
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2017/84 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa de Ricardo Pereira Alves, na qualidade de Presidente da 
Câmara Municipal de Arganil, contra o jornal A Comarca de Arganil 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
4 de abril de 2017



   

1 

500.10.01/2016/36 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2017/84 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Ricardo Pereira Alves, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de 

Arganil, contra o jornal A Comarca de Arganil 

 

 

I. Queixa 

 

1. A 23 de fevereiro de 2016, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) uma queixa de Ricardo João Barata Pereira Alves, na qualidade de Presidente 

da Câmara Municipal de Arganil, contra duas notícias da edição de 18 de fevereiro de 2016 do 

jornal A Comarca de Arganil. O Queixoso especifica que uma das notícias se refere à visita 

realizada pelo piloto finlandês Markku Allen à exposição “Arganil- Capital do Rally”, no dia 13 de 

fevereiro de 2016, e a outra se centra na reunião da Assembleia Municipal que decorreu no 

mesmo dia. Anexa cópia de ambas à sua queixa.  

2. Em particular, o Queixoso refere que os conteúdos dessas notícias «se afastam do rigor 

informativo, a que os órgãos de comunicação social estão obrigados, indiciando a violação dos 

deveres do jornalista, Paulo Mattos Afonso, que assina as peças».  

3. A título exemplificativo, o autarca de Arganil junta cópia de duas notícias sobre os mesmos 

acontecimentos publicadas pelos jornais regionais Diário de Coimbra e Diário das Beiras, para 

demonstrar que «parece ser uma intenção clara por parte dos responsáveis, de facto, de “A 

Comarca de Arganil”, e de Paulo Mattos Afonso, de atingir a idoneidade, a credibilidade e a 

imagem da Câmara Municipal e dos eleitos, com responsabilidade na sua gestão».  

4. Relativamente à notícia sobre a visita do piloto Markku Allen à exposição “Arganil – Capital do 

Raly” assegura que algumas informações nela reportada são falsas: 1) número de pessoas 

presentes na exposição no dia da visita do piloto; 2) encontro de Markku Alen com «velhos 

amigos que fez enquanto treinava nos troços de Arganil» antes de se deslocar à Cerâmica 

Arganilense; 3) valor cobrado pelo piloto espanhol Carlos Sainz por presença. 

5. O Queixoso afirma ainda que o jornalista adota o papel de comentador e estranha o teor da 

notícia quando refere que «A COMARCA apurou, (que) nenhum dos anteriores presidentes do 



   

2 

500.10.01/2016/36 

Município arganilense foi convidado», destacando a ausência do anterior presidente da 

autarquia José Dias Coimbra.   

6. A esse propósito, o Queixoso argumenta que «José Dias Coimbra é o Provedor da Santa Casa da 

Misericórdia, entidade que é, de facto, a detentora de A Comarca de Arganil».  

7. No que diz respeito à segunda notícia alvo de queixa, sobre a reunião da Assembleia Municipal 

de Arganil de dia 13 de fevereiro de 2016, o Queixoso começa por dizer que «parece ser, toda 

ela, orientada no sentido de diminuir, apoucar, relativizar a ideia de criação do Museu do Rally, 

em Arganil, bem como os seus responsáveis.» Continua, referindo que «estranhamente, a 

força política que tem quase dois terços do total de membros da Assembleia (PSD) e o 

Presidente da Câmara parecem ser quase esquecidos na peça jornalística», sustentando que 

existe, por parte do jornal, «uma clara intenção de sobrevalorizar as críticas dirigidas pela 

oposição, numa inequívoca desproporção de tratamento, que não respeita nem as 

democracias nem as liberdades». Nesse sentido, afirma ser sua convicção que «foram 

violados princípios fundamentais como a isenção, o rigor e a pluralidade».  

8. Ricardo Pereira Alves alega, com base nos «títulos e os destaques» da notícia, que o jornal 

abandonou «o papel de órgão de comunicação social, para passar ao de interveniente no 

debate político, na volúpia de atacar a Câmara Municipal e o seu Presidente».   

9.  Aponta ainda como «desprovida de sentido» a conclusão apontada pelo jornal no sétimo 

parágrafo da notícia de que «...a concretizar-se, e na melhor das hipóteses, só para 2018 ou 

2019 é que Arganil volta a viver as emoções do rally». A este propósito, anexa à queixa notícias 

publicadas em outros órgãos de comunicação social aquando da inauguração da exposição 

“Arganil- Capital do Raly”. 

 

II. Posição do Denunciado  

 

10. Notificado o jornal A Comarca de Arganil e a respetiva empresa proprietária para apresentarem 

oposição, veio o órgão de comunicação social contestar as imputações constantes da queixa, 

sustentando que são infundadas. 

11. Em primeiro lugar, considera que a queixa assenta numa distorção dos factos noticiados e 

contém uma pretensão de definição das prioridades noticiosas. Sustenta que a comparação 

com notícias publicadas em outros órgãos de comunicação social ignora a natureza distinta 

dos mesmos, na área geográfica de cobertura, na periodicidade, no formato, no público e até 



   

3 

500.10.01/2016/36 

sede de redação. Advoga ainda que o facto de os artigos serem mais consentâneos com a visão 

do queixoso não os torna menos fidedignos. 

