
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2022/373 (CONTJOR-I)  

 

 

Queixa de Mário Ferreira contra o jornal Correio da Manhã por 
violação do dever de rigor informativo e do direito ao bom-nome 
e reputação na notícia com a chamada de primeira página “Dono 

da TVI arrisca a perder apoios públicos” e com o título 
“Financiamento - Mário Ferreira arrisca a perder apoios públicos”, 

publicada na edição de 17 de julho de 2022 
 
 
 

Lisboa 
2 de novembro de 2022



   

1 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2022/373 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Mário Ferreira contra o jornal Correio da Manhã por violação do dever 

de rigor informativo e do direito ao bom-nome e reputação na notícia com a chamada de 

primeira página “Dono da TVI arrisca a perder apoios públicos” e com o título 

“Financiamento - Mário Ferreira arrisca a perder apoios públicos”, publicada na edição de 17 

de julho de 2022 

 

 

I. Da Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), 

no dia 11 de agosto, uma queixa de Mário Ferreira (doravante, Queixoso) contra o 

jornal Correio da Manhã (doravante, Denunciado) por violação do dever de rigor 

informativo e do direito ao bom-nome e reputação na notícia com a chamada de 

primeira página “Dono da TVI arrisca a perder apoios públicos” e com o título 

“Financiamento – Mário Ferreira arrisca a perder apoios públicos”, publicada na 

sua edição de dia 17 de julho de 2022. 

2. Alega o Queixoso que os títulos da notícia (“Financiamento – Mário Ferreira Arrisca 

perder Apoios Públicos” e “Fisco suspeita de Golpe de 1,15 milhões”) «pela sua 

dramaticidade e, particularmente, pela chamada de primeira página, inculcam, de 

forma imediata, no leitor, a ideia de que Mário Ferreira estará numa situação de 

risco atual, relevante, de reversão de um financiamento público, eventualmente 

por causa do tal golpe de que seria suspeito, condicionando naturalmente a leitura 

dos textos das notícias que encabeçam». 



   

2 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

3. Defende que o Queixoso «a título pessoal, não beneficiou nem solicitou qualquer 

apoio público, mas a Notícia está direcionada, através dos referidos títulos, 

especialmente para o próprio». 

4. Acresce que o Queixoso «é uma pessoa conhecida do público – o que o Jornal 

Correio da Manhã bem sabe – pelo que um título na capa de um jornal chama a 

atenção para Mário Ferreira a título pessoal». 

5. Considera que «nessa medida, a Notícia, para além de não ser verdadeira nem 

rigorosa, afeta os direitos de personalidade de Mário Ferreira». Refere, a este 

propósito, «que Mário Ferreira não foi acusado de nada». 

6. Mais diz que «os apoios públicos mencionados na Notícia […] nada têm a ver com a 

compra do navio Atlântida, referindo-se à candidatura da Pluris Investments, 

empresa detida por Mário Ferreira, ao Fundo de Capitalização e Resiliência do 

Banco de Fomento». 

7. Aduz que «ao ler-se a posição do Banco de Fomento sobre a questão da perda dos 

subsídios […] percebe-se melhor que, afinal, o Banco do Fomento, por respeito à 

presunção de inocência, só ponderaria a reversão do financiamento em caso de 

condenação efetiva pela prática de crimes». 

8. Entende que «se o próprio texto da Notícia explica que o Banco de Fomento só 

admite como, teoricamente, possível retirar apoios se Mário Ferreira for 

condenado, e não antes, devido à presunção de inocência, então o que poderia 

titular a Notícia é, paradoxalmente, que, por ora, Mário Ferreira não arrisca a perda 

de qualquer financiamento que lhe viesse a ser atribuído pelo Banco de Fomento». 

