
 

    

    

 

    

DeliberaçãoDeliberaçãoDeliberaçãoDeliberação  

ERC/2022/355ERC/2022/355ERC/2022/355ERC/2022/355    ((((CONTJORCONTJORCONTJORCONTJOR----NETNETNETNET) ) ) )     

    

    

Queixa apresentada por Manuel Rodrigues Sá Serino contra o Queixa apresentada por Manuel Rodrigues Sá Serino contra o Queixa apresentada por Manuel Rodrigues Sá Serino contra o Queixa apresentada por Manuel Rodrigues Sá Serino contra o 

jornal Nascer do Sol jornal Nascer do Sol jornal Nascer do Sol jornal Nascer do Sol ––––    notícia “Justiça: divórcio na Bragaparquesnotícia “Justiça: divórcio na Bragaparquesnotícia “Justiça: divórcio na Bragaparquesnotícia “Justiça: divórcio na Bragaparques    

gera chuva de processos”gera chuva de processos”gera chuva de processos”gera chuva de processos”    
    

    

    

    

    

    

    

LisboaLisboaLisboaLisboa    

26 de outubro de 202226 de outubro de 202226 de outubro de 202226 de outubro de 2022



   

1 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social    

    

Deliberação Deliberação Deliberação Deliberação ERC/2022/355ERC/2022/355ERC/2022/355ERC/2022/355    ((((CONTJORCONTJORCONTJORCONTJOR----NETNETNETNET))))    

 

AAAAssunto:ssunto:ssunto:ssunto: Queixa apresentada por Manuel Rodrigues Sá Serino contra o jornal Nascer do Sol – 

notícia “Justiça: divórcio na Bragaparques gera chuva de processos” 

 

I.I.I.I. QueixaQueixaQueixaQueixa    

1.1.1.1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

2 de agosto, uma queixa de Manuel Rodrigues de Sá Serino contra o jornal Nascer do Sol, 

edição online de 3 de julho de 2022, por violação do dever de rigor informativo e do direito 

ao bom-nome e reputação na notícia com o título “Justiça: divórcio na Bragaparques gera 

chuva de processos”. 

 

2.2.2.2. O queixoso considera que «a referida publicação viola os critérios de exigência e rigor 

jornalísticos a que estão sujeitos os órgãos de comunicação social, bem como diversos 

princípios e deveres deontológicos dos jornalistas, concretamente o dever de observar o 

rigor e isenção informativos», bem como contém «afirmações falsas e ofensivas do bom 

nome, honra, consideração e reserva da intimidade da vida privada». 

 

3.3.3.3. A falta de rigor resulta nos títulos escolhidos e das várias afirmações falsas que são feitas 

e também do facto de a notícia apenas visar o queixoso, apresentando-o como «autor ou 

réu dos vários processos». O queixoso nega a existência de qualquer relação entre os 

vários processos referidos na notícia publicada pelo Nascer do Sol.  

 

4.4.4.4. Em concreto, o queixoso alega que é falso o sub-título «Rodrigues move ação contra 

próprio irmão», juntando à queixa a ação judicial que existiu e que foi instaurada por um 

irmão do queixoso contra todos os seus irmãos e respetivos cônjuges, relacionada com a 

partilha por morte dos pais. Assim, é falso que «intentou um ação contra o próprio irmão, 



   

2 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

o que, além de falso, pretende imprimir uma conotação negativa, sendo também falso 

que tentou impedir o irmão de aceder à casa em que reside. Não são indicadas as fontes 

de informação, sendo certo que o jornalista deveria ter consultado o processo. Acresce 

que esta ação não tem nenhuma relação com a separação dos ativos entre o queixoso e 

o Senhor Domingos Névoa.» 

 

5.5.5.5. O queixoso nega também a existência de qualquer processo pendente contra si 

instaurado por qualquer trabalhadora ou ex-trabalhadora de alguma empresa de que 

tenha sido administrador. A ação que existia encontra-se extinta sem qualquer 

condenação, pelo que a afirmação que consta da notícia «constitui uma acusação não 

demonstrada, sendo manifestamente atentatória do bom nome, honra e consideração 

do queixoso.» 

