
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

2/DR-TV/2009 
 

 
 
 
 
 

Recurso do Presidente do Conselho Executivo da Escola 
Secundária Marquês de Pombal contra a TVI 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

16 de Setembro de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/DR-TV/2009 

 

Assunto: Recurso do Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Marquês 

de Pombal contra a TVI 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Marquês de Pombal, na 

qualidade de Recorrente, e a TVI, como Recorrida. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O Recorrente, ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 68.º da Lei da Televisão e nos 

termos do disposto no n.º 1 do artigo 59.º dos Estatutos da ERC, apresentou recurso 

com fundamento na violação do disposto no n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão. 

 

III. Factos apurados 

 

1. No dia 9 de Fevereiro do corrente ano, a TVI transmitiu nos seus serviços noticiosos 

das 13h00 e das 20h00 (Jornal da Uma e Jornal Nacional, respectivamente) uma peça 

constituída por uma reportagem que teve por objecto central situações de violência e 

criminalidade ocorridas na Escola Secundária Marquês de Pombal (ESMP), em Lisboa. 

 

2. A peça jornalística transmitida é, na sua essência, idêntica nos dois serviços 

noticiosos, diferindo apenas nos oráculos que surgem ao longo da mesma e no pivô que 

a introduz, com a particularidade de que no Jornal Nacional é antecedida por dois 

teasers. Para efeitos de percepção do seu conteúdo, tomar-se-á por referência a 

reportagem exibida no Jornal Nacional. 



 

2 

 

3. A reportagem foi anunciada por duas vezes através de um teaser, nos seguintes 

termos: “É considerada uma das escolas mais violentas e problemáticas do país. A 

reportagem da TVI na Escola Marquês de Pombal para ver mais à frente neste jornal.” 

A acompanhar este anúncio são visíveis imagens breves do exterior da escola, de alguns 

alunos nas instalações escolares, bem como de elementos da polícia presentes – 

presume-se – junto da escola. 

 

4. A exibição da reportagem ocorreu na segunda parte do Jornal Nacional, às 21h02m, e 

teve a duração de 3m09s. No lançamento da peça, o pivô reforça a associação da ESMP 

a episódios de violência: “Com mais de 1000 alunos, a Escola Marquês de Pombal em 

Lisboa é conhecida pelos sucessivos actos de violência e criminalidade, ainda na 

semana passada três alunos ficaram feridos por confrontos com armas brancas. É um 

dia-a-dia de insegurança para quem trabalha numa escola tida como o último recurso 

para jovens problemáticos.” 

 

5. A reportagem inicia-se com uma caracterização da ESMP, a qual é apresentada como 

“a última oportunidade antes do abandono escolar” e albergando em grande parte 

“população estudantil considerada problemática”. Ao longo da peça estas mensagens 

vão sendo repetidas, afirmando-se que a ESMP “é uma escola com um projecto 

educativo insubstituível porque se não fosse aqui muitos destes alunos não estariam já 

sequer a estudar.” 

 

6. O primeiro testemunho referido na peça consiste na recuperação de declarações de 

uma testemunha ocular de um caso de violência ocorrido junto à ESMP, que foi 

noticiado pela TVI a 04 de Fevereiro. “Um grupo grande, aí… sei lá, entre os 12 e os 20 

elementos – conta a testemunha – vinham atrás de um rapaz também da Marquês de 

Pombal, e chegaram aqui, mais ou menos aqui a uns 50 metros daqui, agrediram-no, aos 

murros e ao pontapé, deixaram-no no chão, inanimado.” 

 



 

3 

7. A ideia de violência e criminalidade associada à ESMP é posteriormente reforçada 

pela exibição de declarações de um professor da escola, cuja identidade é ocultada: 

“Não há respeito pelos alunos para com os professores. A linguagem que eles utilizam 

uns com os outros é indiferente, se estão na presença de um professor ou de um 

funcionário. Dizem palavrões. Nós é que temos de pedir licença para eles saírem da 

frente para conseguirmos ir para as salas (…) Envolvem-se em cenas de pancadaria 

dentro da própria sala de aula. No ano passado, os alunos puseram um carro a arder à 

porta da escola. Existem imagens na internet desse carro a arder!” 

