
ERC/04/2013/304 & ERC/D4/2013/310

ENTIDADE REGULADORA

PARAA COMUNÃCAÇÃO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 59/2014 (PLU—TV]

Assunto: Participações de Nuno Santos, Miguel Castanheira e Luís Jacques contra a RTP a

propósito da entrevista e do programa de comentário «A opinião de José Sócrates»

!. Exposição

1. Entre os dias 28 de março e 8 de abril, deram entrada na Entidade Reguladora para a

Comunicação Socia! [ERC] três participações contra a RTP, tendo como objeto a entrevista

com 0 anterior Primeiro-Minístro de Portugal, em 27 de março, e o programa de

comentário «A opinião de José Sócrates» em que o mesmo é protagonista e que passou a

constar da grelha de emissão da RTP1 a partir de 7 de abril.

2. O queixoso Nuno Santos começa por defender que na sociedade portuguesa subsistiu &

«dúvida acerca [da] legitimidade da teievisão pública [para] abrir antena semanalmente

ao ex-Primeiro-Ministro».

3. Contrariamente ao que o diretor de informação da RTP havia sustentado pubiicamente,

isto é «que se tratava de um programa de comentário, semelhanm a outros e que daí

resultaria mais piuralismo», o queixoso sublinha que coube ao próprio José Sócrates

contradizer aquela justificação, quando declarou que «o seu programa semana! servirá

para se “defender”,“repora verdade” e “contrariaruma narrativa”com a qual não

concorda».

4. Alega que, enquanto comentador, :) ex—chefede Governo não pretende discutir ou «ajudar

a desconstruir :) discurso político e a chamar a atenção para factos da atualidade», mas

antes fazer a sua defesa pessoal, com objetivos poiíticos. Prossegue defendendo que O

serviço público de televisão não pcde conceder espaço de antena para os fins

ambiciõnados por José Sócrates, e que seria ínaceitávei para a «quatidade da nossa

democracia e do pluralismº», tal como o seria se um programa desse voz semanalmente

ao Primeiro-Ministm em funções.

Página 1 de 12



ERC/04/2013/304 & ERC/G4/ZUl3/310

10.

11.

ENTIDADE REGULADORA

PARAA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Deste modo, Nuno Santos solicita à ERC que «atue, dentro dos seus legítimos poderes, no

sentido de fazer cumprir a Lei, a Constituição e defender os mais elementares deveres da

direção de informação da RTP».

Luis Jacques apresentou queixa à ERC & 1 de abril de 2013, já depois da grande entrevista

com o ex—Prímeiro-Ministro.Escreve que «Confirma—seo que eu pensava. José Sócrates

não tem quaiificações para ser um comentador, pois tinha que ser isento, sério &

intelectualmente honesto. Provou não ter nenhuma destas qualidades, com tanta

demagogia, meias-verdades, mentiras e distorção da realidade».

Também argumenta que o comentador apenas pretende fazer «propaganda partidária &

acicatar mais os ódios entre os portugueses».

Contesta, ainda, o facto de a RTP, «que presta serviço público, convidar dois ex—dirigentes

partidários, um do PS e outro do PSD, como comentadores políticos, esquecendo as outras

correntes de opinião». Argumentando que os comentadores devem ser «pessoas que

sejam isentas, sérias, honestas e competente tecnicamente nas matérias em análise», o

participante pede à ERC que avalie & situação «pois trata—sede tempo de antena gratuito

[fora do período de] campanha eieitoral».

Miguel Castanheira também manifestou junto da ERC e da própria RTP a sua indignação

com a presença de José Sócrates como comentadºr regular na RTP1,sustentando o seu

reparo num conjunto de argumentos sobre a desadequação da escolha e a

responsabilidade do serviço público de televisão.

Sobre O ex—Primeiro—Ministro,refere que deveria estar «a serjulgado pelo estado em que

deixou o país», acusandon de mentir sobre as suas atuais pretensões políticas e de

aproveitar a antena da RTP para «expi[ar] os seus pecados», numa situação que é inédita

no nosso país.