9. Defende que «em termos de rigor jornalísticos, fazer um título de primeira página 

para evidenciar um risco cuja probabilidade de materialização não se pode sequer 

aquilatar, e se afigura provavelmente remoto, por não haver sequer acusação, 

quanto mais um julgamento e uma condenação, é tratar de forma 



   

3 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

desproporcionada esse risco, face à sua relevância concreta. Ou seja, é praticar o 

sensacionalismo. E é, sobretudo, sensacionalismo direcionado porque, como já 

vimos, Mário Ferreira não beneficiou nem requereu qualquer apoio público a título 

pessoal». 

10. Entende que «[…] o gesticulado risco de perda de apoios, em garrafais títulos é, 

afinal, algo cuja relevância jornalística parece claramente deslocada face à primeira 

página. Fica-se com a sensação de que faz esse destaque não pela relevância ou 

importância da Notícia, mas porque se trata de uma boa forma de atingir a 

reputação alheia». 

11. Alega que «numa perspetiva de rigor jornalístico, não se ignora que pode haver 

interesse, segundo critérios editoriais adequados, em informar sobre as condições 

em que a concessão de subsídios públicos pode ser revertida. Mas isso é 

substancialmente diferente de fazer parangonas sobre o risco de perda de 

subsídios por quem nem sequer os pediu…». 

12. Acrescenta que tal terá sido feito «[…] sem cuidar de averiguar junto da empresa 

beneficiária do apoio, através de contacto com os seus representantes, entre os 

quais o visado Mário Ferreira, qual o estado desse contrato, para que pudesse 

enquadrar a tal perda de apoio “perda de apoios”». 

13. Refere que «se o tivesse feito, ficaria a saber que o contrato ainda não estava 

celebrado, que ainda teria de decorrer um diálogo entre a Pluris e o Banco de 

Fomento quanto à concretização de alguns aspetos prévios relevantes. E 

constataria que o tal risco de perdas de apoios ainda estava mais longe de se 

verificar, já que só corre o risco de resolução de um contrato quem o tenha 

previamente celebrado». 

14. Acrescenta que «na verdade, como é do conhecimento público, o contrato nem 

sequer veio a ser fechado, por decisão da própria Pluris […]». 



   

4 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

15. Mais diz que «se Mário Ferreira, cujos interesses são manifestamente atendíveis, 

tivesse sido auscultado […] poderia ter explicado todos estes factos ao CM, para 

que pudessem ser ponderados antes de a Notícia ser publicada». 

16. Continua dizendo que «também ao qualificar como “golpe” o objeto da 

investigação das autoridades tributárias, mais uma vez recorre a uma linguagem 

sensacionalista, que, para mais, viola o princípio da presunção de inocência, tem 

dignidade constitucional, gerando danos para a imagem, bom nome e negócios do 

visado Mário Ferreira e contrariando a ordem democrática e os respetivos valores 

fundamentais». 

17. Considera que «esta linguagem […] parece ter o propósito, ou pelo menos o efeito 

de, conjugado com os outros títulos supra referidos, criar um sentido, no leitor de 

demérito da decisão de atribuição dos financiamentos e apoios públicos, de 

privilégio ilegítimo, o que agrava a intensidade da violação da presunção de 

inocência». 

18. Defende que «onde o Banco de Fomento tranquiliza o público, o CM atemoriza. E 

isto, com o devido respeito, não pode ser enquadrado no interesse público». 

19. Alega que «a publicação da Notícia, sobretudo atendendo aos títulos da mesma e 

às afirmações incorretas e com absoluta falta de rigor, viola o direito à imagem, 

reputação e bom nome de Mário Ferreira». 

20. Acrescenta que «a falsidade e a falta de rigor da Notícia violam igualmente o direito 

à informação dos cidadãos através dos meios de comunicação social, assim como o 

direito ao respeito pelos direitos, liberdades e garantias». 

21. Conclui requerendo que «sejam adotadas medidas que visem a reposição da 

objetividade, rigor e isenção jornalística, bem como do bom nome e honra de 

Mário Ferreira, valores basilares repetidamente colocadas em crise pelo CM». 