 

8. O testemunho deste protagonista versa ainda sobre a condição da escola enquanto 

ministradora de cursos de educação e formação profissional: “Nós não lhes 

conseguimos ensinar praticamente nada e eles vão sair dali com o 9º ano, porque nós 

somos quase obrigados a passá-los. Vão para as estatísticas, temos os alunos com o 9.º 

ano, mas no fundo eles não sabem nada… Estamos a dar diplomas a analfabetos!” 

 

9. No plano visual, a peça é construída com base em imagens da ESMP, de alunos que 

circulam junto à entrada da mesma e de alguns polícias, presumivelmente, junto à 

escola. Além dos dois testemunhos, a reportagem recorre ainda à exibição de um vídeo 

do YouTube referente a um acontecimento passado, em que é visível um carro a arder 

junto à ESMP. 

 

10. No fecho da reportagem, são exibidas imagens nocturnas das imediações da escola e 

de alguns jovens que por ali circulam. “Para muitos destes alunos, esta escola é a última 

oportunidade num sistema de ensino que continua longe de responder com eficácia aos 

problemas da delinquência juvenil”, afirma-se a fechar a peça. 

 

11. Os textos dos oráculos que acompanham a reportagem no Jornal da Uma e Jornal 

Nacional têm pequenas diferenças entre si, sendo que todos eles reforçam no seu sentido 

o ambiente particularmente violento que alegadamente se vive na ESMP. Citam-se, 

como ilustração, os seguintes oráculos editados no Jornal Nacional: “Lisboa – Escola 



 

4 

conhecida pela violência”; “Lisboa – Confrontos já provocaram 3 feridos”; “Escola – 

Recebe muitos jovens problemáticos.” 

 

12. Em 16 de Fevereiro de 2009, o Presidente do Conselho Executivo da ESMP, 

solicitou ao Director de Informação da TVI o exercício do direito de resposta, através de 

fax e de carta enviada por correio, ao abrigo do disposto no artigo 65.º da Lei da 

Televisão, com fundamento na “visão negativa da Escola Secundária Marquês de 

Pombal que transpareceu na reportagem” e pretendendo “a rectificação das referências 

inverídicas e erróneas feitas na referida reportagem”. 

 

13. Este pedido terá sido recepcionado pela TVI a 17 de Fevereiro de 2009. 

 

14. No dia 19 de Fevereiro seguinte, a ESMP tomou conhecimento de um fax enviado 

pela TVI, às 20h02 de 18 de Fevereiro, assinado por assessor jurídico – Dr. Miguel 

Coroadinha -, informando de que aquele órgão de comunicação social considerava, ao 

abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 65.º e dos n.ºs 1, 3 e 4 da Lei da Televisão, que “o 

texto que invoca um pretenso direito de resposta foi apresentado sem observância dos 

requisitos formais exigíveis, carece em absoluto de fundamento, provém de pessoas que 

não demonstram a sua legitimidade e não identifica claramente a reportagem a que se 

reporta”. Deste modo, concluiu a TVI que, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 

68.º da Lei da Televisão, essas circunstâncias constituem fundamento para a recusa da 

emissão do texto de resposta solicitado, “caso não sejam corrigidas e supridas as 

referidas omissões”. 

 

15. Em 27 de Fevereiro de 2009, o Presidente do Conselho Executivo da ESMP enviou 

ao assessor jurídico da TVI, Dr. Miguel Coroadinha, via fax, uma carta em que se 

reformulou o pedido de direito de resposta anterior, invocando-se, desta feita, o 

exercício do direito de rectificação e procurando-se suprir as alegadas omissões 

sustentadas pela TVI, designadamente quanto à legitimidade e/ou identificação do 

Recorrente, elementos de identificação da reportagem em causa, referenciação da 

informação inverídica ou errónea que pudesse ser objecto de rectificação e excesso de 



 

5 

número de palavras relativamente ao número de palavras do texto na origem do 

exercício do direito. 

 

16. Em 3 de Março de 2009, através de carta e de fax remetido no dia anterior, pelas 

19h56, o Recorrente foi informado pela TVI de que, embora aquele tivesse reformulado 

o pedido, procedendo às correcções invocadas pela Recorrida, as mesmas “foram 

efectuadas excedendo manifestamente o lapso temporal em que tal é possível, quarenta 

e oito horas, conforme o prescrito no n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão”. Assim, 

concluiu a Recorrida, “ (…) existem fundamentos bastantes, para nos termos do 

disposto no n.º 1 e 2 do art.º 68.º [da Lei da Televisão], determinar a recusa da sua 

emissão (…)”. 