Sobrff 0 papel da RTP, Miguel Castanheira refere que embora o presidente do Conselho de

Administraçãc tenha justificado que a escolha de José Sócrates deveria ser Hda como um

exercício de «serviço público e de quota de mercado, [o participante] atreve[—se]a dizer

que as razões foram apenas de tentativa de conquista de quota de mercado». O

participante critica uma das intervenções da jornalista responsável pela condução do

programa quando afirmou que 0 espaço de comentário «era de José Sócrates e não da

RTP». Rejeitando este «culto de personalidade», Miguei Castanheira questiona a sua

admissibilidade numa «televisão que é paga pêlo erário público».

Página 2 de 12



ERE/04/2013/304 & ERC/D4/2013/310

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

ENTIDADE REGULADÇRA
PARAA COMUNECAÇAO SGCIAL

O úitimo argumento esgrimido diz respeito ao facto de a colaboração de José Sócrates não

envoíver qualquer contrapartida monetária. No entender do participante a «questão do

pro bona [..] não estará a ser bem analisada», já que «normaimente quem quer

publicidade na televisão paga-a, & muito caro, e neste caso ele [José Sócrates] está a ter

toda essa publicidade completamente grátis.,. Perguntem ao Bloco de Esquerda, PCP ou

CDS se não querem ter aíguém num programa de informação da RTPpro bone».

II. Descrição do objeto de participação

A 27 de março de 2013, foi exibida na RTP] a primeira grande entrevista a José Sócrates

na televisão portuguesa após ter cessado funções como PrimeiroMinistro, em junho de

2011[01h32m de duração].

A entrevista precedeu a colaboração mais permanente de José Sócrates com a RTP, com o

início, a 7 de abril, de um programa semanal de opinião do antigo governante intitulado,

precisamente, «A opinião de José Sócrates».

O programa passou a integrar as grelhas de emissão dos domingos, a partir das 21h,

durante cerca de 2? minutos. Este registo manteve-se até 28 de julho, com a exibição de

16 edições. 0 programa esteve suspenso até ao primeiro dia do mês de setembro,

surgindo nesta data integrado no Telejornaí da RTP1.A hora de exibição sofreu uma ligeira

antecipação, para as 20h45m, e a duração média do comentário de José Sócrates foi

encurtada em aproximadamente 5 minutos com a inclusão no serviço noticioso.

O programa desenvolvese em torno da figura de José Sócrates e da sua posição sobre

diferentes matérias da atualidade nacional e internacional. A RTP descrevia, então, este

espaço de comentário como: «Um olhar único, a análise exclusiva e a opinião de José

Sócrates, num espaço de comentário e análise política, conduzido semanalmente por

Cristina Ersteves» [em: httprf/WWW.rtp.pt/pmgrama/tv/p30088).

O programa da RTP integrava, então, ainda perguntas dirigidas ao ex-Primeiro—Ministropor

espectadores, que são respondidas na reta final do programa.

A 5 de abrii, a RTPl estreou um outro programa de comentário denominado «A semana de

Nuno Morais Sarmento», no qual também o ex—ministrodo PSD analisa a atuahdade

pclítica.

Página 3 de 12



ERC/D4/2013/3D4 & ERC/O4/2013/31O

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

ENTIDADE REGULADÇ'RA
PARAA COMUMCAÇAO SOCIAL

Este espaço de análise personalizada é exibido à sexta-feira. Primeiro, autonomamente na

grelha de emissão da RTP1 e depois de 5 de setembro, integrado no serviço noticioso de

horário nobre. «A semana de Nuno Morais Sarmento» também registou uma diminuição

da duração média com a inclusão naquele espaço de notícias, passando de 24m305 para

l8m305.

m. A posição da RTP

No seguimento das participações, 3 ERC informou a RTP do seu conteúdo, notificando ()

diretor de informação para se pronunciar, querendo, sobre as questões levantadas.

