
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

30/DR-I/2010 
 

 
 
 
 

Recurso da ANADIAL - Associação Nacional de Centros de 
Diálise contra o jornal SOL 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

14 de Julho de 2010



 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 30/DR-I/2010 

 

Assunto: Recurso da ANADIAL - Associação Nacional de Centros de Diálise contra o 

jornal SOL 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

1. A ANADIAL - Associação Nacional de Centros de Diálise, na qualidade de 

Recorrente, e o jornal SOL, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do Recurso 

 

2. O recurso apresentado pela Recorrente tem por objecto a alegada denegação pelo 

Recorrido do exercício do direito de resposta relativo à notícia publicada na 

edição do jornal SOL de 30 de Abril de 2010 intitulada “Registos da Hemodiálise 

pouco fiáveis”. 

 

III. Factos Apurados 

 

3. Na edição de 30 de Abril de 2010 do jornal SOL foi publicada uma notícia com o 

título “Registos da Hemodiálise pouco fiáveis”. 

4. De acordo com a citada notícia, “[t]écnicos que gerem a Plataforma do GID 

[Gestão Integrada dos Doentes], onde os processos dos doentes são registados, 

detectaram várias discrepâncias que podem indiciar situações de dupla 

facturação e de pagamentos indevidos do Estado às unidades privadas de 

hemodiálise onde são tratados os doentes do Serviço Nacional de Saúde.” 

5. Acrescenta o jornal que “[u]m documento interno a que o SOL teve acesso revela 

que, no final de Março deste ano, a Plataforma - gerida em conjunto pela 



 

2 
 

Direcção-Geral de Saúde (DGS) e pela Administração Central do Sistema de 

Saúde (ACSS) - tinha registados 12.718 doentes como estando em tratamento de 

diálise. No entanto, uma contagem manual feita a partir da morada dos doentes 

revelou que, afinal, no mesmo mês, estavam em tratamento apenas 8.291 

doentes.” 

6. Segundo fontes contactadas pela jornalista, “[…] esta discrepância de mais de 

quatro mil doentes pode indiciar a existência de registos em duplicado. Por 

exemplo, o mesmo doente tem mais do que um registo, apesar de surgir sempre 

com a mesma morada. E, nesse caso, o tratamento desse doente seria ‘pago’ pelo 

Estado várias vezes uma vez que os pagamentos protocolados com as unidades 

privadas de hemodiálise - 547 euros por doente por semana - são feitos em 

função precisamente dos registos na Plataforma.” 

7. Questionado pelo jornal, o Presidente da Associação Portuguesa dos Insuficientes 

Renais (APIR) afirma que “[j]á tínhamos conhecimento. Sabemos que os registos 

da Plataforma não coincidem com o número de doentes existentes nas clínicas 

[…]”. 

8. Por seu turno, alguém não identificado da Administração Central do Sistema de 

Saúde (ACSS) “nega a situação”, explicando que “[…] se o utente tiver 

efectuado tratamentos em duas unidades no mesmo mês, o seu registo aparecerá 

duas vezes, identificando as datas em que fez tratamento numa unidade e as datas 

em que fez tratamento noutra unidade […]”, assegurando que “[c]ada utente 

possui um registo, uma vez que está implementada uma validação a partir do 

número de utente que impede que um utente com o mesmo número possa ser 

registado na Plataforma”. 

9. O Presidente da APIR afirma, no entanto, ter “muitas dúvidas” sobre esta 

explicação, constatando que “[…] os únicos que estão satisfeitos com a situação 

são os prestadores privados”, sobre os quais “deixou de haver fiscalização”. 

Acrescenta ainda que “[a] nossa associação, por exemplo, que fazia 

acompanhamento de alguns doentes, foi mesmo proibida de entrar em algumas 

unidades privadas”. 



 

3 
 

10. Considerando que a notícia em causa “assenta numa série de factos falsos” e que 

“levanta para a opinião pública um véu de suspeição sobre as clínicas privadas de 

hemodiálise”, cujos interesses entende representar, a Recorrente enviou, por carta 

datada de 3 de Maio de 2010, um texto de resposta dirigido ao director do SOL, 

solicitando a respectiva publicação na edição seguinte do jornal. 

11. O texto de resposta não foi, até à presente data, objecto de publicação, não tendo o 

Recorrido informado a Recorrente das razões para a recusa de publicação. 

