
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

17/2013 (AUT-TV-PC) 

 

 

Processo contraordenacional contra a RTP – Rádio e Televisão de 
Portugal, S.A. 

 
Infração das regras relativas ao anúncio da programação, no serviço 

de programas RTP1, referente ao período de Fevereiro 2010 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
24 de janeiro de 2013



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo Contraordenacional n.º ERC/10/2011/1332 

 

Em processo de contraordenação instaurado pelo Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social (ERC) através da Deliberação n.º 12/OUT-TV/2010, de 

20 de Maio de 2010, ao abrigo das competências cometidas a esta Entidade, 

designadamente as previstas nos artigos 24.º, n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, conjugada com o artigo 34º do 

Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, (RGCO), e o artigo 93º, n.º 1 e 2, da Lei n.º 27/2007, 

de 30 de julho, é notificada a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A. com sede na Rua 

Marechal Gomes da Costa, 37, 1849-030, Lisboa, da  

 

Deliberação 17/2013 (AUT-TV-PC) 

 

 

1.  Procedimentos 

 

1.1. No âmbito do processo de acompanhamento da verificação do cumprimento do dever de 

informação sobre o conteúdo e alinhamento da programação dos serviços de programas 

televisivos, previsto no artigo 29º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, os serviços de 

fiscalização da ERC analisaram a programação (duração e horário de emissão dos 

programas) anunciada pelo serviço de programas denominado RTP1, do operador RTP – 

Rádio e Televisão de Portugal, S.A, para o mês de fevereiro de 2010.  

1.2. Em resultado dessa análise, os serviços apuraram a verificação de irregularidades no 

cumprimento das obrigações previstas no referido normativo, tendo-se registado a 

ocorrência de 46 situações de desvio relativamente aos horários comunicados à Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, sendo 39 situações de desvio relativamente ao 

horário anunciado, 2 situações de exibição de programas que não foram anunciados e 5 

situações de não exibição de programas previstos. 

1.3. As alterações aos horários e ao alinhamento da programação, anunciados no mês de 

fevereiro de 2010, para o serviço de programas RTP1, foram as seguintes: 



 

2 

a) 03/02/2010: Programa “Tributo”, emitido e não previsto; 

b) 03/02/2010: Programa “Liga Sagres (Resumo)”, com um desvio de 2h06 m; 

c) 03 e 04/02/2010: Programas “Calma de Morte” e “Sangue Fresco”, ambos previstos e 

não emitidos; 

d) 04/02/2010: Programas “Journeyman”, “Mais forte do que a Água”, “Grande Entrevista: 

Abel Xavier”, “Jogo Duplo”, “Corredor do Poder” e “Quarto Crescente”, com desvios de 33 

minutos, 30 minutos, 15 minutos, 16 minutos, 16 minutos, e 23 minutos, 

respetivamente; 

e) 05/02/2010: Programas “Sangue Fresco” e “McBride: Honra Manchada”, com desvios 

de 22 minutos e 17 minutos, respetivamente; 

f) 11/02/2010: Programa “Jogo Duplo”, com um desvio de 4 minutos; 

g) 18/02/2010: Programa “Grande …ntrevista: Manuela Ferreira Leite”, com um desvio de 

7 minutos; 

h) 20/02/2010: Programas “Robin dos Bosques” e “O Preço Certo”, ambos previstos e não 

emitidos; 

i) 20/02/2010: Programa “Programa das Festas”, com um desvio de 9 minutos; 

j)  20/02/2010: Programa “Especial Informação”, emitido e não previsto; 

k) 21/02/2010: Programas “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”, “Conta-me Como 

Foi”, “Futebol: Liga Sagres” e “Fogo Cerrado”, com desvios de 24 minutos, 32 minutos, 

30 minutos e 30 minutos, respetivamente; 

l) 22/02/2010: Programas “A Fotografia do Crime”, “Só Visto!”, “Televendas”, “Notas 

Soltas”, “Jogo Duplo” e “Prós e Contras”, com desvios de 30 minutos, 32 minutos, 32 

minutos, 25 minutos, 24 minutos, 23 minutos e 23 minutos, respetivamente; 

m) 22/02/2010: Programa “…uronews”, previsto e não emitido; 

n) 23/02/2010: Programas “Praça da Alegria”, “30 Minutos”, “Jogo Duplo”, “Futebol: Liga 

dos Campeões (Resumos)” e “Liga dos Últimos”, com desvios de 23 minutos, 24 

minutos, 21 minutos, 22 minutos e 30 minutos, respetivamente; 

o) 24/02/2010: Programas “Sessão da Noite: Três Reis” e “Irmãos e Irmãs”, com desvios 

de 19 minutos e 15 minutos, respetivamente; 

p) 25/02/2010: Programas “Grande Entrevista”, “Jogo Duplo”, “Contra Informação”, 

“Corredor do Poder” e “Quarto Crescente”, com desvios de 15 minutos, 15 minutos, 15 

minutos, 14 minutos e 22 minutos, respetivamente; 



 

3 

q) 26/02/2010: Programas “ATL – Acima da Lei”, “Irmãos e Irmãs – Especial Álbum de 

Família”, “Irmãos e Irmãs”, “Antes Pelo Contrário” e “Pai à Força”, com desvios de 17 

minutos, 16 minutos, 20 minutos, 07 minutos, e 07 minutos, respetivamente. 