Relativamente ao programa de entrevista, é defendido sumariamente que é «por demais

evidente o interesse jornafístico numa primeira entrevista a um ex-Primeiro—Ministroapós

o abandono desse cargo».

No que concerne ao espaço de opinião semanal da RTP1,0 diretor de informação discorda

da visão de que «o comentário político deve estar vedado & poiíticos ou mesmo ex—

poííticos, devendo ser assegurado porjornalistas ou especialistas», também assinalando

que os espaços de opinião com aqueíes protagonistas têm «grande tradição» nos mais

diversos meios de comunicação social.

No caso da RTP, «a escolha dos cºmentadores que integram a grelha de programas

assenta em critérios exclusivamente editoriais.», com O intuito de «fornecer pontos de

vista pluraiistas, onde haja Sugar & todas as opiniões políticas, ou outras, sem reservas,

constrangimentos ou ideias preconcebidas». Por outro lado, «as opiniões desenvolvidas

pelos comentadores são da sua inteira responsabilidade, sendo que a RTP, dentro do

respeito pelos princípios legais a que obedece, não intervém, nem impõe nenhumas

restrições às opiniões transmitidas».

A denúncia de que a RTP discrimina as forças político-partidárias que não sejam o PS e 0

PSD é rebatida nos seguintes moldes: «Sendo certo que os programas de comentário não

absorvem os modos possíveis de intervenção político—partidárianas emissões da RTP,

[estas são] suficientemente diversificadas em termos de formatos e muito atentas, à

representatividade dos partidos».

Continua asseverando que a postura do serviço público de televisão é a de avaliar

permanentemente as suas obrigações em matéria de pluralismo, pugnando pelo

Página 4 de 12



ERC/04/2013/304 & ERC/04/2013/310

26.

27.

28.

29.

30,

31.

32.

ENTIDADE REGULADGRA

PARAA COMUNICAÇÃO SGCIAL

desejável «alargamento do Xeque da representação das diversas correntes de opinião». 0

que aliás considera estar patente na programação dos seus diversos serviços de

programas.

A RTP também esclarece que «continua a estudar soluções que, acomodando—seàs

características do produto televisivo, permitam alcançar o objetivo de conceder voz a

todos os intervenientes relevantes na esfera político-partidária».

Sem desconsiderar as preocupações manifestadas pelos participantes, a RTP conclui que

as participações são infundadas.

IV. Normas aplicáveis

Para além do disposto nos artigos 37.º e 38.º da Constituição da Repúbíica Portuguesa

[doravante, CRP], as normas apiicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 26.0,

34.º, n.º 2, alínea a], SOF, n.º 2, e Sl.º da Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007,

de 30 de julho, e alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, em conjugação com O

disposto nos artigos 8.º, alínea e], 24.º, n.º 3, alínea a], e artigo 55.º dos Estatutos da ERC,

aprovados peia Lei nº 53/2005, de 8 de novembro.

V. Análise e fundamentação

O convite que a RTP dirigiu a José Sócrates, para comentar regularmente a atualidade

poiítíca nacional e internacional na antena da RTP1, gerou controvérsia sobre a

pertinência da escolha de um ex—Primeiro-Ministropara comentador do serviço público de

televisão, ponderadas sobretudo várias acusações de governação danosa do país,

Pela mesma altura, a RTP deu início a um outro programa de comentário político intitulado

«A semana de Nuno Morais Sarmente», tendo como convidado um antigo dirigente do

PSD.

A circunstância de, a partir deste momento, a RTP ter polarizado () comentário político

entre pesscas associadas ao PS e ao PSD motivou a acusação de que as restantes forças

partidárias nacionais estariam a ser discriminadas na televisão púbiica.

A análise deve, assim, atender as estas duas questões colocadas pelos participantes.

