
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2020/14 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa apresentada por Mário Centeno, na qualidade de Ministro das 
Finanças, contra Expresso, relativa a notícia publicada a 8 de maio, 
com o título «Professores. Recuperação integral do tempo de serviço 

custa menos um terço do anunciado por Centeno» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de janeiro de 2020



   

1 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/14 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa apresentada por Mário Centeno, na qualidade de Ministro das Finanças, contra a 

publicação periódica Expresso, relativa a uma notícia publicada na edição de dia 8 de maio, 

com o título «Professores. Recuperação integral do tempo de serviço custa menos um 

terço do anunciado por Centeno» 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na ERC, em 21 de maio de 2019, uma queixa apresentada por Mário Centeno, na 

qualidade de Ministro das Finanças, contra a publicação periódica Expresso, propriedade da 

Impresa Publishing, S.A, relativa a uma notícia publicada na edição de dia 8 de maio de 2019 do 

Expresso, intitulada: «Professores. Recuperação integral do tempo de serviço custa menos um 

terço do anunciado por Centeno», conforme cópia em anexo.  

2. Da referida queixa resulta: 

a) «Na edição online do jornal Expresso de dia 8 de maio de 2019 (às 13h20mn) foi 

publicada uma notícia intitulada “Professores. Recuperação integral do tempo de serviço 

custa menos um terço do anunciado por Centeno”, acompanhada de uma foto do Senhor 

Primeiro-Ministro e do Senhor Ministro das Finanças» (cfr. doc. n.º1), destacando-se a 

seguinte passagem: «(...) as contas são da Unidade Técnica de Apoio Orçamental da 

Assembleia da República: a recuperação integral do tempo de serviços nas carreiras da 

Administração Pública custaria anualmente aos cofres públicos 567 milhões de euros. Um 

valor 30% abaixo dos 800 milhões de euros anunciados pelo Governo. A diferença prende-

se com a receita adicional com IRS, contribuições sociais e contribuições para a ADSE, que 

os números do Ministério das Finanças não consideravam»; 

b) O Queixoso afirma que o título da notícia era falso; 

c) Refere que o jornal Expresso não o contactou (ou tentou contactar) com vista a confirmar 

a veracidade da notícia, «não tendo havido qualquer esforço ou ação no sentido de obter 

contraditório»; 

d)   Indica que a assessoria de imprensa contactou o jornal Expresso, por correio eletrónico, 

com vista à sua retificação; 



   

2 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

e) O jornal Expresso respondeu (também por correio eletrónico) «ter entendido não retificar 

o título da notícia», pelo que, acrescenta o Queixoso: (...)«Consideramos que o título da 

notícia não é correto, uma vez que, ao contrário do que é dado a entender pelo título, a 

recuperação integral do tempo de serviço não custa menos um terço do anunciado pelo 

Ministro das Finanças. Na realidade, a UTAO considera que o custo de implementação é o 

mesmo, apenas a forma como a UTAO apresenta os dados é distinta, uma vez que coloca o 

enfoque nos valores líquidos»; 

f) Segundo o Queixoso, «o título da notícia padece de rigor e isenção, é enganador e 

sensacionalista e atenta contra o bom nome e reputação das entidades envolvidas»; 

g) «Acresce que, ao Ministro das Finanças, enquanto parte visada, não lhe foi permitido 

exercer contraditório, tendo a jornalista violado os seus deveres ao não procurar obter 

uma reação de uma parte interessada». 

h) Invoca o disposto nos Estatutos da ERC, o artigo 3.º da Lei de Imprensa, o Estatuto do 

Jornalista e o Código Deontológico do Jornalista; 

i) Remete para anteriores deliberações da ERC, nas quais se destaca a necessidade de as 

partes com interesse atendíveis serem ouvidas para a construção de uma notícia rigorosa 
1; e a essencialidade do exercício do contraditório «como componente fundamental de 

uma informação rigorosa, séria e credível». 

3. O Queixoso conclui : 

«O título da notícia não é rigoroso nem isento, uma vez que induz o leitor em erro e transmite 

uma informação falsa»; e «(...)não foi recolhido o contraditório do Queixoso, principal visado 

com o título publicado, o que demonstra claramente o intuito sensacionalista da mesma, 

constituindo uma violação do dever previsto no Estatuto de o Jornalista de “informar com 

rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da 

opinião”».    

