
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/PLU-TV/2007 
 

 
 
 
 

Queixa do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata contra 
a RTP e a RTPN 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

31 de Maio de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/PLU-TV/2007 

 

Assunto:   Queixa do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata contra a RTP e a 

RTPN 

 

 

1. A queixa do Grupo Parlamentar do PSD 

 

1.1 A 4 de Abril de 2007, deu entrada na ERC uma queixa subscrita pelo Grupo 

Parlamentar do Partido Social Democrata (doravante GP-PSD) contra a RTP e a RTPN, 

por falta de pluralismo na cobertura noticiosa da sessão parlamentar do dia 29 de Março 

de 2007, em que, durante o período de antes da ordem do dia, foi discutido o cartaz 

outdoor do Partido Nacional Renovador (PNR), afixado na praça Marquês de Pombal, 

em Lisboa. 

 

1.2. Alega o queixoso que a reportagem sobre a mencionada sessão parlamentar, 

transmitida no dia 29 de Março no Telejornal da RTP1 e retransmitida em vários 

noticiários da RTPN, deu relevo às intervenções dos deputados Manuel Alegre, do 

Partido Socialista (PS), António Filipe, do Partido Comunista Português (PCP), e Nuno 

Magalhães, do CDS/PP, e que as intervenções dos deputados dos restantes grupos 

parlamentares “mereceram, apenas, uma fugaz referência no texto off da referida 

reportagem”. O queixoso considera, por isso, que na reportagem em causa “não há um 

respeito pela pluralidade de posições que foram expressas no Parlamento, com 

manifesto prejuízo do Grupo Parlamentar do PSD”, sublinhando o facto de se tratar de 

uma reportagem do operador concessionário do Serviço Público de Televisão. 

 

1.3. A consubstanciar as suas alegações, o GP-PSD anexa à queixa registo vídeo do 

referido debate, do canal Parlamento, bem como cópias de trabalhos realizados por 



 

2 

outros órgãos de comunicação (Agência Lusa, Jornal de Notícias, Público, Diário de 

Notícias), considerando que os critérios jornalísticos aí seguidos “são bem diferentes 

daqueles que a empresa de serviço público adoptou, respeitando, de uma forma geral, 

aquilo que deve ser a isenção e a pluralidade de opiniões”.  

Conclui a Direcção do GP-PSD que “não parece ser legítimo, do ponto de vista 

do necessário equilíbrio entre os partidos com representação parlamentar, do respeito do 

pluralismo e da objectividade de informação, o conteúdo da reportagem elaborada e 

difundida em pelo menos dois canais da empresa que detém a concessão de serviço 

público de televisão.” 

 

2. A defesa da RTP  

 

Notificada a pronunciar-se, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 56.º dos 

Estatutos da ERC, publicados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro 

(doravante EstERC), quanto ao teor da queixa supra descrita, a RTP pronunciou-se nos 

seguintes termos: 

“1 – Todas as opiniões produzidas [no debate parlamentar] foram referidas na 

reportagem; 

2 – A intervenção do deputado Manuel Alegre foi emitida, uma vez que a ele se deveu a 

iniciativa do debate; 

3 – Tendo em conta o teor do debate, optou-se por escolher duas intervenções de 

partidos “de sinal contrário”, PCP e CDS, ao mesmo tempo que se fizeram referências 

no texto da reportagem às intervenções dos outros partidos com assento parlamentar 

(PSD, BE e Verdes); 

4 – As opções editoriais são sempre questionáveis, mas estamos certos de que a 

reportagem reflecte com rigor e isenção aquele episódio parlamentar”. 

 

 

 



 

3 

3. Competência da ERC 

 

O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente queixa, ao 

abrigo da alínea c) do artigo 6.º, das alíneas a) e d) do artigo 7.º, das alíneas e) e j) do 

artigo 8.º, das alíneas a) e t) do n.º 3 do artigo 24.º e do artigo 55.º dos seus Estatutos. 

 

4. A peça jornalística  

 
4.1. A reportagem objecto da queixa do GP-PSD foi emitida na primeira parte do 

Telejornal da RTP1 e repetida em blocos informativos da RTPN, no dia 29 de Março de 

2007.  