   

5 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

II. Oposição 

22. Notificado para se pronunciar sobre a queixa em apreço, o Denunciado apresentou 

a sua oposição alegando que os factos publicados «são de manifesto interesse e 

conhecimento público em Portugal, tendo sido noticiado nos mais variados órgãos 

de comunicação social». 

23. Refere que «[…] Mário Ferreira é uma figura pública tendo sido foco do 

mencionado artigo no artigo noticioso pela simples razão de que a sua empresa – 

Pluris Investments – teve o apoio mais elevado do Banco Fomento: 40 milhões de 

euros, i. é, mais de metade do valor aprovado a todos os candidatos (sem prejuízo 

de a posteriori o contrato não ter sido fechado por decisão da Pluris).» 

24. Alega que a notícia pretendeu «[…] esclarecer os leitores sobre as condições em 

que a concessão dos subsídios públicos pode ser revertida e a posição do Banco 

Português de Fomento perante a eventual prática de crimes por parte dos 

beneficiários dos mesmos, mencionando para o efeito, o exemplo de Mário 

Ferreira enquanto figura pública que serviu, deste modo, de referência». 

25. Mais diz que «contrariamente ao alegado pelo queixoso, a notícia esclarece 

devidamente que Mário Ferreira não foi acusado ou condenado, mencionando 

apenas a sua constituição como arguido (a pedido) e a posição do BDF sobre este 

facto, esclarecendo de forma clara que, apenas em “caso de condenação”, é 

determinada a resolução dos contratos com o Estado». 

26. Afirma que «consta claramente da própria notícia que o BDF “mantém o 

financiamento à Pluris, respeitando o princípio da presunção de inocência”». 

27.  Esclarece que «em parte alguma da notícia consta que Mário Ferreira beneficiou 

de apoios públicos a título pessoal, mas apenas enquanto acionista da Pluris». 



   

6 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

28. Em relação aos títulos da notícia, aduz que «o título de uma notícia é sempre 

construído de forma a ser mais cativante e apelativo ao público em geral, sem 

nunca ultrapassar a margem de criatividade que compreensivelmente se concede 

aos profissionais do jornalismo». 

29. Defende que «[…] o título de uma notícia poderá ter “particular força impressiva”, 

tendo no caso em apreço sido mencionado o nome do Queixoso enquanto figura 

pública, exemplo para a sociedade e acionista da Pluris». 

30. Alega que «uma notícia não é produto de uma qualquer ciência exata, mas, 

outrossim, emanação da expressão de uma visão das coisas e da posição que os 

jornalistas ocupam perante a realidade que retratam – no entanto – neste caso, a 

notícia em apreço é apenas e tão só o relato de factos que correspondem à 

verdade, devidamente apurados através de fontes fidedignas». 

31. Mais diz que «[…] a posição do queixoso está devidamente acautelada e consta da 

notícia aqui em crise quando se lê: “o empresário já disse que não houve nada de 

ilegal na venda do “Atlântida”, tendo sido esta comunicação transmitida através da 

agência de comunicação que o representa para efeitos do Processo Operação 

Ferry». 

32. Considera, assim, ter sido cumprido o contraditório. 

33. Diz também que «além disso, a questão central da notícia era a posição do BDF 

sobre a concessão dos apoios à Pluris, o qual foi devidamente auscultado». 

34. Defende que a notícia deu «[…] a conhecer aos leitores dados objetivos de 

interesse iminentemente público». 

35. Entende que «toda a informação factual descrita na notícia resulta diretamente de 

fontes fidedignas, tendo sido acautelada a posição dos visados na mesma e 

alertando a sociedade em geral sobre a concessão de apoios do Estado e 



   

7 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

concessões de acesso aos mesmos – independentemente por quem fosse 

requerido». 