12. Esclarece também que a Fundação Memória da Beira Serra é a única e legítima proprietária do 

jornal, sendo falsas as afirmações de que A Comarca de Arganil seja propriedade da Santa Casa 

da Misericórdia. Para demonstrá-lo, o Denunciado junta diversos documentos comprovativos 

da situação jurídica da Fundação e respetiva relação com o jornal. 

13. Em seguida, clarifica que o jornalista autor da peça noticiosa está devidamente habilitado com 

carteira profissional de jornalista estagiário, conforme cópia que junta ao processo. E adita, a 

este respeito, que o Queixoso foi entrevistado anteriormente pelo mesmo jornalista e que não 

suscitou então dúvidas sobre a sua capacidade profissional.  

14. Salienta ainda que A Comarca de Arganil sempre assegurou o direito ao «contraditório, através 

da publicação de notas ou informações adicionais», acrescentando que admitiu o exercício do 

direito de resposta ao Queixoso, em abril de 2015, e que este não recorreu àquele mecanismo 

para, existindo erro por parte do jornal, ser recolocada a verdade. 

15. No que respeita à notícia sobre a visita de Markku Allen, o Denunciado refere que existe 

confusão quanto aos momentos visados na peça; que a contagem das entradas não era 

fidedigna, pois por cada saída era atribuída uma senha e por cada reentrada uma nova senha; e 

que o ex-piloto almoçou antes de se dirigir para a exposição, e em local distinto desta, onde se 

deixou fotografar com algumas pessoas. 

16. Justifica também que a menção à ausência de um convite a antigos presidentes da Câmara 

Municipal estava relacionada com o noticiado na edição de 03/12/2015 d’A Comarca de Arganil 

e que a mesma tem a maior importância, porque localmente é reconhecido que uma das 

pessoas que não foi convidada sempre esteve ligada ao Rally de Portugal.  

17. Por outro lado, indica que a inclusão dos custos pela presença do ex-piloto Carlos Sainz visou 

apenas a apresentação do custo da eventual vinda de uma outra referência para o Rally em 

Arganil, tendo a informação sido obtida junto de fontes ligadas ao desporto automóvel. 

Ademais, diz, os custos de realização da exposição foram suscitados durante a Assembleia 

Municipal, realizada no mesmo dia e antes da exposição, e na qual o Presidente da Câmara não 

revelou os valores. 

18. Em relação à peça jornalística sobre a reunião da Assembleia Municipal, salienta o Denunciado 

que aquela foi marcada pela temática do Museu do Rally e que o facto de o PSD ter dois terços 

dos membros da Assembleia não impõe a uniformidade de opiniões, e que compete à 



   

4 

500.10.01/2016/36 

comunicação social dar voz a todas as posições políticas, tal como concretizado na notícia. 

Salienta, para além disso, que mesmo um partido minoritário tem direito a ver divulgada a sua 

posição, especialmente quando esta é a mais contundente da discussão tendo, por isso, 

marcado a própria reunião.  

19. Indica também que A Comarca de Arganil foi o jornal que noticiou a interrupção da Assembleia 

Municipal, e as razões que a originaram. 

20. A título final, conclui que a queixa é desprovida de sentido e de conteúdo factual, reforçando 

apenas a convicção do jornal na defesa dos valores da isenção e da pluralidade, com respeito 

pelos valores da liberdade e da diversidade de opinião. Entende que aquela traduz uma forma 

encapotada de impedir ou limitar a liberdade de imprensa. 

21.  Requer, em conformidade, que a queixa seja considerada improcedente. Em anexo, junta 18 

documentos e gravações da Assembleia Municipal. 

 

III. Descrição das peças controvertidas 

 

22. A notícia com o título «Markku Allen “emprestou” fato de competição a Arganil» foi publicada na 

página 6 da edição de 18 de fevereiro de 2016. Tem ainda como antetítulo «“Finlandês voador” 

visitou exposição “Arganil – capital do rally”» e trata-se do único conteúdo editorial presente 

nessa página. 

23. A notícia é ainda acompanhada de duas fotografias. A primeira é acompanhada da legenda 

«Markku Allen emprestou um dos seus fatos de competição até ao final da exposição»; e a 

segunda é assim legendada: «Muito solicitado, o “finlandês voador” não se escusou a dar 

autógrafos.»  

24. Por sua vez, a entrada de texto contém a seguinte informação: «Pouco mais de uma centena de 

“aficionados” pelos rallys estiveram no espaço da exposição “Arganil – Capital do Rally para 

verem de perto Marku Allen, uma lenda do Rally de Portugal, que o venceu por cinco vezes.» 

25. Já no primeiro parágrafo do corpo da notícia, pode ler-se: «O mítico piloto conhecido 

mundialmente como “finlandês voador” deslocou-se à vila de Arganil a convite da Câmara 

Municipal para potencializar a exposição que decorre até ao próximo dia 6 de Março e 

consequentemente, projetar o futuro museu do Rally (ver notícia nesta edição)».  

