
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2020/7 (CONTJOR-NET) 

 

 

 

Queixa da Lusiaves contra o jornal Expresso por violação do direito à 
identidade e ao bom nome na notícia publicada na edição do dia 26 

de fevereiro de 2019 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
8 de janeiro de 2020



   

1 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/7 (CONTJOR-NET) 

 

Assunto: Queixa da Lusiaves contra o jornal Expresso por violação do direito à identidade e ao bom 

nome na notícia publicada na edição do dia 26 de fevereiro de 2019 

 

I. Processo 

1. Deu entrada na ERC, em 1 de março de 2019, uma queixa, ao abrigo do artigo 55.º e 

seguintes dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, da Lusiaves – 

Indústria e Comércio Agro-Alimentar, S.A., contra o jornal Expresso, publicação detida pela Impresa 

Publishing, S.A., pela divulgação de uma reportagem alegadamente ofensiva da imagem e bom nome 

da Queixosa.  

2. Notificado o Diretor da publicação, apresentou este a sua oposição, por e-mail, em 10 de 

abril de 2019.  

3. Nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, realizou-se a audiência de conciliação, a 

qual, apesar de ter sido determinada a sua suspensão para potencial acordo entre as partes, veio a 

revelar-se infrutífera.  

 

II. Argumentação da Queixosa 

4. Refere a Queixosa que, no dia 23 de fevereiro, o jornal Expresso online publicou «uma 

reportagem sobre a insolvência da empresa Avilafões – Aviários de Lafões, Lda. (...)», a qual 

«contém um conjunto de erros grosseiros e lesivos da imagem, bom nome e reputação da Lusiaves, 

nomeadamente:  

1. No que respeita ao subtítulo “Ministério Público acusa Avelino Gaspar de ter um plano 

para levar o grupo de criação de aves à falência”, estamos perante uma clara insinuação 

de que o processo em causa diz respeito à Lusiaves, o que é manifestamente errada. O 

processo judicial em curso diz respeito a uma empresa denominada Avilafões, sendo 

que essa empresa se dedicava ao tratamento de subprodutos e não à criação de aves. A 

Avilafões era detida por dois sócios, sendo que nenhum deles era a Lusiaves;  



   

2 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

2. No que respeita ao primeiro parágrafo da notícia “O Presidente do Conselho de 

Administração da Lusiaves está a ser acusado pelo Ministério Público de ter um plano 

para levar o grupo alimentar à falência para ficar com o património empresarial”, 

repetindo grosseiramente a ideia de que o processo em causa diz respeito a uma 

tentativa de levar à falência a Lusiaves, quando a mesma não é sequer interveniente no 

processo;  

3. No que respeita ao segundo parágrafo, contém igualmente mais um erro grosseiro ao 

referir que no processo em causa estão acusados “mais três gestores da Lusiaves”. Não 

existe qualquer gestor, administrador/gerente ou colaborador da Lusiaves acusado ou 

arguido no processo em causa, que diz unicamente respeito a uma sociedade comercial 

que era detida pela empresa Campoaves e por outro sócio singular”.  

5. Acrescenta a Queixosa que «o facto de o Presidente da empresa Campoaves (um dos sócios 

da empresa Avilafões) ser Presidente da empresa Lusiaves nunca poderá justificar a confusão feita 

(...)», da qual resultou «uma mensagem altamente lesiva para a imagem, reputação e credibilidade 

da Lusiaves». 

6. Informa que comunicou ao jornal «os vários lapsos que a notícia continha, solicitando a 

imediata correção», sendo que o jornal reiterou a publicação da notícia «alterando apenas a sua 

inserção, mas mais uma vez procurando envolver o nome da Lusiaves numa situação que em nada 

lhe diz respeito».  

 

III. Argumentação do Denunciado 

7. Notificado o Diretor da publicação, veio este informar que «[a]o contrário do afirmado pela 

Queixosa (...), o Expresso online não divulgou qualquer “reportagem” sobre a insolvência da empresa 

“Avilafões”, pelo menos no sentido de ter eventualmente elaborado e publicado, por moto próprio, 

qualquer tipo de trabalho jornalístico original sobre tal matéria». 