 

6.6.6.6. Alega ainda que não é verdade a afirmação da notícia de que o queixoso exigiu em 

assembleia geral a substituição da mulher do seu sócio, enquanto membro do conselho 

de administração, e a destituição de Domingos Névoa como administrador da 

Bragaparques. 

 

7.7.7.7. Conclui o queixoso que a notícia não foi redigida de forma isenta, contém afirmações que 

não correspondem à verdade, apresentando os referidos processos judiciais e os 

acontecimentos da assembleia geral como correspondendo a uma perseguição pelo 

queixoso a vários «alvos». 

 

II.II.II.II. Posição do DenunciadoPosição do DenunciadoPosição do DenunciadoPosição do Denunciado 

8.8.8.8. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC1, procedeu-se à 

notificação ao diretor do jornal Nascer do Sol, para pronúncia sobre a queixa. 

 

                                                      
1 Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

3 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

9.9.9.9. Representado por advogado, o jornal começa por arguir que a queixa foi apresentada 

contra a Newsplex, S.A., pelo que deveria ter sido notificada essa sociedade, e não o 

diretor do jornal, ou então a queixa deveria ter sido arquivada, por ter sido deduzida 

contra entidade ilegítima. «não se pode é notificar quem não foi visado pela queixa.» 

 

10.10.10.10. Num segundo momento, defende que a notícia «relata a existência da miríade de 

processos entre os sócios de duas reputadas sociedade do tecido empresarial de Portugal, 

a Bragaparques e Carclasse.» 

 

11.11.11.11. «O queixoso foi contactado pelo jornalista e optou por não se pronunciar, o que é o direito 

que lhe assiste. O certo é que, se o tivesse feito, poderia se ter pronunciado dando conta 

dos elementos que trouxe à presente queixa.» 

 

12.12.12.12. Conclui que a notícia foi publicada no exercício da liberdade de imprensa, consagrada 

constitucionalmente e não teve qualquer outra intenção que não fosse informar. A notícia 

não colocou em causa o dever de salvaguardar o rigor e a objetividade da informação, 

nem tem a capacidade de ofender o bom-nome do queixoso. A notícia foi elaborada de 

acordo com os princípios que regem o jornalismo. 

 

III.III.III.III. Audiência de ConciliaçãoAudiência de ConciliaçãoAudiência de ConciliaçãoAudiência de Conciliação 

13.13.13.13. No âmbito do procedimento de queixa, as partes foram convocadas para uma audiência 

de conciliação, que se realizou em 21 de setembro de 2022, não tendo sido alcançado um 

acordo que sanasse o conflito, pelo que o processo prosseguiu os seus termos. 

  



   

4 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

IV.IV.IV.IV. Descrição da PeçaDescrição da PeçaDescrição da PeçaDescrição da Peça    

14.14.14.14. A queixa dirigida à ERC refere-se ao artigo da edição online do jornal Nascer do Sol 

divulgada no dia 3 de julho de 2022, domingo, com o título «Justiça: divórcio na 

Bragaparques gera chuva de processos»2.    

 

15.15.15.15. Este artigo também foi publicado na edição impressa n.º 827 do jornal Nascer do Sol, 

de 2 de julho de 2022, nas páginas 28 e 29. Na capa é feita a seguinte chamada: 

«Bragaparques. Névoa e Rodrigues enredados nos tribunais. Julgamento do caso 

principal – sobre quem ficará com a empresa – só vai começar em janeiro.»    

 

16.16.16.16. O artigo, publicado online, encontra-se sob a identificação de Secção “Sociedade”. 

Tem como destaque em subtítulo «a separação entre Domingos Névoa e Manuel 

Rodrigues, sócios da Bragaparques, tem resultado numa série de processos que 

obrigaram já em várias ocasiões os antigos parceiros de negócios a deslocarem-se 

aos tribunais. Numa chuva de processos, arrasta-se a decisão sobre o processo 

principal: qual dos dois fica com a Bragaparques?».    