1.4. No decorrer dos contactos então efetuados, o operador apresentou, via e-mail, as 

seguintes justificações: 

a) Nos dias 03 e 04/02/2010, os desvios ocorreram na sequência do óbito de Rosa 

Lobato Faria, tendo o operador entendido que era necessário “prestar uma  justa 

homenagem (...) a personalidade de mérito da cultura portuguesa”, o que provocou a 

alteração da programação anunciada. Acrescentou ter anunciado as referidas 

alterações, em nota de rodapé; 

b) Nos dias 04 e 05/02/2010, os atrasos ocorridos na emissão dos programas “Grande 

…ntrevista: Abel Xavier”, “Jogo Duplo”, “Corredor do Poder”, “Quarto Crescente”, “Sangue 

Fresco” e “McBride: Honra Manchada”, ficaram a dever-se ao atraso na conferência de 

imprensa do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, transmitida no programa 

“Telejornal”, tendo o operador informado os telespectadores dos novos horários da 

programação, em rodapé; 

c) No dia 11/02/2010, a emissão do programa “Jogo Duplo” atrasou, devido ao atraso do 

programa, em direto, “Grande …ntrevista: Noronha de Nascimento”, sendo que, pelas 

características deste, é “difícil gerir o tempo de intervenção”. Referiu ainda o 

“manifesto interesse do assunto, bem como a dificuldade em fazer terminar 

abruptamente a entrevista”; 

d) No dia 18/02/2010, o desvio ocorrido na emissão do programa “Grande …ntrevista: 

Manuela Ferreira Leite” ficou a dever-se ao facto de esta entrevista ser, 

“previsivelmente, a sua última grande entrevista para a RTP, enquanto líder do PSD, o 

que, por si só, lhe conferia uma enorme relevância”, tendo acrescentado que a Direção 

de Informação entendeu, no próprio dia do programa, “que se justificava conceder 

mais tempo à entrevista” e que, “para evitar maiores consequências na restante 

programação, foi decidido gerir o tempo de emissão do ‘Telejornal’ articulando-o com o 

programa ‘Grande Entrevista’, de modo a não condicionar a restante programação”; 

e) No dia 20/02/2010, a alteração à programação teve como fim “acompanhar de perto 

os dramáticos acontecimentos” do temporal da Madeira; 

f) Nos dias 21 e 22/02/2010, “devido aos acontecimentos ocorridos no Arquipélago da 

Madeira, o ‘Telejornal’ foi emitido desse local numa ‘Edição Especial’, que se prolongou 



 

4 

até às 21h24, de forma a melhor acompanhar e informar os telespectadores”, e, 

assim, os programas seguintes sofreram alteração na sua hora de início, tendo havido 

“necessidade de anular o programa ‘…uronews’”; 

g) Nos dias 23 e 24/02/2010, o sistema elétrico do Centro de Produção do Monte da 

Virgem foi afetado pelo mau tempo que se fez sentir na Região Norte do país, “pelo que 

o programa ‘Praça de Alegria’, transmitido em directo, só se iniciou às 10h23, sendo 

necessário antecipar o bloco de publicidade, as promoções, bem como exibir um 

pequeno acerto”. Acrescentou que o “Telejornal” se prolongou até às 21h24, “devido a 

acontecimentos ocorridos no Arquipélago da Madeira”, pelo que “os programas 

seguintes sofreram alteração na sua hora de exibição”; 

h) Nos dias 25 e 26/02/2010, o operador informou que continuou a acompanhar “em 

permanência os terríveis acontecimentos na Madeira”, e que estes acontecimentos 

“dão origem a inúmeros motivos de reportagem cuja duração é difícil de prever”, tendo, 

assim, determinado o “prolongamento do ‘Telejornal’” e dos programas seguintes; 

i) No dia 26/02/2010, o operador informou que “devido às notícias de mau tempo que se 

perspectivava para o fim-de-semana, quer em Portugal, quer na …uropa, bem como o 

acompanhamento em permanência dos acontecimentos na Madeira, determinaram 

que o ‘Telejornal’ tivesse uma duração superior, em 7 minutos, relativamente ao 

anunciado, pelo que os dois programas seguintes sofreram a correspondente 

alteração”. Acrescentou que os telespectadores foram informados da alteração, em 

nota de rodapé. 

1.5. Após análise dos argumentos aduzidos pelo operador, o Conselho Regulador da ERC 

concluiu que as ocorrências dos dias 3, 11 e 20 de fevereiro de 2010 eram justificáveis, 

por se enquadrarem na exceção prevista no n.º 3 do citado artigo 29.º da Lei da Televisão.  