Este trabalho jornalístico, com 2m12s de duração, surge como peça de 

desenvolvimento da polémica suscitada pela afixação do cartaz do PNR, a qual é 

introduzida no programa por outra reportagem que procura situar o telespectador no 

assunto, dando voz a vários intervenientes e destacando as implicações do caso do 

ponto de vista legal. 

O texto do oráculo que acompanha a emissão da peça – “Cartaz polémico - partidos 

unânimes na condenação de racismo e xenofobia do PNR” – assinala a unanimidade da 

reposta na condenação do teor do cartaz. E é também esse o sentido que sobressai do 

lançamento da peça pelo pivô do Telejornal:  

 

“Este cartaz do PNR provocou a indignação do Parlamento. Deputados de todos os 
partidos uniram-se num protesto contra a mensagem do cartaz, que consideram um 
manifesto de racismo e xenofobia, proibidos pela Constituição.” 

 

4.2. O “lead” do pivô destaca, assim, a circunstância de se ter assistido à “indignação do 

Parlamento” no seu conjunto, asserção que é apoiada por uma referência às reacções de 

“deputados de todos os partidos”, sem destacar qualquer uma das intervenções em 

particular.  

 



 

4 

4.3. Com efeito, na sessão parlamentar do dia 29 de Março de 2007, o deputado Manuel 

Alegre expressou, em nome do seu grupo parlamentar, “o mais vivo protesto e repúdio” 

pelo cartaz do PNR. Na sequência desta declaração, deputados das restantes bancadas 

parlamentares (António Filipe, do PCP, Agostinho Branquinho, do PSD, Luís Fazenda, 

do BE, Nuno Magalhães, do CDS/PP, e Heloísa Apolónia, do Partido Ecológico “Os 

Verdes”) intervieram, expressando também a sua indignação perante a afixação do 

cartaz. No mesmo sentido se pronunciou o ministro dos Assuntos Parlamentares, 

Augusto Santos Silva. 

 

4.4. A peça inicia com imagens do hemiciclo da Assembleia da República, nas quais se 

distingue a presença do deputado Manuel Alegre no momento de uma das suas 

intervenções. “Da rua para o Parlamento, o cartaz do PNR entrou no debate político. 

Manuel Alegre, em nome do PS, indignou-se contra o que considera um atentado aos 

valores democráticos e da Constituição”, afirma a jornalista (voz off) na entrada da 

reportagem, passando a exibir um excerto da intervenção de Manuel Alegre:  

 

“Nós não podemos fechar os olhos, nem podemos tapar os ouvidos, há, em primeiro 
lugar, o dever de uma pedagogia política e de uma pedagogia democrática, que nem 
sempre tem sido feita. Não podemos ter uma contemporização excessiva com a 
intolerância, com manifestações de racismo, com agressões àqueles que escolheram o 
nosso país para nele viver e nele trabalhar. Essa é uma célebre frase: ‘não devemos 
permitir que a serpente germine no ovo’”. 
 

Conclui a jornalista que “o protesto foi aplaudido por todas as bancadas”, 

sublinhando-se, assim, o tópico da reacção unânime na condenação do cartaz. 

 

4.5. A reportagem prossegue, num segundo momento, assinalando as diferenças entre as 

bancadas parlamentares no que respeita à melhor atitude a adoptar. A jornalista refere 

que “se está em causa um princípio constitucional, o PSD defende a intervenção dos 

tribunais; Bloco de Esquerda, PCP e “Verdes” interrogam-se se o Estado não deveria ir 

mais longe” (voz off).  

Surge, então, um excerto da intervenção do deputado António Filipe, colocando uma 

questão a Manuel Alegre:  



 

5 

 

“Como é que o Sr. Deputado entende que o Estado democrático deve lidar com esta 
questão e como é que todos os democratas devem proceder por forma a que 
organizações que perfilhem ideologia fascista, racista e xenófoba não sejam de facto 
autorizadas a actuar legalmente em Portugal?” 

 

Na peça, este excerto ilustra o ponto de vista das forças políticas que sugerem uma 

intervenção mais activa do Estado. A reportagem prossegue, assinalando como 

contraponto a posição do CDS/PP, com a exibição de um excerto da intervenção do 

deputado Nuno Magalhães: 

 

“Dirão alguns que a democracia tem estes mesmos riscos, são riscos inerentes às 
democracias, mas a essa intolerância, parece-nos a nós, que a voz com maior força que 
podemos fazer é responder com uma tolerância e com um silêncio ensurdecedor, não 
valorizando quem não merece qualquer tipo de valorização.” 