 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

Não se conformando com a posição assumida pela TVI, em 1 de Abril de 2009 o ora 

Recorrente interpôs recurso junto do Conselho Regulador, nos termos previstos no n.º 3 

do artigo 68.º da Lei da Televisão e do n.º 1 do artigo 59.º dos Estatutos da ERC, por 

violação do disposto no n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão, com os fundamentos 

seguintes: 

 

a) A notícia em causa contém referências à ESMP e à sua comunidade escolar, 

umas inverídicas e outras erróneas; 

 

b) A comunicação da TVI, recebida pelo recorrente em 3 de Março de 2009, não 

continha um elemento essencial para a sua validade: a indicação de prazo para 

resposta/apresentação da reformulação, elemento que tem necessariamente de 

ser comunicado, sob pena de prejudicar o exercício do direito em questão, bem 

como não foi sequer invocada a legislação a aplicar, concretamente o n.º 2 do 

artigo 68.º da Lei da Televisão. 

 

Deste modo, requer o Recorrente: 



 

6 

 

“a) A procedência da arguição da nulidade do ‘pedido de reformulação’ mas 

com aproveitamento da carta de 27 de Fevereiro de 2009 e consequentemente, 

condenando a TVI à emissão que recusou ou 

 

b) Concedendo, condenando a requerida à repetição do ‘pedido de 

reformulação’, desta vez cumprindo todas as formalidades legais, com 

aproveitamento da carta de 2 de Março de 2009, substituindo-a pela 

admissibilidade da emissão.” 

 

V. Defesa da Recorrida 

 

Notificada nos termos do preceituado no nº 2 do artigo 59º dos Estatutos da ERC para 

se pronunciar quanto ao teor do recurso, a Recorrida apresentou os seguintes 

argumentos: 

 

a) O direito que o Recorrente pretende fazer valer encontra-se extinto por 

caducidade, devendo, em consequência, concluir-se pela extemporaneidade do 

recurso apresentado, já que o n.º 1 do artigo 59.º dos Estatutos da ERC 

determina um prazo de 30 dias, a contar da recusa, para recorrer ao Conselho 

Regulador, o qual foi ultrapassado, uma vez a TVI comunicou essa recusa, por 

fax, em 2/03/2009 e a data de entrada do recurso sob análise é a de 2/04/2009; 

 

b) Ainda que assim não se entenda, o recurso deve ser julgado improcedente, 

pois a pretensão da Recorrente carecia dos requisitos legais aplicáveis, 

designadamente quanto à sua legitimidade e poderes de representação do 

signatário, assim como quanto à sua identificação, à confusão entre os institutos 

do direito de resposta e do direito de rectificação, ao manifesto excesso do 

número de palavras do texto de resposta em relação ao número de palavras 

utilizadas na peça noticiosa em questão; 

 



 

7 

c) A TVI não estava obrigada a referir expressamente na sua comunicação à ora 

Recorrente, datada de 2/03/2009, o prazo para corrigir os vícios que foram 

apontados, pois tal decorre exclusivamente da lei, de que a interessada tinha 

conhecimento, e tal carta não configura qualquer citação, notificação ou acto 

administrativo, antes um convite para a eliminação do excesso de palavras 

identificado pela TVI, não podendo a Recorrente desculpar-se alegando o 

desconhecimento da lei, o que nem sequer corresponde à verdade, como se 

infere das cartas enviadas; 

 

d) Ao contrário do que afirma a Recorrente, a TVI, na sua comunicação de 

2/03/2009, não considerou supridas todas as faltas apontadas, nomeadamente a 

relativa ao número de palavras, antes tendo afirmado que as correcções 

efectuadas, nomeadamente essa, foram feitas fora do prazo que a lei estabelece e 

que o facto de terem sido efectuadas manifestamente fora do prazo levou a que a 

TVI não se detivesse nessa apreciação, que, caso contrário, teria de ser feita; 

 

e) Depois das correcções apresentadas em 27/03/2009, o texto do Conselho 

Executivo da ESMP padece, ainda, de um manifesto excesso de palavras 

relativamente ao texto que lhe deu origem (o texto apresentado tem cerca de 320 

palavras, enquanto o texto da peça jornalística tem cerca de 228, já incluindo o 

pivot de lançamento), o que seria também fundamento para a recusa de 

transmissão do texto apresentado. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

Para além dos dispositivos estruturantes fixados no nº 4 do artigo 37º e alínea g) do nº 1 

do artigo 39º da Constituição da República Portuguesa, as normas aplicáveis ao caso 

vertente são as previstas nos artigos 65.º a 69.º da Lei da Televisão, em conjugação com 

o disposto na alínea f) do artigo 8º, alínea j) do nº 3 do artigo 24º e artigos 59º e 60º dos 

Estatutos da ERC. 