    

17.17.17.17. O artigo estabelece como premissa o acumular de vários processos no contexto de 

uma cisão empresarial entre dois protagonistas que remonta a 2015: «Manuel 

Rodrigues e Domingos Névoa são sócios há mais de 40 anos em empresas como a 

Bragaparques e a Carclasse. Em 2015, no entanto, os antigos parceiros acabaram por 

se separar, dando início a um divórcio que gerou vários processos judiciais entre 

ambos e não só, e que se alastra até à atualidade.»     

    

18.18.18.18. O processo considerado «principal» diz precisamente respeito à partilha da empresa 

Bragaparques: «e enquanto o processo principal – que ditará quem fica, afinal, com 

a Bragaparques – se arrasta, vão aparecendo processos laterais.»    

                                                      
2 https://sol.sapo.pt/artigo/775156/justica-divorcio-na-bragaparques-gera-chuva-de-processos 



   

5 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

19.19.19.19. Segundo o artigo, o processo principal está marcado para janeiro de 2023 («para já, 

nesta quarta-feira, o tribunal de Braga decidiu marcar para janeiro de 2023 o início 

do julgamento da execução específica do contrato segundo o qual Manuel Rodrigues 

reclama ficar com a totalidade da empresa Bragaparques...».)    

    

20.20.20.20. A título de exemplo destes processos laterais, o jornal destaca um processo que se 

prende «com uma alegada dívida de cerca de 95 mil euros, que a Onirodrigues, 

empresa de Manuel Rodrigues, ao fim de oito anos veio exigir a Hernani Portovedo, 

diretor financeiro da Bragaparques. Este não é, no entanto, o único polémico 

processo judicial envolvendo Manuel Rodrigues e Domingos Névoa, mas tem como 

alvo uma das figuras chaves da separação entre estes dois antigos sócios: Hernâni 

Portovedo, diretor financeiro da Bragaparques.»    

    

21.21.21.21. Considerada «polémica», na referida longa lista de processos, é a acusação de 

assédio laboral contra Manuel Rodrigues movida por uma funcionária, «a quem foi 

negado o direito de queixa contra um responsável da Onirodrigues por alegado 

assédio sexual.»    

    

22.22.22.22. Sob o destaque «Rodrigues move ação contra o próprio irmão», refere-se que «o 

responsável máximo da Onirodrigues interpôs também ação judicial contra um seu 

irmão que, por coincidência ou não, é funcionário da Carclasse de Domingos Nóvoa, 

pedindo ao tribunal — em sede de partilhas — que o impedisse de ter acesso à casa 

onde reside, inclusivamente com um filho deficiente.»    

    

23.23.23.23. Sob o destaque «Dívida ‘fantasma’», o artigo expõe que «[a]gora, o alvo voltou-se 

para o diretor financeiro do grupo Rodrigues & Névoa que era da confiança de 

ambos, Hernani Portovedo. [...] Segundo documentos a que o Nascer do SOL teve 

acesso, aliás, tanto Domingos Névoa como Manuel Rodrigues assinaram uma 

declaração onde confirmavam ter recebido, da parte de Hernani Portovedo, 28 mil 



   

6 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

euros relativos a essas mesmas obras, que terão custado cerca de 34 mil euros, 

segundo o diretor financeiro. [...] Em fevereiro de 2020, chegou a Hernani Portovedo 

a carta que exigia o pagamento da alegada dívida, de 94.704,41 euros, “a título do 

preço não pago das referidas obras, trabalhos, materiais e equipamentos que lhes 

foram fornecidos”, conforme pode ler-se na ação judicial interposta pela 

Onirodrigues.»    