1.6. Em consequência, relativamente às ocorrências dos dias 4, 5, 18, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 

de fevereiro de 2010, o Conselho Regulador da ERC deliberou instaurar um procedimento 

contraordenacional à Arguida acima identificada, por violação do disposto no artigo 29.º 

da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, nos termos da deliberação 12/OUT-TV/2010. 

1.7. Em 31/08/2011, a Arguida foi notificada da Acusação contra si deduzida por factos que 

indiciavam incumprimento, por parte do serviço de programas RTP1, das obrigações de 

informação sobre o conteúdo e alinhamento da programação, nos termos do disposto no 



 

5 

artigo 29.º da Lei da Televisão. Mais foi notificada para, no prazo de 10 dias, apresentar a 

sua defesa escrita, bem como os meios de prova que reputasse convenientes. 

1.8. Na sua defesa escrita a Arguida afirma, em síntese, que: 

a) ”Da análise exaustiva dos dias e situações verifica-se que todas elas tiveram na 

origem circunstâncias absolutamente excepcionais de carácter informativo (com 

ressalva da avaria verificada no Centro de Produção do Monte da Virgem que adiante 

se analisará) ”; 

b) “Na verdade, o mês em análise (como aliás os que se seguiram) foi particularmente 

fértil em acontecimentos, não só de natureza política e económico-financeira mas 

também determinados pela catástrofe ocorrida na Madeira”; 

c) “ (...) a RTP (...) tudo fez para minimizar os efeitos dessas alterações sendo, no 

entanto, particular difícil, no caso «efeito cascata» verificado nos dias 4/5 e 21/22 de 

Fevereiro”; 

d) “ (...) tornou-se muito difícil gerir a emissão ” dos dias 4, 5, 21 e 22, porque “nem 

sempre é possível eliminar as autopromoções uma vez que, tratando-se de importante 

instrumento de gestão de emissão, pode comprometer a continuidade da própria 

emissão”; 

e) “Acresce que, nos casos em análise, ainda que com a eventual supressão das 

autopromoções se verificariam as alterações ocorridas pelo que parece razoável que 

os motivos que essa Entidade considerou adequados à justificação das alterações dos 

programas antecedentes deverão ser aplicáveis, também, a estas situações”; 

f) “No que se refere à alteração verificada no dia 18 de Fevereiro – Grande …ntrevista: 

Ferreira Leite – a RTP reconhece que se tratou de uma alteração que não se enquadra, 

plenamente, na previsão do nº 3, do artigo 29º da Lei da Televisão”, no entanto “a 

importância desta entrevista (...) permite considerar que a natureza dos 

acontecimentos em análise possam justificar a alteração em causa”; 

g) “O atraso verificado no início do programa Praça da Alegria do dia 23 de Fevereiro foi 

motivado, conforme referido oportunamente, pelo mau tempo que se fez sentir na 

Região Norte do país afectou o sistema eléctrico no Centro de Produção do Monte da 

Virgem (...)”, sendo certo que “a situação descrita integra plenamente o conceito 

jurídico de força maior” e que “se trata de uma situação que cabe na previsão do nº 3 

do artigo 29º”; 



 

6 

h) “Por fim, e no que se refere às emissões, da noite, dos 23, 25, e 26 de Fevereiro, as 

alterações em análise tiveram, todas elas, origem no prolongamento do Telejornal 

destinado a acompanhar os acontecimentos ocorridos na Madeira”, pelo que “tendo 

em conta a natureza dos acontecimentos, e a linha editorial adoptada pela RTP no 

acompanhamento desses acontecimentos e do impacto e repercussões que tiveram 

na população da região, mas também do interesse demonstrado pela restante 

população do país, têm determinado o prolongamento do Telejornal para além do que é 

possível prever com rigor”; 

i) “Sendo certo que, nessa altura, já não se tratava de uma ocorrência imprevista, 

tratava-se, sem dúvida, de acontecimentos que, atenta a sua natureza e importância, 

justificavam o acompanhamento em permanência”; 

j) “entende a RTP que as alterações de programação em análise se inserem na excepção 

prevista no nº 3 do artigo 29º da Lei da Televisão, não constituindo, por isso, 

contraordenação nos termos do artigo 75º, nº 1, al. a), da mesma lei”; 

k) “é manifesta a inexistência de qualquer conduta intencional na violação do disposto 

no artigo 29º, nº 2 da Lei da Televisão”; 

l) “Deste modo, a conduta da RTP poderá ter-se como meramente negligente, sendo a 

admoestação suficiente e adequada às finalidades da punição”; 

m) “Refira-se, ainda, que no ano de 2010, os prejuízos da Arguida se cifram em € 

16.598.080,79”, pelo que “não existe indício de que a RTP tenha retirado um benefício 

económico da prática da contraordenação”. 

1.9. A Arguida requereu ainda na sua defesa escrita que fosse efetuada prova testemunhal, a 

qual teve lugar, mediante inquirição da testemunha arrolada, em 17 de maio de 2012. 