26. O segundo parágrafo informa que a agenda do piloto, antes de se deslocar ao local da 

exposição, foi ainda preenchida com a «oportunidade de recordar e cumprimentar velhos 



   

5 

500.10.01/2016/36 

amigos que fez enquanto treinava nos troços de Arganil». Continua, informando que Marku 

Allen visitou pormenorizadamente o espaço da exposição «na companhia do presidente da 

Câmara, Ricardo Pereira Alves, que foi clarificando algumas situações e explicando o conteúdo 

de fotografias que fazem parte da exposição».  

27. Por sua vez, os terceiro, quarto e quinto parágrafos destacam ações realizadas pelo piloto no 

espaço da exposição, informam da sua participação numa tertúlia, onde «recordou alguns dos 

momentos mais marcantes do Rally de Portugal», descrevendo acontecimentos datados de 

1981, e citam declarações do respetivo moderador destacando o perfil profissional do piloto. 

28. O sétimo parágrafo refere novamente o Presidente da Câmara de Arganil. É especificado que 

«Marku Allen privou com alguns conhecidos e esteve sempre acompanhado pelo presidente da 

Câmara que convidou, entre outros, o edil de Tábua, Mário Loureiro, a que se juntaram 

vereadores e o presidente da Junta de Freguesia de Arganil e alguns deputados municipais».    

29. O parágrafo seguinte desenvolve essa informação contrapondo que «Estranhamente e ao que 

A COMARCA apurou, nenhum dos anteriores presidentes do município arganilense foi 

convidado» e enfatiza que «muitos notaram a ausência de José Dias Coimbra – ex-presidente 

da Câmara – que chegou a fazer de cicerone e a mostrar a Serra do Açor a pilotos como o próprio 

Markku Allen e também à carismática Michèle Mouton, e a quem se deve a consolidação do rally 

em Arganil e em toda a região da Beira Serra».  

30. A ausência do ex-presidente da Câmara de Arganil, José Dias Coimbra, na exposição é realçada 

na informação constante do nono parágrafo da peça, onde se refere que esse ex-autarca, a par 

de outros dois (Jaime Marta Soares e Horácio Antunes) «integram a lista de personalidades 

cujos depoimentos integram o documentário da RTP (...) dedicado à 50ª Edição do Rally de 

Portugal», que, de acordo com o jornal, será transmitido em maio, nas vésperas da competição 

WRC Vodafone – Rally de Portugal «que se disputa entre os dias 19 e 22 de maio no norte do 

país».  

31. A notícia fecha com a informação que refere: «Em nota de rodapé, o piloto espanhol, Carlos 

Sainz cobra por presença 32 mil euros».    

32. A segunda notícia visada na queixa tem como título «“Uma encenação para iludir os 

munícipes”» e foi publicada na página 7 da mesma edição.  

33. Tem ainda como antetítulo «Assembleia Municipal de Arganil (quase) confinada ao museu do 

rally» e ocupa toda a página.  



   

6 

500.10.01/2016/36 

34. A peça jornalística é antecedida de uma entrada de texto, que realça a informação: «No dia em 

que o “finlandês voador” (ver notícia relativa) visitou a exposição “Arganil – Capital do Rally”, a 

sessão da Assembleia Municipal de Arganil incidiu essencialmente sobre a eventual criação do 

“museu do Rally” com a oposição, em massa, a criticar o “projeto louco” do executivo liderado 

por Ricardo Pereira Alves».  

35. A notícia é acompanhada de uma fotografia de um recorte de um edifício e a legenda «o Museu 

do Rally esteve na ordem do dia da última Assembleia Municipal». 

36. Na margem inferior da página encontra-se uma caixa de texto, com o título «Em causa relatório 

da auditoria da IGF» e o antetítulo «Deficiente distribuição de documentação adia votação na 

generalidade», que se desenvolve ao longo de oito parágrafos.  

37.  Em relação ao corpo de texto da notícia, o primeiro parágrafo remete para a controvérsia 

gerada pela proposta apresentada pelo deputado pela CDU, António João Lopes, na reunião da 

Assembleia Municipal de Arganil. São introduzidos dois destaques de texto no parágrafo que 

salientam críticas desse deputado ao projeto do Museu do Rally da autarquia de Arganil 

liderada por Ricardo Pereira Alves. O primeiro salienta a proposta de que «o milhão de euros 

previstos para o Museu do Rally fosse distribuído por pequenas infra-estruturas nas aldeias», e 

o segundo a crítica de que se trata de um «projeto louco» e a sugestão de que (...) «deixe isso 

para os americanos».   

38. O segundo parágrafo apresenta novas críticas ao referido projeto da autarquia, atribuídas ao 

deputado do PS, António Oliveira Simões (também referido como «antigo piloto arganilense»). 

É referido que embora o deputado do PS não se oponha à criação do Museu do Rally, coloca em 

causa a sua rentabilidade. Essa mesma posição do deputado socialista é salientada no quarto 

parágrafo da notícia quando refere que a bancada do Partido Socialista «numa declaração de 

voto esclarece que “não acredita na viabilidade do Museu do Rally (...)”». 

39. O terceiro parágrafo detém-se no «“caso” da falta de convite da edilidade» e cita declarações 

do presidente da Junta de Freguesia de Sarzedo, Fernando Simões: «o engenheiro Simões é de 

cá e não podia ser esquecido. Errou o Executivo, erramos todos.»  

