
 
 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 26-Q/2006 
 
 
 

Assunto: Queixa de Rui Tato Marinho, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de  

Gastrenterologia, contra a revista Sábado, 

 
 
 

I. Factos 
 

1. [Em 13 de Outubro de 2006] Deu entrada na ERC, por via electrónica, uma 

queixa apresentada por Rui Tato Marinho, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de 

Gastrenterologia, contra a revista Sábado, por alegado desrespeito do dever de rigor 

informativo imputável a esta publicação periódica, quanto a um artigo noticioso 

intitulado «Um brinde à medicina - Terapia evita os transplantes do fígado», e 

publicado na página 97 da sua edição semanal n.º 127, relativa ao período 

compreendido entre 4 e 11 de Outubro de 2006. 

 
Em síntese, o queixoso acusa a jornalista que assina o referido artigo de haver 

“ignor[ado] por completo os esclarecimentos científicos e clínicos que [a pedido da 

própria jornalista] a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lhe forneceu, a bem da 

verdade, por [s]eu intermédio”. Insurge-se, além disso, contra a inclusão do seu nome e 

do da SPG “numa peça jornalística que de todo não subscrevemos, com uma tremenda 

falta de rigor, cheia de falsidades e inverdades”, a qual se consubstancia  numa 

“profunda falta de respeito para com o jornalismo sério e de qualidade” e, bem assim, 

numa “tremenda falta de respeito para com os doentes que sofrem e muito com as 

doenças do fígado, já que lhes levanta falsas esperanças”. 

 

2. Tais acusações constituiram objecto de refutação especificada por parte da 

denunciada, na oposição tempestivamente deduzida à queixa de que foi notificada, nos 



 
 

 2

termos e para os efeitos do disposto no artigo 56.º, n.ºs 1 e 2, dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

3. Realizada em 27 de Novembro último, nos termos do art. 57.º dos citados 

Estatutos da ERC, não logrou ser obtida a conciliação tentada entre o queixoso e a 

denunciada (representada, no acto, por mandatária com poderes para o efeito). 

 

II. Análise e fundamentação 
 

1. Cabe à ERC apreciar e decidir a presente queixa, possuindo para tanto os poderes 

necessários, ao abrigo do disposto nos arts. 8.º, al. d), 24.º, n.º 3, al. a), e 55.º e 

seguintes, dos seus Estatutos.  

 

2. Baseada num artigo intitulado “Drug may heal livers of chronic alcoholics”, da 

autoria de Sarah-Kate Templeton, e publicado pelo jornal Sunday Times em 24 de 

Setembro de 2006, a peça noticiosa da Sábado pretende dar conta dos resultados das 

investigações levadas a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de 

Newcastle quanto a um fármaco (sulfasalazina) aparentemente dotado de 

surpreendentes propriedades regenerativas em fígados afectados pelo consumo 

excessivo de álcool, a avaliar pelos resultados de testes laboratoriais realizados em 

animais.  

 

Confrontando ambos os textos referidos, é manifesto que a notícia original ou ‘de 

base’ adopta uma postura genericamente qualificável como contida e, em todo em caso, 

mais cautelosa que aquela concretamente adoptada pela peça noticiosa ora questionada. 

Com efeito, esta não se abstém de recorrer a asserções ou notas relativamente 

chamativas que, ao menos em certa leitura, permitirão consubstanciar, designadamente, 

a “falta de rigor”, científico e/ou informativo, invocada na queixa apresentada à ERC.  

 

Será o caso do destaque imprimido quanto a expressões como “terapia evita os 

transplantes de fígado” (no ante-título da peça), “um novo medicamento promete a cura 



 
 

 3

para a cirrose, uma das dez doenças que mais matam em Portugal. E nem é preciso 

deixar completamente de beber” (em ‘superlead’), ou ainda “a cura milagrosa” (no 

título de uma infografia anexa à peça noticiosa).  

