abusar da boa fé do público, e implicando grave ofensa do direito à honra e bom 

nome dos visados Armando Leandro e Associação CrescerSer. 

 

III. Posição da denunciada 

19. Procedeu-se à notificação do Diretor de Informação da RTP, no sentido de este órgão de 

comunicação social exercer, querendo, a sua oposição à queixa identificada. Em simultâneo, 

notificou-se o Presidente do Conselho de Administração da RTP, enquanto titular do serviço de 

programas RTP1, prestando-se informação quanto à existência do procedimento. 

20. Contudo, não foi recebida na ERC qualquer pronúncia a respeito da queixa apresentada, 

apesar de prorrogado o prazo facultado para o efeito, na sequência de pedido expressamente 



   

5 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

formulado nesse sentido através de representante da Direção Jurídica e Institucional da RTP e 

fundamentado na necessidade de «reunir os elementos para instruir a respetiva resposta». 

 

IV. Análise e fundamentação 

21. No âmbito das normas estatutárias da ERC especificamente aplicáveis aos procedimentos 

de queixa, estabelece o n.° 2 do seu artigo 58.° que «a falta de apresentação de oposição implica a 

confissão dos factos alegados pelo queixoso, com consequente proferimento de decisão sumária 

pelo conselho regulador, sem prévia realização de audiência de conciliação».  

22. Não tendo a RTP apresentado alegações no âmbito do presente procedimento (supra, n.º 

20), impõe-se então verificar quais os factos invocados pelos Queixosos que podem e devem ser 

objeto de decisão sumária.  

23. Para o efeito, é desde logo importante sublinhar que o visionamento dispensado à peça 

controvertida permite confirmar, no essencial, as alegações factuais produzidas por Armando 

Leandro e pela CrescerSer na queixa apresentada.  

24. A pretexto do objetivo – em abstrato e em si louvável – de retratar a problemática da retirada 

às famílias de menores em situações de risco, veio a fazê-lo a RTP através de uma reportagem 

essencialmente centrada no testemunho de pais objeto desse tipo de medidas, por norma 

traumáticas, e que, consoante as circunstâncias de cada caso, envolve responsáveis parentais, 

segurança social, tribunais e instituições de acolhimento de menores num sistema decisório 

complexo e nem sempre capaz de congregar as posições de cada um destes intervenientes. 

25. Sucede que a reportagem que está na origem do presente procedimento padece de várias 

insuficiências, apresentando uma perspetiva enviesada da problemática da institucionalização de 

menores em situações de risco. 

26. Desde logo, ao evidenciar um conhecimento insatisfatório da matéria investigada e do 

enquadramento (fáctico e normativo) que lhe subjaz.  

27. Com efeito, e designadamente, a peça exibida confunde e distorce, pelo menos a título de 

mera negligência, as responsabilidades e possibilidades de intervenção confiadas neste particular a 

instituições tão diversas como a Segurança Social, a CNPDPCJ e as mais de três centenas de CPCJ’s 

existentes no País.  

28. Um conhecimento básico do que se acaba de referir é condição exigível à produção 

responsável de uma reportagem dedicada à temática da institucionalização de menores em 

situações de risco, e que teria decerto evitado a propagação de informações erróneas ou inexatas e 



   

6 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

de suspeições infundadas (ou pelo menos não devidamente comprovadas) sobre pessoas e 

instituições de algum modo nela visadas (supra, n.ºs 10-14). 

29. Com efeito, a peça transmitida assenta numa narrativa preenchida por insinuações de 

considerável gravidade, como as que são descritas pelos subscritores da presente queixa, em 

particular quanto à pessoa de Armando Leandro, quer a título individual quer enquanto 

representante de duas instituições de solidariedade social (supra, n.º 4), estatuto esse que, não 

obstante envolver um alegado conflito de interesses, não o impediria ainda assim de promover a 

residencialização indevida de crianças em situações de risco a troco de contribuições estatais tidas 

por excessivas e de que a CrescerSer beneficiaria ilicitamente (supra, n.ºs 6-8, e 16).  