Página 5 de 12



ERC/D4/2013/304 e ERC/D4/2013/310

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

ENTIDADE REGULADQRA
PARAA COMUNICAÇAO SOCIAL

Tal como outros programas de comentário exibidos na televisão nacional, «A opinião de

José Sócrates» segue um modelo dialógico em que cabe ao apresentador lançar os temas

previamente selecionados para serem objeto de anáííse peío seu interlocutor, que

expressa o seu entendimento pessoal sobre os assuntos.

Os protagonistas dos espaços de comentário são habituafmente personalidades ou

especialistas reconhecidos publicamente, que intervêm a título individual num formato

que é, por isso mesmo, personalizado. O próprio título destes programas assume o nome

do comentador, distinguindo claramente que se trata de um conteúdo valorativa.

É neste quadro que se deve compreender a essência dos programas de comentário e a

opção dos diferentes órgãos de comunicação sociaf nacionais de convidar pessoas

associadas a correntes politico—ideológicas,em funções ou afastados mais; ativamente do

paico político, para integrarem os seus programas de análise da atualidade, nos mais

variados formatos.

!ndependentemente de se concordar ou não com as políticas implementadas, O facto de

José Sócrates, ou qualquer outra personalidade, ter desempenhado funções de

governação não constitui uma interdição imediata para o acesso ao espaço público

mediático & à análise da realidade poh'tica nacional, seja na forma de entrevista, ou de

comentário.

Foi questionado () formato do programa regufar da RTP, por não promover uma discussão

mais acesa & inquiridora da posição do comentador, como acontece em programas de

entrevista e debate. Porém, é a RTP que no âmbito da sua liberdade de programação deve

avaliar que formatos inciui nas suas grelhas de programação, em consonância com &

íegislação, a sua linha editoria! e a relação que pretende estabelecer com 0[s] público(s].

Com efeito, o nº 2 do artigo 26.0 da Lei da Televisão dispõe que o exercício da atividade de

televisão e dos serviços audiovisuais & pedido assenta na liberdade de programação, não

podendo a Administração Pública ou qualquer órgão de soberania, com exceção dos

tribunais, impedir, condicionar ou impor a difusão de quaisquer programas.

No tocante à colaboração reguíar de apenas dois intervenientes da esfera política na

antena da RTP1,a análise deve incidir nos efeitos que essa bipalarizaçâo entre 05 maiores

partidos do espectro político nacional pode representar ao nível do pluralismo e da

diversidade de opinião, tendo em conta que a alínea a] do nº 2 do artigo 34.º da Lei da

Televisão determina que todos os operadores de televisão que explorem serviços de

Página 6 de 12



ERC/O4/2013/304 & ERC/O4i2013/310

40.

41.

42.

43.

44.

45.

ENTIDADE REGULAQORA
PARAA CÚMUNICAÇAO SOCIAL

programas televisivos generalistas, de cobertura nacional, têm a obrigação de assegurar,

incluindo nos horários de maior audiência, a difusão de uma programação diversificada e

plural,

Em particuíar, () n.º 2 do artigo SD.O da Lei da Televisão estabelece que o serviço público de

televisão garante a observância dos princípios da universaíidade e da coesão nacional, da

diversificação, da quaiidade e da indivisibilidade da programação, do pluraiismo & do rigor,

isenção e independência da informação, bem como O princípio da inovação.

A marginalização de outras correntes poiíticas destes espaços de reflexão sobre a

atualidade traduz-se numa paleta reduzida de cores político—partídáriasno serviço público

de televisão. O dar voz unicamente a personalidades associadas aos dois partidos com

maior representação política nacional, PSD e PS, acaba, de certo modo, por reforçar a

bipolarização do próprio sistema poíítico e arredar da discussão púbiica regular outras

ideologias e correntes de pensamento.

Estando em causa o serviço público de televisão, é expectável que o respeito pelo

princípio do pluralismo se imponha com maior acuidade, razão pela qual se considera que

a RTP deve perseverar na procura de soluções que meIhor satisfaçam & premissa de

equilíbrio de tratamento e da representação pluralista não só das forças político-

partidárias com presença na sociedade portuguesa, como de outros movimentos e

correntes de opinião nas mais diversas esferas da vida social, como a cultura, a economia,

a ciência, etc:.

