
 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

5/PLU-TV/2011 

 

 

Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP 

 

 

 

 

 

Lisboa 

15 de Junho de 2011 



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/PLU-TV/2011 

 

Assunto: Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, a 17 de Março de 2011, uma queixa do Partido Ecologista 

“Os Verdes” contra a RTP, por alegada violação dos princípios do pluralismo e 

isenção no cumprimento do serviço público de televisão. 

2. O Queixoso alega que constatou a ausência de referências “à reunião do Conselho 

Nacional do Partido, ocorrida a 12 de Março, em Santarém, nos serviços noticiosos 

da RTP1, RTP2 e RTPN, na qual foi analisada a ‘situação política nacional e 

internacional, assim como a definição de iniciativas a desenvolver pelo partido a 

médio prazo’”. 

3. O Partido Ecologista “Os Verdes” afirma que “esta iniciativa foi previamente 

divulgada à comunicação social e as conclusões do debate apresentadas em 

conferência de imprensa, que se seguiu ao encerramento dos trabalhos do Conselho 

Nacional”. 

4. Considera o Queixoso que “esta situação é tanto mais estranha quando, como é 

público e notório, sempre que órgãos similares de outros partidos políticos com 

representação parlamentar reúnem lhes é dada a devida cobertura”. Refere ainda 

que, “sendo a RTP uma empresa que presta um serviço público, deve exercer uma 

informação pluralista e isenta, o que fica comprometido com a discriminação feita 

ao Partido Ecologista ‘Os Verdes’, sonegando à opinião pública o conhecimento 

das [suas] opiniões e propostas sobre diversas questões consideradas de relevo para 

o país”. 



 

2 

 

5. Conclui o Queixoso que “a direcção de informação da RTP1, RTP2 e RTPN volta, 

assim, a utilizar critérios de informação estranhos a uma sociedade que se pretende 

democrática e pluralista”. 

 

II. Posição da Denunciada 

 

6. Notificada a pronunciar-se, a RTP veio alegar que o dia em que decorreu o 

Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os verdes” foi “excepcionalmente fértil 

em acontecimentos a necessitar de acompanhamento em permanência e para os 

quais foi necessário mobilizar, em todo o país, meios técnicos e humanos de grande 

dimensão. Efectivamente, nesse dia, decorreu em todo o país, com especial 

destaque para Lisboa, as manifestações do movimento ‘Geração à Rasca’ que a 

RTP cobriu em permanência, tendo mobilizado (….) grande parte dos seus meios 

técnicos e humanos. (…) No mesmo dia e praticamente em simultâneo, decorreu 

uma concentração/manifestação de professores organizada pela Fenprof que a RTP 

acompanhou, igualmente, em permanência. Ainda nesse dia, foi necessário 

acompanhar a reunião onde se discutia a eventual paralisação dos camionistas, que 

se veio a verificar.” 

7. Entende a Denunciada que todos aqueles acontecimentos “determinaram a 

impossibilidade, por falta de meios adequados, de cobrir outros acontecimentos que 

só por estas razões não foram acompanhados como habitualmente.” 

8. Salienta a RTP que “sempre acompanhou e cobriu as iniciativas de ‘Os Verdes’, 

concretamente do seu Conselho Nacional e só por imperativos de agenda (…) não 

esteve presente. A falta de meios disponíveis para cobrir todos os acontecimentos 

determinou, de acordo com os critérios editorais que foram considerados os mais 

adequados, a escolha e prioridades noticiosas que se verificaram.” 

 

III. Factos 

 



 

3 

 

9. Em ordem a apurar a efectiva ausência de cobertura da reunião do Conselho 

Nacional de “Os Verdes”, foi efectuada uma pesquisa com recurso ao serviço 

Media Monitor e-telenews, através da qual se constatou que, efectivamente, não 

foram transmitidas quaisquer notícias acerca da reunião do Conselho Nacional do 

Partido Ecologista, nos dias 12 e 13 de Março, em nenhum dos serviços de 

noticiosos analisados da RTP1, RTP2 e RTPN. Refira-se que, para este último 

serviço de programas, Media Monitor e-telenews apenas disponibiliza o Jornal das 

24. 

10. Os alinhamentos dos serviços noticiosos de 12 de Março de 2011 levam a concluir 

que o grande tema foi, tal como referido pela RTP na defesa que apresentou à ERC, 

a manifestação mobilizada por um grupo auto-designado de “Geração à Rasca”, 

acontecimento que reuniu centenas de milhares de pessoas em várias cidades.  

11. Nesse dia, surgem ainda como notícias o rescaldo do sismo e tsunami no Japão, 

com uma eventual ameaça nuclear, assim como a situação política na Líbia. 