30. E isto sem que, em concreto, seja indicado qualquer facto apto a sustentar tais insinuações, 

ou respeitado o direito ao contraditório – a exemplo, aliás, do igualmente verificado com outras 

pessoas e instituições (v.g., CPCJ’s) também referidas na peça e com naturais interesses na matéria 

noticiada. 

31. E nem se pretenda que a reprodução (seletiva) de extratos da entrevista feita a Armando 

Leandro, ora Queixoso, garantiu minimamente o seu direito ao contraditório, pois que o próprio faz 

questão de sublinhar – e isso mesmo transparece da peça, pelo menos tal como editada e exibida – 

não ter sido de modo algum confrontado com as concretas questões que vieram a constituir o fio 

condutor da reportagem publicitada (n.º 15), o que, a acontecer, ter-lhe-ia permitido reagir às 

afirmações nesta veiculadas. E, de facto, e neste particular, o exame dispensado à reportagem 

controvertida autoriza a conclusão de que nesta foram transcritos pequenos excertos de 

declarações do aqui Queixoso, preordenando-as à sustentação de uma narrativa em que este é 

indiciado como intérprete de uma “negociata” que facilitaria a colocação injustificada de crianças em 

instituições de acolhimento. 

32. Em conexão com o que antecede, refira-se ainda a reprodução na peça de afirmações 

dotadas de gravidade mas cuja sustentação não surge demonstrada, nem contraditada, o mesmo 

se podendo afirmar relativamente a testemunhos de quem é parte interessada em processos 

relacionados com estas matérias.  

33. Como exemplos do que se deixa afirmado assinale-se, respetivamente, a encenação que na 

reportagem se propõe reconstituir «o que se terá passado» [sic] no momento da retirada de uma 

filha a uma das mães protagonistas da reportagem, pelo motivo de que a menor «não teve acesso 

às vacinas [obrigatórias] em tempo útil», e recordem-se, por sua vez, as declarações do advogado 

Gameiro Fernandes, que assevera ser bastante «uma sinalização anónima» para se retirar uma 



   

7 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

criança aos respetivos pais, ou – a propósito do alegado conflito de interesses imputado a Armando 

Leandro (supra, n.ºs 8 e 14)6 – que «não pode conceber um sistema como correto, honesto e 

credível quando é possível meter numa instituição quem sinaliza, quem retira e quem acolhe, e nós 

temos uma instituição em Portugal que é dirigida por quem precisamente acumula essas funções», 

ou que considera existir «uma incompatibilidade absoluta» no facto de associações dedicadas à 

institucionalização de jovens em risco «terem juízes, procuradores, advogados, assistentes sociais, 

juízes sociais», uma vez que «não se pode pôr a raposa a guardar o galinheiro». 

34. Merece ainda menção, também pela negativa, a circunstância de no termo da reportagem 

controvertida ter sido exibido um texto com o seguinte teor: 

«O juiz Armando Leandro foi durante 12 anos, presidente da Comissão de Proteção de 

Crianças e Jovens em Risco e, ao mesmo tempo, foi e é Presidente dos lares privados da 

CrescerSer. 

Armando Leandro deveria cessar funções em 2019 seis dias após entrevista ao Linha da 

Frente foi substituído.  

(...)». 

35. Para além de aludir a uma denominada (e inexistente) «Comissão de Proteção de Crianças e 

Jovens em Risco»7, o texto reproduzido sugere a já referida ideia (supra, n.ºs 9 e 17) de que a 

reportagem em causa teria sido determinante para a cessação de funções de Armando Leandro à 

frente da CNPDPCJ. Ideia essa deliberadamente inculcada pelo autor da peça, mas rotundamente 

falsa, pelas razões já oportunamente referidas (supra, n.º 17, cit.).  

 

V. Idem, à luz do direito aplicável 

36. Aqui chegados, importa sublinhar que a orientação editorial no caso assumida pela RTP no 

sentido de dedicar uma reportagem à problemática da retirada às famílias de menores em situações 

de risco (supra, n.º 24) é, em si, inteiramente legítima e formalmente conforme com a liberdade de 

programação que lhe assiste, enquanto particularização da liberdade de expressão aplicada ao 

domínio da atividade televisiva, e que confere aos seus respetivos responsáveis ampla autonomia 

na determinação e conformação dos conteúdos a emitir (artigos 37.º e 38.º da Constituição da 

República Portuguesa e artigo 26.º da Lei da Televisão). 