40.  O quinto parágrafo retoma a inauguração da exposição como tema. Cita novamente a 

declaração de voto do PS, nomeadamente os aspetos críticos em relação à referida exposição. 

É explicitamente referido que esse documento pretende ser «um “contributo” para tudo o que 

ainda pode ser feito até ao final da exposição».   



   

7 

500.10.01/2016/36 

41. A temática do museu do rally mantém-se na narração do sexto parágrafo da notícia. São 

apresentadas declarações atribuídas a Fernando Vale, apresentado mais à frente como 

«deputado», começando por referir que este parte do «“lapso linguístico” do deputado social-

democrata Luís Almeida que se referiu à exposição como sendo já “museu do rally”», seguindo-

se a declaração que reflete a sua posição crítica: «que espero sinceramente não se concretize, 

mas com a ausência física do museu, julgo que o Município utilizou esta exposição que me 

parece ser uma encenação para iludir os munícipes». Parte dessa citação é utilizada como 

título da própria notícia.  

42. Antes do sétimo parágrafo é apresentado o destaque de texto «Regresso do rally???», 

afirmando-se depois: «Sobre o regresso do rally, e ao contrário do que circula pela “sociedade 

civil” que dá como certo o regresso das classificativas de Arganil já em 2017, recorde-se que 

aquando da inauguração da exposição que aconteceu a 16 de janeiro, o presidente do ACP, 

Carlos Barbosa, não deu garantias absolutas dobre o assunto.» Remete-se para a edição do 

jornal de 21 de janeiro e são citadas as declarações de Carlos Barbosa, concluindo-se, no final: 

«ou seja, a concretizar-se, e na melhor das hipóteses, só para 2018 ou 2019 é que Arganil volta 

a viver as emoções do rally».  

43. Na sequência, pode ler-se no oitavo parágrafo: «Este foi mais um motivo que levou o deputado 

Fernando Vale a deixar uma sugestão quanto à agenda mediática do retorno do rally a Arganil». 

São citadas declarações suas: «“O Município de Arganil se atuar sozinho não alcançará os 

resultados esperados».  

44. O nono parágrafo é construído com base em novas declarações de Fernando Simões: 

«“Jogadas” à parte, Fernando Simões resumiu de forma clarificadora o assunto», continuando: 

«”O Rally de Portugal foi o chavão para o Turismo desta região e sempre será a referência de 

Arganil e deste concelho”, mas o envolvimento tem que ser regional, pois só assim se 

vislumbrará o regresso da prova ao concelho e à região».  

45. Os últimos três parágrafos da notícia veiculam a posição da Autarquia de Arganil, 

nomeadamente do seu Presidente, em relação assuntos abordados anteriormente. Refere-se 

que o Presidente «se congratula por ver que há um amplo consenso relativamente à 

importância estratégica da temática do rally no quadro do desenvolvimento turístico e do 

desenvolvimento económico», e cita-se a declaração do autarca que veicula essa posição. São 

ainda reproduzidas declarações suas em que explica que aquilo que está ser feito nesse 



   

8 

500.10.01/2016/36 

momento «“é uma exposição, não é um museu”» e uma forma de atrair o público e chamar a 

atenção mediática para a temática do rally.  

46.  Na peça jornalística, refere-se ainda que o Presidente da Câmara de Arganil admite «“falhas”» e 

relata-se o seu agradecimento aos contributos do deputado António Oliveira Simões no que 

respeita ao projeto do Museu do Rally.  

47. É também enfatizada a decisão da autarquia em relação à execução do projeto do Museu do 

Rally: «Ainda que dado como ponto assente, Ricardo Pereira Alves admitiu que “o grande 

objetivo” (...) “é que o possamos desenvolver, o possamos concretizar, através de apoios 

privados, através de, eventualmente, fundos europeus, mas sem gastar qualquer dinheiro do 

erário municipal”».  

 

IV. Documentos subsequentes 

 

48. Em 10 de maio de 2016, deu entrada na ERC um pedido de junção de documentos ao processo, 

apresentado pelo Queixoso. Os referidos documentos consistem em capas e conteúdos das 

edições de 21 e 28 de abril e de 5 de maio de 2016 d’A Comarca de Arganil. 

49. Nos documentos respeitantes à edição de 21 de abril consta a cópia da capa do jornal, na qual 

se pode ler o título: «Ricardo Pereira Alves tenta silenciar o nosso jornal», com remissão para a 

página 5. Nesta página, existe uma nota de redação sobre o assunto, na qual o jornal dá conta 

de que o autarca apresentou uma queixa junto da ERC e do entendimento de que se trata de 

uma tentativa de interferir na linha editorial do jornal. 

50. Na edição subsequente, de 28 de abril, há uma chamada de primeira página com o título 

«Ricardo Pereira Alves tenta silenciar o nosso jornal – direito de resposta», com remissão para 

a página na qual é publicado o texto do direito de resposta do autarca. Foi também enviada 

cópia da página seguinte à do texto de resposta, na qual se encontra cópia da queixa e, ao lado, 

em coluna, uma nota de redação. 

51. Por fim, quanto à edição de 5 de maio, é apresentada cópia da publicação da oposição à queixa 

enviada pelo jornal à ERC no âmbito do presente processo.  