 

Ficam, desta forma, marcadas as diferentes sensibilidades das bancadas 

parlamentares para a questão, sendo que as posições assumidas pelo PSD, BE e Partido 

Ecologista “Os Verdes” são apenas referidas em voz off na peça. 

 

5. Análise e fundamentação 

 

5.1. Está em causa o cumprimento do pluralismo em matéria política – mais 

especificamente, na sua vertente político-partidária –, sendo de referir, a este propósito, 

o n.º 1 do artigo 10.º da Lei da Televisão (Lei n.º 33/2003, de 22 de Agosto), que prevê 

como um dos fins dos serviços de programas televisivos generalistas “favorecer a 

criação de hábitos de convivência cívica própria de um Estado democrático e contribuir 

para o pluralismo político, social e cultural”.  

 

5.2. Especificamente sobre os meios de comunicação social do sector público, o n.º 6 do 

artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa impõe que seja assegurada a 

“possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião”. Este dever 

qualificado de respeito do pluralismo por parte do Serviço Público de Televisão é ainda 



 

6 

consagrado no artigo 46.º e nas alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 47.º, ambos da Lei da 

Televisão, e nas alíneas a) e b) do n.º 2 da cláusula 5 e na alínea k) do n.º 1 da cláusula 

6, ambas do contrato de concessão geral de serviço público de televisão. 

 

5.3. Por diversas vezes, o Conselho pronunciou-se sobre queixas relacionadas com o 

incumprimento do dever de promover uma informação pluralista e isenta. É 

entendimento assente que a avaliação do cumprimento dos deveres constitucionais e 

legais de garantia e promoção do pluralismo político não pode, em princípio, ser 

reduzida à apreciação casuística de casos avulsos, necessitando antes de uma avaliação 

estendida no tempo. É certo que esta é uma regra que admite excepção, uma vez que se 

poderá verificar um caso concreto (e localizado no tempo) em que o tratamento seja tão 

discrepante que se justifique um juízo de censura por violação do princípio elementar de 

igualdade de tratamento. 

 

5.4. No presente caso, e conforme acima assinalado, a reportagem da RTP não ignora as 

diferentes concepções e sensibilidades que emergiram no debate parlamentar. Na 

reportagem, com efeito, Manuel Alegre surge como o primeiro protagonista, opção que 

retrata o facto de ter sido quem introduziu o assunto no debate parlamentar, marcando o 

início e o tom das restantes intervenções.  

De seguida, são exibidos excertos das intervenções de dois deputados (António 

Filipe, do PCP, e Nuno Magalhães, do CDS/PP), enquanto as restantes são referidas em 

voz off, aqui se incluindo a intervenção do deputado Agostinho Branquinho. Apenas a 

intervenção do ministro Augusto Santos Silva não é objecto de qualquer referência.  

 

5.5. Esta opção de construção da peça, remetendo a informação sobre algumas das 

posições partidárias para voz off, não atenta, no entender do Conselho, contra as normas 

legais e ético-deontológicas que presidem à actividade jornalística. Com efeito, não 

resulta (nem bem resultaria) da lei uma obrigatoriedade de divulgação exaustiva e 

minuciosa de todas as posições partidárias. Apesar de o padrão de exigência de respeito 

estrito e de garantia do pluralismo político ser reforçado quanto ao serviço público de 



 

7 

televisão, é ilegítimo pressupor, tal como referido em deliberações anteriores, que a 

RTP tem que assegurar, a regra e esquadro, uma representação aritmética e 

absolutamente proporcional das intervenções dos diferentes partidos políticos (cfr. 

nomeadamente, Deliberação 18-Q/2006, relativa a uma queixa do Partido Ecologista 

“Os Verdes” contra a RTP).  

Como tal, critérios assentes na autonomia e independência jornalísticas poderão 

justificar, legitimamente, que, na cobertura noticiosa de um debate parlamentar, não 

sejam divulgadas todas as posições partidárias existentes ou, como aconteceu no caso 

em apreço, o jornalista opte por reproduzir as intervenções (que considere mais 

relevantes) em voz on e outras em voz off.  