                                                      
6 Sublinhe-se que, a avaliar pela reportagem exibida, o juiz Armando Leandro não terá sido sequer questionado 
sobre este assunto. 
7 Denominação essa reiterada na sinopse do programa, à data ainda disponível no endereço 
https://www.rtp.pt/play/p3032/e317457/linha-da-frente. 



   

8 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

37. É além do mais inquestionável que uma reportagem centrada na temática identificada 

reveste interesse jornalístico, abordando questões que podem e devem constituir objeto de debate 

numa sociedade democrática. 

38. Isto dito, e não obstante a generosa latitude reconhecida à liberdade de programação dos 

operadores televisivos, nem por isso a concreta atuação destes deixa de estar adstrita a limites e à 

necessidade de ponderar a sua permanente e concreta coexistência com outros direitos, valores e 

interesses constitucionalmente protegidos. 

39. Com efeito, o interesse público associado a dado tema noticiável não significa que o seu 

tratamento noticioso possa ser levado a cabo de qualquer forma. Reveste aqui importância 

primacial a observância das legis artis aplicáveis à prática jornalística, por forma a obviar à ofensa, 

por ação ou omissão, de deveres inerentes à profissão e, por essa via, de direitos, liberdades e 

garantias de terceiros e de outros interesses e expectativas igualmente dignos de tutela jurídica.  

40. Ora, do caso vertente retiram-se evidências várias no sentido de que nele foram postergadas 

exigências jurídicas e deontológicas essenciais ao exercício da atividade jornalística televisiva.  

41. Mas algo mais pode, e deve, sublinhar-se a este preciso respeito. É que o grau de reprovação 

a extrair do caso sub judice é amplificado pelo facto de a reportagem identificada colocar em causa a 

reputação de alguém que, como é público e notório, dedicou parte significativa da sua vida à causa 

da defesa de crianças vítimas de maus-tratos, e que, para mais, tem a sua origem e disseminação 

numa plataforma da concessionária do serviço público de televisão, sobre quem impendem 

especiais responsabilidades e obrigações, mas que no caso se revelou incapaz de respeitar sequer 

as regras e os princípios mais elementares e de aplicação universal à atividade jornalística. 

42. Se ninguém deve ser considerado acima de qualquer suspeita, certo é também que ninguém 

deve ser aprioristicamente julgado e sentenciado em praça pública, para mais sem que lhe tenha 

sido facultada a possibilidade de se defender devidamente. Se a RTP entendeu que por alguma razão 

deveria ser escrutinada a atuação de Armando Leandro e a de entidades vocacionadas para a 

proteção de menores em perigo e em que este assume ou assumiu responsabilidades de relevo, 

estava o operador de serviço público no direito de proceder às averiguações que bem lhe 

aprouvesse realizar, contanto que, para esse efeito, observasse devida e escrupulosamente as 

regras aplicáveis à praxis jornalística. O que, no caso, e como decorre do já abundantemente 

exposto, não se verificou. Em especial, no tocante aos princípios do rigor, isenção e objetividade, 

orientadores dos mais elementares deveres jornalísticos, e consagrados no Código Deontológico do 



   

9 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

Jornalista8, designadamente nos seus pontos 1, 2, 4, 5 e 9, e em variados preceitos do Estatuto do 

Jornalista9, no caso, os versados nas alíneas a), d), e e), 2.ª parte, do n.º 1, e b), c) e i), 2.ª parte, do 

n.º 2 do artigo 14.º deste diploma. 

43. Sem prejuízo do exposto, deve desde já esclarecer-se que a conduta de José Ramos e 

Ramos (supra, n.ºs 1 e 5), enquanto jornalista, apenas pode ser valorada pela Comissão da Carteira 

Profissional de Jornalista, à luz do artigo 18.º-A do respetivo estatuto profissional.  