12. No noticiário Hoje, da RTP2, as quatro primeiras notícias deram conta de três 

protestos diversos: dos jovens, acima referido, dos professores ocorrida no Campo 

Pequeno, e das empresas transportadoras. De permeio, ocorreu ainda um momento 

de análise acerca do significado da dimensão da manifestação da “Geração à 

Rasca” na cidade de Lisboa. A fechar o jornal foi mostrado um conjunto de 

imagens relativas a este protesto. As restantes notícias versaram sobre as novas 

medidas de austeridade propostas pelo Governo; as respectivas reacções do PSD; o 

sismo no Japão; e as revoltas populares em vários países africanos. 

13. No Jornal da Tarde, da RTP1, ocorrido antes do protesto da “Geração à Rasca”, 

marcado para a tarde, o destaque foi dado às consequências do sismo no Japão, com 

cinco notícias. Seguiu-se a política nacional, sobre a qual foram emitidas outras 

cinco peças dedicadas ao anúncio de um novo pacote de medidas de austeridade. O 

protesto da “Geração à Rasca” teve também três notícias e um headline. Nas 

restantes peças, a temática foi o futebol. 

14. As primeiras nove peças do Telejornal referiram-se à manifestação “Geração à 

Rasca”. O sismo no Japão seguiu-se no alinhamento. Depois, foi noticiada a 



 

4 

 

situação política na Líbia. De seguida, cinco peças trataram as possíveis medidas 

adicionais de austeridade a impor ao país e, por fim, o futebol encerrou o noticiário. 

15. Na RTPN, a abertura do Jornal das 24 também foi dedicada ao protesto da 

“Geração à Rasca”, tendo-lhe pertencido as primeiras seis peças. As duas seguintes 

prenderam-se com os restantes protestos ocorridos no país ao longo do dia. Foram 

emitidas, de seguida, quatro peças sobre o possível agravamento das medidas de 

austeridade. O sismo no Japão, a situação na Líbia e o futebol preencheram, por 

esta ordem, o restante alinhamento do Jornal das 24. 

16. As mesmas temáticas acima referidas repetem-se nos serviços noticiosos de 

domingo, 13 de Março, abordadas sob perspectivas diversas e com hierarquizações 

diferentes nos alinhamentos. 

 

IV. Análise e Fundamentação 

 

17. O Conselho Regulador da ERC tem realçado, em diferentes Deliberações, que os 

órgãos de comunicação social, por desempenharem um papel insubstituível na 

formação da opinião, devem garantir a expressão da pluralidade de correntes de 

opinião e de pensamento. Tal pressupõe que os partidos tenham acesso aos órgãos 

de comunicação social, nomeadamente aos serviços de programas televisivos 

generalistas, que devem assegurar uma informação plural (cf. art. 34.º, n.º 2, al. b), 

da Lei de Televisão).  

18. O legislador distingue, de forma qualitativa, as obrigações do serviço público de 

televisão das dos operadores privados, o que decorre, desde logo, do n.º 6 do artigo 

38.º da Constituição da República Portuguesa, mas também do art. 51.º, n.º 2, al. c), 

da Lei da Televisão (cfr. ainda cláusula 5.ª, n.
os

 1 e 2, als. e) e f), do Contrato de 

Concessão do Serviço Público de Televisão). 

19. Perante as inúmeras queixas oriundas de partidos políticos, alegando quebra do 

pluralismo no tratamento de actividades partidárias e governamentais, o Conselho 

Regulador delineou uma metodologia de análise sistemática do pluralismo político-



 

5 

 

partidário no serviço público de televisão, tendo sido até ao momento publicados 

três relatórios relativos aos anos de 2007, 2008 e 2009.   

20. A metodologia que tem sido seguida pela ERC não obsta a que, perante um caso 

concreto em que o tratamento de um determinado partido ou do Governo seja 

gritantemente discrepante, o Conselho Regulador emita um juízo de censura por 

violação do princípio elementar de igualdade de tratamento (cfr., a este propósito, 

Deliberação 5/PLU-TV/2007). 

21. No caso em apreço, o Partido Ecologista “Os Verdes” alega que a RTP, ao não 

noticiar em nenhum dos serviços de programas a realização da reunião do Conselho 

Nacional do Partido, bem como as conclusões que dela resultaram, incorre numa 

violação do pluralismo político-partidário a que está obrigada, por se tratar do 

operador de serviço público de televisão.  