12. Inconformada com a alegada denegação ilícita do direito de resposta, veio a 

Recorrente submeter a questão ao escrutínio do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social (doravante designada “ERC”), o que fez 

por meio recurso que deu entrada em 2 de Junho de 2010. 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

 

13. A Recorrente alega que a “peça jornalística lança um anátema sobre a 

generalidade das clínicas privadas em Portugal”, uma vez que “[p]erpassa por 

toda a peça, por vezes de forma explícita, outras de forma implícita, uma nuvem 

de suspeição sobre as clínicas de hemodiálise privadas, ‘acusadas’ da prática de 

uma burla ao Serviço Nacional de Saúde.” 

14. Afirma a Recorrente que a “peça em causa é alicerçada numa série de factos 

falsos que a jornalista, ao arrepio das mais elementares regras deontológicas, não 

tratou minimamente de comprovar, não ouvindo as partes com interesses 

atendíveis no caso, quer as clínicas identificadas pela sua localização, quer a 

associação representativa dos prestadores privados, a ora Recorrente.” 

15. É entendimento da Recorrente que o artigo 3.º dos seus estatutos, segundo o qual 

a ANADIAL tem por objecto a “defesa dos legítimos interesses e direitos dos 

estabelecimentos ou clínicas de diálise e a promoção do respectivo progresso 

técnico e económico”, lhe confere legitimidade para exercer o direito de resposta 

em representação dos seus associados, cuja honra e bom nome considera terem 

sido afectados com a publicação da notícia respondida. 

 



 

4 
 

V. Argumentação do Recorrido 

 

16. Notificado, nos termos legais, para se pronunciar sobre o recurso, veio o 

Recorrido, por meio de advogada com procuração no processo, alegar que a 

“Recorrente não é mencionada no artigo em causa, pelo que não lhe é conferido o 

direito de resposta”. 

17. Por outro lado, defende o Recorrido que a Recorrente, conforme consta dos 

respectivos Estatutos, é uma sociedade patronal, cujas competências, previstas no 

artigo 4.º do mesmo diploma, não lhe conferem legitimidade para representar 

qualquer dos seus associados, os quais não é possível identificar. 

18. Por último, o Recorrido afirma ter publicado, na edição de 14 de Maio de 2010, 

um direito de resposta, sobre o mesmo tema, apresentado “por quem tinha 

legitimidade para o efeito”, pelo que “não faz sentido, do ponto de vista legal e 

moral, ser ordenada nova publicação de direito de resposta solicitado por uma 

entidade que não é referida na notícia.” 

 

VI. Normas Aplicáveis 

 

19. Para além dos dispositivos basilares fixados nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º da 

Constituição da República Portuguesa, é aplicável o regime do exercício do 

direito de resposta que consta da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 

13 de Janeiro, com a redacção em vigor, em particular dos artigos 24.º e seguintes. 

20. Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59.º e 60.º dos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, atentas as 

atribuições e competências constantes, respectivamente, do disposto na alínea f) 

do artigo 8.º e na alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º, ambos do mesmo diploma. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

21. Estabelece o n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa que “[t]em direito de resposta 

nas publicações periódicas qualquer pessoa singular ou colectiva, organização, 



 

5 
 

serviço ou organismo público, bem como o titular de qualquer órgão ou 

responsável por estabelecimento público, que tiver sido objecto de referências, 

ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputação e boa fama”. 

22. A apreciação do que é susceptível de afectar a reputação ou a boa fama deve, 

conforme se dispõe no ponto 1.2. da Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de 

Novembro, sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na imprensa, 

ser efectuada segundo uma perspectiva prevalecentemente subjectiva, de acordo 

com a óptica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade. 

23. Seguindo tal entendimento, afigura-se, no presente caso, admissível que o 

conteúdo da notícia e das afirmações nela transcritas seja susceptível de afectar a 

reputação e boa fama das unidades privadas de hemodiálise, podendo induzir no 

leitor a ideia de que tais unidades poderão, voluntária ou involuntariamente, estar 

a beneficiar de forma ilegítima de erros na plataforma da Gestão Integradas dos 

Doentes (GID). 

24. Tal poderá decorrer, designadamente, das declarações do Presidente da 

Associação Portuguesa dos Insuficientes Renais (APIR), quando afirma que “[o] 

que vemos é que os únicos que estão satisfeitos com a situação são os prestadores 

privados”, sobre os quais “deixou de haver fiscalização”, e quando denuncia que 

“[a] nossa associação, por exemplo, que fazia acompanhamento de alguns 

doentes, foi mesmo proibida de entrar em algumas unidades privadas”. 

