
 
 
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

1/PUB-R/2011 

 

 
 
 

Infracção das regras relativas ao patrocínio, no serviço de 
programas Antena1, do operador RTP – Rádio e Televisão de 

Portugal, S.A., referente ao no espaço noticioso Repórter Antena1 
 
 
 
 
 

Lisboa 
11 de Outubro de 2011



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/PUB-R/2011 

 

Assunto: Infracção das regras relativas ao patrocínio, no serviço de programas Antena1, do 

operador RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., referente ao no espaço 

noticioso Repórter Antena1 

 

 

I. Factos 

 

1. No âmbito da verificação do cumprimento dos limites impostos à transmissão de 

publicidade, contidos na cláusula 10.ª do Contrato de Concessão do Serviço Público de 30 de 

Junho de 1999, conjugado com o disposto no n.º 2 do art.º 44º da Lei n.º 4/2001, de 23 de 

Fevereiro, procedeu-se à análise das referências publicitárias incluídas na reportagem 

Repórter Antena1 transmitida pelo operador RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., no 

dia 8 Setembro de 2010. 

2. O programa Repórter Antena 1 transmitido pelo serviço de programas Antena1, no dia 8 

de Setembro, pelas 10h 40m, com a duração total de 2 minutos, retrata, de forma 

necessariamente breve, a situação dramática vivida por milhares de pessoas num campo de 

refugiados localizado em Kakuma, no Quénia. Na peça assinala-se que o campo de Kakuma 

foi visitado por António Guterres, na qualidade de Alto-Comissário para os Refugiados, e 

António Mexia, presidente-executivo da EDP. No final da emissão, é feita referência à 

circunstância do jornalista da Antena 1 ter viajado para Kakuma “a convite a EDP, a 

empresa portuguesa que levou a este campo de refugiados energias renováveis e soluções 

ambientalmente sustentáveis”. 

 

II. Análise e fundamentação 

 



 

 

2 

 

3. À data da verificação dos factos, 8 de Setembro de 2010, encontrava-se em vigor a Lei 

n.º 4/2001, de 23 de Fevereiro, revogada a 24 de Dezembro de 2010, com a publicação da 

Lei n.º 54/2010, de 24 de Dezembro (doravante, Lei da Rádio). 

4. Da aplicação da Lei n.º 4/2001, de 23 de Fevereiro, resultava a remissão da 

regulamentação das regras de inserção de publicidade para o estatuído no Código da 

Publicidade e, por se tratar do operador concessionário do serviço público de 

radiodifusão, para o estabelecido no Contrato de Concessão de Serviço Público de 

Radiodifusão Sonora de 30 de Junho de 1999. 

5. A conciliação e interpretação dos três instrumentos jurídicos evidenciados excluía a 

matéria do âmbito de competências da ERC. 

6. Contudo, este quadro alterou-se com a entrada em vigor da Lei 54/2010, de 24 de 

Dezembro, a qual estabelece, no seu artigo 76.º, que compete à ERC a fiscalização do 

cumprimento dos normativos nessa lei estatuídos. E acrescenta o seu artigo 77.º ser também 

da competência da ERC a instrução dos processos de contra-ordenação nela previstos, 

competindo ao respectivo Presidente a aplicação das coimas e das sanções acessórias a que, 

no âmbito da sua aplicação, houver lugar. 

7. Coloca-se, pois, um problema de sucessão de leis no tempo. Face à lei em vigor no 

momento em que foi aberto o presente procedimento, a ERC não tinha qualquer 

competência para sobre o seu objecto se pronunciar. Essa competência foi-lhe 

posteriormente atribuída pela nova Lei da Rádio, aprovada pela Lei n.º 54/2010, de 24 

de Dezembro. 

8. Para uma correcta colocação do problema, importa considerar que estão em causa 

normas meramente procedimentais, de natureza adjectiva, não substantiva. Não se trata de 

apurar se uma conduta considerada ilícita deixou de o ser ou vice-versa. Não se trata de 

apreciar nenhuma questão material. Trata-se, tão só, de saber se a entidade competente para 

apreciar um eventual ilícito – apreciando-o de acordo com uma mesma lei substantiva que 

não sofreu alterações – é a entidade a quem a Lei n.º 4/2001 devolvia essa competência ou é 

a ERC, a quem a nova Lei da Rádio a defere agora. 