52. Segundo o Queixoso, a junção dos documentos justifica-se «pelo facto de se considerar que 

existe uma intenção dolosa e premeditada dos responsáveis daquele jornal de atingir o 

signatário na sua honra e dignidade, procurando condicionar o exercício das suas funções 

autárquicas» por ter apresentado uma queixa junto da ERC. 



   

9 

500.10.01/2016/36 

53. Tendo sido dado conhecimento ao Denunciado dos documentos juntos, para pronúncia, veio o 

mesmo contestar atempadamente o teor dos documentos, em 21 de julho. 

54. Defende que se trata de uma prática dilatória e que os mesmos não devem ser admitidos. 

Entende que se trata de uma tentativa de intimidar o jornal através da distorção dos factos 

jornalísticos noticiados. Quanto à edição de 21 de abril, advoga que foi entendimento do jornal 

que a participação à ERC assentou numa distorção dos factos e visou interferir na liberdade de 

trabalho e criação do jornalista visado e condicionar o alinhamento editorial. Considera que o 

desrespeito revelado é fundamento bastante para ser notícia e que o facto de o Queixoso ser 

Presidente da Câmara Municipal reforça a importância local da notícia. Dada a sua qualidade de 

autarca, sujeita-se ao escrutínio público conferido pelo lugar que detém.  

55. No que respeita à edição de 28 de abril, é dado destaque na capa à visita da Secretária de 

Estado com quem se encontra o Presidente da Câmara e há também a referência ao direito de 

resposta do Queixoso. O direito de resposta consta das páginas 4 e 5, bem como o comunicado 

da Concelhia do PSD de Arganil. 

56. Dado que o Queixoso, no exercício daquele direito de resposta, referiu a queixa apresentada 

junto da ERC, desonerou A Comarca de Arganil de guardar a resposta remetida à ERC, impondo-

se que a mesma fosse tornada pública em defesa do bom nome do jornal, enquanto órgão de 

comunicação social isento e plural.  

57. Conclui renovando o pedido de declaração de improcedência da presente queixa e pedindo a 

condenação do Queixoso por violação da liberdade de imprensa. 

  

V. Audiência de Conciliação 

 

58. Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foi realizada, em 

12 de agosto de 2016, a audiência de conciliação. As partes, contudo, não lograram alcançar 

um entendimento que pusesse termo ao processo. 

 

VI. Análise e Fundamentação  

 

59. Considerados os elementos constantes do processo, são discerníveis três aspetos 

fundamentais a dilucidar na presente deliberação: i) a alegada falta de rigor informativo de 

ambas as notícias; ii) a alegada desproporção de tratamento das diferentes forças políticas, 



   

10 

500.10.01/2016/36 

contrária à isenção, imparcialidade e pluralismo; e iii) a alegada lesão dos direitos ao bom nome 

da Câmara Municipal e do seu Presidente. 

60. Postos em evidência os pontos fundamentais de análise, afigura-se pertinente principiar por 

salientar que o rigor informativo constitui um dos limites ao exercício da liberdade de imprensa, 

nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa1, e que assegurar a sua observância por parte dos 

órgãos de comunicação social é parte integrante do leque dos objetivos a prosseguir pela ERC 

na regulação do setor, conforme estabelecido na alínea d) do artigo 7.º e na al. a) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos EstERC. 

61. Sendo parte integrante do direito a ser informado (al. e) do n.º 2 do artigo 2.º da Lei de 

Imprensa), o rigor informativo é também elemento constitutivo das leges artis dos jornalistas e 

do elenco dos seus e deveres fundamentais, conforme patente na alínea a) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista2, segundo o qual constitui dever fundamental dos jornalistas: 

«Informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os 

factos da opinião». Em sentido idêntico, o n.º 1 do Código Deontológico do Jornalista dispõe 

que: «O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. 

A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público». 

62. Neste enquadramento, o modo de aferição, pela ERC, da observância do rigor informativo por 

parte dos órgãos de comunicação social consiste, não na verificação da veracidade dos 

conteúdos publicados (que será matéria do foro judicial), mas sim do cumprimento dos 

parâmetros profissionais de rigor na construção da peça noticiosa.  

63. Por conseguinte, a alegada falsidade das informações sobre o número de visitantes presentes 

na exposição para verem o piloto Markku Allen; sobre o facto de o piloto se ter encontrado com 

velhos amigos antes se deslocar à exposição sobre o rally; e sobre a data do eventual regresso 

da prova de rally a Arganil, não será, em si, objeto de análise.   

64. Posto isto, quanto aos elementos integrantes da primeira notícia visada na queixa, intitulada 

«Markku Allen “emprestou” fato de competição a Arganil», são referidas e identificadas três 

fontes de informação que apoiam a descrição dos factos relatados, não se vislumbrando 

qualquer ausência de rigor a esse nível: Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal 

de Arganil, Markku Allen, o piloto que visitou a exposição, e Luís Caramelo, o moderador da 

tertúlia em que participou o piloto. 

                                                      
1 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, com a última redação dada pela Lei n.º 78/2015, de 19 de julho. 
2 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, tal como alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 novembro. 



   

11 

500.10.01/2016/36 

65. Contudo, existem alguns aspetos da notícia considerados problemáticos em termos de rigor 

informativo. 