4. Junta cópia da notícia, mensagem de correio eletrónico enviada por assessor do Ministro e 

dirigida ao jornal Expresso, solicitando a retificação do título e mensagem de correio eletrónico 

enviada pelo jornal em resposta. 

 

II. Pronúncia do Jornal Expresso 

                                                      
1
 Deliberações  ERC/2019/25; ERC/2019/88;ERC/2019/23. 



   

3 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

5. Ao abrigo do disposto no artigo 56.º dos Estatutos da ERC – Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

para a qual se remete, o diretor do Jornal Expresso, João Pedro Vieira Pereira2, veio apresentar a 

sua resposta a respeito da peça publicada. 

6. Assim, no que respeita ao teor das afirmações incluídas na notícia, defende, em síntese: 

«1.(...) é um trabalho jornalístico que resulta da análise de todo o processo de negociação 

relativa à contagem do tempo de serviço dos professores, conforme, aliás, é explícito no 

título». 

«2. Sendo portanto, e obviamente, um assunto de grande relevância e impacto publico»; 

«4. Este trabalho jornalístico surge no decorrer das negociações referidas, nas quais o 

Governo reuniu por diversas vezes com os jornalistas para explicar as (suas) contas relativas 

ao impacto orçamental da respetiva reivindicação dos professores»; 

«5. No entanto, o Governo sempre apresentou tais contas em “velocidade de cruzeiro”, isto é, 

apontou o impacto orçamental das medidas quando as mesmas tivessem pleno efeito, ao 

invés de apresentar tal impacto tendo em consideração o efeito ano a ano»; 

«6. Por outro lado, o Governo, aquando da apresentação das referidas contas e do respetivo 

impacto orçamental da contagem do tempo de serviço, fê-lo sempre em termos brutos»; 

«7. Sem, em bom rigor, descontar no custo orçamental o impacto positivo que maiores 

remunerações têm ao nível do IRS e das contribuições sociais para a Caixa Geral de 

Aposentações ou a Segurança Social»;   

«8. Ora, para os leitores menos especializados em questões económicos e orçamentais, - 

que, sem desprimor, consistem na maioria dos cidadãos – a distinção entre valores líquidos, 

os quais medem o verdadeiro impacto orçamental, descontados os vários efeitos, e valores 

brutos, não é linear nem, sobretudo, clara»; 

«9. Na verdade, em termos de perceção pública, o número bruto que estava a ser divulgado 

pelo Ministério das Finanças era o custo da medida»; 

«10. Quando a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (...), numa análise ao programa de 

Estabilidade publicada no dia da notícia em causa, apresentou o custo líquido da proposta de 

progressão dos professores (...), surgiu, de facto, um número “novo”»; 

«11. Ou seja, surge um valor que, em termos técnicos, era idêntico ao do Governo, na medida 

em que apenas calculava o efeito líquido a partir da estimativa do efeito bruto das Finanças»; 

                                                      
2 Através de Advogado, tendo sido junta procuração. 



   

4 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

«12. No entanto, na prática representava uma diferença relevante em termos da perceção 

púbica vigente»; 

«13. Sendo, pois, uma medida mais correta para analisar o verdadeiro impacto orçamental»; 

«14. Em concreto e segundo a UTAO, a medida, se implementada como pretendiam os 

professores, teria um custo global de 567 milhões de euros»; 

«15. Todavia, o Governo apresentou, desde o início, o custo total de 800 milhões de Euros»; 

«16. Tendo, portanto, o Expresso dado ênfase a esta diferença significativa»; 

«17. O certo é que o verdadeiro custo do descongelamento da progressão de carreiras em 

causa era muito mais baixo do que aquele que vinha indicado pelo Governo»; 

«18. Ora, tratando-se de uma questão com alguma, senão imensa, complexidade»; 

«19. E para que a informação fosse totalmente explícita para o leitor, o título da notícia em 

causa foi acompanhado – estava visível no topo da página – de uma entrada de texto que 

traduzia em termos concretos o que estava em causa: “As contas são da Unidade Técnica de 

Apoio Orçamental da Assembleia da República: a recuperação integral do tempo de serviços 

nas carreiras da Administração Pública custaria anualmente aos cofres públicos 567 

milhões de euros. Um valor 30% abaixo dos 800 milhões de euros anunciados pelo Governo. 