25. Contudo, importa analisar se a ANADIAL tem, no presente caso, legitimidade 

para exercer o direito de resposta em representação das unidades privadas de 

hemodiálise. 

26. Decorre da leitura do citado artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, que as 

associações, como a ANADIAL, podem ser titulares do direito de resposta. 

Questão diversa é, no entanto, a de saber quais as situações nas quais uma 

associação tem legitimidade exercer o direito de resposta. 

27. Quanto a esta matéria, entende Vital Moreira (in O Direito de Resposta na 

Comunicação Social, Coimbra, Fevereiro 1994, p. 96) que “a resposta deve ser 

afirmativa no caso de referências a uma determinada categoria de pessoas, 

precisamente identificada, associativamente organizada. Já as associações 



 

6 
 

representativas de interesses difusos não dispõem em princípio do direito de 

resposta em nome dos interesses representados (mas têm-no obviamente quanto a 

referências que as visem directamente enquanto associação)”. 

28. De igual modo, tem sido entendimento do Conselho Regulador, plasmado, 

designadamente, no Ponto 2.2. da Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de 

Novembro de 2008, sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na 

Imprensa, que “[e]m princípio, os sujeitos individuais ou grupais que chamem a si 

a defesa de interesses difusos não poderão exercer os direitos de resposta e de 

rectificação quando aqueles interesses tenham sido postos em causa de forma 

apenas genérica. Assim sendo, o sujeito individual ou grupal pretendente apenas 

poderá exercer o direito de resposta ou de rectificação quando ele próprio for alvo, 

directo ou indirecto, das informações erróneas.” 

29. Ainda sobre esta questão, na Deliberação 2/DR-TV/2007, de 4 de Julho1, o 

Conselho Regulador defendeu que “[p]or regra, os sujeitos individuais ou grupais, 

defensores de determinados interesses, não poderão exercer o direito de 

rectificação quando estes interesses tenham sido genericamente postos em causa. 

Dado que não existe um “direito popular de resposta”, o sujeito individual ou 

grupal apenas poderá exercer o direito de resposta ou de rectificação quando for 

alvo, directo ou indirecto, das informações erróneas.” 

30. As declarações relativas às unidades privadas de hemodiálise contidas na notícia 

em análise, supra transcritas, não visam, nem directa nem indirectamente, a 

Recorrente, enquanto associação patronal do sector. 

31. No caso em apreço, porém, constata-se que o conteúdo da notícia, na medida em 

que atinge genericamente um grupo empresarial, só pode ser contraditado por 

quem genericamente o represente - no presente caso, a Recorrente -, ainda que a 

ANADIAL não represente individualmente cada uma das unidades privadas de 

hemodiálise visadas e se aceite que não integra no seu rol de associados todas as 

unidades privadas de hemodiálise existentes. 

                                                             
1
 Recurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes contra a RTP. Disponível para 

consulta em http://www.erc.pt. 



 

7 
 

32. Assim sendo, reconhece-se a legitimidade da ANADIAL para exercer o direito de 

resposta em nome dos seus associados, na prossecução do seu objecto associativo 

- que consiste na “defesa dos legítimos interesses e direitos dos estabelecimentos 

ou clínicas de diálise e a promoção do respectivo progresso técnico e económico” 

- e no exercício da competência que lhe foi conferida para “[r]epresentar perante 

os organismos da Administração Pública, perante as entidades privadas nacionais 

e perante as entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras os interesses 

dos seus associados” (cfr. artigo 3.º e artigo 4.º, alínea d), dos estatutos da 

ANADIAL). 

33. Tendo a Recorrente legitimidade para exercer o direito de resposta e tendo-o 

exercido dentro do prazo legalmente previsto para o efeito, cumpre apreciar se a 

denegação do exercício do direito pelo Recorrido foi, no presente caso, lícita. 

34. Note-se que, constituindo o direito de resposta um direito fundamental, previsto 

nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º, da Constituição da República Portuguesa, o seu 

exercício só poderá ser denegado caso se verifiquem vícios que legitimem uma 

recusa fundamentada, nos termos do disposto no n.º 7, do artigo 26.º, da Lei de 

Imprensa. 

35. Ora, para além da questão da ilegitimidade da Recorrente, supra analisada, alegou 

ainda o Recorrido que “o jornal SOL, na edição de 14 de Maio de 2010, publicou 

um direito de resposta, por causa da notícia sob o título ‘Registos de hemodiálise 

pouco fiáveis’, que foi apresentado por quem tinha legitimidade para o efeito 

[…]”, pelo que “[…] não faz sentido, do ponto de vista legal e moral, ser 

ordenada nova publicação de direito de resposta solicitado por uma entidade que 

não é referida na notícia.” 