Demais, os constrangimentos espacio-temporais inerentes à actividade 

jornalística implicam sempre uma operação de síntese, condensação e generalização das 

informações relativas a um acontecimento quando se processa a sua representação 

mediática.  

 

5.6. Uma possível imposição de que as intervenções de todos os participantes de um 

debate parlamentar fossem exibidas representaria, inequivocamente, uma interferência 

excessiva e inadmissível na autonomia e independência profissionais dos jornalistas. 

 

5.7. Poder-se-á, evidentemente, admitir que, na peça em análise, a apresentação em off 

das posições de alguns dos Partidos corresponde a uma não valorização jornalística das 

respectivas teses. E, com igual naturalidade, o Partido Social Democrata pode, 

legitimamente, considerar que as suas teses – ou algumas de entre elas – não mereceram 

o que entendia dever ser o destaque adequado ou justificado. Mas, realmente, esta 

vertente subjectiva, compreensível como é, não desobriga o Conselho de, na dúvida, 

fazer prevalecer o critério jornalístico e a liberdade e autonomia editoriais, em concreto, 

a liberdade e autonomia editoriais da RTP. Na verdade, como já por várias vezes foi 

afirmado por este Conselho, na dúvida, e mesmo que dúvida houvesse, a margem de 

apreciação de que beneficia, no caso em apreço, a RTP – expressão daquelas liberdade e 



 

8 

autonomia – conduz a que o seu critério, as suas escolhas, prevaleçam por norma sobre 

outras apreciações, elas próprias subjectivas. 

 

5.8. Por último, e atendendo aos argumentos aduzidos pelo queixoso, refira-se que o 

facto de outros órgãos de comunicação (Agência Lusa, Jornal de Notícias, Público, 

Diário de Notícias) terem seguido critérios jornalísticos diferentes dos da RTP apenas 

indicia que, estando assegurada a autonomia editorial de cada órgão de comunicação 

social, não se registou um comportamento mimético, como aliás é desejável num 

sistema mediático aberto e plural. 

 

6. Deliberação 

 

Na sequência da apreciação da queixa apresentada pelo Grupo Parlamentar do 

PSD contra a RTP e RTPN, por alegado tratamento discriminatório e incumprimento do 

dever de promover uma informação pluralista, em virtude de a reportagem sobre o 

período de antes da ordem do dia da sessão parlamentar do dia 29 de Março de 2007, 

em que foi discutido um cartaz do PNR, não dar relevo às intervenções do Grupo 

Parlamentar do PSD; 

Considerando que a apreciação do cumprimento dos deveres legais de garantia e 

promoção do pluralismo político pelo operador de serviço público de televisão não pode 

basear-se, apenas, na avaliação de uma situação isolada, necessitando, antes, de uma 

análise sistemática da prática e dos critérios seguidos num período razoavelmente longo 

e consistente; 

Considerando que as “opções” da RTP se situaram, no caso vertente, dentro dos 

limites da sua autonomia e liberdade editoriais e que não se registou por parte do 

operador de serviço público inobservância do dever de garantir o pluralismo da 

informação, consagrado no n.º 6 do artigo 38.º da Constituição da República 

Portuguesa, no artigo 46.º e nas alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 47.º, ambos da Lei da 

Televisão, e nas alíneas a) e b) do n.º 2 da cláusula 5 e na alínea k) do n.º 1 da cláusula 

6, ambas do contrato de concessão geral de serviço público de televisão; 



 

9 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, não dar 

seguimento à queixa formulada pelo Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata. 

 

Lisboa, 31 de Maio de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira (abstenção, com declaração de voto) 

Luís Gonçalves da Silva (voto contra, com declaração de voto) 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 



 

10 

Declaração de voto 
 
 

Não acompanho a votação da maioria por entender que, tal como se concluiu na 

Deliberação 4/PLU-TV/2007 - Queixa do Partido Social Democrata contra a RTP a 

propósito do Programa “Prós e Contras” -, existem temas cuja abordagem jornalística 

não deve ser analisada, exclusivamente à luz da Deliberação 18-Q / 2006 - Queixa do 

Partido Os Verdes contra a RTP - , citada na presente deliberação. 