A diferença prende-se com a receita adicional com IRS, contribuições sociais e contribuições 

para a ADSE, que os números do Ministério das Finanças não consideravam”»; 

 «20. Assim, quem acedesse ao site do Expresso nessa tarde tinha acesso imediato e 

simultaneamente, ao título e à entrada da notícia em causa, que, em conjunto, não deixavam 

qualquer dúvida sobre a informação prestada»; 

«22. Desde logo, e em primeiro lugar, o título não diz que o Sr. Ministro se enganou nos 

números indicados nem tampouco que o mesmo não sabe fazer contas»; 

«23. O que o título refere é que o custo da medida é inferior ao anunciado pelo Governo, o que 

decorre objetivamente do relatório da UTAO e resulta, igualmente, da própria divergência 

pública entre o Ministério das Finanças e a UTAO sobre o ’verdadeiro’ valor»; 

«24. Além disso, o título vem acompanhado e completado com um texto, visível, no qual se 

explica a diferença dos custos e respetivo impacto orçamental apurados»; 

«25. Embora o Governo esteja obrigado a calcular e a assinalar a despesa em termos brutos, 

nada o impede de apresentar impactos orçamentais em termos líquidos»; 

«26. O que, de resto, é habitual, sempre que se analisa um impacto orçamental de medidas, 

nomeadamente nos Orçamentos do Estado (..)», apresentando como exemplo um quadro 



   

5 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

que tem por título “Principais medidas de política orçamental em 2108 e 2019”, o qual inclui, 

na “despesa”, o “efeito líquido do descongelamento de carreiras”; 

7. No que respeita ao exercício do contraditório, o diretor do jornal refere que: «Sucede que tal 

acusação não é de todo correcta, pois que o Sr. Ministro das Finanças já tinha sido várias vezes 

questionado sobre o impacto líquido das medidas aqui em causa, tendo optado por não as 

revelar». Acrescentando que os números divergentes foram apresentados pela UTAO, «um  

organismo tecnicamente credível e respeitado, não havendo qualquer indício que pudesse 

levar a questionar a pertinência e validade das suas contas»; e que o título não contém 

qualquer causa ou insulto «que ponha em causa a pessoa e/ou a honra do Sr. Ministro das 

Finanças»; 

8. Afirma ter sido publicado, na mesma data, um outro texto «com a posição do Sr. Ministro das 

Finanças sobre o exercício da UTAO – indicando o  link da publicação; 

9. Na resposta apresentada, conclui-se: 

- Pelo afastamento da acusação de falsidade do título; 

- Que a escolha do título se prendeu com «o facto de existirem diferenças objetivas entre os 

números indicados pela UTAO e os apontados pelo Ministério das Finanças»; 

- Que o Expresso expôs os factos com «total rigor e isenção, sem sensacionalismo, sem 

sequer o tentar, tendo diversificado todas as suas fontes de informação, as quais são, na 

globalidade, oficiais, dando voz, efetivamente, a todas as partes interessadas e envolvidas 

neste processo tão polémico e contestado». 

 

III. Audiência de Conciliação 

10. No dia 18 de setembro de 2019 teve lugar nas instalações da ERC a audiência de conciliação 

relativa à queixa em epígrafe (artigo 57.º dos Estatutos da ERC), a qual foi suspensa até ao dia 

30 de setembro de 2019, com vista à obtenção de acordo das partes. Contudo, não tendo sido 

recebida qualquer comunicação na ERC no prazo concedido para o efeito, teve seguimento a 

análise da queixa, em conformidade com o estatuído no artigo 58.º dos Estatutos da ERC.  

 

IV. Normas aplicáveis 

11. Nos termos do disposto nos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro:  



   

6 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

- Cabe à ERC «[a]ssegurar o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa» 

(artigo 8.º, alínea a)), e «[f]azer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividade de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de proteção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais» (artigo 24.º, n.º 3, alínea a)); 

- As publicações periódicas encontram-se sujeitas à supervisão e intervenção da ERC (artigo 

6.º, alínea b));  

12. O artigo 3.º da Lei de Imprensa3 estabelece: 

«A liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, 

de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom 

nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a 

defender o interesse público e a ordem democrática». 