36. A este respeito, esclarece o ponto 2.3. da Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de 

Novembro, sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa, 

que “[e]m caso de pluralidade de respondentes, não podem estes exercer 

cumulativamente o direito de resposta ou o direito de rectificação – ainda que, 

numa perspectiva de pura forma, se admita a sua titularidade –, quando 

semelhante conduta, em lugar de consubstanciar a apresentação de verdades 

distintas e alternativas dos factos e a reposição do bom nome dos visados, se 



 

8 
 

traduza, afinal, em manifesta redundância no preenchimento do espaço 

jornalístico, impondo, por esta via, à publicação visada uma limitação 

injustificada e abusiva da sua liberdade editorial”.    

37. No texto de resposta publicado na edição de 14 de Maio, o Presidente da 

Administração Central do Sistema de Saúde refere que a notícia em causa 

“contém várias incorrecções” e explica, de forma detalhada e fundamentada, o 

funcionamento do sistema e a razão de ser da divergência de números que 

motivou a notícia, visando refutar, grosso modo, os mesmos factos que motivaram 

o exercício do direito de resposta pela Recorrente. 

38. Contudo, a identidade de objecto dos dois textos de resposta em causa não 

justifica, ao contrário do sustentado pelo Recorrido, a recusa de publicação do 

texto de resposta enviado pela Recorrida, pessoa jurídica distinta e com objecto e 

finalidades diversos do primeiro respondente. 

39. Com efeito, constituindo o direito de resposta um direito pessoal, cujo propósito é 

conferir a quem se viu atingindo na sua reputação e boa fama por referências 

veiculadas na comunicação social a possibilidade de apresentar a sua própria 

versão dos factos ou de contraditar tais referências, o respectivo exercício pela 

Recorrente não poderá considerar-se redundante em face da publicação prévia de 

um texto de resposta da autoria de uma entidade que com aquela não se confunde 

e que visou, através do recurso a este instituto, salvaguardar os seus próprios 

interesses e não os de quaisquer terceiros. 

40. Atento o supra o exposto, e considerando terem sido preenchidos os restantes 

requisitos, formais e substanciais, para o exercício do direito de resposta, conclui-

se que a não publicação do texto de resposta da Recorrente pelo Recorrido foi, no 

presente caso, ilícita, por não encontrar fundamento no disposto no n.º 7 do artigo 

26.º da Lei de Imprensa. 

41. Acresce que o Recorrido não agiu com a diligência que lhe era devida ao não 

informar a Recorrente dos motivos de recusa da publicação do texto de resposta, o 

que, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa, deveria ter 

feito no prazo de 3 (três) dias após a recepção do texto de resposta. 

 



 

9 
 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado o recurso interposto pela ANADIAL - Associação Nacional de 

Centros de Diálise contra o jornal SOL, por alegada denegação ilícita do exercício 

do direito de resposta relativo à notícia publicada na edição do referido semanário 

de 30 de Abril de 2010, intitulada “Registos da Hemodiálise pouco fiáveis”, o 

Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do 

disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, número 3, alínea j), dos respectivos 

Estatutos: 

 

(a) Dar provimento ao presente recurso e reconhecer a titularidade do direito de 

resposta à Recorrente; 

(b) Determinar ao Recorrido que dê cumprimento ao direito de resposta da 

Recorrente, em conformidade com o disposto no artigo 26.º da Lei de 

Imprensa; 

(c) Salientar que a publicação do texto de resposta deverá ser efectuada na 

primeira edição ultimada após a notificação da presente deliberação, nos 

termos do artigo 60.º, número 1, dos Estatutos da ERC, sob pena de sujeição 

ao pagamento da quantia diária de 500 (quinhentos) euros, a título de sanção 

pecuniária compulsória, por cada dia de atraso no cumprimento, contado da 

data referida acima, nos termos do disposto no artigo 72.º dos Estatutos. 

(d)  

São devidas taxas por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de 

conta, nos termos do disposto no artigo 11.º, n.º 1, al. a) e do Anexo V, do 

Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 

70/2009, de 31 de Março, e rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 

36/2009, de 28 de Maio. 

 

 

 

 



 

10 
 

Lisboa, 14 de Julho de 2010 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