66. Primeiramente, a entrada da peça refere que «pouco mais de uma centena de “aficionados” 

pelos rallys estiveram no espaço da exposição (...)». Não cabendo ao Regulador, como já se 

disse, apurar a veracidade dos factos, cabe-lhe sublinhar que a divulgação de informações, 

neste caso de número de participantes, sem a correspondente sustentação em fontes de 

informação, põe em causa a fiabilidade da informação, assim como não fornece elementos aos 

leitores para avaliarem a sua credibilidade. 

67. No mesmo sentido, a afirmação, no fecho da notícia, de que «(...) o piloto espanhol Carlos Sainz 

cobra por presença 32 mil euros», para além de surgir sem conexão aparente com todo o texto 

precedente, na medida em que em nenhum outro momento da peça Carlos Sainz é 

interveniente, também não vem acompanhada da referência à fonte de informação. 

68. Veja-se ainda os aspetos presentes no oitavo parágrafo da notícia: «Estranhamente, e ao que a 

A COMARCA apurou, nenhum dos anteriores presidentes do Município arganilense foi convidado, 

e muitos notaram a ausência de José Dias Coimbra (...)».Por duas vezes, neste curto excerto, o 

jornal A Comarca de Arganil faz afirmações sem a devida sustentação em fontes de informação 

identificadas («ao que a A COMARCA apurou» e «muitos notaram»). 

69. Ainda a este respeito, a utilização do advérbio «estranhamente», indicia uma perceção por 

parte de quem escreve a notícia, quando as conclusões, tratando-se de conteúdos 

informativos, devem caber aos leitores. Ademais, o jornal denunciado também não identificou, 

neste trecho qualquer fonte de informação para suportar o seu relato. 

70. Na segunda notícia identificada na queixa e intitulada «”Uma encenação para iludir os 

munícipes”», verifica-se que a peça jornalística assenta a maioria das informações relatadas 

em fontes claramente identificadas. Veja-se: António João Lopes, deputado da CDU; António 

Oliveira Simões, antigo piloto arganilense e deputado do PS; Fernando Simões, Presidente da 

Junta de Freguesia de Sarzedo; a declaração de voto da bancada do PS; Fernando Vale, 

deputado do PS; Carlos Barbosa, presidente do ACP; e Ricardo Pereira Alves, Presidente da 

Câmara Municipal de Arganil. 

71. Considera-se, a este respeito, que foi realizada a correta identificação das fontes de 

informação, assim como a sua diversificação, que corresponde, nomeadamente, à composição 

partidária da Assembleia Municipal de Arganil. 



   

12 

500.10.01/2016/36 

72. Contudo, no sétimo parágrafo da notícia, onde se refere «sobre o regresso do rally, e ao 

contrário do que circula pela “sociedade civil” que dá como certo o regresso das classificativas 

de Arganil já em 2017 (...)», o jornal A Comarca de Arganil profere afirmações, apresentadas 

como factuais, sem as sustentar em fontes de informação devidamente identificadas.  

73. A «sociedade civil» é uma entidade abstrata, intangível e diversa que, por um lado, não é 

passível de confirmar ou validar a informação veiculada (a não ser através de sondagens ou 

inquéritos de opinião), e que, por outro lado, é, pela sua natureza e dimensão, plurifacetada, 

incorrendo-se numa extrapolação excessiva ao atribuir à mesma uma única opinião sobre a 

matéria noticiada.  

74. Ainda no plano do rigor informativo, interessa analisar dois aspetos concretos da notícia visada. 

75. O primeiro diz respeito à entrada do texto onde se refere que «com a oposição em massa, a 

criticar o “projeto louco” do Executivo liderado por Ricardo Pereira Alves». A citação da 

expressão «projeto louco» é, mais à frente na peça jornalística, atribuída ao deputado da CDU. 

Ora, será excessivo, e padece de rigor, atribuir à maioria da oposição da Assembleia Municipal 

este epíteto – sobretudo com a carga negativa que comporta, porventura enviesando as 

posições aí manifestadas -, quando o mesmo foi proferido por apenas um interveniente, não 

sendo predominante. 

76. O segundo aspeto, constante do penúltimo parágrafo, relaciona-se com o seguinte excerto: 

«Admitindo “falhas” (...) «seguramente que as há e assumindo-as», Ricardo Pereira Alves – 

qual ato de contrição – agradeceu a intervenção do deputado António Oliveira Simões (...)». 

Mais uma vez, a expressão «qual ato de contrição» - por ser conotativa e desnecessária, pois o 

Presidente da Câmara é citado afirmando que assume as falhas - parece indiciar uma opinião 

do jornal, extrapolando a descrição factual e objetiva que lhe deveria subjazer.  

77. Já no caso do título da peça em causa («“Uma encenação para iludir os munícipes”»), 

identificado pelo Queixoso como indicativo de falta de isenção d’A Comarca de Arganil, verifica-

se que é construído a partir de uma citação de uma fonte de informação, identificada no corpo 

de texto da notícia como pertencente ao deputado Fernando Vale. Recorde-se ainda que o título 

é precedido do antetítulo «Assembleia Municipal de Arganil (quase) confinada ao museu do 

rally» que contextualiza a informação.  