 

V. Análise e Fundamentação  

13. Na queixa em análise - referente à notícia publicada pelo jornal Expresso no dia 8 de maio de 

2019 – invoca-se a «falsidade do título» que acompanha a notícia, a falta de rigor e isenção, a 

ausência de contraditório, bem como que a mesma configurou um atentando contra «o bom 

nome e reputação das entidades envolvidas». 

14.  Nos termos expostos, tratando-se de uma publicação periódica, tem lugar o disposto no artigo 

3.º da Lei de Imprensa, no qual se consignam limites à liberdade de imprensa, destacando-se, 

na presente análise, as exigências que decorrem da necessidade de dar cumprimento ao rigor 

informativo. 

15. Assim, sem prejuízo da análise que se segue, realça-se, desde já, a garantia da liberdade e 

autonomia editorial dos órgãos de comunicação social na seleção dos temas e respetivo 

tratamento, naturalmente com respeito pelos limites ético-legais que impendem sobre a 

atividade jornalística, o que inclui os títulos das peças. 

16. Menciona-se ainda o disposto no artigo 14.º do Estatuto do Jornalista4, com referência aos 

deveres de informar com rigor e isenção, rejeição do sensacionalismo e obrigação de demarcar 

claramente os factos da opinião, diversificação das fontes de informação e consulta das partes 

com interesses atendíveis (n.º 1, alíneas a) e e)). 

                                                      
3
 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 

4 Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro. 



   

7 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

17. Em resumo, na queixa rececionada invoca-se a violação de alguns desses limites. 

18. Segundo as autoras Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, «[o] rigor da informação pressupõe a 

apresentação clara e objectiva dos factos, a sua verificação, o que impõe, nomeadamente, a 

audição das partes com interesses atendíveis. O rigor tem ainda como pressuposto a 

separação de factos e opiniões, a identificação, como regra, das fontes de informação e a 

atribuição das opiniões recolhidas aos respetivos autores»5.  

19. Salienta-se ainda que se impõe como regra deontológica fundamental do jornalismo a 

confrontação de versões e opiniões sobre as matérias tratadas (Cf. artigo 14.º, n.º 1, alínea e) 

do Estatuto do Jornalista e ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas). 

20.  Face ao exposto, cabe apreciar se a notícia publicada no jornal Expresso, acima identificada, 

deu cumprimento ao disposto na lei. 

21. No que respeita à relevância do título de uma notícia remete-se para anterior deliberação da ERC 

que versa sobre a mesma matéria, e na qual se pode ler: «não pode o leitor esperar que o título 

esgote a totalidade da informação presente no texto. Este deverá, sim, explicar o título, que 

resulta da aplicação dos critérios jornalísticos e editoriais à totalidade dos elementos da notícia 

(...)» (Deliberação 1/CONT-NET/2012, de 18 de abril, ponto 19). 

22. Ou seja, embora não seja expectável que um título contemple todos os pontos relevantes de 

uma notícia, o mesmo deverá traduzir uma ideia que tenha depois continuidade no respetivo 

desenvolvimento. 

23. Foi elaborado parecer que analisa o cumprimento do rigor informativo na notícia em questão, 

do qual se destaca6:   

«É inegável que a matéria divulgada na peça em apreço tem manifesto interesse público e 

jornalístico dado que esta é uma questão central do debate político, sendo esse um contexto 

que não está excluído da análise.  

Quanto à veracidade da informação veiculada pelo jornal “Expresso” (mais precisamente, no 

título da notícia), o Conselho Regulador por diversas vezes se pronunciou no sentido que não 

cabe a esta entidade a aferição da verdade factual ou material do que é mencionado na 

notícia, mas antes analisar a sua coerência interna e avaliar a forma como são expostos ao 

leitor os meios utilizados para a obtenção da informação aí veiculada. Deste modo, não está 

aqui em causa se a ”Recuperação integral de serviço (dos professores) custa ou não menos 

                                                      
5 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pág.22, Coimbra 
Editora. 
6 Parecer elaborado pelo Departamento de Análise de Media da  ERC. 



   

8 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

um terço do anunciado por Centeno” (como se afirma no referido título), mas aquilo que ele 

objetivamente transmite, bem como a coerência interna da peça. 

(...) 

Considera-se que a participação tem por objeto o título da peça, e que o mesmo não é autónomo 

em relação à notícia e deve ser visto como sua parte integrante. 