1.10. Em síntese, a testemunha Luís Filipe Mateus da Silveira disse o seguinte: 

a) No dia 4 de fevereiro, o “Telejornal das 20h demorou mais 16m devido à conferência, 

em directo, do Ministro das Finanças”; 

b) “A RTP não conseguiu minimizar o atraso, o qual, inclusive, chegou a aumentar, devido 

ao cumprimento das regras da publicidade. Como a RTP está autorizada a emitir 

apenas 6 minutos de publicidade por hora, se passasse os anúncios para a hora 

seguinte, estariam a infringir a lei”; 

c) “Quanto à questão de retirarem as autopromoções, a fim de regularizar a emissão, tal 

nem sempre é possível. Nesse dia havia um espaço de ‘Televendas’ com blocos com a 



 

7 

duração de 15 minutos cada um. Se se retirassem as autopromoções, quando 

chegasse às televendas teriam de ocupar mais espaço com promoções ou com 

pequenos acertos de emissão. Após as televendas, a emissão voltou ao horário 

correcto”; 

d)  A ocorrência verificada no dia 18 de fevereiro de 2010, “tratou-se de uma opção 

editorial. A Grande …ntrevista desse dia tinha como convidada Manuela Ferreira Leite, 

sendo provavelmente a última entrevista dela enquanto líder do PSD, o que conferia 

grande relevância”; 

e) “Acresce que entre o planeamento e a emissão da entrevista surgiram novos 

acontecimentos – como a existência de novos candidatos à liderança do PSD – que fez 

com que, no próprio dia, se tivesse decidido aumentar o tempo daquele programa”, 

pelo que “entendeu-se antecipar o início do programa, a fim de permitir uma maior 

duração da entrevista. Como tal decisão foi tomada no próprio dia, não foi possível 

comunicar tal facto à …RC”; 

f) “A entrevista começou cerca de 8 minutos antes do previsto, mas foi colada ao 

Telejornal, pelo que não prejudicou o horário de exibição da restante programação”; 

g) “O Telejornal e a Grande …ntrevista acabam por ser um «bolo» de informação, visto as 

entrevistas não estarem incluídas no Telejornal, como os outros operadores fazem”; 

h) Os atrasos verificados nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2010 “estiveram relacionados 

com as inundações ocorridas no arquipélago da Madeira, o que levou a emissão do 

Telejornal a prolongar-se por mais tempo do que o previsto – cerca de 24 minutos -, a 

fim de permitir que os telespectadores acompanhassem a situação”; 

i) “Desse atraso, o que provocou a alteração no horário de início dos programas 

seguintes, optou-se por eliminar o «…uronews», como forma de eliminar o efeito de 

cascata para o dia seguinte, até porque se ia dar início a um programa de informação, 

com o objectivo de se conseguir voltar a respeitar os horários de programação (6 da 

manhã)”; 

j) Nos dias 23 e 24 de fevereiro, “o mau tempo da região norte do país causou uma 

avaria no sistema eléctrico. …ste problema não foi no estúdio, mas sim no Centro de 

Produção, de onde saem as imagens. Não era possível assegurar backups, ao 

contrário do que a …RC referiu. Tais soluções são possíveis em estúdio, mas não numa 

situação como esta, em que os próprios retransmissores da PT ficaram afectados. Por 



 

8 

esses motivos, e a fim de o Jornal da Tarde começar a horas, o programa ’Praça da 

Alegria’ teve de ser mais curto do que o previsto”; 

k) “Ainda nesse dia verificou-se que o Telejornal terminou 24 minutos mais tarde, o que 

fez com que os programas seguintes sofressem alterações no horário de emissão, 

sendo que tal ficou a dever-se, mais uma vez, aos acontecimentos ocorridos na 

Madeira. Conseguiu-se reduzir o atraso para 15 minutos, o que permitiu acertar o 

horário através da eliminação de um bloco de televendas”; 

l) As alterações verificadas nos dias 25 e 26 de fevereiro ficaram a dever-se aos 

acontecimentos da Madeira “o que condicionou o atraso nos programas seguintes ao 

Telejornal”; 

m) A ocorrência verificada no dia 26 de fevereiro “também teve a ver com os 

acontecimentos da Madeira, embora tenham conseguido corrigir os atrasos mais 

cedo”;  

n) “Quando o atraso é apenas de 7 minutos, é fácil corrigir, em pouco tempo, os horários 

da programação seguinte. O problema é quando há atrasos superiores a 20 m, o que 

dificulta a recuperação rápida do horário da programação, sem prejudicar a 

expectativa do telespectador no sentido de não ficar privado de programas 

anunciados”. 

 

2. Apreciação da matéria de facto 

 

2.1. No mês de fevereiro de 2010, verificaram-se 46 desvios na emissão da programação, 

dentre os quais a ERC considerou não justificáveis aqueles ocorridos nos dias 4, 5, 18, 21, 

22, 23, 24, 25 e 26 de fevereiro. 

2.2. No dia 4 de fevereiro, o Telejornal teve uma duração superior, em 16 minutos, que 

provocou atrasos nos seis programas televisivos sucessivos. 

2.3. Este desvio na programação foi devido, tal como referido pela Arguida, ao atraso na 

conferência de imprensa do Ministro das Finanças, a que “acresceu a necessidade de 

ouvir as diversas reacções às declarações do Ministro”. 