Acontece que, desde o início dos programas com José Sócrates e Nuno Morais Sarmento

em abril de 2013, que a RTP se comprometeu a encontrar soluções que dessem voz a

outros intervenientes re€evantesna esfera político-partidária.

Cºntudo, até à presente data, não se registou qualquer alteração nos espaços de

comentário e opinião da RTP1,mantendo—seo cenário de uma representaçãe pouco píural

& diversificada nas suas grelhas de programação.

Vl. Audiência prévia

a. Exposição

Em momento prévio à adoção da presente defiberação, as partes foram notificadas, nos

termos e para os efeitos do disposto nos artigos 100.D e 101.º do Código do Procedimento

Página ? de 12



ERC/D4/2013/304 e ERCfO4/2013f310

46.

47.

ENTIDADE REGULADÇRA
PARAA COMUNICAÇAO SOCIAL

Administrativo, para, querendo, no prazo de 10 dias e por escrito, se pronunciarem sobre o

projeto de deiiberação adotado em reunião do Conselho Regulador, de 2 de janeiro de

2014, com três votos a favor e dois contra.

0 projeto de deiiberação apontava no sentido de «instar a RTP a adotar soluções que

permitam uma maior presença, nos seus espaços de opinião, de outros movimentos,

forças políticas e correntes de opinião, prosseguindo, desta forma, o cumprimento dos

princípios do pluralismo e da diversidade» e «advertir & RTP para o facto de ter assumido o

compromisso de estudar as referidas soluções aquando do início dos programas em

apreço, em abri! de 2013, constatando-se que decorrido mais de um ano sobre aqueia

data não se verificou ainda qualquer resultado prático de tal reflexão».

Apenas () Denunciado decidiu exercer 0 seu direito de audiência prévia, vinde, com o

propósito de solicitar a alteração do sentido deliberatório, alegar o seguinte:

3. Nas queixas, () que estava em causa era as quaiifãcações e legitimidade do

comentador, enquanto anterior Primeiro-Ministro, para ser protagonista de um

programa de comentário, e não uma objeção à eventual falta de pluralismo da RTP e à

bipolarização partidária;

b. O reconhecimento de que é «a RTP que no âmbito da sua liberdade de programação

deve avaliar que formatos inclui nas suas grelhas de programação, em consonância

com a iegis)ação, a sua linha editorial e a relação que pretende estabetecer com o(s)

púbíico(s]», conforme referido no ponto 5.9 do projeto de deliberação, deveria, de

alguma maneira, constar nas conclusões, uma vez que, para a RTP, 3 liberdade de

programação e a liberdade de definir a respetiva linha editoria! são princípios

fundamentais e que não deveriam ser desvalorizados em confronto com o eventuaí

não cumprimento dos princípios do pluralismo e da diversidade;

c. Na Lei da Televisão e no respetívo contrato de concessão, existem diversas referências

ao princípio do pluralismo. No entanto, com exceção das normas relativas aos tempos

de antena em período não eieitoraí, não existe nenhuma definição legai, muito menos

em termos quantitativos, da obrigação de pluralismo;

d. Face a este enquadramento legal, e sem prejuízo de a RTP sempre ter considerado que,

enquanto operador de serviçe público, tem especiais obrigações nesta matéria, o

pluralismo deverá ser entendido de forma equiiibrada, ou seja, harmonizando &

obrigação de pluralismo com critérios jornalísticos que, em determinado momento 9

Página 8 de 12



ERC/D4/2013/304 e ERC/D4/2013/310

48.