36. Em relação à alegada ofensa do direito ao bom-nome e reputação, refere que «em 

momento algum da notícia […] se tecem juízos de valor depreciativos em relação 

ao queixoso, muito menos a título pessoal, resultando claro que a sua menção é 

feita com referência à sua qualidade de representante da Pluris». 

37. Considera ainda «[…] que a publicação em questão é lícita e que corresponde ao 

exercício legítimo do direito de informar […]». 

38. Conclui, requerendo o arquivamento do processo. 

 

III. Audiência de Conciliação 

39. Nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foi realizada a audiência de 

conciliação, no dia 27 de setembro, não tendo sido possível obter um acordo entre 

as partes no âmbito do presente processo. 

 

IV. Análise e Fundamentação 

40. No dia 17 de junho de 2022, o Correio da Manhã publicou um artigo com o título 

“Financiamento – Mário Ferreira arrisca perder apoios públicos”. O artigo, 

publicado nas páginas centrais, tinha uma chamada de primeira página, lateral, 

onde se lê «Dono da TVI arrisca perder apoios públicos». A queixa refere ainda uma 

caixa que integra a peça jornalística com o título “Fisco suspeita de golpe de 1,15 

milhões”. Embora a queixa não lhes faça referência, há ainda duas caixas com os 

títulos “Risco afeta todos os beneficiários» e «Estado é dono das empresas se 

falharem pagamentos”. 



   

8 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

41. A ERC é competente para apreciação da queixa nos termos dos artigos 55.º e 

seguintes dos seus Estatutos, e ao abrigo das atribuições e competências previstas 

nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alíneas a), d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a), encontrando-

se vinculado ao dever de decisão previsto no artigo 58.º deste mesmo diploma. 

42. O rigor informativo é salvaguardado no artigo 3.º da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro 

(Lei de Imprensa), constituindo um dos limites à liberdade de imprensa. 

43. No mesmo sentido, a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista 

determina que os jornalistas informem «com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião.» 

44. A liberdade de informação prevista no artigo 37.º da Constituição da República 

Portuguesa, na sua vertente de dever de informar, e ainda a liberdade editorial que 

assiste ao Denunciado pressupõem a independência na seleção, oportunidade, 

atualidade, interesse noticioso ou jornalístico da notícia em causa, embora dentro 

do respeito pelos limites impostos à atividade jornalística nas normas legais e éticas 

supra descritas. 

45. Ora, é inegável que a matéria divulgada na peça em apreço tem manifesto 

interesse público e jornalístico, uma vez que está em causa a atribuição de apoios 

públicos a empesas. 

46. Mais concretamente, a notícia dá conta de um financiamento público que foi 

aprovado e que tem um peso relativo muito importante face ao total dos apoios 

aprovados pelo Banco Português do Fomento (doravante, BPF) para a 

recapitalização de empresas. Recorre ao BPF como fonte para todas as 

informações sobre as regras desses financiamentos. 

47. Como também reconhece o Queixoso, é relevante que o público conheça as 

condições gerais dos apoios públicos e as garantias que lhes estão associadas. No 

caso em apreço, tem particular interesse público conhecer essas condições, uma 



   

9 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

vez que se trata de um apoio público à recapitalização de uma empresa que é 

muito representativo face ao total das candidaturas aprovadas (52,2 %). Com este 

peso relativo muito significativo face aos apoios a outras empresas e tratando-se de 

um conhecido empresário envolvido num caso de justiça também mediático, é do 

interesse público conhecer as garantias envolvidas nesses apoios, o que é explicado 

na notícia, diretamente pelo BPF. 

48. Alega o Queixoso que «estes títulos, pela sua dramaticidade e, particularmente, 

pela chamada de primeira página, inculcam, de forma imediata, no leitor, a ideia de 

que Mário Ferreira estará numa situação de risco atual, relevante, de reversão de 

um financiamento público, eventualmente por causa do tal golpe de que seria 

suspeito, condicionando naturalmente a leitura dos textos das notícias que 

encabeçam». Acrescenta ainda que «Mário Ferreira, a título pessoal, não 

beneficiou nem solicitou qualquer apoio público, mas a notícia está direcionada, 

através dos referidos títulos, especialmente para o próprio». 