2.4. Este atraso não foi da responsabilidade do operador e, dada a relevância jornalística da 

conferência, considera-se que os desvios, não superiores a 16 minutos, na entrada dos 



 

9 

três primeiros programas – “Grande …ntrevista: Abel Xavier”, “Jogo Duplo” e “Corredor do 

Poder” - estão abrangidos pelo n.º 3 do artigo 29.º da Lei da Televisão. 

2.5. Os três programas seguintes – “Quarto Crescente”, “Sangue Fresco” e “McBride: Honra 

Manchada” – sofreram atrasos superiores (entre 17 e 23 minutos); estes atrasos devem-

se à incapacidade do operador em evitar o efeito cascata, pelo que não se consideram 

enquadráveis nas exceções previstas pelo artigo 29.º da Lei da Televisão. 

2.6. No dia 18 de fevereiro, o programa “Grande …ntrevista” foi transmitido com 7 minutos de 

antecedência.  

2.7. Pretende a arguida justificar este desvio pela importância jornalística do acontecimento 

pois a presença de Manuela Ferreira Leite no programa “seria previsivelmente, a sua 

última entrevista à RTP, enquanto líder do PSD, o que por si só lhe conferia uma enorme 

relevância” e pelos acontecimentos de política geral com esta relacionados. 

2.8. Como o próprio operador reconheceu – no seu e-mail de 1 de março de 2010 dirigido à ERC 

– esta situação não se enquadra nas exceções previstas no n.º 3 do artigo 29.º, pois, 

apesar da relevância jornalística da entrevista, esta não surgiu como um acontecimento 

imprevisto. 

2.9. Acresce que a transmissão antecipada de um programa pode mesmo defraudar as 

expectativas dos telespectadores, que prevêem a emissão no horário previamente 

anunciado. 

2.10. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, verificaram-se atrasos em 7 programas e a anulação de 

um outro. O operador informou que os acontecimentos ocorridos na Madeira justificaram a 

emissão de uma …dição Especial do Telejornal, que foi emitido daquela região. Mais 

acrescentou que os telespectadores foram informados dos atrasos na programação. 

2.11. Atendendo à natureza imprevista dos acontecimentos na Madeira e à necessidade da 

sua cobertura jornalística, considera-se que os desvios verificados poderão enquadrar-se 

nas exceções previstas no n.º 3 do artigo 29.º da Lei da Televisão, sendo, por isso, 

justificáveis os desvios ocorridos nos três primeiros programas: “As …scolhas de Marcelo 

Rebelo de Sousa”, “Conta-me Como Foi” e “Futebol: Liga Sagres”. 

2.12. Os atrasos nos programas “Fogo Cerrado”, “A Fotografia do Crime”, “Só Visto!” e 

“Televendas” e a anulação da transmissão do programa “…uronews” resultaram do efeito 

cascata, que poderia ter sido evitado pelo operador.  



 

10 

2.13. Com efeito, da análise do período de tempo reservado à publicidade verifica-se que os 

desvios na programação poderiam ter sido reduzidos através da eliminação das 

autopromoções, esforço esse que não foi realizado pelo operador, prolongando assim os 

desvios até de madrugada, momento em que o operador decidiu anular a transmissão do 

programa …uronews de modo a impedir o prolongamento dos desvios para o dia seguinte. 

2.14. Por este motivo, entende-se que estes desvios não são justificáveis à luz do n.º 3 do 

artigo 29.º. 

2.15. O operador tem opinião contrária, pois afirma não ser possível eliminar as 

autopromoções por serem “um importante instrumento de gestão da emissão, [a sua 

eliminação] pode comprometer a continuidade da própria emissão”. 

2.16. O argumento não procede pois, por exemplo, ao não eliminar autopromoções no dia 22 

de fevereiro de 2010, o operador viu-se obrigado a não transmitir o programa “…uronews”, 

cuja emissão tinha sido anunciada para as 05h31m desse mesmo dia. 

2.17. No dia 23 de fevereiro, verificou-se um desvio na emissão do programa “Praça da 

Alegria”, que estava a ser emitido em direto. A testemunha indicada pelo operador afirma 

que tal desvio foi devido a problemas no sistema elétrico no Centro de Produção no Monte 

da Virgem, causados pelo mau tempo que se fez sentir nesse dia na região Norte do País, 

tornando necessário antecipar um bloco de publicidade, as promoções, bem como exibir 

um pequeno acerto. 

2.18. Esta situação teve origem num acontecimento cuja “verificação não era 

razoavelmente previsível e cujos efeitos não poderiam ser evitados” já que o programa 

estava a ser emitido em direto e não havia outra forma de ultrapassar o problema. 

Enquadrando-se esta situação num caso de força maior, está justificada à luz do n.º 3 do 

artigo 29.º da Lei da Televisão. 

2.19. Nos dias 23 e 24 de fevereiro verificaram-se desvios em 6 programas, justificados pelo 

operador pela necessidade de acompanhar os acontecimentos ocorridos na Madeira. 