 

Como diz a Deliberação 18-Q / 2007, reafirmo que “critérios assentes na liberdade 

editorial poderão influenciar, legitimamente, a não divulgação de todas as posições 

partidárias existentes [...] e [um]a obrigatoriedade de divulgação exaustiva de todas as 

posições partidárias, ou de transmissão sempre, e em todas as circunstâncias, do 

posicionamento de todos os partidos com assento parlamentar”. 

 

Por outro lado, sem ferir este mesmo princípio, o Conselho Regulador a propósito do 

debate sobre o Orçamento Geral do Estado no programa “Prós e Contras” – A Prova dos 

Nove –, também considera haver temas com importância para merecerem um 

tratamento em que “não é suficiente apenas a apresentação das teses e posições de 

alguns partidos com assento no Parlamento”. 

 

Neste caso, ao citar as posições dos partidos em “off”, a jornalista tentou encontrar um 

denominador comum a todas as intervenções – condenação do conteúdo do cartaz e a 

defesa do estado democrático – mas retirou o elemento de diferenciação, com as 

respectivas marcas ideológicas, de cada um dos partidos que ali se manifestaram. 

Assim, tal como entendi que no debate sobre o OGE, no programa “Prós e Contras”, 

pela importância do tema, todos os Partidos com assento parlamentar deveriam ter 

estado representados no debate, de forma semelhante entendo que declarações de 

princípio, proferidas no Parlamento pelos Partidos, em matérias da esfera dos direitos 

fundamentais e defesa dos princípios democráticos, merecem mais do que a citação em 

off dos seus autores.  



 

11 

 

Independentemente da unanimidade sobre a questão de fundo manifestada por todos os 

intervenientes e sem colocar em causa a liberdade editorial que assiste ao jornalista, o 

tratamento informativo do tema que dominou o espaço público durante alguns dias 

deveria ter realçado o ângulo específico de abordagem de cada um dos partidos, sob 

pena do espectador ser levado a intuir que a rejeição do conteúdo do cartaz do PNR, 

feito pelos partidos citados em off, não foi produzida com o mesmo empenho que os 

restantes.  

 

Daí a minha abstenção.  

 

Elísio Oliveira 



 

12 

Declaração de voto 
 
 

1. Não acompanho a presente Deliberação por entender que não ficou devidamente 

fundamentada a opção por esta metodologia – casuística - em detrimento de uma 

avaliação temporalmente mais alargada, situação que aliás o Conselho tem 

reiteradamente preconizado em diversas Deliberações.  

 

Esta dualidade metodológica carece de explicação aprofundada. Sem esta explicação o 

resultado obtido nesta Deliberação fica irremediavelmente afectado. 

 

2. Merece idêntica divergência a fundamentação em que assenta a Deliberação, por 

exemplo, ao aceitar que a voz off se justifica nuns casos e a voz on noutros.  

 

Entendo estar em causa não tanto a voz on ou off, mas sim saber qual o destaque 

efectivamente dado pela RTP ao que se passou na Assembleia da República, tendo 

presente, desde logo, a relevância do tema e o impacto existente.  

 

Dito de outra forma: o que deveria ter sido enfrentado nesta Deliberação era se a 

informação dada pelo operador em causa foi rigorosa e plural, atendendo ao tema e ao 

teor das declarações dos diferentes intervenientes naquele órgão de soberania.  

 

3. De acordo com os elementos apurados, considero que a informação em causa não foi 

rigorosa nem plural, porquanto alguns intervenientes não foram objecto de referências 

em igualdade de circunstâncias, o que aconselhava a tratar de forma igual as situações 

idênticas e de forma desigual o que é diferente, respeitando sempre o princípio da 

proporcionalidade. 

 

4. Não se trata naturalmente de invadir a liberdade editorial do operador em causa.  

 



 

13 

Trata-se, isso sim, de assegurar que, principalmente quando estão em causa matérias 

estruturantes do Estado de Direito democrático – como é seguramente o caso –, as 

especiais obrigações do operador público relativamente ao pluralismo e ao rigor – não 

aferidos nem aferíveis com régua e esquadro – são cumpridas, o que neste caso não se 

verificou. 

 

5. Pelo muito sumariamente exposto, votei contra a Deliberação. 

 

 

Luís Gonçalves da Silva 

 