 

3. Contudo, sempre se poderá sustentar, em contrapartida, que a peça em questão 

assinala expressamente o início de testes clínicos, em seres humanos, a partir de 2007, 

dando assim conta do carácter meramente provisório dos resultados até agora obtidos e 

relativizando a susceptibilidade de o artigo induzir em erro os doentes de cirrose e o 

público em geral quanto às reais possibilidades de cura desta enfermidade  

 

É, por outro lado, incontroverso que – como não deixou de referir a denunciada em 

sua defesa – a jornalista da Sábado procurou obter por parte da Sociedade Portuguesa de 

Gastrenterologia o posicionamento desta quanto ao estudo em questão, sendo de igual 

modo certo que em momento nenhum do artigo se imputa qualquer tipo de 

concordância (mesmo que implícita) dessa entidade ou do queixoso com as supracitadas 

conclusões preliminares da investigação.  

 
4. Assinala-se que, em registo conexo, embora lateral, às investigações relativas ao 

citado fármaco, o artigo em exame publica alguns dados da Organização Mundial de 

Saúde relativos ao consumo de álcool, e disponibiliza, também, alguns elementos de 

informação relativos à cirrose, apontando dados estatísticos relativos a esta doença em 

Portugal, suas causas e impossibilidade de cura – sendo neste último e específico 

contexto que é transcrita uma declaração produzida pelo ora queixoso. É facto que tal 

transcrição resulta de um trabalho desenvolvido pela jornalista visada, a partir de um 

conjunto mais vasto de declarações por si obtidas junto do queixoso. Mas nem esse 

procedimento se afigura ser inequivocamente censurável, de um ponto de vista ético-

jurídico, pois que a selecção e organização dos elementos que integram a peça está 

ínsita no próprio exercício da actividade jornalística.  

 

5. A latere, justificar-se-á ainda observar que, em resposta aos protestos 

originariamente dirigidos pelo queixoso à própria jornalista, após a publicação do 



 
 

 4

artigo, esta terá desde logo sugerido àquele o envio de uma “reclamação”, a inserir na 

edição seguinte da revista Sábado, sugestão que não chegou a obter qualquer resposta 

por parte do queixoso. 

 

III. Decisão 

 

Tendo apreciado a queixa apresentada por Rui Tato Marinho, Secretário-Geral da 

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, contra a revista Sábado, por alegado 

desrespeito do dever de rigor informativo imputável a esta publicação periódica, quanto 

a um artigo noticioso intitulado «Um brinde à medicina - Terapia evita os transplantes 

do fígado», e publicado na página 97 da sua edição semanal n.º 127, relativa ao período 

compreendido entre 4 e 11 de Outubro de 2006; 

 

Considerando que o teor do texto da peça jornalística em causa é insusceptível de 

induzir em erro os doentes do fígado e o público em geral quanto ao carácter meramente 

provisório dos resultados das investigações aí referidas no âmbito do fármaco 

sulfasalazina;  

 

Sublinhando, não obstante, que a utilização de ante-títulos e destaques que 

contenham asserções com o teor e nos moldes precedentemente assinalados não satisfaz 

as exigências de rigor científico e/ou informativo impostas pelas circunstâncias do caso, 

até por se revelar contraditória com a substância do próprio artigo em análise; 

 

Assinalando, em todo o caso, que em lugar algum da peça será lícito descortinar 

qualquer tipo de concordância do queixoso ou da própria Sociedade Portuguesa de 

Gastrenterologia com as conclusões (preliminares) da investigação em causa; 

 

Lamentando a impossibilidade de obtenção de uma conciliação entre as partes, no 

quadro do procedimento previsto no artigo 57º dos Estatutos da ERC; 

 



 
 

 5

O Conselho Regulador da ERC: 

 

Insta a publicação periódica Sábado a abster-se de inserir nas suas peças formas de 

titulação e destaques editoriais que não encontrem sustentação no texto a que se 

reportam, podendo afectar, dessa forma, o rigor e objectividade da informação 

publicada. 

 
 
Lisboa, 14 de Dezembro de 2006 
 
 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 

 
 
 