2.20. Tal argumento seria aceitável nos dias imediatamente subsequentes à catástrofe que 

se abateu sobre a Madeira, porém, a uma distância de quatro dias, a necessidade de 

acompanhar tal situação já não reveste o caracter de imprevisibilidade estatuído pelo n.º 

3 do artigo 29.º da Lei da Televisão. Por esse motivo, não se justifica o efeito em cascata 

de atraso devido à maior duração do “Telejornal”, não sendo os desvios verificados nos 

dias 23 e 24 justificáveis à luz do n.º 3 do artigo 29.º da Lei da Televisão. 



 

11 

2.21. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreram desvios na programação, afetando 10 

programas. Estes desvios foram provocados, mais uma vez, pelo prolongamento do 

Telejornal devido à necessidade de acompanhar os acontecimentos na Madeira. A 

situação é análoga à verificada nos dias 23 e 24 de fevereiro, pelo que se remete para a 

argumentação efetuada nessa sede. 

 

3. Factos dados como provados 

 

3.1. Face ao exposto, e no âmbito deste processo, são dados como provados os seguintes 

factos: 

3.1.1. No dia 4 de fevereiro de 2010, verificaram-se 4 desvios na emissão dos 

programas “Grande …ntrevista: Abel Xavier”, “Jogo Duplo”, “Corredor do Poder” e 

“Quarto Crescente”, de 15 minutos, 16 minutos, 16 minutos e 23 minutos, 

respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para as 21h e foi emitido às 

21h15m, o segundo estava anunciado para as 21h40m e foi emitido às 21h56m, o 

terceiro estava anunciado para as 22h58m e foi emitido às 23h14m, e o quarto 

estava anunciado para as 23h57m e foi emitido às 00h20m. 

3.1.2. No dia 5 de fevereiro de 2010, verificaram-se 2 desvios na emissão dos 

programas “Sangue Fresco” e “McBride: Honra Manchada”, de 22 minutos e 17 

minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para as 00h55m e 

foi emitido às 01h17m e o segundo estava anunciado para as 01h51m e foi 

transmitido às 02h08m. 

3.1.3. No dia 18 de fevereiro de 2010, verificou-se um desvio na emissão do 

programa “Grande …ntrevista: Manuela Ferreira Leite”, de 8 minutos, sendo que o 

mesmo estava anunciado para as 21h e foi emitido às 20h52m. 

3.1.4. No dia 21 de fevereiro de 2010, verificaram-se 4 desvios na emissão dos 

programas “As …scolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”, “Conta-me Como Foi”, “Futebol: 

Liga Sagres” e “Fogo Cerrado”, de 24 minutos, 32 minutos, 30 minutos e 30 minutos, 

respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para as 21h e foi emitido às 

21h24m, o segundo estava anunciado para as 21h28m e foi transmitido às 22h, o 

terceiro estava anunciado para as 22h27m e foi transmitido às 22h57m e o quarto 

estava anunciado para as 22h58m e foi transmitido às 23h28m. 



 

12 

3.1.5. No dia 22 de fevereiro de 2010, verificaram-se 3 desvios na emissão dos 

programas “A Fotografia do Crime”, “Só Visto!” e “Televendas”, de 30 minutos, 32 

minutos e 32 minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para 

as 00h50m e foi transmitido às 01h20m, o segundo foi anunciado para as 02h18m e 

foi transmitido às 02h50m, o terceiro foi anunciado para as 03h e foi transmitido às 

03h32m. Por fim, a transmissão do programa “…uronews” estava prevista para as 

05h31m e acabou por não ter lugar. 

3.1.6. No dia 23 de fevereiro de 2010, verificaram-se 5 desvios na emissão dos 

programas “Praça da Alegria”, “30 Minutos”, “Jogo Duplo”, “Futebol: Liga dos 

Campeões (Resumos) ” e “Liga dos Últimos”, de 23 minutos, 24 minutos, 21 minutos, 

22 minutos e 30 minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado 

para as 10h e foi emitido às 10h23m, o segundo estava anunciado para as 21h e foi 

emitido às 21h24m, o terceiro estava anunciado para as 21h36m e foi emitido às 

21h57m, o quarto estava anunciado para as 22h32m e foi emitido às 22h54m e o 

último estava anunciado para as 23h07m e foi emitido às 23h37m. 

3.1.7. No dia 24 de fevereiro de 2010, verificaram-se 2 desvios na emissão dos 

programas “Sessão da Noite: Três Reis” e Irmãos e Irmãs”, de 19 minutos e 15 

minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para as 00h02m e 

foi emitido às 00h21m e o segundo estava anunciado para as 02h05m e foi emitido 

às 02h20m. 