9. A regra geral estabelecida para a sucessão de leis adjectivas é a da sua aplicação 

imediata, mesmo aos casos pendentes. Contudo, esta regra conhece algumas excepções e 

uma delas, justamente, a que diz respeito ao princípio da estabilidade da instância: a 



 

 

3 

 

competência para apreciar uma questão afere-se pela lei em vigor no momento do início do 

processo. Este princípio apontaria, pois, para a manutenção da incompetência da ERC para 

se pronunciar sobre o presente procedimento. Mas também este princípio conhece duas 

importantes excepções que reintroduzem a regra geral da aplicação imediata da lei 

procedimental nova: a lei nova aplica-se imediatamente aos casos pendentes, quando for 

suprimido o órgão a que, no domínio da lei antiga, a questão estava afecta ou se for atribuída 

competência para a conhecer e apreciar a quem inicialmente dela carecesse1. É este 

precisamente o caso do presente procedimento. Foi aberto na ERC num momento em que 

esta Entidade não tinha competência para sobre ele se pronunciar, mas essa competência 

veio a ser-lhe atribuída pela Lei da Rádio. Esta aplica-se imediatamente e o eventual vício de 

incompetência fica sanado. 

10. O mesmo princípio se retira, aliás, directamente do Código do Procedimento 

Administrativo, que, em matéria de fixação de competência, considera como «irrelevantes as 

modificações de direito, excepto se for extinto o órgão a que o procedimento estava afecto, se 

deixar de ser competente ou se lhe for atribuída a competência de que inicialmente 

carecesse» (artigo 30.º, n.º 2) [ênfase acrescentada]. 

11. A respeito da análise da matéria em concreto, importa desde logo saber que qualificação 

atribuir em concreto ao programa Repórter Antena 1, cabendo de seguida avaliar se pode um 

tal programa constituir objecto de um patrocínio e, sendo caso disso, apurar se no caso 

vertente foram ou não respeitadas as regras inerentes à aplicabilidade desta modalidade de 

comunicação comercial.  

12. Conforme referido no ponto 2 da Deliberação, o programa Repórter Antena 1 retrata 

sucintamente a situação dramática vivida por milhares de pessoas num campo de refugiados 

localizado em Kakuma, no Quénia, sendo que, no final da emissão, é feita referência à 

circunstância de o jornalista da Antena 1 ter viajado para Kakuma “a convite da EDP, a 

empresa portuguesa que levou a este campo de refugiados energias renováveis e soluções 

ambientalmente sustentáveis”. 

13. É de assinalar ainda que sobre esta mesma específica temática veio a ser emitida pela 

Antena 1, decorridos alguns dias (16 de Setembro), uma reportagem da autoria do mesmo 
                                                      

(1) Neste sentido, para o caso paralelo da competência dos tribunais judiciais, mas com fundamentos 
também aqui inteiramente pertinentes, cf. Antunes Varela, J. Miguel Bezerra, Sampaio e Nora – Manual 

de processo civil, 2.ª ed., Coimbra, Coimbra Editora, 1985, p. 50. 



 

 

4 

 

jornalista, intitulada “Nos Olhos da Fome” (2). Aí se relata, desta feita em moldes mais 

desenvolvidos (a peça tem a duração aproximada de 12 minutos), a situação dramática 

experienciada por cerca de 70 mil pessoas no campo de Kakuma. Retrata-se a frágil situação 

geo-política atravessada pelo Quénia e países vizinhos, de onde a maior parte dos refugiados 

é oriunda. Reproduzem-se depoimentos de alguns refugiados, bem como de um 

representante do ACNUR e, ainda, do director do campo de Kakuma. A dado passo, é feita 

referência a uma parceria desenvolvida entre o ACNUR e a EDP, explicitada através de 

declarações de António Mexia, e que visa proporcionar aos ditos refugiados um conjunto de 

medidas (iluminação pública e nas escolas, lanternas portáteis, mecanismos de distribuição 

de água para a agricultura...) tendentes a minimizar, do ponto de vista energético, as 

carências por aqueles sofridas nos planos sanitário, educativo, securitário, alimentar, etc. Em 

contrapartida, e desta feita, em nenhum momento da emissão é feita referência a qualquer 

“convite” que a EDP haja endereçado pela EDP ao jornalista da Antena 1 para viajar para 

Kakuma. 

14. Apesar de dedicadas a um mesmo específico objecto, não parece que ofereça dúvidas 

que as peças jornalísticas em questão sejam dotadas de identidade própria, e autonomizáveis 

(como, na prática, sucede) uma da outra. O que não obsta a que uma e outra constituam, 

afinal, exemplos de um mesmo género jornalístico – reportagem – cuja atenção se centra, no 

caso e em concreto, num específico tema informativo da actualidade internacional (o drama 

experienciado por milhares de refugiados no campo de Kakuma, no Quénia, e os esforços 

desenvolvidos pela comunidade internacional, maxime a ONU, para debelar as carências 

mais básicas desses mesmos refugiados), e de que é indissociável uma forte componente 

política. 