49. Em relação ao alegado pelo Queixoso considera-se que, qualquer leitor medio 

compreenderá que Mário Ferreira, conhecido empresário, ou qualquer outra 

pessoa, pessoalmente, não se candidata a nenhum financiamento público e que 

esse financiamento só pode referir-se a empresas do seu universo. Considera-se, 

por isso, que não pode depreender-se nem pelo título, nem pelo texto que Mário 

Ferreira seria, pessoalmente, o beneficiário desse financiamento público. 

50. Relativamente ao título que aponta para o risco de perder apoios públicos («Mário 

Ferreira Arrisca Perder Apoios Públicos»), contata-se que a informação é 

concretizada quando se fala da Pluris (objeto do financiamento aprovado pelo BPF) 

e do processo do Ministério Público em que Mário Ferreira é arguido por suspeita 

de fraude fiscal e branqueamento de capitais. É claro, através da explicação das 

regras gerais explicadas na própria notícia pelo BPF aplicáveis a estes 

financiamentos que, tanto a evolução como o desfecho desse processo em que 



   

10 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

Mário Ferreira, de acordo com a notícia, se constituiu voluntariamente como 

arguido, pode de facto condicionar o apoio público aprovado para a recapitalização 

da Pluris, como se refere na notícia. Isso é um facto inquestionável face às regras 

explicitadas na notícia pelo próprio BPF. O que é questionável é o resultado do 

processo (isso ninguém saberá), mas as hipóteses que levanta são objetivas: de 

facto, existe a possibilidade, o “risco”, do empresário perder esses apoios. Como 

existe a possibilidade de não os perder. Ainda assim, neste momento, e como se 

explica na notícia, citando o BPF: «Antes e após a assinatura dos contratos, caso 

sejam identificados factos novos, designadamente uma eventual decisão oficial 

(penal, fiscal ou contributiva), por parte das autoridades nacionais, o BPF terá a 

prerrogativa de não assinatura ou resolução dos contratos». Diz-se ainda que 

«neste momento, Mário Ferreira é arguido no processo do negócio do “Atlântida”, 

como o próprio pediu em carta enviada ao MP. Se for acusado de fraude fiscal e 

branqueamento pelo MP no âmbito desse inquérito, o BPF mantém o 

financiamento à Pluris, respeitando o princípio da presunção de inocência; mas se 

for a julgamento e for condenado e o tribunal determinar a resolução do contrato 

do BPF com a Pluris, o BPF respeitará a decisão do tribunal». As duas possibilidades 

são, portanto, reais. 

51. O título em causa, correspondendo ao conteúdo da peça jornalística, considerada 

na sua globalidade, não possui carga valorativa autónoma suscetível de afetar o 

dever de rigor jornalístico e, como tal, não constitui fonte de qualquer tipo de 

contravenção.  

52. Por se tratar exatamente de um título há que avaliar a relação e a intensidade da 

relação entre o título e o artigo publicado. 

53. Lida a notícia na sua íntegra, não se conclui — como alega o Queixoso —, em 

nenhum momento, que os apoios tenham a ver com a compra do navio 

“Atlântida”. É muito claro que os apoios públicos se referem à recapitalização da 



   

11 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

Pluris Investments e que o “risco” mencionado desde logo no título decorre do 

facto de o empresário ser arguido no processo que tem por objeto o negócio com 

o navio. 

54. Assim, na medida em que os títulos são utilizados para evidenciar os aspetos 

caracterizadores daquilo que se noticia, considera-se que há coerência entre o 

título e o texto da peça. 