ENTIDADE REGULADQRA
PARAR CGMUNICAÇAO SOCIAL

por força de circunstâncias várias, poderão dar mais destaque a uma opinião do que a

outras. Por outro lado, entende também que o pluralismo não deverá ser aferido por

programa, ou pºr gênero de programa, sob pena de, em muitos casos, desvirtuar,

tornando inexequível e pouco apelativo para o espectador programas de natureza

política;

e. Assim, para a RTP, não é líquido que a existência dos programas «A semana de Nuno

Morais Sarmento» & «A opinião de José Sócrates» possam pôr em causa o

cumprimento efetivo dos princípios da pluraiismo e da diversidade, até porque

considera os dois programas uma mais—valiana sua programação e a presença

específica dos dois comentadores uma boa escolha em termos editoriais;

f. Por outro lado, o comentário político na RTP não é, nem podia ser, assegurado em

exclusivo por políticos ou ex'políticos. Para além de programas específicos de

comentário a cargo de jornalistas [como o «Termómetro Político»), ou programas de

debate mais alargado sobre temas da atuaíidade [como o «Prós e Contras»), & RTP

recorre, frequentemente, nos seus espaços informativos, à opinião de especialistas,

sejam eles jornaíistas, académicos ou outros participantes provenientes da chamada

sociedade civil, para analisar a atuaiidade política nacional ou internacional, dando voz

às diversas correntes de opinião e à diversidade de opiniões e ao pluralismo político

que não se esgota no pluralismo partidário;

3. Por fim; a Direção de Informação agora em funções afirma que irá analisar com rigor

toda a grelha de programação de modo & aferir se está conforme com os princípios do

pluralismo e da diversidade, sendo certo que, neste momento, todos os conteúdos

emitidos, sem exceção, estão a ser ponderados. O compromisso relativo a qualquer

alteração na sua programação é, pois, prematuro até porque existem vínculos

contratuais que impedem alterações e restrições de ptaneamemo e orçamentais que

condicionam, de momento, outra linha de programação.

b. Apreciação

Passando à análise dos argumentos aduzidos em sede de audiência prévia, cumpre

esclarecer que, para além da idoneidade de José Sócrates para ser cºmentador na RTP1,

as participações questionaram expressamente a bipolarização entre PS e PSD nos

espaços de comentário da RTP, considerando existirfalta de pluralismo e diversidade.

Página 9 dee 12



ERC/O4/2013/3G4 e ERC/Dá/ZOlB/Blú

49.

50.

51.

52.

53.

ENTIDADE REGULADPRA
PARAA COMUNQCAÇAO SOCEAL

Cabe ainda clarificar que a ERC não considera que a existência dos programas «A semana

de Nuno Morais Sarmento» e «A opinião de José Sócrates» ponham em causa o

cumprimento efetivo dos princípios do pluralismo e da diversidade. Entende-se, na

verdade, é que a existência de outros espaços de comentário na RTP, que abrangessem

outras forças e sensibilidades poiíticas, daria por cabalmente verificada a aplicação

daquele princípio estruturante das sociedades democráticas.

Efetivamente, tem sido entendimento do regulador dos media, patente quer nos relatórios

anuais de pluralismo político, quer em análises mais casuísticas decorrentes de

procedimentos de queixa, que os órgãos de comunicação social, mormente O serviço

público de televisão, devem pugnar pelo esboroar de assimetrias de acesso ac espaço

público mediático e contrariar a ausência e/ou a fraca representativídade de correntes

ideotógicas & partidárias com menor expressão na sociedade portuguesa — também

daquelas sem assento parlamentar.

Assim, se é CEFTO que, tal como a RTP argumenta, à exceção dos espaços de «direito de

antena», a íegislação não define os critérios asgociadas à obrigação geral de pluralismo,

com & respetíva quantificação ou valores de referência, entende-se que o facto de a RTPl

exibir semanalmente espaços de comentário político unicamente com personalidades

ligadas a duas correntes ideológico-partidárias não contribui para uma representação

plural e efetiva do sistema político nacionai.