22. Da análise realizada, verifica-se que os noticiários de todos os serviços noticiosos 

dos serviços de programas da RTP não deram qualquer cobertura jornalística ao 

acontecimento político promovido pelo Partido Ecologista “Os Verdes”. 

23. A descrição acima efectuada mostra que a agenda mediática estava, na altura, 

centrada em acontecimentos nacionais e internacionais diversos, que terão 

empurrado para fora da matéria noticiável a reunião do Conselho Nacional do 

Partido Ecologista “Os Verdes”. 

24. A RTP alega, precisamente, que os vários acontecimentos que decorreram naquele 

fim-de-semana “determinaram a impossibilidade, por falta de meios adequados, de 

cobrir outros acontecimentos que só por estas razões não foram acompanhados 

como habitualmente.”  

25. Porém, não pode o Conselho deixar de atender à perspectiva do Queixoso. Dado 

que as matérias tratadas na reunião partidária de “Os Verdes” estariam relacionadas 

com o momento político e económico vivido no país, bem se compreende a 

expectativa do Partido Ecologista em ver as suas tomadas de posição difundidas 

publicamente, designadamente através do serviço público de televisão.  

26. Atente-se ainda que, no relatório de avaliação do pluralismo político-partidário no 

serviço público de televisão em 2009, o Partido Ecologista “Os Verdes” foi o 



 

6 

 

partido com assento parlamentar com menor número de presenças nos noticiários 

do operador público. A tal circunstância não será alheia o facto de “Os Verdes” 

integrarem uma coligação no Parlamento, pelo que se tornará menos visível a sua 

acção isolada. Porém, uma reunião do Conselho Nacional representa um momento 

fulcral na discussão e apresentação das ideias do Partido (e não da coligação), 

sobretudo num momento em que o país se vê confrontado com diferentes 

problemas. Seria, assim, expectável a cobertura mediática do acontecimento 

político promovido pelo Partido Ecologista “Os Verdes”. 

27. Os vários eventos que decorreram naquele fim-de-semana poderiam justificar uma 

cobertura jornalística mais “modesta” do Conselho Nacional da Queixosa, dada a 

necessidade de dirigir meios humanos e técnicos aos acontecimentos que, no 

entendimento da RTP, tinham prioridade noticiosa, mas não ao ponto de 

determinarem uma exclusão absoluta da reunião de “Os Verdes” nos serviços 

noticiosos da RTP1, RTP2 e RTPN. 

28. Além disso, o Conselho Regulador não pode ignorar o histórico de Deliberações 

que apreciaram queixas apresentadas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” contra a 

RTP, e nas quais o operador foi instado a garantir uma informação plural (cfr. 

Deliberações 18-Q/2006 e 3/PLU-TV/2007).  

29. Em suma, face aos deveres que recaem sobre o serviço público de televisão, o 

Conselho Regulador, valorizando as anteriores Deliberações que apreciaram 

queixas apresentadas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP, assim 

como o relatório do pluralismo político-partidário de 2009, entende que deve 

advertir a RTP a observar de forma mais rigorosa a obrigação de produzir uma 

informação plural e diversificada. 

 

V. Deliberação 

 

Analisada a Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP, por alegado 

incumprimento dos deveres de pluralismo político-partidário, tendo por base o facto de 



 

7 

 

o serviço público de televisão não ter noticiado a reunião do seu Conselho Nacional, 

ocorrida a 11 de Março; 

Considerando que a RTP, enquanto operador de serviço público, tem obrigações 

acrescidas na observância do princípio do pluralismo político-partidário, em ordem a 

garantir o acesso ao espaço público de protagonistas e ideias políticas diversificados; 

Tomando em consideração a recorrência de reclamações apresentadas pelo 

Queixoso, sobre matérias semelhantes, assim como os dados constantes do relatório do 

pluralismo político-partidário de 2009; 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos à Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera: 

 

1. Dar seguimento à Queixa, considerando que a RTP não cumpriu, neste caso 

concreto, o dever de respeitar o princípio do pluralismo político-partidário; 

2. Instar, em sequência, a RTP a respeitar as obrigações a que está sujeita em 

matéria de pluralismo político-partidário, à luz do estabelecido na Lei da 

Televisão e no Contrato de Concessão de Serviço Público. 

 

Há lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do previsto no artigo 

11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC (constante do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 

de Junho, na redacção imposta pelo Decreto-Lei 70/2009 de 31 de Março), no montante 

de 4,50 unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 

28). 

 

Lisboa, 15 de Junho de 2011 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


	Microsoft Word - capaDeliberação 5-PLU-TV-2011 Os Verdes vs RTP
	Microsoft Word - Deliberação 5-PLU-TV-2011 Os Verdes vs RTP