    

24.24.24.24. Por seu turno, a parte visada no referido processo considera que: «Hernani 

Portovedo tem, no entanto, outra leitura do assunto. “Na sequência dos litígios e das 

desavenças surgidas entre os referidos acionistas [Manuel Rodrigues e Domingos 

Névoa], o administrador da Onirodrigues, Sr. Manuel Rodrigues, passou a considerar 

o ora Réu [Hernâni Portovedo] como um ‘aliado’ do seu anterior sócio, ou seja, como 

uma pessoa que atuava apenas nos interesses e em prol do seu antigo sócio, Sr. 

Domingos Névoa”, pode-se ler na contestação do diretor financeiro da Bragaparques, 

a que o Nascer do SOL teve acesso.»    

    

25.25.25.25. Parte interveniente no processo declarou ao jornal que «já Domingos Névoa 

considerou, em declarações ao jornal, tratar-se de uma «falsa dívida, pois está tudo 

pago».    

    

26.26.26.26. O jornal Nascer do Sol refere expressamente que «ao Nascer do SOL, Manuel 

Rodrigues não quis prestar qualquer comentário sobre o processo em questão nem 

sobre todos os outros relacionados direta ou indiretamente com a Bragaparques.»    

    

27.27.27.27. A título de conclusão: «o julgamento relativo a este caso ficou marcado para janeiro 

de 2023, sabe o Nascer do SOL. Até lá, o processo de divórcio entre Manuel Rodrigues 

e Domingos Névoa encontra novas ‘águas de bacalhau’, ao mesmo tempo que o 

futuro das empresas que partilha fica ainda mais incerto.»    

    



   

7 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

28.28.28.28. A origem das informações obtidas pelo Nascer do Sol inclui fontes documentais de 

natureza judicial, declarações ao jornal por dois dos intervenientes nos processos, 

designadamente Hernâni Portovedo e Domingos Névoa, a par de referências que 

reportam ao próprio jornal sem uma clara explicitação da sua origem: «segundo 

documentos a que o Nascer do SOL teve acesso»; «conforme pode ler-se na ação judicial 

interposta pela Onirodrigues»; «pode-se ler na contestação do diretor financeiro da 

Bragaparques, a que o Nascer do SOL teve acesso»; «já Domingos Névoa considerou, em 

declarações ao jornal»; (Hernâni Portovedo) «alega, argumentando ser»; «sabe o Nascer 

do SOL». Segundo o jornal, Manuel Rodrigues negou prestar declarações ao Nascer do 

Sol. 

 

V.V.V.V. Análise e Fundamentação Análise e Fundamentação Análise e Fundamentação Análise e Fundamentação     

29.29.29.29. A queixa foi apresentada contra a Newsplex, S.A., proprietária do jornal Nascer do Sol. No 

âmbito do procedimento de queixa por conteúdo publicado na imprensa, o denunciado é 

a publicação periódica — no caso, o Nascer do Sol —, representada pelo seu diretor, a 

quem compete «orientar, superintender e determinar o conteúdo da publicação», tal 

como resulta do artigo 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei de Imprensa3. Assim, a ERC supriu 

oficiosamente esta deficiência do requerimento inicial, tendo o procedimento de queixa 

prosseguido contra a publicação Nascer do Sol, tendo sido notificado para pronúncia o 

seu diretor4. 

 

30.30.30.30. Considera o queixoso que o artigo publicado pelo Nascer do Sol viola o dever de rigor 

informativo e, em sequência, o seu direito ao bom-nome e reputação. 

 

                                                      
3 Lei n. º2/99, de 13 de janeiro, na sua redação atual. 
4 Relembre-se o disposto no n.º 2 do artigo 108.º do Código do Procedimento Administrativo, que determina que 

«devem os órgãos e agentes administrativos procurar suprir oficiosamente as deficiências dos requerimentos, de 

modo a evitar que os interessados sofram prejuízos por virtude de simples irregularidades ou de mera imperfeição 

na formulação dos seus pedidos.» 



   

8 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

31.31.31.31. Nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa «a liberdade de imprensa tem como únicos 

limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objetividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade 

da vida privada […]». 