 



 

8 

VII. Análise e fundamentação 

 

Sendo a ERC competente para apreciar o recurso, cumpre fazê-lo. 

 

1. A primeira questão suscitada pela Recorrida na defesa e que, pela sua natureza, 

poderá prejudicar a restante apreciação do recurso, reside na invocação da caducidade 

do direito que o Recorrente pretende fazer valer, pelo que, na óptica da Recorrida, 

deveria concluir-se pela extemporaneidade do recurso apresentado, já que o n.º 1 do 

artigo 59.º dos Estatutos da ERC determina um prazo de 30 dias, a contar da recusa, 

para recorrer ao Conselho Regulador, o qual terá sido ultrapassado, uma vez a TVI 

comunicou essa recusa, por fax, em 2/03/2009, e a data de entrada do recurso sob 

análise é de 2/04/2009. Deste modo, teriam decorrido 31 dias entre a data da recusa do 

exercício do direito e a data de interposição do recurso. 

 

Sem se procurar introduzir a discussão em torno da natureza daquele prazo, se 

substantivo se adjectivo, sobre a qual a ERC tem mantido uma posição de coerência que 

protege, em caso de dúvida, o titular do direito (vd., por todas, Deliberação 16/DR-

I/2007), diga-se desde já que a Recorrida labora num erro quanto aos factos, o qual 

inquina a construção da sua tese. 

 

Efectivamente, se se conceder que a data a considerar para efeitos da comunicação da 

recusa de emissão do texto de resposta é a de 2/03/2009, apesar de a Recorrida a ter 

enviada através de fax apenas às 19h56, já fora das horas normais de expediente, 

determinando que o respectivo registo de entrada só pôde ser materialmente efectuado 

no dia seguinte, o prazo para a interposição de recurso iniciar-se-ia no dia 3/03/2009, 

nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 72.º do Código do Procedimento 

Administrativo, regra que decorre igualmente do disposto na alínea b) do artigo 279.º do 

Código Civil. 

 

Por outro lado, o presente recurso deu entrada na ERC em 1/04/2009, por fax, e não em 

2/04/2009, como alega a Recorrida. 



 

9 

 

A fixação destas datas determina, indubitavelmente, que o recurso foi interposto dentro 

do prazo de 30 dias previsto no n.º 1 do artigo 59.º dos Estatutos da ERC, precisamente 

no último dia do prazo, pelo que não procede a invocada caducidade do direito do 

Recorrente e deverá ser admitido o presente recurso. 

 

2. Relativamente aos fundamentos substanciais da recusa do texto de resposta da 

Recorrida, comunicada ao Recorrente em 19/02/2009 (vd. III.14 supra), importa uma 

análise sucinta dos mesmos, pese embora a quase totalidade das razões invocadas terem 

sido posteriormente prejudicadas em termos da sua sustentação, por força da 

reformulação apresentada pelo Recorrente. 

 

2.1. Começou a ora Recorrida por questionar a legitimidade e/ou poderes de 

representação do Presidente do Conselho Executivo da ESMP, bem como a sua 

identificação. 

 

Dos factos que são conhecidos e tendo presente o que dispõem os n.ºs 1 e 3 do artigo 

67.º da Lei da Televisão, não resulta a existência de qualquer motivo que, de boa fé, 

pudesse merecer a desconfiança manifestada, porquanto se afigura que, nesta 

matéria, as exigências legais foram respeitadas pelo Recorrente. Efectivamente, 

verifica-se que o pedido de transmissão do texto de resposta encontra-se assinado 

pelo Presidente do Conselho Executivo da ESMP, Filipe Artur Ramos Baptista, em 

papel timbrado do estabelecimento de ensino. De resto, a Recorrida não apontou 

quaisquer legítimas razões que a pudessem fazer vacilar quanto à autenticidade do 

pedido do Recorrente, como seria de esperar em caso de dúvidas sobre a 

autenticidade e validade do pedido, bem como sobre a sua legitimidade, ocupando o 

mesmo o cargo de Presidente do órgão de gestão da Escola. 