Os títulos são utilizados para evidenciar aspetos caracterizadores daquilo que se noticia, 

apresentando o noticiado de forma sintética, com particular força impressiva. 

É um facto que o título apresenta claramente uma ideia, a de que a «Recuperação integral do 

tempo de serviço dos professores custa menos um terço do anunciado por Centeno». E a 

entrada da peça – que atribui as contas à UTAO –, reforça essa ideia, embora dizendo que a 

diferença dos números apresentados pelas duas entidades se prende “com a receita 

adicional com IRS, contribuições sociais e contribuições para a ADSE, que os números das 

finanças não consideravam”, sendo que é omisso o motivo pelo qual ”não consideravam”. 

(...) 

Quando se diz, na notícia: “É por isso que, em termos líquidos, a UTAO chega a valores muito 

inferiores aos apresentados pelo Governo”, reforça-se, uma vez mais, a ideia patente no título, 

quando, na realidade, os valores líquidos não são diferentes para uma e outra entidade. Para 

clarificar, seria necessário apresentar o valor líquido a que chegou o Governo – o que não sucede, 

nem faria sentido –, ou optar por outra formulação, mais clara. O que sucede é que a UTAO 

apresentou valores líquidos e o Governo valores brutos. Mas não há nenhuma divergência nos 

valores líquidos, nem nos brutos, apesar de isso não ficar claro na peça.  

Como não fica claro porque é que, afirmando esta divergência, o Expresso diz a dado passo da 

notícia que Governo e UTAO convergem na estimativa que fazem das consequências da 

eventual recuperação integral do congelamento para o saldo orçamental. A UTAO aponta para 

um défice orçamental de 0,2 % do PIB em 2019, o mesmo valor previsto pelo Governo no 

Programa de Estabilidade. 

(...) 

Em nenhum momento da notícia é referido o motivo pelo qual o Governo apresenta os valores 

em bruto (Lei de Enquadramento Orçamental (Lei nº. 151/2015, de 11 de setembro). 

Em nenhum momento da notícia é referida a tentativa do Expresso de ouvir o MF sobre os 

números apresentados pela UTAO, pelo que se considera que não há contraditório.». 

24. Assim, em consonância com a referida análise, verifica-se que o título da notícia pode sugerir a 

ideia de que os valores apresentados pelo Ministro das Finanças se encontrariam incorretos, 



   

9 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

ideia que – apesar de encontrar ainda algum suporte em parte das afirmações incluídas no 

resto da notícia – é depois afastada com a apresentação de um novo número, no 

desenvolvimento da notícia, acompanhado da indicação da sua proveniência e significado, 

notando-se que: 

- Resulta da leitura da notícia que o valor referenciado pelo governo, como sendo o custo da 

medida, correspondia ao valor bruto da medida, mas que, contudo, existia um outro valor a 

considerar - o valor líquido; 

- A leitura da notícia permite ainda esclarecer que nenhum dos números é contestado, 

embora se atribua também relevância ao conhecimento do número agora apresentado, 

através do estudo da UTAO; 

- A leitura da notícia permite compreender os cálculos relacionados com o apuramento de 

cada um desses números (o segundo decorre do cálculo do valor líquido da medida em 

apreciação, o qual resulta de um estudo apresentado pela Unidade Técnica de Apoio 

Orçamental da Assembleia da República); 

25.  Isto é, a leitura da notícia permite de facto esclarecer a coexistência de dois números, as 

respetivas proveniências, cálculos associados e significados, permitindo diferenciar de forma 

clara as duas abordagens sobre a referida medida. No que respeita ao seu significado é de 

salientar que, tratando-se de questões com expressão numérica, relacionadas com medidas 

políticas, as mesmas são habitualmente alvo de diferentes análises. 

26. No que respeita ao exercício do contraditório, e pese embora se admita, face aos 

esclarecimentos prestados e ao teor da notícia, não ter existido o contacto do governo para 

esse efeito, verifica-se que a notícia assentou em dados disponibilizados pela UTAO, bem como 

em anteriores pronúncias do governo sobre a matéria (sendo um assunto na ordem do dia e 

objeto de várias referências no período de tempo considerado).  

27. E, de facto, afiguram-se fidedignas as fontes utilizadas, tratando-se de dados no domínio 

público. Ainda assim, o contacto de membro do governo ou seu representante teria sido 

relevante para garantir, de forma integral, o exercício do contraditório. 