 

32.32.32.32. De forma a garantir o rigor e a credibilidade da informação, o jornalista deve «procurar a 

diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis 

nos casos de que se ocupem», e «identificar, como regra, as suas fontes de informação», 

atribuindo «as opiniões recolhidas aos respectivos autores» (cf. alíneas e) e f) do n.º 1 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista). 

 

33.33.33.33. No caso em análise, verifica-se que há uma procura de diversificação das fontes de 

informação, incluindo elementos processuais, e que parte das afirmações é atribuída a 

fontes de informação devidamente identificadas. Porém, como se verá, nem todas as 

informações de baseiam em fontes devidamente identificadas. 

 

34.34.34.34. Refira-se ainda que o jornal procurou obter o contraditório do ora queixoso, conforma 

expressamente referido na notícia em análise. 

 

35.35.35.35. Dito isto, do ponto de vista do rigor informativo, o queixoso condena a construção 

noticiosa adotada, com a referência a vários processos que não têm qualquer relação com 

a Bragaparques e nega a veracidade das informações divulgadas, nomeadamente, que 

tenha instaurado qualquer ação contra um seu irmão e impedido o mesmo de aceder à 

«casa onde reside». Considera que este caso se prende com um assunto familiar, sem 

interesse público, sem qualquer relação com a separação de ativos no processo referido 

no artigo como «principal». Junta à queixa documentos que, do seu ponto de vista, fazem 

prova dos factos por si alegados. 

 



   

9 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

36.36.36.36. A este respeito, verifica-se que a opção editorial do jornal foi estabelecer uma relação 

entre os processos a partir da presença nos mesmos de pessoas relacionadas com a 

Bragaparques. Neste sentido, é referido na notícia que o irmão do queixoso, «por 

coincidência ou não, é funcionário da Carclasse de Domingos Nóvoa». 

 

37.37.37.37. Conforme documentação anexa à queixa (que não foi contestada pelo jornal, na sua 

resposta à ERC), este processo de partilha, envolvendo os vários irmãos, foi intentado por 

um dos irmãos, e não pelo ora queixoso, contrariamente ao referido na peça. Por outro 

lado, a relação que este processo de partilha poderá ter com o caso apontado como 

central na peça — a cisão na Bragaparques — será muito ténue, delimitada ao facto de 

envolver pessoas relacionadas com aquela empresa. Acresce que é apresentado na notícia 

um juízo especulativo («coincidência ou não»). 

 

38.38.38.38. Considera-se ainda que esta informação é apta a lesar o bom-nome do queixoso, na 

medida em que se deduz da notícia que o ora queixoso pretendia prejudicar o acesso à 

habitação do seu irmão (que tem um filho deficiente), sem que haja um interesse público 

e jornalístico que justifique a divulgação de factos que são do foro da vida privada e 

familiar. 

 

39.39.39.39. A referência ao caso de assédio laboral não é sustentada por fontes de informação 

identificadas. A notícia limita-se a referir que «uma das mais polémicas é a acusação de 

assédio laboral contra Manuel Rodrigues movida por uma funcionária, a quem foi negado 

o direito de queixa contra um responsável da Onirodrigues por alegado assédio sexual», 

não revelando informação clara quanto ao desfecho do processo. Na documentação 

anexa à queixa, verifica-se que tal processo foi concluído por comum acordo entre as 

partes, o que não é referido na peça jornalística. O queixoso considera que esta referência 

ao processo por alegado assédio sexual atenta contra o seu bom-nome e honra. De facto, 

dada a escassez de informação noticiada sobre este caso, dificilmente se apreende o 



   

10 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

interesse público e noticioso deste caso, já encerrado por comum acordo, e que não tem 

uma relação direta ao processo judicial principal objeto da notícia. 

 

40.40.40.40. O queixoso nega a afirmação feita da notícia de terem sido feitas alterações no conselho 

de administração e administração após a rutura com o seu ex-sócio, realçando que estas 

afirmações não se baseiam em qualquer fonte de informação. Critica ainda o facto de, na 

notícia, não terem sido atribuídas as mesmas ambições de destituição à parte em cisão, 

Domingos Névoa. 