44. Diversas são já, contudo, neste contexto, as responsabilidades do então diretor de 

informação do serviço de programas RTP1, Paulo Dentinho, enquanto titular da primeira – e última – 

palavra relativamente à orientação e supervisão do conteúdo das suas emissões (cf. artigo 35.º, n.ºs 

1, 2 e 6, da Lei da Televisão), cuja exploração incumbe ao operador RTP, e contra quem o presente 

procedimento de queixa é em primeira linha dirigido. 

45. E ocorrendo sublinhar a este mesmo operador televisivo, neste particular, e desde logo, o 

respeito pelos direitos fundamentais e demais valores constitucionais, a que se encontra adstrito 

(artigos 27.º e 34.º, n.º 1, da Lei da Televisão), a par do dever de assegurar a difusão de uma 

informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção (artigo 34.º, n.º 2, alínea b), do mesmo 

diploma legal), sem esquecer ainda que entre os fins da atividade televisiva se incluem o de 

contribuir para a informação do público e o de promover o exercício do direito de informar, de se 

informar e de ser informado, com rigor e independência (artigo 9.º, n.º 1, alíneas a) e b), do diploma 

legal em referência). 

46. Deveres esses a que o operador RTP se encontra em especial comprometido, em virtude do 

seu singular estatuto de prestador do serviço público de televisão e da inerente missão a cujo 

cumprimento está adstrito, com base em disposições específicas da própria Lei da Televisão, do 

clausulado do Contrato de Concessão de 201510 e de instrumentos autovinculativos como o Código 

de Ética e Conduta da RTP11 e o Guia Ético e Editorial da RTP12. 

                                                      
8 Aprovado em 4 de maio de 1993, em assembleia geral do Sindicato dos Jornalistas, com alterações aprovadas 
no 4.º congresso dos Jornalistas, de 15 de janeiro de 2017, confirmadas no referendo de 26, 27 e 28 de outubro 
de 2017. 
9 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 
10http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/contratoConcessao2015.pdf. 
11http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/Codigo-Etica-Conduta-da-RTP_1-Fev2017-
1.pdf. Este instrumento explicita os princípios de atuação da RTP e os seus desdobramentos, de aplicação 
transversal a todos os setores da empresa. 
12http://cdn-images.rtp.pt/mcm/pdf/e72/e72f275f3d2a2a813d953aa6abdd2da41.pdf. Este documento enuncia 
um conjunto de direitos, deveres e boas-práticas que refletem as especiais orientações de serviço público nas 
áreas da programação e da informação e que devem ser respeitados na produção e disponibilização ao público de 
todos os conteúdos programáticos da RTP enquanto empresa. 



   

10 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

47. Recordem-se neste contexto os princípios de atuação cometidos ao serviço público de 

televisão, de acordo com os quais a sua prestação deve garantir a estrita observância, entre outros, 

dos princípios da qualidade, do rigor, da isenção e da independência da informação (artigo 50.º, n.º 2, 

da Lei da Televisão, e cláusula 4.ª, n.º 1, do Contrato de Concessão), e em cuja aplicação deve a 

concessionária assegurar uma informação precisa, completa, contextualizada e aprofundada, 

imparcial e aberta ao contraditório (artigo 51.º, n.º 2, alínea c), da Lei da Televisão, e cláusula 4.ª, n.º 

2, alínea g), do Contrato de Concessão). 

48. Retenha-se ainda que, nos termos da cláusula 5.ª, alínea e), do mesmo Contrato de 

Concessão, e para além da sua vinculação aos fins da atividade de televisão a que se refere o artigo 

9.º da Lei da Televisão, a Concessionária tem como objetivos específicos, entre outros, o de produzir 

uma informação independente, rigorosa, pluralista e aprofundada que constitua uma referência de 

credibilidade e confiança para os diferentes públicos.  

49. E tenha-se igualmente presente que entre as obrigações específicas da concessionária se 

inclui a de proporcionar uma informação isenta, rigorosa, contextualizada, plural e aberta ao 

contraditório, à face do disposto no artigo 51.º, n.ºs 1 e 2, alínea c), da Lei da Televisao, e na cláusula 

6.ª, n.º 2, alínea c), do Contrato de Concessão. 