 

Aliás, a legitimidade do Recorrente afigura-se inquestionável. Atente-se, 

nomeadamente, que as declarações do professor da ESMP exibidas na reportagem 

questionam aspectos do processo pedagógico e que, por essa razão, remetem 



 

10 

directamente para a responsabilidade do Conselho Executivo. Além do retrato de 

indisciplina dentro e fora das salas de aulas, veja-se, em particular, a referência de 

que os professores são “quase obrigados ” a passar os alunos, atribuindo-se assim 

diplomas de 9º ano a pessoas que “não sabem nada”. 

 

Considera-se, pois, que a direcção da ESMP se constitui necessariamente como uma 

parte com interesses directamente atendíveis face à realidade retratada, que afecta a 

imagem da Escola, pelo lhe devem ser reconhecidos os direitos consagrados no 

artigo 65.º da Lei da Televisão. 

 

2.2. Defendeu também a ora Recorrida que do conteúdo do pedido resultava uma 

sobreposição ou confusão entre os institutos do direito de resposta e de rectificação, 

figuras distintas e com pressupostos e requisitos de aplicação diferentes, conforme 

dispõe o artigo 65.º da Lei da Televisão. 

 

Todavia, verifica-se que no primeiro pedido apresentado pelo Recorrente junto da 

TVI, apesar da referência ao direito de resposta, ficava patente a sua intenção de 

rectificar as “referências inverídicas e erróneas feitas na referida reportagem”. 

 

Considerou já o Conselho Regulador, em casos anteriormente apreciados, 

nomeadamente na Deliberação 6/DR-I/2007, de 31 de Janeiro, que “(…) se um 

periódico pode fundadamente recusar a publicação de qualquer resposta ou 

rectificação que desrespeite alguma das hipóteses do n.º 7 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa, tal não significa que, em contrapartida, lhe é ainda conferido o poder de 

qualificar vinculativamente a natureza do direito que perante ela é invocado”.  

 

Esta doutrina, adaptada para a realidade do normativo que regula o exercício do 

direito de resposta e de rectificação no âmbito da actividade de televisão, não pode 

deixar de ser reiteradamente invocada por este Conselho Regulador, tanto mais que, 

no caso em apreço, se trata de um simples desfasamento entre o direito reclamado e 

os efeitos pretendidos com o seu exercício, tendo os fundamentos da ora Recorrente 



 

11 

ficado suficientemente claros perante a TVI quanto à sua intenção de rectificar as 

alegadas referências inverídicas e erróneas feitas na reportagem que foi emitida. 

 

2.3. A alegação da TVI relativamente à não identificação concreta da reportagem e 

respectivo serviço noticioso em que terá sido divulgada não se afigura fazer qualquer 

sentido, na medida em os elementos desde logo fornecidos pelo ora Recorrente 

permitiram que aquela entendesse cabalmente qual a peça jornalística objecto de 

contestação, procedesse à sua própria análise e apresentasse fundamentos que, na sua 

perspectiva, inviabilizariam o exercício do direito.  

 

A utilização deste argumento por parte da ora Recorrida só pode ser entendido como 

uma manifesta tentativa de dificultar o exercício do direito do ora Recorrente, 

demonstrando pouca sensibilidade para o lugar que esse direito ocupa no quadro dos 

direitos fundamentais garantidos pela Constituição.  

 

2.4. Utilizou ainda a TVI o argumento de que nenhuma referência é feita a qualquer 

informação inverídica ou errónea que pudesse ser objecto de rectificação. 

 

No caso em concreto, e independentemente da insindicabilidade da apreciação 

subjectiva dos visados quanto ao carácter das referências de que sejam objecto e do 

conteúdo da resposta que por estes venha a ser apresentada, tese que tem sido trave-

mestra da doutrina do Conselho Regulador em matéria de direito de resposta e de 

rectificação, é minimamente claro que a intenção expressa do Recorrente é a de 

contrariar a imagem que é transmitida da Escola, a qual, na sua própria perspectiva, é 

prejudicada pela peça jornalística em questão, designadamente por surgir associada a 

fenómenos de violência, que terão sido empolados e fora do espaço escolar, e por 

serem apontadas deficiências no processo pedagógico, também elas a merecerem ser 

desvalorizadas, por força do projecto educativo próprio da escola, o qual atende ao 

seu especial ambiente social. 