28. Em conclusão, e apesar da leitura da notícia permitir compreender a coexistência de dois 

números relevantes (mas que exprimem perspetivas diferentes), a interpretação mais óbvia e 

imediata do título de notícia aponta num sentido que depois se desvia (pelo menos em parte) 

do que resulta do seu desenvolvimento. De facto, o número a que se refere o título da notícia 

não se encontrava incorreto (pese embora fosse essa a leitura mais imediata da frase 



   

10 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

“«Professores. Recuperação integral do tempo de serviço custa menos um terço do anunciado 

por Centeno» “ (título)). Isto, sem prejuízo da relevância de se ter em consideração outros 

números/valores para a questão em apreço. 

29.  Desse modo, o título da notícia pode gerar compreensões incongruentes com o corpo da 

notícia, exprimindo características de sensacionalismo. 

30.  Nessa medida, tem de se concluir que o rigor da notícia surge afetado, o que viola o disposto no 

artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

31.  O Queixoso alude ainda à ofensa ao seu bom nome. 

32.  O direito ao bom nome, sendo objeto de proteção na Constituição da República Portuguesa, 

encontra-se também consagrado na lei civil e na lei penal. No que respeita à definição do direito 

ao bom nome, as autoras acima identificadas7 referem: «O bom nome deve ser entendido 

como a imagem pública, o apreço social do individuo, podendo ser violado, nomeadamente, 

quando se promovem juízos que levantam suspeitas, interrogações lesivas ou manifestações 

de desprezo sobre o visado. A lesão ao bom nome pode ser equacionada de um prisma 

subjetivo ou objetivo. Cabe aos visados em textos jornalísticos ajuizarem sobre o carácter 

lesivo dos mesmos, ainda que, naturalmente e, tal análise tenha de ser banalizada por padrões 

objetivos de razoabilidade».  

33. Assim, a análise da suscetibilidade de tal lesão em peça jornalística deverá ter em conta a 

dimensão em que o visado é retratado, bem como o grau de exposição a que o mesmo se 

encontra habitualmente sujeito. Note-se que na presente situação se identifica, como fator 

relevante, o facto de o visado na notícia (Queixoso) se apresentar na qualidade de membro do 

governo, no exercício das suas funções. Nesse contexto, tratando-se de uma notícia que 

respeita à atuação de interveniente em funções públicas/políticas, sobre matérias com 

implicações para toda a sociedade em geral e no seu interesse (isto é não se tratando de 

afirmações sobre o foro pessoal), a sua «discussão» pública incorpora sempre uma margem 

expectável de controvérsia. E, desse modo, nem sempre as imprecisões ou incorreções são 

suficientes para colocar em causa o bom nome de quem é visado numa notícia. 

34. Em face do exposto conclui-se que pese embora a falta de rigor identificada, não se identificam 

elementos suscetíveis de colocar em causa o bom nome do Queixoso. 

                                                      
7 Pag.25 da obra já identificada. 



   

11 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

35. Posto isto, realça-se a importância do estrito cumprimento das obrigações em matéria de rigor 

informativo, no âmbito do direito à informação, afetando a isenção e o rigor da informação, o 

qual surge fragilizado na situação em apreço. 

 

Deliberação  

Tendo sido apreciada uma queixa apresentada por Mário Centeno, na qualidade de Ministro das 

Finanças, contra o Jornal Expresso, propriedade da Impresa Publishing, S.A, relativa à notícia 

intitulada «Professores. Recuperação integral do tempo de serviço custa menos um terço do 

anunciado por Centeno», publicada na edição online do dia 8 de maio de 2019, o Conselho 

Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, 

nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alíneas a),d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, anexos à 

Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera:   

1. Concluir que o título da notícia pode induzir uma perceção errada sobre o conteúdo efetivo 

da notícia;  

2. Reforçar junto do jornal Expresso a necessidade de os seus trabalhos jornalísticos evitarem 

práticas sensacionalistas, designadamente pela utilização de títulos ambíguos, as quais são 

suscetíveis de afetar o rigor da informação e violar as regras da atividade jornalística.   

 

Lisboa, 29 de janeiro de 2020 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 



   

12 

500.10.01/2019/190 
EDOC/2019/5051 

 
 

João Pedro Figueiredo 