3.1.8. No dia 25 de fevereiro de 2010, verificaram-se 5 desvios na emissão dos 

programas “Grande …ntrevista”, “Jogo Duplo”, “Contra Informação”, “Corredor do 

Poder” e “Quarto Crescente”, de 15 minutos, 15 minutos, 15 minutos, 14 minutos e 

22 minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava anunciado para as 21h e 

foi emitido às 21h15m, o segundo estava anunciado para as 21h40m e foi emitido às 

21h55m, o terceiro estava anunciado para as 22h40m e foi emitido às 22h55m, o 

quarto estava anunciado para as 23h03m e foi emitido às 23h17m e o último estava 

anunciado para as 23h57m e foi emitido às 00h19m. 

3.1.9. No dia 26 de fevereiro de 2010, verificaram-se 5 desvios na emissão dos 

programas “ATL – Acima da Lei”, “Irmãos e Irmãs –…special Álbum de Família”, 

“Irmãos e Irmãs”, “Antes pelo Contrário” e “Pai à Força”, de 17 minutos, 16 minutos, 

20 minutos, 7 minutos e 7 minutos, respetivamente, sendo que o primeiro estava 



 

13 

anunciado para as 00h55m e foi emitido às 01h12m, o segundo estava anunciado 

para as 02h43m e foi emitido às 02h59m, o terceiro estava anunciado para as 

03h24m e foi emitido às 03h44m, o quarto estava anunciado para as 21h e foi 

emitido às 21h07m, o último estava anunciado para as 21h16m e foi emitido às 

21h23m. 

3.1.10. O operador RTP remeteu à ERC, com 48 horas de antecedência, a grelha da 

programação.  

3.1.11. O operador RTP comunicou à ERC, no dia 18 de fevereiro, os desvios verificados 

na programação anunciada para os dias 3 e 11 de fevereiro. 

3.1.12. O operador RTP comunicou à ERC, no dia 1 de março de 2010, os desvios 

verificados na programação anunciada para os dias 4, 18, 20, 21, 22, 23 e 15 de 

fevereiro. 

3.1.13. O operador RTP comunicou à ERC, no dia 15 de março de 2010, os desvios 

verificados na programação anunciada para o dia 26 de fevereiro 

3.1.14. Em 23 de fevereiro, as condições meteorológicas adversas no Norte do País 

afetaram o sistema elétrico do Centro de Produção do Monte da Virgem. 

 

4. Cumpre decidir 

 

À ERC, no exercício das suas competências, incumbe a verificação e acompanhamento, de 

modo constante e uniforme, do cumprimento do anúncio da programação que é feito pelos 

serviços de programas televisivos nacionais, cujas condições e limites se encontram definidos 

no artigo 29.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, mantido inalterado pela Lei n.º 8/2011, de 11 

de abril. 

 

Assim sendo, foi no exercício dessas funções que analisou a programação (duração e horários 

de emissão de programas) anunciada pelo serviço de programas denominado RTP1, do 

operador RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., para o mês de fevereiro de 2010. 

 

Na Acusação deduzida, e notificada à Arguida, foram elencados todos os factos relevantes que, 

a provarem-se, traduziam a prática da infração que foi claramente identificada, com indicação 

da norma legal violada. A descrição dos factos é exaustiva e pormenorizada pelo que dúvidas 



 

14 

não podiam ser suscitadas pela Arguida – nem o foram – sobre quais os factos em causa, nem 

sobre a norma legal aplicável. 

 

Acresce ainda que os factos se encontram devidamente identificados pela Arguida – como 

resulta da defesa apresentada –, que se pronunciou sobre eles, assinalando as respetivas 

divergências quanto ao conteúdo e conclusões a retirar. 

 

Tratando-se de uma pessoa coletiva, a Arguida é responsável por eventuais contraordenações 

praticadas pelos seus órgãos no exercício das suas funções, conforme previsto no artigo 7.º, 

n.º 2, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, sendo que o conceito de órgão se reconduz 

às pessoas singulares que agem em nome, e no interesse, da pessoa coletiva, ainda que estas 

não tenham de ser identificadas na nota de ilicitude do processo contraordenacional. 

 

Como explícito no citado artigo 7.º, n.º 2, “as pessoas colectivas ou equiparadas são 

responsáveis pelas contra-ordenações praticadas pelos seus órgãos no exercício das suas 

funções”. O que significa que, conforme tem vindo a ser entendido pela jurisprudência, só é 

excluída a responsabilidade contraordenacional das pessoas coletivas quando o agente atue 

contra ordens ou instruções da mesma ou atue exclusivamente no próprio interesse. 

 

No presente caso e no decurso do procedimento, foi identificada a pessoa singular 

responsável pela eventual prática da infração já que todas as comunicações remetidas pela 

entidade reguladora foram dirigidas ao Director de Programas da Arguida, designadamente foi 

a este que foi notificada a Acusação para efeitos de assegurar à Arguida todas as garantias de 

defesa. Direito de defesa, aliás, que a Arguida exerceu, e bem, em toda a sua plenitude, tendo 

constituído mandatário para esse efeito. 

 

A Acusação remetida é clara quando explicita que o operador televisivo bem sabia que estava 

obrigado a assegurar a transmissão da programação que anunciou, e que, se não o fizesse, 

infringia uma disposição legal (artigo 29º da Lei da Televisão), cujo conteúdo não podia 

desconhecer por se referir à atividade por si prosseguida. 