8. A peça a que a Queixosa se reporta «é, na verdade, publicação do género “Revista de 

Imprensa”, por meio da qual (...) os órgãos de comunicação social fazem a síntese dos principais 

títulos e temas da imprensa diária e semanal, e que os OCS incluem regularmente nos seus 

conteúdos informativos”, sendo “expressamente referido [no conteúdo em causa] que, em bom 

rigor, a matéria publicada foi noticiada no sábado dia 23 de fevereiro de 2019 pelo “Jornal de 

Notícias”». 



   

3 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

9. Sustenta, então, que «o Expresso online limitou-se a reproduzir, sem introdução de 

qualquer tipo de nova informação, a notícia previamente avançada pelo JN, tendo, inclusivamente, a 

bem dos deveres deontológicos de rigor, realizado a correta e devida citação do OCS autor da 

publicação original», acrescentando que só a esse «poderá, eventualmente, ser assacada a 

acusação de violação da imagem e bom nome da Participante».  

 

IV. Análise e Fundamentação 

10. O artigo 7.º, alínea d), dos Estatutos da ERC estabelece, no âmbito dos objetivos da 

regulação da ERC, a competência de assegurar «que a informação fornecida pelos prestadores de 

serviços de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, efetivando a 

responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram sujeitos à sua 

jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras legais aplicáveis».  

11. A alínea d) do artigo 8.º dos referidos Estatutos estabelece como atribuição da ERC a de 

garantir «o respeito pelos direitos, liberdades e garantias».  

12. O artigo 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC incumbe o Conselho Regular, «no 

exercício de funções de regulação e supervisão», de fazer «respeitar os princípios e limites legais 

aos conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e garantias 

pessoais».  

13. Estabelece o artigo 3.º da Lei de Imprensa1, que «[a] liberdade de imprensa tem como 

únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, (...), à imagem (....)», constando de 

entre o limites constitucionais os direitos, liberdade e garantias pessoais consagrados no artigo 21.º 

da CRP, entre os quais, ao bom nome e reputação e à imagem, aplicáveis ex vi do artigo 12.º, n.º 2, da 

CRP, às pessoas coletivas.  

14. Sustenta a Queixosa que a identificação da empresa no âmbito e relativamente a um 

processo no qual nem sequer está envolvida, pôs em causa o seu direito à imagem e bom nome.  

15. O Denunciado alega, em síntese, que qualquer responsabilidade por eventual violação do 

direito à imagem e bom nome da Queixosa apenas poderá ser assacada ao órgão de comunicação 

                                                      
1 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, alterada pelas Leis n.º 18/2003, de 11 de junho, n.º 19/2012, de 8 
de maio, e n.º 78/2015, de 29 de julho 



   

4 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

social que originariamente publicou a notícia, isto porque o Denunciado se limitou a «reproduzir» o 

que esta continha, não aditando qualquer elemento.  

16. Comparadas as duas edições – a do Denunciado e a do JN –, resultam desde logo evidentes 

diferenças tanto no título como no subtítulo como no corpo da notícia2, conforme imagens infra. 

 
Fonte: https://expresso.pt/economia/2019-02-23-Dono-da-Lusiaves-acusado-de-fraude 

                                                      
2
 Não se teve acesso à totalidade do artigo do JN, por se tratar de conteúdo reservado a assinantes, 

considerando-se os elementos disponíveis suficientes para a análise.  



   

5 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

 

 
Fonte: https://www.jn.pt/justica/patrao-da-lusiaves-acusado-de-fraude-em-falencia-e-branqueamento-10610409.html 

 

17. A apropriação de matéria noticiosa já previamente divulgada não constitui, as mais das 

vezes, uma prática reprovável do ponto de vista jornalístico, na medida em que seja 

assumida e resulte transparente aos olhos do público em geral. 

18. Ainda assim, a síntese narrativa de informação originariamente divulgada por um outro 

órgão de comunicação social, identificando devidamente esse facto, implica sempre 

algum tipo de edição da matéria em causa, e, mais do que isso, não deixa de traduzir uma 



   

6 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

decisão de índole editorial, com a responsabilidade que lhe é inerente, não podendo o 

jornal Expresso pretender dissociar-se dessa evidência. 