78. A este propósito, sublinhe-se que os títulos das peças noticiosas têm uma função 

predominantemente apelativa, não lhes cabendo reunir a totalidade da informação necessária 



   

13 

500.10.01/2016/36 

ao entendimento da matéria relatada que, esta sim, constará, e consta no caso em apreço, no 

desenvolvimento da própria notícia. 

79. Apreciadas as questões relacionadas com o rigor informativo, importa analisar o tema do 

respeito pelo princípio do pluralismo. Recorde-se que, entre as atribuições da ERC, encontra-se 

a garantia da efetiva expressão e confronto das diversas correntes de opinião e o respeito pelo 

princípio do pluralismo, de acordo com a al. e) do artigo 8.º dos EstERC. 

80. No concernente ao argumentado pelo Queixoso, em relação à notícia intitulada «“Uma 

encenação para iludir os munícipes”», no sentido de existir «uma clara intenção de 

sobrevalorizar as críticas dirigidas pela oposição, numa inequívoca desproporção de 

tratamento», deverá esclarecer-se, em primeiro lugar, que a seleção dos eventos a noticiar, 

assim como a sua valoração noticiosa, constitui prerrogativa fundamental do exercício de 

autonomia e liberdade editoriais dos órgãos de comunicação social, cabendo aos mesmos o 

poder de estabelecer os critérios jornalísticos que norteiam a cobertura e hierarquização de 

uma determinada iniciativa.      

81. Na notícia em causa, é patente uma abordagem que valoriza a dimensão da controvérsia, do 

conflito e do antagonismo da reunião da Assembleia Municipal, o que, na verdade, corresponde 

à realidade das dinâmicas político-partidárias.  

82. No que respeita à alegação de violação do princípio do pluralismo, a análise permitiu observar 

que, embora a cobertura jornalística realizada se tenha centrado na dimensão antagónica das 

posições dos deputados, fê-lo de forma diversificada, dando voz àqueles que representam a 

oposição, mas também aos que compõem a maioria camarária, incluindo o seu Presidente, 

Ricardo Pereira Alves. Para além disso, o jornal deu voz ao Presidente da Câmara Municipal, 

veiculando as suas respostas às críticas de que foi alvo na dita reunião, cumprindo também a 

observância do princípio do contraditório.  

83. Finalmente, apreciemos as alegações referentes à violação dos direitos ao bom nome e à boa 

reputação do Presidente e da Câmara Municipal. Aqueles integram o catálogo de direitos, 

liberdades e garantias constitucionais, sendo protegidos nos termos do n.º 1 do artigo 26.º da 

Constituição da República Portuguesa (também aplicável às pessoas coletivas ex vi artigo 12.º, 

n.º 2). De acordo com o artigo 3.º da Lei de Imprensa, o direito ao bom nome e à boa reputação 

são limites expressos ao exercício da liberdade de imprensa, legitimando assim a eventual 

compressão desta liberdade quando aqueles direitos sejam violados (vide n.º 2 do artigo 18.º 

da Constituição da República Portuguesa). 



   

14 

500.10.01/2016/36 

84. A este respeito, é importante salientar que a Constituição da República Portuguesa não 

estabelece qualquer hierarquia entre a liberdade de imprensa e o direito ao bom nome, pelo 

que, em abstrato, nenhum destes bens jurídicos prima sobre o outro, sendo necessária uma 

ponderação em concreto, em face dos factos e valores em presença, para concluir pela 

prevalência da liberdade de imprensa ou do direito ao bom nome num determinado caso. 

85. Assim, relativamente à alegação de que o jornal utilizou essa notícia como forma de atingir a 

idoneidade, credibilidade e imagem da autarquia de Arganil e dos seus responsáveis, a ERC 

entende que a mesma apresenta uma narrativa predominantemente informativa e baseada na 

descrição de factos. 

86. Posto isto, resta abordar três questões suscitadas nas primeiras peças processuais. A primeira 

respeita à condição de jornalista de Paulo Mattos Afonso. Salientando que, em termos 

estatutários, não cabe à ERC exercer a regulação sobre os jornalistas, mas apenas sobre a 

atuação dos órgãos de comunicação social cumpre referir que ficou comprovado no processo 

que o jornalista que elaborou a peça possui a devida habilitação profissional, enquanto 

jornalista estagiário, para o exercício da atividade jornalística.  

87. A segunda consiste na alegação de que a propriedade do jornal não corresponderia à  indicada. 

Ora, sobre esta matéria, os documentos juntos com a oposição apresentada são suficientes 

para esclarecer que a Fundação Memória da Beira Serra – A Comarca de Arganil detém a 

propriedade do jornal. 

88. A terceira prende-se com o pedido do Denunciado de condenação do Queixoso por violação da 

liberdade de imprensa. Ora, para além de não existirem indícios nesse sentido, deve salientar-

se que o exercício do direito de queixa junto da ERC, como o exercício legítimo de qualquer 

direito, não pode ser entendido como uma forma de pressão sobre os órgãos de comunicação 

social.  