55. O Queixoso refere ainda que «o Banco de Fomento “que aprovou um 

financiamento de 40 milhões de euros […] admite que no caso de uma eventual 

condenação, possa pôr fim ao contrato”, sem cuidar de averiguar junto da empresa 

beneficiária do apoio, através do contacto com os seus representantes, entre os 

quais o visado Mário Ferreira, qual o estado desse contrato, para que pudesse 

enquadrar a tal perda de apoio “perda de apoios”». 

56. A este propósito, é importante referir que a peça jornalística inclui uma caixa que 

não é mencionada na queixa, com o título «Estado é dono das empresas se 

falharem pagamentos». Nessa caixa, pode ler-se que «o BPF ainda não assinou os 

contratos de financiamento com nenhuma das 12 empresas cujas candidaturas 

foram aprovadas, no final de junho último». Não se entende, assim, porque é que o 

Queixoso considera que uma das partes, neste caso o BPF tenha de consultar o 

empresário Mário Ferreira, a empresa beneficiária do apoio ou os seus 

representantes para saber o estado de um contrato de que o próprio BPF é parte. 

Sublinhe-se que o BPF se limitou a fazer esclarecimentos sobre as regras destes 

financiamentos em geral e, em particular, em relação à recapitalização da Pluris 

Investments, considerações que se prendem com essas regras aplicáveis a todos. 

Da mesma forma, a notícia refere a posição de Mário Ferreira em relação ao 

processo “Atlântida”: «O empresário já disse que não houve nada de ilegal na 

venda “do Atlântida”».  



   

12 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

57. O facto de, como também refere o Queixoso, de o contrato entre o BPF e a Pluris 

Investments não ter chegado a ser fechado, não era, à altura conhecido. O que era 

conhecido é que foram aprovadas as candidaturas ao financiamento destinado à 

recapitalização de 12 empresas, uma das quais a Pluris Investments, de Mário 

Ferreira, constituindo esse financiamento 52,2% do financiamento total aprovado. 

Parte-se naturalmente do princípio que quem apresenta uma candidatura tem por 

objetivo que ela seja aprovada, o que sucedeu. Os factos posteriores não têm 

enquadramento nesta análise. 

58. Finalmente, considera-se que a caixa com o título “Fisco suspeita de golpe de 1,15 

milhões”, em referência ao processo-crime do MP em que o empresário é arguido 

por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais, respeita a presunção de 

inocência na medida em que não afirma que Mário Ferreira cometeu o crime, mas 

sim que é «Suspeito». 

59. Tendo em conta o exposto supra, encontrando-se asseguradas as exigências em 

matéria de rigor informativo, bem como inexistindo a imputação de um facto ou de 

um juízo de valor ao Queixoso ou à sua conduta, entende-se que não existem 

elementos passíveis de violar o seu direito ao bom-nome e reputação, previsto nos 

artigos 3.º, 2.ª parte, da Lei de Imprensa e no n.º 1 do artigo 26.º da Constituição 

da República Portuguesa. 

 

V. Deliberação 

Tendo apreciado uma queixa de Mário Ferreira contra o jornal Correio da Manhã por 

violação do dever de rigor informativo e do direito ao bom-nome e reputação na notícia com 

a chamada de primeira página “Dono da TVI arrisca a perder apoios públicos” e com o título 

“Financiamento – Mário Ferreira arrisca a perder apoios públicos”, publicada na sua edição 

de dia 17 de julho de 2022, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das suas atribuições e 



   

13 

 

EDOC/2022/6937 
500.10.01/2022/232 

competências de regulação constantes, respetivamente, nas alíneas d) e f) do artigo 7.º, nas 

alíneas a), d) e j) do artigo 8.º, e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera considerar improcedente a 

queixa, uma vez que se concluiu que a notícia visada respeitou as exigências de rigor 

informativo, não sendo, desse modo, passível de violar o direito ao bom-nome e reputação 

do Queixoso, procedendo-se, em consequência, ao arquivamento do presente processo. 

Lisboa, 2 de novembro de 2022 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