19. Ainda que tal edição possa não acrescentar conteúdo informativo ao originariamente 

relatado, tal não desonera o Denunciado das suas responsabilidades, deveres e obrigações, isto 

para não dizer que os reforça, pois não sendo a fonte primária, as boas práticas, as obrigações éticas 

e deontológicas, sempre aconselham que sejam, por si, confirmadas as informações que pretende 

divulgar, com vista a garantir o respeito pelos direitos, liberdades e garantias fundamentais, pelo 

rigor e isenção da informação prestada.  

20. Ora, de acordo com as informações de conhecimento público e constantes da síntese 

publicada, relativas à situação noticiada pelo Jornal de Notícias, a menção à empresa Lusiaves, ora 

Queixosa, aparece como elemento meramente auxiliar da identificação do arguido no processo em 

causa.  

21. Não se pretendendo pôr em causa o interesse público da notícia, é, pelo menos, 

questionável o interesse da identificação da empresa ora Queixosa no título e corpo da notícia em 

causa, quando tal empresa não é sequer visada no processo. 

22. O Denunciado, não cuidando de avaliar o potencial impacto que tal associação poderia 

causar ao bom nome e à reputação de uma empresa que, sublinhe-se, não é visada no processo, 

replica acriticamente as imputações feitas, as quais, se hipoteticamente, se revelassem 

consubstanciar uma situação de desinformação, no entender do Denunciado, em circunstância 

alguma lhe poderia ser imputada qualquer responsabilidade uma vez que se limitou a ser uma mera 

«caixa de ressonância» de informações por si não verificadas ou recolhidas.  

23. Tendo em conta os contornos, o teor e as implicações da matéria em causa, o Denunciado 

deveria, pois, e mesmo à luz de considerações mínimas de diligência, ter acautelado os interesses 

da Queixosa na informação redifundida, recolhendo o seu ponto de vista, em estrito respeito do 

princípio estruturante da atividade jornalística constante do artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto 

do Jornalista. 

24. Expectável seria, portanto, a adoção, pelo Denunciado, das necessárias cautelas em 

momento prévio à difusão de uma síntese noticiosa que contende com direitos fundamentais de 

outrem, pois que, ao menos no essencial, a associação da Queixosa ao processo-crime é passível de 

conduzir a imputações erróneas lesivas do bom nome e imagem da Queixosa. 

25. Também se entende não ser de acolher o argumento de que se trata de um género «Revista 

de Imprensa», uma vez que resulta claro (v. imagens supra) o tratamento editorial dado ao 



   

7 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

conteúdo originalmente publicado, os títulos, subtítulos e corpo da notícia são distintos, o que 

normalmente não se verifica no género identificado, que se limita a enunciar os títulos, 

normalmente de primeira página, de outros órgãos de comunicação social.    

26. É de concluir, por conseguinte, que o incumprimento do dever de rigor e cuidado por parte 

do Denunciado é susceptível de conduzir à violação de direitos da Queixosa, desrespeitando assim o 

disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

 

V. Deliberação 

Ante o exposto, analisada a queixa da Lusiaves – Indústria e Comércio Agro-Alimentar, S.A., contra o 

jornal Expresso, publicação detida pela Impresa Publishing, S.A., pela divulgação de uma reportagem 

alegadamente ofensiva da imagem e bom nome da Queixosa, publicada na edição online no dia 23 

de fevereiro, com o título «Dono da Lusiaves acusado de fraude», ao abrigo das atribuições e 

competências constantes dos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e atendendo aos limites à 

liberdade de imprensa, consagrados no artigo 3.º da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 

13 de janeiro, alterada pelas Leis n.º 18/2003, de 11 de junho, n.º 19/2012, de 8 de maio, e n.º 

78/2015, de 29 de julho, o Conselho Regulador delibera:  

1. Considerar que se verificou incumprimento do dever de rigor informativo, do qual 

resultou a violação do direito à identidade e ao bom nome da empresa visada; 

2. Instar o jornal Expresso a respeitar escrupulosamente os deveres de rigor informativo a 

que está obrigado. 

 

Lisboa, 8 de janeiro de 2020 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 



   

8 

500.10.01/2019/87 
EDOC/2019/2658 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