 

41.41.41.41. A este respeito, importa realçar que não compete à ERC apreciar a veracidade dos factos 

referenciados na peça em análise, mas tão-só verificar se o jornal diligenciou no sentido 

do cumprimento dos deveres a que está sujeito no exercício da sua atividade jornalística. 

 

42.42.42.42. No caso em apreço, cumpre notar que não se encontra na notícia a referência à fonte de 

informação em que se baseia as considerações sobre o que aconteceu nas assembleias 

gerais. Tendo em conta o dever do jornalista de «identificar, como regra, as suas fontes 

de informação», como decorre da alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, 

deveria o jornal explicitar como teve acesso aos factos ocorridos nas assembleias gerais. 

 

43.43.43.43. Também a respeito do processo que envolve o diretor financeiro do grupo Rodrigues & 

Névoa, Hernani Portovedo, o queixoso nega que seja autor deste processo e a veracidade 

dos conteúdos publicados, considerando que a referência no artigo «agora o alvo voltou-

se para o diretor financeiro do grupo» exemplifica uma abordagem parcial e não isenta 

por parte do jornal. Cumpre considerar que a afirmação «agora o alvo» encerra, em si, 

uma formulação valorativa que contribui para adensar a ideia de uma suposta relação 

entre processos, cujo interesse público se questiona, conforme acima mencionado. 

 

44.44.44.44. Assim, tudo ponderado, conclui-se que o Nascer do Sol recorre a um registo de natureza 

valorativa e, por isso, não isento. Por outro lado, refere vários processos sem evidenciar a 



   

11 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

sua relevância para a compreensão do caso principal em análise – isto é, o «Divórcio na 

Bragaparques», nas palavras do denunciado. Não se duvida que este processo, pelo seu 

impacto no tecido empresarial do país, tem evidente relevância pública e jornalística. 

Relativamente aos «processos laterais» referidos na notícia do Nascer do Sol, não ficou 

demonstrado o seu valor-notícia e não é apresentada informação sustentada sobre o 

desenvolvimento dos mesmos, ficando assim prejudicada a clareza e validade informativa. 

Verifica-se ainda que nem todas as informações noticiadas se baseiam em fontes de 

informação devidamente identificadas. 

 

VI.VI.VI.VI. DeliberaçãoDeliberaçãoDeliberaçãoDeliberação    

Tendo apreciado uma queixa de Manuel Rodrigues de Sá Serino contra o jornal Nascer do Sol, 

por violação do dever de rigor informativo e do direito ao bom-nome e reputação na notícia 

com o título “Justiça: divórcio na Bragaparques gera chuva de processos”, publicada na sua 

edição de 3 de julho, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e 

competências de regulação constantes, respetivamente, nos artigos 7.º, alínea f) e 8.º, alíneas 

a), d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera: 

a) Considerar a queixa procedente, dando-se por verificado que os conteúdos 

divulgados seguiram uma construção noticiosa com a utilização de juízos 

valorativos, tendo sido divulgadas informações de forma incompleta, sem uma 

clara fundamentação, em violação do dever de informar com rigor e isenção, 

podendo lesar o direito ao bom-nome e reputação do queixoso, em desrespeito 

do previsto no artigo 3.º da Lei de Imprensa; 

b) Em consequência, instar o Nascer do Sol ao estrito cumprimento do dever de rigor 

informativo e do direito ao bom-nome e reputação nas notícias que divulga, em 

cumprimento pelas leis a que está sujeito, designadamente a Constituição da 

República Portuguesa e a Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 26 de outubro de 2022 



   

12 

 

500.10.01/2022/221 

EDOC/2022/6718    

 

O Conselho Regulador, 

 

 

 

Sebastião Póvoas 

 

 

 

Francisco Azevedo e Silva 

 

 

 

Fátima Resende 

 

 

 

João Pedro Figueiredo 