50. De todo o exposto decorre que, não obstante o considerável período de tempo decorrido 

entre as práticas objeto do presente procedimento e a sua apreciação e subsequente pronúncia por 

parte do Conselho Regulador – de resto e sempre inapelavelmente devida, em resultado do dever de 

decisão que lhe está cometido (artigo 58.º dos Estatutos da ERC) –, nem por isso deve ser menor o 

grau de reprovação a dirigir à RTP em resultado da sua conduta no caso vertente. 

51. Nesse juízo de reprovação se inclui, de resto, a circunstância de o operador de serviço 

público se ter escusado a apresentar a sua oposição à queixa apresentada, apesar de ter requerido 

prorrogação do prazo para esse efeito (supra,n.ºs 19-20). 

52. E atentando-se ainda que, à data, a reportagem continua disponível no sítio eletrónico do 

operador RTP (supra, nota 7), e, assim, acessível em permanência a qualquer utilizador nela 

potencialmente interessado. 

 

VI. Deliberação 

Em conformidade com o exposto, o Conselho Regulador, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 58.º 

dos Estatutos da ERC, delibera:  



   

11 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

(i) Considerar procedente a queixa apresentada pelos queixosos Armando Leandro e 

Associação CrescerSer contra o operador televisivo Rádio e Televisão de Portugal;  

(ii) Confirmar, por parte do operador televisivo identificado, o desvio aos fins referidos no 

artigo 9.º, n.º 1, alíneas a) e b), da Lei da Televisão, e o incumprimento dos deveres 

previstos nos artigos 27.º e 34.º, n.ºs 1, e 2, alínea b), do mesmo diploma legal, bem como 

nos dispositivos especificamente aplicáveis ao operador RTP enquanto titular da 

concessão do serviço público de televisão e consagrados nos artigos 50.º, n.º 2, e 51.º, 

n.ºs 1 e 2, alínea c), da Lei da Televisão citada, nas cláusulas 4.ª, n.ºs 1 e 2, alínea g), 5.ª, 

alínea e), e 6.ª, n.º 2, alínea c), do Contrato de Concessão  de 2015, no Código de Ética e 

Conduta da RTP e no Guia Ético e Editorial da RTP, a par da inobservância deliberada dos 

deveres enunciados no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a), d), e e), 2.ª parte, e n.º 2, alíneas  b), c) 

e i), 2.ª parte,  do Estatuto do Jornalista;  

(iii) Repudiar veementemente a conduta adotada pelo operador televisivo RTP no caso 

vertente, da qual esteve ausente o propósito de assegurar uma informação objetiva, 

rigorosa, isenta e desprovida de sensacionalismo, e sendo a mesma suscetível de 

acarretar evidente e porventura irreparável afetação do bom nome e reputação dos 

Queixosos e de terceiros;  

(iv) Recomendar a este mesmo operador televisivo  o  respeito  escrupuloso  pelos  direitos 

fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade;  

(v) Recomendar igualmente a este mesmo operador televisivo a remoção, no seu sítio 

eletrónico, do serviço audiovisual a pedido correspondente à reportagem objeto do 

presente procedimento, ou, em alternativa, na página eletrónica onde se encontra 

disponível a dita reportagem, a inserção de um sumário de deliberação adotada no caso 

vertente e acompanhada de remissão expressa e direta para o «link» com o teor integral 

de tal deliberação, no sítio eletrónico da ERC; 

(vi) Recordando, em consonância com o que antecede, e à luz do preceituado na cláusula 

18.ª, n.º 3, do Contrato de Concessão, que deve a RTP ter em devida conta o conteúdo das 

recomendações da ERC que lhe sejam dirigidas;  

(vii) Sublinhar que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos de natureza 

cível ou criminal que possam resultar do presente caso;  

(viiI) Dar conhecimento da deliberação resultante deste procedimento à Comissão da Carteira 

Profissional de Jornalista, para os fins por esta tidos por convenientes.  



   

12 

500.10.01/2017/461 
EDOC/2017/10825 

 

Lisboa, 20 de novembro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