15. Nesse pressuposto, não parece que igualmente suscite dúvidas ou objecções a subsunção 

do programa ora em apreço na previsão do n.º 2 do artigo 44.º da Lei n.º 4/2001 (3).   

                                                      

(2) Acessível no endereço http://tv1.rtp.pt/antena1/?article=2326&visual=11&tm=12&headline=13. 
 
(3) Apesar de terem sido introduzidas algumas alterações de índole substantiva à Lei da Rádio em matéria 
de publicidade e patrocínio (cf. a redacção do ora renumerado artigo 40.º), é manifesto que, à luz dos 
princípios gerais aplicáveis sobre a matéria (v. artigo 3.º, n.º s 1 e 2, do Regime Geral das Contra-
Ordenações e Coimas), a apreciação do presente caso deve ser feita à luz dos dispositivos em vigor à data 
da prática dos factos imputados ao operador RDP. 
  



 

 

5 

 

16. E essa conclusão é clara, ainda que o referido diploma não explicite, ao longo do seu 

articulado, que géneros informativos serão correspondentes, afinal, a um “programa de 

informação geral”. Trata-se, em qualquer caso, de uma definição abrangente, que 

compreende, entre outros, serviços noticiosos, e que se mostra avessa à possibilidade de 

constituir objecto de patrocínios. A finalidade do preceito encontra, pois, óbvio paralelismo 

em similar proibição estabelecida, no domínio televisivo, para os serviços noticiosos e para 

os denominados programas de actualidade informativa (4), e que visa, afinal, afastar 

quaisquer dúvidas perante o público a respeito da salvaguarda da independência editorial 

relativamente a tais programas e, mais em geral, quanto à própria liberdade de informar do 

respectivo órgão de comunicação social.  

17. Sendo essas mesmas finalidades, aliás, que levam a doutrina a sustentar que «[o]s 

patrocínios a programas informativos específicos não ficam assim afastados [por 

contraposição ao âmbito de aplicação da proibição estabelecida no n.º 3 do artigo 44.º da Lei 

n.º 4/2001], muito embora deva considerar-se de informação geral, porque de interesse para 

toda a sociedade, a emissão que explore temas de carácter político» (Arons de Carvalho et 

al., ob. cit., p. 238 – ênfase acrescentada). 

18. E sendo para o caso indiferente que o patrocínio não haja interferido com o conteúdo da 

reportagem transmitida. O que a lei visa é justamente prevenir, afastar a possibilidade de tal 

ocorrência. Até porque não raro é extremamente difícil a demonstração efectiva de 

ingerências.  

19. Assim, e porque constitui ponto assente que o “convite” feito pela EDP ao jornalista da 

Antena 1 se consubstancia num patrocínio, imperativo se torna concluir pela violação, no 

caso vertente, da supracitada norma do n.º 3 do artigo 44.º da Lei n.º 4/2001. 

20. Aliás, e ainda que porventura se considerasse discutível subsumir-se a dita reportagem 

na categoria dos «programas de informação geral» a que se refere o n.º 3 do artigo 44.º da 

Lei n.º 4/2001, sempre haveria que constatar, em qualquer caso, a inequívoca inobservância, 

por parte da peça em apreciação, do dever de identificabilidade fixado no n.º 2 do mesmo 

                                                      

(4) A respeito da equiparação entre estas denominações e os “telejornais e programas de informação 
política” a que se refere o artigo 25.º, n.º 5, CdP, cfr. a Deliberação n.º 6/PUB-TV/2008, de 9 de Julho de 
2008. 
 



 

 

6 

 

artigo, que prescreve que «[o]s espaços de programação patrocinados devem incluir, no seu 

início e termo, a menção expressa desse facto» (ênfase acrescentada). 

21. Donde, ocorrer no caso vertente a violação do preceituado no n.º 2 do artigo 44.º da Lei 

n.º 4/2001 (e, por inerência, do artigo 8.º do CdP), cumulativa ou alternativamente ao 

desrespeito do n.º 3 desse mesmo artigo. 

 

III. Deliberação 

 

Tendo analisado o cumprimento do disposto no artigo 44.º da Lei da Rádio e Cláusula 10ª do 

Contrato de Concessão do Serviço Público de Radiodifusão Sonora, no programa Repórter 

Antena1, emitido no dia 8 de Setembro de 2010, por parte do serviço de programas Antena1, 

o Conselho Regulador da ERC delibera, no exercício das suas competências, reprovar a 

conduta do operador por RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., pela inobservância do 

disposto no artigo 44º, n.º 2 e 3, da Lei n.º 4/2001, de 23 de Fevereiro, alertando o 

concessionário do serviço público para a necessidade da escrupulosa observância dos 

normativos em causa. 

 

Lisboa, 11 de Outubro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