89. Aliás, o ponto em análise conflui com o tema central dos documentos subsequentes juntos ao 

processo, que tem na sua origem a manchete da edição de 21 de abril, em que é afirmado que o 

Queixoso pretende silenciar o jornal («Ricardo Pereira Alves tenta silenciar o nosso jornal»)e 

que remete o leitor para um editorial em que o jornal refere a apresentação da presente queixa 

como representativa do intuito de limitar a liberdade de imprensa.  

90. Em relação a este editorial, é importante referir que o Queixoso decidiu exercer o direito de 

resposta e, assim, fazer uma defesa do seu direito ao bom nome e boa reputação por este meio. 

Dado que o texto de resposta foi publicado na edição seguinte, de 28 de abril, e que o Queixoso 



   

15 

500.10.01/2016/36 

não recorreu por cumprimento deficiente daquele direito, entende-se que terá considerado a 

publicação adequada à defesa do seu bom nome e boa reputação. Nesta edição, o jornal publica 

uma chamada de primeira página intitulada «Ricardo Pereira Alves tenta silenciar o nosso 

jornal – Direito de Resposta» que remete para as páginas 4 e 5 onde são publicados o texto de 

direito de resposta do Presidente da Câmara Municipal de Arganil, um comunicado do PSD de 

Arganil, também em defesa de Ricardo Pereira Alves, uma cópia da queixa que este enviou à 

ERC, e uma nota de redação d’A Comarca de Arganil. 

91. Por outro lado, na edição de 5 de maio, o jornal volta a publicar uma chamada de primeira 

página com o título «Ricardo Pereira Alves tenta silenciar o nosso jornal – A resposta à ERC», 

que remete para as suas páginas interiores, onde é publicado o texto de oposição enviado pel’A 

Comarca de Arganil a esta Entidade. A este respeito, entende-se que a publicação de uma cópia 

da oposição apresentada pelo jornal no presente processo não consubstancia uma violação do 

direito ao bom nome e reputação do Queixoso. 

92. Não se vislumbrando indícios de violação desses direitos, considera-se, contudo, que o título 

utilizado na primeira página da edição de 21 de abril e reproduzido nas primeiras páginas das 

duas edições seguintes tem um cariz sensacionalista e alarmista.  

93. Ora, o tratamento jornalístico sensacionalista visa criar sensações, emoções e produzir 

impressões nos telespetadores em relação aos acontecimentos noticiados, sendo suscetível 

de colocar em causa o rigor e isenção informativos. Esta abordagem da informação contrasta e 

colide com os alicerces que sustentam o dever de informar de forma objetiva, imparcial, clara e 

verdadeira. 

94. No caso em apreço, a utilização de uma expressão que assevera uma tentativa de censura face 

a um órgão de comunicação social, A Comarca de Arganil, promove a construção de uma 

impressão de conduta reprovável por parte do Presidente da Câmara, e pretende criar nos 

leitores uma perceção de alarme, sem uma sustentação rigorosa dos factos, considerando que 

em causa está o exercício de um direito legítimo – a apresentação de uma queixa à entidade 

responsável pela regulação do setor da comunicação social. 

 

VII. Deliberação  

 

Tendo analisado uma queixa de Ricardo Pereira Alves, na qualidade de Presidente da Câmara 

de Arganil, contra o jornal A Comarca de Arganil, propriedade da Fundação Memória da Beira Serra – A 



   

16 

500.10.01/2016/36 

Comarca de Arganil, com fundamento em alegada violação dos deveres de rigor informativo e 

pluralismo político, por notícias publicadas na edição de 18 de fevereiro de 2016; 

Salientando que o rigor da informação noticiada constitui um elemento essencial da 

atividade jornalística e um dever de natureza profissional e deontológica, tal como consagrado na 

Lei de Imprensa e no Estatuto do Jornalista;  

Considerando que, ao invés do estipulado para os operadores de rádio e de televisão, nada 

obsta a que as publicações periódicas assumam livremente uma determinada orientação, sem 

prejuízo do respeito pelo seu estatuto editorial e pelas normas de conduta que impõem aos 

jornalistas a diversificação das suas fontes de informação e a audição das partes com interesses 

atendíveis no caso;  

Sublinhando que a apresentação de uma queixa ou participação junto da ERC com 

fundamento em possível violação das normas que regem a atividade de comunicação social, quer tal 

pedido de análise se funde em direito pessoal ou em interesse protegido geral, constitui um direito 

cujo exercício é legítimo e não pode ser considerado como tentativa de condicionamento da 

atividade dos órgãos de comunicação social; 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes das 

alíneas a), d) e f) do artigo 7.º, das alíneas e) e d) do artigo 8.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º 

dos Estatutos da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1.  Constatar a inobservância de rigor informativo em algumas partes das peças 

noticiosas e sensibilizar A Comarca de Arganil para a necessidade de fazer referência 

às fontes que estão na origem da informação publicada, quando outro procedimento 

não tenha sido com elas acordado, e de acautelar um registo estritamente informativo, 

não opinativo e não sensacionalista; 

2.  Considerar improcedente a queixa quanto às alegações de falta de pluralismo político e 

de violação do direito ao bom nome e à reputação; 

3.  Considerar improcedente a queixa do jornal quanto à violação de liberdade de 

imprensa.  

 

Lisboa, 4 de abril de 2017 

 



   

17 

500.10.01/2016/36 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 