 



 

12 

Estas circunstâncias operam igualmente a relação directa e útil com as referências 

que a provocaram, conforme se exige no n.º 4 do artigo 67.º da Lei da Televisão. 

 

2.5. Finalmente, entendeu a ora Recorrida que o texto que lhe foi enviado para 

exercício do direito “excede manifestamente o número de palavras do texto que lhe 

deu origem”. 

 

Porém, no fax que a Recorrida enviou à Recorrente em 2/03/2009, e do qual esta 

tomou conhecimento no dia seguinte, respondendo à reformulação do pedido de 

exercício do direito de rectificação, dava a entender que “(…) as correcções 

solicitadas, nomeadamente as que se referem à correcção do número de palavras em 

excesso e que deu origem à reformulação total do texto apresentado, foram 

efectuadas excedendo manifestamente o lapso temporal em que tal é possível (…)”. 

 

Pondo de lado, por ora, a questão que diz respeito ao incumprimento do prazo legal 

para a aceitação das rectificações, esta comunicação da Recorrida parece permitir 

concluir que um eventual excesso de palavras, em violação do disposto no n.º4 do 

artigo 67.º da Lei da Televisão, se encontraria sanada. 

 

Mas, já na sua defesa, a Recorrida contraria esta conclusão, com a seguinte 

justificação: “o facto de [as correcções] terem sido efectuadas manifestamente fora 

de prazo levou a que a TVI não se detivesse nessa apreciação, que caso contrário 

teria de ser feita”. 

 

E, desta vez em sede de defesa, a Recorrida concretiza, o que até então não 

acontecera, os fundamentos da sua posição quanto a este facto: “o texto apresentado 

tem cerca de 320 páginas, enquanto o texto da peça jornalística tem cerca de 228, já 

incluindo o pivot de lançamento”. 

 

Sucede que a contagem das palavras da peça jornalística, considerando apenas o 

texto jornalístico propriamente dito e a apresentação do pivô, dá-nos cerca de 254 



 

13 

palavras. Porém, a peça jornalística que justificou o presente recurso inclui dois 

depoimentos, aliás transcritos na descrição da peça em III, pontos 6, 7 e 8 supra, que 

não terão sido contabilizados pela Recorrida. 

 

Aqueles depoimentos fazem parte integrante da peça jornalista, dela não podendo ser 

dissociados. Foram seleccionados e editados de acordo com o critério jornalístico, o 

jornalista usa-os como ilustração do seu texto e cumprem a função essencial de dar 

credibilidade à peça. Como tal, pretender isolá-los do contexto e da unidade da peça 

é atentar contra o próprio trabalho do jornalista. Para mais, nesses depoimentos 

reside grande parte da razão que terá determinado a vontade de exercer o direito de 

rectificação. 

 

Nesta acepção, fazendo parte da peça jornalística que deu origem ao exercício do 

direito de rectificação, a contagem das palavras dos depoimentos é essencial para se 

aquilatar se o texto de resposta se contém nos limites previstos no n.º 4 do artigo 67.º 

da Lei da Televisão. Ora, dessa contagem resulta um total de 175 palavras, as quais, 

acrescendo às 254 palavras acima apuradas, dá um total de 429 palavras, o que 

representa um número substancialmente superior às 320 palavras atribuídas ao texto 

de rectificação. 

 

Deste modo, também não se verifica o fundamento utilizado pela TVI para negar a 

transmissão do direito de rectificação. 

 

3. Vistos e analisados estes factos e circunstâncias, parece que o pedido de rectificação 

solicitado pelo ora Recorrente em primeira instância, reuniria, desde logo, os requisitos 

legais para ser aceite pela TVI. Todavia, em face da comunicação da TVI, datada de 

16/02/2009, manifestando o entendimento de “que existem fundamentos bastantes, para 

nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 68.º [da Lei da Televisão], determinar a recusa 

da sua emissão, o que será feito, caso não sejam corrigidas e supridas as referidas 

omissões”, o ora Recorrente ter-se-á conformado com esses fundamentos, contra eles 

não reagindo.  



 

14 

 

Quando respondeu ao convite da TVI para supressão e omissão das alegadas omissões, 

já tinha decorrido efectivamente o prazo legal de 24 horas fixado no n.º 1 do artigo 68.º 

da Lei da Televisão (vd. os factos relatados em III, pontos 14, 15 e 16 supra). 