 



 

15 

Esta formulação é indiciadora de conduta dolosa ainda que tivesse sido expressamente 

referido na Acusação que a negligência era igualmente punível, ao abrigo do disposto no artigo 

75º, n.º2 da Lei 27/2007, de 30 de Julho. 

 

Efetivamente, a Arguida afirma na sua defesa que “tudo fez para minimizar os efeitos dessas 

alterações sendo, no entanto, particular difícil, no caso do «efeito cascata» ” (v. ponto 12) e 

que, no que respeita às infrações alegadamente cometidas, “o interesse público justificava 

todas as intervenções que foram sendo feitas ao longo da emissão” (v. ponto 30). 

 

O entendimento da Arguida sobre o interesse público é puramente subjetivo, sendo defensável 

este e o seu contrário, tudo dependendo do concreto telespectador, e não tem qualquer 

suporte na letra da lei. 

 

Indubitavelmente, a norma citada visa proteger o interesse do telespectador, quem quer que 

este seja, em saber, com antecedência, qual o conteúdo e alinhamento da programação por 

forma a poder, por exemplo, assegurar antecipadamente a gravação dos programas que mais 

lhe interessam ou regressar a casa a tempo de assistir à sua transmissão integral. E tal 

interesse não se compadece com flutuações de horário de transmissão ainda que reduzidas, 

razão pela qual são muito restritas as justificações previstas no n.º 3 do artigo 29.º da Lei da 

Televisão, as quais não comportam uma interpretação extensiva. 

 

O que está em causa no artigo 29.º da Lei da Televisão é assegurar a qualidade da transmissão 

dos conteúdos televisivos por forma a não defraudar as expectativas criadas nos 

consumidores desses conteúdos. 

 

O que é igualmente do interesse da Arguida que, como operador televisivo responsável, não 

quererá, por certo, que a sua programação seja considerada pelo público como pouco fiável. 

 

Não se verificando nulidades e/ou ilegalidades neste procedimento, haverá que atender aos 

factos dados como provados e deles extrair as necessárias conclusões, nada obstando a que 

seja proferida decisão. 

 



 

16 

A violação do disposto no artigo 29.º da Lei da Televisão constitui contraordenação leve, 

punível com a coima fixada no artigo 75.º, n.º 1, entre € 7.500,00 e € 37.500,00, sendo 

igualmente punível a negligência, com redução a metade dos limites mínimos e máximos da 

coima (n.º 2 do mesmo artigo). 

 

A ERC tem entendido que, quando existe um desvio na emissão de um programa que, por sua 

vez, provoca desvios na emissão dos programas seguintes (denominado “efeito cascata”), é 

esta situação contada como uma única infração (devido às dificuldades técnicas de reposição 

da programação anunciada), desde que a normalidade seja reposta dentro de um período 

razoável, estabelecido em 24 horas.  

 

Dos factos apurados resulta que se verificaram seis infrações ao artigo 29.º dado que o desvio 

ocorrido no dia 4 de Fevereiro e os dois desvios ocorridos no dia 5 de Fevereiro devem ser 

entendidos como uma única infração; ocorreu um único desvio no dia 18 de fevereiro; o desvio 

ocorrido no dia 21 de fevereiro, os três desvios ocorridos no dia 22 de fevereiro e a não 

emissão de um programa devem ser entendidos como uma única infração; os quatro desvios 

ocorridos no dia 23 de fevereiro e os dois desvios ocorridos no dia 24 de fevereiro devem ser 

entendidos como uma única infração; por fim, os cinco desvios ocorridos no dia 25 de fevereiro 

e os três primeiros desvios ocorridos no dia 26 de fevereiro devem ser entendidos como uma 

única infração; os restantes dois desvios ocorridos no dia 26 de Fevereiro devem ser 

entendidos como uma única infração. 

 

Apreciando o grau de culpabilidade da Arguida, resulta dos autos que a mesma atuou com 

negligência consciente porquanto previu o resultado da sua conduta mas ficou indiferente 

quanto à sua produção. 

 

A Arguida remeteu cópia do IRC constatando-se que a sua situação económica é positiva. 

 

Com a prática das infrações a Arguida não retirou qualquer benefício económico que possa ser 

aferido e contabilizado.  

 

Face ao exposto, e tendo em conta a culpa da arguida, bem como o facto de a mesma não ter 

retirado qualquer benefício económico com a prática das infrações, considera esta Entidade 



 

17 

não se justificar a aplicação de uma coima, considerando suficiente, para evitar futuras 

violações como as aqui descritas, uma sanção de admoestação. 

 

Pelo exposto, e atendendo ao sustentado na presente decisão, é admoestada a arguida, nos 

termos do artigo 51º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, sendo formalmente 

advertida da obrigação de cumprimento do artigo 29º, n.º 2, da Lei da Televisão, diligenciando 

no sentido de respeitar o anunciado na grelha de programação. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46º e 47º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro. 

 

Lisboa, 24 de janeiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho (abstenção) 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