Também se reconhece o argumento defendido pela RTP de que a observância do princípio

do pluralismo não pode ser aferida olhando individualmente para cada um dos programas

e apurando por gênero tefevisivo ou título de programa a presença ou ausência de uma

determinada força ou sensibilidade política, para daí retirar ilações gerais sobre o

cumprimento ou incumprimento daquela norma. Aliás, é esta posição que está na génese

das anáiises anuais realizadas pela ERC sobre a aplicação do princípio do pluraiisma

poíítico nos serviços de programas generalistas nacionais e regionais,

No entanto, não pode deixar de se destacar que nos moídes em que é efetuada a

intervenção púbíica semanal dos dois atores poiíticos, ainda que exercida em nome

individual e não em representação partidária stricto sensu, não encontra idêntica

relevância no quadro de programação do serviço público de televisão para o caso de

outras forças & sensibilidades político—partidárias.

Página 10 de 12



ERC/O4/2013/3G4 & ERC/O4/2013/310

ENTIDADE REGULÁDÇRA
PARÁA COMUNICAÇAO SOCIAL

54. Por último, uma referência para a necessidade de ponderação entre os vaíores em causa,

a liberdade editorial e o princípio do pluralismo, na medida em que nenhum deles é

absoluto. Com efeito, os dois princípios devem ser acautelados visando a quaiidade da

informação prestada ao público e de modo a evitar desequilíbrios & posições dominantes

na informação de serviço público.

VH.Deliberação

Tendo apreciada as participações de Nuno Santos, Migue! Castanheira e Luís Jacques contra a

NH, a propósito da entrevista e do programa de comentário «A opinião de José Sócrates»,

bem como do programa «A semana de Nuno Morais Sarmento»;

Considerando que o exercício da atividade televisiva se baseia na liberdade de programação e

que não existe qualquer inibição para o acesso de antigos governantes ao espaço público

mediático e à análise de temas potíticos da atualidade;

Notando que a observância do princípio do pluralismo não pode ser aferida olhando

individualmente para cada um dos programas e apurando por gênero televisivo ou títuío de

programa a presença ou ausência de uma determinada força ou sensibilidade política, e que é

a RTP que no âmbito da sua liberdade de programação deve avaliar que formatos inclui nas

suas greihas de programação, em consonância com a legislação, a sua linha editoriat e a

relação que pretende estabelecer com O público;

Verificando, contudo, que das grelhas de emissão da RTP1 constam dois espaços habituais de

comentário poíítico com personafidades associadas 3 correntes de opinião dentro dos dois

maiores partidos nacionais e que desempenharam funções governativas, em detrimento das

restantes forças partidárias e outras correntes político—ideofógicaspresentes na sociedade

portuguesa;

Considerando, ainda, que, sem prejuízo da presente deíiberação, a ERC considera oportuno

promover a breve trecho uma análise geral sobre os espaços e os programas de comentário no

conjunto dos operadores televisivos e a sua integração nos espaços informativos,

O Conselho Reguiador da ERC delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea e], e 24.º,

n.0 3, alínea a], dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei nº 53/2005, de 8 de novembro:

Página 11 de 12



ERC/04/2013/304 & ERC/04/2013/310

ENTIDADE REGULADPRA
PARAA COMUNICAÇÃO SOCiAL

1. Instar a RTP & adotar soluções que permitam uma maior presença, nos seus espaços de

opinião, de outros movimentos, forças políticas e correntes de opinião, prosseguindo,

desta forma, o cumprimento dos princípios do plurafismo e da diversidade;

2. Advertir a RTP para o facto de ter assumido O cºmpromisso de estudar as referidas

soluções aquando do início dos programas em apreço, em abril de 2013, constatando-se

que decorrido mais de um ano sobre aquela data não se verificou ainda qualquer resultado

prático detal reflexão.

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do disposto nos artigos

11.º e 12.º do Anexa ! do Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março.

Lisboa, 21 de maio de 2014

0 Conselho Regulador,

Carlos Magno [voto contra com declaração de voto]
Alberto Arons de Carvaího

Luísa Roseira

Raquel Alexandra Castro (voto contra]
Rui Gomes

Página 12 de 12