 

Sustentando o Recorrente que a comunicação da TVI não continha um elemento 

essencial para a sua validade, designadamente a indicação de prazo para 

resposta/apresentação da reformulação, elemento que teria necessariamente de ser 

comunicado, sob pena de prejudicar o exercício do direito em questão, como 

prejudicou, bem como não foi sequer invocada a legislação a aplicar, concretamente o 

n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão, vem a Recorrida defender que não estava 

obrigada a referir expressamente, na sua comunicação ao ora Recorrente, o prazo para 

corrigir os vícios que foram apontados, pois tal decorre exclusivamente da lei, de que o 

interessado tinha conhecimento, e tal carta não configura qualquer citação, notificação 

ou acto administrativo, antes um convite para a eliminação do excesso de palavras 

identificado pela TVI, não podendo ser reclamado o desconhecimento da lei. 

 

Nos termos do n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão, estando em causa a violação do 

disposto no n.º 4 do artigo 67.º, como estava efectivamente na óptica da Recorrida, o 

operador de televisão fica constituído na obrigação de convidar o interessado, nas 24 

horas seguintes à recepção da resposta ou rectificação, a sanar as deficiências apontadas.  

 

A questão controvertida é a de se saber se a Recorrida deveria ter expressamente 

informado o Recorrente sobre o prazo de 48 horas consignado no n.º 2 do artigo 68.º da 

Lei da Televisão para reformular o pedido de rectificação. Não se tratando, como bem 

defende a Recorrida, da notificação de um acto administrativo, a verdade é que o regime 

legalmente consagrado para o instituto do direito de resposta e de rectificação impõe aos 

particulares, no caso aos operadores de televisão, um especial dever de fundamentação 

das suas decisões neste domínio, com um alcance que habitualmente está reservado para 

os actos administrativos. Este cuidado do legislador colhe a sua razão no 

reconhecimento da importância do direito de resposta e de rectificação como direito 



 

15 

fundamental dos cidadãos. Pretendeu a lei assegurar que ao titular do direito assistam 

todas as garantias do seu accionamento, dentro dos limites que a própria lei definiu. O 

regime da Lei da Televisão oferece ainda garantias acrescidas comparativamente com o 

previsto na Lei de Imprensa, como seja a do previsto convite para a reformulação do 

texto de resposta. Neste contexto, e tendo a Recorrida entendido haver lugar ao 

mecanismo do n.º 2 do artigo 68.º da Lei da Televisão, poderia e deveria ter alertado o 

Recorrente para o prazo em que o poderia fazer. Ao omitir essa informação, a 

comunicação da TVI ficou incompleta, imperfeita, e assim incapaz de assegurar todas as 

garantias que o legislador atribuiu ao exercício do direito em questão, não importando 

assim discutir, neste particular, se o Recorrente tinha ou não obrigação de conhecer a 

lei. 

 

Acresce que, para além destas razões que levam em conta o elemento teleológico da 

norma, tal conclusão é ainda perfeitamente adequada à letra da lei, sem o que, de resto, 

não teria sustentabilidade a tese exposta. 

 

Deste modo, entende-se dar provimento ao recurso, considerando-se supridas todas as 

deficiências alegadas pela Recorrida. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária 

Marquês de Pombal contra a TVI, por denegação do direito de rectificação 

relativamente a uma reportagem transmitida no dia 9 de Fevereiro do corrente ano, nos 

serviços noticiosos das 13h00 e das 20h00 (Jornal da Uma e Jornal Nacional, 

respectivamente), o Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto na 

alínea f) do artigo 8.º e alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro: 

 



 

16 

1. Considerar procedente o recurso, uma vez que o Recorrente supriu as 

deficiências que foram apontadas pela TVI nos termos da comunicação prevista 

no artigo 68.º da Lei da Televisão. 

 

2. Ordenar à TVI a transmissão do texto de resposta, respeitando o disposto no 

artigo 69.º da Lei da Televisão, fazendo-a anteceder da menção de que tal 

transmissão é efectuada por deliberação da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social. 

 

3. Determinar que a transmissão ocorra no prazo de 24 horas após a notificação 

desta Deliberação, nos termos conjugados do n.º 6 do artigo 68.º e do n.º 1 do 

artigo 69.º da Lei da Televisão, sob pena de sujeição ao pagamento da quantia 

diária de 500 (quinhentos) euros, a título de sanção pecuniária compulsória, por 

cada dia de atraso no cumprimento, contado da data referida, nos termos do 

disposto no artigo 72.º dos Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 16 de Setembro de 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 


